You are on page 1of 17

Voc comprou uma cmera nova, mas no sabe exatamente como aproveitar melhor os recursos que ela traz?

Neste artigo falaremos sobre os modos de disparo existentes na maior parte das mquinas fotogrficas, qual a funo de cada um deles e quando melhor utilizar um ou outro. Sabendo isso, vai ser muito mais fcil para voc conseguir melhores resultados, no importando se a sua cmera compacta ou profissional.

Conceitos bsicos
A melhor forma de entender o mecanismo bsico de uma cmera pensar no olho humano como comparao. Seja ela digital ou analgica, alguns conceitos fundamentais podem ser entendidos melhor desta forma. Por exemplo, se voc pensar na ris do seu olho mais fcil para entender o que o diafragma da cmera. Ele o responsvel por abrir e fechar a passagem de luz na lente, e pode estar bem aberto ou mais fechado. Veja a imagem para entender melhor:

Quanto mais aberto o obturador estiver, mais luz passa por ele, em menos tempo Essa medida mostrada em um nmero desta forma: f/5.6, sendo que quanto maior o nmero, menor a abertura e quanto menor for o nmero, mais aberto o diafragma se encontra. Se o tamanho desta abertura for muito pequeno, preciso mais tempo com ele aberto para capturar a quantidade necessria de luz para a fotografia. Esse tempo se chama exposio.

Por exemplo, se o obturador estiver quase fechado, preciso muito mais tempo de exposio para que seja possvel ver algo no resultado final. possvel ajustar esse tempo para vrios segundos, e em algumas cmeras, at minutos. Essas duas variveis andam sempre juntas e so inversamente proporcionais: quanto mais aberto o obturador estiver, menos tempo de exposio preciso. Quanto menos aberto, mais tempo.

Manual x Automtico
Existem dois modos principais de ajustes em uma cmera: manual e automtico. Se a sua cmera possui um menu circular (como o da imagem a seguir), com os modos de disparo desenhados nela, fcil saber qual qual: o manual geralmente marcado por um M e o automtico pode ter vrios nomes (auto, smart, etc...), e normalmente o seu cone verde ou azul, diferente dos outros.

No modo manual, todos os ajustes so feitos pelo fotgrafo, e a cmera apenas obedece ao que foi pedido. preciso um domnio um pouco maior de fotografia para conseguir bons resultados desta forma, porm com treino e determinao possvel aprender. Os principais ajustes que precisam ser feitos so a abertura, a velocidade, o foco, o ISO e o balano de brancos. claro que existem outros, porm esses so bem importantes, e aprender a controlar cada um deles manualmente fundamental.

Nem todas as cmeras possuem o modo manual completamente manual. Isto , algumas compactas permitem que voc ajuste ISO, balano de brancos, rea do foco e algumas vezes at a velocidade do disparo, porm outros ajustes so feitos por ela. Outras cmeras oferecem um modo no qual voc faz todos os ajustes, menos a abertura e a velocidade. No menu circular, ele marcado com um P. J no modo automtico, todos os ajustes so feitos pela cmera, que percebe o ambiente e faz os clculos necessrios sozinha. Funciona? Sim, funciona, porm no com a mesma preciso do ajuste manual. Isso por que os ajustes que ela faz so programados para uma situao semelhante que est acontecendo, mas poderiam ser melhorados ainda mais.

Prioridade de abertura e velocidade: modos semimanuais


Se voc considera muito complicado saber balancear a abertura e a velocidade, existem solues que podem ser muito teis, so os modos de prioridade. Isso quer

dizer que voc ajusta um deles e a cmera ajusta o outro! No menu circular, eles geralmente vm com as letras S e A. A prioridade abertura geralmente mostrada por um A ou Av, e desta forma voc ajusta o quanto o obturador se abrir, e a cmera ajusta o tempo necessrio de exposio para que seja possvel fotografar com as condies de luz do ambiente. Todas as outras configuraes podem ser feitas manualmente. A abertura do diafragma interfere diretamente na profundidade de campo da fotografia. Ou seja, uma abertura pequena, vai resultar em uma profundidade maior, e mais regies da foto vo estar focadas. J aberturas maiores, resultam em fotografias com pontos mais especficos de foco, pois a sua profundidade de campo menor. Veja a diferena:

