You are on page 1of 23

Motivao

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net 23 de julho de 2002

IDPH

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

Introduo
Este pequeno livro uma coletnea de textos coletados na Internet. Selecionamos textos que nos ajudem a manter a motivao e o otimismo. Sempre que possvel, os textos foram identicados com seus autores. Vrios deles entretanto chegaram at ns sem nenhuma identicao. Caso conhea a autoria de algum texto desta coletnea, por favor nos avisem atravs de uma mensagem para o endereo potencial.humano@idph.net para que possamos fazer a devida correo. Esperamos que este material lhe seja til e contribua para tornar a sua vida melhor.

IDPH

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

Motivao
Considerao
Durante meu primeiro ano da faculdade, nosso professor nos deu um questionrio. Eu era bom aluno e respondi rpido todas as questes at chegar a ltima: Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?. Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu j tinha visto a tal mulher vrias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, l pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela? Eu entreguei meu teste deixando essa questo em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a ltima pergunta do teste ia contar na nota. claro!, respondeu o professor. Na sua carreira, voc encontrar muitas pessoas. Todas tm seu grau de importncia. Elas merecem sua ateno mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples alo. Eu nunca mais esqueci essa lio e tambm acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy.

Mrs Cole
Numa noite, estava uma senhora negra, americana do lado de uma estrada no estado do Alabama enfrentando um tremendo temporal. O carro dela tinha enguiado e ela precisava, desesperadamente, de uma carona. Completamente molhada, ela comeou a acenar para os carros que passavam. Ningum parou para ajud-la, com exceo de um jovem branco, parecendo que no tinha conhecimento dos acontecimentos e conitos dos anos 60. O rapaz a colocou-a em um lugar protegido, procurou ajuda mecnica e chamou

6 um txi para ela.

IDPH

Ela parecia estar realmente com muita pressa mas conseguiu anotar o endereo dele e agradec-lo. Sete dias se passaram quando bateram porta da casa do rapaz. Para a surpresa dele, uma enorme TV colorida com o console e tudo estava sendo entregue na casa dele com um bilhete junto que dizia:

Muito obrigada por me ajudar na estrada naquela noite. A chuva no s tinha encharcado minhas roupas como tambm o meu esprito. A, voc apareceu, e assim eu consegui chegar ao leito de morte do meu marido antes que ele falecesse. Sinceramente, Mrs. Nat King Cole.

O Sundae
Numa poca em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de 10 anos entrou na lanchonete e sentou-se a uma mesa. Uma garonete colocou um copo de gua na frente dele. Quanto custa um sundae?, ele perguntou. 50 centavos, respondeu a garonete. O menino puxou as moedas do bolso e comeou a cont-las. Bem, quanto custa o sorvete simples?, ele perguntou. A essa altura, mais pessoas estavam esperando por uma mesa e a garonete, perdendo a pacincia. 35 centavos. respondeu ela, de maneira brusca. O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse: Eu vou querer, ento, o sorvete simples. A garonete trouxe o sorvete simples, a conta, colocou na mesa e saiu. O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu. Quando a garonete voltou, ela comeou a chorar medida em que ia limpando mesa pois ali, do lado do prato, havia 15 centavos em moedas, ou seja, o menino no pediu o sundae porque queria que sobrasse a gorjeta da garonete.

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

IDPH

Obstculos
Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Ento, ele se escondeu e cou observando para ver se algum tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns at esbravejaram contra o rei dizendo que ele no mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali. De repente, passa um campons com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele ps de lado a sua carga e tentou remov-la dali. Com muito esforo e suor, ele nalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele, ento, voltou a pegar a sua carga de vegetais quando notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O campons aprendeu o que muitos de nos nunca entendeu: Todo obstculo contm uma oportunidade para melhorarmos nossa condio.

Sacrifcio
H muitos anos, quando eu trabalhava como voluntrio em um hospital, vim a conhecer uma menininha chamada Liz que sofria de uma terrvel e rara doena. A nica chance de recuperao para ela parecia ser atravs de uma transfuso de sangue de seu irmo mais velho, de apenas 5 anos, que milagrosamente tinha sobrevivido a mesma doena e parecia ter, ento, desenvolvido anticorpos necessrios para combat-la. O mdico explicou toda a situao para o menino e perguntou, ento, se ele aceitava doar o sangue dele para a irm. Vi ele hesitar um pouco mas depois de uma profunda respirao ele disse: T certo, eu topo j que para salv-la. . . .. medida que a transfuso foi progredindo, ele deitado na cama ao lado da cama da irm, sorria, assim como ns tambm ao ver-mos as bochechas dela voltarem a ter cor. De repente, seu sorriso desapareceu e ele entristeceu. Olhou para o mdico e perguntou com a voz trmula:

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

8 Eu vou comear a morrer logo, logo?

IDPH

Por ser to pequeno e inocente, o menino tinha interpretado mal as palavras do mdico, pois pensou que teria que dar todo o seu sangue para salvar a irm!

