You are on page 1of 3

Bainita um microconstituinte dos aos.

. Formada a partir de um condicionamento trmico de resfriamento rpido (aproximadamente 103 a 104 segundos) da austenita em temperaturas que variam de 200 a 540C, composta por cementita e ferrita em forma de vagem.[1] Classificada basicamente em dois grupos, Bainita Inferior, formada abaixo de 300C, e Superior, formada acima de 300C. Temperaturas acima de 540C originam a Perlita, e abaixo de 200C Martensita. A bainita geralmente se apresenta junto com estes outros microconstituintes, visto que na prtica diferentes partes de uma pea resfriam em velocidades diferentes. Apresenta valores de dureza, e resistncia a trao, em geral maiores que a perlita, pois suas partculas de ferrita e cementita so menores. Valores mdios de 550 a 375 HB.[1] sua principal caracterstica a maior tenacidade, quando comparada a martensita.
A austenita (ou ferro na fase ) uma fase slida no magntica constituda de ferro na estrutura CFC. O ferro possui a propriedade de transformar-se da estrutura CCC (cubico de corpo centrado, caracteristica da ferrita-) para a estrutura CFC (cubico de face centrada, caracteristica principal da austenita-). A transformao de cubico de corpo centrado para cubico de face centrado pode ocorrer a vrias temperaturas, temperaturas as quais so determinadas pelos elementos presentes na liga metalica em questo, por exemplo essa transformao ocorre a 912C (1185K) para o ferro puro e a 727C (1000K) para o ao carbono eutetide (perlita), ver ligas metlicas. A austenita o ponto de partida para vrios tratamentos trmicos nas ligas de ferro, pois partindo da austenita possivel a transformao da liga em vrios microconstituintes, como por exemplo a tmpera que consiste na transformao da austenita em martensita por meio de um rpido resfriamento da pea tratada termicamente. A fase foi denominada em homenagem a um metalrgico ingls, que ganhou ttulo de Sir, William Chandler Roberts-Austen (1843-1902).

Ferrite ou ferrita um material feito de cermica com propriedades eletromagnticas, normalmente utilizado como ncleo de transformadores eltricos. A ferrita tem uma estrutura cristalina cbica. comum encontrar este material dentro de rdios de ondas curtas, onde funciona como uma espcie de antena, devido a suas propriedades eletromagnticas. Este material tambm muito utilizado na fabricao de Fita K7, fitas VHS, Betamax, Super-8, entre outros acessrios para armazenamento de udio e vdeo. Tambm auxilia na gravao/execuo das citadas fitas, juntamente com os cabeotes de reproduo/gravao em aparelhos eletrnicos. Martensita uma fase metaestvel composta por ferro que est supersaturada com carbono e que o produto de uma transformao sem difuso (atrmica) da austenita. formada quando ligas ferro - carbono austenitizadas so resfriadas rapidamente ( como no tratamento trmico de tmpera). uma estrutura monofsica(TCC),tetragonal de corpo centrado, porque se encontra em equilbrio, resultante de uma transformao sem difuso da austenita. A dureza da martensita depende do teor de carbono e dos elementos de liga do ao, sendo que um maior teor de carbono resultar em uma martensita de maior dureza. Os elementos de liga presentes em um determinado tipo de

ao, determinam sua temperabilidade, ou seja, qual a velocidade de resfriamento necessria, a partir da temperatura de austenitizao, para que toda a austenita se transforme em martensita. Maiores teores de elementos de certos liga resultam em maior temperabilidade. A martensita, no estado ps tmpera, praticamente nunca utilizada, sendo necessria a aplicao de um tratamento trmico posterior a tmpera. Este tratamento trmico, denominado revenimento, tem como objetivos aliviar as tenses geradas pela formao da martensita, alm de reduzir sua dureza, para os valores especificados pelo projeto. Portanto, como resultado do tratamento trmico de tmpera, espera-se a formao de uma microestrutura totalmente martenstica, com a maior dureza que possa ser atingida pelo ao tratado. Depois, no revenimento, em funo do tempo de tratamento e da temperatura, atinge-se a dureza desejada. Cementita ou carboneto de ferro um composto qumico de frmula qumica Fe3C e estrutura em forma de cristal ortorrmbico. Contm 6,67% de carbono e 93,33% de ferro. um material duro e quebradio e, apesar de ser comumente classificado como cermica em sua forma pura, mais utilizado na metalurgia. formado diretamente pelo derretimento do ferro fundido branco. Fases das ligas base de ferro
Austenita (ferro- rgido) Bainita Martensita Cementita (carbeto de ferro; Fe3C) Ledeburita (austenita + cementita (euttica); 4,3% de carbono) Ferrita (Ferro-, Ferro-; brando) Perlita (88% ferrita, 12% cementita) Esferoidita Tipos de ao Ferro-carbono (menos de 2,1% de carbono) Ao inoxidvel (liga com crmio) Ao ARBL (Alta Resistncia e Baixa Liga) Ao rpido (muito rdigo; tratado no calor) Outros materiais base de ferro Ferro fundido (>2,1% de carbono) Ferro forjado (quase sem presena de carbono) Ferro dctil

Grau API
obtido pela frmula: API = (141,5 densidade da amostra temperatura de 60F) - 131,5 em que a densidade medida relativamente densidade da gua. A densidade, portanto, pode ser obtida por:

Obs: 60F correspondem a 15,55...C

Classificao do petrleo segundo o Grau API


O grau de API permite classificar o petrleo em
Petrleo leve ou de base Parafnica: Possui API maior que 31,1. Contm, alm de alcanos, uma porcentagem de 15 a 25% de cicloalcanos. Petrleo mdio ou de base Naftnica: Possui API entre 22,3 e 31,1. Alm de alcanos, contm tambm de 25 a 30% de hidrocarbonetos aromticos. Petrleo pesado ou de base Aromtica: Possui API menor que 22,3 e constitudo, praticamente, s de hidrocarbonetos aromticos. Petrleo extra-pesado: Possui API menor que 10.

Quanto maior o grau API, maior o valor do produto no mercado. O petrleo encontrado pela Petrobras no campo petrolfero de Tupi (bacia de Santos) em Novembro de 2007 foi testado e classificado como 28 API, ao contrrio do que frequntemente dito do tipo mdio e no leve. Um dos motivos para a sua divulgao como leve a comparao com a mdia da densidade do petrleo nacional.

You might also like