You are on page 1of 45

Introduo aos Princpios Histricos e Fsicos da Utilizao das Radiaes ionizantes

Dentre algumas das inmeras experincias realizadas pelos grandes fsicos da histria, uma em especial pode ser a experincia mais importante projetada para tentar explicar esses fenmenos da eletricidade foi a do fsico ingls William Crookes, envolvendo descargas eltricas em ampolas de vidro contendo um gs a baixa presso (figura 01). Crooks adaptou um condutor metlico (eletrodo) s extremidades da ampola de vidro. Na extremidade da ampola em que era aplicada a corrente eltrica, era criado um "plo negativo" e na outra extremidade, em que a corrente era recolhida, criava se um plo positivo. Esses plos negativos e positivos foram chamados de eletrodos (palavra que significa "caminho para a eletricidade". Nessa ampola, os cientistas colocavam uma substncia na fase gasosa a uma presso muito reduzida, aproximadamente 0,01 atm, e provocavam uma diferena de potencial - algo em torno de 10.000 volts podendo chegar a 1000.000 volts, entre os eletrodos. Observou-se ento que o gs (normalmente mal condutor de eletricidade) sofria uma descarga eltrica originando fenmenos surpreendentes. A primeira observao feita atravs de uma ampola de Crooks nessas condies foi a de um fluxo luminoso azulado (figura 2), denominado mais tarde de raios catdicos, que partia do plo negativo da ampola (denominado ctodo) em direo ao plo positivo (denominado nodo) e que apresentou as seguintes propriedades principais: a) Possui massa; pode mover um pequeno moinho colocado dentro da ampola de Crooks figura n 03. b) Possui carga negativa; quando submetido a um campo eltrico externo ampola, sofre desvio em direo ao plo positivo figura 4. c) Movimenta-se em linha reta; projeta na parede oposta da ampola a sombra de qualquer anteparo colocado em sua trajetria (a melhor maneira de ver a sombra do anteparo posicionar o nodo na parte superior da ampola)-figura n 5 Mais tarde, em 1897, o fsico ingls Joseph John Thomson (que realizou as experincias acima), trabalhando com o tubo de Crooks, concluiu que eles eram parte integrante de toda espcie de matria, uma vez que as experincias podiam ser repetidas com qualquer substncia gasosa. (Texto adquirido e adaptado do livro Qumica Integral Martha Reis Editora FTD)

FIGURA N 02 Tubo de Crooks

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 1

FIGURA N 05 Tubo de Crooks modificado por Joseph John Thomson para comprovar suas experincias e a comprovao da existncia do eltron.

THOMAS ALVA EDISON (Milan, EU, 1847-West Orange, 1931). Em 21 de outubro de 1879, Edison produziu a primeira lmpada eltrica, prtica, talvez a mais notvel de suas invenes. (Basta-nos apenas sentarmos junto a uma vela acesa, por alguns minutos, durante uma queda da energia eltrica, para descobrirmos at que ponto aceitamos a importncia da luz eltrica e quanto valor lhe damos.) Em anos sucessivos, Edison trabalhou para melhorar a luz eltrica e, principalmente, para encontrar modos de fazer o filamento incandescente durar mais tempo antes de "queimar se". De quebra, havia outro problema. Com o uso, a parte interna superior do bulbo da lmpada ficava enegrecida. Parecia que partculas de carvo saam do filamento e grudavam no vidro. Como era de seu costume, tentou tudo aquilo que pde pensar. Um de seus esforos, sempre nas tentativas de errar ou acertar, consistiu em soldar uma plaquinha metlica dentro do bulbo da lmpada eltrica, em cujo interior fizera vcuo (completa retirada do ar), perto do filamento, porm sem tocar nele. A plaquinha e o filamento ficaram separados por um pequeno espao de vcuo. Edison, a seguir, ligou a energia eltrica para verificar se a presena da plaquinha conseguiria preservar mais a vida do filamento incandescente e se eliminaria a emisso de partculas que enegreciam internamente o bulbo da lmpada. No conseguiu, e abandonou a tentativa. Entretanto, notara que uma corrente eltrica flua do filamento da lmpada para a plaquinha metlica, atravs do espao de vcuo. Nada, nos vastos conhecimentos de eletricidade prtica de Edison, explicava aquilo; e tudo que Edison pde fazer foi observ-lo, registrar o fato em seu livro de notas, em 1884. O fenmeno foi denominado efeito Edison, sendo sua nica descoberta nos domnios da cincia pura. Edison descobre algo muito fora de sua poca, no continuou trabalhando no caso; deixou de lado a prola, enquanto saboreava a ostra. A lmpada de Edison considerada uma das maiores invenes do mundo, juntamente com o fongrafo, o primeiro gravador, ou melhor, registrador a voz humana, produzido por Edison, que revolucionaria o mundo da msica. Edison tambm ajudou a melhorar o cinema, desenvolvendo a cmera de rolo, onde realizou seu primeiro filme O Trem Pagador. (Texto adaptado do site WWW Histria da fsica contempornea.com)

Wilhelm Konrad Roentgen, (1845 - 1923), poucos acontecimentos na histria da cincia provocaram impacto to forte quanto descoberta dos raios X por Wilhelm Konrad Roentgen, professor de fsica na Universidade de Wrzburg. "O dia 8 de agosto de 1895 pode ser considerado como a data de incio de uma nova era em fsica. Antes, os fsicos viviam ainda na era clssica" - o que diz um artigo publicado numa revista especializada, por ocasio do 501 aniversrio da descoberta. Nascido a 27 de maro de 1845 em Lennep, no Baixo Reno, Roentgen iniciou seus estudos na Holanda, pas de origem de sua me. Foi depois para a Sua, onde se formou na Escola Politcnica de Zurique, em 1866. A teve como professor o fsico e matemtico R. J. E. Clausius (1822-1888), um dos fundadores da termodinmica, cujas aulas despertaram nele o interesse pela fsica. Em seguida foi para Wrzburg e tornou-se assistente de August Kundt (1839-1894), fsico alemo conhecido pela inveno de um mtodo para determinar a velocidade do som nos gases. Roentgen lecionou fsica e matemtica em Hohenheim (1875), em Estrasburgo (1876), em Geissen (1879), e em Wrzburg (1880). Seis anos mais tarde tornou-se reitor desta ltima universidade. Em 1895, Roentgen comeou a ocupar-se dos raios catlicos (assim chamados por serem produzidos no ctodo dos tubos de vcuo) e realizou algumas experincias com tubos de vcuo elevado. Consistiam em tubos de vidro cuidadosamente esvaziados de ar, em cujo interior, em extremidades opostas, colocavam-se duas pequenas lminas. Essas lminas eram ligadas aos plos de um gerador de alta tenso. Estabelecida passagem de corrente, obtinha-se no tubo a emisso de radiao luminosa: era uma espcie de luminescncia que parecia emanar do ar rarefeito que permanecia dentro do tubo. As experincias eram feitas em laboratrios escuros, o que permitia melhor anlise das fracas radiaes produzidas no tubo. Certo dia, com o objetivo de Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 2

realizar certa experincia, Roentgen envolveu um tubo com papelo preto. Casualmente, sobre uma mesa prxima havia uma tela de papel impregnada de platinocianeto de brio em uma das faces. A cada descarga do tubo, a tela se iluminava com uma luz esverdeada. E a produo do fenmeno se verificava, quer quando a face impregnada estava voltada para o tubo, quer quando isso ocorria com a superfcie oposta. Roentgen chegou concluso de que a tela era atingida por uma radiao invisvel, capaz de transpor o obstculo representado pelo anteparo negro. Certamente deveria ser uma radiao "diferente", uma vez que o anteparo era opaco at em relao s radiaes ultravioleta. Durante as semanas sucessivas, Roentgen dedicou-se exclusivamente identificao de outras propriedades da recm-descoberta radiao. Em vista da incerteza que nutria quanto sua natureza, deu-lhe o nome de raios X. Pouco depois, Kolliker, professor em wrzburg, denominou-a raios Roentgen.

As experincias foram se intensificando. Evidentemente, a estranha radiao provinha do tubo de vcuo elevado. Roentgen pensou ento em colocar um livro entre o anteparo e a fonte de radiao. Com surpresa, verificou que o objeto projetava no anteparo apenas uma sombra leve, indcio de que os raios X conseguiam atravess-lo. Depois, experimentou colocar como obstculo sua prpria mo: esta tambm se mostrou transparente, com exceo dos ossos, que ressaltaram na sombra. Finalmente, tentou interpor uma chapa fotogrfica, que ficou impressionada, mas, revelou a presena dos dedos do experimentador, que a segurava por uma das pontas. Esta sombra tambm era diferente da projetada pela luz comum: era como se os dedos fossem, ao menos em parte, transparentes. Encenao, realizada para ilustrar a descoberta do Fsico Roentgen no seu laboratrio, onde estudava os misteriosos raios catdicos (tubo de Crooks) - figura 07; O lugar da descoberta, Instituto de Fsica da Universidade de Wurzburg; figura 09, Laboratrio do Instituto de Fsica onde Roentgen notou pela primeira vez e investigou os raios-X - figura 10; Famosa radiografia da mo de sua esposa em 1895 figuras 11

FIGURA 07

FIGURA 10

FIGURA 09

FIGURA 11 Radiografia da mo da esposa de Roentgen, demonstrando o seu anel de casamento, pode se notar que a imagem gerada no era muito ntida, mas isso seria modificado por vrios inventos, como a evoluo da fotografia, que ajudou a melhorar e muito a nitidez da imagem radiogrfica.

(Texto adaptado do livro Fundamentos de Radiologia de Squire Traduo Roberta A Novelline Editora Artmed - Texto adaptado do site WWW Histria da fsica contempornea. com)

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 3

Introduo a Teoria Atmica, composio da matria, efeitos pertencentes interao eltron com a matria
Matria definio quanto a Fsica: Matria tudo aquilo que ocupa lugar no espao e tem peso. A menor partcula da matria o tomo, que composto por Eletrosfera e ncleo. Figura abaixo. TOMO

Neutrn - Carga eltrica nula

(0)

Protn - Carga eltrica positiva (+) eletrn - Carga eltrica negativa (-)

Eletrosfera Eletrosfera - o sentido orbital que o eltron realiza em volta do ncleo. Mas cada parbola ou tambm chamada camada, tem um nmero, ou melhor, quantidade certa de eltrons por rbitas, sendo assim a rbita nunca poder manter um eltron a mais. O tomo apresenta dois estados: tomo estvel: apresenta a quantidade de eltrons igual de prtons, mantendo assim seu equilbrio eltrico. A esse tomo, denominamos tomo estvel ou equilibrado. Pois contm o nmero igual de eltrons e prtons, e o nmero certo de eltrons por camada, sendo assim no tendo a necessidade de se ligar a outro tomo, para poder se estabilizar. tomo instvel: apresenta a quantidade de eltrons menor que a quantidade de prtons, e o nmero de eltrons menor em cada ou determinada camada, sendo assim tende a ter a necessidade de se ligar a outro tomo, tornando-se eletricamente estvel. Essa caracterstica que todo tomo tem de procurar estabilizar-se, geralmente com um tomo ou algum eltron livre (sem tomo). Nota: O eltron apresenta diferentes caractersticas, essas caractersticas mudam de acordo com a rbita que executa. Energia de ligao: Essa energia responsvel em manter o eltron girando, ou melhor, orbitando em volta do ncleo, pois o ncleo exerce no eltron uma fora de atrao e repulso, sendo assim ele fica aprisionado em sua rbita, mas medida que a energia do eltron aumenta , tende a se afastar do ncleo, podendo at se desprender de sua rbita original, indo para outra rbita prxima ou distante do ncleo. Mas temos que entender que o eltron no tem a capacidade de aumentar sua energia, para se libertar, sendo assim ele precisa de uma interao de outra partcula, como por exemplo, outro eltron, ou um fton (fton a menor parte da onda eletromagntica, onde veremos mais adiante). . Energia do eltron: O eltron possui carga ou energia prpria, mas essa energia caracterstica sofre influncia do ncleo, essa influncia faz com que sua energia altere a media que se aproxima do ncleo ou afasta-se do mesmo. Ento podemos enunciar que: a) quanto mais prximo do ncleo o eltron orbitar, menor ser sua energia caracterstica, portanto maior ser a energia de ligao exercida pelo ncleo. Com isso, dificultar a sua mudana de rbita original ou seu desprendimento do prprio tomo de origem. b) quanto mais distante do ncleo o eltron orbitar, maior ser sua energia caracterstica, portanto menor ser a energia de ligao exercida pelo ncleo. Com isso, facilitar a sua mudana de rbita original ou seu desprendimento do prprio tomo de origem.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 4

