You are on page 1of 2

Por Ana Lucia Santana H vrias verses sobre o mito de Prometeu, heri da mitologia grega.

Seu nome, no idioma grego, significa premeditao. E realmente o que este tit, um dos deuses que enfrentam o Olimpo e suas divindades, mais pratica em sua trajetria, a arte de tramar antecipadamente seus planos ardilosos, com a inteno de enganar os deuses olmpicos.

Ele era filho de Jpeto e de sia, irmo de Atlas, Epimeteu e Menocio, e se tornou o progenitor de Deucalio. Uma outra vertente menos significativa aponta como pais de Prometeu a deusa Hera e o gigante Eurimedon. Este deus foi o co-criador, ao lado de Epimeteu, da raa humana, e a ela tambm se atribui o furto do fogo divino, com o qual presenteou a Humanidade. Muito amigo de Zeus, o ardiloso Prometeu ajudou o deus supremo a driblar a fria de seu pai Cronos, o qual foi destronado pelo filho. O dom da imortalidade no o impediu de se aproximar demais do Homem, sua criao de acordo com algumas histrias, ele o teria concebido com argila e gua, depois que seu irmo esgotou toda a matria-prima de que dispunha com a gerao dos outros animais, e lhe pediu auxlio para elaborar a raa humana.

Prometeu com o Fogo Divino. Pintura de Heinrich Fueger (1817) Ele concedeu ao ser humano o poder de pensar e raciocinar, bem como lhes transmitiu os mais variados ofcios e aptides. Mas esta preferncia de Prometeu pela companhia dos homens deixou o enciumado Zeus colrico. A raiva desta divindade cresceu cada vez mais quando ele descobriu que seu pretenso amigo o estava traindo. O tit matou um boi e o fracionou em dois pedaos, ambos ocultos em tiras de couro; destas fraes uma detinha somente gordura e ossos, enquanto a carne estava reservada para o pedao menor. Prometeu tentou oferecer a parte mnima para os deuses olmpicos, mas Zeus no aceitou, pois desejava o bocado maior. Assim sendo, o filho de Jpeto lhe concedeu este capricho, mas ao se dar conta de que havia sido ludibriado, Zeus se enfurece e subtrai da raa humana o domnio do fogo. quando Prometeu, mais uma vez desejando favorecer a Humanidade, rouba o fogo do Olimpo, pregando uma pea nos poderosos deuses. J outra verso justifica essa peripcia de Prometeu como uma forma de obter para a raa humana um elemento que lhe garantiria a necessria supremacia sobre os demais seres vivos.

O fato que Zeus decidiu punir Prometeu, decretando ao ferreiro Hefesto que o prendesse em correntes junto ao alto do monte Cucaso, durante 30 mil anos, durante os quais ele seria diariamente bicado por uma guia, a qual lhe destruiria o fgado. Como Prometeu era imortal, seu rgo se regenerava constantemente, e o ciclo destrutivo se reiniciava a cada dia. Isto durou at que o heri Hrcules o libertou, substituindo-o no cativeiro pelo centauro Quron, igualmente imortal. Zeus havia determinado que s a troca de Prometeu por outro ser eterno poderia lhe restituir a liberdade. Como Quron havia sido atingido por uma flecha, e seu ferimento no tinha cura, ele estava condenado a sofrer eternamente dores lancinantes. Assim, substituindo Prometeu, Zeus lhe permitiu se tornar mortal e perecer serenamente. Este belo mito foi transformado em clebre tragdia pelo poeta grego squilo, no sculo V a.C, intitulada Prometeu Acorrentado.

Prometeu Acorrentado (pintura de Dirck van Baburen - 1595-1624) Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Prometeu http://pt.wikipedia.org/wiki/Quron http://pt.wikipedia.org/wiki/Tit_(mitologia) http://pt.wikipedia.org/wiki/squilo http://pt.wikipedia.org/wiki/Hera http://www.geocities.com/wellesley/atrium/4886/prometeu.htm

You might also like