You are on page 1of 19

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL

DE CURITIBA

METODOLOGIA CIENTFICA

MANUAL PRTICO PARA ELABORAO DE TRABALHO ACADMICO

CHARLES ALBERT MOISES FERREIRA

CURITIBA 2011

CHARLES ALBERT MOISES FERREIRA

METODOLOGIA CIENTFICA

MANUAL PRTICO PARA ELABORAO DE TRABALHO ACADMICO

Manual Prtico para Elaborao de Trabalho Acadmico apresentado ao CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL DE CURITIBA- CEEP pelo Professor Charles Albert Moises Ferreira como contribuio aos procedimentos de organizao e desenvolvimento de trabalhos e atividades regidas em normatizao interna da entidade, tendo como referncia a ABNT.

CURITIBA 2011

APRESENTAO

A disciplina Metodologia Cientfica eminentemente prtica e deve estimular os estudantes para que busquem motivaes para encontrar respostas s suas dvidas. A Metodologia Cientfica no um simples contedo a ser decorado pelos alunos, para ser verificado num dia de prova; trata-se de fornecer aos estudantes um instrumental indispensvel para que sejam capazes de atingir os objetivos de sua formao tcnica, que so o estudo e a pesquisa em qualquer rea de aplicao do conhecimento. Procurei, na medida do possvel, seguir rigorosamente as regras definidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), para elaborao de Trabalho Acadmico, mesmo considerando algumas variaes ponderveis aplicadas neste Manual Prtico que vincula uma identidade de nossa escola para padronizar o desenvolvimento de atividades e trabalhos internos. Este Manual Prtico procura no dificultar as questes que envolvem a elaborao de um Trabalho Acadmico, portanto pode ser entendida como uma facilitadora da aprendizagem, onde os estudantes podero consultar, a qualquer hora, para suprir suas dvidas quanto aos procedimentos tcnicos e a sua respectiva normatizao oficial. Apresento tambm o MATERIAL DE APOIO, que consta de um MODELO PRONTO que facilitara de forma efetiva e pratica a compreenso para a elaborao de um Trabalho Acadmico. Este Manual Prtico e seu respectivo Material de Apoio (MODELO PRONTO) se encontram no Portal Eletrnico do CEEP: www.ceepcuritiba.com.br

O Autor Professor Charles Albert Moises Ferreira

1.

Possui graduao em Bacharel e Licenciatura em Biologia pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC / PR). Possui o ttulo de Especializao em Processos Biotecnolgicos pela Universidade Federal do Paran (UFPR) e Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC / PR). Possui o ttulo de Especialista em Gerenciamento Ambiental na Indstria pela Universidade Federal do Paran (UFPR). Na rea de docncia possui a Licenciatura para Ensino Superior pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUC / PR), e a Licenciatura Plena pelo Centro Universitrio de Jaragu do Sul (UNERJ). Desenvolveu pesquisa aplicada em Suportes Turfosos e Controle de Qualidade Operacional de Processos na NITRAL- Ind. e Com. de Inoculantes e Produtos Agropecurios Ltda. Participou de diversos projetos e eventos na rea de Educao Ambiental, atravs de parcerias tcnicas com Instituies de Ensino, ONGS e entidades do setor. Docente titular das disciplinas de Legislao Ambiental, Gesto de Recursos Hdricos, Sistema de Gesto Ambiental, Gesto de Recursos Naturais, Metodologia Cientifica e Educao Ambiental no Curso Tcnico de Meio Ambiente do Centro de Educao Profissional do Paran (CEEP). Docente titular das disciplinas de Tratamento de Efluentes / Resduos Slidos e Sistema de Gesto Ambiental do Curso Superior de Tecnologia em Processos Qumicos da Faculdade de Tecnologia Tupy Curitiba / SOCIESC.

O TRABALHO ACADMICO Trabalho Acadmico o texto resultado de algum dos diversos processos ligados produo e transmisso de conhecimento executados no mbito das instituies ensino, pesquisa e extenso universitria, formalmente reconhecida para o exerccio dessas atividades.

