You are on page 1of 12

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COMISSO XXIV CONCURSO PARA INGRESSO NA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DA DEFENSORIA PBLICA

DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL O PRESIDENTE DA COMISSO DO CONCURSO faz saber aos interessados que, conforme Deliberao da Comisso, a Relao de Pontos das matrias elencadas no art. 3 do Regulamento do Concurso em epgrafe, mencionada em seu art. 30, a seguinte:

DIREITO CIVIL PONTO I a) Da Norma Jurdica. Da Vigncia, da Interpretao e da Aplicao da Lei. Conflito de Leis no Tempo e no Espao. Dos Direitos do Consumidor. b) Das Pessoas Naturais e Jurdicas. Do Domiclio. Dos Direitos da Personalidade. Da Ausncia. c) Do Casamento. Do Regime dos Bens entre os Cnjuges. Da Separao de Fato. Da Dissoluo da sociedade conjugal e do vnculo matrimonial. Da Unio Estvel. d) Da Posse e de seus Efeitos. Da Propriedade. Do Direito de Superfcie. Do Condomnio Edilcio. e) Dos Princpios Fundamentais do Direito Civil. Do Exerccio e do Abuso de Direito. Da Responsabilidade Civil. Da Prescrio e da Decadncia. f) Da Sucesso em Geral. Da Sucesso Legtima. Do Inventrio e da Partilha. Do Estatuto da Criana e do Adolescente. g) Dos direitos do Consumidor. Da responsabilidade civil contratual e extracontratual. PONTO II a) Dos Fatos Jurdicos. Do Negcio Jurdico. Dos Atos Ilcitos. Da Responsabilidade Civil. b) Das Relaes de Parentesco. Do Poder Familiar. Da Adoo. Do Estatuto da Criana e do Adolescente. c) Do Casamento. Da Dissoluo da Sociedade e do Vnculo Conjugal. Dos Alimentos. Da Unio Estvel. d) Dos Modos de Aquisio e de Perda da Propriedade. Da Usucapio. Do Direito de Superfcie. e) Das Obrigaes. Do Adimplemento e Extino das Obrigaes. Do Inadimplemento. Dos Direitos do Consumidor f) Da Sucesso em Geral. Da Sucesso Testamentria. Do Condomnio Geral. Do Condomnio Voluntrio. Do Condomnio Necessrio. Do Condomnio Edilcio. g) Dos direitos do Consumidor. Dos contratos de adeso e clusulas abusivas. Dos contratos eletrnicos. PONTO III a) Dos Defeitos dos Negcios Jurdicos. Da Inexistncia, da Nulidade, da Anulabilidade. Da Prescrio e da Decadncia. b) Dos Bens. Do Bem de Famlia. c) Do Casamento. Da Dissoluo da Sociedade e do Vnculo Conjugal. d) Dos Alimentos. Da Unio Estvel. Do Concubinato. e) Da Tutela. Da Curatela. Do Estatuto da Criana e do Adolescente. f) Dos Direitos Reais. Incorporao Imobiliria. Da Posse. g) Dos Contratos em Geral. Da Responsabilidade Civil. h) Dos direitos do Consumidor. Da Responsabilidade Civil. Da indenizao. PONTO IV a) Do Casamento. Das Relaes de Parentesco. Da Proteo Pessoa dos Filhos. Da Unio Estvel. Do Estatuto da Criana e do Adolescente.

