You are on page 1of 53

1.

Primeiro Passo: CADASTRO NO MDULO DE SELEO DE SERVIOS DO e-INPI


O cadastro no Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI obrigatrio para toda pessoa, fsica ou jurdica, que queira demandar servios Diretoria de Marcas. O prprio interessado ou seu advogado/agente da propriedade industrial (API) poder cadastrar uma identificao eletrnica, composta por login e senha, que autentique seu acesso ao sistema diretamente no portal www.inpi.gov.br. No portal www.inpi.gov.br, o usurio dever clicar no link cadastrar, junto ao link de acesso emisso de Guia Eletrnica, na aba e-INPI no menu superior, conforme figuras abaixo:

A fim de iniciar o cadastro no Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, e conforme a sua situao, o usurio poder acessar um dos links a seguir: prprio interessado ou advogado. Cumpre notar que o

cadastro de escritrios e agentes da propriedade industrial se d atravs da Comisso de Agentes da Propriedade Industrial (COCAPI).

Em seguida, conforme figura abaixo, o usurio dever dar o aceite ao termo de adeso ao e-INPI e ao eMARCAS, em que constam as condies gerais do servio:

Procedendo dessa forma, o usurio ser direcionado rea de cadastro, tal como exposto na tela abaixo:

ATENO! Recomenda-se o preenchimento cuidadoso de todos os campos da tela de cadastro, de maneira a que seu cadastro seja o mais completo e correto possvel. Lembre-se que ser justamente mediante as informaes prestadas nesta fase que a Diretoria de Marcas disponibilizar uma srie de servios aos usurios atravs do portal do INPI. Cabe lembrar ainda que a senha deve ser pessoal e sigilosa, contendo o mnimo de seis e o mximo de 10 caracteres, podendo conter letras e nmeros ou os dois itens, sem espaos. No utilize caracteres especiais do tipo &, !, %, ?, hfens ou aspas. O login e a senha so do tipo "Case Sensitive", ou seja, o sistema diferencia as letras maisculas das minsculas no registro do login e senha. No utilize sua SENHA pessoal do banco. Procure utilizar uma senha que no seja de fcil identificao por parte de terceiros. Recomenda-se, por motivo de segurana, a troca da senha periodicamente.

Inseridas todas as informaes, e aps o usurio ter clicado em salvar, o cadastro e a identificao eletrnica do usurio composta por login e senha j estaro efetuados. A partir deste momento, o usurio, de qualquer lugar e a qualquer hora, poder acessar o mdulo de seleo de servios do eINPI, seja por certificao digital, seja por meio do uso do login e senha. Assim, ele poder solicitar os

mais diversos servios Diretoria de Marcas, mediante a emisso da Guia de Recolhimento da Unio (GRU), e tambm o e-MARCAS, a fim de enviar o formulrio eletrnico correspondente ao servio pretendido.

ATENO! Cuide bem da sua senha. Ela serve, em conjunto com o seu login, para identific-lo junto ao sistema. Portanto, em hiptese alguma a fornea a terceiros. Lembre-se que, caso deseje, a qualquer momento ela poder ser trocada.

1.1. Observaes gerais relativas ao preenchimento dos dados do requerente no ambiente do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI
Apesar do mdulo de seleo de servios do e-INPI j disponibilizar uma ferramenta de ajuda ao preenchimento do cadastro, cumpre esclarecer alguns pontos relacionados aos dados do requerente, uma vez que todas as suas informaes preenchidas nessa etapa so migradas para o formulrio eletrnico. Os dados do requerente - ou seja, os dados da pessoa, fsica ou jurdica, que solicita o registro da marca junto ao INPI - que constaro do formulrio so: a) Nome completo do Requerente;
OBSERVAO: Nome completo, caso o requerente seja pessoa fsica; razo social, caso o requerente seja pessoa jurdica.

b) Endereo completo;
OBSERVAO: O endereo dever constar de logradouro, nmero, bairro, complemento, cidade, UF e CEP; caso o requerente seja residente no exterior, o CEP evidentemente deixa de ser necessrio.

c) Natureza jurdica do requerente;


OBSERVAO: De acordo com a resoluo n 052/1997, alguns servios tero o valor de sua retribuio reduzido pela metade quando devido por pessoas naturais;

microempresas, assim definidas em lei; instituies de ensino e pesquisa; sociedades ou associaes com intuito no econmico, bem como por rgos pblicos, quando se referirem a atos prprios dos depositantes ou titulares

d) CPF ou CNPJ, conforme o caso;


OBSERVAO: O usurio dever estar atento para o preenchimento desses campos: O CPF dever ter 11 dgitos, assim como o CNPJ dever possuir 14 dgitos.

e) Telefone fixo e/ou celular e fax; f) E-mail.


OBSERVAO: de extrema importncia que o usurio informe seu e-mail corretamente. Da mesma forma, fundamental que o e-mail em questo seja acessado com relativa freqncia pelo usurio, uma vez que a Diretoria de Marcas pode, eventualmente, entrar em contato com o usurio atravs desse canal.

ATENO! Lembre-se de manter atualizado o seu cadastro junto ao INPI. Ns tratamos de milhares de pedidos todos os anos, movimentando uma quantidade incalculvel de informao. E unicamente com base nas informaes do seu cadastro que podemos entrar em contato com voc. Portanto, toda e qualquer mudana de dados, alm, claro, de quaisquer alteraes que interfiram no curso do seu processo junto ao INPI, devem ser comunicadas ao rgo.

2. Segundo Passo: SELEO DO SERVIO E EMISSO DA GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIO (GRU)


Aps ter realizado o cadastro junto ao Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio, a fim de selecionar o servio a ser demandado Diretoria de Marcas, dever acessar o referido sistema, por meio de seu login e senha, conforme orientao a seguir: a) No portal do INPI, o usurio dever clicar em e-INPI e em seguida no link GRU. A seguir, dever preencher o login e senha, conforme a figura a seguir:

As seguintes informaes sero disponibilizadas:

b) Selecionar Marcas no campo "Unidade"; uma janela, tal como abaixo, aparecer com uma caixa de cdigo e outra com os servios da unidade selecionada:

c) Escolher o servio desejado digitando o respectivo cdigo e teclar "enter" no final; ou escolher o servio buscando pelo seu nome dentro da caixa correspondente, tambm teclando enter no final. d) Para determinados servios, outras informaes sero solicitadas, como por exemplo, a especificao do objeto da petio, a numerao e/ou quantidade de processos administrativos, ou ainda o nmero da RPI.

e) Uma janela com uma prvia do servio solicitado aparecer na tela; o usurio dever conferir o servio desejado, bem como os dados informados, tais como o nmero da RPI ou o valor do servio em questo:

f) Para finalizar, o usurio dever clicar em "Finalizar Servio"; caso tenha se enganado quanto escolha do servio ou ao preenchimento de quaisquer outras informaes durante essa fase, acionar o boto "Cancelar Servio". g) Ler atentamente as instrues na pgina de "Guia gravada com sucesso!" e acionar o boto "Emisso da GRU Cobrana"

h) Caso necessrio, imprimir a GRU em uma nica via atravs do boto "Imprimir" ao final da guia; i) Acionar o boto de "Voltar" para realizar outro servio da "Unidade" escolhida.

ATENO! Caso voc queira demandar o mesmo servio mais de uma vez, jamais reutilize a guia: basta selecionar novamente o mesmo servio de maneira a que um novo boleto seja emitido. Isso se deve ao fato de que o prprio sistema que gera os formulrios eletrnicos veda a reutilizao de um nmero da GRU anteriormente emitido. Caso voc tenha se enganado com relao aos dados informados e tenha emitido e pago pela GRU correspondente, ser necessrio gerar uma nova guia, mediante seleo correta do servio desejado, e dar entrada em um novo formulrio eletrnico, frisando-se que, nesse caso, a devoluo da taxa anteriormente paga poder ser solicitada, atravs de formulrio especfico (cdigo 801 no Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI).

Todas os dados informados nas etapas de cadastramento do usurio e seleo do servio so transpostos para o formulrio eletrnico correspondente, sem a possibilidade de alterao durante o preenchimento do formulrio. Portanto, tenha o mximo cuidado no momento em que estiver realizando o seu cadastro e na escolha da natureza e da forma de apresentao de sua marca.

3. Terceiro Passo: PAGAMENTO DA RETRIBUIO


De posse da Guia de Recolhimento da Unio (GRU) emitida pelo Mdulo de Seleo de Servios do eINPI, o usurio dever observar o seguinte: a) O pagamento da GRU, na rede bancria, dever ser obrigatoriamente realizado at o envio do Formulrio Eletrnico, sob pena do servio solicitado no ser considerado; b) A GRU gerada possui a seguinte informao no campo Vencimento: "Contra-apresentao".Todavia, ressaltamos que, caso deseje enviar o seu pedido hoje, faa o pagamento at a data de hoje, do contrrio, o mesmo ser considerado inexistente por pagamento posterior data de envio do Formulrio Eletrnico; c) A emisso da GRU, que corresponde etapa de seleo do servio pretendido, dever ser efetuada obrigatoriamente pelo requerente ou por seu procurador/agente da propriedade industria (ou preposto deste ltimo), nunca por terceiros. Por esse motivo, o acesso ao sistema condicionado prvia identificao do usurio. Assim, exceo do preposto do API, o nome do usurio que acessa o sistema para a seleo do servio e conseqente emisso da GRU constar impresso na guia gerada, ficando consignada a vinculao do usurio em questo com o ato praticado; d) Cumpre observar que, para fins de validade dos atos praticados pelo usurio que dependam de pagamento de retribuio, o servio pretendido ser considerado como efetivamente pago somente aps a conciliao bancria da respectiva GRU; e) Ao terminar a emisso da GRU, o usurio dever clicar no link "Finalizar Sesso", de forma a liberar os recursos do sistema para outros usurios.