Observe a figura abaixo e acompanhe a concluso:

a) o eltron da camada K o eltron que possu a maior energia de ligao, em relao ao eltron da camada L, portanto menor energia caracterstica. b) o eltron da camada L o eltron que possu a menor energia de ligao, em relao ao eltron da camada K, portanto maior energia caracterstica. Assim temos que ter em mente que quanto mais perto do ncleo o eltron est, mais energia necessitara para poder se libertar de sua rbita ou do prprio tomo em questo. Observe a figura abaixo Os pontos luminosos so tomos na ponta de uma agulha, fotografada com um poderoso microscpio eletrnico. Desde a Antiguidade sabe-se que toda a matria constituda de tomos. Estes so to minsculos que apenas em microscpios especiais podem ser vistos, dez milhes de tomos enfileirados no chegam a medir um milmetro.

Foto da ponta de uma agulha, os pontos luminosos so tomos. (Texto adaptado do livro Fundamentos de Radiologia de Squire Traduo Roberta A Novelline Editora Artmed - Texto adaptado do site WWW Histria da fsica contempornea. com, livro Fsica III Eletricidade Djalma Nunes Paran- Editora tica)

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 5

Estado dos tomos


tomo estvel para tomo ionizado para tomo estvel O tomo estvel (figura A), quando atingido por um eltron livre, proveniente de outro tomo, ou de uma corrente de eltrons livres, pode ocorrer vrias alteraes em sua eletrosfera, onde essas alteraes so proporcionais a energia cintica (movimento) que o eltron livre est no momento. Sendo assim, se o eltron livre interagir (colidir) com um eltron da eletrosfera (figura B), e a energia cintica desse eltron livre for suficientemente grande para retir-lo de sua rbita (figura C). O tomo torna-se agora tomo ionizado (tomo com ausncia de eltrons em algumas de suas camadas), onde sua carga que sempre nula (mesmo nmero de eltrons igual ao mesmo nmero de prtons) desequilibra-se, pela ausncia desse eltron, mas a natureza dos tomos leva-os a sempre procurarem a estabilidade eletrnica, por isso o tomo sem o eltron em sua camada, comea a atrair outro eltron livre (figura D), mas esse eltron livre por estar longe do ncleo possui grande quantidade de energia caracterstica (energia prpria do eltron), ento o eltron atrado, medida que se aproxima do tomo, sua fora cintica freada bruscamente, assim comea a liberar sua energia caracterstica em forma de radiao caracterstica (figura E), pois somente com essa energia diminuda, poder ocupar a rbita. E essa liberao continua at ele entrar em rbita em volta do ncleo do tomo. Completado esse processo o tomo volta (agora com o nmero de eltrons igual ao nmero de prtons) ser tomo estvel ou tomo equilibrado. (figura F) Seqncia do processo ionizante:

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 6

tomo estvel para tomo excitado para tomo estvel Um eltron livre proveniente de outro tomo ou de uma corrente de eltrons entra na trajetria do tomo estvel (figura A), e interage com um ou mais eltrons da eletrosfera (figura B), esse eltron livre passa parte de sua energia cintica para o eltron da eletrosfera, mas se a energia cintica do eltron livre no for suficientemente grande para expelir o eltron da eletrosfera para fora do tomo, ele ser atrado para outra camada inferior (figura D). Na media que o eltron da camada M se aproxima da camada L, ele por estar mais afastada do ncleo, sua energia caracterstica maior, sendo assim esse eltron para poder ocupar a camada L ter que liberar essa energia caracterstica em forma de radiao ultravioleta. (calor) (figura D). Mas como todo tomo dependendo do tipo, tem o nmero de eltrons certos para cada camada na eletrosfera, onde o eltron que saiu da camada M no pode ficar na camada L (figura C), ento esse eltron arremessado de volta, e passa por camada a camada at ser atrado pela sua de origem. (figura E). Voltando a ser estvel novamente (figura F).

(Texto adaptado do livro Fundamentos de Radiologia de Squire Traduo Roberta A Novelline Editora Artmed - Texto adaptado do site WWW Histria da fsica contempornea. com, livro Fsica III Eletricidade Djalma Nunes Paran- Editora tica - Livro Qumica Integral Martha Reis Volume nico Editora FTD)

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 7

Princpios Bsicos das Ondas Eletromagnticas


ONDAS: Definio: o movimento causado por uma perturbao, que se propaga atravs de um meio.

Classificao: Quanto a Natureza: *Ondas mecnicas: So aquelas que precisam de um meio material para se propagar e so dependendo do meio visvel ou no visvel, mas so perceptveis, e no se propagam no vcuo.

*Ondas eletromagnticas: So geradas por cargas eltricas oscilantes e no necessitam de um meio material para se propagar, podendo se propagar no vcuo, entre os espaos atmicos (entre as partculas que compem o tomo). So dependendo da freqncia, visveis ou no visveis, mas todas so de carter imperceptvel. Propagam-se no vcuo. Ex. ondas de raios X, rdio, luz, raio laser, ondas de radar, etc.

Na Figura acima podemos notar as formas de transformao das ondas, no caso o microfone transforma as ondas mecnicas produzida pela voz humana, em ondas eltricas, por sua vez o transmissor transforma em ondas eletromagnticas que percorrem longas distncias, alcanando a antena do receptor, em que o processo invertido.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 8

Quanto direo de propagao: *Unidimensionais: So aquelas que se propagam numa s direo. *Bidimensionais: So aquelas que se propagam num plano, em todas as direes *Tridimensionais: So aquelas que se propagam em todas as direes, sem a necessidade de um plano para propagarem.

Ondas Eletromagnticas
Histrico - James Clerk Maxwell (13 de Junho de 1831, Edimburgo, Esccia - 5 de Novembro de 1879, Cambridge, Inglaterra) foi um fsico e matemtico Escocs. Ele mais conhecido por ter dado a sua forma final teoria moderna do eletromagnetismo, que une a eletricidade, o magnetismo e a ptica. Esta a teoria que surge das equaes de Maxwell, assim chamadas em sua honra e porque ele foi o primeiro a escrev-las juntando a lei de Ampre, por ele prprio modificada, a lei de Gauss, e a lei da induo de Faraday. Maxwell demonstrou que os campos eltricos e magnticos se propagam com a velocidade da luz. Ele apresentou uma teoria detalhada da luz como um efeito eletromagntico, isto , que a luz corresponde propagao de ondas eltricas e magnticas, hiptese que tinha sido posta por Faraday. Demonstrou em 1864 que as foras eltricas e magnticas tm a mesma natureza: uma fora eltrica em determinado referencial pode tornar-se magntica se analisada noutro, e vice-versa. Ele tambm desenvolveu um trabalho importante em mecnica estatstica, tendo estudado a teoria cintica dos gases e descoberto a chamada distribuio de Maxwell-Boltzmann. Maxwell considerado por muitos o mais importante fsico do sc. XIX, o seu trabalho em eletromagnetismo foi base da relatividade restrita de Einstein e o seu trabalho em teoria cintica de gases fundamental ao desenvolvimento posterior da mecnica quntica.

Caractersticas das Ondas eletromagnticas: I - Relao entre Energia, Amplitude: As ondas eletromagnticas apresentam amplitudes diferenciadas pela quantidade de energia que elas propagam, essa propriedade inversamente proporcional, ou seja: a) Quanto maior a amplitude da onda, menor a energia por ela propagada; b) Quanto menor a amplitude da onda, maior a energia por ela propagada.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 9

II - Relao entre Energia, Amplitude e Distncia: Maxwell enunciou que as ondas eletromagnticas, bem como as ondas mecnicas, perdem energia inversamente proporcional distncia percorrida, deste modo a amplitude da onda tambm sofre modificaes; onda vai perdendo sua energia medida que se distncia de sua fonte de origem. Enunciado: A onda eletromagntica perde energia, quando se distncia da fonte produtora, com a relao energia igual ao inverso do quadrado da distncia E = Energia propagada pela onda em relao ao quadrado da Distncia D = Distncia da Fonte

III - Relao entre Energia, Amplitude, Distncia quanto rea atingida: Outro enunciado proposto por Maxwell foi que a rea abrangida pela onda diretamente proporcional e exponencialmente a distncia, ou seja, quanto maior a distncia maior a rea atingida pela onda eletromagntica.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 10

III - Relao entre Energia, Amplitude, Comprimento quanto capacidade de atravessar corpos slidos ou cristalinos: Quando a onda eletromagntica interage com um corpo slido ou cristalino, o fator a determinar a capacidade com que ela vai conseguir atravessar o objeto irradiado a amplitude da onda. Ondas de energia baixa possuem amplitude extensa, causando o aumento da interao da onda com as partculas que formam o objeto. Deste modo todo o objeto absorve a energia propagada pela onda, atenuando parcialmente ou totalmente. Mas ondas eletromagnticas de alta energia possuem ondas de amplitude muito diminuta, diminuindo a interao com a rede de partculas do objeto, transpassando o com facilidade, a absoro da energia baixa, permitindo a onda continuar em seu trajeto, porm sofrendo devido travessia aumento da sua amplitude e diminuio de sua energia.

IV - Relao entre Energia, Amplitude, Comprimento quanto capacidade de atravessar corpos lquidos ou cristalinos (Refletivos): Leis da Refrao e Reflexo: Reflexo: Quando ondas esfricas proveniente de uma fonte A encontram um obstculo plano, produz-se reflexo de ondas. Com esta experincia, que a velocidade e a energia (V1 e E1), so aproximadamente iguais a V2 e E2 Na figura ao lado podemos observar o princpio da Reflexo, a onda eletromagntica ao interagir com uma superfcie refletiva, sofre modificao do seu percurso inicial. Neste caso a amplitude e a energia sofrem modificaes consideradas desprezveis. Nem todas as ondas eletromagnticas sofrem reflexo, pois este fenmeno fsico depende da energia e amplitude transportada pela onda; ondas eletromagnticas de alta poder energtico possuem amplitude pequena facilitando a sua transposio sem ocorrer reflexo. Dependendo desta energia ocorre o princpio fsico denominado Refrao. Refrao: Quando o raio incidente da onda que se propaga no meio 1 (ar) com velocidade V1, incidindo na superfcie S, ela sofre refrao e passa a se propagar no meio 2 (gua) com velocidade V2. Podemos notar que na refrao a onda perde energia e velocidade, aumentando a amplitude da onda, dificultando a passagem por meios cristalinos. Deste modo a onda eletromagntica, sofre alterao (diminuio) da sua energia e aumento de sua amplitude, resultando em uma onda de baixa energia e alta amplitude, mas esta mudana de meio (ar/gua) causa a emisso desta nova onda modificada em 45 do ponto de origem. Refrao: Quando o raio incidente da onda que se propaga no meio 1 (ar) com velocidade V1, incidindo na superfcie S ela sofre refrao e passa a se propagar no meio 2(gua) com velocidade 2. Podemos notar que na refrao a onda perde energia e velocidade, aumentando a amplitude da onda, dificultando a passagem por meios slidos, cristalinos e lquidos. Em relao experincia, o raio de onda incidente denominou de feixe primrio, e o raio de onda refratado denominou de feixe secundrio.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 11

Resultado da refrao do raio primrio e a incidncia de vrios outros raios secundrios de ondas diferenciadas, no caso da luz a refrao demonstra a soma das cores primrias.