b) Da Propriedade. Da Posse. Da Usucapio. Do Direito de Superfcie. Do Condomnio Edilcio. Da Incorporao Imobiliria. c) Dos Contratos em Espcie. d) Da Sucesso Legtima. Da Sucesso Testamentria. e) Dos Direitos da Personalidade. Das Pessoas Jurdicas. Das Associaes e das Fundaes. f) Dos Registros Pblicos. Das Locaes dos Imveis Urbanos. Do Arrendamento Rural. g) Dos direitos do Consumidor. Da proteo contratual. PONTO V a) Da Propriedade Imobiliria. Da Promessa de Compra e Venda. Dos Imveis Loteados. Do Parcelamento do Solo Urbano. Da Adjudicao Compulsria. b) Do Casamento. Da Unio Estvel. Dos Alimentos. Da Sucesso dos Cnjuges e dos Companheiros. c) Dos Contratos em Espcie. d) Das Obrigaes. Das Modalidades. Da Transmisso. Do Adimplemento e Extino. Do Inadimplemento e) Da Responsabilidade Civil Contratual e Extracontratual. f) Da Sucesso em Geral. Do Inventrio e da Partilha. Do Inventrio e da Partilha pela Via Administrativa. g) Dos direitos do Consumidor. Da obrigao de indenizar. Da desconsiderao da personalidade jurdica.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PONTO I a) Dos Princpios Constitucionais do Processo Civil. Da Curadoria Especial. b) Da Formao, da Suspenso e da Extino do Processo. Da Tutela de Urgncia e da Evidncia. Da Tutela Inibitria. Do Julgamento Antecipado do Mrito. c) Dos Recursos. Da Apelao. Do Agravo. Dos Embargos Infringentes. Dos Embargos de Declarao. Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia. Da Smula Vinculante. d) Da Sentena e da Coisa Julgada. Da Ao Rescisria. e) Do Cumprimento de Sentena. Da Impugnao ao Cumprimento de Sentena. Da Liquidao da Sentena. Da Execuo Definitiva e Provisria. f) Do Mandado de Segurana. Da Ao Popular. Da Ao Civil Pblica. Dos Juizados Especiais Cveis. Da Ao Monitria. PONTO II a) Das Partes e dos Procuradores. Da Interveno de Terceiros. Da Curadoria Especial. b) Da Resposta do Ru. Da Revelia. Da Tutela de Urgncia e da Evidncia. Da Tutela Inibitria. Do Saneamento do Processo. Da Audincia de Instruo e Julgamento. c) Das Providncias Preliminares e do Julgamento Conforme o Estado do Processo. Do Julgamento Antecipado do Mrito. d) Da Execuo da Obrigao de Fazer e No Fazer. Das Execues de Emitir Declarao de Vontade. e) Do Procedimento Comum Ordinrio e Sumrio. Dos Juizados Especiais Cveis. Dos Procedimentos Especiais. Das Aes Possessrias. f) Da Execuo de Ttulo Extrajudicial. Da Execuo de Obrigao Alimentar. Da Execuo Contra a Fazenda Pblica. Dos Embargos de Devedor. PONTO III a) Das Partes e dos Procuradores. Da Curadoria Especial. Da Capacidade, Deveres, Responsabilidade por Dano Processual, Representao. Da Substituio e da Sucesso Processual. Do Litisconsrcio e da Assistncia.

b) Do Procedimento Comum, Ordinrio e Sumrio. Da Tutela de Urgncia e da Evidncia. Da Tutela Inibitria. Da Audincia Preliminar. c) Do Cumprimento de Sentena. Das Execues das Obrigaes de Emitir Declarao de Vontade. Da Execuo Para a Entrega de Coisa. d) Dos Procedimentos Especiais de Jurisdio Contenciosa e de Jurisdio Voluntria. Do Divrcio pela Via Judicial e Administrativa. e) Dos Recursos. Da Apelao. Do Agravo. Dos Embargos Infringentes. Dos Embargos de Declarao. Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia. Da Smula Vinculante. f) Do Mandado de Segurana. Da Ao Popular. Da Ao Civil Pblica. Dos Juizados Especiais Cveis. PONTO IV a) Dos Princpios Constitucionais do Processo Civil. Da Jurisdio. Da Ao e do Processo. Da Competncia. Da Tutela de Urgncia e da Evidncia. Da Tutela Inibitria. b) Dos Atos Processuais. Dos Prazos. Da Comunicao dos Atos Processuais. Das Nulidades. c) Dos Recursos. Da Apelao. Do Agravo. Dos Embargos Infringentes. Dos Embargos de Declarao. Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia. Da Smula Vinculante. d) Dos Procedimentos Especiais. Das Aes Relativas a Alimentos. Dos Procedimentos Especiais de Jurisdio Voluntria. e) Do Inventrio e da Partilha. Do Arrolamento. f) Da Adjudicao Compulsria. Do Parcelamento do Solo Urbano. Da Usucapio. Da Ao Civil Pblica. PONTO V a) Da Ao Declaratria. Da Declarao Incidente. Da Petio Inicial. Do Pedido. Da Causa de Pedir. Da Tutela de Urgncia e da Evidncia. Da Tutela Inibitria. b) Das Provas. Da Produo Antecipada de Prova. Da Exibio de Documento ou Coisa. c) Dos Recursos. Da Apelao. Do Agravo. Dos Embargos Infringentes. Dos Embargos de Declarao. Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia. Da Smula Vinculante. d) Da Coisa Julgada. Da Ao Rescisria. Do Cumprimento de Sentena. Da Impugnao ao Cumprimento de Sentena. Da Execuo de Ttulo Extrajudicial. Dos Embargos do Devedor. e) Das Aes Possessrias. Dos Embargos de Terceiros. Da Ao Monitoria. f) Das Aes Relativas Locao. Da Ao de Consignao em Pagamento

DIREITO EMPRESARIAL PONTO I a) Da Empresa e do Empresrio. Do Estabelecimento e do Nome Empresarial. Da Transformao, Incorporao, Fuso e Ciso das Sociedades. Da Liquidao da Sociedade. b) Do Fornecedor de Produto ou Servio. Da Desconsiderao da Personalidade Jurdica. Responsabilidade Civil pelo Fato do Produto ou do Servio. Responsabilidade Civil pelo Vcio do Produto ou do Servio. c) Dos Contratos Bancrios: Operaes Ativas e Passivas dos Bancos. Contrato de Carto de Crdito. Da Responsabilidade Civil dos Bancos. Da Alienao Fiduciria em Garantia. Do Arrendamento Mercantil. Factoring. d) Dos Direitos do Consumidor: Proteo Contratual. Das Clusulas Abusivas. Da Cobrana de Dvidas. Dos Bancos de Dados e Cadastros de Consumidores. PONTO II a) Da Teoria Geral da Empresa. Das Pessoas que Podem e dos que so Impedidos de Exercer Atividade Empresarial. Formalidades e Registros de Empresas. Da Escriturao.

