You are on page 1of 4

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: SABERES NECESSRIOS PRTICA DOCENTE PAULO FREIRE

Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia -Saberes necessrios prtica educativa. So Paulo, Brasil: Paz e Terra (Coleco Leitura), 1997. Edio de bolso, 13,5x10 cm., 165 pginas.
Caetano Valado Serpa, Ph.D. and Maria de Lourdes B. Serpa, Ed D

Presidente Clinton no seu discurso de 1997 ao Congresso dos Estados Unidos focou a Educao como primeira prioridade no seu plano de aco para o seu segundo mandato. A seguir, em A Call to Action For American Education, o Presidente dos Estados Unidos refere-se a vrias reas de aco incluindo a formao de docentes mas esta feita duma maneira generalizada. No entanto, a formao de professores e professoras adequada as necessidades actuais, um dos alicerces fundamentais a todo o processo de reforma educativa, dada a mudana demogrfica nas escolas dos EU. Os educandos actualmente provem duma sociedade multicultural com uma diversidade de famlias, culturas, raas, lnguas e nveis socioeconomicos... A todos devemos um sistema educativo eficiente e respeitador, que os prepare eficazmente para as realidades academicas, profissionais e sociais do sculo XXI. Esta uma das razes porque achamos o ltimo livro do mui estimado Professor Paulo Freire a Pedagogia da Autonomia: Saberes necessrios prtica educativa resposta e contribuio essencial para o processo de formao de docentes nos Estados Unidos--e no mundo --onde o sistema educativo nem sempre corresponde s necessidades dos alunos e alunas, especialmente, os menos favorecidos, por mais incrvel que parea.

Este um livro extraordinrio que deve ser considerado como texto essencial de leitura e reflexo pelos responsveis da educao e formao a todos os nveis. A Pedagogia da Autonomia um livro pequeno em tamanho, mas gigante em esperana e optimismo, que condena as mentalidades fatalistas que se conformam com a ideologia imobilizante de que "a realidade assim mesmo, que podemos fazer?" Para estes basta o treino tcnico indispensvel `a sobrevivncia. Em Paulo Freire, educar construir, libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal, reconhecendo que a Histria um tempo de possibilidades. um "ensinar a pensar certo" como quem "fala com a fora do testemunho". um "ato comunicante, coparticipado", de modo algum produto de uma mente "burocratizada". No entanto, toda a curiosidade de saber exige uma reflexo crtica e prtica, de modo que o prprio discurso terico ter de ser aliado sua aplicao prtica. Ensinar algo de profundo e dinmico onde a questo de identidade cultural que atinge a dimenso individual e a classe dos educandos, essencial "prtica educativa progressista". Portanto, torna-se imprescindvel "solidariedade social e poltica para se evitar um ensino elitista e autoritrio como quem tem o exclusivo do "saber articulado". E de novo, Freire salienta, constantemente, que educar no a mera transferncia de conhecimentos, mas sim conscientizao e testemunho de vida, seno no ter eficcia. Igualmente, para ele, educar como viver, exige a conscincia do inacabado porque a "Histria em que me fao com os outros (...) um tempo de possibilidades e no de determinismo"(p.58). No entanto, tempo de possibilidades condicionadas pela herana do gentico, social, cultural e histrico que faz dos homens e das mulheres seres responsveis, sobretudo quando "a decncia pode ser negada e a liberdade ofendida e recusada"(p.62). Segundo Freire, "o educador que 'castra' a curiosidade do educando em nome da eficcia da memorizao mecnica do ensino dos contedos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurarse. No forma, domestica" (63). A autonomia, a dignidade e a identidade do educando tem de ser respeitada, caso contrrio, o ensino tornar-se- "inautntico, palavreado vazio e inoperante" (p.69). E isto s possvel tendo em conta os conhecimentos adquiridos de experincia feitos" pelas crianas e adultos antes de chegarem a escola.

