You are on page 1of 23

TRNTA RECEITAS COM SOJA

1. Extrato de soja - leite de soja Ingredientes 3 xcaras (ch) de gros de soja escolhidos e sem lavar 4,5 litros de gua 1 colher (ch) de sal 6 colheres (sopa) de acar Modo de preparo Ferver um litro e meio de gua. Colocar os gros e contar cinco minutos a partir da nova fervura. Escorrer a gua e lavar os gros em gua corrente. Colocar o restante da gua (3 litros) para ferver, cozinhar os gros por cinco minutos. No descartar a gua. Quando estiver morno, bater os gros e a gua no liquidificador por trs minutos. Cozinhar a massa obtida em uma panela aberta por 10 minutos, reduzindo a chama aps a fervura, mexendo sempre. Quando estiver morno, coar em pano de algodo limpo e espremer bem, com o auxlio das mos, atravs do pano. O lquido filtrado o extrato de soja (leite) e a massa restante, o resduo ou "okara". Levar o extrato novamente ao fogo e ferver por dois minutos. Adicionar o acar e o sal ao extrato. Para obter sabores diferentes basta acrescentar chocolate em p, canela, baunilha, etc.

2. Soja frita Ingredientes 1 xcara (ch) de soja escolhida e seca 3 colheres (sopa) de sal 2 litros de gua leo de soja para fritura Modo de preparo Ferver um litro e meio de gua e colocar os gros e contar cinco minutos a partir da nova fervura; escorrer a gua e lavar os gros em gua corrente; colocar os gros de molho, por oito horas, em uma quantidade de gua fria correspondente a trs xcaras (ch); transferir os gros para uma peneira (tipo escorredor de macarro) e descasc-los sob gua corrente, esfregando-os entre as mos, para separar as cascas; cozinhar os gros descascados por 15 minutos em panela aberta com trs vezes o volume de gua, Adicionando o sal. A contagem do tempo inicia-se aps a fervura; descartar a gua do cozimento e escorrer os gros em peneira; secar os gros escorridos sobre pano de algodo limpo ou toalha de papel; colocar o leo para aquecer em uma panela funda; fritar os gros at que a espuma formada desaparea e os gros comecem a dourar; retirar os gros fritos, escorrendo o excesso de leo e coloc-los sobre papel absorvente; e guardar a soja frita, em vasilha fechada.

Rendimento: aproximadamente 200g

3. Kinako - farinha de soja torrada e moda

Ingrediente 1kg de gros de soja escolhidos

Modo de preparo Colocar os gros em uma assadeira rasa mdia e torr-los em forno pr- aquecido, por 20 minutos em foogo baixo, mexendo para que no queimem, at que as cascas do gro soltem-se com facilidade. Deixe os gros esfriarem. Moer os gros em liqidificador at a obteno de farinha semelhante farinha de amendoim. Armazenar a farinha em recipiente fechado. Observao: Em forno de microondas, colocar kg de gros em um pirx mdio e torr-los na potncia alta por aproximadamente seis minutos, mexendo de 2 em dois minutos.

4. Cereais com kinako 1/3 de xcara (ch) da fruta de sua preferncia, picada 3 colheres (sopa) de aveia em flocos 2 colheres de kinako 4 colleres de flocos de cereais 1 colher de ch de uvas passas (opcional) 1/3 copo de leite de soja Se necessrio, adoar Modo de preparo Colocar, em uma tigela, todos os ingredientes secos; adicionar o leite Rendimento: Uma poro 5. Iogurte com kinako Ingredientes 1/3 xcara (ch) da fruta de sua preferncia, picada 1 colher (sopa) de kinako 1 copo de iogurte de soja de sua preferncia Se necessrio adoar

Modo de preparo Colocar, em uma tigela, todos os ingredientes secos; adicionar o leite de soja.

