You are on page 1of 6

1- Fundio a conformao de peas por meio de vazamento de um metal em estado lquido em recipientes apropriados chamados moldes.

.Extrado o calor, pelo resfriamento, realizada a solidificao e ento, fixada a forma final do componente. A fundio geralmente o processo mais comum e rpido de obteno de um produto acabado a partir de matrias-primas. 2- O processo de fundio aplica-se a vrios tipos de metais, tais como aos, ferros fundidos,alumnio, cobre, zinco, magnsio e respectivas ligas. 3- O processo de fundio permite obter, de modo econmico, peas de geometria complexa, sua principal vantagem em relao a outros processos. 4- Os processos tpicos podem ser classificados em quatro grupos bsicos: a) Areia Verde (molde descartvel); b) Molde Permanente (molde metlico, bipartido); c) Injeo (molde metlico, o metal lquido entra sob presso); d) Cera Perdida (molde e modelo so descartveis).
5- Confeco do modelo (modelao): consiste em construir um modelo com o

formato da pea a ser fundida. Serve para construo do molde, e suas dimenses devem prever a contrao do metal quando ele se solidificar, bem como um eventual sobremetal para posterior usinagem da pea (ver tabela ao lado). Pode ser feito de madeira, metal, plstico, gesso, etc. Confeco do molde (moldagem): o dispositivo no qual o metal fundido colocado para que se obtenha a pea desejada. feito de material refratrio3 e moldado sobre o modelo que, aps retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea. Confeco do macho (macharia): um dispositivo, tambm feito de refratrio, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. So colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal lquido. Fuso: aquecimento do metal para fundi-lo, deixando-o em estado l lquido. Vazamento: o enchimento do molde com metal lquido. Desmoldagem: a retirada do molde e macho aps a solidificao da pea, podendo ser manualmente ou por processos mecnicos. Rebarbao e limpeza: a retirada dos canais de alimentao, massalotes e rebarbas que se formam durante a fundio, alm da retirada das incrustraes do molde na pea fundida, geralmente por meio de jatos abrasivos. Controle de qualidade: verificao da conformidade da pea (ausncia de defeitos).

6- Os fatores que devem ser considerados para se escolher adequadamente o processo de fabricao so: 1. Quantidade de peas a produzir. 2. Projeto da fundio. 3. Tolerncias requeridas. 4. Grau de complexidade. 5. Especificao do metal. 6. Acabamento superficial desejado. 7. Custo do ferramental. 8. Comparativo econmico entre usinagem e fundio. 9. Limites financeiros do custo de capital. 10. Requisitos de entrega. 7- Molde o dispositivo no qual o metal fundido colocado para que se obtenha a pea desejada. Ele feito de material refratrio composto de areia e aglomerante. Esse material moldado sobre o modelo que, aps retirado, deixa uma cavidade com o formato da pea a ser fundida. Modelo a cpia fiel da pea a ser fundida, a confeco do modelo dever ser confeccionado a partir de um projeto de seu respectivo desenho tcnico. O modelo ter seu formato modelado por areias de fundio adequadas a fim de se obter um molde da pea a ser fabricada. 8- Alguns materiais, ao serem esfriados, sofrem contrao, resultando um produto moldado menor que o molde original. Assim, quando o molde confeccionado, deve-se levar em considerao essa contrao do produto para estabelecer a dimenso correspondente ferramenta (molde). 9- Numa fundio, o material se resfria da extremidade em direo ao ncleo. E as bolhas decorrentes do lingotamento ou vazamento do metal no molde tendem a subir, ficando presas abaixo da superfcie quando nesta j se formou uma crosta slida. Alm disso, com essa crosta formada, a contrao do material tende a formar um vazio que inutilizaria a pea. O massalote , ento, uma "extenso" da pea para que essas ocorrncias aconteam sem prejuzo da qualidade da pea. Aps o resfriamento o massalote descartado da pea e refundido, reaproveitando-se o material. 10- Macho um dispositivo, feito tambm de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrncias da pea. Alguns componentes para a fabricao dos machos so: silicato de sdio, cimento portland, resinas, piche, melaos, farinha Mogul, leos etc. 11- A solidificao de um metal se inicia pelas partes que esto em contato com as paredes do molde ou na parte superior, onde o metal est exposto ao ar. O metal ao passar do estado lquido para o slido diminui seu volume, portanto aparecer uma regio central no lingote ou pea que se chama rechupe. A melhor maneira de minimizar o rechupe na orientao fornecer um fluxo longitudinal para peas retangulares ou um fluxo radial para as circulares. Para peas circulares furadas no centro, podem-se utilizar entradas mltiplas.

