You are on page 1of 9

PROJETO DE ENCENAO DA PEA A CANTORA CARECA de Eugne Ionesco

Por Jlio Santos de Castro 107 337386 (aluno do curso de Direo Teatral)

Trabalho entregue Professora Eleonora Fabio, na disciplina de Direo VI, 9 Perodo

Universidade Federal do Rio de Janeiro 1 semestre/2012

PROJETO

Introduo

Ionesco: Ionesco nasceu em Bucareste, capital da Romnia, em 1909, filho de pai romeno e me francesa. Um ano aps seu nascimento, seus pais mudaram-se para a Frana e, aos vinte e seis anos, Ionesco e sua famlia voltaram para a Rmenia. Estudou literatura francesa na Universidade de Bucareste de 1928 a 1933, qualificando-se como professor de francs. Bucareste era uma cidade predominantemente pr-Nazi, o que para Ionesco era um absurdo. Frequentemente ele era reconhecido como judeu, apesar de no o ser. Percebendo o que deixara para trs ao retornar ao seu pas de origem, Ionesco decidiu voltar para a Frana para terminar seu doutorado.

A Cantora Careca: A pea A Cantora Careca (escrita em 1948) surgiu como um jogo com frases da lngua inglesa, enquanto Ionesco tentava aprender a lngua decorando sentenas inteiras (sem sucesso, pois no sabia o que as palavras na frase diziam). O espetculo um jogo de palavras e frases da gramtica inglesa. Em cena h um casal, o Sr. e a Sra. Smith, ambos, ingleses, possuem uma casa inglesa, tomam ch ingls, conversam sobre a morte de algum fulano (ou melhor, um Bobby Watson) to desimportante quanto qualquer um e tm uma empregada inglesa, Mary. O casal recepciona o Sr. e a Sra. Martin (tambm ingleses), que no reconhecem um ao outro (ou no se lembram?). Contam anedotas, desperdiam suas energias diante de uma enxurrada de frases, palavras e rudos.

Objetivos

Meu objetivo com esse espetculo abrir um estudo sobre a linguagem (principal tema da pea) jogando com uma cena pop-futurista. Proponho-me a investigar a interferncia da cultura pop, dos meios de comunicao de massa e da rede na comunicao em nossa sociedade e nosso cotidiano, explorando no apenas as quebras de sentido da linguagem falada, mas tambm as quebras na prpria cena me utilizando, por exemplo, de projees

(refazendo uma dada narratividade ou mesmo destruindo-a) e de referncias cultura pop (partindo de meios como TV, internet, videogames, msica, etc.). Vejo no meu projeto a recriao de um cotidiano baseado em referncias e preenchido de rudos, um nonsense potico. Pretendo trabalhar na interpretao dos atores a apatia e a no-relao, que neste caso compreendo como uma cegueira surda, a partir do momento que espero personagens que se olhem ou se toquem pouco em cena. Por fim, levar cena um esvaziamento discursivo, sem tornar a pea um espetculo cmico gratuito. Gerar a sensao de entretenimento e de alienao, e criar a desintegrao de uma sociedade. Ridicularizar o banal, retratando a insignificncia do homem aparente em sua comunicao e sua necessidade de preenchimento.

Justificativa

Quando me deparei com o texto A Cantora Careca, a primeira coisa que me chamou a ateno foi sua comicidade nonsense gerada por dilogos desconexos e frases clichs. como se a pea inteira fosse uma piada sem sentido. Sendo Ionesco um niilista assombrado com a morte, vejo que a vida para ele era uma piada completamente sem graa. Esta pea uma piada sem a inteno de ter graa. Para Ionesco, a sociedade que ele tenta descrever uma sociedade perfeita:
Onde todos os problemas administrativos, econmicos, polticos, esto resolvidos. (...) O que se pode fazer a partir do momento que no h problemas? Quando no h problema, surge o tdio. (...) A sociedade desejada pelos economistas revolucionrios uma sociedade de duas dimenses, ao que me parece. para o conformismo social que nos arrastam, para o mundo da alienao, para o mundo que suprime do homem a sua terceira dimenso. 1

Ao ler este pargrafo, imaginei uma sociedade futurista, sem razes ancestrais ou problemas. Esta pea me remete ao futuro de Fahrenheit 451, um romance distpico escrito por Ray Bradbury, um futuro onde o pensamento crtico suprimido, pois aqueles que possuem opinies pessoais so considerados antissociais, se distinguindo da sociedade, sendo um problema para ela. O link que fao entre este romance e a pea de Ionesco a criao de uma utopia distpica. As personagens de A Cantora Careca vivem em um universo