6. Granola com kinako Ingredientes 2 colheres (sopa) da granola de sua preferncia 2 colheres de kinako 1 potinho de iogurte de soja ou xcara (ch) de leite soja 1 colher (sopa) de acar Modo de preparo Colocar em uma tigela todos os ingredientes secos; adicionar o iogurte ou leite. Observao: Se desejar, adicionar uma fruta de sua preferncia, picada. Rendimento: Uma poro

7. Mingau com kinako Ingredientes 1 xcara de leite de soja 1 colher (sopa rasa) de amido de milho ("maizena") 1 colher (sopa) de acar 1 colher de kinako Canela em p Modo de preparo Em uma panela, adicionar o leite, o kinako, o acar e a "maizena"; Levar ao fogo para ferver, mexendo sempre para no empelotar; Cozinhar at ficar cremoso, despejar em uma tigela, polvilhar com canela em p; Servir quente. Rendimento: uma poro

8. Arroz com kinaco Ingredientes 2 xcaras (ch) de arroz cru, lavado e escorrido 8 Xcaras (ch) de leite de soja 3 xcaras (ch) de gua 2 e xcaras (ch) de acar xcara de kinako Canela em p Modo de preparo Em uma panela, colocar as trs xcaras de gua e quatro xcaras (ch) de leite; levar ao fogo e, quando levantar fervura; adicionar o arroz previamente lavado e escorrido; Quando o arroz estiver quase cozido, juntar o restante do leite, o kinako e o acar. Assim que o arroz estiver cozido, retirar do fogo, transferir para uma vasilha e salpicar com canela em p, a gosto. Rendimento: aproximadamente 20 pores.

9. Farinha de soja Ingredientes Soja em gro - escolhidos e sem lavar Modo de preparo Adicionar a soja em gua fervente, conforme descrito para o extrato de soja "leite de soja", e cozinhar por cinco minutos. Escorrer bem os gros e coloc-los para secar sobre um pano de algodo limpo e seco ou sobre papel toalha, por cerca de uma hora. Torrar os gros, no forno em fogo baixo por cerca de uma hora, mexendo sempre com o auxlio de colher de pau (como para torrar amendoim). Triturar os gros torrados no liquidificador ou em mquina de moer carne. Peneirar a farinha obtida, utilizando uma peneira fina e, guard-la em vasilha seca e tampada.

10. Hidratao da PVT (Protena de soja texturizada) / "Carne" de soja Ingredientes 1 xcara (ch) de PVT 2 xcaras (ch) de gua fervente Modo de preparo Colocar a PVT em um recipiente (pirex) e cobrir com a gua fervente. Aguardar 10 minutos para a PVT absorver a gua. Escorrer a PVT em peneira (tipo escorredor de macarro), retirando o excesso de gua com o auxlio de uma colher, apertando-a contra a peneira. Usar em refogados, molhos, e recheios como substituto da carne moda. Obs.: A Protena Vegetal Texturizada tambm conhecida pela denominao de PTS (Protena Texturizada de Soja).

11. Gros cozidos Ingredientes 2 xcaras (ch) de gros de soja escolhidos, sem lavar 8 xcaras (ch) de gua Modo de preparo Ferver trs xcaras (ch) de gua e, cozinhar os gros por cinco minutos, contados a partir da segunda fervura. Escorrer a gua e promover o choque trmico, em gua fria, lavando os gros, como descrito para o extrato. Escorrer a gua e colocar a soja de molho com trs xcaras (ch) de gua fria, por oito horas, aproximadamente. Escorrer os gros e separar as cascas. Cozinhar por uma hora em panela aberta, ou por 20 minutos em panela de presso, adicionando uma colher (sopa) de leo de soja. 12. Massa bsica Proceder a receita dos gros cozidos completa e acrescentar o que segue: Passar a soja cozida em mquina de moer carne, ou bater no liquidificador, adicionando um pouco da gua de cozimento, at a obteno de uma massa homognea.

Obs: Esta massa pode ser guardada no freezer para ser utilizada em diferentes receitas. 13. Po de resduo Ingredientes Fermento 3 colheres (sopa) de fermento de po ou um pacotinho de fermix 3 colheres (sopa) de acar 1 xcara (ch) de gua morna Massa 1/4 de xcara (ch) de leo de soja 3 colheres (sopa) de acar 1 colher (sopa) rasa de sal 2 xcaras (ch) de resduo de soja 5 xcaras (ch) de farinha de trigo Modo de preparo Fermento Em um recipiente (bacia), dissolver o fermento com gua e adicionar os demais ingredientes. Cobrir com plstico e, deixar em repouso para crescer, por 15 minutos. Massa Misturar ao fermento o resduo, o acar e o leo. Adicionar aos poucos, a farinha de trigo, trabalhando a massa at que os ingredientes se unam e a massa se desprenda dos dedos. Moldar os pes no formato desejado, dispor em formas untadas e polvilhadas com farinha de trigo, deixar crescer por uma hora e, assar por 30 minutos em forno pr-aquecido.