b) Das Sociedades: Da Sociedade no Personificada. Da Sociedade Personificada. Da Sociedade Limitada. Direitos e Responsabilidade Dos Scios. Da Sociedade Cooperativa. c) Dos Ttulos de Crdito. Do Aceite. Do Endosso e do Protesto. Do Aval. Da Prescrio e Decadncia. d) Dos Contratos de Consumo e Proteo do Consumidor. Inexecuo Contratual e Proteo do Consumidor. Da oferta. Da publicidade. Das Prticas Comerciais Abusivas. Do Direito de Arrependimento. PONTO III a) Das Empresas Da Sociedade No Personificada. Da Sociedade Personificada. Da Extino, da Dissoluo e da Liquidao das Sociedades. Da Desconsiderao da Personalidade Jurdica. b) Dos Contratos Bancrios em Geral. Dos Juros Remuneratrios e Moratrios. Da Alienao Fiduciria em Garantia. Do Arrendamento Mercantil. Do Factoring. c) Dos Ttulos de Crdito. Do Cheque. Da Nota Promissria. Da Cdula de Crdito Bancrio d) Dos Direitos do Consumidor. Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Servio. Da Responsabilidade pelo Vcio do Produto e do Servio. Da Prescrio e da Decadncia. PONTO IV a) Da Empresa e do Empresrio. Empresrio Individual. Empresrio Regular. Sociedade Limitada. Responsabilidade dos Scios Cotistas. Excluso do Scio. Dos Prepostos. b) Da Locao Comercial. Do Fundo de Comrcio. Do Nome Empresarial. Das Sociedades Coligadas. Da Sociedade Annima. c) Dos Ttulos de Crdito. Da Letra de Cmbio. Da Nota Promissria. Da Duplicata de Compra e Venda Mercantil e de Prestao de Servios. Do Cheque. d) Dos Direitos do Consumidor. Da Proteo Contratual. Das Clusulas Abusivas. Da Cobrana de Dvidas. Dos Bancos de Dados e Cadastros de Consumidores. PONTO V a) Da Empresa e Do Empresrio. Empresrio Individual. Do Empresrio Regular. Sociedade Limitada. Responsabilidade dos Scios Cotistas. Excluso do Scio. b) Dos Ttulos de Crdito. Da Nota Promissria e do Cheque. c) Da Falncia. Da Recuperao Judicial. Transformao, Incorporao, Fuso e Ciso das Sociedades. Da Liquidao da Sociedade. d) Dos Contratos Bancrios. Das Operaes Ativas e Passivas dos Bancos. Do Contrato de Carto de Crdito. Da Responsabilidade Civil dos Bancos. Dos Juros Remuneratrios e Moratrios. Da Alienao Fiduciria em Garantia.

DIREITO PENAL PONTO I a) Teoria do Crime. Teoria da Norma Penal. b) Teoria da Pena e Medida de Segurana. Extino da Punibilidade. c) Crimes Contra a Pessoa, Crimes Contra o Patrimnio, Crimes Contra a Dignidade Sexual e Crimes Contra a Administrao Pblica. d) Crimes Contra a Famlia. Crimes Contra a Incolumidade Pblica. e) Lei n 8.072/90: Crimes Hediondos e Equiparados. Lei n 11.343/06: Nova Lei de Drogas. Lei n 10.826/03: Estatuto do Desarmamento. f) Lei n 8.069/90: Estatuto da Criana e do Adolescente. g) Lei n 9.455/97: Crimes de Tortura. Lei n 7.716/89: Crimes resultantes de discriminao ou de preconceito. Lei n 10.671/03: Estatuto de Defesa do Torcedor. h) Princpios Constitucionais de Direito Penal. Criminologia. PONTO II