3.1. Pagamento da retribuio referente ao depsito de Pedido de Registro de Marcas A DIRETORIA DE MARCAS comunica aos usurios do e-Marcas que, para fins de pagamento da retribuio referente ao depsito de pedido de registro de marca, a data da operao bancria ser considerada como a data efetiva do pagamento, ainda que aquela tenha sido realizada em horrios ou em dias durante os quais no h expediente bancrio e desde que efetivamente comprovada. Portanto, nos casos em que a operao bancria relativa ao pagamento do pedido for realizada at a data do envio do formulrio eletrnico, mas fora dos horrios ou dos dias de expediente bancrios, o usurio, sempre que possvel, dever encaminhar, como anexo ao formulrio eletrnico de pedido de registro, o

comprovante digitalizado do pagamento da Guia de Recolhimento da Unio (GRU) contendo claramente o n da GRU, a data de pagamento e autenticao bancria legveis.

3.2. Pagamento da retribuio referente a Peties Eletrnicas A DIRETORIA DE MARCAS comunica aos usurios do e-Marcas que, para fins do pagamento da retribuio referente peties eletrnicas, a data da operao bancria ser considerada como a data efetiva do pagamento, ainda que aquela tenha sido realizada em horrios ou em dias durante os quais no h expediente bancrio. Portanto, nos casos em que a operao bancria relativa ao pagamento da petio for realizada at a data do envio da mesma, porm fora dos horrios ou dias de expediente bancrio, o usurio, sempre que possvel, dever encaminhar, como anexo, o comprovante digitalizado do pagamento da Guia de Recolhimento da Unio (GRU) contendo claramente o n da GRU, a data de pagamento e autenticao bancria legveis. Comunicamos, portanto, que tais peties sero objeto de exame de conformidade, ocasio em que podero ser formuladas exigncias, sobretudo a fim de que seja enviada cpia digitalizada do comprovante de pagamento da GRU para que eventuais dvidas sobre a efetiva data de recolhimento sejam dirimidas, lembrando que a operao bancria relativa ao pagamento dever ter sido efetuada at a data de envio da respectiva petio eletrnica. Informamos, ainda, que o cumprimento de eventual exigncia dever ser cumprida no prazo de 60 (sessenta) dias da data de publicao da exigncia, sob pena de arquivamento. Por fim, informamos que no sero aceitos como comprovante de pagamento os agendamentos de operao bancria.

RECOMENDAES TCNICAS 1. Imprima a GRU em impressora jato de tinta (ink jet) ou laser em qualidade normal ou alta. No use modo econmico; 2. Utilize folha A4 (210 x 297 mm) ou Carta (216 x 279 mm) e margens mnimas esquerda e direita do formulrio; 3. A pgina melhor visualizada na resoluo de vdeo 1024 X 768; 4. A utilizao dos cookies necessria para o processamento de consultas. Portanto, para que a consulta seja realizada, o navegador do usurio deve estar habilitado para gravao dos cookies.

ATENO! Com o e-MARCAS o envio do comprovante de pagamento no se faz mais necessrio. Toda a confirmao do pagamento ser realizada por meio eletrnico atravs de rotina automtica estabelecida entre o Banco do Brasil e o INPI. Entretanto, da mesma maneira como ocorrer com todos os documentos enviados digitalmente, os comprovantes (em papel) relativos ao pagamento de retribuies ao INPI devero ser guardados pelo usurio a fim de que, numa eventual exigncia, as mesmas possam ser apresentadas ou remetidas ao INPI.

4. Quarto Passo: ACESSAR OS FORMULRIOS ELETRNICOS DE PEDIDOS E PETIES DE MARCA


Para ter acesso aos formulrios eletrnicos de pedido e de petio, primeiramente necessrio que o usurio efetue seu cadastro no Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, por meio do qual ele poder gerar a Guia de Recolhimento da Unio (GRU) para o servio solicitado. Caso o usurio j esteja cadastrado, seuacesso poder ser efetuado por meio de certificado digital ou login e senha. Em todos os casos, o usurio dever aceitar o termo de adeso ao e-INPI. tambm fundamental que o usurio acesse a Lei da Propriedade Industrial (LPI) n 9279/1996. Recomenda-se a leitura das perguntas mais freqentes , assim como o acesso s sees o que uma marca e como registrar sua marca passo a passo, a fim de que o usurio tenha maiores esclarecimentos sobre como atuar junto Diretoria de Marcas. a) No portal do INPI, o usurio dever clicar em e-INPI e em seguida no link de acesso ao eMARCAS. Dever preencher o login e senha ou conectar o acessrio relativo certificao digital, conforme a figura a seguir:

b) Caso o usurio opte pelo acesso via certificao digital, seu perfil dever ser selecionado, conforme figura a seguir:

5. ORIENTAES IMPORTANTES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULRIO ELETRNICO DE PEDIDO DE REGISTRO DE MARCA:


5-Para acessar o formulrio eletrnico de pedido de registro de marca, o usurio dever adotar os seguintes procedimentos: a) Acessar o portal www.inpi.gov.br; b) Acessar o link e-MARCAS", disponvel no portal do INPI, identificando-se por meio de certificado digital ou login e senha, devidamente vlidos. c) Inserir o nmero da GRU (tambm chamado nosso nmero), devidamente paga, no campo apropriado e preencher o cdigo de segurana informado pelo sistema, conforme figura a seguir. Cumpre lembrar que por intermdio desse nmero que a Diretoria de Marcas confirma a solicitao dos servios e a conciliao bancria dos respectivos pagamentos. Portanto, o nmero da GRU constitui o dado fundamental relativo retribuio, alm de possibilitar a eventual recuperao da segunda via do recibo do pedido.

d) Caso o usurio tenha efetuado o pagamento do servio on-line, por meio de internet banking, poder optar pelo acesso instantneo ao formulrio eletrnico. Para tanto, basta clicar no link (nosso nmero) disponibilizado na tela em que o nmero da GRU gerado, conforme figura a seguir:

ATENO! Apesar de no ser mais necessria a apresentao do comprovante de pagamento da retribuio, importante que voc guarde tal documentao, uma vez que o INPI poder, a qualquer momento, formular exigncia relativa sua apresentao.

Ao inserir o nmero da GRU no campo apropriado, o usurio ter acesso ao formulrio eletrnico de pedido de registro de marca, que reproduzir no apenas as informaes referentes ao requerente e ao seu procurador (caso haja), como tambm alguns dados - natureza e forma de apresentao - relativos marca requerida. Portanto, tais campos no podero ser alterados. A seguir, as setas indicam exatamente os campos que migram do ambiente do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI:

5.1 Dados da Marca 5.2 - Declarao de atividades 5.3 - Reivindicao de Prioridade Unionista 5.4 - Anexos

ATENO! Os dados relativos ao seu procurador, caso haja, reproduziro as informaes cadastradas pelo prprio advogado/agente da propriedade industrial para sua identificao junto ao e-INPI. Assim, caso o acesso ao formulrio eletrnico esteja sendo realizado pelo seu procurador, o formulrio trar 2 (duas) informaes bsicas: um campo referente aos dados do requerente e outro relacionado aos dados do procurador.

a) O elemento nominativo da marca:


O usurio deve determinar o elemento nominativo da marca, caso sua apresentao seja nominativa ou mista, conforme figura a seguir. Caso a marca seja tridimensional, o preenchimento desse campo no obrigatrio.

Traduo da marca: Se a marca contiver algum elemento em idioma estrangeiro, ela dever ter a sua traduo indicada pelo usurio, conforme figura anterior.

ATENO! O elemento nominativo da marca poder ser escrito em caracteres maisculos ou minsculos, prevalecendo sempre o que for indicado pelo usurio no campo especfico. Entretanto, para os casos em que a marca for mista ou tridimensional, ele dever corresponder exatamente ao elemento nominativo constante da figura enviada. Cabe frisar ainda que se a marca requerida for composta por letra, nmero ou qualquer outro sinal isolado, a mesma dever ser apresentada como marca figurativa.

b) A especificao de produtos ou servios (Acordo de Nice):


A especificao de produtos ou servios se refere escolha dos produtos ou servios que a marca visa assinalar. Para tanto, faz-se necessrio aloc-los em classe especfica, o que se constitui num importante instrumento administrativo para o INPI, principalmente no que se refere busca de anterioridades. Assim, nesse campo, o usurio dever selecionar em que classe e sob qual especificao se encontra(m) o(s) produto(s) ou servio(s) a ser(em) assinalado(s) pela marca. Vale dizer que, a fim de se evitarem incorrees na especificao de produtos ou servios, devero ser utilizadas apenas as tabelas disponveis no formulrio eletrnico de pedido de registro, as quais sero atualizadas sempre que necessrio. Como forma de auxiliar o usurio na busca pela classe/especificao desejada, o formulrio apresenta uma ferramenta de pesquisa e seleo de tais informaes. Assim, acionando o boto Selecionar, conforme figura a seguir, uma nova tela surgir, apresentando dois campos: um para a pesquisa por classes e outro para a busca por especificao de produtos ou servios, sempre mediante o uso de palavras-chave.

Ao clicar em pesquisar junto ao campo Classe de Produtos/Servios, o usurio ter acesso descrio sumarizada de cada classe. Ele dever selecionar a classe relacionada ao produto ou servio que a marca requerida visa assinalar, clicando em Confirma ao final da lista. No exemplo a seguir, a busca ser feita pela NCL(8) 4.

