You are on page 1of 9

Polimig Lagoinha Eletrnica

Cleiton Ibraim Damasceno de Carvalho

COMPONENTES DE HARDWARE E TIPOS DE COMPUTADORES

Belo Horizonte 2012

INDICE

Introduo 1 Principais Componentes de Hardware 1.1 Placa Me 1.2 Processador 1.3 Memria 1.4 Disco Rgido 1.5 Placa de Vdeo 2 Alguns Tipos de Computadores 2.1 2.1 Desktop 2.2 Notebook 2.3 Netbook 2.4 Ultrabook Concluso Bibliografia

2 3 3 3 4 5 5 6 6 6 7 7 8 8

INTRODUO

O mundo como est atualmente, no seria possvel seno por meio da informtica. Grandes empresas talvez no seriam to grandes, sem o uso do computador. A globalizao no teria abrangido tamanha dimenso sem o uso da internet. E as pessoas em geral, no teria acesso a tantas informaes sem o uso de ferramentas cada vez mais modernas. Entretanto, apesar de as cincias da computao, fazer parte da vida de praticamente todas as pessoas, pouca gente, tem noo bsica sobre o seu complexo funcionamento. Foi a partir da dcada de 70 que o computador comeou a invadir o nosso cotidiano. O Kenbak-1, pode ter sido o primeiro computador domstico a ser criado - Existem dvidas sobre isso - mas com certeza foi o primeiro computador pessoal a ser comercializado. Montado em 1971, foi concebido para uso educacional. Como ainda no tinha sido projetado os microprocessadores, o Kenbak-1 no tinha CPU. Em 1975 surgiu o primeiro computador baseado numa CPU, o Altair 8800, que serviu como inspirao para a criao da Microsoft. Em 1976 outra empresa foi criada. A Aplle. E em 1977 foi lanado o primeiro microcomputador como conhecemos hoje, o Aplle II. Desde ento, a informtica tem evoludo cada vez mais rpido, sendo impossvel acompanhar o seu ritmo. Este trabalho tem como propsito, apresentar de forma bem abreviada, os principais componentes de hardware e alguns tipos de computadores presentes em nossas vidas. Peo desculpas antecipadas por provveis erros de concordncia e gramtica, mas isso se deve ao fato de eu procurar descrever tudo usando de minhas prprias palavras.

1. PRINCIPAIS COMPONENTES DE HARDWARE O computador tem uma base de componentes comum a todos os tipos, seja ele um desktop, ou notebook e muitos outros. Essa base formada por: Placa-me, memria, disco rgido, processador, e placa de vdeo. Nota-se que foi deixado de lado, componentes importantes como: Monitor, drive de DVD, Teclado, mouse e outros. Isso porque devido a grande variedade de produtos hoje no mercado, estes componentes podem estar ou no presentes em sua composio. Um exemplo disso o teclado que hoje pode ser de forma fsica em um Desktop ou touchscren em um Tablet. Outro exemplo o Netbook, que apesar de se assemelhar ao Notebook, no tem drive de DVD.

1.1 Placa-me Como o computador formado por vrios componentes com funes especficas, necessrio um ponto em comum para que haja uma interao entre eles. Esta justamente a funo da placa-me. Existem vrios padres de motherbords que vo se adequando aos novos tipos de componentes que vo surgindo. Portanto ao montar um desktop, importante observar atentamente as especificaes exigidas pelo seu processador e memria, assim como socket e slots.

1.2 Processador O processador o crebro do computador, e responsvel pelo processamento de todos os tipos de dados, alm de interpretar e executar as informaes fornecidas pelos softwares. Formado por milhes de transistores 3 ele tem 3 funes bsicas que so: Realizar clculos de operaes aritmticas e

comparaes lgicas, manter o funcionamento de todos os equipamentos e programas, e administrar os dados transferidos de um elemento ao outro da mquina, visando o seu processamento. Pode-se dizer ainda que o processador o responsvel por tomar todas as decises que garantiro o funcionamento do computador. tambm o componente onde so usados as tecnologias mais recentes, por isso alguns dizem que a pea mais importante do computador. Entretanto preciso destacar que no haveria computador utilizando-se apenas de um processador, todos os outros componentes so de fundamental importncia para a sua composio.

1.3 Memria Existem dois tipos de memrias: A ROM e a RAM. Basicamente o sua funo armazenar os dados com os quais o processador trabalha, portanto, a todo momento operaes de gravao, eliminao e acesso aos dados so realizadas. A principal caracterstica da memria ROM o fato de os dados serem gravados nela somente uma vez, no sendo possvel alter-los exceto por meios especiais. nela que vem gravadas configuraes de fbrica, assim como BIOS e SETUP. Outro tipo bastante comum o CD ou DVD, que no vem ao caso. Ao contrrio da ROM, a memria RAM no armazenam seus dados permanentemente, isso porque sua funo permitir um acesso rpido e imediato aos dados armazenados, como se ela fosse uma mesa de trabalho. Quando um programa est aberto, por exemplo, ele est hospedado na RAM, permitindo ao processador acesso aleatrio as suas informaes. Quanto maior a capacidade da memria, maior ser a desenvoltura do processador.

