You are on page 1of 4

Benefcios & Retorno do Investimento

Instalado em mais 3000 empresas em 67 pases ao redor do mundo.

FATOS RELEVANTES SOBRE O PREACTOR


O Preactor oferece uma ampla gama de benefcios para seus usurios, incluindo reduo de WIP, melhor sincronizao da produo e entregas no prazo. So cinco as principais razes para isso:

Um investimento estratgico
Prazos menores e pontualidade nas entregas so alguns dos resultados do uso do software avanados de planejamento e programao da produo que reprograma as Ordens de Produo de forma rpida e dinmica considerando limites de capacidade e eventos inesperados que ocorrem e tanto incomodam. O APS traz benefcios muito alm dos inicialmente idealizados. Os resultados so to amplos e diversicados que o APS tem sido visto como vital para a empresa e para a sua cadeia de suprimentos. O APS pode ser essencial para empresas que estejam perdendo competitividade. Como a reduo de custos uma realidade cada vez mais comum, as empresas tm que buscar oferecer algo mais aos seus clientes. Uma alternativa so os lotes menores, em intervalos mais curtos para manter estoques reduzidos. Para tanto necessrio ter planos detalhados e conveis e poder avaliar o impacto de diferentes opes. a que o APS pode ajudar. Ele gera programaes considerando a previso de produo para um horizonte de dias, semanas ou meses, levando em conta todos os tipos de recursos produtivos e o fato deles no serem innitos como gostaramos, mas limitados como realmente o so. Assim, disponibilidade de matrias-prima, quantidade e capacidade das mquinas e habilidades do pessoal podem ser considerados na gerao de planos de produo realistas e factveis. Ao responder perguntas do tipo E Se?", o APS fornece uma bola de cristal para visualizar o futuro em diferentes cenrios baseados no que est acontecendo na fbrica hoje. Ele uma ferramenta valiosa para lidar com o inesperado e a instabilidade do curto prazo. E permite programar com preciso processos de fabricao que geram produto com variaes na qualidade devido a mudanas na matria-prima e para serem encaminhados para clientes especcos, ou lidar com alteraes na disponibilidade de ingredientes frescos, por exemplo.

ADERNCIA do MODELO

A experincia de 17 anos atesta que o Preactor pode ser modelado para tratar qualquer ambiente de produo com fidelidade e no nvel de detalhe adequado.

ALTA PERFORMANCE

Os algoritmos do Preactor permitem a gerao de planos e programas de produo em poucos segundos ou minutos.

VISIBILIDADE

As informaes da programao podem ser exibidas de vrias formas, permitindo visualizar o quadro de Gantt ao longo do perodo, identificar problemas e antever o impacto de decises antes delas serem implementadas.

INTERATIVIDADE

A ao de arrastar e soltar no quadro de Gantt permite ao planejador mudar a programao e testar cenrios e estratgias, como alterar prioridade das Ordens ou inserir operaes de manuteno planejada nos recursos principais.

Rpida gerao de programaes


O Preactor reconhecido por muitos especialistas por utilizar as mais modernas tecnologias para gerao de programaes otimizadas. Por tratar os dados em memria RAM possibilita que vrias programaes possam ser geradas rapidamente, garantindo ao planejador as informaes necessrias para decidir com segurana e rapidez.

SIMULAO E ANLISE

Diversas programaes podem ser geradas com diferentes mtodos e objetivos e serem comparadas entre si com ferramentas de anlise de resultados.

Modelo de alta aderncia


crucial prover um modelo com nvel adequado de detalhes para cada empresa. Diante de muitos detalhes, difcil para o planejador identicar rapidamente os problemas e dar soluo. De outro lado, modelos muito simplicados podem gerar planos no factveis. No mercado h mais de 17 anos, o Preactor incorpora feedbacks valiosos de centenas de usurios sobre o que necessrio para tratar seus ambientes de produo e quais as funcionalidades que o software precisa oferecer. A incorporao da experincia dos usurios resultou na mais completa soluo APS disponvel no mercado.

Visibilidade
O Preactor oferece vrias maneiras de exibir informaes da programao. Cores, caixas de mensagens, caixas de dilogo e alertas variados podem ser personalizados para atender necessidades especcas do usurio. Com a atualizao das datas de incio e de trmino das operaes o planejador pode observar os impactos e avaliar a oportunidade de fazer um ajuste no na programao.