Cabe notar que o usurio dever assinalar somente uma classe para cada marca requerida e que, de acordo com sua natureza, a tabela de seleo apresentar uma extenso distinta: para marcas de produto, constaro da tabela apenas as classes de 01 a 34 (classes de produto); para as marcas de servio, a tabela trar apenas as classes de 35 a 45 (classes de servio); para as marcas coletivas, a tabela trar todas as classes disponveis. Aps a seleo da classe, o sistema retornar com a informao relativa sua descrio, a fim de que o usurio possa pesquisar, dentro da classe escolhida, a especificao pretendida. No exemplo a seguir, o produto em questo ser derivado de gs. Portanto, ser empregada na busca a palavra-chave gs.

Aps clicar em Confirmar, o sistema trar, dentro da classe previamente selecionada (no caso, a NCL(8) 04), os resultados da pesquisa, conforme figura a seguir. Esse o momento do usurio selecionar os itens desejados, que sero transpostos para o formulrio eletrnico. Tendo verificado a seleo efetuada a partir da especificao constante tanto do classificador internacional quanto da lista auxiliar, o usurio dever clicar em Confirmar para prosseguir no preenchimento do formulrio eletrnico, conforme figura a seguir:

Aps ter clicado em Confirmar na caixa de pesquisa de especificao de produtos ou servios, o formulrio j ter transposto as informaes selecionadas, conforme a figura seguinte:

Caso a marca depositada seja de servio, o usurio dever utilizar a mesma ferramenta, empregando a mesma sistemtica de pesquisa. A nica diferena se refere ao fato de que, neste caso, ele ter a opo de indicar se, alm do servio propriamente dito, ele tambm presta consultoria, assessoria ou informao relativamente ao servio selecionado. No exemplo a seguir, ser empregada na busca a palavra-chave publicidade:

Ao clicar em Confirmar na tela anterior, o usurio ter acesso aos resultados da busca, conforme figura a seguir. O usurio selecionar os itens apresentados, sem esquecer de marcar a correta opo correspondente efetiva especificao do servio por ele exercido. Portanto, se o usurio presta apenas o servio propriamente dito, dever marcar somente o item em questo, sem selecionar as opes consultoria, assessoria ou informao; por outro lado, ele poder tambm, conforme o caso, marcar alguma ou todas as opes anteriores consultoria, assessoria ou informao), sempre em funo da sua efetiva atividade.

Tendo verificado a seleo efetuada a partir da especificao constante tanto do classificador internacional quanto da lista auxiliar, o usurio dever clicar em Confirmar para prosseguir no preenchimento do formulrio eletrnico, conforme figura a seguir.

Aps ter clicado em Confirmar na caixa de pesquisa de especificao de produtos ou servios, o formulrio j ter transposto as informaes selecionadas, conforme a figura seguinte:

OBSERVAO: Se o usurio estiver reivindicando prioridade unionista ao seu pedido de registro, mas a especificao selecionada no contemplar os produtos/servios contidos no documento relativo prioridade em questo, o usurio, caso no anexe no ato do depsito o(s) documento(s) comprobatrio(s) de sua reivindicao, dever enviar, sob o anexo outros, arquivo contendo a especificao referida no pedido/registro estrangeiro, sem prejuzo da especificao selecionada por meio da ferramenta de pesquisa disponibilizada no formulrio eletrnico. Nesse caso, o usurio dever estar ciente de que seu pedido ser publicado de acordo com o anexo enviado, muito embora, em posterior exame do documento de prioridade, ele poder sofrer adequaes quanto classe selecionada e a especificao reivindicada.

No caso da marca de certificao, os produtos e/ou servios a serem certificados devero ser manualmente informados, conforme figura a seguir. Cumpre informar que, para efeitos de classificao, os produtos e/ou servios a serem listados em tal campo sero enquadrados automaticamente na NCL (8) 42.

OBSERVAO: Como mencionado anteriormente, as tabelas relativas classificao de produtos e servios so relativamente extensas. A complementao feita a partir da lista auxiliar vem somente contribuir para que a classificao seja, de fato, exaustiva. Nesse sentido, aconselha-se ao usurio que, na hiptese de seu produto ou servio no constar de maneira literal nas tabelas do formulrio, proceda, sempre que possvel, a uma aproximao, de forma que o item selecionado espelhe o mais fielmente o produto ou servio originalmente no encontrado. Entretanto, pode-se recorrer Comisso de Classificao de Produtos e Servios (CCPS) da Diretoria de Marcas, a fim de se efetuar uma consulta sobre em que classe estaria

alocado tal produto ou servio que, por fim, seria incorporado tabela-padro.

c) Classificao Internacional de Elementos Figurativos (Acordo de Viena)

Para os casos em que a forma de apresentao da marca for mista, figurativa ou tridimensional, faz-se necessrio classificar seus elementos figurativos. Isto se deve principalmente ao fato de que, no momento do exame de registrabilidade, a busca feita pelo examinador deve se pautar em determinados critrios previamente estabelecidos, sem os quais o resultado da busca no possuiria um padro especfico. Esses critrios preestabelecidos encontram respaldo na Classificao Internacional de Elementos Figurativos. Clicando em selecionar, conforme figura abaixo, uma nova tela surge apresentando um campo para pesquisa por palavras-chave, de modo a que seja indicado ao usurio em quais categorias, divises e sees se encontra a descrio dos elementos figurativos da marca desejada.

Clicando em Selecionar, o usurio ter acesso tela de busca de classificao internacional de elementos figurativos, em que podero ser pesquisadas categorias, divises e sees. Note-se que, se o usurio clicar em pesquisar categoria a fim de selecionar algum item, caso clique posteriormente em pesquisar diviso, aparecero somente as divises vinculadas categoria pr-selecionada, aplicando-se a mesma regra caso o usurio clique em seguida em procurar seo. Alm desse modo, o usurio poder tambm pesquisar diretamente em procurar seo por meio de palavra-chave que represente o elemento figurativo a ser classificado, caso em que o resultado j trar a categoria, diviso e seo correspondentes classificao. No exemplo a seguir, ser empregada essa maneira de pesquisar, para o que a palavra-chave veculo ser o argumento da busca:

Tendo clicado em Confirmar, o usurio ter acesso ao resultado da pesquisa, conforme figura a seguir:

Aps selecionar o(s) resultado(s) que melhor correspondem ao elemento figurativo da marca requerida, o usurio dever clicar em Confirmar. Observe-se que, caso o usurio queira alterar a seleo feita, o mesmo dever clicar, conforme a figura a seguir, em Remover, a fim de desmarcar os itens selecionados na etapa anterior. Note-se ainda que possvel fazer uso das sees auxiliares quando necessrio, no sentido de melhor enquadrar a classificao da figura em questo.

Aps ter clicado em Confirmar na caixa de pesquisa de classificao internacional de elementos figurativos, o formulrio j ter transposto as informaes selecionadas, conforme a figura seguinte:

ATENO! Lembre-se de que a escolha da marca deve ser cuidadosa, devendo, portanto, fazer parte de uma etapa prvia ao preenchimento do formulrio. Essa recomendao se deve ao fato de que, uma vez enviado o pedido de registro de marca, esta no poder mais ser alterada.

d) Natureza e Formas de Apresentao

Natureza das marcas No que concerne ao seu uso, as marcas podem se distinguir de acordo com o quadro abaixo: Natureza das marcas

A que se aplica

Produto

Distinguir produtos de outros idnticos, semelhantes ou afins

Servio

Distinguir servios de outros idnticos, semelhantes ou afins

Coletiva

Identificar produtos ou servios provenientes de membros de um determinado grupo ou entidade

Certificao

Atestar a conformidade de produtos ou servios a determinadas normas ou especificaes tcnicas

Formas de Apresentao As marcas possuem diversas formas de apresentao. No so apenas nomes; nem apenas figuras. Entretanto, de acordo com a lei brasileira, no se pode proteger sinais que no sejam visualmente perceptveis. Assim, um som, ou ainda um aroma, no encontram amparo legal como marca. A seguir, um quadro apresentando as principais caractersticas de cada forma de apresentao: Apresentao A que se aplica

Nominativa

Sinal constitudo apenas por palavras, ou combinao de letras e/ou algarismos, sem apresentao fantasiosa

Mista

Sinal que combina elementos nominativos e figurativos

Figurativa

Sinal constituido por desenho, imagem, formas fantasiosas em geral

Tridimensional

Sinal constitudo pela forma plstica distintiva e necessariamente incomum do produto

5.2 - Declarao de atividades


Em cumprimento ao artigo 128 da Lei da Propriedade Industrial, necessrio que, no caso das pessoas de direito privado, seja declarado, sob as penas da lei, o exerccio efetivo e lcito da atividade do requerente poca do depsito.

a) Quando a marca em questo for de produto ou de servio, a declarao da seguinte natureza:

b) Quando a marca for de certificao, o teor da declarao ser o seguinte:

c) Quando a marca for de natureza coletiva, a declarao obedecer ao seguinte padro:

OBSERVAO: Os documentos que contm as informaes relativas atividade do requerente, tais como contrato social, atas de constituio da empresa ou objeto social da firma, ainda que eventualmente no enviados no ato do envio do pedido de registro, devero ser guardados pelo usurio, pois o INPI poder, a qualquer momento, formular exigncia relativa sua apresentao.