V - Relao entre Freqncia (Hz) comprimento () e Amplitude: Ao observarmos a figura ao lado, podemos analisar os componentes da onda tanto mecnica bem como eletromagntica, a medida entre uma crista e outra ou um vale e outro, denominamos de comprimento da onda (), batizada de lambda (significa a letra l em grego). Denominamos de perodo (T), o tempo necessrio para que duas cristas consecutivas passem pelo mesmo ponto, chama-se freqncia (F) o nmero de cristas consecutivas que passam por um mesmo ponto em cada unidade de tempo.

Com simples observao da figura acima, conclumos as seguintes caractersticas das ondas eletromagnticas: Enunciado: a) Quanto maior for o comprimento menor a freqncia e por conseqncia maior ser a amplitude b) Quanto menor for o comprimento maior a freqncia e por conseqncia menor ser a amplitude

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 12

Introduo a eletrodinmica e suas aplicaes na produo dos raios X


Quando duas substncias diferentes so atritadas, e depois separados, elas passam a apresentar propriedades fsicas importantes. Para ilustrar isso, atritemos a extremidade de um basto de vidro com um pano de l e depois levantemos o basto por um pequeno barbante, como mostra a figura 1a. Quando a extremidade de outro basto de vidro, atritado com um segundo pano de l, aproximada da extremidade do primeiro basto, nota-se que o basto suspenso refletido (fig. 1b). Se o pano de l aproximado, em vez do basto de vidro, o basto suspenso atritado (Fig.1c). Suspendendo-se o primeiro pano de l e aproximando-se o segundo, constata-se repulso. Conclumos que cargas eltricas de mesmo sinal se repelem e de sinais contrrios se atraem.

Em Teoria relacionam esses fenmenos com os tomos, quando a substncia sede eltrons , sua polaridade ser positiva, e a substncia que absorve esses eltrons, sua polaridade ser negativa. Condutores e Isolantes Condutores de eletricidade so os meios materiais nos quais h facilidade de movimento de cargas eltricas. Os metais, de um modo geral, so condutores de eletricidade porque neles h os chamados eltrons livres: so os eltrons mais afastados do ncleo e, por isso, esto fracamente ligados a ele. Tais eltrons deslocam-se com facilidade, abandonando o tomo quando sob ao de foras mesmo de pequena intensidade. Quando um condutor eletrizado, as cargas eltricas em excesso distribuem-se pela sua superfcie externa. Isso porque as cargas, tendo o mesmo sinal, repelem-se mutuamente (fig. 03). Isolantes de eletricidade so os meios matrias nos quais no h facilidade de movimento de cargas eltricas.Quando um isolante, como o vidro, borracha, madeira seca, etc., eletrizado, as cargas eltricas em excesso permanecem na regio em que foram desenvolvidas.(fig 4).

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 13

Lei de Coulomb: J verificamos que cargas eltricas de mesmo sinal se repelem e de sinais diferentes se atraem. Coulomb desenvolveu uma forma brilhante de medir esta fora , atravs de uma balana denominada Balana de Toro, e conseguiu enunciar a seguinte lei: A intensidade de foras de ao mtua entre duas cargas eltrica puntiforme diretamente proporcional ao produto dos valores absolutos das duas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre elas.

Campo eltrico e Potencial eltrico Introduo Para que uma partcula se movimente em um corpo inicialmente dever aparecer em suas extremidades um campo eltrico polarizado (negativo e positivo), esta diferena de polaridade cria um campo eltrico uniforme, dependendo da quantidade de carga eltrica denominada de Potencial eltrico, ao variarmos a intensidade dessas cargas a partcula movimentara ou ser repelida.

Podemos concluir que ao aumentarmos a diferena de potencial, aceleramos a velocidade do eltron dentro do campo eltrico, desta forma que conseguimos fazer com que os eltrons percorram os fios eltricos, a Diferena de Potencial eltrico conhecida como tenso eltrica, a unidade de medida o Volt (V) em homenagem ao inventor da pilha eltrica Volter.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 14

Corrente eltrica: Vivemos na era da Eletricidade. Casas e fbricas so iluminadas graas eletricidade; comunicaes por telefone, rdio, telex, fax e televiso tambm dependem dela; suas aplicaes estendem-se desde os delicados aparelhos de medida e controle at gigantescos fornos e usinas eltricas. O papel de grande importncia que a Eletricidade desempenha na vida moderna baseia-se em um fato experimental, aparentemente banal: as cargas eltricas podem se mover atravs da matria. Enunciado: Cargas eltricas em movimento ordenado (eltrons) constituem a corrente eltrica. Duas condies devem existir para que se possa estabelecer uma corrente eltrica, entre dois pontos: 1 Deve haver um percurso entre os dois pontos, ao longo do quais as cargas possam se movimentar, a maior ou menor facilidade de movimento das cargas eltricas atravs de um corpo depende da sua natureza. 2 Deve existir uma ddp (diferena de potencial) entre dois pontos.

O percurso que as cargas eltricas (eltrons) so denominado circuito eltrico, e para que as cargas possam circular deve existir entre as extremidades uma DDP (diferena de potencial eltrico) um plo negativo e outro positivo. Para o nosso estudo utilizaremos o sentido real da corrente eltrica (negativo para o positivo). Os fios (cobre ou alumnio) facilitam a passagem dos eltrons, porm durante esta passagem geram o efeito Joule (calor), quando no bem calculado pode acarretar aquecimento provocando incndios diversos. Quando este percurso interrompido, ou seja, separados dizemos que o circuito est aberto.

Intensidade da Corrente eltrica


Os condutores que oferecem mais interesse para o nosso curso so os metlicos. Mantendo - se a ddp nas extremidades de um fio metlico, origina-se um campo eltrico exercendo foras nos eltrons livres, que, ento abandonam os tomos e movimentam-se no sentido do campo eltrico. A carga eltrica do eltron 1,6 x 10-19 C (Coulomb), que equivale a 1 A (medida estabelecida e em homenagem ao fsico Ampre). Esta unidade foi estabelecida pela SI (sistema internacional), mas na Radiologia Mdica utilizado o seu submltiplo o miliampre (mA) que significa um ampre dividido por mil (1 A/1000). O movimento desses eltrons dentro do filamento gera os eltrons livres para interagir e produzir os raios X.

Resistores e o Efeito Joule


Resistores so elementos de circuito que consomem energia eltrica, convertendo-a integralmente em energia trmica. Quando se estabelece uma corrente eltrica em um resistor ocorre o choque dos eltrons livres contra seus tomos. O estado de agitao trmica dos tomos aumenta, determinando uma elevao da temperatura do resistor. Esta cresceria gradativamente at a fuso do resistor, se no houvesse troca de energia trmica (calor) com meio ambiente. Em um resistor, toda a energia eltrica que ele recebe dissipada, isto , transforma-se em energia trmica. A converso de energia eltrica em energia trmica recebe o nome de efeito Joule. Muitas vezes o efeito Joule indesejvel, como por exemplo, nas linhas de transmisso de energia eltrica. Em outras ocasies, essa transformao nos interessa como nos aquecedores e nas lmpadas incandescentes. Para tais situaes que dispomos dos resistores. Os fios metlicos, enrolados em uma forma de hlice, existentes nos chuveiros eltricos e o filamento de tungstnio das lmpadas incandescentes so exemplos de resistores. Quem desenvolveu e a medida da resistncia eltrica recebeu seu nome foi OHM, estudioso e Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 15

desenvolvedor dos clculos que ajudaram em muito o estudo e o desenvolvimento de telgrafos mais eficientes. Mas os resistores quando esto no vcuo absoluto (ausncia de oxignio), geram um efeito denominado de efeito Edson. Batizado deste modo devido a ser descoberto, porm no estudado por ele.

Efeito Edison
Um de seus esforos, sempre nas tentativas de errar ou acertar, consistiu em soldar uma plaquinha metlica dentro do bulbo da lmpada eltrica, em cujo interior fizera vcuo (completa retirada do ar), perto do filamento, porm sem tocar nele. A plaquinha e o filamento ficaram separados por um pequeno espao de vcuo. Edison, a seguir, ligou a energia eltrica para verificar se a presena da plaquinha conseguiria preservar mais a vida do filamento incandescente e se eliminaria a emisso de partculas que enegreciam internamente o bulbo da lmpada. No conseguiu, e abandonou a tentativa. Entretanto, notara que uma corrente eltrica flua do filamento da lmpada para a plaquinha metlica, atravs do espao de vcuo. Nada, nos vastos conhecimentos de eletricidade prtica de Edison, explicava aquilo; e tudo que Edison pde fazer foi observ-lo, registrar o fato em seu livro de notas, em 1884. O fenmeno foi denominado efeito Edison, sendo sua nica descoberta nos domnios da cincia pura. Edison descobre algo muito fora de sua poca, no continuou trabalhando no caso; deixou de lado a prola, enquanto saboreava a ostra. Isto acontece devido ao efeito de ionizao, que causa a liberao de um eltron, como dentro da lmpada existe vcuo absoluto, os eltrons ficam flutuando em volta do filamento da lmpada, quando a corrente cortada os eltrons voltam para o interior do resistor, no caso quando o resistor estiver em vcuo absoluto ele denominado de filamento. Quanto maior for intensidade de corrente eltrica no interior do filamento maior ser o nmero de eltrons flutuando a sua volta.

Interao eltron com a matria: Ampola produtora de raios x 1 fase.


Na Primeira fase da utilizao da ampola produtora de raios X, no existia o filamento (resistor em autovcuo), deste modo o nico controle existente nos primrdios da radiologia era o da quilovoltagem (Kv). A ampola possua somente dois eletrodos, e se tornava muito perigosa em mos no treinadas, impossibilitando a sua utilizao por mdicos. A alta tenso utilizada checava a casa dos 1.000.000 Volts, muitas pessoas foram eletrocutadas ou queimadas. (Funcionamento: Quando aplicvamos a alta tenso no plo positivo (anodo) e no plo negativo (catodo), gerava entre as placas, anodo e catodo) um forte campo eltrico uniforme, esse campo eltrico acelerava os eltrons ao encontro do anodo, a interao dos eltrons com a matria no anodo gerava os seguintes processos: Ionizao: Este processo j conhecido do aluno gera a emisso de radiao caracterstica, o termo caracterstica denominado pela capacidade de cada material quando interagido com os eltrons de emitir radiao na freqncia luminosa ou invisvel, no caso do tungstnio h emisso de poderosos Raios X. Excitao: Neste processo o eltron muda de camada, provocando a emisso de Radiao Infravermelha (calor), os processos de ionizao e excitao so simultneos na proporo de um por cento de ionizao e noventa e nove por cento de excitao.

Interao eltron com a matria: Ampola produtora de raios x 2 fase.