Para Freire, o homem e a mulher so os nicos seres capazes de aprender com alegria e esperana, na convico de que a mudana possvel. Aprender uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina. Como j referimos, embora o pano de fundo para Paulo Freire seja o Brasil, a sua filosofia de educao um clamor universal em favor da esperana para todos os membros da raa humana oprimida e descriminada. Neste sentido, afirma que qualquer iniciativa de alfabetizao s toma dimenso humana quando se realiza a "expulso do opressor de dentro do oprimido", como libertao da culpa (imposta) pelo "seu fracasso no mundo". Por outro lado, Freire insiste na "especificidade humana" do ensino, enquanto competncia profissional e generosidade pessoal, sem autoritarismos e arrogncia. S assim, diz ele, nascer um clima de respeito mtuo e disciplina saudvel entre "a autoridade docente e as liberdades dos alunos, (...) reinventando o ser humano na aprendizagem de sua autonomia"(p.105). Consequentemente, no se poder separar "prtica de teoria, autoridade de liberdade, ignorncia de saber, respeito ao professor de respeito aos alunos, ensinar de aprender" (pp.106-107). A idia de coerncia profissional, indica que o ensino exige do docente comprometimento existencial, do qual nasce autntica solidariedade entre educador e educandos, pois ningum se pode contentar com uma maneira neutra de estar no mundo. Ensinar, por essncia, uma forma de interveno no mundo, uma tomada de posio, uma deciso, por vezes, at uma rotura com o passado e o presente. Pois, quando fala de "educao como interveno", P. Freire refere-se a mudanas reais na sociedade: no campo da economia, das relaes humanas, da propriedade, do direito ao trabalho, `a terra, `a educao, `a sade(...)"(p.123), em referncia clara `a situao no Brasil e noutros pases da Amrica Latina. Para Freire, a educao ideolgica mas dialogante e atentiva, para que se possa estabelecer a autntica comunicao da aprendizagem, entre gente, com alma, sentimentos e emoes, desejos e sonhos. A sua pedagogia "fundada na tica, no respeito `a dignidade e `a prpria autonomia do educando"(p.11). E "vigilante contra todas as prticas de desumanizao"(p.12). necessrio que "o saber-fazer da auto reflexo crtica e o saber-ser da sabedoria exercitada ajudem a evitar a "degradao humana" e o discurso fatalista da globalizao", como ele to bem diz. Para Paulo Freire o ensino muito mais que uma profisso, uma misso que exige comprovados saberes no seu processo dinmico de promoo da autonomia do ser de todos os educandos. Os princpios enunciados por Paulo Freire, o homem, o filosofo, o Professor que por excelncia verdadeiramente promoveu a incluso de todos os alunos e alunas numa escolaridade que dignifica e respeita os educandos porque respeita a sua leitura do mundo como ponte de libertao e autonomia de ser pensante e influente no seu prprio desenvolvimento.

A Pedagogia da Autonomia sem dvida uma das grandes obras da humanidade em prol duma educao que respeita todo o educando (incluindo os mais desfavorecidos) e liberta o seu pensamento de tradies desumanizantes -porque opressoras. A esperana e o optimismo na possibilidade da mudana so um passo gigante na construo e formao cientfica do professor ou da professora que "deve coincidir com sua retido tica" (p18). Paulo Freire, um Professor e filsofo que atravs da sua vida no s procurou perceber os problemas educativos da sociedade brasileira e mundial, mas props uma prtica educativa para os resolver. Esta ensina os professores e as professoras a navegar rotas nos mares da educao orientados por uma bssola que aponta entre outros os seguintes pontos cardeais: a rigorosidade metdica e a a pesquisa a tica e esttica a competncia profissional, o respeito pelos saberes do educando e o reconhecimento da identidade cultural, a rejeio de toda e qualquer forma de discriminao, a reflexo crtica da prtica pedaggica, a corporeiificao, o saber dialogar e escutar, o querer bem aos educandos, o ter alegria e esperana, o ter liberdade e autoridade o ter curiosidade o ter a conscincia do inacabado... como princpios basilares a uma prtica educativa que transforma educadores e educandos e lhes garante o direito a autonomia pessoal na construo duma sociedade democrtica que a todos respeita e dignifica. Nota Final No podemos deixar de reconhecer que alm da riqueza intelectual de idias que sero a base de muitos dilogos e reflexes, este livro escrito tal como outros do mesmo autor, numa linguagem no sexista o que raro ver-se nas publicaes em lngua portuguesa. Paulo Freire demonstra a todos os falantes da lngua portuguesa, acostumados maneira masculina de ver o mundo, a qual tem mantido invisvel metade da humanidade - os seres femininos, que a lngua Portuguesa tambm nos proporciona as possibilidades do uso de linguagem que respeita a comparticipao visvel e dignificante da mulher no mundo actual. Para Paulo Freire no existe unicamente o homem, o professor, o aluno, o pai mas tambm a mulher, a professora, a aluna, a me! *Retirado do Site The Journal of Pedagogy, Pluralism & Practice.

You might also like