5.3 - Reivindicao de Prioridade Unionista


A reivindicao de prioridade unionista um expediente previsto na Conveno da Unio de Paris (CUP), tambm contemplado pela LPI, que em seu art. 127 preceitua: Ao pedido de registro de marca depositado em pas que mantenha acordo com o Brasil ou em organizao internacional, que produza efeito de depsito nacional, ser assegurado direito de prioridade, nos prazos estabelecidos no acordo, no sendo o depsito invalidado nem prejudicado por fatos ocorridos nesses prazos. O prazo a que a CUP se refere de 6 (seis) meses, ou seja, caso voc tenha depositado um pedido de registro de marca na Argentina em 01/01/2006, por exemplo, e esteja prestes a depositar o mesmo pedido no Brasil em 01/07/2006, (portanto at 6 meses depois) ser facultado ao usurio a reivindicao de prioridade unionista, mediante a qual o ltimo pedido ser considerado, para efeitos de prioridade, como se tivesse sido depositado em 01/01/2006. Entretanto, o prazo tem que ser rigidamente obedecido: se ultrapassados os 6 (seis) meses, a prioridade no ser aceita.

Caso o usurio reivindique prioridade unionista no seu pedido, ele dever faz-lo no ato do depsito, clicando na quadrcula especfica, conforme indicado a seguir:

Tendo selecionado a opo anterior, o formulrio disponibilizar, conforme figura a seguir, os campos relativos data e ao nmero do depsito ou registro referente marca em questo, assim como o campo referente ao pas ou organizao em que a marca se encontra depositada. Vale notar que, caso o usurio queira reivindicar mais de uma prioridade, ele poder faz-lo mediante a seleo da quantidade de depsitos no campo apropriado.

OBSERVAO: Se o usurio estiver reivindicando prioridade unionista ao seu pedido de registro, mas a especificao selecionada no contemplar os produtos/servios contidos no documento relativo prioridade em questo, o usurio, caso no anexe no ato do depsito o(s) documento(s) comprobatrio(s) de sua reivindicao, dever enviar, sob o anexo outros, arquivo contendo a especificao referida no pedido/registro estrangeiro, sem prejuzo da especificao selecionada por meio da ferramenta de pesquisa disponibilizada no formulrio eletrnico. Nesse caso, o usurio dever estar ciente de que seu pedido ser publicado de acordo com o anexo enviado, muito embora, em posterior exame do documento de prioridade, ele poder sofrer adequaes quanto classe selecionada e a especificao reivindicada.

5.4 - Anexos
De acordo com a natureza e a forma de apresentao da marca, e tambm conforme a especificidade de cada pedido de registro, o formulrio eletrnico correspondente dever conter anexos, que podero ser obrigatrios ou facultativos, conforme o caso. Para o envio de anexos, o usurio dever utilizar o Gerenciador de Anexos, disponvel em todos os formulrios eletrnicos, conforme figura a seguir:

Note-se que, como regra do sistema, o envio do formulrio eletrnico ser bloqueado sempre que, sendo de carter obrigatrio, o anexo deixar de ser indicado ou enviado pelo usurio. Todos os documentos anexados aos formulrios eletrnicos de pedido de registro devero ser enviados ao INPI como documentos digitais ou digitalizados, conforme recomendao tcnica contida no ANEXO 1. Assim, para todos os efeitos desse manual, o termo documento, quando referente ao envio de anexos, significa o conjunto de textos e/ou imagens enviado sob a forma de arquivo eletrnico, seja atravs da digitalizao de contedos originalmente em meio fsico, seja por meio da cpia de arquivo existente exclusivamente em meio digital.

Para pedidos de registro de marca, os anexos possveis so os seguintes: a) Procurao O instrumento de procurao, para que seja considerado vlido junto ao INPI, dever conter necessariamente: a.1) Dados do Outorgante; a.2) Dados do Outorgado; a.3) Tipo de poder outorgado; a.4) Data, local e assinatura do Outorgante. O usurio, ao enviar como anexo ao formulrio eletrnico de pedido de registro um documento de procurao, dever ainda observar os seguintes procedimentos: a.5) A procurao deve ser em lngua portuguesa e, caso o original seja em outro idioma, o usurio dever enviar a sua traduo, ficando dispensados a legalizao consular e o reconhecimento de firma; a.6) Se, assinalado como anexo do formulrio eletrnico de pedido de registro pelo usurio, o documento rotulado de procurao no contiver as informaes listadas nos itens a.1, a.2, a.3 e a.4 mencionados anteriormente, o mesmo ser desconsiderado, ainda que a publicao do pedido de registro se concretize. Nesse caso, o usurio dever enviar, mediante formulrio eletrnico de petio especfico, novo documento de procurao, devidamente instrudo, no prazo de 60 (sessenta) dias contados da data do envio do formulrio eletrnico de pedido de registro, independente de notificao ou exigncia; a.7) Uma vez enviada corretamente a procurao, no h a necessidade de reenvi-la a cada ato relativo ao processo, salvo excees previstas neste Manual.

ATENO! O envio de documentos via internet para a Diretoria de Marcas no desobriga o usurio guarda dos originais. Nesse sentido, a posse/guarda do original do instrumento de procurao obrigatrio, uma vez que, a qualquer momento, o INPI poder formular exigncia relativa apresentao do referido documento. Trata-se, portanto, de medida de segurana, tanto para o INPI, quanto para usurios e

procuradores/agentes da propriedade industrial.

b) Imagem digital da marca Sempre que a marca for figurativa, mista ou tridimensional, o usurio dever anexar obrigatoriamente o documento contendo a imagem digital da marca, sem o que o envio do formulrio eletrnico do pedido de registro no ser possvel. No caso de marcas figurativas e mistas, os formulrios eletrnicos correspondentes traro, no Gerenciador de Anexos, a informao relativa obrigatoriedade do anexo em questo conforme figura a seguir:

As especificaes tcnicas referentes transmisso de documentos contendo imagens atravs do formulrio eletrnico se encontram no ANEXO 1. Alm da observncia de tais especificaes, o usurio dever obedecer a alguns parmetros: b.1) A imagem enviada dever corresponder efetivamente marca pretendida, contida obrigatoriamente em uma moldura de tamanho 8 cm x 8 cm, no formato jpg. Ao confeccionar o arquivo, o usurio dever utilizar apenas uma nica imagem referente ao sinal solicitado, no sendo aceitos, portanto, arquivos que contenham duplicaes ou variaes da mesma figura, ou quaisquer outros elementos que venham a prejudicar a inteligibilidade daquilo que o usurio pretende requerer como marca; Exemplos:

b.2) A imagem enviada dever atender ao requisito de nitidez necessrio para a plena identificao dos componentes figurativos da marca requerida, o que inclusive se aplica ao(s) elemento(s) nominativo(s) da marca mista ou tridimensional, grafado(s) junto imagem; ATENO: O importante que se faa um teste de verificao da qualidade da visualizao da imagem na tela e da impresso da imagem no tamanho 8 cm x 8 cm, antes do envio. b.3) Caso o usurio envie uma imagem colorida, como forma de identificar a sua marca, ele dever estar ciente de que essa opo equivaler reivindicao de cores, o que integrar, necessariamente, o registro da marca solicitada, na hiptese da mesma vir a ser concedida. Nesse sentido, no necessria a reivindicao de cores por meio de setas indicativas, tal como no pedido de registro apresentado em formulrios em papel. b.4) Se a forma de apresentao da marca solicitada for tridimensional, o usurio dever anexar a imagem digital da marca contendo suas vistas (posterior, anterior, superior, inferior e laterais), bem como sua perspectiva, de modo a permitir suficiente compreenso do conjunto para cuja forma o requerente reivindica a proteo enquanto marca. Caso a marca depositada tenha forma de apresentao tridimensional, o formulrio eletrnico correspondente trar a informao relativa obrigatoriedade do anexo em questo conforme figura a seguir:

c) Acordo de convivncia de marcas no mercado Caso o requerente possua um acordo de convivncia de marcas celebrado com o titular de direito anterior, tal documento poder ser enviado como anexo, observado o fato de que a Diretoria de Marcas, por apreciar o referido acordo, no necessariamente deferir o pedido de registro de marca objeto do referido acordo. d) Consentimento para registrar como marca o sinal solicitado Determinados tipos de sinais, quando no requeridos pelo prprio titular do direito, somente podem ser requeridos enquanto marca mediante seu consentimento ou autorizao. Enquadrado nesse caso, o usurio dever anexar tal documento ao formulrio eletrnico de pedido de registro, sob pena de vir a sofrer exigncia futura. e) Documentos relativos reivindicao de prioridade unionista Caso o usurio reivindique prioridade unionista ao seu pedido, ele dever, num prazo de at 4 (quatro) meses a contar da data do depsito, enviar como anexo documentos comprobatrios que devero conter: e.1) Pas ou organizao de origem do pedido/registro de marca; e.2) Nmero e data do pedido/registro de marca e.3) Reproduo do pedido/registro de marca, acompanhada de traduo, cujo teor ser de inteira responsabilidade do depositante

Na hiptese da prioridade ser obtida por cesso, o documento correspondente dever ser apresentado, como anexo, junto com o prprio documento comprobatrio da prioridade.