Otimismo
OLHA no teu jardim as rosas entreabertas, e nunca as ptalas cadas; OBSERVA em teu caminho a distncia vencida e nunca o que falte ainda; GUARDA do teu olhar os brilhos de alegria e nunca as nvoas de tristezas; RETM da tua voz risadas e canes e nunca os teus gemidos; CONSERVA em teus ouvidos as palavras de amor e nunca as de dio; GRAVA em tua pupila o nascer das auroras e nunca os teus poentes; CONSERVA no teu rosto as linhas do sorriso e nunca os sulcos do teu pranto; CONTA aos homens o azul das tuas primaveras e nunca as tempestades do vero; GUARDA da tua face apenas as carcias, esquece as bofetadas; CONSERVA de teus ps os passos retos e puros, esquece os transviados; GUARDA de tuas mos as ores que ofertaram, esquece os espinhos que caram; De teus lbios CONSERVA as mensagens bondosas, esquece as maldies; RELEMBRA com prazer as tuas escaladas, esquece o prazer ftil das descidas; RELEMBRA os dias em que fostes gua limpa, esquece as horas em que foste brejo;

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

IDPH CONTA e mostra as medalhas das tuas vitrias, esquece as cicatrizes das derrotas; OLHA de frente o sol que existe em tua vida, esquece a sombra que ca atrs; A or que desabrocha bem mais importante do que mil ptalas cadas; E s um olhar de amor pode levar consigo calor para aquecer muitos invernos; A bondade mais forte em ns e dura muito mais do que o mal que ns mesmos praticamos; S OTIMISTA, Amiga, e no te esqueas de que: NO FUNDO DA NOITE SEM LUAR, QUE BRILHAM MUITO MAIS . . . AS ESTRELAS!

A Elegncia do Comportamento
Existe uma coisa difcil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegncia do comportamento. um dom que vai muito alm do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza. a elegncia que nos acompanha da primeira hora da manh at a hora de dormir e que se manifesta nas situaes mais prosaicas, quando no h festa alguma nem fotgrafos por perto. uma elegncia desobrigada. possvel detect-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no dia a dia. possvel detect-la nas pessoas que no usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores, porque no sentem prazer em humilhar os outros.

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

10 possvel detect-la em pessoas pontuais.

IDPH

Elegante quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, quem presenteia fora das datas festivas, quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligao, no recomenda secretria que pergunte antes quem est falando e s depois manda dizer se atende. Oferecer ores sempre elegante. elegante no car espaoso demais. elegante no mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro. muito elegante no falar de dinheiro em bate-papos informais. elegante retribuir carinho e solidariedade. Sobrenome, jias e nariz empinado no substituem a elegncia do gesto. No h livro que ensine algum a ter uma viso generosa do mundo, a estar nele de uma forma no arrogante. Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural atravs da observao, mas tentar imit-la improdutivo. A sada desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: s pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que com amigo no tem que ter estas frescuras. Se os amigos no merecem uma certa cordialidade, os inimigos que no iro desfrut-la. Educao enferruja por falta de uso. E, detalhe: no frescura. A ELEGNCIA DO COMPORTAMENTO. . .

As Regras Para Ser Humano


Quando voc nasceu, no veio com manual do proprietrio. Essas dicas fazem a vida funcionar melhor: Voc vai receber um corpo. Pode am-lo ou detest-lo, mas a nica coisa que voc com certeza possuir at o m da sua vida. Voc vai aprender lies. Ao nascermos, somos imediatamente inscritos numa escola informal chamada Vida no Planeta Terra. Todas as pessoas e acontecimentos so professores universais.