a) Teoria do Crime; Teoria da Norma Penal; b) Teoria da Pena e Medida de Segurana. Extino da Punibilidade; c) Crimes Contra a Pessoa, Crimes Contra o Patrimnio, Crimes Contra a Dignidade Sexual e Crimes Contra a Administrao Pblica. d) Crimes Contra a Paz Pblica. Crimes Contra a F Pblica. e) Lei n 8.072/90: Crimes Hediondos e Equiparados. Lei n 11.343/06: Nova Lei de Drogas. Lei n 10.826/03: Estatuto do Desarmamento. f) Lei n 11.340/06: Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher. Lei n 4.898/65: Abuso de Autoridade. Lei n 10.741/03: Estatuto do Idoso. g) Lei n 9.503/97: Cdigo de Trnsito Brasileiro. Lei n 8.069/90: Estatuto da Criana e do Adolescente. Princpios Constitucionais de Direito Penal. Criminologia. PONTO III a) Teoria do Crime; Teoria da Norma Penal. b) Teoria da Pena e Medida de Segurana. Extino da Punibilidade. c) Crimes Contra a Pessoa, Crimes Contra o Patrimnio. Crimes Contra a Dignidade Sexual. Crimes Contra a Administrao Pblica. d) Crimes Contra o Sentimento Religioso e Contra o Respeito aos Mortos. e) Lei n 8.072/90: Crimes Hediondos e Equiparados. Lei n 11.343/06: Nova Lei de Drogas. Lei n 10.826/03: Estatuto do Desarmamento. f) Lei n 11.340/06: Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher. Dec.-Lei n 3.688/41: Contravenes Penais. Lei n 9.605/98: Crimes Contra o Meio Ambiente. g) Lei n 8.069/90: Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei n 11.101/05: Crimes Falimentares. Lei n 8137/90: Crimes Contra as Relaes de Consumo; Lei n 1.521/01: Crimes Contra a Economia Popular. Lei n 10.671/03: Estatuto de Defesa do Torcedor. h) Princpios Constitucionais de Direito Penal. Criminologia. PONTO IV a) Teoria do Crime. Teoria da Norma Penal. b) Teoria da Pena e Medida de Segurana. Extino da Punibilidade. c) Crimes Contra a Pessoa. Crimes Contra o Patrimnio. Crimes Contra a Dignidade Sexual. Crimes Contra a Administrao Pblica. d) Crimes contra a Incolumidade Pblica. Crimes Contra a F Pblica. e) Lei n 8.072/90: Crimes Hediondos e Equiparados. Lei n 11.343/06: Nova Lei de Drogas. Lei n 10.826/03: Estatuto do Desarmamento. f) Lei n 9.503/97: Cdigo de Trnsito Brasileiro. Lei n 11.340/06: Violncia Domstica e Familiar contra a Mulher. Lei n 10.741/03: Estatuto do Idoso. g) Lei n 1.521/01: Crimes Contra a Economia Popular. Lei n 10.671/03: Estatuto de Defesa do Torcedor. Lei n 8.069/90: Estatuto da Criana e do Adolescente. h) Princpios Constitucionais de Direito Penal. Criminologia. PONTO V a) Teoria do Crime. Teoria da Norma Penal. b) Teoria da Pena e Medida de Segurana. Extino da Punibilidade. c) Crimes Contra a Pessoa. Crimes Contra o Patrimnio Crimes Contra a Dignidade Sexual. Crimes Contra a Administrao Pblica. d) Crimes Contra a F Pblica. e) Lei n 8.072/90: Crimes Hediondos e Equiparados. Lei n 11.343/06: Nova Lei de Drogas. Lei n 10.826/03: Estatuto do Desarmamento. f) Lei n 9.807/99: Proteo a vtimas e a testemunhas ameaadas. g) Lei n 9.503/97: Cdigo de Trnsito Brasileiro. Dec.-Lei n 3.688/41: Contravenes Penais. Lei n 4.898/65: Abuso de Autoridade. h) Princpios Constitucionais de Direito Penal. Criminologia.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

PONTO I a) Norma Processual Penal: fontes e eficcia. b) Inqurito Policial. Ao Penal. Jurisdio e Competncia. c) Questes e Processos Incidentes. d) Prova. Sujeitos Processuais. e) Medidas Cautelares no Processo Penal. Priso e Liberdade. Habeas Corpus. f) Citaes e Intimaes. Precluso. Sentena. Coisa Julgada. Efeitos da Sentena Penal. g) Processo. Procedimento: procedimento comum, Jri, procedimentos especiais. Legislao extravagante. h) Nulidades. Recursos. Reviso Criminal. Execuo Penal. PONTO II a) Interpretao da Lei Processual Penal. b) Princpios do Processo Penal. c) Inqurito Policial. Ao Penal. Jurisdio e Competncia. d) Prova. Sujeitos Processuais. e) Medidas Cautelares no Processo Penal. Priso e Liberdade. Habeas Corpus. f) Processo. Procedimento: procedimento comum, Jri, procedimentos especiais. Legislao extravagante. g) Nulidades. Recursos. Reviso Criminal. Execuo Penal. h) Juizado Especial Criminal. Lei n 9.296/96: Interceptao Telefnica. Lei n 11.417/06: Smula Vinculante. Lei n 11.418/06: Repercusso Geral. Lei n 11.419/06: Informatizao do Processo Judicial. Lei n 12.594/12: Sinase PONTO III a) Princpios do Processo Penal. b) Questes e Processos Incidentes. c) Prova. Sujeitos Processuais. d) Medidas Cautelares no Processo Penal. Priso e Liberdade. Habeas Corpus. e) Citaes e Intimaes. Precluso. Sentena. Coisa Julgada. Efeitos da Sentena Penal. f) Processo. Procedimento: procedimento comum, Jri, procedimentos especiais. Legislao extravagante. g) Nulidades. Recursos. Reviso Criminal. Execuo Penal. h) Juizado Especial Criminal. Lei n 9.296/96: Interceptao Telefnica. Lei n 11.417/06: Smula Vinculante. Lei n 11.418/06: Repercusso Geral. Lei n 11.419/06: Informatizao do Processo Judicial. Lei n 12.594/12: Sinase PONTO IV a) Princpios do Processo Penal. b) Inqurito Policial. Ao Penal. Jurisdio e Competncia. c) Da Prova. Sujeitos Processuais. d) Citaes e Intimaes. Precluso. Sentena. Coisa Julgada. Efeitos da Sentena Penal. e) Medidas Cautelares no Processo Penal. Priso e Liberdade. Habeas Corpus. f) Processo. Procedimento: procedimento comum, Jri, procedimentos especiais, Legislao extravagante. g) Nulidades. Recursos. Reviso Criminal. Execuo Penal. h) Juizado Especial Criminal. Lei n 9.296/96: Interceptao Telefnica. Lei n 11.417/06: Smula Vinculante. Lei n 11.418/06: Repercusso Geral. Lei n 11.419/06: Informatizao do Processo Judicial. Lei n 12.594/12: Sinase PONTO V a) Norma Processual Penal: fontes e eficcia. b) Princpios do Processo Penal. c) Inqurito Policial. Ao Penal. Jurisdio e Competncia. d) Da Prova. Sujeitos Processuais.