Com o avano da fsica na rea de eletrodinmica (cincia que estuda a eletricidade e seus efeitos), descobriram que a quantidade de radiao estava diretamente ligada, ao nmero de eltrons, ento surgiram vrios estudos a
Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 16

respeito, um deles realizado por Googlin (fsico) descobriu que aumentando o nmero de eletros interagindo com o anodo aumentava a quantidade de radiao exposta ao paciente e aumentava o poder de penetrao, com a utilizao de uma faixa de alta tenso de baixo risco. Deste modo a ampola agora possua um filamento (resistor no vcuo), que gerava eltrons livres que eram direcionados e acelerados pelo campo eltrico uniforme.

Neste sistema, utiliza-se um filamento, como ns aprendemos o resistor no vcuo possui caractersticas bem diferentes, por estar fora do contato com o oxignio, ele pode alcanar temperaturas em torno de 2700C, nesta temperatura o metal emite radiao luminosa, em que a cor depende do tipo do material. No entanto o processo de ionizao no resistor ambiente permite a passagem dos eltrons pelo condutor, no filamento muito desses eltrons se libertam do filamento, flutuando em volta, formando uma nuvem eltrica, denominado de eltrons livres. Podemos notar na figura ao lado como o resistor se comporta, no ambiente (contato com o oxignio) a passagem dos eltrons gera calor, podendo chegar at 800 C, dependendo do material, mas ele no chega ao ponto de fuso para emitir luz por causa do oxignio que deteriora o material, e no h eltrons livres. Agora, quando o resistor colocado em uma ampola de vidro e encerrado a vcuo (resistor filamento) ele pode alcanar dependendo do material a temperatura prxima de 2700 C. Analisando a ultima figura podemos perceber que aumentando a intensidade da corrente eltrica, aumentamos o nmero de eltrons livres em volta do filamento. medida que aumentamos a intensidade de corrente eltrica, aumentamos o poder de ionizao e excitao ao seu ponto mximo. O controle existente no aparelho produtor de raios X denominado de corrente de filamento, medido em miliampere, na linguagem tcnica radiolgica os profissionais o chamam de foco, grosso quando a corrente varia entre 150 a 500mA e de foco fino quando a corrente varia entre 50 a 100mA. A quantidade de eltrons livres na ampola produtora de raios x vai determinar a quantidade de radiao aplicada ao paciente. Com a utilizao do filamento, diminuiu em muito a alta tenso, proporcionando deste modo a utilizao hoje em dia do aparelho produtor de raios X, nos hospitais clnicas, etc. Mesmo com a utilizao do filamento ainda deve-se tomar muito cuidado com a alta tenso utilizada.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 17

Fontes Naturais e Anaturais de emisso de radiao


Introduo: A Radioatividade e as radiaes ionizantes no so percebidas naturalmente pelos rgos dos sentidos do ser humano, diferindo-se da luz e do calor. Talvez seja por isso que a humanidade no conhecia sua existncia e nem seu poder de dano at os ltimos anos do sculo XIX, embora fizessem parte do meio ambiente. Fontes: Na natureza existem muitas fontes de emisso radioativa, mas o homem conseguiu gerar outros compostos de emisso radioativa a partir de compostos j existentes na natureza. Ento a definio de fontes radioativas mudou completamente, hoje temos as seguintes definies: Fontes Naturais: So as fontes de emisso de radiao que no necessitam de uma fonte de energia externa para produzirem essas emisses. Tais fontes podem ser encontradas na natureza ou modificadas pelo homem. Exemplo de fonte natural (retirada da natureza) urnio no enriquecido e modificados pelo homem o Csio, o mesmo elemento que por descaso causou o acidente em Goinia. Fontes Anaturais: So fontes que necessitam de energia externa para gerarem a emisso de radiao, exemplo o aparelho produtor de raios X hospitalares e industriais, esta ampola converte a alta tenso e a corrente eltrica aplicadas a ela em emisso de radiao, denominados de Raios X. Iniciaremos pelo protocolo didtico (continuao da matria) com as fontes de emisso de radiao no naturais.

Fontes de emisso de radiao no naturais.


Existem vrias formas de gerar radiao com a utilizao da eletricidade, alm das ampolas temos os aceleradores de partculas (utilizados pelos Fsicos para descobrirem a origem ou modificar determinados elementos), aceleradores lineares utilizados em radioterapia (estes aceleradores foram desenvolvidos para tentar superar ou inibir a utilizao de fontes naturais). Mas ainda as fontes naturais so muito utilizadas na sade bem como na rea industrial.

Esquema Simplificado de um acelerador Linear.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 18

Esquema simplificado demonstra a utilizao do campo eltrico uniforme para acelerar os eltrons aumentando a sua interao, este tipo de equipamento pode ser usado na radioterapia e na rea industrial.

Fonte de emisso de Radiao Anatural:


Elementos constituintes, e bases eltricas e funcionais dos elementos da ampola produtora de raios x de anodo fixo.

A modificao realizada no tubo de Crooks graas descoberta do efeito termoeltrico (efeito Edson), Figura abaixo. Este modelo foi largamente utilizado na radiologia mdica, mas com o aumento da utilizao desgastavase rapidamente, com o avano da tecnologia, surge ampola com o anodo giratrio, que veremos na continuao em breve. Mas o anodo fixo (figura ao lado) ainda hoje utilizado na fabricao dos aparelhos de raios x portteis. Mas com os avanos tecnolgicos a ampola de anodo fixo foi trocado pela ampola de anodo giratrio, que proporcionou o aumento do tempo de exposio, bem como a vida til da ampola.

Funes relacionadas aos elementos da ampola produtora de raios X de anodo fixo.

Catodo Tem como funo inicial promover proteo contra choques mecnicos ao delgado filamento, mas em segunda funo serve como campo eltrico com polaridade negativa, repelindo os eltrons e forando-os a irem ao encontro do anodo (polaridade s aparecer quando a alta quilovoltagem for aplicada entre o anodo e o catodo), seu formato em U, tem como terceira funo, focar (mirar, direcionar) os eltrons na regio do anodo chamada Alvo. Geralmente composto de nquel misturado com tungstnio, para suportar altas temperaturas impostas pelo filamento, aquecido devido passagem da corrente eltrica (eltrons com movimentos ordenados e unidirecionais, dentro do metal condutor da composio do filamento). O catodo se estende ao lado de fora da ampola, de maneira a produzir conexes eltricas.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 19

Filamento O filamento tem como funo gerar eltrons livres atravs do efeito de ionizao, juntamente com esse efeito ocorre tambm excitao gerando calor, essa proporo de 1% para o primeiro efeito e 99% para o segundo. Portanto o filamento pode chegar dependendo do tempo de utilizao a altssimas temperaturas. O filamento composto de um fio de tungstnio enrolado na forma de uma espiral, com aproximadamente 1,5 mm de dimetros e de 10 a 15 mm de comprimento. montado em um prendedor chamado catodo, aproximadamente com 2,5 cm longe do anodo. Os fios do filamento se estendem ao lado de fora da ampola, de maneira a produzir conexes eltricas. Quando aquecido o filamento se ilumina (incandesce) da mesma forma que o filamento de uma lmpada comum, onde o mesmo no aquecido para produzir luz (conseqncia), mas gerar eltrons livres (ionizao). O aquecimento do filamento realizado pela passagem da corrente eltrica (eltrons com movimentos ordenados e unidirecionais, dentro do metal condutor da composio do filamento). Essa corrente eltrica medida em millimaperes (mA).

Anodo O anodo tem com primeira funo servir de alvo para os eltrons acelerados pelo campo eltrico, entre o catodo e o anodo, os eltrons so direcionados a chocar-se com a regio denominada Alvo. Em segunda funo, gerar os raios x, atravs do efeito ionizante, emisso da radiao caracterstica (raios x) e calor efeito excitante. comumente formado de um bloco de cobre (corpo), o qual estende se um dos lados ao centro do tubo. Uma placa de tungstnio macia de aproximadamente 10 a 15 mm quadrados e 3 mm de espessura se localiza na face anterior da ampola, denominado Alvo. Este Alvo responsvel por servir de alvo aos eltrons acelerados por diferena de potencial entre o anodo e catodo, (origem da denominao), gerando os raios x por interao dos eltrons com a matria (sendo esse efeito j estudado no captulo anterior). A ampola localiza-se na parte constituinte do aparelho produtor de raios X, denominado cabeote, figura abaixo, onde no prprio cabeote localizam-se os controles de movimentao e freios eletromagnticos de sustentao posicional do aparelho produtor de raios x. O mesmo deve ser manuseado com extrema cautela, evitando impactos mecnicos, pois o excesso de impactos pode causar srios danos ao filamento da ampola. Onde de todos os componentes constituintes do aparelho produtor de raios x, ela a ampola, representa cinqenta por cento do valor monetrio total.

Figura do cabeote, demonstrando os botes e comandos para a movimentao e receptculo da ampola produtora de raios X.

Funcionamento da Ampola produtora de raios x No momento que aplicarmos corrente eltrica no filamento, comea a aquecer, devido movimentao dos eltrons no interior do filamento (corrente eltrica), causa dois efeitos distintos: Efeito ionizante: Devido ao choque dos eltrons provenientes da corrente eltrica aplicada ao filamento, faz com que os tomos pertencentes ao filamento, comecem a liberar eltrons, que flutuam em volta do filamento, quanto maior for o nmero de eltrons percorrendo o filamento maior ser o nmero de eltrons livres. Efeito excitante: O mesmo choque que causa o efeito ionizante, tambm causa o efeito excitante, que faz com que o tomo pertencente ao filamento fique excitado, liberando radiao ultravioleta (calor). Os eltrons flutuantes em volta do filamento, no se espalham, devido ao formato do catodo, que os contm de forma a
Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 20

comprimi-los em volta do filamento. Essa mesma forma, providncia a exatido necessria, para que o eltron interaja somente com o Alvo do Anodo, a nica parte da mesma confeccionada de tungstnio, ao contrrio destruiria o anodo. No momento em que aplicada entre o catodo e o anodo a alta voltagem, cria-se o campo eltrico uniforme, forando os eltrons que esto livres a irem de encontro ao alvo do anodo. Isso acontece da seguinte forma: Catodo carga negativa: Ficando o catodo com polaridade negativa (igual a do eltron), repele violentamente os eltrons em direo ao anodo com carga positiva, ao sarem do catodo so atrados pelo anodo (carga positiva). Anodo carga positiva: Com o choque dos eltrons no alvo do anodo, geram dois efeitos distintos: Efeito ionizante: Gera a emisso de radiao caracterstica (nome dado em relao ao material bombardeado), no caso do tungstnio, emite radiao caracterstica na freqncia dos raios X. Efeito excitante: Efeito esse que poder se no controlado, corromper a estrutura vtrea (vidro) da ampola produtora de raios x, pois gera emisso de radiao ultravioleta (calor), aquecendo o anodo em demasia, vaporizando o metal que ir acomodar-se no viro em volta do anodo. Processo esse chamado de metalizao da ampola produtora de raios x. Anodo giratrio: O anodo fixo por causa do que acabamos de entender no pode agentar tempos elevados de emisso radioativa, assim os fsicos e engenheiros confeccionaram um sistema novo, onde o anodo gira, proporcionando um campo sempre frio, aumentando o tempo de emisso radioativa. Nota do autor: - Esse conhecimento, em separado da ampola produtora de raios x, bem como outros fatores componentes do contexto geral do curso, visa contornar a grande falha proporcionada pelos despreparados cursos tcnicos em radiologia mdica, onde atravs de pesquisas, me mostrou grande dificuldade de entendimento Fsico nesta abrangente rea. As escolas esto em grande maioria, diminuindo elementos bsicos e fundamentais para o aprimoramento desses futuros profissionais, causando o desconforto presenciado por mim, no caso da falta da utilizao do aferimento mtrico da rea a ser radiografada, no por causa da existncia do aferidor (expessmetro), mas pelo desconhecimento tcnico fsico dos componentes utilizados no meio radiolgico. Gerando a aplicao de tais doses sem o menor aferimento, dosando os fatores tcnicos a bom gosto, isso meus alunos desrespeitar o termo chamado profissional nas reas tcnicas radiolgicas, e o pior desrespeitar a vida humana, paciente o foco da nossa existncia. Aplicar os fatores tcnicos, sem o devido aferimento, retornar a era medieval, poca onde espada e a sorte reinava absoluta sobre a razo fsica do universo, onde a razo filosfica trocada por razes contrria as da Fsica. Tornando o controle do aparelho produtor de raios X, um simples jogo de adivinhar a tcnica, em que o paciente como foco central desumanamente desconsiderado.