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

IDPH

11

No existem erros, apenas lies. Crescimento um processo de experimentao, no qual as falhasso to parte do processo quanto os sucessos. Uma lio repetida at que seja aprendida. Ser apresentada a voc em vrias formas, at que voc enm entenda. Poder, ento, passar para a prxima lio. Se no aprender as lies fceis, elas se tornam difceis. Problemas externos so o preciso reexo do seu estado interior. Quando voc limpa obstrues, seu mundo exterior muda. A dor o jeito do universo chamar a sua ateno. Voc saber quando aprendeu uma lio quando suas aes mudarem. Sabedoria prtica. Lno melhor do que aqui. Quando lse torna aqui. voc vai simplesmente arranjar outro l. que de novo parecer melhor que aqui. Os outros so um espelho de voc. Voc no pode amar ou odiar alguma coisa sobre o outro a menos que reita algo que voc ama ou odeia em voc mesmo. Sua vida, s voc decide. A vida d a tela, voc faz a pintura. Escolha as cores e pegue os pincis! Voc sempre consegue o que quer. Seu subconsciente determina quais energias, experincias e pessoas voc atrai. Assim, o nico jeito certeiro de saber o que voc quer ver o que voc tem. No existem vtimas, apenas estudantes. No existe certo ou errado, mas existem conseqncias. Dar moral no ajuda. Julgar tambm no. Apenas faa o melhor que puder. Suas respostas esto dentro de voc. Crianas precisam de direo dos outros. Quando amadurecemos, conamos em nossos coraes, onde as leis universais esto escritas. Voc sabe mais do que ouviu ou aprendeu. Tudo que voc precisa olhar, prestar ateno, e conar. Voc vai esquecer tudo isso. Mas pode lembrar sempre que quiser.

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

12

IDPH

Uma Lenda, Linda Lenda


Existe uma histria de simplicidade linda, que eu gostaria de contar. Um lenda, um acalanto. . . . . . .No sei se verdade. . . e no me importo com isso. No precisa ser. . . .. Foi h muito tempo atrs. . . depois do mundo ser criado e da vida complet-lo. Num dia, numa tarde de cu azul e calor ameno. Um encontro entre Deus e um de seus incontveis anjos. Acredita? Deus estava sentado, calado. Sob a sombra de um p de jabuticaba. Lentamente sem pecado, Deus erguia suas mos ento colhia uma ou outra fruta. Saboreava sua criao negra e adocicada.Fechava os olhos e pensava. Permitia-se um sorriso piedoso.Mantinha seu olhar complacente. Foi ento que das nuvens um de seus muitos arcanjos desceu e veio em sua direo. J ouviu a voz de um anjo? como o canto de mil baleias. como o pranto de todas as crianas do mundo. como o sussurro da brisa. Ele tinha asas lindas. . . . brancas, imaculadas. Ajoelhou-se aos ps de Deus e falou: Senhor. . . visitei sua criao como pediu. Fui a todos os cantos.Estive no sul, no norte.No leste e oeste. Vi e z parte de todas as coisas.Observei cada uma de suas crianas humanas. E por ter visto, vim at o Senhor. . . . para tentar entender.Por que? Por que cada uma das pessoas sobre a terra tem apenas uma asa? Ns anjos temos duas. . . podemos ir at o amor que o Senhor representa sempre que desejarmos. Podemos voar para a liberdade sempre que quisermos. Mas os humanos com sua nica asa no podem voar. No podem voar com apenas uma asa. . . Deus na brandura dos gestos, respondeu pacientemente ao seu anjo. Sim. . . eu sei disso. Sei que z os humanos com apenas uma asa. . . Intrigado, com a conscincia absoluta de seu Senhor o anjo queria entender e perguntou: Mas por que o Senhor deu aos homens apenas uma asa quando so necessrias duas asas para se poder voar. . . . para se poder ser livre? Conhecedor que era de todas as respostas, Deus no teve pressa para falar. Comeu outra jabuticaba, obscura e suave.

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

IDPH Ento, respondeu:

13

Eles podem voar sim meu anjo. Dei aos humanos apenas uma asa para que eles pudessem voar mais e melhor que Eu ou vocs, meus arcanjos. . . . Para voar, meu amigo, voc precisa de suas duas asas. . . Embora livre, sempre estar sozinho. Talvez da mesma maneira que Eu. . . . Mas os humanos. . . . os humanos com sua nica asa precisaro sempre dar as mos para algum a m de terem suas duas asas. Cada um deles tem na verdade um par de asas. . . .uma outra asa em algum lugar do mundo que completa o par. Assim eles aprendero a se respeitarem pois ao quebrar a nica asa de outra pessoa, podem estar acabando com as suas prprias chances de voar. Assim meu anjo, eles aprendero a amar verdadeiramente outra pessoa. . . aprendero que somente se permitindo amar, eles podero voar. Tocando a mo de outra pessoa em um abrao correto e afetuoso eles podero encontrar a asa que lhes falta..e podero nalmente voar. Somente atravs do amor iro chegar at onde estou. . . assim como voc meu anjo. E eles nunca. . . . nunca estaro sozinhos quando forem voar. Deus silenciou em seu sorriso. O anjo compreendeu o que no precisava ser dito. E assim sendo, no m desse conto, espero que um dia voc encontre a sua outra asa. . . Para nalmente poder voar.

