You are on page 1of 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Servio Social
3 Srie Fundamentos Histricos e Terico-metodolgicos do Servio Social II
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-

aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Silmara Alberguini


Faculdade Anhanguera de So Paulo - Brigadeiro

Servio Social - 3 Srie - Fundamentos Histricos e Terico-metodolgicos do Servio Social II

Pg. 2 de 5

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Compreender o significado da profisso e de seu desenvolvimento scio-histrico, nos cenrio brasileiro, desvelando as possibilidades de ao contidas na realidade. Entender os pressupostos filosficos e suas influncias no Servio Social. Conhecer o Movimento de Reconceituao.

DESAFIO
Este desafio promove a observao e reflexo das influncias dos pressupostos filosficos na Histria do Servio Social e refletir sobre a importncia do Movimento de Reconceituao iniciado nos anos 1960. Ser produzido relatrio referente Teoria do Servio Social, que inclui o Movimento de Reconceituao e as Correntes Filosficas e as consideraes do grupo acerca do tema. O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT.

Objetivo do desafio
Elaborao de relatrio coletivo.

Produo Acadmica

Leitura de textos. Elaborao de textos. Discusso coletiva. Elaborar relatrio.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas;

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Silmara Alberguini

Servio Social - 3 Srie - Fundamentos Histricos e Terico-metodolgicos do Servio Social II

Pg. 3 de 5

se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc entenda a importncia do Movimento de Reconceituao para o Servio Social. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Realizar individualmente a leitura do texto: FALEIROS, Vicente de Paula. Reconceituao do Servio Social no Brasil: um movimento em questo. In: Revista Servio Social e Sociedade, n 84, Cortez Editora, 2005. Pginas 21 a 34. Disponvel em: <www.franca.unesp.br/ssrealidade/SSR_17N1.pdf>. Acesso em: 16 set. 2011. Passo 2 Preparar coletivamente um texto com as observaes, reflexes e crticas sobre o tema abordado no texto, referente necessidade de um movimento para a profisso do assistente social. Guarde este texto, pois ele compor o trabalho final.

Silmara Alberguini

Servio Social - 3 Srie - Fundamentos Histricos e Terico-metodolgicos do Servio Social II

Pg. 4 de 5

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc e seus colegas de grupo possam entender sobre o primeiro Seminrio do Movimento de Reconceituao e o Seminrio de Metodologia do Servio Social. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Realizar leitura do livro: CBCISS. Teorizao do Servio Social: Documento Alto de Boa Vista. 1 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1988. Pginas: 90 a 124. Passo 2 Em grupo, discutir as principais ideias apresentadas no documento, referentes aos dois seminrios. Procurem tecer, criticamente, relaes entre os dois encontros e as consequncias destes momentos para o Servio social no Brasil. Passo 3 Redigir um relatrio sobre a importncia dos Seminrios, sistematizando as ideias discutidas no Passo 2, bem como as reflexes realizadas pelo grupo sobre a histria do Servio Social no Brasil. Guarde este texto, pois ele compor o trabalho final.

ETAPA 3
Esta etapa tem como objetivo proporcionar a voc um exerccio crtico e reflexivo da Teoria do Servio Social, onde dever analisar a influncia das correntes filosficas no Servio Social: Positivismo, Fenomenologia e Dialtica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Silmara Alberguini

Servio Social - 3 Srie - Fundamentos Histricos e Terico-metodolgicos do Servio Social II

Pg. 5 de 5

PASSOS
Passo 1 Individualmente, realizar leitura do livro: CBCISS. Teorizao do Servio Social: Documento Alto de Boa Vista. 1 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1988. Pginas: 26 a 37 e 44 a 49. Passo 2 Em grupo, elaborar dois textos de no mnimo 20 linhas cada, situando as correntes positivista e fenomenolgica no Servio Social. Guarde este texto, pois ele compor o trabalho final. Passo 3 Individualmente, realizar leitura do livro: MACEDO, Myrtes de Aguiar. Reconceituao do Servio Social Formulaes Diagnsticas. 1 Ed. So Paulo: Cortez, 1981. Pginas 43 a 47. Passo 4 Em grupo, prepare um texto de no mnimo 20 linhas, sobre Dialtica no Servio Social. Guarde este texto, pois ele compor o trabalho final.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que vocs entendam as correntes filosficas, sua influncia no Servio Social e a importncia do Movimento de Reconceituao para a profisso. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Organize todos os textos produzidos pelo grupo nas etapas 1 a 3, dando a eles unidade e coerncia entre si. Eles devem formar um nico texto claro e coeso, que apresente as ideias dos textos lidos e tambm estabelea relaes entre estes e as reflexes feitas pelo grupo. Passo 2 Formate o relatrio final de acordo com as normas da ABNT. Lembre-se de identificar corretamente de acordo com o que foi descrito em Padronizao. Poste o trabalho na plataforma virtual dentro do prazo estabelecido utilizando o formato .doc para que o professor tutor a distncia faa a correo.

Silmara Alberguini

You might also like