You are on page 1of 2

O QUE SOCIOLOGIA: A Sociologia uma das Cincias Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organizao

ao social e os processos que interligam os indivduos em grupos, instituies e associaes. Enquanto a Psicologia estuda o indivduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenmenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituio das sociedades e suas culturas. O termo Sociologia foi criado em 1838 (sc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem como a Histria, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, mile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como cincia foram institucionalizados. A Sociologia surgiu como disciplina no sculo XVIII, como resposta acadmica para um desafio que estava surgindo: o incio da sociedade moderna. Com a Revoluo Industrial e posteriormente com a Revoluo Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituio dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge ento para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizaes. A Sociologia tem a funo de, ao mesmo tempo, observar os fenmenos que se repetem nas relaes sociais e assim formular explicaes gerais ou tericas sobre o fato social , como tambm se preocupa com aqueles eventos nicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importncia que esses eventos tm na vida dos cidados. Como toda forma de conhecimento intitulada cincia, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. O conhecimento sociolgico, por meio dos seus conceitos, teorias e mtodos, constituem um instrumento de compreenso da realidade social e de suas mltiplas redes ou relaes sociais. Os socilogos estudam e pesquisam as estruturas da sociedade, como grupos tnicos (indgenas, aborgenes, ribeirinhos etc.), classes sociais (de trabalhadores, esportistas, empresrios, polticos etc.), gnero (homem, mulher, criana), violncia (crimes violentos ou no, trnsito, corrupo etc.), alm de instituies como famlia, Estado, escola, religio etc. Alm de suas aplicaes no planejamento social, na conduo de programas de interveno social e no planejamento de programas sociais e governamentais, o conhecimento sociolgico tambm um meio possvel de aperfeioamento do conhecimento social, na medida em que auxilia os interessados a compreender mais claramente o comportamento dos grupos sociais, assim como a sociedade com um todo. Sendo uma disciplina humanstica, a Sociologia uma forma significativa de conscincia social e de formao de esprito crtico. A Sociologia nasce da prpria sociedade, e por isso mesmo essa disciplina pode refletir interesses de alguma categoria social ou ser usado como funo ideolgica, contrariando o ideal de objetividade e neutralidade da cincia. Nesse sentido, se expe o paradoxo das Cincias Sociais, que ao contrrio das cincias da natureza

(como a biologia, fsica, qumica etc.), as cincias da sociedade esto dentro do seu prprio objeto de estudo, pois todo conhecimento um produto social. Se isso a priori uma desvantagem para a Sociologia, num segundo momento percebemos que a Sociologia a nica cincia que pode ter a si mesma como objeto de indagao crtica.

PRINCIPAIS SOCIOLOGOS.
Karl Heinrich Marx (Nasceu em Treveris, 5 de maio de 1818 e Faleceu em Londres, 14 de maro de 1883) foi um intelectual e revolucionrio alemo, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista Filosofo Historiador, terico poltico e jornalista. O pensamento de Marx influencia vrias reas, tais como, filosofia, geografia, historia, direito, sociologia, literatura, Pedagogia, Cincia Poltica, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicao, Administrao, Design, Arquitetura entre outras. Em uma pesquisa realizada pela Radio 4, da BBC, em 2005, foi eleito o maior filsofo de todos os tempos.

mile Durkheim (Nasceu em Epinal, 15 de abril de 1858l, e Faleceu em Paris, em 15 de novembro de 1917) considerado um dos pais da Sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa emprica com a teoria sociolgica. amplamente reconhecido como um dos melhores tericos do conceito da coeso social. Maximilian Carl Emil Weber (Nasceu em Erfurt, 21 de Abril de 1864 e Faleceu em Munique, 14 de junho de 1920) foi um intelectual alemo, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmo foi o tambm famoso socilogo e economista Alfred Weber. A esposa de Max Weber, Marianne Weber, bigrafa do marido, foi uma das alunas pioneiras na universidade alem e integrava grupos feministas de seu tempo. considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influncia tambm pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na cincia poltica e na administrao. Comeou sua carreira acadmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Personagem influente na poltica alem da poca foi consultor dos negociadores alemes no Tratado de Versalhes (1919) e da Comisso encarregada de redigir a Constituio de Weimar. O QUE SER CIDADO Ser cidado ter conscincia social. ter conscincia de seus direitos, mas tambm de seus deveres para com o meio em que vive. ter conscincia ecolgica, para zelar pelo mundo em que vivemos. se inteirar de tudo que se passa ao seu redor, procurando sempre deixar uma marca positiva em tudo. Ser cidado exercitar o seu papel diante da sociedade sabendo seus direitos e deveres. Tem realmente de entender de leis, quando se h um conhecimento maior sobre as leis que regem o estado todas as portas se abriro para voc. Sem saber as leis e sem exercita-las a palavra cidado perde o seu real sentido.

You might also like