A Importncia do Entusiasmo
Autor: Professor Joo Roberto Gretz A palavra Entusiasmo vem do grego e signica ter um Deus dentro de si. Os gregos eram pantestas, isto , acreditavam em vrios deuses. A pessoa entusiasmada era aquela possuda por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se voc fosse entusiasmado por Ceres (Deusa da Agricultura) voc seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante. Segundo os gregos, s as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer desaos do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se. Assim, o entusiasmo diferente do otimismo. Otimismo signica acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez, at torcer para que d certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo.

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

14

IDPH

No mundo de hoje, preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada aquela que Acredita na sua capacidade De transformar as coisas, De fazer dar certo. Entusiasmada a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na fora que as pessoas tm de transformar o mundo e a prpria realidade. E s h uma maneira para ser entusiasmado. Agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condies ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razes para no nos entusiasmarmos. No o sucesso que traz o entusiasmo, o Entusiasmo que traz o Sucesso! Conheo pessoas que cam esperando as condies melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar para depois se entusiasmarem. A verdade que jamais se entusiasmaro com coisa alguma. O Entusiasmo que traz a nova viso da vida. Nesta semana, gostaria de perguntar a voc, como vai o seu entusiasmo. Como vai o seu entusiasmo pelo Brasil, pela sua empresa, pelo seu emprego, pela sua famlia, pelos seus lhos, pelo sucesso de seus amigos ? Se voc daqueles que acha impossvel entusiasmar-se com as condies atuais, acredite - jamais sair dessa situao. preciso acreditar em voc. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o seu negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrena e seja entusiasmado pela sua vida e principalmente entusiasmado com voc. Voc ver a diferena! Faa como os passarinhos: comece o dia cantando. A msica alimento para o esprito. Cante qualquer coisa, cante desanado, mas cante! Cantar dilata os pulmes e abre a alma para tudo de bom que a vida tem a oferecer. Se insistir em no cantar, ao menos oua muita msica e deixe-se absorver por ela. Ria da vida, ria dos problemas, ria de voc mesmo. A gente comea a ser feliz quando capaz de rir da gente mesmo. Ria das coisas boas que lhe acontecem, ria das besteiras que voc j fez. Ria abertamente para que todos possam se contagiar com a sua alegria. No se deixe abater pelos problemas. Se voc procurar se convencer de que est bem, vai acabar acreditando que realmente est e quando menos perceber vai se sentir realmente bem. O bom humor, assim como o mau humor, contagiante. Qual deles voc escolhe? Se voc estiver bem-humorado, as pessoas ao seu redor tambm caro e isso

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

IDPH

15

lhe dar mais fora. Leia coisas positivas. Leia bons livros, leia poesia, porque a poesia a arte de aceitar a alma.. Leia romances, leia a Bblia, estrias de amor, ou qualquer coisa que faa reavivar seus sentimentos mais ntimos, mais puros. Pratique algum esporte. O peso da cabea muito grande e tem de ser contrabalanado com alguma coisa! Voc certamente vai se sentir bem disposto, mais animado, mais jovem. Encare suas obrigaes com satisfao. maravilhoso quando se gosta do que faz, ponha amor em tudo que est ao seu alcance. Nenhuma barreira intransponvel se voc estiver disposto a lutar contra ela; se seus propsitos forem positivos, nada poder dete-los. No deixe que seus problemas se acumulem, resolva-os logo. Fale, converse, explique, discuta, brigue: o que mata e o silencio, o rancor. Exteriorize tudo, deixe que as pessoas saibam que voc as estima, as ama, precisa delas, principalmente em famlia. Amar no vergonha, pelo contrrio, lindo! Cultive o seu interior e ele extravazar beleza por todos os poros. No tente, faa. Voc pode!

