You are on page 1of 2

Faculdades Integradas Pitgoras

Diretoria Acadmica

Atos de Escrita Acadmica


ANALISAR estudar, examinar algo, separando e considerando suas partes, de modo ordenado e sistemtico. Uma anlise pode ser uma decomposio do todo em partes e pode ser o entendimento de um conceito a partir do exame dos subconceitos. ARGUMENTAR fundamentar uma opinio (tese ou ponto de vista), defender uma srie de fundamentos (razes ou argumentos) que a justifiquem. Quanto mais convincentes so os fundamentos, mais possibilidades existem de que a opinio seja aceita ou, pelo menos, compreendida. CARACTERIZAR dar identidade prpria, caractersticas de um ser, uma coisa ou uma situao, do que resulta que a caracterizao uma descrio. CLASSIFICAR ordenar, por abstrao de caractersticas comuns, um grupo, uma srie, uma coleo ou um conjunto com entidades que possuem pelo menos uma caracterstica comum. COMPARAR colocar em relao dois ou mais objetos, seres ou processos com a inteno de orientar a ateno sobre as diferenas e as semelhanas que podem ter quanto a suas propriedades e funes. DEFINIR determinar o que significa uma palavra mediante uma frase que equivale exatamente a ela. A definio um procedimento de anlise, estruturado em forma binria, que pe em relao os termos equivalentes em seu significado. DESCREVER anunciar e decompor um tema em partes ou aspectos. Pode enquadrar-se na categoria de descrio o texto ou o fragmento textual que responde basicamente a pergunta: como ?. DIFERENCIAR perceber e estabelecer distines entre duas ou mais coisas, processos, situaes, etc. Isso implica identificar e detalhar as qualidades e circunstncias pelas quais as coisas diferem entre si. EXEMPLIFICAR nomear um caso, uma coisa, um dado concreto. O exemplo um procedimento muito freqente tanto nos textos explicativos como nos argumentativos.

EXPLICAR apresentar um fenmeno problemtico e sua soluo. A soluo conduz transformao do fenmeno inicialmente problemtico em um fenmeno explicado. FUNDAMENTAR apoiar uma afirmao, dar as razes ou os motivos nos quais se fundamentam uma idia, quer se trate de uma opinio ou de um enunciado com pretenses de verdade e no s de validade. RELACIONAR estabelecer um vnculo entre duas ou mais coisas, sucessos ou idias. A relao se estabelece quando h alguma circunstncia que une as coisas na realidade ou na mente. RESUMIR apresentar o essencial de um texto fonte anterior. O reconhecimento do essencial est estritamente relacionado com a coerncia do texto fonte, pois consiste em dar identificao da informao que neste vai-se agregando e na eliminao da informao repetida. SISTEMATIZAR organizar coisas ou idias em um conjunto estruturado, em que cada elemento cumpre uma funo e se distingue dos outros. O termo elemento remete tanto a entidades como a coisas, processos, conceitos e termos, do que resulta que um sistema pode ser real ou conceitual.

ATORRESI, Ana. Construccin y correccin de consignas de resolucin escrita. Trad. e adaptao de Rosina Turano Mota. Texto indito que inclui orientao de leitura e de realizao de atividades. La Plata: 2004.

You might also like