You are on page 1of 3

Projeto: Ecocidado - Uma nova perspectiva para o Meio Ambiente.

Justificativa Vemos atravs dos noticirios que o meio ambiente pede socorro. O crescimento desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar; a gua; solo; a extino de animais e plantas so alguns impactos ambientais que preocupam no s as autoridades governamentais, mas todos os cidados. Cabe escola provocar a discusso dessa temtica com os alunos e a comunidade local, valorizando e buscando atravs do conhecimento cientfico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma viso crtica de suas aes perante a complexidade do meio em que est inserido, para que o mesmo interfira nas mudanas que o envolve, buscando um olhar no apenas para os problemas, mas tambm para suas solues. O que fazer para despertar nos educandos e consequentemente na comunidade escolar, a reflexo para a ao, prtica, mudana de postura, hbitos, valores bsicos como amor e respeito, principalmente, que permitam viver numa relao construtiva consigo mesmo e com o seu meio, preocupando-se ainda com as questes culturais, buscando, sobretudo a transformao de atitudes que remetam proteo e valorizao do meio ambiente? A escola por excelncia o espao de formao de cidados. Educar, palavra que tem suas razes etimolgicas no latim: Ex (fora) ducere (conduzir, levar), que significa, literalmente, "conduzir para fora", ou seja, preparar o indivduo para o mundo. Nesse processo de educao, os valores que so passados pelos educadores, os assuntos discutidos, a forma como os estudantes so tratados e as dinmicas que fazem parte de seu cotidiano escolar so determinantes para sua formao como cidados. um espao de certa forma "independente", onde existe a liberdade de criar uma realidade interna regida por regras prprias, que podem reproduzir o mundo externo ou implantar modelos experimentais A Educao Ambiental na Educao Formal se tratada de maneira estanque, pode no fazer parte do cotidiano escolar e deixar de estar presente nas aes de educadores A Lei N 9.795 de 27 de abril de 1999, que dispem sobre a educao ambiental e institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental, descreve em seu Captulo I que:
Art. 1o Entende-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Art. 2o A educao ambiental um componente essencial e permanente da educao nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal e no-formal (BRASIL, 2009).

As escolas so espaos de mobilizao de saberes e conhecimentos para mudanas de olhares e posturas, e nesse ambiente favorvel que se trabalham os paradigmas sobre os quais se assentam as concepes de mundo. O ensino-aprendizagem fundamental para se encontrar solues para os problemas do ambiente urbano. A Educao Ambiental surge como fundamento da participao da sociedade na veiculao de intencionalidades de transpor as barreiras da formao de sujeitos cognoscentes nos espaos

de convvio social. No Brasil, os Parmetros Curriculares Nacionais, no volume que trata sobre Meio Ambiente, enfatizam o papel da educao como articuladora do processo de preservao ambiental. Ensinar e aprender com objetivos pedaggicos permite a construo individual de saberes na interao de sujeitos voltados para um objetivo comum: criar significados para as prticas de proteo e conservao planetria. Todas as recomendaes, decises e tratados internacionais sobre o tema evidenciam a importncia atribuda por lideranas de todo o mundo para a Educao Ambiental como meio indispensvel para se conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentveis de interao sociedade-natureza e solues para os problemas ambientais. Evidentemente, a educao sozinha no suficiente para mudar os rumos do planeta, mas certamente condio necessria para tanto (BRASIL, 2009). Palavras-chave: Educao ambiental. Comunidade escolar. Sustentabilidade. Objetivo Geral Estimular novos hbitos, atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmnico entre nossa espcie, as outras espcies, o meio ambiente e o planeta como um todo, por meio de aes prticas para que ocorram mudanas de comportamento.

Objetivos Especficos Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interaes construtivas, justas e ambientalmente sustentveis; Zelar pelos direitos prprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudvel na escola, em casa e na comunidade; Observar e analisar fatos e situaes ambientais e reais, a seu ponto de vista, de modo crtico, reconhecendo a necessidade e avaliando as possibilidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio saudvel, e melhor qualidade de vida; Conhecer e compreender, de modo integrado e sistemtico, noes bsicas relacionadas ao meio ambiente e sade; Compreender que a condio de sade produzida nas relaes com o meio fsico, econmico e sociocultural, fatores de risco sade pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem; Conscientizar os alunos, que atravs de medidas simples podemos eliminar o mosquito da dengue. Conscientizar os alunos, que a escola uma extenso da nossa casa e que precisamos mant-la limpa, organizando os resduos de maneira ecologicamente correta.

Cronograma Abril a Dezembro. Avaliao A avaliao ser feita de forma processual, sistemtica e contnua, contemplando especificidades e habilidades prvias, identificando, registrando e relatando os resultados alcanados, tomando decises quanto aos necessrios ajustes, revises e reorientaes relacionadas tcnica e prtica pedaggica.

sgrabay@yahoo.com.br

You might also like