ATENO! A reivindicao de prioridade unionista um expediente previsto na Conveno da Unio de Paris (CUP), tambm contemplado pela LPI, que em seu art. 127 preceitua: Ao pedido de registro de marca depositado em pas que mantenha acordo com o Brasil ou em organizao internacional, que produza efeito de depsito nacional, ser assegurado direito de prioridade, nos prazos estabelecidos no acordo, no sendo o depsito invalidado nem prejudicado por fatos ocorridos nesses prazos. O prazo a que a CUP se refere de 6 (seis) meses, ou seja, caso voc tenha depositado um pedido de registro de marca na Argentina em 01/01/2006, por exemplo, e esteja prestes a depositar o mesmo pedido no Brasil em 01/07/2006, (portanto at 6 meses depois) ser facultado ao usurio a reivindicao de prioridade unionista, mediante a qual o ltimo pedido ser considerado, para efeitos de prioridade, como se tivesse sido depositado em 01/01/2006. Entretanto, o prazo tem que ser rigidamente obedecido: se ultrapassados os 6 (seis) meses, a prioridade no ser aceita.

f) Regulamento de utilizao da marca Se a marca requerida for de natureza coletiva, o usurio dever, em at 60 (sessenta) dias contados da data do depsito do pedido de registro, enviar o regulamento de utilizao da marca, em que constaro as condies e proibies de seu uso. Ressalte-se apenas que, na hiptese do documento no ser enviado at o prazo acima, o pedido de registro em questo ser definitivamente arquivado. g) Documento contendo caractersticas do produto/servio a ser certificado e medidas de controle Se a marca requerida for de certificao, o usurio dever, em at 60 (sessenta) dias contados da data do depsito do pedido de registro, enviar documento contendo a descrio das caractersticas do(s) produto(s) ou servio(s) a ser(em) certificados pela marca, bem como as medidas de controle que sero adotadas pelo titular do registro. Cumpre notar que o no envio dos anexos em questo at o prazo acima acarretar o arquivamento definitivo do pedido de registro em questo. h) Traduo de documento em idioma estrangeiro Os documentos que instrurem o pedido de registro que eventualmente estiverem em idioma estrangeiro devero ter sua traduo enviada em at 60 (sessenta) dias contados da data do depsito do referido pedido, dispensada a legalizao consular. Caso o documento que contenha a traduo no seja enviado at o vencimento do prazo acima, o mesmo ser desconsiderado. i) Outros

Sempre que houver a real necessidade de envio de documento no contemplado nas categorias anteriores, o usurio dever utilizar a opo outros, indicando o nome de referncia do arquivo, conforme figura a seguir, de maneira a possibilitar ao examinador a identificao do assunto e da pertinncia do arquivo enviado.

ATENO! O envio e o recebimento de documentos via internet, em geral, demanda tempo e ateno. Assim, evite enviar documentos que, sob a rubrica outros, no sejam absolutamente necessrios ao exame de seu pedido. Todo o atual sistema foi arquitetado para a convenincia da parcela mais ampla possvel de interessados de pessoas fsicas a jurdicas, de pequenas a grandes empresas, usurios com ou sem procurador; assim, os diversos tipos de anexos, tanto nos pedidos quanto nas peties, foram limitados aos mais freqentes ou essenciais, permanecendo a opo outros para os casos em que efetivamente nenhuma categoria pr-estabelecida satisfaa o encaminhamento da demanda.

6. ENVIANDO O FORMULRIO ELETRNICO DE PEDIDO DE REGISTRO DE MARCA


Para finalizar o preenchimento do formulrio eletrnico de pedido de registro, o usurio dever declarar a veracidade das informaes prestadas, conforme a figura seguinte, sem o que no conseguir envi-lo. Cumpre notar que o usurio que estiver identificado como preposto de API, no ter sua disposio a funcionalidade de envio do formulrio.:

Caso o usurio faa jus aos benefcios de reduo no valor de retribuies, prevista no art. 1 da Resoluo n 104/2003, tal declarao conter o seguinte teor:

Aps ter efetuado, conforme o caso, uma das declaraes anteriores, o usurio ter, ao final do formulrio, 2 (duas) opes, a saber, salvar e visualizar, conforme figura abaixo:

Clicando em salvar, o usurio poder gravar o formulrio eletrnico para posterior envio, sendo sua recuperao feita por meio do nmero da GRU; selecionando a opo visualizar, o usurio poder se certificar de todos os dados informados, a fim de evitar erros ou inconsistncias eventuais.

ATENO! Recomenda-se muito cuidado na hora de selecionar e enviar um documento anexado. Nunca esquea de conferir se o arquivo que voc diz corresponder a determinado documento o que voc, de fato, deve nos enviar; do mesmo modo, lembre-se de verificar a integridade dos arquivos enviados, assim como sua extenso, uma vez que nosso sistema no aceita todos os tipos de arquivo. Quanto maior for a ateno dispensada conferncia dos arquivos enviados como anexo, menor ser a chance de seu pedido de registro sofrer algum tipo de exigncia formal. Vale dizer que as exigncias decorrentes do exame formal de pedidos de registro sero publicadas na Revista Eletrnica da Propriedade Industrial RPI (em formato .pdf, disponvel emwww.inpi.gov.br) e devero ser cumpridas, por meio de formulrio eletrnico de petio, em at cinco dias contados do primeiro dia til aps a publicao da exigncia formal na RPI.

Ao clicar em visualizar, 3 (trs) alternativas surgiro na tela: os botes anterior, atravs do qual o usurio ter como retornar etapa precedente, enviar formulrio, por meio do qual o usurio efetiva o envio do pedido de registro ao INPI e imprimir, opo que possibilita a impresso do formulrio tal como visualizado na tela anterior.

Tendo selecionado a opo Enviar, o usurio ter acesso ao recibo do pedido de registro de marca, em que constaro, conforme figura a seguir, o nmero do processo, a data e horrio de recebimento. A ntegra do formulrio eletrnico de pedido integrar o recibo, portanto o nome e a quantidade de documentos eventualmente anexados tambm constaro do documento. Vale dizer que o recibo tambm poder ser impresso.

ATENO! Imprima o recibo do pedido de registro e guarde o nmero do processo que aparecer no recibo, pois ele identificar seu pedido de registro junto ao INPI. Com esse nmero, voc poder acompanhar o andamento do seu processo atravs da RPI (em formato .pdf), disponvel em nosso portal, inclusive com relao a eventual exigncia formal.

Acima: exemplo de formulrio eletrnico de pedido de registro de marca

7. COMO ACOMPANHAR O PEDIDO REGISTRO ENVIADO ELETRONICAMENTE


a) Acompanhamento do pedido de registro de marca Aps enviar o formulrio eletrnico de pedido de registro de marca, o mesmo ser submetido a exame formal e, no havendo nenhuma exigncia formal, ser publicado na Revista Eletrnica da Propriedade Industrial (RPI) para que terceiros possam contra ele se opor, respeitado o prazo de 60 dias a contar da referida publicao. Caso haja alguma exigncia formal, a mesma ser publicada na seo de Comunicados da RPI em formato .pdf. O usurio ter at 5 (cinco) dias para cumpri-la, contados a partir do primeiro dia til subseqente data da

referida publicao, sob pena do pedido de registro vir a ser considerado inexistente. Para mais informaes sobre cumprimento de exigncia formal, clique aqui. O acompanhamento do pedido do registro possvel por meio do nmero do processo, atravs da consulta a RPI, disponvel gratuitamente no portal do INPI. A cada tera-feira disponibilizada uma nova edio. A situao e o histrico do processo tambm podem ser consultados mediante pesquisa na Base de Marcas, apenas aps o despacho inicial do processo (cdigo 003). b) 2 via do recibo do envio do pedido de registro de marca Aps enviar o formulrio eletrnico de pedido de registro de marca, o usurio poder obter a 2 via do recibo do envio do pedido de registro. Para tanto, aps autenticado pelo sistema, o usurio dever informar o nmero da GRU utilizada, conforme figura a seguir:

Cumpre observar que a 2 via do recibo de envio do pedido de registro somente ser disponibilizada caso o usurio autenticado seja o prprio requerente, seu procurador ou um procurador do escritrio contratado.

8. FORMULRIO ELETRNICO DE PETIO DE MARCA


Para acessar o formulrio eletrnico de petio de marca, o usurio dever adotar os seguintes procedimentos: a) Acessar o portal www.inpi.gov.br; b) Acessar o link Formulrio Eletrnico", disponvel no portal do INPI, identificando-se por meio de certificado digital ou login e senha, devidamente vlidos; c) Inserir o nmero da GRU (tambm chamado nosso nmero), devidamente paga, no campo apropriado e preencher o cdigo de segurana informado pelo sistema, conforme figura a seguir. Cumpre lembrar que por intermdio desse nmero que a Diretoria de Marcas confirma a solicitao dos servios e a

conciliao bancria dos respectivos pagamentos. Portanto, o nmero da GRU constitui o dado fundamental relativo retribuio, alm de possibilitar a eventual recuperao da segunda via do recibo do pedido.

d) Caso o usurio tenha efetuado o pagamento do servio on-line, por meio de internet banking, poder optar pelo acesso instantneo ao formulrio eletrnico. Para tanto, basta clicar no link (nosso nmero) disponibilizado na tela em que o nmero da GRU gerado, conforme figura a seguir:

ATENO! Apesar de no ser mais necessria a apresentao do comprovante de pagamento da retribuio, importante que voc guarde tal documentao, uma vez que o INPI poder, a qualquer momento, formular exigncia relativa sua apresentao.
8.1 - Dados da petio 8.2 Servios dispensados de preenchimento de formulrio eletrnico: 8.3 Recibo dos servios dispensados de preenchimento de formulrio eletrnico 8.4 Formulrios eletrnicos de petio vinculados a vrios processos 8.5 - Quadros explicativos referentes aos dados das peties

8.1 - Dados da petio


Por definio, petio um instrumento administrativo relativo solicitao de servios ao INPI. No caso da Diretoria de Marcas, uma petio serve para encaminhar alguma informao e/ou solicitao relativa a algum pedido ou registro de marca, ou ainda a algum servio avulso prestado pela Diretoria.

Ao inserir o nmero da GRU no campo apropriado, o usurio ter acesso ao formulrio eletrnico de petio de marca, que reproduzir no apenas as informaes referentes ao requerente e a seu procurador (caso haja), como tambm os principais dados concernentes ao servio solicitado, tais como descrio da petio, RPI e n do processo vinculados ao ato e diversos outros dados variveis de acordo com a natureza do servio demandado, conforme figura a seguir. Sendo assim, tais informaes no podero ser alteradas, visto que so fornecidas no ambiente do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI.