e) Medidas Cautelares no Processo Penal. Priso e Liberdade. Habeas Corpus. f) Processo. Procedimento: procedimento comum, Jri, procedimentos especiais, Legislao extravagante. g) Nulidades. Recursos. Reviso Criminal. Execuo Penal. h) Juizado Especial Criminal. Lei n 9.296/96: Interceptao Telefnica. Lei n 11.417/06: Smula Vinculante. Lei n 11.418/06: Repercusso Geral. Lei n 11.419/06: Informatizao do Processo Judicial. Lei n 12.594/12: Sinase

DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO I a) Dos Direitos e Garantias Constitucionais. b) Controle de Constitucionalidade. Interpretao Constitucional. c) O Meio-Ambiente na Constituio Federal. Lei Federal n 9.985 de 18/07/00. Decreto Federal n 4.340 de 22/08/02. d) Funes Essenciais Justia. O Defensor Pblico e o Devido Processo Legal. Princpios Constitucionais do Processo e a Defensoria Pblica. e) Princpios Constitucionais. f) Processo legislativo. Repartio de competncias. PONTO II a) Controle de Constitucionalidade. Interpretao Constitucional. b) Dos Direitos, Deveres e Garantias Constitucionais. c) Funes Essenciais Justia. O Defensor Pblico e o Devido Processo Legal. Princpios Constitucionais do Processo e a Defensoria Pblica. d) Do Direito de Propriedade. Direito de Propriedade em Geral. Propriedades Especiais. Limitaes ao Direito de Propriedade. Funo Social da Propriedade. e) Princpios Constitucionais. Da Proteo Judicial dos Interesses Individuais, Difusos e Coletivos de Crianas e Adolescentes (art. 208/224 da Lei n 8.069/90) f) Processo legislativo. Repartio de competncias. PONTO III a) Da Interveno nos Estados e Municpios. b) Controle de Constitucionalidade. Interpretao Constitucional. c) Dos Direitos e Garantias Constitucionais. d) Do Direito de Propriedade. Direito de Propriedade em Geral. Propriedades Especiais. Limitaes ao Direito de Propriedade. Funo Social da Propriedade. e) Funes Essenciais Justia. O Defensor Pblico e o Devido Processo Legal. Princpios Constitucionais do Processo e a Defensoria Pblica. Da Proteo Judicial dos Interesses Individuais, Difusos e Coletivos de Crianas e Adolescentes (art. 208/224 da Lei n 8.069/90) f) Processo legislativo. Repartio de competncias. PONTO IV a) Das Funes Essenciais Justia. Princpios Constitucionais do Processo e a Defensoria Pblica. O Defensor Pblico e o Devido Processo Legal. b) Controle de Constitucionalidade. Interpretao Constitucional. c) Dos Direitos e Garantias Constitucionais d) A Constituio Estadual. Proteo Sade Pblica. Do Defensor Pblico. e) O Meio-Ambiente na Constituio Federal. Lei n 9.985 de 18/07/00. f) Processo legislativo. Repartio de competncias. PONTO V a) Do Servidor Pblico. Agentes Administrativos. Servidores Pblicos Civis e Militares. b) Controle de Constitucionalidade. Interpretao Constitucional.

c) Dos Direitos e Garantias Constitucionais. d) Princpios Constitucionais do Processo. Defensoria Pblica. e) Funes Essenciais Justia. O Defensor Pblico e o Devido Processo Legal. Da Proteo Judicial dos Interesses Individuais, Difusos e Coletivos de Crianas e Adolescentes (art. 208/224 da Lei n 8.069/90). f) Processo legislativo. Repartio de competncias.