14. Torta de banana ou ma

Ingredientes 12 bananas nanicas maduras 2 xcaras (ch) de farinha de trigo 2 xcaras (ch) de farinha de soja

1 xcara (ch) de acar 1 colher (sopa) de fermento em p 150 g de margarina

Modo de preparo Misturar o acar, as farinhas, o fermento e peneirar, juntar a margarina e preparar uma "farofa" esfregando os ingredientes com as mos. Untar uma assadeira com margarina e polvilhar com farinha de trigo. Colocar metade da "farofa" e cobrir com as bananas cortadas em trs partes (no sentido do comprimento). Cobrir com o restante da "farofa", sem apertar. Polvilhar com canela em p e, levar ao forno em temperatura mdia, por cerca de 25 minutos. 15. Almndegas de soja Ingredientes Massa 2 e 1/2 xcaras (ch) de resduo de soja 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado 1 colher (sopa) de cebola picada sal (a gosto) leo de soja (fritura das almndegas) Molho 1 xcara (ch) de tomates picados sem sementes 2 colheres (sopa) de extrato de tomates 2 colheres (sopa) de cebola picada 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado 3 colheres (sopa) de leo de soja 3 xcaras (ch) de gua sal, alho e pimenta (a gosto)

Modo de preparo Massa Em um recipiente pequeno (bacia) misturar os ingredientes da massa, formar os bolinhos e, fritar em leo quente. Aps a fritura, deixar as almndegas sobre folha de papel absorvente. Molho Refogar em leo quente o alho, a cebola e o tomate, mexendo sempre. Acrescentar o extrato de tomate, o sal e a gua. Tampar a panela, abaixando o fogo aps a fervura. Cozinhar por cinco minutos. Desligar o fogo e adicionar o cheiro verde. Arrumar as almndegas em uma travessa e cobri-las com o molho. Servir em seguida.

16. Biscoitos casadinhos

Ingredientes 3 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 e 1/2 xcaras (ch) de farinha de soja 250 g de margarina 1 xcara (caf) de acar Gelia de frutas para rechear Modo de preparo Preparar um creme com a margarina e o acar, misturar as farinhas at formar uma massa. Abrir a massa com o auxlio de um rolo. Cortar a massa em rodelas, dispondo-as em assadeiras sem untar e levar ao forno em temperatura mdia para assar. Os biscoitos devero ser retirados do forno bem clarinhos.

Esperar esfriar, passar gelia nas rodelas e uni-las uma a outra.

17. Maionese de soja Ingredientes 1 xcara (ch) de extrato de soja "leite" gelado 1 colher (sopa) de caldo de limo 1 colher (ch) de sal 5 azeitonas picadas 1/4 de cebola picada leo de soja gelado Modo de preparo

Adicionar todos os ingredientes, com exceo do leo, no copo do liquidificador e bater. Adicionar o leo, bem devagar, no centro da massa at atingir uma consistncia firme, quando ocorre o fechamento do "furo" no centro da maionese e o liquidificador no consegue mais bater.

18. Esfihas de resduo e PVT Ingredientes Massa 2 xcaras (ch) de resduo de soja 3 colheres (sopa) de fermento para po 6 xcaras (ch) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de acar 2 colheres (ch) de sal 1/2 copo de leo (150 ml) 1/2 copo de gua morna

Recheio 1 xcara (ch) de PVT 2 xcaras (ch) de gua fervente 3 tomates sem sementes 2 colheres (sopa) de leo de soja 1 cebola picada 2 dentes de alho 1 colher (sopa) de extrato de tomate Cheiro verde Modo de preparo Massa Dissolver o fermento em gua morna. Juntar o acar, o sal, o leo e o resduo. Adicionar aos poucos a farinha de trigo e amassar. Formar bolinhas, com a massa obtida, e deix-las sobre uma superfcie limpa.