Simulao e Anlise
O trabalho do planejador no fcil. Ordens urgentes, atrasos na entrega da matria-prima, retrabalhos e mquinas quebradas podem ter um impacto devastador sobre a ecincia da fbrica e as datas prometidas. Os ERP, as planilhas e os quadros de programao no se mostram sucientes nas empresas guiadas por demanda, qualidade do servio ao cliente, custos reduzidos e maximizao da utilizao de recursos, O Preactor permite analisar os problemas e testar cenrios alternativos para super-los.

DEPOIMENTOS DE USURIOS
1
WALL COLMONOY

ROI
O Preactor tem sido usado com sucesso em praticamente todos os setores da manufatura, de servios e logstica. Alguns dos benefcios mensurveis incluem: 15-20% de melhoria de produtividade fazer mais com o que voc dispe. 40-50% de reduo nos estoques de matrias-primas sincronizar as compra com a programao de produo

Informaes confiveis sobre disponibilidade de capacidade de produo atual e futura so valiosas para as decises da equipe de vendas. Por exemplo, possvel identificar uma janela de tempo na programao na qual ser possvel aumentar a produo de um produto e durante quanto tempo. O desempenho das entregas no prazo subiu de 80% para 95% e o nvel de utilizao das mquinas aumentou de 75% para 92%. Scott Powell, Supervisor de Planejamento

SOTREQ CRC

Ferramenta Interativa
O Preactor desenvolvido pensando no usurio. simples de usar e oferece ferramentas poderosas para ajudar o planejador a ajustar a programao e a organizar os meios para atingir os objetivos do negcio. uma ferramenta de apoio deciso. Ele permite ao planejador tomar as melhores decises. Arrastar e Soltar operaes no Grco de Gantt permite modicar a programao e testar alternativas, tais como mudar prioridades e tamanho de lote e tambm incluir atividades de manuteno planejada em recursos especcos.

40-50% de reduo de prazos de entrega reduzir o WIP, que atrasa o uxo de produo. 50-90% de melhoria no atendimento aumentar as entregas no prazo prometido. Esses benefcios proporcionam retorno de investimentos medido em semanas ou poucos meses.

Poucas semanas aps a implantao do Preactor j estavam surgindo vrios benefcios. O lead time da montagem final dos discos de caminhes off-roads foi reduzido de 4 para 3 dias com a sincronizao das operaes, sem usar horas adicionais. Tambm usamos o Preactor para decidir sobre mudana nos turnos. Com a mesma quantidade de pessoas, foi possvel reduzir em 50% o tempo de espera. Alm disso, a Sotreq reduziu em mais de 40% as horas-extras. Tulio Santos, Programador

OBERTO BRANDS

O benefcio imediato foi que os programadores deixaram de se ocupar com dados e elaborao da programao e passaram a orientar realmente o gerenciamento da produo. Tivemos uma reduo de 40% do WIP, resultado direto do uso de capacidade finita disponvel no Preactor, uma caracterstica no encontrada em solues alternativas. Eric Kapinos, Diretor de Previso e Planejamento

Uma Famlia de Solues de Planejamento e Programao do Preactor


Instalado em mais de 3000 companhias em 67 pases ao redor do mundo.

FATOS RELEVANTES SOBRE O PREACTOR


O Preactor pode lidar com a complexidade do planejamento ou da programao detalhada de qualquer processo de produo. Conhea as cinco razes para isso:

Uma soluo para empresas de todos os tamanhos

PREACTOR 200 FCS


O Preactor 200 FCS o ponto de partida para usurios que desejam integrar sua soluo com outros sistemas, tais como ERP, MES e ferramentas de coleta de dados. O banco de dados SQL inteiramente customizvel, permitindo que sua estrutura seja alterada para se adequar s necessidades do usurio.

O Preactor uma famlia de produtos. Embora todos os sistemas Preactor sejam baseados exatamente no mesmo cdigo fonte, eles tm diferentes nveis de funcionalidades e preos, podendo o usurio selecionar a verso que atenda suas necessidades dentro do oramento disponvel. Todas as verses compartilham o mesmo cdigo e a mudana de uma verso para outra simples e fcil.