O Grande Dom da Minha Me


Eu tinha dez anos de idade quando minha me teve paralisia, causada por um tumor na espinha dorsal. Antes disso ela havia sido uma mulher vibrante e vigorosa, de tal maneira ativa que a maioria das pessoas achava impressionante. Mesmo quando era pequena, tinha trinta e um anos, sua vida mudou. Assim como a minha. Do dia para a noite, parecia, ela passou a car deirada de costas em uma cama de hospital. Um tumor benigno a havia incapacitado, mas eu era jovem demais para compreender a ironia da palavra benigno. pois ela nunca mais seria a mesma. Ainda tenho imagens vvidas dela antes da paralisia. Ela sempre foi gregria e recebia muitas visitas. Com freqncia passava horas preparando canaps e enchendo a casa de ores, que colhia frescas no jardim cultivado ao lado da casa. Selecionava as msicas populares da poca e rearrumava a moblia a m de abrir espao para que os amigos pudessem se entregar dana. Na realidade, era minha me quem mais gostava de danar. Hipnotizada, eu a observava se vestir para as festividades noturnas. Mesmo hoje em dia ainda me lembro de nosso vestido favorito, com sua saia preta e corpete de renda azul-marinho, o contraste perfeito para seu cabelo louro. Fiquei to emocionada quanto e, naquela noite, minha me certamente era a

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

16 mulher mais bonita do mundo.

IDPH

Eu acreditava que ela podia fazer qualquer coisa, fosse jogar tnis (ganhara campeonatos na universidade), costurar (fazia todas as nossas roupas), tirar fotograas (ganhou um concurso nacional), escrever (era colunista de um jornal) ou cozinhar (especialmente agora, apesar de no poder fazer nenhuma dessas coisas, ela encarava sua doena com o mesmo entusiasmo que tinha em relao a tudo o mais. Palavras como decientee sioterapiatornaram-se parte de um estranho mundo novo no qual entramos juntas, e as bolas de borracha para crianas que ela se esforava para apertar adquiriram um simbolismo que jamais haviam possudo. Gradualmente, passou cuidar do meu prprio cabelo e do dela. Eventualmente, tornou-se rotina lev-la na cadeira de rodas at a cozinha, onde ela me ensinava a arte de descascar cenouras e batatas e como esfregar alho e sal e pedaos de manteiga em uma boa carne assada. Quando, pela primeira vez, ouvi falarem em uma bengala, opus-me: No quero que a minha linda me use uma bengala. Mas a nica coisa que ela disse foi: No melhor voc me ver andando com uma bengala do que no me ver andando de maneira alguma? Cada conquista era um marco para ns duas: a mquina de escrever eltrica, o carro com cmbio e freio automticos, sua volta universidade, onde se diplomou em Educao Especial. Ela aprendeu tudo o que podia sobre as pessoas com decincias e acabou fundando um grupo ativista de apoio chamado Os Incapacitados. Certo dia, sem ter falado muito de antemo, ela me levou e a meus irmos a uma reunio dos Incapacitados. Eu nunca vira introspectiva, pensando em como ns realmente tnhamos sorte. Ela nos levou muitas vezes depois disso e, eventualmente, a viso de um homem ou uma mulher sem pernas ou braos no nos chocava mais. Minha me tambm nos apresentou a vtimas de paralisia cerebral, enfatizando que a maioria era to inteligente quanto ns talvez mais. E nos ensinou a nos comunicarmos com os retardados mentais, mostrando como eles eram freqentemente mais afetuosos, comparados s pessoas normais. Durante tudo isso, meu pai continuou a am-la e apoi-la. Quando eu estava com onze anos, minha me me contou que ela e papai iriam ter um beb. Muito depois, eu soube que seus mdicos tinham insistido para que ela zesse um aborto (teraputico) - uma opo qual ela resistiu veementemente. Logo, ramos mes tempo aprendi a trocar fraldas, banh-la e aliment-la. Ainda que mame tenha mantido a disciplina maternal, para mim foi um passo gigantesco alm da brincadeira com bonecas. Um momento se destaca mesmo hoje em dia: o dia em que Mary Therese, na