As diversas finalidades do trabalho acadmico podem se resumir em apresentar, demonstrar, difundir, recuperar ou contestar o conhecimento produzido, acumulado ou transmitido. Ao apresentar resultados, o texto acadmico atende necessidade de publicidade relativa ao processo de conhecimento

ESTRUTURAO DO TRABALHO ACADMICO So partes integrantes do Trabalho Acadmico: TRABALHO ACADMICO

ESTRUTURA

ELEMENTOS 01. Capas 02. Folha de rosto 03. Dedicatria 04. Agradecimentos 05. Epigrafe 06. Lista de ABREVIATURAS e SIGLAS 07. Lista de ILUSTRAES 08. Lista de TABELAS e GRFICOS 09. Sumrio * * ** ** ** ** ** ** *

Pr-textuais

Textuais

Ps-textuais

10. Introduo 11. Palavras Chaves 12. Desenvolvimento 13. Concluso 14. Referncias 15. Anexos
** Elemento no obrigatrio, mas recomendado

* * * * * **

* Elemento Obrigatrio

ANALISE DOS ELEMENTOS DO TRABALHO ACADMICO

A seguir, a analise dos elementos do Trabalho Acadmico que sero abordados de uma maneira simples e clara, para que se compreenda o objetivo desta importante ferramenta de pesquisa e aprendizagem de conhecimento.

Acompanhe a analise dos elementos utilizando o MATERIAL DE APOIO, ou seja, atravs do MODELO PRONTO.

1 CAPAS A capa a parte que protege o Trabalho Acadmico do lado externo, essa traz informaes necessrias quanto sua identificao. A Formatao para a distancia de margem a padro: 3 cm superior, 3 cm esquerda, 2 cm inferior e 2 cm direita.

CAPA PERSONALIZADA opcional. Esta capa foi elaborada para personalizar o Trabalho Acadmico em razo com a identidade de nossa Escola.

Nome da Escola / Logo FONTE ARIAL 18, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Nome da Coordenao FONTE ARIAL 14, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Nome do Curso FONTE ARIAL 14, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Titulo do Trabalho FONTE ARIAL 18, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Nome do Aluno - FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Nome do Professor FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Disciplina - FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Cidade e ano - FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO.

CAPA OFICIAL obrigatria.

Nome da Escola FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Nome da Coordenao FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Nome do Curso FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Titulo do Trabalho FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Nome do Aluno - FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Nome do Professor FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Disciplina - FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Cidade e ano - FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO.

Acompanhe a analise dos elementos utilizando o MATERIAL DE APOIO, ou seja, atravs do MODELO PRONTO.

2 FOLHA DE ROSTO A folha de rosto obrigatria. Traz a identificao do tipo de trabalho realizado, do aluno e do orientador, isto , a nota que esclarece a natureza do Trabalho Acadmico. Na folha de rosto tambm necessrio ter os elementos da capa com a mesma grafia e configuraes. A Formatao para a distancia de margem a padro: 3 cm superior, 3 cm esquerda, 2 cm inferior e 2 cm direita.

Nome do Aluno - FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Titulo do Trabalho FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO
Natureza do Trabalho TEXTO DE ESPECIFICAES DO TRABALHO QUE ESCRITO A 9
cm DA MARGEM ESQUERDA, FONTE ARIAL 10, CAIXA BAIXA, NEGRITO E COM ESPAO SIMPLES.

Nome do Professor FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Disciplina - FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO Cidade e ano - FONTE ARIAL 12, CAIXA ALTA, NEGRITO E CENTRALIZADO.

3 DEDICATRIA Elemento no obrigatrio para o Trabalho Acadmico. Consistindo de folha que contm o oferecimento do trabalho determinada pessoa ou pessoas, obedecendo-se aos padres das margens.