12- A fluidez uma propriedade importante para o processo de fundio pois, a capacidade de um metal lquido fluir livremente no interior de um molde, define uma maior capacidade de formao de detalhes.

13- Pea fundida um produto final, enquanto que o lingote uma massa de metal cristalizado que ser trabalhada por processos de laminao a quente ou a frio, forjamento, conformao, usinagem, etc. at chegar pea final.
14- Microssegregao: defeito causado pela rejeio de soluto do slido para o

lquido durante a solidificao. Porosidades em peas fundidas, causadas por gases, constituem um problema comum nas fundies e sua causa nem sempre facilmente identificvel. Em ferros fundidos, as porosidades podem ser classificadas segundo a sua origem em 3 grandes grupos: 1) originrias de sopro de gases (umidade, gases de resinas, gases de colas); 2) porosidades de reao, de xido de baixa estabilidade (FeO, MnO) com o carbono do metal e 3) oriundas da diminuio de solubilidade durante a solidificao (H, N). Gotas frias pequenas gotas respingam contra as paredes da lingoteira, resfriandose e oxidando-se; quando presas a parede no aderem muito bem ao lingote. 15 - Quais so as duas causas da formao de poros nos metais e suas ligas? A formao de poros nos metais e em suas ligas acontece devido variao da solubilidade de hidrognio, e tambm, devido velocidade de soldagem. 16 - Quais os defeitos que podem surgir no processo de solidificao? Os defeitos que podem surgir com a solidificao so: lineares( discordncia em cunha, em hlice e mista), de superfcies (contornos de gro, superfcies livres e maclas) e pontuais. 17 - Os fornos utilizados em fundio so: Forno Cubil; Fornos de reverberao; Fornos de cadinho; Fornos de induo e Fornos de resistncia. Faa um breve resumo de cada um deles e ilustre. O forno de reverberao, um dos modelos que se aplica muito fundio de metais, em que o calor se transmite pela queima do combustvel num espao situado entre a carga e o teto baixo. O forno de induo baseia-se na induo eletromagntica, onde um condutor eltrico submetido a um fluxo magntico varivel, surge um fora eletromagntica diretamente proporcional variao do fluxo.

J, os fornos de cadinho, so fornos com cmara vertical com formato prprio para receber cadinhos em fuses de metais ou ligas. So teis em tratamentos trmicos em banho de sais e em processamentos de produtos qumicos. Outro tipo de forno o resistncia. Nesses fornos a resistncia a peca que recebe a energia eltrica, e se aquece por praticar a resistncia tenso eltrica e com isso, pratica a radiao do calor por toda a rea interna do forno. No forno cubil h uma abertura na qual o combustvel colocado, e o ar necessrio para a combusto soprado pelas ventaneiras. Um pouco acima da base e na frente, h um furo vedado e uma calha por onde o ferro fundido coletado. E no fundo possui portas removveis para a retirada do coque e, tambm, para a manuteno do forno.