A interface grfica do Preactor intuitiva, fcil de usar e tem sido elogiada por usurios do mundo inteiro. A sua tecnologia define o padro pelo qual os outros produtos so avaliados.

FCIL USO

PREACTOR EXPRESS
Preactor Express uma verso de congurao fechada que pode ser implantada com rapidez e facilidade por pequenas empresas. Seu algoritmo de programao usa prioridades ou datas de entrega para seqenciar as Ordens de produo e gerar uma programao boa e exequvel, com boa antecedncia.

O banco de dados do Preactor o Microsoft SQL Server. O sistema fornecido com a verso gratuita do SQL Express, mas tambm pode ser utilizado um servidor SQL completo.

BASE DE DADOS

Telas, menus e botes podem ser personalizados para atender as necessidades de cada usurio. Voc pode mudar campos e tabelas facilmente no Preactor e essas mudanas so automaticamente atualizadas no servidor SQL.

INTERFACE

Ao gerar uma programao, o Preactor 200 FCS permite que mais de um tipo de recurso esteja ocupado ao mesmo tempo, por exemplo, uma mquina, um operador e uma ferramenta. O recurso primrio tratado como nito (apenas uma operao pode us-lo de cada vez) ou innito. A utilizao dos outros recursos secundrios apresentada em grcos. Os grcos podem exibir a quantidade de cada recurso requerido durante o horizonte da programao e o usurio pode interagir para controlar a sua utilizao como restrio. Facilidades adicionais de programao esto disponveis no Preactor 200 FCS, incluindo a possibilidade de denir velocidades especcas para executar uma operao em diferentes recursos, tempos de setup dependentes da seqncia das operaes com base nos atributos de produto ou de operao. Permite sobreposio (lotes de transferncia) e diviso das operaes e tambm a reparao automtica da programao. Oferece relatrios para comparar diferentes programaes. O Preactor API est disponvel no Preactor 200 FCS. Essa interface permite agregar funes para serem adicionadas ao Preactor para validao de dados, integrao, relatrios, etc. Tais funes so normalmente escritas em VB.NET ou C #.

O Preactor possui um conjunto de regras de seqenciamento da produo que podem ser modificadas diretamente pelo usurio. Para aplicaes mais complexas, possvel criar regras de negcio personalizadas em .NET.

LGICA FLEXVEL

Todas as informaes do produto, tais como roteiros de produo (operaes, setup e tempos padres), recursos, centros de trabalho e de turnos so mantidos em SQL. Essas informaes podem ser importadas via planilhas ou adicionadas manualmente. A programao nal pode ser exportada para Excel. Grcos e relatrios tambm esto disponveis. O Preactor Express tambm pode ser usado para avaliar Ordens de consulta, operaes denidas pelo usurio e atributos do produto, mas no pode ser customizado com o mesmo grau de personalizao das verses superiores do Preactor.

Preactor foi projetado para permitir fcil integrao com sistemas ERP, SFDC, MES, etc.

FCIL INTEGRAO

PREACTOR 300 FCS


Preactor 300 FCS possui vrios recursos extras em relao ao Preactor 200 FCS. No nvel de programao detalhada, o P300 FCS tem funcionalidades adicionais como a utilizao de mltiplos recursos nitos em cada operao, o controle de rota dependendo do recurso selecionado, o processamento simultneo de vrios lotes em um mesmo recurso, tais como fornos e tanques e a capacidade tratar apontamentos intermedirios de produo. Essas funcionalidades adicionais permitem considerar outras restries para programar uma determinada operao. Por exemplo, uma tarefa pode requerer uma mquina de um grupo de mquinas, um operador com habilidades especcas e uma ferramenta especializada. Cada uma dessas exigncias ser levada em considerao para denir quando e onde o trabalho poder iniciar.

PREACTOR VIEWERS
O Preactor Viewer foi criado para operar em rede de computadores com um ou mais Master Schedulers (MS). Os Viewers podem operar em vrios setores da empresa, para troca de informaes. No cho de fbrica eles so usados para fornecer as listas de trabalho geradas pelo Preactor e atualizar informaes sobre o andamento da produo, podendo ser conectados aos leitores de cdigo de barras para receber os dados automaticamente.

Eles tambm podem ser usados no setor de vendas para acompanhar o andamento das Ordens e pela gerncia de produo para comparar datas previstas com realizadas.