Fontes de emisso de radiao naturais.


A radioatividade nos cerca a milhes de anos, existe na atmosfera, proveniente do cosmo (emisses de radiao provenientes do espao), de minrios (urnio natural) encontrados na natureza. Portanto o conceito de fonte natural era caracterizado pelos minrios retirados da natureza. Quando o homem comeou a estudar esses minrios (Madame Curie, Bequerell, etc.), e atravs de processos qumicos alteraram sua composio e gerou outros minrios que no existiam at ento na natureza (csio, cobalto, etc.), deste modo, mudaram completamente a definio de fontes naturais de radiao, sendo denominada de fonte natural, aquela que emite radiao sem a necessidade de energia externa. Dentro das fontes naturais acontece um processo denominado decomposio, ou seja, a fonte vai literalmente se decompondo, o tempo que dura esta decomposio denominada de radioatividade. Foram classificados com istopos radioativos.

Istopos Radioativos Istopos so tomos de um elemento qumico cujos ncleos tm o mesmo nmero atmico "Z", mas diferentes massas atmicas, "A". A palavra istopo, que significa "no mesmo stio", vem do fato de que os istopos se situam no mesmo local na tabela peridica. O nmero atmico corresponde ao nmero de prtons num tomo. Assim, os istopos de certo elemento contm o mesmo nmero de prtons. A diferena nos pesos atmicos resulta de diferenas no nmero de nutrons nos ncleos atmicos. Na
Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 21

nomenclatura cientfica, os istopos so designados pelo nome do elemento seguido por um hfen e pelo nmero de ncleos (prtons e nutrons) no ncleo atmico (ex: ferro-57, urnio-238, hlio-3).
Radiao versos Radioatividade No podemos confundir radiao com radioatividade, a primeira relaciona-se com a emisso de ondas eletromagnticas (Raios X e Gama), a segunda relaciona-se com o tempo pela qual o minrio ficar se decompondo e emitindo partculas e radiao eletromagntica. Exemplo o csio que sua decomposio ou radioatividade perdura por aproximadamente trezentos anos. Alguns istopos Radioativos Histricos Rdio-Metal de smbolo Ra, nmero atmico 88, massa atmica 226, 05, descoberto em 1898 por P. e M.Curie, dotado de intensa radioatividade. O rdio um metal alcalino terroso, que funde a 700 C. Muito raro na natureza, extrado da pechblenda. Desintegra-se com uma vida mdia de 1620 anos, produzindo uma emanao gasosa de hlio e de radnio. Esse ltimo, tambm radioativo, transmuta-se no polnio que, por uma srie de novas desintegraes, conduz finalmente ao chumbo 206. As radiaes alfa, beta e gama emitida pelo rdio so dotadas de grande poder bactericida e sua ao fisiolgica acarreta a destruio dos tecidos e a suspenso da mitose, donde diversas aplicaes teraputicas (curieterapia). Trio-Metal raro de smbolo Th, nmero atmico 90, massa atmica 232, 038, branco, cristalino, de densidade 12, 1, e que funde a 1700C, aproximadamente, extrado da torita. Urnio-Metal de smbolo U, nmero atmico 92, massa atmica 238, 07, e densidade de 18, 7, extrado do xido de urnio. ltimo elemento natural da classificao peridica, o urnio foi isolado em 1841 por Pligot. Trata-se de um slido cinza-ferro, que funde a 1800C e se oxida facilmente. O xido uranoso, ou urano, UO2, um slido negro, de propriedades bsicas, a que correspondem os sais uranosos, verdes. O anidrido urnico, UO3, alaranjado, anftero (Anftero ou anfotrico, de acordo com a Teoria cida-base de Bronsted-Lowry, a substncia que se pode comportar como um cido ou como uma base, dependendo do outro reagente) e produz, em reao como cidos, sais de uranila (pois contm o radical UO2). Tais sais so amarelos e dotados de fluorescncia verde. O UO3 d tambm, ao reagir com as bases, os uronatos, como o Na2UO4; este, incorporado ao vidro, resulta no vidro de urnio, que se torna fosforescente sob a ao de raios ultravioletas. O minrio de urnio mais importante a pechblenda, ou uraninita, U3O8. Existem, todavia, muitos outros, que vm sendo ativamente extrados. Foi no urnio que Henri Becquerel descobriu a radioatividade. O produto natural uma mistura de trs istopos, entre os quais o U238, mais abundante, gerador da famlia do rdio, e o U235, gerador da famlia do actnio. Sob a ao de nutrons, o urnio 238 pode transformar-se em plutnio, e o urnio 235 pode sofrer fisso nuclear. Em virtude da baixa concentrao do urnio em seus diversos minrios (em geral menos de 1%), os tratamentos metalrgicos compreendem inicialmente uma concentrao fsica e, depois, uma concentrao qumica dos sais de urnio. Aps a purificao do concentrado, o metal elaborado, a partir do tetra fluoreto, por reduo metalotrmica pelo magnsio ou pelo clcio. afinado por refuso a vcuo antes de enformado e tratado termicamente. O urnio utilizado, sobretudo como combustvel nos reatores nucleares (barras, tubos, anis); seja em estado puro, seja em liga como o molibdnio, ou ainda em compostos refratrios (xido, carboneto). Pode tambm ser enriquecido num istopo fssil, principalmente pelo processo seletivo da difuso gasosa do hexafluoreto atravs de paredes porosas, ou pelo processo de ultracentrifugao. Polnio-Metal de smbolo Po, radioativo, de nmero atmico 84, massa atmica 210, que acompanha geralmente o rdio. Radiaes emitidas pelas fontes naturais.
Pgina 22

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

As Fontes naturais emitem radiao e possuem radioatividade, diferentemente das fontes Anaturais emitem radiao porem no possui radioatividade. Portanto as fontes naturais emitem trs tipos radiao: Radiao Alfa uma partcula formada por um tomo de hlio com carga positiva. A distncia que uma partcula percorre antes de parar chamada alcance. Num dado meio, partculas alfa de igual energia tm o mesmo alcance. O alcance das partculas alfa muito pequeno, o que faz que elas sejam facilmente blindadas. Uma folha fina de alumnio barra completamente um feixe de partculas de 5MeV. A inalao ou ingesto de partculas alfa muito perigosa. Radiao Beta tambm uma partcula, de carga negativa, o eltron. Sua constituio feita por partculas betas que so emitidas pela maioria dos nucldeos radioativos naturais ou artificiais e tem maior penetrao que as partculas alfa. O 32 P emitem radiao beta at 1,7 Mev com uma penetrao mdia de 2 a 3 mm na pele, e alcana, em pequena proporo, 8 mm. Se o emissor beta ingerido, como acontece nos casos de diagnstico e teraputico, os efeitos so muito mais extensos. Radiao Gama uma onda eletromagntica. As substncias radiativas emitem continuamente calor e tm a capacidade de ionizar o ar e torn-lo condutor de corrente eltrica. So penetrantes e ao atravessarem uma substncia choca-se com suas molculas. A radiao gama tem seu poder de penetrao muito grande. Sua emisso obtida pela maioria, no totalidade, dos nucldeos radioativos habitualmente empregados. Quando a fonte de material radioativo for beta ou gama necessria colocao de uma barreira entre o operador e fonte.

Desintegrao dos istopos radioativos.


Podemos compreender o significado de desintegrao quanto fsica radiolgica, iniciando pelas aulas anteriores, em que aprendemos sobre a matria, sua diviso e composio. Conclumos que a menor parte denominada tomos constituem tudo que existe no universo, e encontra-se em dois estados: Estveis Quando o nmero de prtons (+) e eltrons (-) igual. Instveis Quando o nmero de eltrons (-) menor que o nmero de prtons (+) Neste ltimo caso, aprendemos que os tomos instveis so denominados IONS, quando perdem eltrons ANIONS + , ou quando apresentam excesso ou facilidade de desprender eltrons (metais) CATIONS -. Mas a natureza fora estes tomos a se estabilizarem, ento alguns tomos se unem com outros complementando suas diferenas, a este tipo de estabilizao denominamos de estabilizao por doao ou compartilhamento de eltrons. Existem outras substncias, denominadas radioativas, que ocorre um processo ainda pouco conhecido no seu interior, chamado de desintegrao. Este processo faz com que os tomos se separem, desmontando atomicamente toda a sua estrutura inicial, durante esta, so emitidos trs tipos de radiaes alfa, beta e gama. Tipos de desintegrao atmica. A desintegrao atmica foi observada por Rutherford em 1900, inclusive ele e outros cones da fsica (Curie, Becquerel, etc.), proporo vrias teorias, muitas so utilizadas nos dias de hoje, mas outras foram derrubadas e substitudas por outras, mas aplicveis. Desintegrao artificial: O homem utiliza fontes naturais, para bombardear outras substncias no radioativas, aps este processo a substncia pode reagir por um perodo longo ou curto de emisso radiativa (alfa, beta e gama). Ex: desintegrao do Urnio 235, originando outros istopos radioativos como csio, cobalto etc. Desintegrao espontnea: observada em elementos com massa atmica geralmente maior que duzentos e que apresentam certa instabilidade nuclear, geralmente apresentam um perodo de radioatividade pequeno. Ex: rdio, urnio (natural), actnio, polnio etc.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 23

Desintegrao por Fisso nuclear: A fisso nuclear baseia se na interao de um nutron com o ncleo do tomo, neste ponto o ncleo se separa, emitindo um nutron que ir realizar este interao novamente, semelhante seqncia de bolinhas de bilhar, liberando uma grande quantidade de energia de uma s vez. Ex Bomba de Hiroshima Desintegrao por Fuso nuclear: A fuso nuclear o processo inverso da fisso nuclear. Fundamentalmente consiste na unio de dois ncleos, para dar origem a um terceiro. Nesta reao h maior liberao de energia que na fisso. Infelizmente o homem no conseguiu ainda gerar esta fuso por muito tempo, se conseguir, resolvera todos os problemas de energia do planeta. Conceito de atividade Atividade a grandeza utilizada para expressar a quantidade de um material radioativo e representa o nmero de tomos que se desintegram, por unidade de tempo. A unidade empregada o becquerel (Bq). Uma taxa de desintegrao por segundo, i dps, definida como sendo igual a 1 Bq. Antigamente era utilizada uma unidade chamada de Curie (Ci), que equivale a 37 bilhes de dps ou 3,7 x 1010 Bq. Decaimento radioativo A atividade de uma amostra diminui ou decai com uma taxa fixa que uma caracterstica de cada radionucldeo. O tempo necessrio para que esta atividade diminua para a metade do seu valor inicial denominado de meia vida fsica (T ). Por exemplo, o 131I tem uma meia vida fsica de aproximadamente 8 dias. Uma atividade de 1000 Bq de 131I ter decado para 500 Bq aps 8 dias, para 250 Bq aps 16 dias, para 125 Bq aps 24 dias e assim sucessivamente. Efeitos fsicos da interao das ondas eletromagnticas com a matria INTRODUO: Albert Einstein - Fsico alemo fugiu para os EUA, devido ao nazismo, recebeu o prmio Nobel em 1921, por desenvolver uma nova teoria para as ondas eletromagnticas, denominado Efeito Fotoeltrico. E introduzir a teoria dos quantas, denominado como fton a menor parte da onda eletromagntica. Este efeito foi de grande utilidade para o estudo dos raios X. Definiu e conseguiu provar que o fton no possuiu massa, e sim energia, pacotes de energia, esta energia est relacionada energia da onda eletromagntica. Esta energia doada para o eltron que se desprende do tomo. A partir desta afirmao analisamos os efeitos da seguinte maneira: Para ondas eletromagnticas em propagao utilizamos os enunciados de Maxwell, e para interao das ondas eletromagnticas com a matria utilizamos os enunciados de Albert Einstein. Efeitos Compton, Thompson e Fotoeltrico, com base nas ondas eletromagnticas (Maxwell)

Efeito foto eltrico: A energia das ondas eletromagnticas aplicadas ao objeto (paciente) totalmente absorvida pela regio irradiada, deste modo os tomos desta regio sofrem o processo de ionizao (perda de eltrons e alterao da substncia) e excitao gerao de calor. Este efeito prejudicial ao paciente. Devido s ondas serem de baixa energia e amplitude alta, no consegue atravessar as estruturas facilmente, ionizando e excitando totalmente.

