You are on page 1of 4

Para uma Festa de Debutante

PRINCIPAL: QUANTO POSSO GASTAR COM A FESTA QUAIS SO AS MINHAS IDEIAS Local da Festa Dependendo do nmero de convidados e do tipo defesta local deve ser escolhido com cuidado,quando escolhemos o local de uma festa devemos observar: valor do local suporte mximo de pessoas espao(para mesas e entretenimento,buffet)

Buffet Quando contratado o buffet deve ser escolhido com antecedencia,pedindo sempre a prova dos alimentos(degustao)antes da contratao,analisar a qualidade dos materias como:copos,talheres,guardanapos,taas. No optante por buffet: Caso no seja contratado buffet:mensurar quanto ser gasto coma produo dos alimentos,bebidas,bem como ser o armazenamento e distribuio na festa,quem servir os convidados,bolo etc. Decorao uma das principais partes da festa,deve ter a cara da debutante.Uma decorao deve passar a personalidade da debutante,o que no impede de ser com base em um tema que a mesma goste,como: festa grega, fantasia,etc. A decorao ainda pode ser usada nos alimentos,como: cascata de chocolate,lembrancinhas comestveis,ou at mesmo convites acompanhados de cupcakes que servem para dar um gostinho de curiosidade aos convidados.

Trajes de Cada Um -O traje da debutante Ela a estrela principal do evento e, portanto, seu vestido deve ser adequado para a situao. Como a festa normalmente acontece noite, pode-se abusar de brilhos e de cores. H ainda debutantes que usam um vestido para a recepo dos convidados e, momentos antes da valsa, trocam o modelo do vestido para um mais imponente. Formalmente ideal trajar um vestido longo, tanto da aniversariante, como das damas que danaro a valsa. Os modelos dos vestidos podem ser diferentes, mas na mesma cor. O traje dos convidados Eles devem ficar atentos caso o traje seja especificado no convite. Caso isso no ocorra, eles ficam livres para irem para a festa como preferirem, sempre lembrando que se trata de uma grande festa. Lembrando: os convidados devem se vestir de acordo com a pompa do evento: rigor ou passeio completo. O traje dos pais e familiares mais prximos Eles devem ser atentos, pois tambm estaro em evidncia. A me da debutante deve ser cautelosa para no chamar mais ateno do que a filha. O pai deve usar terno ou o traje definido para o evento, como smoking, em alguns casos. O traje dos outros convidados Mulheres com vestidos a gosto com muito brilho. Homens devem trajar preferencialmente smoking. Padrinhos, a rigor. Definindo o Cardpio Salgados e doces Toda festa deve ser organizada e contar com comida de qualidade e boa msica. Estes elementos garantiro parte do sucesso do evento, e o restante ficar a cargo da alegria passada pela debutante e seus convidados. Para a definio do cardpio, ideal agendar degustaes nos bufs pr-selecionados. Lembre-se de que os convidados, em sua maioria, so jovens da mesma idade da debutante, e pratos muito elaborados, talvez, no faam parte do que eles mais gostam de comer em festas. Tradicionalmente, o buf inclui salgadinhos, coquetis e um prato quente. No caso de a opo ser por um jantar, o buf indica um cardpio que deve ser aprovado pela famlia, podendo ser servido mesa ou americana. O Bolo O pice da festa de debutantes o canto do parabns. E nesse momento o bolo deve ser levado para o centro do salo, podendo ser conduzido at a debutante sobre um carrinho de ch com velas acesas, onde todos os convidados acompanharo o corte pela debutante. Feito isso, o buf pode se encarregar de retirar o bolo do salo, lev-lo para a copa, cort-lo e servi-lo em uma bandeja portada pelos garons, no salo.

Recepo aos convidados

No dia da festa devem estar espera dos convidados: pai, me, irmos, alm da aniversariante (pelo menos no incio), com um vestido lindo que ser trocado. Todos perfilados na entrada do local para receber os convidados e cumprimentos. Os presentes devem ser acomodados sobre uma mesa discretamente posicionada, tendo uma recepcionista para receb-los. A msica ser de acordo com o gosto da aniversariante (mesclada com outros ritmos, devido ao pblico heterogneo). O ritual da valsa A valsa o ritmo que deve ser tocado no momento em que os 15 casais (as meninas com vestidos da mesma cor e os meninos com smoking) seguram uma vela acesa, entram no salo e se movimentam em crculos. A debutante, danando com o pai, deve rodopiar pelo salo e assoprar as velas acesas pelos padrinhos. O casal que tiver a vela apagada comea a danar at que todos estejam, finalmente, danando. H quem escolha 14 casais e a 15 vela fica, assim, com a aniversariante. A 2 valsa ser tocada, com o padrinho; e a 3 com irmo, amigo, primo ou namorado e todos os convidados so convidados para danar tambm. Aps as valsas o clima muda, os jovens convidados danam vontade e podem ser distribudos adereos para animar a festa, como coroas, cetros, colares, culos, tiaras com luzes, pompons, entre outros acessrios. A debutante tambm pode trocar de roupa nesta hora e colocar um traje mais adequado ao momento. Mas tudo isso muda caso a festa seja organizada em um stio, por exemplo, com churrasco. Nesse caso, o traje deve ser esporte-chique e no a rigor, mas a alegria ser a mesma.

CERIMONIAL
1 Parte: Recepo dos convidados Momento importante, pois j mostra como ser a organizao de sua festa. Nesta etapa os convidados so conduzidos at a mesa e aguardam, ao som de msica ambiente, o coquetel ou jantar serem servidos. Meninas! esta primeira etapa costuma ser mais fria. Por isso, se voc est pensando em contratar um animador de festa ou um comediante para entrevistar os convidados, est a hora ideal. Pois animam os convidados e no concorrem com nenhuma outra atrao da festa enquanto voc aguarda todos os convidados chegarem. 2 Parte: Apresentao e Desenvolvimento Abertura realizada pelo cerimonialista; Entrada dos familiares;

Entrada dos Prncipes de honra para apresentao; Entrada das Damas de Honra; Entrada da Debutante; A debutante recebida pelo seu Prncipe; Entrega de uma jia debutante. Pode ser um anel, um colar ou pulseira, geralmente entregue pelo pai ou av;

Troca da boneca (representando a infncia que ficou para traz) pode ser trocado por uma rosa; Retrospectiva da vida da debutante no telo; Valsas: Primeira Valsa executada com o pai da aniversariante. Segunda Valsa com av, padrinho, irmo ou amigo, depende da escolha da debutante. Terceira Valsa com o Prncipe de gala, apagando as 15 velas. Jantar Momento de cantar o Parabns; Partir o bolo; Brinde com champanhe; Homenagens; Buqus (me, avs, madrinha ou tias da debutante). Arranjos de flores com msica de fundo e leitura de algum texto. A Debutante entrega as lembrancinhas para os casais que danaram a valsa.

You might also like