DIREITOS HUMANOS PONTO I a) Conveno Americana de Direitos Humanos. Estrutura jurdica. b) Conceitos Bsicos de Direito Internacional dos Direitos Humanos. c) Tratados Internacionais. d) Costumes e os Princpios Gerais de Direito Internacional. e) Fontes de Direitos Humanos. f) Direito Fundamental Sade. PONTO II a) Dignidade da Pessoa Humana. b) Controle de Convencionalidade no Direito Internacional. c) Direitos Fundamentais da Criana e do Adolescente. d) Direito Internacional Humanitrio. e) Sistema Interamericano de Promoo e Proteo dos Direitos Humanos. Conveno Americana sobre Direitos Humanos - Pacto de So Jose da Costa Rica f) Aplicao de Direitos e Garantias Fundamentais. PONTO III a) Direito Fundamental Moradia. b) Aplicao de Direitos e Garantias Fundamentais. c) Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa. d) Conceitos Bsicos de Direito Internacional dos Direitos Humanos. e) Tratados Internacionais. f) Costumes e os Princpios Gerais de Direito Internacional. PONTO IV a) A Corte Interamericana de Direitos Humanos. b) Sistema Interamericano de Direitos humanos. c) Comando e gesto: procedimentos de superviso e reviso; investigao de violao de direitos humanos. d) Direitos Fundamentais das Vtimas da Criminalidade e do Abuso de Poder. e) Controle de Convencionalidade no Direito Internacional. f) Direitos Fundamentais da Criana e do Adolescente PONTO V a) Sistema Interamericano de Promoo e Proteo dos Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. b) Conveno Americana de Direitos Humanos c) Os efeitos das sentenas da Corte Interamericana de Direitos Humanos. d) Direito Fundamental Educao. e) Direito Internacional Humanitrio. f) Sistema Interamericano de Promoo e Proteo dos Direitos Humanos. Conveno Americana sobre Direitos Humanos - Pacto de So Jose da Costa Rica

DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO I a) Agentes Pblicos: Polticos, Administrativos, Honorficos, Delegados, Diplomticos. Investidura ou Provimento. Reingresso, Reintegrao, Readmisso, Aproveitamento, Reverso e Transferncia. b) Ato Administrativo. Fato Administrativo. Requisitos, Atributos. Classificao. Efeitos. Formas. c) Servios Pblicos. Classificao. Execuo. Competncia. Requisitos. Atributos. Direito de Greve. Servios Essenciais e o Cdigo de Defesa do Consumidor. Gratuidade de transporte, educao e sade. d) A Responsabilidade Civil da Administrao Pblica. Aspectos Doutrinrios. Teoria do Risco Integral. Teoria da Culpa Objetiva. Teoria da Responsabilidade Civil do Estado no Direito Positivo Brasileiro. Teoria da Responsabilidade do Estado por Atos Legislativos e Judicirios. e) Controle da Administrao Pblica pelo Judicirio. Mandado de Segurana. Mandado de Segurana Coletivo. Ao Popular. Ao Civil Pblica. Mandado de Injuno e habeas data. f) Autonomia administrativa e financeira de rgo pblico. PONTO II a) Servidores Pblicos. Classificao. Garantias. Deveres. Direitos de Ordem Pecuniria. Vantagens. Acumulao de Cargos. Empregos ou Funes. Estabilidade. Processo administrativo disciplinar. b)Contratos Administrativos. Caractersticas. Clusulas Essenciais. Teoria da Impreviso. Consequncia da Inexecuo. Resciso. Licitaes. c) Princpios Bsicos da Administrao Pblica. Recurso Administrativo e os Princpios do Contraditrio e da Ampla Defesa. d) O Controle da Administrao Pblica pelo Judicirio. Mandado de Segurana. Mandado de Segurana Coletivo. Ao Popular. Ao Civil Pblica. Mandado de Injuno e habeas data. e) A Responsabilidade Civil da Administrao Pblica. Aspectos Doutrinrios. Teoria do Risco Integral. Teoria da Culpa Objetiva. Teoria da Responsabilidade Civil do Estado no Direito Positivo Brasileiro. Teoria da Responsabilidade do Estado por Atos Legislativos e Judicirios. f) Autonomia administrativa e financeira de rgo pblico. PONTO III a) Domnio Pblico. Bens Pblicos. Afetao e Desafetao. Regime Jurdico dos Bens Pblicos. Enfiteuse. Terras de Marinha e demais Terras Pblicas. Patrimnio Histrico. b) Poderes da Administrao Pblica. Poder de Polcia e seus Atributos. Desvio e Abuso de Poder. Poder Disciplinar. Poder Regulamentar. Processo administrativo disciplinar. c) Administrao Pblica: Direta e Indireta. Princpios que as regem e seus Poderes. d) A Responsabilidade Civil da Administrao Pblica. Aspectos Doutrinrios. Teoria da Responsabilidade Civil do Estado no Direito Positivo Brasileiro. Teoria da Responsabilidade do Estado por Atos Legislativos e Judicirios. e) O Controle da Administrao Pblica pelo Judicirio. Mandado de Segurana. Mandado de Segurana Coletivo. Ao Popular. Ao Civil Pblica. Mandado de Injuno e habeas data. f) Autonomia administrativa e financeira de rgo pblico. PONTO IV a) Direito Administrativo. Fontes. Princpios Gerais de Direito. Relao do Direito Administrativo com os demais ramos do Direito. Interpretao da Norma de Direito Administrativo. b) Controle da Administrao Pblica. Controle Interno. Procedimento Investigatrio. Controle Externo. c) Controle da Administrao Pblica pelo Judicirio. Mandado de Segurana. Mandado de Segurana Coletivo. Ao Popular. Ao Civil Pblica. Mandado de Injuno e habeas data. d) Poderes da Administrao Pblica. Poder de Polcia e seus Atributos. Desvio e Abuso de Poder. Poder Disciplinar. Poder Regulamentar. Processo administrativo disciplinar.

