You are on page 1of 19

Introduo ao Projeto de Aeronaves

Aula 15 Influncia da Variao da Altitude e Clculo do Desempenho de Subida.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Tpicos Abordados
Efeitos da Altitude nas Curvas de Trao e Potncia. Efeitos da Altitude nas Velocidades de Mximo Alcance e Mxima Autonomia. Desempenho de Subida. Clculo da Razo de Subida e do ngulo de Subida.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Desempenho com a Variao da Altitude

O desempenho de uma aeronave influenciado significativamente com o aumento da altitude de vo, pois uma vez que o aumento da altitude proporciona uma reduo na densidade do ar, tanto a trao disponvel como a requerida e suas respectivas potncias sofrem importantes variaes que reduzem a capacidade de desempenho da aeronave.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Trao Disponvel na Altitude


Em relao trao disponvel, considera-se que com a reduo da densidade do ar a hlice produzir um empuxo menor que o gerado ao nvel do mar. A equao relaciona a trao disponvel ao nvel do mar com as densidades do ar em altitude e ao nvel do mar, assim, como a densidade do ar diminui com o aumento da altitude, percebe-se que a relao h/0 sempre ser um nmero menor que 1, portanto, quanto maior for a altitude de vo menor ser a trao disponvel para uma determinada situao de vo.

h Tdh = Td 0 0

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Trao Requerida na Altitude


Para o caso da curva de trao requerida, esta tambm sofre significativas mudanas, pois como visto, a trao requerida representa a fora necessria para vencer o arrasto total da aeronave. A anlise das equaes permite observar que com o aumento da altitude e a conseqente diminuio da densidade do ar o coeficiente de sustentao requerido para um determinado peso e velocidade da aeronave deve ser aumentado, ou seja, existe a necessidade de se voar com um maior ngulo de ataque. O aumento do CL requerido tambm propicia um aumento no coeficiente de arrasto total da aeronave, pois como visto, este calculado a partir da polar de arrasto. Portanto, o aumento da altitude proporciona um impacto direto na eficincia aerodinmica da aeronave para uma determinada condio de peso e velocidade. Efetivamente na presena da altitude, a relao (CL/CD) para uma determinada velocidade de vo menor que ao nvel do mar, assim, pode-se observar que mantendo-se o peso da aeronave, a reduo da eficincia aerodinmica na presena da altitude propicia um aumento na trao requerida.

Tr =

W (C L / C D )

C Lh =

2 W h S v2

C Dh = C D 0 + K C Lh

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Curvas Caractersticas
Trao Disponvel Trao Requerida

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Variao da Trao com a Altitude


Para se avaliar a real capacidade de desempenho de uma aeronave na altitude conveniente representar as curvas de trao disponvel e requerida em um nico grfico considerando diversas condies de altitude. importante observar que o aumento da altitude proporciona uma reduo na sobra de trao alm de propiciar o aumento da velocidade mnima e a reduo da velocidade mxima da aeronave. Tambm pode-se notar que para um determinado valor de altitude a curva de trao disponvel tangente a curva de trao requerida, esta situao est representa pelo ponto A. A altitude que proporciona a tangencia entre as curvas de trao determina o teto absoluto de vo da aeronave e nesta condio existe uma nica velocidade que permite manter uma situao de vo reto e nivelado com velocidade constante.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Potncia Disponvel na Altitude


Com relao potncia disponvel, esta tambm influenciada pelo aumento da altitude, onde uma significativa reduo observada conforme a densidade do ar diminui. Uma aproximao vlida para o clculo da potncia disponvel em altitude a partir da relao existente entre a trao disponvel e a velocidade de vo, assim:

Pdh = Tdh v
Pdh = Td 0

h v 0

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Potncia Requerida na Altitude


No caso da potncia requerida, a sua variao em funo da altitude pode ser calculada por um processo simples que relaciona as equaes utilizadas para o clculo ao nvel do mar com a condio de altitude desejada

Prh = Trh v
Prh = 2 W C Dh
2

h S C Lh 3

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Variao da Potncia com a Altitude


Da mesma forma que realizado para as curvas de trao disponvel e requerida, as curvas de potncia disponvel e requerida em funo da altitude devem ser traadas em um nico grfico, pois assim ser possvel obter um panorama geral que propicie uma anlise apurada das condies de desempenho de subida e velocidade de mxima autonomia para qualquer altitude de vo avaliada. A figura mostra os efeitos da variao da altitude nas curvas de potncia disponvel e requerida.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Anlise das Curvas de Potncia