Recheio Hidratar a PVT, com as duas xcaras de gua quente, por aproximadamente 10 minutos. Espremer a PVT, numa peneira (tipo escorredor de macarro), para retirar o excesso de gua. Refogar o alho e a cebola no leo j aquecido e adicionar o extrato de tomate. Juntar os tomates picados (midos) e a PVT hidratada. Por ltimo acrescentar o cheiro verde.

Preparo das esfirras Abrir as bolinhas da massa na palma da mo. Rechear com o PVT previamente preparado. Fechar as esfirras na forma de um tringulo.

Colocar as esfirras em assadeiras previamente untadas e polvilhadas com farinha de trigo. Assar em forno pr-aquecido, em temperatura mdia.

19. Salada se soja Ingredientes 2 xcaras (ch) de gros de soja cozidos 3 tomates sem sementes picados 1 pimento verde picado 1 pimento vermelho picado 2 cebolas mdias picadas Cheiro verde, sal, azeite de oliva e suco de limo (a gosto).

Modo de preparo Cozinhar os gros conforme a receita bsica. Deixar esfriar e mistur-los com todos os ingredientes. Levar geladeira e servir quando estiver bem fria.

20. Arroz doce Ingredientes 2 xcaras (ch) de arroz cru, lavado e escorrido 8 xcaras (ch) de extrato de soja 3 xcaras (ch) de gua 4 colheres (ch) de casca de limo ralada 2 e 1/2 xcaras (ch) de acar 1 colher (ch) de sal Canela em p

Modo de preparo Colocar trs xcaras (ch) de gua e quatro xcaras (ch) de extrato de soja "leite de soja" para ferver. Quando estiver fervendo adicionar as duas xcaras (ch) de arroz previamente lavado e escorrido. Quando o arroz estiver quase cozido, juntar o restante do extrato de soja, o acar, o sal e as raspas de limo. Quando o arroz estiver bem cozido, retirar do fogo, transferir para um recipiente (pirex) e, salpicar canela em p. Servir morno ou gelado.

21. Massa de empado com resduo de soja Ingredientes 3 e 1/2 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 xcara (ch) de resduo de soja 1 xcara (ch) de maionese de extrato de soja

Modo de preparo Misturar a maionese com o resduo e adicionar a farinha de trigo, at formar uma massa homognea. Estender a massa, de modo a forrar o fundo e os lados de uma assadeira de tamanho mdio, reservar um pouco da massa para a cobertura. Rechear, cobrir o empado com o restante da massa e pincelar com leo Assar por 20 minutos e servir quente. Obs.: Essa massa pode ser utilizada para o preparo de empadinhas. Recheio 2 xcaras (ch) de PVT seca 1 lata de ervilha ou milho verde 4 colheres (sopa) de leo

3 colheres (sopa) de massa de tomate Pimenta do reino (a gosto) 1 cebola pequena picada Cheiro verde picado Sal (a gosto)

Modo de preparo Preparar a PVT conforme j descrito em receita anterior. Refogar em leo quente a PVT, os temperos e a ervilha ou o milho verde. Esperar esfriar para rechear. Para enriquecer, juntar ao recheio duas colheres de sopa de requeijo cremoso.

22. Rissoles de milho

Ingredientes Massa 100 g de margarina 2 xcaras (ch) de resduo de soja 2 xcaras (ch) de extrato de soja 5 xcaras (ch) de farinha de trigo Recheio 3 xcaras (ch) de milho verde 1/2 litro de extrato de soja 3 cebolas raladas 2 colheres (sopa) de margarina ou leo 3 colheres (sopa) de maisena Cobertura

2 xcaras (ch) de farinha de rosca

Modo de preparo Massa Levar ao fogo a margarina, quando estiver derretida, adicionar a farinha de trigo e torrar levemente. Adicionar o resduo Misturar at soltar do fundo da panela. Retirar a massa. Coloc-la em um prato para esfriar e reservar.

Recheio Bater no liquidificador uma xcara (ch) de milho verde com o extrato de soja. Coar a massa lquida obtida em peneira e reservar. Levar ao fogo a margarina e, refogar a cebola, os temperos e o restante do milho. Juntar ao refogado o lquido coado, misturando sem parar. Dissolver a maisena em gua fria e adicionar ao "mingau" da panela, misturando sempre. Cozinhar at engrossar. Aps o cozimento, deixar esfriar, um pouco, para rechear os pastis.