PREACTOR 500 APS


O Preactor 500 APS tem um controle de materiais mais avanado. Ele tem a funcionalidade Advanced Materials Control (AMC). Com isso, materiais podem ser produzidos ou consumidos em qualquer operao dentro da ordem. Isso signica que subprodutos e co-produtos podem ser modelados no Preactor e considerados como restries. O Preactor 500 APS tambm tem um Preactor BoM eXploder (PBX). Embora outros produtos Preactor ofeream a funo Capable To Promise (CTP), nas situaes em que a exploso da lista de materiais e/ou o balanceamento dos estoques atuais e work in process requerido para oferecer uma data de entrega nal para uma ordem, o Preactor 500 APS se faz necessrio. Na medida em que uma informao includa no Preactor 500 APS, so criadas ordens para os componente em cada nvel da BoM, incluindo suas rotas. Em seguida, feito o relacionamento entre as ordens e a sua alocao na programao, levando em conta todas as limitaes de recursos e materiais, para denir uma data de entrega realista.

DEPOIMENTOS DE USURIOS PREACTOR


1
SILVERGATE PLASTICS

PREACTOR 400 APS


O Preactor 400 APS dispe de um conjunto de regras de otimizao da programao para atender diferentes objetivos: minimizao de setup, reduo de WIP ou sequencia preferida. Regras compostas podem ser construdas usando o Preactor s Event Script Processor para usar uma sequencia das regras nativas. Entretanto, se isso no atender as necessidades, ento regras personalizadas podem ser desenvolvidas usando VB.NET e C#.

O controle de materiais atravs de vnculo entre Ordens tambm est disponvel no Preactor 400 APS. Comumente, o MRP cria Ordens de produo separadas para cada componente em cada nvel da BoM, podendo consolidar tens para muitos pedidos de venda. O Preactor 400 APS usa a estrutura da BoM para criar os relacionamento entre Ordens.

Agora ns podemos ver todas as ordens no sistema em tempo real e como cada uma est progredindo. Quando uma nova ordem recebida, o impacto pode ser visto e o Preactor pode reordenar a programao imediatamente, se necessrio. Ele ajudou a expor a diferena entre o que as pessoas pensavam que era necessrio, e o que realmente necessrio para atender o nosso nvel de servio ao cliente. Tony Bestall, Gerente de Negcios na Silvergate Plastics

EDV PACKAGING

PREACTOR ENTERPRISE
Esse produto tem 6 licenas P500 APS (1 Licena Master e 5 licenas rum-time) e atrativo para empresas que tem necessidade de vrias licenas em uma ou em vrias fbricas. Cada licena pode processar diferentes modelagens e conjuntos de dados. Os modelos devem ser criados na Licena Master e, em seguida, compilados para rodar em uma licena run-time. Licenas run-time adicionais podem ser adquiridas para serem usadas em outras plantas ou outras aplicaes a preo bem atrativo. O Material Explorer mostra gracamente as dependncias e as demandas de materiais ao longo do tempo. O usurio pode ver as faltas de materiais e optar por mant-las como uma restrio ou ignor-las. Essas dependncias so usadas durante o sequenciamento, de forma que, quando uma Ordem de produo ou de compra atrasar, possvel ver imediatamente o impacto sobre toda a cadeia e identicar os Pedidos que sero afetados, garantindo o completo rastreamento dos materiais. A sincronizao entre as restries de capaci-dade e a compra de materiais aumenta ROI e trs benefcios adicionais ao reduzir os nveis de estoque.

Com o Preactor ns conseguimos nos livrar de boa parte da burocracia que tnhamos antes. Agora ns temos uma programao integrada entre as duas plantas, usando restries reais que ns atualizamos diariamente. Ele nos permite gerenciar alertas dirios, atuais e futuros, em funo dos acontecimentos na cadeia logstica de suprimentos, bem como o progresso da produo. Pablo Vega, Gerente de Planejamento, EDV Packaging

ARCELOR MITTAL

Contato

Agora podemos realmente usar nosso tempo para encontrar a melhor sequencia para atingir nossas metas dirias de produo. A regra persona-lizada de sequenciamento gera sequencias timas para cada estratgia de produo que escolhemos. Podemos gerar dezenas de cenrios diferentes antes de liberar uma programao Jorge Maioli, Supervisor de Programao, Arcelor Mittal

You might also like