IONESCO, 1968, p. 58

vizinho, onde a lgica se perde nos rudos da comunicao. No meu projeto, coloco mais um elemento que so as referncias clichs e incuas atravs da arte pop. A arte pop emprega imagens do cotidiano destacando elementos banais ou kitsch, muitas vezes de forma irnica, satirizando-os ou distorcendo-os. Ao escolher essa linguagem, demonstro meu interesse em desenvolver um espetculo irnico sobre a prpria cultura pop. A pea diz respeito a uma tragdia que se expressa atravs da comunicao. Sobre uma comunicao que falha, uma comunicao distrada e vazia, que se desintegra e se desarticula, perdendo sua importncia, que revela o carter absurdo do comportamento humano 2 , um comportamento alienado em busca de uma verdade no-se-sabe-qual. Essa comunicao e esse comportamento so expressos atravs da linguagem verbal, donde o homem tenta expressar sua ideia, sua tentativa de compreenso, sua necessidade de uma reafirmao do outro. A linguagem verbal em A Cantora Careca se torna mais uma informao efmera; expressada a ideia, a prpria se destri. Ou melhor, Ionesco destri a linguagem com mais linguagem. Tendo em vista a maneira como nos comunicamos nos tempos atuais, atravs da rede, com influncias das informaes contidas na rede e de outros meios comunicacionais, no vejo o fim das possibilidades de A Cantora Careca. A grande questo da nossa linguagem ainda linguagem em demasia, ou melhor, informao em demasia absorvida em plulas jornalsticas, notcias efmeras e cantoras pop que surgem e desaparecem; enfim, informao regurgitada em 140 caracteres, imagens e vdeos em websites. O cmico desse espetculo est nas infelizes tentativas de uma suposta comunicao, na qual um no ouve o outro e no ouvido, no compreende e no compreendido. O prprio pblico excludo, em certos momentos, do entendimento lgico que pertence apenas cena, causando uma estranheza. A comicidade est na infelicidade, na incapacidade, na falta de entendimento.

Metodologia

1- Criao de composies pelos atores a partir de um estudo do entretenimento no cotidiano. esperado que os elementos, como objetos, msicas, filmes, etc., entrem no espetculo, gerando mltiplas informaes para o espectador e para o ator. A gerao de imagens estticas ser de suma importncia para a construo da cena.
2 WILLIAMS, p. 199

2- Gerao de filmes com os atores em parceria com aluno da Escola de Comunicao para projeo. Pretendo, para o momento das piadas, que pequenos filmes sejam projetados em cena. Os prprios atores faro os seres dessas fbulas, com figurinos toscos e filmagem amadora. Ser uma espcie de narrao visual do que j est sendo contado. Uma espcie de pardia do youtube. 3- Durante o processo pretendo criar uma espcie de storyboard, bidimensionando a cena, os personagens, a ao. 4- Os atores iro buscar outras formas de comunicao, alm da fala, que no a viso ou o tato. Pretendo encontrar uma relao fria entre os personagens, uma comunicao falsamente calorosa e explicitamente distante.

Cronograma de Atividades 5/3 Incio dos ensaios 5/3 a 23/3 Estudo de mesa e distribuio dos personagens. 26/3 a 13/4 Criao de composies a partir de referncias visuais, sonoras, audiovisuais e literrias. 16/4 a 4/5 Filmagens dos curtas para as piadas. 16/4 a 18/5 Levantamento das primeiras unidades a partir do material trazido. 18/5 Prazo para entrega dos figurinos para os vdeos. 21/5 a 8/6 Levantamento das cenas com os vdeos. 11/6 a 22/6 Passades e ajustes finais.

Referncias Visuais

1- Referncias para o cenrio e figurino de Mary (fotografias por LaChapelle). Penso em um aposento que esteja se desfazendo e ao mesmo tempo um aposento que aparente um certo cuidado. Imagino Mary como uma ninfeta, suas roupas de empregada so roupas fetichistas, mas tambm se desfazendo.

2- Plantas vivas e plantas morrendo e objetos em volta delas. Referncia para cenrio. (Fotografia por LaChapelle)

3- Referncia para o bombeiro com uma roupa futurista, como um astronauta, e Mary. (fotografia por LaChapelle)

4 Os Jetsons so uma referncia para os dois casais. Um futurismo vintage.

Solicitao de orientao (por ordem de preferncia) 1- Gabriela Lrio 2- Adriana Schneider 3- Eleonora Fabio

Referncias Bibliogrficas

ESSLIN, Martin. The Theater of the absurd. Middlesex: Penguin Books, 1991. IONESCO, Eugne. The Art of Theater No. 6. The Paris Review, n 93, outono de 1984. Disponvel em: <http://www.theparisreview.org/interviews/2956/the-art-of-theater-no6-eugene-ionesco>. Entrevista concedida Shusha Guppy.

________________. Diario. Madrid: Ediciones Guadarrama, 1968. ________________. Diario II. Madrid: Ediciones Guadarrama, 1969. WILLIAMS, Raymond. Impasse e aporia trgicos: Tchekhov, Pirandello, Ionesco, Beckett. In: Tragdia Moderna. So Paulo: Cosac & Naify, 2002. p. 183 203.

You might also like