Assim, os dados relativos ao servio solicitado so preenchidos em dois momentos: primeiro, no ambiente do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI; em seguida, no ato do preenchimento do formulrio eletrnico de petio de marca. Ao decorrer do preenchimento do formulrio, e de acordo com a especificidade de cada servio pretendido, novas informaes sero solicitadas ao usurio, de maneira que as peties tambm se configuram em documentos de natureza to dinmica quanto a do pedido de registro.

8.2 Servios dispensados de preenchimento de formulrio eletrnico


Todo e qualquer servio que puder ser prestado apenas mediante a informao relativa ao pagamento de retribuio especfica dado que extrado automaticamente do Mdulo de Seleo de Servios do eINPI - ser dispensado do preenchimento de formulrio eletrnico. Portanto, os servios constantes do quadro a seguir no precisaro mais ser encaminhados atravs de petio, bastando a correta seleo e pagamento do servio desejado pelo usurio no mdulo de seleo de servios do e-INPI, evitando, assim, o encaminhamento de informaes redundantes.

SERVIOS ISENTOS DE PREENCHIMENTO DE FORMULRIO

ELETRNICO Certido de atos relativos ao pedido ou registro (certido de andamento); Expedio de certificado de registro emitido pelo INPI (a qualquer momento); Comprovao de recolhimento de retribuio; Expedio de certificado de registro, requerida no prazo ordinrio ou extraordinrio; 1 decnio de Vigncia de Marca, requerido no prazo ordinrio ou extraordinrio; Prorrogao de registro de marca, requerida no prazo ordinrio ou extraordinrio; Expedio de 2 Via de certificado de registro de marca.

Servio e cdigo A que se aplica correspondente Observaes

1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever informar o nmero do processo para o qual deseja que seja expedida certido de andamento Solicitar Certido de atos relativos certido ao processo (350) relativa a pedido de registro servio, poder ter acesso ao recibo concernente a esta operao de andamento 2. O usurio, aps a conciliao bancria da GRU relativa ao expedio de

1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio Solicitar expedio de dever informar o nmero do processo para o qual deseja que

certificado de registro, em seja expedido o certificado de registro. conjunto com o 1 decnio Expedio de certificado de de registro (334, 335) prorrogao de registro de marca, ou ainda a qualquer 3. O usurio, aps a conciliao bancria da GRU relativa ao momento servio, poder ter acesso ao recibo concernente a esta operao vigncia ou com a acordo com o prazo em que se est solicitando o certificado 2. O usurio deve notar que existem valores diferenciados de

1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio Solicitar 1 decnio de vigncia de de marca, servio que deve marcas (vrios cdigos) ser associado expedio de certificado de registro, 3. O usurio, aps a conciliao bancria da GRU relativa ao servio, poder ter acesso ao recibo concernente a esta 2. O usurio deve notar que existem valores diferenciados de acordo com o prazo em que se est solicitando o certificado a proteo ao dever informar o nmero do processo para o qual deseja que seja expedido o certificado de registro.

primeiro decnio de vigncia

operao

1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever informar o nmero do processo para o qual deseja que seja expedido o certificado de registro com nova vigncia. Solicitar a prorrogao de registro de marca, servio Prorrogao de registro que deve ser associado de marca (vrios cdigos) expedio de certificado de registro 3. O usurio dever, no ato de emisso da GRU correspondente ao servio, efetuar declarao relativa sua atividade. 4. O usurio, aps a conciliao bancria da GRU relativa ao servio, poder ter acesso ao recibo concernente a esta operao 2. O usurio deve notar que existem valores diferenciados de acordo com o prazo em que se est solicitando o certificado

1. No Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, o usurio dever informar o nmero do processo para o qual deseja que Expedio de 2 via de Solicitar a expedio de 2 certificado de registro de via de certificado de registro marca (351) 2. O usurio, aps a conciliao bancria da GRU relativa ao servio, poder ter acesso ao recibo concernente a esta operao seja expedido a 2 via do certificado de registro.

8.3 Recibo dos servios dispensados de preenchimento de formulrio eletrnico


Em razo de maior comodidade e segurana ao usurio, para os servios dispensados de preenchimento do formulrio eletrnico, ser disponibilizada uma funcionalidade dentro do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI: o recibo relativo ao pagamento de GRU dispensada de preenchimento de formulrio eletrnico, conforme figura a seguir. Atravs desse recibo, o usurio, sempre que estiver devidamente identificado em nossos sistemas, poder ter acesso a todos os recibos de transaes referentes a servios dispensados de preenchimento de formulrios eletrnicos por ele selecionados, desde que o respectivo pagamento j esteja conciliado pelo banco:

Tendo clicado em Recibo, conforme figura anterior, o usurio ter acesso ao campo para escolha do nmero da GRU paga relativamente ao servio encaminhado ao INPI, como exposto na figura a seguir:

Aps selecionar a GRU relativa ao servio dispensado de preenchimento de formulrio eletrnico, o usurio poder visualizar e imprimir seu recibo, em que constaro: a) Nmero do protocolo; b) Dados do Requerente; c) Dados do documento de arrecadao (GRU); d) Descrio do servio demandado; e) Dados do escritrio do procurador, caso o servio no tenha sido encaminhado pelo prprio interessado; f) Identificao do pedido ou registro de marca ao qual o servio eventualmente possua vinculao; g) Imagem da marca em questo, conforme o caso.

OBSERVAO: Para todos os efeitos, cada petio dir respeito a apenas um tipo ou conjunto de servios; assim, se o usurio tiver que cumprir uma exigncia decorrente do exame de seu pedido de registro e, ao mesmo tempo, quiser averbar a cesso desse mesmo pedido para terceiro, ele ter que enviar 2 (duas) peties distintas, mediante o pagamento de retribuies correspondentes e preenchimento de formulrios eletrnicos de petio diferentes. Portanto, no h mais a possibilidade de se agrupar solicitaes de naturezas diversas em um mesmo formulrio, exceo das peties de prorrogao (em que se agrupam os servios de prorrogao propriamente dita e de expedio de certificado) e de concesso de registro (em que se agrupam os servios de proteo ao primeiro decnio e de expedio de certificado)

8.4 Formulrios eletrnicos de petio vinculados a vrios processos


importante notar que, dado a possibilidade tcnica dos formulrios eletrnicos, passaro a existir servios aos quais podero ser vinculados vrios processos. Nesse sentido, se o usurio desejar que o mesmo servio seja efetuado para vrios pedidos ou registros no caso de anotao de transferncia, por exemplo -, basta que se proceda da seguinte maneira:

a) Durante a seleo do servio no Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, e tendo especificado seu objeto conforme o caso, indicar um dos nmeros de processo para o qual o usurio deseja vincular a petio, informando a quantidade total de processos envolvidos na operao, conforme figura a seguir:

b) Aps clicar em Confirma, o usurio ter acesso ao valor total a ser pago, de acordo com a quantidade de processos selecionados anteriormente, conforme figura a seguir:

Observe-se que de acordo com a quantidade de processos selecionados, o formulrio eletrnico de petio correspondente trar exatamente a mesma quantidade de campos de maneira a que o usurio informe numerao dos processos envolvidos no servio.

8.5 - Quadros explicativos referentes aos dados das peties

O preenchimento do formulrio eletrnico de petio obedece aos mesmos princpios que nortearam a construo do formulrio eletrnico de pedido de registro. Todavia, muito embora no seja reproduzida nesse manual a totalidade dos formulrios de petio - at porque seu preenchimento auto-explicativo quadros explicativos sero apresentados, logo a seguir, estabelecendo os principais procedimentos, bem como orientaes de carter mais especfico, no que tange ao correto envio das informaes atravs da petio selecionada.

8.5.1 - Observaes gerais com relao aos quadros explicativos:

a) Servio e cdigo correspondente: Descrio do servio e do cdigo correspondente a serem indicados pelo usurio no ambiente do Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, a fim de gerar a Guia de Recolhimento da Unio (GRU). Sendo assim, o usurio poder acessar o servio tanto pela sua descrio, quanto atravs de seu cdigo; b) Aplicao do servio: Breve explanao sobre a que se aplica cada servio selecionado. c) Anexos obrigatrios: Descrio dos documentos que devero obrigatoriamente ser enviados, sem os quais o usurio no ter condies de prosseguir no preenchimento/envio do formulrio eletrnico de petio. Entretanto, para todos os casos, inclusive aqueles relativos a servios para os quais no existe(m) anexo(s) obrigatrio(s), existem categorias padronizadas de anexos possveis de serem enviados. Trata-se de: c.1) Procurao;

OBSERVAO: Recomenda-se fortemente que a procurao no seja reenviada a cada ato da parte, desde que a primeira procurao j tenha sido anteriormente enviada de forma eletrnica ao processo em questo. Assim, salvo nos casos relativos nomeao de novo procurador ou outorga de novos e especficos poderes no contemplados pela procurao original, o reenvio de tal documento, a cada ato praticado, implicar em retrabalho por parte da Diretoria, aumentando a possibilidade de inconsistncias ao longo do fluxo decisrio.

c.2) Traduo de documentos em idioma estrangeiro;

OBSERVAO: Sempre que o usurio desejar enviar algum documento em idioma estrangeiro, dever anexar tambm sua traduo, dispensada a legalizao consular. Para os casos em que a traduo correspondente acompanhar, ao longo do mesmo arquivo, o documento original, no haver, obviamente, a necessidade de se enviar como anexo a traduo requerida.

c.3) Outros.