18 - Faa um comparativo entre as vantagens x desvantagens dos diversos processos de fundio apresentados pelos grupos. Fundio sob presso: Vantagens: peas de ligas como as de alumnio, fundidas sob presso, apresentam maiores resistncias do que as fundidas em areia; as peas fundidas sob presso podem receber tratamento de superfcie com um mnimo de preparo prvio da superfcie; possibilidade de produo de peas com formas mais complexas; possibilidade de produo de peas com paredes mais finas e tolerncias dimensionais mais estreitas; alta capacidade de produo; alta durabilidade das matrizes. Desvantagens: limitaes no emprego do processo: ele usado para ligas no-ferrosas, com poucas excees; limitao no peso das peas (raramente superiores a 5 kg.); reteno de ar no interior das matrizes, originando peas incompletas e porosidade na pea fundida; alto custo do equipamento e dos acessrios, o que limita seu emprego a grandes volumes de produo. Fundio por cera perdida: Vantagens: Flexibilidade de forma; Tolerncias dimensionais apertadas; Grande produtividade; Elevado rigor dimensional; Bom acabamento superficial; Baixo custo comparativamente com a maquinagem convencional; Grande variedade de materiais utilizados; Peas sem linhas de partio ;Espessuras mnimas inferiores s obtidas por Shell Molding. Desvantagens: Peas de pequenas e mdias dimenses; Processo moroso e exigente de obteno dos modelos. Fundio em casca (shell molding): Vantagens: Pode-se obter peas com tolerncias entre 0,127 mm, de modo que, em operaes de usinagem de acabamento, menor quantidade de metal removida. As tolerncias de usinagem variam de 1,0 a 1,5mm; As peas fundidas em cascas podem apresentar excelentes nveis de acabamento superficial; Pode-se obter orifcios relativamente pequenos, por exemplo em torno de 10mm; No h necessidade de prever ngulos de sada maiores que 0,5 a 1, facilitando a operao de usinagem final; Pode-se fundir seces muito finas (de 2,5 a 5mm), sendo que os ngulos de concordncia tambm podem ser pequenos. preciso cuidado para que isso no afete a resistncia mecnica das peas; Qualquer tipo de metal, com caractersticas de fuso fcil, pode ser utilizado na produo de peas por fundio em casca; as dimenses de tais peas podem atingir 1,2 a 1,5m (contudo, a maioria das peas fundidas em casca possui a metade, ou menos, dessas dimenses). Desvantagens: O custo do modelo maior, porque o mesmo deve ser metlico (geralmente de alumnio ou ferro fundido). Alm disso, os modelos devem estar isentos de defeitos superficiais, os quais podem dificultar a remoo da casca; A areia base de resina de custo relativamente elevado, alm de ser mais difcil de armazenar e

manusear; As dimenses das peas fundidas em casca so limitadas, comparandoas s peas produzidas em fundio convencional (contudo, essas dimenses so geralmente superiores s obtidas por intermdio da fundio sob presso); H necessidade de utilizao de mquina trmica e condies insalubres (gases e calor) de produo. Fundio contnua: Vantagens: Melhor usinabilidade; uniformidade da microestrutura; ausncia de incluses abrasivas; produo em ferros fundidos cinzentos e nodulares de alta qualidade; peas resultantes sem porosidade; a liberao de gases praticamente eliminado; ausncia de rechupe. Desvantagem: Os metais devem ter ponto de fuso menores que o do metal dos moldes; possvel diminuio da tenacidade do material da pea; a produo tem que ser grande para compensar o custo do molde; dimenses e pesos limitados. Fundio centrfuga: Vantagens: possibilidade de utilizao de uma grande variedade de ligas metlicas; solidificao direcional das peas conferindo-lhes timas propriedades mecnicas; minimizao ou eliminao dos sistemas de gitagem e alimentao com o consequente aumento no rendimento de utilizao do metal fundido; acabamento superficial das peas; possibilidade muito rpida e barata de variao do tipo de produo. Fundio em areia: Vantagens: A moldagem por areia verde o mais barato dentre os outros mtodos de produo de moldes; h menor distoro de formato do que nos mtodos que usam areia seca, porque no h necessidade de aquecimento; as caixas de moldagem esto prontas para a reutilizao em um mnimo espao de tempo; boa estabilidade dimensional; menor possibilidade de surgimento de trincas. Desvantagens: O controle da areia mais crtico do que nos outros processos que tambm usam areia; maior eroso quando as peas fundidas so de maior tamanho; o acabamento da superfcie piora nas peas de maior peso; a estabilidade dimensional menor nas peas de maior tamanho.

You might also like