4 AGRADECIMENTOS Elemento no obrigatrio para o Trabalho Acadmico. Folha que contm manifestao de reconhecimento a pessoas e/ou instituies que realmente contriburam com o desenvolvimento do Trabalho Acadmico, devendo ser expressos de maneira simples. Coloca-se no espao superior da folha a palavra Agradecimento(s), grafada em letras maisculas, em negrito e centralizada 5 EPIGRAFE Elemento no obrigatrio para o Trabalho Acadmico. Nesta folha, o autor usa uma citao, seguida de indicao de autoria e ano, relacionada com o assunto desenvolvido no corpo do Trabalho Acadmico.

Acompanhe a analise dos elementos utilizando o MATERIAL DE APOIO, ou seja, atravs do MODELO PRONTO.

6 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS No obrigatria, mas importante utilizar este elemento ao Trabalho Acadmico para esclarecer o leitor em relao s siglas e principais abreviaturas peculiares rea tcnica. A sigla ou abreviatura deve ser escrita em negrito e indicada a pagina em que ela se configura. Exemplos:

ANA ............................................................................................................................ 3 CONAMA ................................................................................................................... 4

7 LISTA DE ILUSTRAES No obrigatria, mas importante utilizar este elemento ao Trabalho Acadmico para elucidar o leitor em relao ao desenvolvimento das atividades de uma forma visual. de suma importncia citar a fonte da Ilustrao (Figura ou Foto), mesmo que seja produzida pelo prprio autor. Exemplos de Ilustraes que surgem nos elementos do Trabalho Acadmico e abaixo a sua representao no elemento de Lista de Ilustraes, indicando a pagina onde configura a ilustrao referida.

FOTO 01 TELEGRFO SIMPLES ......................................................................... 5 FIGURA 05 EFEITO ESTUFA ................................................................................ 6

8 LISTA DE TABELAS E GRFICOS No obrigatria, mas importante utilizar este elemento noTrabalho Acadmico para elucidar o leitor em relao aos dados e informaes do desenvolvimento da pesquisa de uma forma objetiva e dinmica. de suma importncia citar a fonte da Tabela ou Grfico, mesmo que a mesma seja produzida pelo prprio autor. Exemplos de Grficos e Tabelas que surgem nos elementos do Trabalho Acadmico e como devem ser representados no elemento de Lista de tabelas e grficos. GRFICO 01 AREA DEGRADADA ....................................................................... 5 TABELA 02 NVEL DE M.O. NO EFLUENTE ........................................................ 6

9 SUMRIO um elemento obrigatrio. Consiste na enumerao das principais divises do Trabalho Acadmico, sejam sees, captulos ou outras necessrias melhor ordenao lgica do contedo. Seguem a mesma disposio numrica e grfica usada no corpo do texto. O elemento aparece em letra maiscula, centralizado e em negrito. Os ttulos dos elementos de textos citados no Sumrio devem (Segundo ABNT) iniciar sempre a uma nova pagina no Trabalho Acadmico. Esta normativa ser orientada pelo professor da disciplina, caso o mesmo decida no iniciar uma nova pagina. (O MODELO PRONTO no sugere esta ao).

10 INTRODUO um elemento obrigatrio Na introduo o aluno dever explicar o trabalho que vai desenvolver, a sua justificativa ou ponto de partida e os objetivos que pretende atingir. Pode ser breve, dependendo do tipo de Trabalho Acadmico sugerido. A introduo a parte inicial do texto, na qual devem constar a formulao e delimitao do assunto tratado, bem como os objetivos do Trabalho Acadmico. Tem por finalidade fornecer ao leitor os antecedentes que justificam o trabalho, assim como enfocar o assunto a ser abordado. A introduo pode incluir informaes sobre a natureza e importncia do problema, sua relao com outros estudos sobre o mesmo assunto, suas limitaes e objetivos. Essa seo deve preferentemente representar a essncia do pensamento do autor em relao ao assunto que pretende estudar. Deve ser abrangente sem ser prolongada.