OBSERVAO: Sempre que houver a real necessidade de enviar outro documento no contemplado por nenhuma outra categoria anterior, o usurio dever utilizar a opo outros, indicando o nome de

referncia do arquivo, de maneira a possibilitar ao examinador a rpida identificao do assunto e da pertinncia do arquivo enviado.

d) Observaes: Observaes relativas obrigatoriedade de determinados documentos/procedimentos vinculados ao envio de peties e normalizao dos documentos enviados como anexos nos formulrios. 1. Peties relativas ao exame formal/exame de conformidade 2. Peties relativas oposio 3. 5. Peties Peties relativas relativas ao registro de procurao marca 4. Peties relativas ao pedido de registro de marca 6. Peties relativas transferncia de titularidade 7. Peties relativas ao processo administrativo de nulidade (PAN) 8. 10. Peties Peties relativas relativas a a certides alto de renome busca 9. Peties relativas caducidade 11. Peties relativas Comisso de Classificao de Produtos e Servios - CCPS

9. Como fao pra recuperar a SENHA que esqueci?


1 Passso: No portal do INPI, o usurio dever clicar em e-INPI e em seguida no link GRU, conforme a figura a seguir:

2 Passso: No campo login, preencha o seu LOGIN e clique em "Recuperar Senha (veja a tela abaixo).

3 Passso: Ao clicar em recuperar senha, a seguinte tela se abrir, com o Nome ou Razo Social completo e com uma Pergunta Secreta, elaborada pelo prprio usurio no momento em que se cadatrou no Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI:

Senha por e-mail: Para receber a SENHA no e-mail que consta em seu cadastro, s clicar em "Enviar SENHA via E-Mail", no precisa responder a pergunta. Senha atravs da Pergunta Secreta: Caso prefira ver a SENHA na tela, responda a pergunta e clique em "Verificar Resposta".

OBSERVAO: Se voc no tem um e-mail cadastrado junto ao INPI e no lembra da resposta da Pergunta Secreta ou no lembra do login, envie um e-mail parawebmaster@inpi.gov.br.

ANEXO 2 - Como cumprir uma exigncia decorrente do Exame Formal (Despacho 011)

Aps consultar a Revista Eletrnica da Propriedade Industrial (RPI) em sua verso oficial, no formato .pdf, na parte de comunicados, voc descobriu que seu pedido foi alvo de uma Exigncia Formal Preliminar (despacho 011). Como proceder com o cumprimento?

1. Em primeiro lugar, esteja atento ao prazo, pois o mesmo de 5 (cinco) dias contnuos a partir da publicao na RPI (artigos 157 e 221 da Lei da Propriedade Industrial);

2. Voc precisar gerar uma Guia de Recolhimento da Unio (GRU) isenta de pagamento, que o possibilitar entrar no formulrio do e-Marcas, para cumprir a exigncia. No mdulo de seleo e emisso da GRU, escolha o cdigo de servio 338.

ATENO! O Cdigo 338. Nenhum outro cdigo possibilitar o cumprimento de uma exigncia formal.

3. Escolhido o cdigo de servio 338, ser solicitado o nmero do pedido (nove dgitos) que foi alvo da exigncia. Muito cuidado para no informar o nmero errado; portanto, confira atentamente o nmero constante no seu recibo. Em seguida ser solicitado o nmero da revista em que foi publicada a exigncia formal.

4. Ser gerado um nmero de GRU isenta, que possibilitar o acesso ao e-Marcas. Note que no h como imprimir esta guia, pois o servio isento de pagamento. Assim, apenas imprima a pgina ou guarde consigo o nmero.

5. De posse do nmero da guia em questo, saia do mdulo GRU e acesse o e-Marcas. No campo Nosso Nmero, digite o nmero da GUIA. Ser aberto um formulrio com o seguinte ttulo: CUMPRIMENTO DE EXIGNCIA DECORRENTE DE EXAME FORMAL. Certifique-se de que este o objeto da petio.

6. Preencha o seu formulrio, clique no boto VISUALIZAR e na tela seguinte clique no boto ENVIAR. Ateno: A exigncia s foi cumprida se voc, aps envio, receber um nmero de protocolo eletrnico com 12 dgitos, exemplo: 810080000001. Do contrrio, certifique-se de que realmente clicou no boto ENVIAR.

7. Guarde o seu nmero e acompanhe o andamento do seu processo, acessando regularmente a RPI.

ANEXO 3 - Complemento de Retribuio Cdigo de Servio 800


Observao Prvia: Utilize este servio para complementar qualquer retribuio feita menor ou que precise ser atualizada, acrescida de outras taxas, quando for o caso. Ressalta-se que, quando a complementao for proveniente de uma exigncia, deve-se recolher o valor referente ao cumprimento de exigncia cabvel e o valor referente complementao, utilizando-se uma guia para cada um dos servios. Ser necessrio informar o nmero da Guia de Recolhimento inicial ou preliminar (Nosso Nmero). ATENO: O simples pagamento das Guias de Complementao e de Cumprimento de Exigncia no configuram o cumprimento da exigncia. Este se efetivar com o depsito (papel ou eletrnico), momento no qual ser gerado um nmero de protocolo.

Como Gerar uma GRU, referente Complementao de Retribuio: A complementao de Retribuio um Servio da Administrao Geral. Portanto, quando estiver no Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI, atravs do link GRU, o usurio dever escolher como Unidade a opo Administrao Geral (observe a imagem abaixo) e depois selecionar o servio Complementao de Retribuio (Cdigo 800).

Passo a passo(txt antigo)

Existem trs perguntas que o usurio deve se formular antes de depositar uma marca no INPI:

1. Exero atividade lcita, efetiva e compatvel com o produto ou servio que minha marca visa assinalar? Marcas identificam produtos ou servios. Existem marcas para biscoitos, vinhos ou roupas; mas, tambm existem marcas para extintores de incndio ou servios de cremao, por exemplo. A verdade que h marca para tudo; entretanto, no h marcas para todos. Assim, a ela s pode ser solicitada por quem tem legitimidade para requer-la. A regra clara: uma marca s pode ser requerida por pessoa fsica ou jurdica que exera atividade lcita, efetiva e compatvel com o produto ou servio que

a marca visa assinalar, sendo que sua atividade tambm pode se dar atravs de empresas controladas direta ou indiretamente. simples: se sua empresa fabrica biscoitos, voc no poder solicitar uma marca para identificar roupas e vice-versa. Portanto, tenha sempre em mente que uma marca visa distinguir um produto ou servio de outros iguais, semelhantes ou afins. Se voc pede uma marca para um servio que sua firma no faz ou para um produto que sua fbrica no produz, todo o procedimento de depsito acabar sendo em vo.

2. Minha marca pode ser registrada? Agora a pergunta a ser feita : minha marca registrvel? Muitas pessoas pensam que qualquer sinal pode ser registrado como marca. No verdade. Marcas, assim como, por exemplo, patentes de inveno, so objeto de um ramo especfico do direito, o da propriedade industrial, regulado por leis. No Brasil, a lei que regula a propriedade industrial portanto, os direitos e obrigaes relativos s marcas a Lei de Propriedade Industrial (n 9279/1996). A LPI, como chamada, regula todos os aspectos do direito marcrio, inclusive o que pode e o que no pode ser registrado como marca. Consulte o artigo 124 da LPI para ter acesso a todas as proibies. No difcil compreend-las. De qualquer modo, listamos a seguir algumas recomendaes a fim de que se evite registrar uma marca que, nos termos da LPI, seria irregistrvel: No tente registrar como marca um sinal de carter genrico, comum, necessrio ou simplesmente descritivo, caso o sinal tenha relao com o produto ou servio que visa distinguir. Marcas tm que ser distintivas; marcas cujos elementos buscam apenas designar uma caracterstica do produto ou servio, ou que to somente descrevem sua necessria natureza, nacionalidade, peso ou qualidade no podem, tecnicamente, ser chamadas de marcas: so nomes comuns, vulgares, necessrios, portanto, no podem ser apropriados por ningum; Faa uma busca prvia em nosso banco de dados. Desse modo, voc ter maior probabilidade de sucesso em seu pedido, uma vez que poder evitar pedir o registro de marcas que j foram solicitadas ou concedidas anteriormente; Evite solicitar uma marca que possua alguma expresso de propaganda. Marcas que contenham elementos tais como, o melhor, o mais rpido, servio de qualidade etc, possuem poucas chances de obter o registro. Marca no propaganda; e propaganda no pode ser protegida nos termos da LPI; Procure no incluir em sua marca quaisquer sinais que sejam oficialmente reconhecidos como sendo de governos nacionais ou estrangeiros ou que imitem bandeiras, monumentos ou brases oficiais. Siglas que evidentemente sejam reconhecidas como sendo de entidades governamentais devem ser evitadas, uma vez que possuem proteo especial. A norma simples: ningum pode se apropriar, como marca, de sinais que so de todos; da mesma maneira, no h como pleitear exclusividade sobre um sinal que no pode ser de ningum.

3. O sinal que eu escolhi como marca est disponvel?

No basta que sua marca seja registrvel. Ela tem que estar disponvel. Isto porque, no Brasil, trabalha-se com o chamado sistema atributivo de direito, ou seja: ganha o registro quem o solicita primeiro ou, como ns dizemos, quem deposita o pedido de registro em primeiro lugar, salvo exceo prevista na LPI. Desse modo, se o sinal escolhido por voc para identificar seu produto ou servio j estiver registrado no INPI e protegido para a mesma classe vinculada ao seu produto ou servio, pelo menos a princpio, ele no estar disponvel. Portanto, uma busca prvia em nosso banco de dados, embora no obrigatria, se torna essencial para o sucesso do seu pedido.

Respondidas estas trs perguntas, vamos aos principais passos para depositar uma marca no INPI.