e) A Responsabilidade Civil da Administrao Pblica. Aspectos Doutrinrios. Teoria do Risco Integral. Teoria da Culpa Objetiva. Teoria da Responsabilidade Civil do Estado no Direito Positivo Brasileiro. Teoria da Responsabilidade do Estado por Atos Legislativos e Judicirios. f) Autonomia administrativa e financeira de rgo pblico. PONTO V a) Interveno na Propriedade. Desapropriao. Espcies. Fundamentos. Competncia. Desvio de Finalidade. Retrocesso. Servido Administrativa. Ocupao Temporria e Limitao Administrativa. Poltica Urbana (Lei federal n 10.257, de 10/07/01) b) A Atuao da Administrao e o Devido Processo Legal. Autotutela Administrativa. Revogao. Anulao. Sanatria dos Atos Administrativos. c) Domnio Pblico. Bens Pblicos. Afetao e Desafetao. Regime Jurdico dos Bens Pblicos. Enfiteuse. Terras de Marinha e demais Terras Pblicas. Patrimnio Histrico. d) Atos de Improbidade. Moralidade Administrativa. Abuso de Autoridade. Desvio de Finalidade. Excesso de Poder. Ao Civil Pblica. e) A Responsabilidade Civil da Administrao Pblica. Aspectos Doutrinrios. Teoria do Risco Integral. Teoria da Culpa Objetiva. Teoria da Responsabilidade Civil do Estado no Direito Positivo Brasileiro. Teoria da Responsabilidade do Estado por Atos Legislativos e Judicirios. f) Autonomia administrativa e financeira de rgo pblico.

DIREITO PREVIDENCIRIO PONTO I a) Benefcios Previdencirios. Carncia e Acumulao de Benefcios. Assistncia Social. b) Previdncia Privada. Abono Permanncia. c) Acidente de Trabalho. d) Penso por Morte. e) Reforma Previdenciria. A Previdncia dos Servidores Pblicos do Estado do Rio de Janeiro. PONTO II a) Acidente de Trabalho. Segurados e Dependentes. b) Reforma Previdenciria. A Previdncia dos Servidores Pblicos do Estado do Rio de Janeiro. c) Aposentadoria. SUS (Sistema nico de Sade) d) Previdncia Privada. Abono Permanncia. e) Benefcios devidos ao Empregado Domstico e ao Trabalhador Rural. Justificao Administrativa e Judicial para fins previdencirios. PONTO III a) Acidente de Trabalho. Doena Profissional e do Trabalho. b) Reforma Previdenciria. A Previdncia dos Servidores Pblicos do Estado do Rio de Janeiro. c) Benefcios Previdencirios. Carncia e Acumulao de Benefcios. Assistncia Social. d) Emendas Constitucionais n 20/98, 41/03 e 47/05. e) Benefcios devidos ao Empregado Domstico e ao Trabalhador Rural. Justificao Administrativa e Judicial para fins previdencirios. PONTO IV a) Aes Acidentrias. b) Aes para Concesso e Reviso de Benefcios. c) Reforma Previdenciria. A Previdncia dos Servidores Pblicos do Estado do Rio de Janeiro. d) Penso por Morte.

e) Benefcios devidos ao Empregado Domstico e ao Trabalhador Rural. Justificao Administrativa e Judicial para fins previdencirios. PONTO V a) Previdncia Privada. Abono Permanncia. b) A Reforma Previdenciria. A Previdncia dos Servidores Pblicos do Estado do Rio de Janeiro. c) Acidente de Trabalho. d) Benefcios devidos ao Empregado Domstico e ao Trabalhador Rural. Justificao Administrativa e Judicial para fins previdencirios. e) Aposentadoria. SUS (Sistema nico de Sade)