11 PALAVRAS CHAVES No um elemento obrigatrio. So palavras estratgicas que traduzem a essncia do assunto abordado no Trabalho Acadmico. Recomenda-se de 3 a 5 palavras

Acompanhe a analise dos elementos utilizando o MATERIAL DE APOIO, ou seja, atravs do MODELO PRONTO.

12 DESENVOVIMENTO um elemento obrigatrio. Este elemento a parte principal do texto, que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto abordado no Trabalho Acadmico. composta de reviso de literatura e citaes diretas ou indiretas, dividida em sees e subsees. Cada seo ou subseo dever ter um ttulo apropriado ao contedo. Deve-se utilizar sempre a terceira pessoa do singular na elaborao do texto, mantendo-se a forma impessoal no mesmo.

Exemplo: Usar: Cabe ressaltar, como j afirmado anteriormente, que as teorias de Gesto do Conhecimento ainda no esto suficientemente sedimentadas, havendo discusses bastante acirradas, inclusive com respeito ao nome desta nova linha. Em lugar de: Ressaltamos como j afirmado anteriormente, que as teorias de Gesto do Conhecimento ainda no esto suficientemente sedimentadas, havendo discusses bastante acirradas, inclusive com respeito ao nome desta nova linha.

13 CONCLUSO um elemento obrigatrio. Neste elemento que pode ser apresentado em itens, se mostram as concluses do Trabalho Acadmico, usualmente denominada Consideraes Finais. Pode ser usada outra denominao similar que indique a concluso do trabalho. Mesmo que se tenham vrias concluses deve-se usar sempre o termo no singular, pois, se trata da concluso do trabalho em si e no um mero enunciado das concluses a que o estudante chegou. a recapitulao sinttica dos resultados e da discusso do estudo do assunto do Trabalho Acadmico. Pode apresentar dedues lgicas e correspondentes em relao ao assunto abordado.

14 REFERNCIAS um elemento obrigatrio. a listagem alfabtica de elementos descritivos para exata identificao das obras ou fontes efetivamente citadas ao longo do Trabalho Acadmico. Para fazer a lista de referncias, cada uma delas deve ser alinhada esquerda. So grafadas em espao simples, mas separadas por espao duplo.

Exemplos: MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 6 Edio, revista atualizada e ampliada. Malheiros Editores, So Paulo, 1996.

ARLINDO, Philippi Junior. Educao Ambiental. Desenvolvimento de Cursos e Projetos. 2Edio. Signus Editora, 2002. Universidade de So Paulo. Sade Publica.

15 ANEXOS

No um elemento obrigatrio. So indicaes que podem surgir no elemento de Desenvolvimento do Trabalho Acadmico e so destacados como ltimo elemento de organizao do trabalho O anexo pode incluir grficos, tabelas, ilustraes, fotos ou at mesmo outros registros que se faam pertinentes ao entendimento do leitor, mas que foram devidamente citados no elemento de Desenvolvimento do Trabalho Acadmico. Exemplo de citao de ANEXO no Desenvolvimento do Trabalho Acadmico:

A rea desmatada subiu de 16 mil quilmetros quadrados, na dcada de 1990, para aproximadamente 20 mil quilmetros quadrados entre 2000 e 2006. O maior desflorestamento registrado na Amaznia ocorreu em 1995 (29,1 mil quilmetros quadrados). (ANEXO 02)

ANEXO 02:

FIGURA 02 rea de Queimadas Fonte: Ambiente Brasil

FORMATAO GERAL

Acompanhe a analise dos elementos utilizando o MATERIAL DE APOIO, ou seja, atravs do MODELO PRONTO.