Efeito Compton: A energia das ondas eletromagnticas aplicadas ao objeto (paciente) parcialmente absorvida pela regio irradiada, deste modo 50% interage e ioniza os tomos da regio e o restante (50%) muda de direo e espalha se pelo ambiente. Essas ondas so de mdia energia, sofrendo o processo de Refrao.
Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 24

Efeito Thompson: A energia das ondas eletromagnticas aplicadas ao objeto (paciente) muito alta, e de baixa amplitude, ultrapassando facilmente a regio irradiada, devido a sua pequena amplitude somente uma pequena parte, cerca de 1 a 2% ioniza os tomos e gera calor o restante continua em direo perpendicular (reto).

Albert Einstein desenvolveu a teoria denominada Quanta, este enunciado, trazia uma assombrosa realidade nunca estudada, ou prevista pela Fsica contempornea, a introduo de uma nova formulao para as ondas eletromagnticas, maravilhosamente estudadas e enunciadas anteriormente pelo fsico Maxwell, mas devido a um acontecimento fsico, a emisso de eltrons por um metal quando incidido pela luz encerrado no vcuo, que as leis enunciadas anteriormente sobre as ondas eletromagnticas sofreram um impacto por no conseguirem explicar tal fenmeno. Ento entra o celebre gnio de cabelos embaraados, que desenvolveu a teoria de que a luz no se propagava de forma ondulatria somente, mas possua partculas sem peso, da forma de pequenos pacotes de energia, foi denominado de fton, e considerado a menor parte da onda eletromagntica. A analise realizada por Einstein do efeito fotoeltrico foi primeira demonstrao da impossibilidade de se utilizar a teoria ondulatria da luz para explicar certos fenmenos. (Fsica, D. HALLIDAY & R. RESNICK pagina 278) Figura ao lado. Devido a essa descoberta, a forma de tratar a emisso de radiao foi alterada, portanto quando estivermos tratando da emisso entre o paciente e a fonte, propagao das ondas, utilizaremos os enunciados de Maxwell sobre ondas eletromagnticas. No momento da interao paciente-radiao, utilizaremos os enunciados de Albert Einstein. As teorias de Albert, no conseguiram derrubar totalmente as teorias de Maxwell, devido ao fato de no conseguir explicar o eletromagnetismo, gerado por um solenide (bobina feita de vrios fios enrolados sobre uma forma cilndrica), e deste modo a fsica contempornea deu lugar a fsica quntica, que mudaria de uma maneira brusca, iniciando os estudos para o homem desvendar o BIG BEM. Mas tarde muita das teorias desenvolvidas pelo famoso cientista derrubada quando um astrnomo prova que o universo est em um constante dilatar. Mesmo muitas de suas teorias serem derrubadas, muitas outras esto sendo comprovadas, como a teoria de que a luz possui peso e so atrada pela gravidade, deste modo os astrnomos conseguem perceber pelo desvio da luz a localidade de possveis planetas. Efeito foto eltrico (Fton > matria): O fton proveniente de uma emisso de radiao (de qualquer fonte Anatural (raio X), ou natural (gama), interage com o tomo equilibrado (mesmo nmero de prtons e eltrons), no momento da interao o eltron absorve totalmente o fton, aumentando a sua energia caracterstica se
Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 25

libertando do tomo, atravs denominado INONIZAAO.

do

processo

Efeito foto eltrico (Ondas eletromagnticas > matria): A energia das ondas eletromagnticas aplicadas ao objeto (paciente) totalmente absorvida pela regio irradiada, deste modo os tomos desta regio sofrem o processo de ionizao (perda de eltrons e alterao da substncia) e excitao gerao de calor. Este efeito prejudicial ao paciente. Devido s ondas serem de baixa energia e amplitude alta, gera ftons de baixa energia e velocidade, deste modo, no consegue atravessar as estruturas facilmente, ionizando e excitando totalmente a regio interagida. Interao das ondas eletromagnticas de baixa energia (raios X), quando no levados em considerao a espessura do objeto, pode gerar o efeito na radiografia conhecido como fotoeltrico efeito responsvel pela imagem das estruturas sseas, toda a radiao aplicada foi totalmente absorvida pelas pequenas densidades obscurecendo as maiores densidades. Este efeito considerado nocivo ao paciente.

Uma confirmao conveniente do conceito do fton como um pacote concentrado de energia foi fornecida em 1923 por A. H. Compton (1892-1962), que recebeu o prmio Nobel por este trabalho. Compton fez incidir um feixe monocromtico de raios X, de comprimento de onda bem definido, em um bloco de grafita, e mdio a intensidade dos raios X em funo de seu comprimento de onda em diversos ngulos de espalhamento. Esta experincia tambm foi realizada com um carto embebido em uma soluo de H2O + NaCL (sal comum), comprovando que o paciente que gera a radiao secundria, ou espalhada.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 26

Efeito Compton (Fton > matria): O fton proveniente de uma emisso de radiao (de qualquer fonte Anatural (raio X), ou natural (gama), interage com o tomo equilibrado (mesmo nmero de prtons e eltrons), no momento da interao o eltron absorve 50% da energia do fton, aumentando a sua energia caracterstica se libertando do tomo, atravs do processo denominado INONIZAAO, No entanto o fton como no foi absorvido totalmente continua seu caminho em direo oposta e em relao 45 com a interao. Este emisso se apresenta para todas as direes. Efeito Compton (Ondas eletromagnticas > matria): A energia das ondas eletromagnticas aplicadas ao objeto (paciente) parcialmente absorvida pela regio irradiada, deste modo 50% interage e ioniza os tomos da regio e o restante (50%) muda de direo e espalha se pelo ambiente. Essas ondas so de mdia energia, sofrendo o processo de Refrao. Deste modo geram no ecran (tela a base de fsforo que responde aos raios X em forma de emisso luminosa) vrias emisses de diferentes direes, provocando o borramento (perda de nitidez da imagem radiogrfica), este inconveniente foi sanado na radiologia convencional atravs da utilizao de um componente crucial denominado grade antidifusora, que atenua o efeito indesejado. Nos exames radiolgicos realizados no leito isto acontece com freqncia, apesar de existir grades portteis, mas devido ao custo elas no so utilizadas, alguns chassis vm com a grade acoplada, aumentando em muito o custo final, devido a isto que no vemos com freqncia a sua utilizao.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 27

Efeito Thompson (Fton > matria): O fton proveniente de uma emisso de radiao (de qualquer fonte Anatural (raio X), ou natural (gama), interage com o tomo equilibrado (mesmo nmero de prtons e eltrons), no momento da interao o eltron absorve entre 1 e 2% energia do fton, no alterando a sua energia caracterstica, no conseguindo se libertar do tomo. No entanto o fton continua seu caminho em direo aproximadamente perpendicular (linha reta a 90), s conseguindo vibrar o eltron. Este efeito gera a imagem radiolgica e radiogrfica perfeita. Efeito Thompson (Ondas eletromagnticas > matria): A energia das ondas eletromagnticas aplicadas ao objeto (paciente) muito alta, e de pequena amplitude, ultrapassando facilmente a regio irradiada, devido a sua pequena amplitude somente cerca de 1 a 2% ioniza os tomos e gera calor o restante continua em direo perpendicular (reto). o efeito mais nocivo ao tcnico ou tecnlogo em radiologia mdica.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 28

Grade antidifusora: Devido ao efeito Compton, as radiografias de grandes densidades corpreas ficavam comprometidas (apresentava borramento na imagem radiogrfica), para corrigir, os doutores Potter e Osvald Buck, desenvolveram a grade antidifusora, atenuando desta maneira os efeitos nocivos a imagem final. Manufaturada de finssimas lminas de resina radiotransparente (facilita a passagem dos raios X) e de um metal radiopaco (atenua a passagem dos raios X). O primeiro problema que surgiu foi limitao da corrente de tubo (foco ou mA), por causa do borramento que surgia constantemente, com radiografias de ossos longos, crnio, coluna ou do abdome (densidades altas), etc. Nasce a grade nas mos do Dr. Potter, que com base nos estudos de Compton, idealizou a grade ante difusora. Desta maneira esse era atenuado, pois somente os raios X perpendiculares (efeito Thompson) conseguiam atravessar a grade com pouca atenuao, no entanto o efeito Compton apresentando raios X oblquos (ngulo de 45), eram atenuados pelas lminas de material radiopaco.

Apesar da inovao da grade, ela apresentava o inconveniente de aparecer na imagem radiogrfica, em incidncias menos densas, como mo crnio, trax, e extremidades em geral.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 29

Estudando este inconveniente, o Dr. Oswald Buck, comeou a pesquisar, e avaliando estudos em ptica (cincia dedicada a estudar a variao e efeito da luz), desenvolveu um sistema batizado com seu nome, mecanismo Oswald Buck, (conhecido pelos tcnicos em radiologia mdica como Buck) que movimentava a grade, fazendo com que a imagem da mesma desaparecesse do filme. Desta maneira poderamos radiografar regies menos densas, sem o inconveniente de a grade deturpar a imagem final. Os tcnicos confundem o termo com Buck e sem Buck, quando realizamos os exames dentro ou fora da gaveta do porta filme. A grade se encontra entre o paciente e o filme radiogrfico, deste modo a confuso com a gaveta do porta filme. Na mesa de exames (para realizao com o paciente em clinosttica) e na estativa (para a realizao com o paciente em ortosttica), a grade em alguns casos pode ser vista, ou ouvir seu barulho peculiar durante a exposio radiolgica. Assim a imagem Radiolgica (imagem gerada pelas diferenas de densidades corprea) fica protegida da duplicao dos feixes. No podemos classificar esse efeito como filtro, pois no acontece a separao entre os efeitos e sim a atenuao de ambos.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 30

Alguns aparelhos produtores de raios X utilizavam estativas com o tampo de vidro, como no exemplo ao lado, aparelho de marca Shimatzo. No podemos observar as lminas devido ao banho de resina neutra para proteger a estrutura.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 31

Frmula de Maron Introduo Bsica


Maron analisou e comparou os fatores tcnicos, para conseguir aplicar a radiao sem ter que adivinhar, pesquisou e chegou a uma seqncia de frmulas que aproximava da tcnica, mas apresentava alguma deficincia, nas pesquisas ele desenvolveu uma constante em relao regio a ser radiografada, denominada de constante miliamperimtrica (Cm) Calculando ele chegou seguinte concluso: a) A quilovoltagem era igual ao dobro da espessura da regio a ser incidida.