PRINCPIOS INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PBLICA PONTO I a) A Defensoria Pblica no Estado do Rio de Janeiro. A Defensoria Pblica na Constituio Estadual e na Constituio Federal. Atribuies e Prerrogativas dos Defensores Pblicos. O Princpio da unidade. b) A Lei n 1.060/50 e suas posteriores alteraes. Presuno de hipossuficincia. Natureza jurdica da afirmao de hipossuficincia. O Defensor Pblico e a priso em flagrante. c) A Defensoria Pblica como Instituio essencial funo jurisdicional do Estado. A Lei Complementar Estadual n 06/77. Lei Complementar Federal n 80/94 e a Lei Complementar n 132/09. A autonomia administrativa e financeira da Defensoria Pblica. O Defensor Pblico e o processo administrativo. d) A Defensoria Pblica como Instituio essencial Conciliao. O Defensor Pblico e o instrumento de transao como ttulo executivo extrajudicial. e) Garantias e Prerrogativas do Defensor Pblico. Autonomia Funcional e o Poder de requisio do Defensor Pblico. O Defensor Pblico como instrumento de transformao social. PONTO II a) A Defensoria Pblica na Constituio Estadual e na Constituio Federal. Princpios Institucionais. Princpios da isonomia, ampla defesa e do contraditrio e o dever funcional do Defensor Pblico. O Princpio da indivisibilidade. b) Garantias e Prerrogativas do Defensor Pblico. Autonomia Funcional e o Poder de requisio do Defensor Pblico. Lei Complementar n 132/09. c) Direito Assistncia Jurdica Pblica. Defensoria Pblica e Justia Gratuita: distines. Pressupostos para obteno da Justia Gratuita. Presuno da hipossuficincia. A Defensoria Pblica e o patrocnio de pessoas jurdicas. d) O Defensor Pblico e a Curadoria Especial no Estado no Rio de Janeiro. O Defensor Pblico e a ao civil pblica. e) A Defensoria Pblica como Instituio essencial Conciliao. O Defensor Pblico e o instrumento de transao como ttulo executivo extrajudicial. O Defensor Pblico como instrumento de transformao social. PONTO III a) A Autonomia funcional do Defensor Pblico. A Defensoria Pblica e a Advocacia: distines. O Estatuto da OAB (Lei n 8.906/94) e a Lei Complementar Federal n 80/94 e a Lei Complementar n 132/09. O Princpio da unidade. b) O Defensor Pblico no Estado do Rio de Janeiro. Atribuies e Deveres. Impedimentos. Incompatibilidade. Suspeies. O Defensor Pblico e a Corregedoria-Geral da Defensoria Pblica. c) Garantias e prerrogativas dos Defensores Pblicos do Estado do Rio de Janeiro. Princpios Institucionais. Poder de Requisio. Prerrogativas da intimao pessoal e do prazo em dobro. O Defensor Pblico e o processo administrativo.

d) A Atuao do Defensor Pblico nos conflitos coletivos. A dinmica dos Ncleos Especializados. O Defensor Pblico como instrumento de transformao social. e) A Lei n 1.060/50 e suas posteriores alteraes. Presuno de hipossuficincia. O Defensor Pblico e a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pblica. PONTO IV a) Garantias e Prerrogativas do Defensor Pblico. Autonomia Funcional e o Poder de requisio do Defensor Pblico. O Defensor Pblico como instrumento de transformao social. b) O Defensor Pblico e a natureza da representao do assistido em juzo. Amplitude da Lei n 1.060/50 e suas alteraes. Natureza jurdica da afirmao de hipossuficincia. c) Prerrogativas processuais do Defensor Pblico. A intimao pessoal e o prazo em dobro. Lei Complementar n 132/09. O Princpio da indivisibilidade. d) Atuao do Defensor Pblico nos Juizados da Infncia, da Juventude e do Idoso, nos Juizados Especiais, nas Varas de Fazenda Pblica e Registros Pblicos. e) A Defensoria Pblica como Instituio essencial Funo Jurisdicional. Presuno de hipossuficincia. Natureza jurdica da afirmao de hipossuficincia. Patrocnio das Pessoas Jurdicas. PONTO V a) Gnese e evoluo da Defensoria Pblica no Estado do Rio de Janeiro. Relevncia e essencialidade da Defensoria Pblica no exerccio da Cidadania e da Defesa do Estado de Direito Democrtico. O Princpio da unidade. A autonomia administrativa e financeira da Defensoria Pblica. b) A Defensoria Pblica como Instituio essencial Funo Jurisdicional. Presuno de hipossuficincia. Patrocnio das Pessoas Jurdicas. O Defensor Pblico como instrumento de transformao social. c) O Defensor Pblico e o Estgio Forense na Estrutura da Defensoria Pblica do Estado do Rio de Janeiro. d) O Defensor Pblico no Estado do Rio de Janeiro e suas atribuies. A Atuao do Defensor Pblico no 2 Grau de Jurisdio e nos Tribunais Superiores. e) Garantias e Prerrogativas do Defensor Pblico. Autonomia Funcional e o Poder de requisio do Defensor Pblico. O Defensor Pblico e o processo administrativo.

You might also like