Constituem-se como padro para apresentao de trabalhos acadmicos: Tipo de papel: papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm); o uso de papel reciclado pode ser aceito; neste caso, sugere-se utilizar a seguinte gramatura para papel branco: 120g para digitao no anverso e no verso e 90g para digitao apenas no anverso; Impresso: a digitao e a impresso devero ser feitas apenas no anverso da folha em trabalhos de at 100 pginas; no caso de trabalhos acima de 101 pginas podem ser usados os anversos e versos. Recomenda-se que para os elementos pr-textuais seja utilizado apenas o anverso da folha. A partir dos elementos textuais podem ser usados o anverso e o verso, como indicado anteriormente; Tamanho da fonte: a ABNT no faz nenhuma referncia ao tipo de fonte, apenas indica que se utilize o tamanho 12 para o texto principal. Recomenda-se o uso de: Arial tamanho 12 para o texto e de tamanho menor Arial 10 para citaes de mais de trs linhas, e legendas das ilustraes e tabelas. Em citaes com mais de trs linhas, deve-se utilizar um recuo de 4 cm da margem esquerda; Formato do ttulo: o ttulo do trabalho, na capa e na folha de rosto, deve aparecer em letras maisculas, em negrito e caixa alta, centralizado e usando fonte Arial, tamanho 12. Havendo subttulo, este deve ser escrito em minsculas e separado do ttulo por dois pontos, segundo normas de catalogao de trabalhos; Margens: para todas as folhas do Trabalho Acadmico usar margem esquerda e superior de 3 cm; e margem direita e inferior de 2 cm; Paginao: No obrigatrio para o Trabalho Acadmico, mas dependendo da extenso do trabalho recomenda-se paginar. Paginar as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, deve ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A numerao deve ser colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha. Havendo anexo(s), as suas folhas devem ser numeradas e paginadas de maneira contnua Pargrafo: o pargrafo deve aparecer com recuo na primeira linha de 1,25 cm (10 toques), justificado, sem espaamento anterior ou posterior. Quebra de pagina: de acordo com a natureza do Trabalho Acadmico recomendase iniciar o titulo de cada elemento em uma nova pagina, mas no uma medida obrigatria para os Trabalhos Acadmicos. (Ver MODELO PRONTO). De forma geral:

Fonte Arial 12, preta, papel branco A4 Espaamento 1,5 cm entrelinhas Citaes (+ 3 linhas) com recuo de 4cm da margem esquerda Pargrafos justificados Recuo 1,25 cm (margem esquerda) 10 toques Ttulos- Pr e Ps Textuais- Arial 12, cx alta, negrito e centralizado

Siglas: As siglas, geralmente formadas pelas letras iniciais do conceito original, exigem que este conceito em geral nome do evento ou organizao aparea inicialmente por extenso, seguido da sigla entre parnteses ou aps hfen. Algumas recomendaes: no caso do uso de siglas j consagradas ou convencionais, devese respeitar a designao oficial; no se deve utilizar ponto entre as letras. Siglas compostas por at trs letras devem ser grafadas Exemplo: IAP Instituto Ambiental do Paran CEEP Centro Estadual de Educao Profissional de Curitiba Equaes: As equaes e as frmulas, quando forem apresentadas na seqncia normal do texto, devem ser representadas em linha: X + 2x 16= 24

F=m.a

Para facilitar a leitura, a fim de que comporte seus elementos (expoente, ndices e outros), sugere-se a separao por uma linha com espaamento 1,5 das equaes e frmulas; estas devem ser feitas na mesma fonte do texto, com os ndices trs pontos abaixo. Quando destacadas dos pargrafos, as equaes e as frmulas devem ser centralizadas e, se necessrio, numeradas.

Ilustraes: so ilustraes: lminas, desenhos, plantas, fotografias, grficos, retratos, mapas, organogramas, fluxogramas, quadros, figuras e outros, e diferenciam-se das tabelas. Qualquer que seja o tipo de ilustrao, sua identificao aparece na parte inferior, (centralizada) precedida da palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, do respectivo ttulo e/ou legenda. A fonte deve ser menor que a usada no texto, e em negrito; sugere-se Arial 10. Aps a legenda, deve-se citar a fonte de onde foi retirada a ilustrao. A ilustrao deve ser inserida o mais prximo possvel do texto que a refere.

Exemplo:

FOTOGRAFIA 02 reas Verdes Recuperadas Fonte: Renault do Brasil, 2005.