Montagem Abrir a massa sobre uma superfcie lisa e polvilhada com farinha de trigo. Dispor o recheio e dobrar a massa. Cortar a massa recheada e dobrada com auxlio de um cortador, ou com a boca de um copo. Pincelar os rissoles com leo e, a seguir, passar na farinha de rosca. Fritar em leo quente.

23. Torta de mandioca

Ingredientes 1 quilo de mandioca 1 xcara (ch) de resduo de soja 1 xcara (ch) de cebolinha verde picada 1 xcara (ch) de salsinha picada 1/2 xcara (ch) de cebola picada 4 colheres (sopa) de margarina 1 colher (caf) de acar

Recheio 300 g de PVT hidratado 5 dentes de alho 1/2 cebola picada 1/2 xcara (ch) de leo 20 azeitonas picadas 1/2 xcara (ch) de cheiro verde picado Sal (a gosto)

Modo de preparo Recheio Refogar em leo quente a PVT previamente hidratada, juntamente com o sal, o alho e a cebola picados. Acrescentar o cheiro verde picado. Deixar cozinhar e, quando estiver com pouco caldo retirar do fogo e reservar.

Massa Cozinhar a mandioca.

Esfriar, retirar os talos fibrosos e, amassar com garfo. Adicionar o cheiro verde, a margarina e o resduo. Amassar bem at a mistura completa dos ingredientes. Num recipiente (pirex) previamente untado com margarina, abrir a metade da massa. Rechear com o PVT refogado. Cobrir com o restante da massa, pincelar com leo. Levar ao forno para dourar. Servir quente ou frio.

24. Macarro com farinha de soja Ingredientes 3 xcaras (ch) de farinha de trigo (400g) 1 xcara (ch) de farinha de soja 1 banana 1 colher (caf) de sal 1 colher (sopa) de leo de soja 150 ml (1 copo americano) de gua morna

Modo de preparo Em um recipiente fundo (bacia) adicionar as farinhas de trigo e soja previamente peneiradas, a banana e a amassar com o auxlio das mos; adicionar o sal, o leo, e a gua morna aos poucos e, continuar amassando at se obter uma liga completa da massa, ou seja quando no mais ficar resduo de massa aderido s mos; cortar a massa em pores; cilindrar, em mquina manual prpria para massas, por trs vezes consecutivas, iniciando pela regulagem "grossa" do cilindro e passando, em seguida, pelas regulagens intermediria e fina; espalhar a massa sobre uma superfcie lisa (pedra mrmore ou mesa de frmica) polvilhada com farinha de trigo;

salpicar farinha de trigo sobre as pores de massa j abertas e deixar secar; cortar a massa no cilindro de escolha (espaguete ou talharim) da mquina manual. O ponto de corte da massa se d quando as bordas comeam a levantar-se. A massa no deve ser cortada muito seca; depois de cortada a massa, espalhar as tiras de macarro sobre uma superfcie lisa (pedra mrmore ou mesa de frmica) polvilhada com farinha de trigo; deixar secar totalmente, ou se preferir cozinhar em seguida como massa tipo "fresca".

Cozimento do macarro Em uma panela funda colocar gua (suficiente para o cozimento de 500g de macarro) para ferver e adicionar colher (sopa) de sal e colher (sopa) de leo de soja; aps levantar a fervura adicionar as tiras de massa cortadas; quando levantar a fervura novamente contar de 3 a 4 minutos, nesse ponto o cozimento do macarro ser "ao dente", ou seja com uma consistncia mais firme.

Rendimento: aproximadamente 500g ou 4 pores

25. Vitamina de banana

Ingredientes 3 bananas maduras 1 colher de acar 1 litro de extrato de soja

Modo de preparo Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Obs: as bananas podem ser substitudas por melancia, melo ou ma. Rendimento: aproximadamente 1 litro.

