You are on page 1of 2

GRUPO: Daniela Manini, Josiane Gonalves, Leticia Pinheiro, Rbia Prates e Wagner Franco.

TRANSPORTES
O transporte considerado um elemento muito importante para a economia; Enquanto o transporte adiciona valor de lugar ao produto, o estoque agrega valor de tempo; Hoje, no Brasil, como parte integrante dos departamentos de logstica esta o estudo e a busca pela diminuio em massa do chamado Custo Brasil; O Custo Brasil est formado por itens como impostos, estradas (Rodovirias e Ferrovirias), sistemas de armazenagem, transportes Hidrovirios (Fluviais e de Capotagem), Sistemas Porturios e Encargos de Mo-de-obra pauta de constante busca de reduo pelos departamentos logsticos de todas as empresas e pelo prprio governo brasileiro. Para isso, o mais utilizado a busca de constante aproveitamento do transporte de ida e volta para uma melhor economia no preo do frete. O conjunto de atividades engloba o transporte de carga, armazenagem, movimentao fsica dos materiais, embalagem, controle de estoque, seleo de locais para armazm, processamento de pedidos e atendimento ao cliente. medida que o transporte fica mais barato e de fcil acesso, contribui para aumentar a competio no mercado, garantir a economia de escala e reduzir os preos das mercadorias. Na falta de um bom sistema de transporte, o mercado fica limitado produo local, e, com melhores servios de transporte, o custo de mercados distantes pode ser bastante competitivo.

ESCOPO DO SISTEMA DE TRANSPORTE


Os sistemas bsicos de transporte para carga so cinco: FERROVIRIO um sistema de transporte lento, de matrias-primas ou manufaturados, porem, de baixo custo para longas distancias. RODOVIRIO Servio de rotas curtas de produtos acabados ou semi-acabados. Oferece entrega razoavelmente rpida e confivel de cargas parceladas. Assim, o sistema mais competitivo no mercado de pequenas cargas. AEROVIRIO Apesar de um transporte caro, sua vantagem se da pela velocidade e pela segurana dos produtos. HDROVIRIO influenciado pelas condies meteorologias, o manuseio de mercadorias a granel e de bens de valor, que costuma ser levados em contineres. DUTOVIRIO A movimentao bastante lenta, mas compensa pelas 24 horas de trabalho, os fatores meteorolgicos no influenciam. Alto custo de capital e baixo custo operacional. Existem particularidades dos modais que servem para a seleo do servio a ser usado, so eles: Custo, tempo mdio de entrega, tempo de transito e sua variao e perdas e danos. A distribuio a parte do transporte que levar o produto ate o consumidor final, para que isso ocorra da melhor forma, se observa: A velocidade de entrega; A confiabilidade; A rastreabilidade; A condio do produto, ao ser entregue ao cliente. A distribuio dividida em 4 etapas: Estoque de produtos acabados Embalagens de proteo Deposito de distribuio Transporte Qual dos modelos de transporte seria o mais vantajoso? Deve-se avaliar no s o custo de peso por quilometragem, seguros, manipulao e estocagem (custos tangveis), mas tambm os intangveis (rapidez, facilidade, confiabilidade, segurana, rastreabilidade, garantia, perfeio e satisfao).

CANAL DE DISTRIBUIO: o caminho pelos quais os produtos passam, desde o


pedido ate o cliente final, sendo principalmente, os centros distribuidores, atacadistas e varejistas.

CUSTO TOTAL DE DISTRIBUIO: a avaliao de todos os custos que


envolvem um produto, desde a armazenagem ate a chegada ao cliente.

SERVIOS INTEGRADOS MULTIMODAIS


Uma caracterstica importante do servio integrado a livre troca de equipamentos entre os servios modais. O modo mais prtico de usar vrios modelos o continer. O correio um servio de entregas para pequenos volumes; suas taxas so calculadas pela distancia da origem ate o destino. A expanso do comercio internacional desenvolveu-se graas ao sistema de transporte rpido, confivel e eficiente. O transporte internacional dominado, normalmente, por operadores martimos. A razo de possuir ou alugar uma frota minimizar os custos e melhorar o desempenho das entregas. Se a utilizao da frota bem planejada, os custos de operao tambm sero menores. Metas para a utilizao do sistema multimodal so as seguintes: Reduo no custo total; Reduo do tempo de transito em longos percursos; Reduo do impacto ambiental; Reduo do congestionamento nas rodovias; Melhora do nvel de servio. Caractersticas que devem ser levadas em conta ao escolher o modelo de transporte: Disponibilidade de vias; Caracterizao do produto; Volumes que sero movimentados; Freqncia das entregas; Distancia a ser percorrida; Custo total; Segurana do sistema. As principais reas de interesse da informtica no processo de transporte o rastreamento por satlite, para conectar toda a cadeia de suprimentos, desde o recebimento, passando pela produo indo at o ponto de venda. importante identificar as solues de maior eficincia em termos de custo e satisfao do cliente: Negociao de frete; Competio; Produtos semelhantes; Maior Volume de Carga Auditoria da cobrana de fretes; Rota ou plano de viagem; Roteirizao e programa de veculos; Seqncia de roteiros; Balanceamento de viagens com e sem carga. Importante: A nova mentalidade de manufatura com enxugamento dos sistemas produtivos e enormes redues de custos, acompanhada por semelhante concentrao do sistema de armazenagem, com depsitos maiores e localizados estrategicamente, servindo s mais diversas regies geogrficas, tem proporcionado a essas empresas enormes vantagens competitivas. A reduo dos estoques e as entregas mais freqentes tornaram mais complexo o gerenciamento da cadeia de suprimentos, tornando necessria maior integrao entre cada elo da cadeia de suprimentos, e a logstica o fator-chave para o sucesso desta gesto.

You might also like