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

IDPH

17

poca com dois anos, caiu e esfolou o joelho, abriu-se em prantos e passou correndo pelos braos estendidos de minha me para os meus. Tarde demais, eu vislumbrei a fasca de dor no ar. natural que ela corra para voc, pois voc toma conta dela to bem. . . Como minha me aceitava sua condio com tanto otimismo, raramente me senti triste ou ressentida. Mas nunca irei esquecer o dia em que minha complacncia foi destruda. Muito tempo depois da imagem de minha me em salto agulha ter se dissipado da minha conscincia, houve uma festa em nossa casa. A essa altura eu era adolescente, e vi minha sorridente me sentada na lateral, olhando seus amigos danarem, e fui atingida p de volta poca de minha primeira infncia e a viso de minha me danando radiante estava novamente diante de mim. Imaginei se mame se lembraria tambm. Espontaneamente, andei em sua direo e ento vi que, apesar de estar sorrindo, seus olhos estavam marejados de lgrimas. Corri para fora do aposento e para o meu quarto, enterrei meu rosto no travesseiro e chorei vez, eu me enraiveci contra Deus e contra a vida e suas injustias para com a minha me. A lembrana do sorriso brilhante de minha me permaneceu comigo. Daquele momento em diante, enxerguei sua habilidade de superar a perda de tantas batalhas anteriores e seu mpeto em olhar para a frente - coisas que eu tomava por certas - como um grande m Quando eu estava crescida e comecei a trabalhar com o sistema penal, mame se interessou em trabalhar com os prisioneiros. Ela telefonou para a penitenciria e pediu para dar aulas de Redao Criativa para os detentos. Lembro-me de como eles se amontoavam em volta dela sempre que ela chegava e pareciam se agarrar a cada palavra sua, como eu zera na infncia. Mesmo quando no podia mais se deslocar at a priso, ela freqentemente se correspondia com vrios detentos. Um dia pediu-me para enviar uma carta para um prisioneiro, Waymon. Perguntei se poderia l-la antes e ela concordou, sem perceber, eu acho, o quanto aquilo seria revelador para mim. Dizia: Querido Waymon, Quero que saiba que tenho pensado em voc com freqncia desde que recebi sua carta. Voc mencionou como difcil estar preso atrs das grades e meu corao se une ao seu. Mas quando voc disse que eu no imagino o que estar na prso, senti-me compelida a dizer-

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

18 lhe que est errado.

IDPH

Existem diferentes tipos de liberdade, Waymon, diferentes tipos de prises. s vezes, nossas prises so auto-impostas. Quando, com a idade de trinta e um anos, levantei-me um dia para descobrir que estava completamente paralisada, senti-me em uma armadilha - dominada pela sensao de estar presa dentro de um corpo que no mais me permitiria correr atravs de uma campina, danar ou carregar minha lha nos braos. Figuei deitada ali durante muito tempo, lutando para chegar a um acordo com minha enfermidade, tentando no sucumbir em autopiedade. Perguntei-me se, na verdade, valeria a pena viver nessas condies, se no seria melhor morrer. Pensei a respeito desse conceito de priso, pois me parecia que havia perdido tudo o que importava na vida. Eu estava prxima do desespero. Mas, ento, um dia me ocorreu que, na realidade ainda havia opes abertas para mim e que eu tinha a liberdade de escolher entre elas. Ser que eu iria sorrir quando visse meus lhos de novo, ou iria chorar? Iria zangar-me em Deus, ou iria pedir que Ele fortalecesse minha f? Em outras palavras, o que eu iria fazer com o livre-arbtrio que Ele havia me dado e que ainda era meu? Tomei a deciso de lutar, enguanto estivesse viva, para viver o mais plenamente possvel, para procurar tornar minhas experincias aparentemente negativas em experincias positivas, procurar formas de transcender minhas limitaes sicas expandindo minhas fronteiras mentais e espirituais. Eu podia escolher entre ser um exmplo positivo para meus lhos ou podia murchar e morrer emocional assim como sicamente. Existem muitos tipos de liberdade, Waymon. Quando perdemos um tipo de liberdade, temos que simplesmente procurar por outro. Voc e eu somos abenoados com a liberdade de escolher entre bons livros, que iremos ler, quais deixaremos de lado. Voc pode olhar para as suas grades ou pode olhar atravs delas. Voc pode ser um exemplo para prisioneiros mais jovens ou pode se misturar com os encrengueiros. Voc pode amar a Deus e buscar conhec-Lo ou pode virar as costas para Ele. At certo ponto, Waymon, estamos nisso juntos. Quando nalmente terminei de ler a carta, minha viso estava borrada pelas lgrimas. Ainda assim, pela primeira vez, eu enxerguei minha me com clareza. E eu a entendi. Extrado do livro Histrias para Aquecer o Corao, traduo de Fabiana Colasanti

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

IDPH

19

Acorde para Vencer


A auto mensagem positiva logo de manh um estmulo que pode mudar o seu humor, fortalecendo sua autoconana e, com este pensamento positivo, voc reunir foras para vencer os obstculos. No deixe que nada afete seu esprito. Envolva-se pela msica, cante e oua. Comece a sorrir mais cedo. Ao invs de reclamar quando o relgio despertar, agradea pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor contagiante; espalhe-o, fale de coisas boas, de sade de sonhos, de amor. No se lamente!!! Ajude as outras pessoas a perceberem o que h de bom dentro de si. No viva emoes mornas ou vazias. Cultive seu interior, extraia o mximo de pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que voc as estima e precisa delas. Repense os valores e d a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigaes atraentes, tenha garra e determinao. Mude, opine, ame o que faz. No trabalhe s por dinheiro e sim pela satisfao da misso cumprida. Lembre-se de que nem todos tm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere o melhor. Transforme seus movimentos em oportunidades. Veja o lado positivo das coisas e assim tornar seu otimismo uma realidade. No inveje. Admire!!! Sinta entusiasmo com o sucesso alheio, como seria com o seu prprio. Idealize um modelo de competncia e faa sua auto avaliao para saber o que lhe est faltando para chegar l. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo suas habilidades e seu talento. S assim no ter tempo de criticar os outros. No acumule fracassos e sim experincias . Tire proveito dos seus problemas e no se deixe abater por eles. Tenha f e energia, acredite!!! Voc pode tudo que quiser. PERDOE!! Seja GRANDE para os aborrecimentos, POBRE para a raiva, FORTE