26. Tofu - "queijo de soja"

1 ) Pesar 1 kg de gros de soja, lavar com gua de torneira e escorrer. Em seguida, colocar os gros lavados em um recipiente e adicionar gua filtrada at cobri-los e deixar de molho por uma noite (8-10 horas) em temperatura ambiente. 2) Escorrer a gua do molho, enxaguar os gros e escorrer a gua. 3) Transferir os gros para um liquidificador, adicionar 8 litros de gua e liquidificar. Como os liquidificadores domsticos tm uma capacidade pequena, essa operao pode ser feita em diversas etapas, tomando-se o cuidado de manter a proporo de gros e gua e, ao final do processo, juntar todas as pores. 4) Transferir a mistura obtida para uma panela de alumnio grossa e cozinhar por 10 minutos numa temperatura de 95-100C, mexendo sempre para no pegar no fundo da panela. 5) Deixar esfriar e coar em tecido de trama fina ou em tecido prprio para coar coalho de leite de vaca - "pano de queijo". 6) Separar a poro lquida "leite de soja" obtida e medir o volume. 7) Preparar o agente coagulante - sulfato de magnsio (sal amargo). Para cada litro de leite de soja, dissolver uma colher de sobremesa rasa de copo de gua morna. 8) Adicionar a soluo coagulante ao leite tambm morno (75-80C), agitando com uma colher para misturar bem o agente coagulante ao leite de soja. 9) Deixar o leite coagular e, aps a formao do cogulo (tofu), esperar de 15 a 20 minutos sem mexer. 10) Transferir o cogulo para uma forma (caixa de metal ou madeira) perfurada e forrada com um tecido de malha fina e mido. Cobrir com uma tampa tambm perfurada e que se encaixe no interior da forma. Prensar a forma com pesos homogeneamente distribudos sobre a tampa durante 15 a 20 minutos. 11) Colocar a forma contendo o tofu prensado dentro de um recipiente (bacia) contendo gua gelada e deixar por 5 minutos. A seguir, tirar da frma removendo o pano. 12) Cortar o cogulo obtido (tofu) em pequenos pedaos (cubos) e coloc-los em um recipiente contendo tambm gua gelada. Deixar os cubos na gua gelada por 1 hora. 13) Armazenar em geladeira os cubos de tofu em recipiente hermeticamente fechado (tipo "tupperware") com gua gelada. Os cubos de tofu podem ser tambm armazenados em sacos plsticos selados em seladora eltrica ou tipo "zip loock" contendo tambm parte da gua gelada do item anterior (12). Obs.: conservar sempre em geladeira (2-4C)

ATENO: Como agente coagulante pode ser utilizado tambm o Cloreto de Clcio (CaCl2), na mesma proporo recomendada para o Sulfato de Magnsio (sal amargo).

27. Bolachas de soja

Ingredientes 1 xcara (ch) de margarina 2 bananas 1 e meia xcara (ch) de acar 1 xcara (ch) de farinha de soja 1 xcara (ch) de coco ralado 3 xcaras (ch) de polvilho doce

Preparo Bater na batedeira a margarina, as bananas e o acar at formar um creme. Misturar a farinha de soja com o coco ralado ao creme, misturar bem e ir adicionando o polvilho doce at formar uma massa homognea. Abrir a massa com o rolo e cortar os biscoitos no formato desejado. Colocar em forma untada e polvilhada com farinha de trigo, assar em forno baixo por mais ou menos 10 minutos. Rendimento: 120 unidades

28. Colomba pascal

Ingredientes Fermento xcara (ch) de farinha de trigo xcara de (ch) de leite de soja morno 1 colher (sopa) de acar refinado 2 tabletes (15g cada) de fermento biolgico

1 pitada de sal

Massa 1 xcara (ch) de farinha de trigo xcara (ch) de farinha de soja xcara (ch) de mistura para panetone (pamix) xcara (ch) de leite de soja (morno) 1 banana 1 xcara (ch) de frutas cristalizadas xcara (ch) de uvas passas

Modo de preparo Fermento Preparar o leite de soja conforme a receita bsica ou a partir do leite de soja em p (encontrado no comrcio), de acordo com a receita descrita na embalagem; Adicionar, em um recipiente (Tupperware) com tampa, o leite de soja (morno) e o fermento; Desmanchar o fermento; Acrescentar o acar, o sal e a farinha de trigo; Misturar bem os ingredientes; e Tampar o recipiente, deixar em repouso por aproximadamente 15 minutos para que ocorra desenvolvimento do fermento.