Kv = 2 * Ep
b) A miliamperagem por segundo (corrente do tubo) igual ao produto entre a quilovoltagem e a constante miliamperimtrica.

mAs = Kv * Cm
Constante miliamperimtrica Trax em AP/PA.................................. 0,2 Trax em lateral.................................... 0,4 CVB (corao e vasos da base)............ 0,3 Abdome................................................ 1,5 Ossos longos........................................ 2,0 Extremidades........................................ 0,04 Foco Grosso Grosso Grosso Grosso Fino Fino

c) O tempo encontrado pela diferena entre miliamperagem por segundo, corrente entre o catodo e o anodo, (mAs) e a miliamperagem, corrente do filamento, (mA).

t = mAs/mA
Com o tempo Maron deparou se com outro problema os vrios tipos de filme, devido a isso ele estipulou um sistema de fabricao para gerar um protocolo, dividiu os filmes em: Rpidos Filmes utilizados para incidir em regies cujos rgos esto em movimento constante ou no. Ex. corao, intestino delgado e grosso, esfago, etc. Lentos utilizados para incidir regies de alta concentrao tecidual, permitindo trabalhar com a quilovoltagem baixa e o tempo de exposio alto. Ex. mamografia, msculos, ossos etc. Mas para facilitar a utilizao e universalizar os fsicos desenvolveram um filme e ecran denominados de universais (regular nos EUA), tambm conhecido como mdio, pode ser utilizado em regies com ou sem movimentos. Deste modo a frmula de Maron, foi modificada:

Kv = 2*Ep+K
Onde a letra K representa o tipo do filme que segue as seguintes ndices: Filmes Rpidos................................... 10 Filmes Mdios.................................... 20

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 32

Com o desenvolvimento do aparelho de raio X, outro fator foi acrescentado frmula Fg fator de grade, pois a grade absorve em mdia os efeitos Thompson e Compton. Este Fator de grade chamado erroneamente de constante do aparelho. Varia de acordo com o tipo de grade utilizada.

Kv = 2*Ep+K+Fg
Iniciaremos os exerccios apenas acrescentando inicialmente o tipo do filme: 1) Trax em AP Ep = 25cm

2) Trax em PA Ep = 32cm

3) CVB Ep = 33cm

4) Abdome em clinosttica Ep = 37cm

5) Pelve Ep = 18cm

6) Joelho D em AP Ep = 22cm

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 33

Com o Fator de Grade Fg = 10 1) Trax em AP Ep = 25cm

2) Trax em PA Ep = 32cm

3) CVB Ep = 33cm

4) Abdome em clinosttica Ep = 37cm

5) Pelve Ep = 18cm

6) Joelho D em AP Ep = 22cm

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 34

Composio estrutural do filme radiolgico

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 35

Filmes: Composio qumica bsica do Haleto de Prata Molcula de Prata Tem como funo registrar a imagem atravs da sua oxidao pelo elemento qumico denominado revelador. Esse processo de oxidao promovido por dois componentes do revelador denominados redutores de alto contraste e redutores de baixo contraste. Esse processo s poder ocorrer se a composio do haleto de prata (Bromo, Iodo e Prata) sofrer interao dos ftons provenientes do cran, durante a interao dos raios X. Molcula de Bromo Tem como funo inibir a oxidao da prata por qualquer outro fator que no seja o revelador. O prprio oxignio existente no ar atmosfrico, sem a presena do Bromo j seria suficiente para danificar o filme radiogrfico. Molcula de iodo Tem como funo inibir a quebra da molcula por acmulo de interaes radioativas parasitrias, provenientes do Cosmo (espao) ou vazamentos provenientes da m atenuao da sala de exames. Molcula de Haleto de Prata

a) No foi interagida pela luz proveniente do ecran, nestas condies podemos afirmar que o filme esta em estado equilibrado, ou seja, pronto para o uso. Em termos populares os tcnicos se referem a este estado como virgem, mas o termo correto no densificado, ou filme no incidido. b) Fton de luz proveniente do ecran neste Prata Fton esta ( luz do ecran) latente imagem denominada imagem registra a imagem gerada pelo ecran, c) quebra da molcula expondo a Prata, momento a molcula do Haleto de

d) Durante o processo de revelao os redutores de alto e baixo contraste atuam na Prata desprotegida pela separao da molcula por causa da interao luminosa proveniente do ecran. No tanque do revelador as molculas de Bromo e Iodo so retiradas do filme. No
Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 36

tanque o Bromo fica na superfcie e o iodo se acumula no fundo do tanque. Molcula de Prata Oxidada, denominada de xido de Prata

e) A molcula de Prata atacada pelos redutores, causando oxidao e transformando a em xido de Prata, neste momento a imagem esta gravada no filme, devido ao aumento do dimetro da molcula por causa da oxidao, no conseguindo se desprender da gelatina,, ficando a interao registrada no filme. f) A molcula de Haleto de Prata que no foi interagido pelos ftons provenientes do ecran, no oxidada, por causa da ligao com o Bromo, deste modo o filme passa para o tanque do fixador, a molcula de Haleto de Prata quebrada e retirada do filme. Ficando o Bromo na superfcie do tanque e no fundo a Prata e o Iodo. g) O filme passa para o tanque da gua onde retirado os resduos de fixador, terminando no processo de secagem. Este o processo final da revelao do filme radiogrfico. Definio de Imagem Ampola feixe de raios X filme Radiolgica Latente Raio X Luz esverdeada gerada pelo ecran denominada Imagem Paciente imagem ecran imagem Filme imagem registrada no

Processamento automtico (revelao)

Imagem Radiogrfica

Imagem Radiolgica - Imagem gerada pelas diferenas de densidades do corpo exposto aos raios X

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 37

Imagem Latente - Imagem gerada e armazenada no filme pela quebra da molcula de Haleto de Prata, esta extremamente voltil, portanto foi denomina Imagem Latente, pois ainda no imagem e sim um princpio que pode ser deturpado por qualquer influncia externa. Imagem Radiogrfica - Imagem armazenada no filme aps o processo de revelao, aps este processo a imagem fica gravada definitivamente no filme. Zona Neutra: Efeito causado pelo acmulo de Iodo (zona neutra inferior) e o bromo (zona neutra superior), acontece no tanque do revelador e fixador.

Zona Neutra Superior ou Superficial Causada pelo acmulo de Bromo retirado no processamento do filme radiolgico, o Bromo se acumula na superfcie do tanque, inibindo a atuao qumica no filme. Zona Ativa Poro do qumico que ainda consegue atingir o filme. Zona Neutra Inferior ou Profunda - Causada pelo acmulo de Iodo retirado no processamento do filme radiolgico, o Iodo se acumula no fundo do tanque, inibindo a atuao qumica no filme.

ATUAO DA ZONA NEUTRA SUPERIOR (BROMO)

ZONA ATIVA, DEMONSTRANDO A REVELAO NORMAL

ATUAO DA ZONA NEUTRA INFERIOR (IODO)


Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 38

Processamento qumico frmula qumica bsica REVELADOR: A revelao de um filme completa o que a exposio comeou, isto , converte em imagem visvel e permanente a imagem latente, criada pelos raios de luz florescente do ecran. Componentes do revelador (Frmula bsica): Metol Finidona - Redutor suave que da a nitidez, age nos contrastes suaves de baixa densidade. Hidroquinona - Redutor responsvel pelos contrastes fortes de alta densidade Sulfito de Sdio - Previne a oxidao dos redutores, conservando e estabilizando a soluo (controla e mantm o PH da soluo). Carbonato de Sdio - Alcaliniza a soluo, refora o poder dos redutores, controla a velocidade da revelao e dilata os poros da gelatina, permitindo a interao dos redutores com o Haleto de Prata. Brometo de Potssio - Evita a ao da hidroquinona nos cristais de Haleto de Prata que no foram expostos luz do ecran, reagindo tambm como retardador do processo de oxidao da Prata. gua Filtrada - Tem como funo fornecer o meio qumico para os componentes do revelador deve ser filtrada e totalmente ausente de minrios pesados, cloro, detergentes etc. FIXADOR: Componentes do fixador (Frmula bsica): A fixao da imagem radiogrfica realizada pelo fixador, esse elemento qumico retira o Haleto de Prata que no foi sensibilizado pela luz do ecran, e tambm auxilia no endurecimento da gelatina, conservando a imagem nela registrada. Hiposulfito de Sdio - retira o cristal de Haleto de Prata no precipitado pelo revelador (esses cristais no foram sensibilizados pela luz do ecran), ficando apenas os cristais de Prata Oxidada, na gelatina do filme. Sulfito de Sdio - Age conservando e estabilizando a soluo (controla e mantm o PH da soluo)
Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 39

cido Actico Glacial - Acidifica a soluo, com isso consegue anular o efeito de oxidao da Prata realizada pelo revelador (Hidroquinona), parando instantaneamente o processo de revelao (Oxidao da Prata).

Alumem de Cromo - age na estrutura qumica da gelatina do filme radiogrfico, endurecendo-a, assim a gelatina fica mais resistente, protegendo a imagem nela contida. gua Filtrada - Tem como funo fornecer o meio qumico, para os componentes do fixador, devem ser filtrada e totalmente ausente de minrios pesados, cloro, detergentes etc.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 40

PORTARIA FEDERAL SVS - N 453, DE 1 DE JUNHO DE 1998


Exposio acidental - Exposio involuntria e imprevisvel ocorrida em condies de acidente. Exposio do pblico - Exposio de membros da populao a fontes de radiao ionizante, excluindo exposio ocupacional, exposio mdica e exposio natural normal devido radiao ambiental do local. Incluem exposies a fontes e prticas autorizadas, e em situaes de interveno. Exposio mdica - Exposio a que so submetidos: a) pacientes, em decorrncia de exames ou tratamentos mdicos ou odontolgicos; b) indivduos no ocupacionalmente expostos que voluntariamente ajudam a confortar ou conter pacientes durante o procedimento radiolgico (acompanhantes, geralmente, familiares ou amigos prximos); c) indivduos voluntrios em programas de pesquisa mdica ou biomdica e que no proporciona qualquer benefcio direto aos mesmos. Exposio normal - Exposio esperada em decorrncia de uma prtica autorizada, em condies normais de operao de uma fonte ou de uma instalao, incluindo os casos de pequenos possveis contratempos que podem ser mantidos sob controle. Exposio ocupacional - Exposio de um indivduo em decorrncia de seu trabalho em prticas autorizadas. Exposio potencial - Exposio cuja ocorrncia no pode ser prevista com certeza mas que pode resultar de um acidente com uma fonte de radiao ou em conseqncia de um evento ou uma srie de eventos de natureza probabilstica. Fantoma - Objeto fsico ou matemtico utilizado para reproduzir as caractersticas de absoro e espalhamento do corpo ou parte do corpo humano em um campo de radiao. Fator de ocupao - T - Fator utilizado para reduo dos requisitos de blindagem, determinado pela estimativa da frao de ocupao por indivduos na rea em questo, durante o perodo de operao da instalao. Para fins de orientao: T=1 em reas controladas, adjacncias com permanncia constante, recepo; T=1/4 em vestirio, circulao interna; T=1/16 em circulao externa, WC, escada, etc. Fator de Uso - U - Fator que indica a percentagem de carga de trabalho semanal para uma determinada direo de feixe primrio de raios-x. Feixe primrio (de radiao) - Feixe de radiao que passa atravs da abertura do colimador e que usado para formao da imagem radiogrfica. Filtrao total - Filtrao permanente dada pela soma da filtrao inerente e a filtrao adicional, incluindo o espelho do sistema colimador. Filtrao - Material no feixe primrio que absorve preferencialmente a radiao menos penetrante. Fiscalizao - Verificao, pela autoridade competente, da conformidade com requisitos estabelecidos em legislao especfica e a adoo de medidas cabveis para impor o cumprimento destes requisitos. Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 41