Tabelas: uma tabela deve apresentar dados numricos de modo resumido e utilizada principalmente para a apresentao de comparaes. Nas especificaes segue o mesmo critrio de apresentao de ilustraes. Usar fonte Arial 10 para descrio de dados da tabela. Itlico: Utiliza-se itlico ao se empregar palavras estrangeiras, exceto no caso de substantivo prprio como o nome de empresas, de ttulos ou de subttulos de obras. As palavras estrangeiras devem ser evitadas, ou utilizadas somente quando no houver traduo da palavra exata na lngua portuguesa. Caso sejam necessrias, devero ser acompanhadas de uma explicao. Citaes: so os trechos de textos e livros que o pesquisador utiliza como embasamento terico. As citaes podem ser feitas em notas de rodap ou no corpo do texto, isso segundo a ABNT. Para evitar a poluio visual do relatrio, recomendvel que se utilizem citaes somente no corpo do texto, pois isso tambm facilitar a leitura do trabalho. As citaes sempre apresentaro o nome do autor ou instituio, ano e nmero da pgina. Se o nome do autor estiver entre parnteses, dever ser escrito em caixa alta, se estiver fora dos parnteses, em caixa versal. As citaes podem ser diretas ou indiretas. Citaes DIRETAS AT TRS LINHAS Citaes diretas so aquelas que o autor do trabalho copia, na ntegra, a idia e as palavras do autor pesquisado, geralmente iniciando com conforme diz Duarte ou assim explica Severino; como escreve Juran etc., seguido do ano do livro e da pgina (abreviada com p.). O texto referenciado dever estar em fonte ser Arial 12, espaamento entre linhas de 1,5, sem negrito e colocado entre aspas, pois no uma idia do autor do

trabalho. Como exemplo: Segundo Severino (2002, p. 106) as citaes so os elementos retirados de documentos pesquisados durante a leitura da documentao [...].

Citaes DIRETAS COM MAIS DE TRS LINHAS Essas viro separadas do pargrafo, em espaamento simples, fonte Arial 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda. O tamanho da fonte ser 10 at terminar a citao. Ao final, entre parnteses. Vir o sobrenome do autor em letras maisculas, seguido de vrgula, ano da publicao do livro e nmero da pgina.
As citaes diretas, no texto, com mais de trs linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com a letra menor que a do texto utilizado e sem aspas. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo. (ABNT, 2002, p.2)

Citaes INDIRETAS A citao indireta acontece quando se transcrevem as idias do autor pesquisado sem cpia literal. Porm, mesmo sem a cpia literal do texto pesquisado, preciso informar o sobrenome do autor em caixa alta, seguido do ano e da pgina do livro, caso seja apenas de uma nica pgina. Mas se forem utilizadas mais pginas ou captulos, omite-se o nmero de pgina assim: (JURAN, 2005). As citaes indiretas no sero escritas entre aspas e no tero recuo de 4 cm da margem esquerda.

CITAO DE CITAO Quando necessrio fazer uma citao de um documento ao qual no se teve acesso, utiliza-se o termo apud (citao da citao). Deve ser indicado o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) citado(s), seguido(s) da expresso apud e sobrenome do(s) autor(es) da referncia fonte, constando o nmero da pgina. Exemplo: Segundo Souza (1999 apud SEVERINO, 2000, p. 35) e inicia-se a cpia do texto a ser citado.

APRESENTAO DAS REFERNCIAS

Consideram-se monografias: livro e/ou folheto (manual, guia, catlogo, enciclopdia, dicionrio, entre outros) e trabalhos acadmicos (teses, dissertaes, entre outros). De forma geral para apresentao de referncias teremos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes do autor por extenso e intermedirio abreviados. Ttulo: subttulo. Edio. Local de publicao: Editora, ano.