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

20 para vencer o medo e FELIZ para permitir momentos felizes.

IDPH

No viva s para o trabalho. Tenha outras atividades paralelas como esportes, leituras, cultivar amigos. O trabalho uma das contribuies que damos vida, mas no se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizaes. Finalmente, ria das coisas sua volta, de seus problemas, de seus erros, ria da vida. E. . . ame! Antes de tudo, a voc mesmo! A GENTE COMEA A SER FELIZ QUANDO CAPAZ DE RIR DA GENTE MESMO!!!

MOTIVAO: O OTIMISMO E SEUS MILAGRES


Prof. Ricardo Maurcio Master Trainer em Programao Neurolingstica Numa noite de dezembro de 1914 em New Jersey, as instalaes fabris de Thomas Edson foram destrudas pelo fogo e ele perdeu equipamentos no valor de cerca de 1 milho de dlares, alm dos registros de grande parte do seu trabalho. Na manh seguinte, ao caminhar por entre os destroos carbonizados de seus sonhos, o inventor que contava 67 anos de idade disse: Os desastres tm um prstimo - queimar nossos erros. Depois a gente pode comear de novo. Edson compreendeu um dos grandes princpios da vida: qualquer situao, seja boa ou m, se altera, na dependncia da atitude com que a encaramos. Os melhores otimistas enfrentam os problemas com losoa corajosa e conseguem emergir das tragdias ainda mais fortes. E pesquisas recentes referem que os otimistas ganham mais dinheiro, tm mais sucesso escolar, so mais saudveis - o que ocasiona uma vida certamente mais longa. Ou seja, o otimista leva vantagens em relao ao pessimista, seja em qualidade ou quantidade de vida. O Dr. Alan Loy McGinnis, famoso psicoterapeuta da Califrnia, estudou durante anos a motivao dos otimistas, analisando a vida de pessoas de sucesso. Ao sofrerem terrveis contrariedades, todas elas apresentam tcnicas para abrandar a decepo e no perder o entusiasmo durante perodos difceis. Vejamos alguns conselhos teis e vero que vale a pena viver a vida: Ensaie seu sucesso: Os otimistas esto sempre imaginando o dia em que iro alcanar seus objetivos. Um famoso praticante de tiro ao alvo, respondendo a respeito das qualidades necessrias para se adquirir sucesso naquele esporte, armou: O segredo reside no condicionamento mental. Todos os dias passo um lme na minha cabea no qual me vejo fazendo disparos perfeitos. Um vendedor, hoje famoso presidente de certa corporao, comeou sua carrei-

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

IDPH

21

ra vendendo materiais de cozinha de porta em porta. No primeiro dia, conseguiu ter sucesso apenas uma vez em 40 tentativas. Mas nunca mais se esqueceu do rosto daquela mulher que acabou por lhe comprar alguma coisa. Tal compra (ou venda) aconteceu em vrias etapas: suspeita, interesse e, por m, aceitao total. Durante vrios anos, quando tinha diculdades, ele costumava lembrar daquele rosto como quem recorda um talism. Descubra oportunidades nos fracassos: H alguns anos um escritor iniciante e seu agente foram fazer uma proposta, que julgava tima, a um editor, mas que foi de imediato recusada. O escritor sentiu-se totalmente desencorajado, mas no seu companheiro: agora que vender a idia ca interessante!- exclamou ele - Vamos voltar l, apelar para as necessidades deles, e os caras vo acabar nos pedindo de joelhos para vendermos para eles! O que preciso fazer outra proposta!. Aquilo que foi considerado uma derrota para o escritor - o m, para o seu amigo era apenas um contratempo, que o deixou ainda mais motivado. A proposta foi realmente aceita, assinaram um timo contrato que rendeu lucros a todos. Faa mira no possvel: H muita gente que vive colocando a culpa de tudo nas circunstncias: Com um patro assim no se pode trabalhar, com um(a) marido (esposa) desses(as) ca difcil conviver, com a sade abalada e sem dinheiro no d certo, etc.. As combinaes so interminveis. No fundo, esse tipo de gente quer dizer que no sente fora para mudar o mundo. Ora, bvio que se nos confessamos incapazes, acabamos por atrair para ns essa qualicadora negativa: A incapacidade. Pessoas que pensam dessa forma tm de descobrir que a vida pode mudar a qualquer tempo. Basta que elas faam por isso. O escritor Thomas Carlyle passou por seu pior bocado, quando uma de suas criadas resolveu acender a lareira com os originais que ele tinha de um livro. Carlyle sentiu-se mergulhado em desespero profundo. Depois gradualmente, palavra por palavra, frase por frase, comeou a reescrever a famosa obra A Revoluo Francesa. que permanece at hoje como um clssico da literatura universal.

