You are on page 1of 4

O corao e o sistema circulatrio

Os processos vitais da maioria dos seres vivos exigem suprimento constante de alimento e oxignio. Alm disso, os resduos do metabolismo devem ser removidos rapidamente. Em animais unicelulares e nos pluricelulares simples essas trocas so facilmente realizadas por difuso: as substncias passam das regies onde esto mais concentradas para as regies onde esto menos concentradas.
Curiosidade
Voc sabia que o corpo humano tem cerca de 96,5 mil km de vasos sanguneos?

Em animais mais complexos, organizados em tecidos e rgos, os quais muitas vezes ficam localizados em regies distantes do exterior e dos intestinos, o sistema circulatrio o responsvel pelo transporte de substncias. Na maioria dos vertebrados o sangue formado pelo plasma (parte lquida do sangue que contm diversas substncias), pelos glbulos brancos (clulas do sistema imunolgico leuccitos), pelos glbulos vermelhos (clulas vermelhas, eritrcitos ou hemcias as quais possuem pigmento respiratrio e fazem o transporte de gases) e finalmente pelas plaquetas (ou trombcitos, que tm por funo a coagulao do sangue).

O transporte dos alimentos

A comida que voc come no pode ajud-lo a crescer se ela apenas passar pelo processo de digesto e ficar parada na regio dos intestinos. Todas as partes do seu corpo necessitam de alimento, ou seja, preciso levar alimento para seu crebro, braos, dedos do p, etc. O que carrega esse alimento para cada uma das pequenas partes de seu corpo o sangue. O plasma sanguneo carrega alimento em soluo, detritos, secrees internas e alguns gases. O sangue caminha por uma rede de tubos, impulsionado por uma bomba, o corao. Coloque sua mo sobre o centro de seu peito, um pouco votada para o lado esquerdo e pressione. Voc poder sentir seu corao batendo. O corao um grande e potente msculo dividido em quatro cavidades, nos mamferos: dois trios (direito e esquerdo) e dois ventrculos (direito e esquerdo), que se comunicam respectivamente. O sangue entra no corao dos nossos corpos pelos trios e sai dele pelos ventrculos.

O corao em funcionamento

Quando os trios se contraem (sstole atrial), as vlvulas que separam os trios dos ventrculos abrem-se, permitindo a passagem do sangue para esses ltimos. Em seguida ocorre a contrao dos ventrculos (sstole ventricular). Nesse momento, vlvulas que separam os trios dos ventrculos fecham-se, impedindo o retorno do sangue aos trios. As vlvulas que existem no limite do corao com as artrias pulmonar e aorta abrem-se, o sangue que sai do ventrculo direito enviado para os pulmes e o que sai do ventrculo esquerdo ganha o restante do corpo atravs da artria aorta. Durante a distole (ou descontrao), todo o corao (trios e ventrculos) relaxa, e o corao se enche. O trio esquerdo preenchido pelo sangue que acabou de ser oxigenado, proveniente dos pulmes; o trio direito preenchido com sangue rico em gs carbnico, proveniente do restante do corpo. Todo

sangue, seja ele rico em oxignio ou em gs carbnico, chega ao corao atravs das veias.

Pronta entrega

Enquanto vai passando pelas diferentes partes do nosso corpo, o sangue deixa alimento e oxignio e recolhe os resduos (lixo) produzidos durante o metabolismo das clulas dos diferentes tecidos. O sangue funciona, portanto, como um entregador de pizza e ao mesmo tempo como um lixeiro. Para entregar novas pizzas ele precisa ir pizzaria busc-las; ou melhor, preciso coletar novos suprimentos de alimento e oxignio. Atravs de diminutos tubos que envolvem o intestino delgado, os capilares, o sangue leva o alimento proveniente das digestes totalmente processadas ali. O mesmo ocorre nos pulmes, onde os capilares esto em contato intimo com os alvolos pulmonares, deixando sair o gs carbnico para os pulmes e passar o oxignio para o sangue. Assim possvel perceber como o sangue consegue um novo suprimento de alimento e oxignio. Mas como o sangue se livra da sujeira recolhida nos tecidos? Existem inmeros capilares que passam pelos rins (glomrulos renais), onde o sangue filtrado. As clulas do sangue e as grandes molculas de protenas permanecem no sangue, pois os "poros do nosso filtro" so pequenos demais para permitir sua passagem. O lquido filtrado ainda ser modificado e formar a urina.

Grande circulao e pequena circulao

Nas aves e mamferos, que possuem um corao dividido em quatro cavidades, a circulao totalmente separada em um circuito pulmonar e um circuito que passa pelo corpo. O corao acaba funcionando como uma estrutura dupla: do lado direito impulsiona o sangue que chega do corpo (rico em gs carbnico e conhecido como sangue venoso) e vai para os pulmes e do

lado esquerdo impulsiona o sangue que chega dos pulmes (rico em oxignio e conhecido como sangue arterial) e vai para o corpo. O circuito pulmonar passou a ser conhecido como pequena circulao, que tem por funo alterializar o sangue, ou seja, deix-lo rico em oxignio. O sangue proveniente de todas as partes do corpo (cabea, tronco, rins, fgado, pernas etc.) chega ao corao pelas veias cavas (superior - regio da cabea e inferior - tronco e abdmen) e entra pelo trio direito. Depois, sai do trio direto e vai para o ventrculo direito onde se inicia o processo de arterializao. Do ventrculo direto, sai o sangue venoso, atravs da artria pulmonar que se bifurca mandando um ramo para cada pulmo. As artrias vo diminuindo seu calibre transformando-se em arterolas e, posteriormente, em capilares. Assim o sangue se espalha pelos pulmes e consegue estabelecer um contato ntimo com os alvolos pulmonares, onde ocorrero as trocas gasosas. Agora, os capilares se renem formando vasos cada vez maiores, at formar as quatro veias pulmonares que chegam na aurcula esquerda. O sangue que partiu do ventrculo direito para os pulmes era venoso e o sangue que retornou, dos pulmes, para a aurcula esquerda arterial. O circuito sistmico (corporal) conhecido como grande circulao. Essa tem por funo levar sangue arterial aos vrios rgos e recolher o sangue venoso do corao. O sangue chega ao corao pelas veias pulmonares e entra no trio esquerdo. Passa para o ventrculo esquerdo e bombeado pela artria aorta para o resto do corpo. Depois de ter banhado todos os tecidos, pela rede de capilares, levando oxignio e coletando gs carbnico, o sangue venoso (rico em gs carbnico) retorna ao corao, pelas veias cavas, para o trio direito.

You might also like