1) Consulte a Lei de Propriedade Industrial (LPI) para verificar os principais aspectos legais sobre marcas. Conhecer a LPI uma importante ferramenta para garantir seus direitos. esta lei que, em conjunto com tratados dos quais o Brasil faz parte, rege a concesso de registros de marca no pas. Assim, verificar o que pode ser objeto de registro, as natureza e as formas de apresentao de marcas, enfim, todos os principais dispositivos relacionados aos aspectos legais do registro de marca, configura um primeiro passo para um pedido bem feito.

2) Determine a natureza e a forma de apresentao de sua marca. As marcas podem ser de diversos tipos. No que tange sua natureza elas podem ser de produto, servio, coletiva ou de certificao. J no que diz respeito forma de apresentao, as marcas podem ser nominativas, mistas, figurativas ou tridimensionais. essencial que voc saiba exatamente a que se destina sua marca e que forma de apresentao ela ter, pois a proteo conferida pelo registro varia de acordo com essas duas escolhas. Abaixo segue um quadro sintico com um resumo sobre a natureza e as formas de apresentao que sua marca pode ter.

Natureza das marcas Produto Servio Coletiva

A que se aplica

Distinguir produtos de outros idnticos, semelhantes ou afins Distinguir servios de outros idnticos, semelhantes ou afins Identificar produtos ou servios provenientes de membros de um determinado grupo ou entidade

Certificao

Atestar a conformidade de produtos ou servios a determinadas normas ou especificaes tcnicas

Formas de apresentao Nominativa

A que se aplica

Sinal constitudo apenas por palavras, ou combinao de letras e/ou algarismos, sem apresentao fantasiosa

Mista Figurativa

Sinal que combina elementos nominativos e figurativos Sinal constitudo por desenho, imagem, formas fantasiosas em geral

Tridimensional

Sinal constitudo pela forma plstica distintiva e necessariamente incomum do produto

3) Faa uma busca prvia. Como j dissemos, no obrigatrio realizar uma busca prvia em nosso banco de marcas. Entretanto, de extrema importncia conhecer as marcas que se parecem com a que voc quer registrar. Efetuando essa busca, que pode ser feita em nosso portal ou requerida oficialmente ao INPI, voc ter mais segurana de que sua marca realmente original, alm de ter acesso s decises que o INPI toma com relao a cada marca. Para fazer uma busca oficial em nosso banco de dados, escolha o cdigo de servio 377 Certido de Busca de Marca por Classe, no mdulo de gerao de Guias de Recolhimento. Aprenda como gerar a sua Guia de recolhimento, aqui.

4) Cadastre-se junto ao e-INPI. Assim como outros servios no INPI, para solicitar o registro de uma marca existe um custo. Aps determinar quantos e quais tipos de pedidos de marca voc quer protocolar, necessrio que voc se cadastre junto ao nosso sistema para emisso de Guia de Recolhimento da Unio (GRU). Assim, efetuando seu login em nosso sistema, voc poder gerar boletos para pagamento dos servios que quiser, bastando selecionar o tipo de servio desejado no local apropriado. Lembre-se que cada guia possui uma numerao nica, vinculada retribuio de apenas um tipo de servio. Por exemplo, se voc quiser depositar mais de uma marca, necessria a gerao de 2 (duas) guias em separado para cada boleto. Portanto, no reimprima o mesmo boleto, pois ele no ser aceito. De resto, tudo muito seguro, fcil e auto-explicativo. Clique aqui, leia todas as informaes da pgina de cadatro e clique no link que melhor se aplica ao seu caso:prprio interessado ou advogado e efetue o seu cadastro no Mdulo de Seleo de Servios do e-INPI.

5) Acesse o e-MARCAS e preencha o formulrio eletrnico de pedido de registro de marcas. Primeiramente, aconselhamos voc a consultar o Manual do Usurio do e-MARCAS. Neste Manual, voc encontrar todas as informaes necessrias para o correto preenchimento do formulrio eletrnico de pedido de registro, assim como de outros formulrios eventualmente necessrios. O sucesso no preenchimento do pedido fundamental para que seu processo no sofra nenhum tipo de exigncia, fato que obviamente atrasa a deciso final de sua marca.

6) Envie seu pedido e acompanhe a etapa de exame formal . Depois de preenchido o formulrio eletrnico de pedido de registro, anexados os documentos necessrios e paga a respectiva taxa, envie seu pedido e anote o nmero do processo, que ser gerado no momento do envio do formulrio eletrnico. Observe que a data que voc envia o seu pedido ser a chamada data de prioridade. Esta data ser sua garantia contra concorrentes que eventualmente desejem obter o registro de marca igual ou semelhante, para produtos ou servios afins, posteriormente ao seu depsito. A prioridade importante, enfim, porque todo o exame de marcas leva em conta a existncia de pedidos anteriores. A regra simples: quanto mais cedo voc efetuar seu pedido, maiores sero as garantias contra a utilizao indevida da sua marca. Depositado o pedido, e por meio de seu nmero, voc dever acompanhar na Revista Eletrnica da Propriedade Industrial (RPI) a formulao de possveis exigncias. Isto porque, durante a fase inicial, nossos tcnicos realizam um exame formal do seu pedido, o qual pode eventualmente conter algumas falhas. Por isso, extremamente importante consultar periodicamente a RPI. Caso haja alguma exigncia formal, a mesma ser publicada na seo de Comunicados da RPI em formato .pdf. O usurio ter at 5 (cinco) dias para cumpri-la, contados a partir do primeiro dia til subseqente data da referida publicao, sob pena do pedido de registro vir a ser considerado inexistente.

7) Acompanhe a publicao do seu pedido e eventuais oposies. Aps a fase de exame formal, acompanhe a publicao do seu pedido na Revista Eletrnica da Propriedade Industrial (RPI). A publicao do pedido necessria para dar conhecimento ao pblico de sua inteno de registrar uma marca, permitindo que outros interessados possam se opor contra o seu pedido. O direito de oposio propiciado pela LPI, sendo que a Lei tambm garante a voc o direito de defesa em caso de oposies. O fluxo simples: assim que for publicado o seu pedido, terceiros tm um prazo de at 60 (sessenta) dias para se opor; caso isso ocorra, voc ser notificado atravs da RPI, ter acesso a uma cpia da oposio e ter tambm 60 (sessenta) dias para enviar sua defesa, por meio de formulrio eletrnico prprio. Ultrapassada essa fase, seu pedido aguardar o exame tcnico, que resultar em uma deciso sobre a registrabilidade de sua marca.

8) Acompanhe a deciso tcnica sobre o seu pedido.

Um ponto fundamental: acessar regularmente a RPI ou a prpria base de dados de marcas, a fim de conhecer as decises referentes a seu pedido ou eventuais exigncias que tenham sido formuladas pelos examinadores, uma vez que voc tem um prazo de 60 dias, aps a publicao, para respondlas, sob pena do arquivamento do pedido. Voc tambm poder interpor recursos contra uma eventual deciso de indeferimento do INPI dentro do prazo de 60 dias da sua publicao. No esquea que todos esses procedimentos tm um custo e formulrios prprios a serem preenchidos.

Outra informao relevante: depositar um pedido de marca no significa que sua marca ser registrada. Somente depois do exame tcnico, em que todas as condies de registrabilidade so verificadas e em que buscas de anterioridades so feitas, que seu pedido ser decidido. Essa deciso, por sua vez, poder ser, em linhas gerais, de quatro tipos:

Decises mais comuns aps o exame tcnico

Cdigos de despacho utilizados pelo INPI siglas publicadas

O que quer dizer?

O que fazer?

Deferimento

351/353 - Def. notif. (deferimento notificado)

Seu pedido foi aprovado

Pagar as taxas finais para expedio do certificado e proteo ao primeiro decnio

Indeferimento

100 Ped. Ag. Rec. (pedido em aguardo de recurso)

Seu pedido foi negado.

Caso deseje, voc pode recorrer desta deciso. Para saber mais sobre recursos e nulidades, clique aqui

Sobrestamento

241 Ped. Sobrest. (pedido sobrestado)

Seu pedido est pendente de deciso final por algum

Aguardar na RPI o desenlace da situao impeditiva Providenciar o cumprimento da exigncia. Para saber mais sobre cumprimento de exigncias,

Exigncia

Vrios cdigos Ped. Exig. (Pedido em exigncia)

Foi identificado algum problema em seu pedido

clique aqui

9) Pague as taxas finais de expedio de certificado e proteo ao primeiro decnio. Como voc pde observar no quadro anterior, caso sua marca seja deferida, voc dever pagar as taxas relativas expedio do certificado de registro e proteo ao primeiro decnio. Voc ter um prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicao do deferimento, para solicitar a concesso do seu registro. Extraordinariamente, esse prazo poder se estender at 90 (noventa) dias contados da publicao do deferimento, o que acarretar em retribuio complementar. Aps isso, sua marca, j devidamente registrada, ter vigncia de 10 (dez) anos, a contar da publicao da concesso na RPI. Ao final do primeiro decnio, voc poder prorrogar tal vigncia, indefinidamente, mediante retribuio especfica.

10) Mantenha atualizados os seus dados cadastrais. Agora, uma ltima recomendao: nunca esquea de manter atualizado o seu cadastro junto ao INPI. Ns tratamos de milhares de pedidos todos os anos, movimentando uma quantidade incalculvel de informao. E unicamente com base nas informaes do seu cadastro que podemos entrar em contato com voc. Desde uma notificao de oposio at a expedio do certificado de registro, tudo depende da consistncia das informaes sobre voc e/ou seu procurador. Portanto, toda e qualquer mudana de dados, alm, claro, de quaisquer alteraes que interfiram no curso do seu processo junto ao INPI, devem ser comunicadas ao rgo.

You might also like