A anlise da variao da altitude nas curvas de potncia permite observar que quanto maior for a altitude, menor a sobra de potncia existente, e, isto proporciona um forte impacto no desempenho de subida da aeronave, ou seja, o aumento da altitude de vo provoca uma reduo significativa na razo de subida da aeronave, pois com a manuteno do peso, uma reduo na sobra de potncia acarreta em uma diminuio na capacidade do avio ganhar altura. O ponto A representado no grfico, tal como nas curvas de trao representa o teto absoluto de vo da aeronave e pela anlise das curvas de potncia, possvel verificar que para uma determinada altitude, a sobra de potncia nula, e como ser apresentado, nesta condio a aeronave no possui mais condies de ganhar altura. Com relao velocidade de mxima autonomia, a variao da altitude tambm contribui para o aumento dessa velocidade tal como ocorre para a velocidade de mximo alcance obtida pela anlise das curvas de trao.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Consideraes Importantes sobre a Variao da Altitude de Vo


Para o propsito da competio AeroDesign a anlise apresentada muito importante pois permite equipe ter uma viso global do desempenho da aeronave em diversas condies de altitude e assim poder durante a competio prever com acuracidade qual ser a carga mxima que pode ser transportada nas condies locais de altitude densidade no momento do vo. muito importante comentar que geralmente os erros de projeto so fundamentalmente gerados pelo fato de muitas equipes desconsiderarem os efeitos da altitude nos clculos de desempenho da aeronave. O aumento da altitude proporciona o aumento das velocidades de mximo alcance e mxima autonomia da aeronave.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Anlise do Desempenho de Subida


A anlise do vo de subida representa um parmetro muito importante para aeronaves que participam da competio AeroDesign, pois como os vos so realizados em condies limites de operao do avio, o piloto deve possuir muita experincia e sensibilidade para evitar o estol da aeronave nos instantes iniciais que sucedem a decolagem. A razo de subida de uma aeronave representa a velocidade vertical da mesma, e, como ser mostrado nesta seo, pode ser obtida de maneira simples a partir de um modelo aproximado que utiliza como referncia as curvas de potncia disponvel e requerida obtidas para o vo reto e nivelado.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Foras Atuantes na Aeronave Durante um Vo de Subida


Em vo de subida, a velocidade da aeronave est alinhada com a direo do vento relativo e forma um ngulo de incidncia com relao a uma referncia horizontal. Dessa forma, um tringulo de vetores para indicar a velocidade pode ser representado.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Equao para o Clculo da Razo de Subida


Considerando que a subida seja realizada para uma condio de velocidade constante, as equaes de equilbrio da esttica tambm podem ser utilizadas. A razo de subida pode ser calculada a partir da sobra de potncia existente em uma determinada condio de vo. Pela anlise das curvas de potncia disponvel e requerida, possvel observar que enquanto houver sobra de potncia, a aeronave capaz de subir.

Pd Pr = R / C = vsen W

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mxima Razo de Subida


importante observar que ao longo da faixa de velocidades, existe um ponto no qual a sobra de potncia mxima, para esta velocidade consegue-se obter a mxima razo de subida da aeronave e o ngulo de subida que proporciona esta condio.

R / C mx =

(Pd

Pr )mx W

R / Cmx

R / C mx = arcsen v

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Representao Grfica da Razo de Subida


muito comum representar a razo de subida em um grfico que relacione esta com a velocidade horizontal. A figura mostra a curva genrica da razo de subida em funo da velocidade horizontal para uma aeronave com propulso hlice. A representao grfica da razo de subida em funo da velocidade horizontal tambm citada na bibliografia aeronutica com o nome de polar de velocidades, pois tal como a polar de arrasto, representa a velocidade resultante em coordenadas polares, portanto, um grfico representado em uma escala conveniente permite se obter a velocidade resultante ao longo da trajetria de vo e ao mesmo tempo o correspondente ngulo de subida para qualquer condio desejada.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Anlise da Razo de Subida


A anlise da figura permite observar que para uma determinada velocidade possvel se obter a mxima razo de subida correspondente a um determinado peso e altitude. Esta velocidade denominada velocidade de mxima razo de subida e para esta situao existe um ngulo de incidncia que proporciona a mxima razo de subida denotado por R/Cmx. Outro ponto importante relativo razo de subida quando se deseja ganhar altura rapidamente para se livrar de um obstculo. Nesta situao, a subida deve ser realizada para uma condio de mximo ngulo de subida mx. Este ngulo corresponde a uma menor velocidade horizontal e uma menor razo de subida, porm proporciona uma subida mais ngreme da aeronave. Para o caso de aeronaves que participam da competio AeroDesign, como a mesma opera em condies limites de peso e normalmente a sobra de potncia muito pequena, essencial que a subida seja realizada com uma velocidade horizontal maior e com uma pequena razo de subida e consequentemente um pequeno ngulo de subida, pois dessa forma, a maior velocidade horizontal utilizada como forma de aumentar a fora de sustentao necessria para vencer o peso da aeronave e assim, permitir uma condio segura de subida logo aps a decolagem.

Aula 15

Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Tema da Prxima Aula


Vo de Planeio (descida no tracionada). Desempenho na Decolagem. Desempenho no Pouso.

You might also like