A seguir os principais tipos de material de apresentao para Referncias e seus respectivos exemplos: LIVRO UM AUTOR MILEAF, Harry. Eletricidade. So Paulo: Martins Fontes, 1983. SCHILDT, Herbert. C completo e total. 3. ed. So Paulo: Makron Books, 1996. LIVRO DOIS OU MAIS AUTORES: ANDRADE, Rui O. B. de; TACHIZAWA, Takeshi; CARVALHO, Ana B. de. Gesto ambiental: enfoque estratgico aplicado ao desenvolvimento sustentvel. So Paulo: Makron Books, 2000. COLEMAN, Derek et al. Desenvolvimento orientado a objetos: o mtodo fusion. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

FOLHETO BRASIL. A educao que produz sade. Braslia, DF: Ministrio da Sade, 2005. 16 p. GESTO DE RESDUOS SLIDOS. So Paulo: Banas, 2007. 10 p. IBICT. Manual de normas de editorao do IBICT. 2. ed. Braslia, DF, 1993. 41 p.

MANUAL BUCHMAN, Alan. Manual de suporte nutricional. So Paulo: Manole, 1997. 188 p. SO PAULO (Estado). Planejamento Ambiental. Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de

Estudo de impacto ambiental - EIA, Relatrio de impacto ambiental - RIMA: manual de orientao. So Paulo, 1989. 48 p. (Srie Manuais). WEG S. A. Manual de instalao e manuteno de transformadores. Blumenau: Weg, [19--]. 19 p. CATLOGO ERMETO EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS. Bombas. So Paulo: Ermeto, 1986. 22 p. MUSEU DA IMIGRAO (So Paulo, SP) Museu da imigrao - S. Paulo: catlogo. So Paulo, 1997. 16 p.

CD-ROM MBITO DIREITO AMBIENTAL. gua, meio ambiente & vida. [S.l.]: [s.n.], [19--]. 1 disco laser. SEBRAE. Gesto ambiental e o meio ambiente do Distrito Federal. Braslia, DF: UnB- Universidade de Braslia, [19--]. 1disco laser . DVD GORE, Albert. Uma verdade inconveniente: um aviso global. [S.l.]: Paramount, 2007. 1 videodisco (96 min). TRANSISTOR: semicondutores. [s.l.]: [s.n.], 2001. 1 vdeo disco (120min). DA INTERNET <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm>.Acesso em: 28. nov. 1998.

TESES, DISSERTAES E MONOGRAFIAS MIRANDA, Elisngela A.; SANTOS, Francisco F. dos; SOUZA, Maria Tereza R. de. Acessrios para radiologia peditrica do Hospital de Clnicas de Curitiba. 2006. 149 f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao) Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Mdica. Universidade Tecnolgica Federal do Paran, Curitiba, 2006.

REFERNCIAS

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica. 5 ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002. ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos cientficos. 3 ed. rev. e atual. Curitiba: Juru, 2008. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 6 ed. 5 reimpr. So Paulo: Atlas, 2007.

MANUAL de normalizao de trabalhos tcnicos, cientficos e culturais / coordenao Elisabeth Schneider de S et al. Petrpolis: Vozes, 1994.

NORMAS TECNICAS DE TRABALHOS ACADEMICO S UTFPR SITE: http://www.utfpr.edu . br/ RUDIO, Franz Victor. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. 28 ed. Petrpolis: Vozes, 2000. RUIZ, Joo lvaro. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. 2 ed. So Paulo: Atlas, 1986. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 23 ed. rev. e atual. So Paulo: Cortez, 2007. SITE OFICIAL DA ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS E TECNICAS ABNT - http://www.abnt.org.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Biblioteca Central. Normas para apresentao de trabalhos. Curitiba: UFPR, 1994. v. 2, 6, 7, 8.

FICHA DE AVALIAO DO TRABALHO ACADMICO

PROFESSOR / DISCIPLINA:

DEFERIMENTO / NOTA:

LOCADO / COORDENAO:

OBSERVAES TCNICAS:

PARECER / ASSINATURAS / AUTENTICAES:

Curitiba, ___________________ de _______.

You might also like