D um Tempo
Muitas vezes exageramos no ritmo da vida, trabalho, estudo, etc. Quando queremos fazer muitas coisas ao mesmo tempo a qualidade certamente diminui. Aproveitem as frias, estando desgastados, peam uma licena, descansem um ou dois dias na semana, vamos devagar! Se puder, modique um pouco a rotina, quebre o ritmo e jante fora ou v ao cinema. Caminhe mais, pratique um pouco de exerccio, sorria e procure conhecer outras pessoas. Enm, VIVA!

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

22

IDPH

D valor a sua sorte: Algumas pessoas tm a mania de entender que no podem conseguir nada na vida, que mesmo impossvel. Se vem fracassadas. Espero que isso no acontea com voc. Mas, caso voc seja uma dessas pessoas, pare e pense um pouco, Faa algumas perguntas a si mesmo: Tenho problemas de sade? Sou feliz no amor? Possuo uma famlia? Estou empregado? Tenho estudo? s vezes perguntas elucidativas para ns podem clarear nossa mente e nos fazer acordar e notarmos que no estamos to mal como nos sentimos. CORAGEM E VAMOS AGIR. CRIAR o nosso mundo, moldar a nossa VIDA. Sejamos motivados e otimistas!

Controle das Emoes Obra da Inteligncia


A emoo determina a inteligncia. Em praticamente todas as reas da cincia, os especialistas concordam que a capacidade de controlar os sentimentos e as emoes est relacionada inteligncia emocional. Os pesquisadores acreditam que a capacidade de adiar a recompensa uma habilidade. uma vitria do racional sobre os impulsos. Trata-se de uma caracterstica da inteligncia emocional, que no aparece nos testes de Q. I. A descoberta no foi feita por Daniel Goleman, autor do livro Inteligncia emocional. No incio da dcada de 70, o pesquisador Walter Mischel, da Universidade de Columbia, relacionou a capacidade de esperar recompensas e o sucesso na vida adulta. Ele reuniu um grupo de crianas, entregou a cada uma um biscoito e pediu que esperassem um tempo antes de com-lo. Algumas comeram imediatamente o biscoito. Em seguida, deu a todas as crianas mais um biscoito e disse que aquelas que conseguissem esperar, ganhariam mais. As mesmas crianas comeram imediatamente. O cientista observou que as crianas que conseguiam esperar a recompensa conversavam com as outras. Ele acompanhou o grupo at a adolescncia e descobriu que as que souberam esperar tinham melhor desempenho na escola e na faculdade. Algumas pessoas podem ter um QI alto e uma boa inteligncia emocional, mas muitos indivduos inteligentes no sabem trabalhar suas emoes. Quando os otimistas falham, costumam atribuir o fracasso a algo que podem mudar. No encaram o problema como uma decincia pessoal. As habilidades emocionais mais visveis so aquelas que reconhecemos com maior facilidade, como empatia e amabilidade. O otimismo, por exemplo, uma medida de auto-estima. De fato, as pessoas com uma viso otimista da

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

IDPH

23

vida tendem a enfrentar obstculos e retrocessos como situaes temporrias e, portanto, suportveis. Os pessimistas levam tudo para o lado pessoal. Eles vem o mundo como uma ameaa permanente. No mundo dos negcios, o QI importante para ser contratado. Mas a inteligncia emocional serve para promov-lo. Um exemplo: os atletas so altamente treinados, mas, s vezes, fracassam devido a algum problema emocional como autoritarismo, ambio exagerada e conitos com colegas de trabalho. (Alfredo Castro Neto) Psiquiatra infantil e professor convidado do curso de especializao em neurologia infantil da PUC-RJ.

http://www.idph.net potencial.humano@idph.net

You might also like