Massa No recipiente (tigela) da batedeira, adicionar o Pamix, a banana; Bater bem at obter um creme homogneo; Desligar a batedeira e acrescentar o fermento j desenvolvido, o leite de soja (morno) e as farinhas de trigo e soja, misturadas e peneiradas previamente; Misturar os ingredientes com auxlio das mos;

Acrescentar as frutas cristalizadas e as uvas passas e misturar, tambm, com auxlio das mos; Dividir a massa em quatro pores iguais; Modelar as quatro pores de massa na forma de bolas, do mesmo tamanho; Distribuir as quatro pores (bolas) de massa na forma papel, prpria para a colomba pascal; Cobrir com pano de algodo limpo; Deixar a massa crescer at o dobro do seu volume; Levar ao forno, pr-aquecido, e assar em temperatura mdia por, aproximadamente , 40 minutos.

Cobertura Depois de esfriar, a colomba pode ser confeitada com diferentes coberturas como exemplo: acar, chocolate ou foundant.

29. Ovo de pscoa

Ingredientes 1kg de chocolate meio-amargo em barra 200 g de kinako (gro de soja torrado e modo) 3 colheres de sopa de flocos de arroz

Modo de preparo Em recipiente refratrio, derreta o chocolate por aproximadamente 4 minutos no forno de microondas. Retire do forno e mexa at dissolver todo o chocolate. Pegue outra vasilha e coloque gua com gelo. Coloque a vasilha do chocolate derretido na gua gelada e mexa at voltar a temperatura ambiente. Retire a vasilha da gua gelada, acrescente o Kinako e o flocos de arroz. Mexa at misturar. Coloque na forma de ovo ou de bombom a primeira camada e leve ao congelador por alguns minutos. Retire e faa a segunda camada dando o acabamento nas bordas.

Rendimento: 2 ovos de 600g

Tempo de preparo: 1 hora

30. "Queijo de soja (tipo ricota)

Ingredientes 3/4 de xcara (ch) de suco de limo; sal a gosto (grosso ou fino); 4 xcaras (ch) de gros de soja, deixados de molho no dia anterior.

Modo de preparo Bater a soja no liquidificador - para cada xcara (ch) de gros de soja utilizar 4 xcaras (ch) de gua potvel (filtrada); coar num pano de algodo e, levar ao fogo o "leite" obtido; quando ferver, diminuir o fogo e acrescentar aos poucos o suco de limo e no mexer mais; deixar em fogo brando at o cogulo obtido subir superfcie e, formar uma "massa" ligada, firme e rgida; despejar a massa (cogulo) num pano de algodo sobre uma peneira; lavar com gua fervendo por tres vezes; - acrescentar o sal e despejar o cogulo numa forma plstica (prpria para queijo), forrada com pano de algodo fino ("pano de queijo"); deixar escorrer por uma noite, prensando; retirar da forma e armazenar em refrigerador.

Obs.: No necessrio deixar o "queijo" de soja em gua gelada, como normalmente feito com o tofu.

O "queijo" obtido tem a textura semelhante do queijo tipo ricota. Adicionar todos os ingredientes, com exceo do leo, no copo do liquidificador e bater.

Adicionar o leo, bem devagar, no centro da massa at atingir uma consistncia firme, quando ocorre o fechamento do "furo" no centro da maionese e o liquidificador no consegue mais bater.

Almndegas de Soja
Ingredientes Massa: - 2 e 1/2 xcaras (ch) de resduo de soja - 2 colheres (sopa) de farinha de trigo - 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado - 1 colher (sopa) de cebola picada - sal (a gosto) - leo de soja (fritura das almndegas) Molho: - 1 xcara (ch) de tomates picados sem sementes - 2 colheres (sopa) de extrato de tomates - 2 colheres (sopa) de cebola picada - 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado - 3 colheres (sopa) de leo de soja - 3 xcaras (ch) de gua - sal, alho e pimenta (a gosto) Modo de preparo Massa: - Em um recipiente pequeno (bacia) misturar os ingredientes da massa, formar os bolinhos e, fritar em leo quente. - Aps a fritura, deixar as almndegas sobre folha de papel absorvente. Molho: - Refogar em leo quente o alho, a cebola e o tomate, mexendo sempre. - Acrescentar o extrato de tomate, o sal e a gua. - Tampar a panela, abaixando o fogo aps a fervura. - Cozinhar por cinco minutos. - Desligar o fogo e adicionar o cheiro verde. - Arrumar as almndegas em uma travessa e cobri-las com o molho. - Servir em seguida.

You might also like