Frnecedor - Pessoa jurdica com obrigaes relativas ao projeto, fabricao, produo ou construo de um equipamento ou fonte de radiao ionizante. Um importador de um equipamento de raios-x tambm um fornecedor. Garantia de qualidade - Conjunto de aes sistemticas e planejadas visando garantir a confiabilidade adequada quanto ao funcionamento de uma estrutura, sistema, componentes ou procedimentos, de acordo com um padro aprovado. Em radiodiagnstico, estas aes devem resultar na produo continuada de imagens de alta qualidade com o mnimo de exposio para os pacientes e operadores. A parte do programa de garantia de qualidade que consiste do conjunto das operaes destinadas a manter ou melhorar a qualidade chamada de controle de qualidade. Guias operacionais - So expresses da poltica gerencial dirigidas aos empregados (incluindo projetistas de equipamentos e instalaes). Eles so geralmente expressos como doses anuais abaixo das quais a gerncia deseja operar. Eles no so limites nem alvos e devem ser suplementados por um requisito superior de fazer o melhor sempre que seja razoavelmente exeqvel. Grandezas de limitao de dose - Dose efetiva e dose equivalente. Grandezas operacionais - Grandezas mensurveis, definidas em um ponto, estabelecidas para avaliar as grandezas de limitao de dose. ICRP - "International Commission on Radiological Protection". ICRU - "International Commission on Radiological Units and Measurements". Indivduo do pblico - Qualquer membro da populao no submetido a exposio ocupacional ou exposio mdica. Instalao radiolgica, ou simplesmente instalao - O equipamento de raios-x, seu painel de controle e demais componentes, o ambiente no qual est instalado, e respectivas blindagens. Instalaes mveis - Equipamentos de raios-x montados em veculos automotores. IRD - Instituto de Radioproteo e Dosimetria. Kerma - Grandeza definida por k = dEtr/dm, onde dEtr a energia cintica inicial de todas partculas carregadas liberadas por partculas ionizantes no carregadas em um material de massa dm. A unidade SI o joule por quilograma, com denominao especial de gray (Gy). Levantamento radiomtrico - Monitorao de rea. Licena - Documento no qual a autoridade sanitria autoriza o requerente a executar determinada prtica sob condies estabelecidas em leis e regulamentos, bem como condies especificadas na prpria Licena. Licenciamento - Operao administrativa de autorizao para execuo de uma prtica onde a pessoa jurdica responsvel pela mesma comprova e se submete a avaliao dos requisitos estabelecidos pela autoridade sanitria. Limites de dose individual, limites de dose ou simplesmente limites - So valores estabelecidos para exposio ocupacional e exposio do pblico, de modo que uma exposio continuada pouco acima do limite de dose resultaria em um risco adicional que poderia ser considerado inaceitvel em circunstncias normais. Os limites constituem parte integrante dos princpios bsicos de proteo radiolgica para prticas autorizadas. LNMRI - Laboratrio Nacional de Metrologia das Radiaes Ionizantes do IRD/CNEN, por delegao do INMETRO. Memorial descritivo de proteo radiolgica - Descrio do servio e suas instalaes, do programa de proteo radiolgica, da garantia de qualidade, incluindo relatrios de aceitao da instalao. Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane Pgina 42

Modificao - Qualquer alterao de estrutura, sistema ou componente que envolva a segurana e a proteo radiolgica em uma instalao radiolgica, para a qual a autoridade sanitria local j tenha concedido qualquer autorizao. Monitorao - Medio de dose para fins de controle da exposio radiao, e a interpretao dos resultados. Pode ser classificada em monitorao individual e monitorao de rea. Monitorao individual (externa) - Monitorao por meio de dosmetros individuais colocados sobre o corpo do indivduo para fins de controle das exposies ocupacionais. A monitorao individual tem a funo primria de avaliar a dose no indivduo monitorado. tambm, um mecanismo efetivo para detectar flutuaes das condies de trabalho e para fornecer dados teis para o programa de otimizao. Monitorao de rea - Levantamento radiomtrico. Avaliao dos nveis de radiao nas reas de uma instalao. Os resultados devem ser expressos para as condies de carga de trabalho mxima semanal. Nveis de investigao - Valores estabelecidos pelo titular que, se excedidos, demanda-se uma investigao local. Nveis de referncia de radiodiagnstico - Valores de uma grandeza especfica na prtica de radiodiagnstico para exames tpicos em grupos de pacientes tpicos. Estes nveis no devem ser ultrapassados nos procedimentos habituais quando so aplicadas as boas prticas correntes relativas ao diagnstico. Estes nveis so uma forma de nvel de investigao e devem ser relativos apenas a tipos comuns de exames diagnsticos e a tipos de equipamentos amplamente definidos. Os nveis no foram planejados para serem utilizados de maneira exata e uma multiplicidade de nveis reduziriam sua utilidade. Nvel de registro - Valor de dose obtido em um programa de monitorao, com significncia suficiente acima do qual justifica-se o seu assentamento. Estabelecido pelo titular da instalao e/ou autoridade nacional e aplica-se principalmente exposio ocupacional com particular referncia monitorao de indivduos e dos locais de trabalho. Nmeros de CT - Conjunto de nmeros definidos em uma escala linear, relacionados ao coeficiente de atenuao linear e calculados pelo tomgrafo computadorizado. Os nmeros de CT variam de -1000 para o ar at +1000 para o osso, com valor zero para a gua, em unidades "Hounsfield". OMS - Organizao Mundial da Sade. Operador - Profissional treinado e autorizado a operar equipamentos de raios-x. Paciente adulto tpico (para fins de avaliao de exposio mdica em adulto) - Indivduo com caracterstica biomtrica tpica de adulto, com peso entre 60 e 75 kg e altura entre 1,60 e 1,75 m. Painel de controle - Componente do equipamento de raios-x onde esto montados o boto disparador e demais dispositivos necessrios para selecionar os fatores de tcnica antes de iniciar uma exposio. PMMA - Polimetil-meta-acrilato, comercializado como plexiglass, acrlico e lucite. Prtica - Qualquer atividade humana que implique ou possa potencialmente implicar em exposies de pessoas radiao ionizante. Procedimento radiolgico - Exame de radiodiagnstico ou utilizao intervencionista dos raios-x diagnsticos. Proteo radiolgica - Conjunto de medidas que visa proteger o homem, seus descendentes e seu meio ambiente contra possveis efeitos indevidos causados pela radiao ionizante. Tambm chamada de radioproteo. Radiao ionizante, ou simplesmente radiao - para fins de proteo radiolgica, qualquer partcula ou radiao eletromagntica que, ao interagir com a matria biolgica, ioniza seus tomos ou molculas.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 43

Radiao de fuga - Radiao que consegue atravessar o cabeote e/ou sistema de colimao, no pertencente ao feixe primrio. Tambm chamada radiao de vazamento Radiodiagnstico - Prtica com utilizao de raios-x diagnsticos. Raios-x diagnsticos - Ftons obtidos em tubos de at 150 kVp, utilizados para impressionar um receptor de imagem, com fins de diagnstico ou para orientar procedimentos mdicos invasivos (ou intervencionistas). Receptor de imagem - Um sistema que transforma os ftons de raios-x que passam atravs do paciente em uma imagem visvel ou outra forma que pode tornar-se visvel por transformaes adicionais. Exemplos: sistema filme-tela, sistema intensificador de imagem, detetor de estado slido em CT. Registro - Ato pelo qual o Ministrio da Sade autoriza a fabricao, a comercializao e uso/consumo de produtos de interesse sade. Esta exigncia aplica-se tambm a produtos importados. Responsveis principais - Empregadores e titulares. Responsvel legal - Indivduo responsvel perante a justia por um estabelecimento. Este indivduo geralmente o diretor ou o proprietrio, quando no existe diretoria. Responsvel tcnico ou RT - Mdico ou odontlogo que atende aos requisitos de qualificao profissional estabelecidos neste Regulamento e que assina o termo de responsabilidade tcnica perante a autoridade sanitria local. Restrio de dose - Restrio prospectiva nas doses individuais relacionadas a uma determinada fonte de radiao ionizante, destinada a ser usada como uma fronteira na etapa de planejamento de proteo radiolgica para limitar a gama de opes consideradas no processo de otimizao. Estabelecida por autoridade nacional, aplica-se s exposies ocupacionais e do pblico e a voluntrios em pesquisa biomdica e em assistncia no ocupacional a pacientes. No caso de exposies mdicas de pacientes, pode ser interpretada como o nvel de referncia de diagnstico. Servio de radiodiagnstico, ou simplesmente servio - Estabelecimento, ou um setor definido do estabelecimento ou instituio, onde se realizam procedimentos radiolgicos mdicos ou odontolgicos. Nesta definio esto includos os consultrios odontolgicos com equipamento de raios-x diagnsticos. Smbolo internacional da radiao ionizante - Smbolo utilizado internacionalmente para indicar a presena de radiao ionizante. Deve ser acompanhado de um texto descrevendo o emprego da radiao ionizante.

Supervisor de proteo radiolgica em radiodiagnstico ou SPR - Indivduo com formao plena de nvel superior, com conhecimento, treinamento e experincia comprovada em fsica das radiaes e proteo radiolgica na rea de radiodiagnstico, designado pelo titular de um servio para assumir as tarefas estabelecidas neste Regulamento. Termo de proteo radiolgica - Documento assinado pelo supervisor de proteo radiolgica em radiodiagnstico assumindo, perante a autoridade sanitria local, as suas responsabilidades conforme estabelecido neste Regulamento.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 44

Termo de responsabilidade primria - Declarao do titular do servio listando suas responsabilidades, para fins de licenciamento. Termo de resonsabilidade tcnica - Documento assinado pelo responsvel tcnico assumindo, perante a autoridade sanitria local, as sua responsabilidades conforme estabelecido neste Regulamento. Teste de aceitao (do equipamento) - Um conjunto de medidas e verificaes, realizadas aps a montagem do equipamento na sala, para atestar a conformidade com as caractersticas de projeto e de desempenho declarados pelo fabricante e com os requisitos deste Regulamento. Deve confirmar que quando operado como desejado, a imagem obtida com a qualidade requerida e a menor dose para o paciente. Teste de constncia - Avaliao rotineira dos parmetros tcnicos e de desempenho de instrumentos e equipamentos da instalao. Teste de desempenho - Um conjunto de medidas e verificaes para atestar conformidade com os padres de desempenho. Titular - Responsvel legal pelo estabelecimento para o qual foi outorgada uma licena ou outro tipo de autorizao. Vestimenta de Proteo Individual - Aventais, luvas, culos e outras blindagens de contato utilizadas para a proteo de pacientes, de acompanhantes autorizados ou de profissionais durante as exposies.

Princpios Fsicos e Histricos da utilizao dos Raios X Prof Cristiane

Pgina 45

You might also like