1.4 Disco Rgido O Disco Rgido ou HD (hard disk), um sistema de armazenamento de alta capacidade. Quando voc baixa msicas e imagens e salva em seu computador, ou quando instala um programa, ele o responsvel por guard-los, permitindo-lhes acesso quantas vezes for preciso. Formado por um disco magntico e um conjunto de cabeas de leitura, o HD um dos poucos componentes mecnicos que formam o computador. Por isso ele tem uma vida til consideravelmente curta.

1.5 Placa de Vdeo A placa de vdeo o componente responsvel por gerar tudo aquilo que aparece no monitor, como imagens, efeitos, etc. Muitas das vezes ela pode fazer parte integrante da placa-me, neste caso ela denominada on-board. Em situaes em que o usurio trabalha com grficos mais pesados, como jogos e design, necessrio uma placa mais potente. A essa se d o nome offboard, e pode ser comprada separadamente e acoplada a motherboard.

Existem outros tipos de componentes considerados importantes, mas que no foram enumerados. Isso porque a forma como eles so inseridos, ou no, em um computador podem variar de acordo com o modelo em questo. Ex: placa de udio, placa de rede, drive de DVD, monitor, teclado, mouse, etc.

2. ALGUNS TIPOS DE COMPUTADORES

2.1 Desktop O desktop o tipo de aparelho que talvez merea o ttulo de tradicional. Quando se fala em Computador, provvel que na cabea da maioria das pessoas aparea logo a imagem de um desktop. Uma de suas caractersticas, o fato de seus principais componentes serem individualizados. Placa-me, memria, HD, processador, teclado, monitor, etc. Isso faz com que ele ocupe um espao grande, dificultando a sua locomoo. Portanto o desktop um computador de mesa, feito para ficar em um lugar fixo.

2.2 Notebook O notebook essencialmente um computador porttil. Por ser um aparelho que se pode carregar para onde quiser, seus componentes so bem menores que os utilizados em um desktop, e seu espao interno bem reduzido, somente o suficiente para alocar as devidas peas. H ainda algumas diferenas entre um notebook e um desktop em relao as principais componentes. A tela bem fina e acoplada ao computador; o mouse um touchpad; Bluetooth, hifi, carto de memria, webcam, so inerentes a placa-me. um computador timo para quem trabalha com planilhas e textos, e para internet, mas talvez no seja bom para quem trabalha com grficos ou jogos pesados.

2.3 Netbook O netbook o mesmo que um subnotebook. Um computador ultraporttil, desenvolvido especialmente para navegao na internet. Seu peso e tamanho reduzidos facilitam bastante a locomoo, e o preo o torna bastante acessvel. Outra vantagem a autonomia de sua bateria, em contra partida, devido as suas dimenses e finalidade, um net no tem um leitor/gravador de cd/DVD.

2.4 Ultrabook Criado em 2011 pela Intel, para abrir concorrncia com a Aplle, o ultrabook, assim como o netbook, um subnotebook. No entanto alm de ser ultraporttil ele ultrafino, sem dvida mais uma grande novidade no mercado. H ainda a expectativa de que em breve eles sero ULV (Ultra-low Voltage, voltagem ultra-baixa), e tero tela sensvel ao toque e o comando de voz . S nos resta esperar.

Concluso Com base no que foi visto durante este trabalho e mais aprofundado nos objetos de pesquisa, pode-se dizer, sem risco de equvoco, que a informtica o ramo que mais evolui atualmente. Tudo aquilo que era mostrado nos filmes futuristas de antigamente, se mostra cada vez mais possvel de se realizar nos dias de hoje. Em breve, precisaremos de lentes de aumento super potentes para enxergar componentes que antes no cabiam em nossas mos, e que trabalham inmeras vezes mais que seus precedentes. Entraremos ainda, numa nova era das comunicaes. A era da Computao Em Nuvens. Onde no armazenaremos mais arquivos em nossos computadores. Tudo ser guardado em servidores, e seu acesso se dar por meio de internet super rpida. verdadeiramente impressionante, e o melhor disso tudo, que fazemos parte dessa evoluo. O difcil acompanhar toda essa tecnologia.

Endereos Pesquisados
http://www.kenbak-1.net/ http://www.vintage-computer.com http://www.infowester.com http://www.ufpa.br http://www.hardware.com.br http://www.clubedohardware.com.br http://www.tecmundo.com.br http://dicasmaistutoriais.blogspot.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipdia

You might also like