Use o modo de prioridade de abertura quando voc quiser controlar a profundidade de campo, para mostrar detalhes ou a cena toda. Em alguns momentos, ser preciso uma velocidade muito pequena, com o tempo de exposio grande demais. Use um trip, nesses casos, se quiser a foto ntida. J no modo de prioridade de velocidade (S ou Tv), voc controla a velocidade e a mquina controla a abertura. Use essa configurao para os momentos em que voc precisa capturar movimentos. Por exemplo, para fotografar algum que esteja correndo, se voc usar uma velocidade grande (1/2500), por exemplo, a pessoa ficar completamente ntida. J uma velocidade menor dar a noo de movimento, com algumas partes borradas.

Fonte das imagens: Dave Herholz (cima) e Martin Pettitt (baixo)

Modos programados: quando usar?


Voc j deve ter notado alguns outros modos na sua cmera, marcados por cones como uma florzinha, duas montanhas, uma pessoa, uma lua, etc... Isso varia de fabricante para fabricante, sendo que existem mquinas com dezenas de ajustes pr-programados, e outras apenas com os mais bsicos. importante ler o manual da sua mquina para saber exatamente o que cada um faz, porm ns vamos dar uma ajuda e mostrar os principais modos programados (macro, esportes, paisagem, noturno e retrato) que voc pode encontrar na sua cmera, e em quais situaes voc pode usar cada um deles.

Macro

O macro, marcado com o cone de uma flor, um dos modos preferidos de quem est comeando a fotografar, isso por que o seu efeito muito bonito visualmente. As fotos no modo macro ficam bem ntidas no primeiro plano e borradas ao fundo, o que perfeito para mostrar detalhes. Os personagens preferidos de quem fotografa assim so as flores e os insetos. Esse modo prioriza a abertura, fazendo com que a profundidade de campo seja bem pequena, e todo o resto que no seja o objeto principal fique desfocado. Para que os resultados do macro sejam mais visveis, a sua lente precisa conseguir captar a poucas distncias, e se voc preferir pode usar o zoom.

Fonte da Imagem: Ana Nemes

Se voc for fotografar pessoas, priorize outros modos, como o retrato, pois esse especialmente desenvolvido e d mais resultados quando o objeto focado pequeno. Porm lembre-se: nada na fotografia realmente proibido, portanto se voc quiser experimentar novos resultados, v em frente!

Esportes

Fonte da Imagem: Dainis Matsons Ao contrrio do macro, o modo esportes prioriza a velocidade ao tirar uma foto. Geralmente indicado pelo cone de uma pessoa correndo, essa configurao da cmera tima para quando o objeto est se movendo. Apesar do nome, no quer dizer que ele seja adequado apenas para fotografar eventos esportivos. Voc pode us-lo, por exemplo, para tirar fotos dos seus filhos.

Crianas dificilmente param para serem fotografadas, e com esse modo as chances de conseguir uma foto ntida so maiores.

Fonte da imagem: Will Raleigh preciso tomar cuidado apenas com um detalhe: no modo esportes, a mquina pode colocar um ISO muito alto, se necessrio, e a foto pode ficar mais granulada. Se isso no faz tanta diferena, ou se o ambiente est bem iluminado, pode fotografar assim sem medo!

Paisagem

Fonte da imagem: Ana Nemes O nome deste modo de disparo diz muito sobre a sua utilidade. Se voc deseja fotografar grandes reas, como paisagens, esse o modo de disparo ideal! Geralmente o cone deste modo na mquina so duas montanhas, indicando que o seu objetivo principal capturar objetos muito grandes. Pode ser uma vista bonita, um grupo grande de pessoas ou qualquer rea aberta que precise estar inteiramente focada. A cmera, neste modo de disparo, faz exatamente o contrrio do que acontece no macro. Ela ajusta a abertura do obturador de forma a deixar a profundidade de campo bastante grande, e focar a maior rea possvel na fotografia. Por usar uma abertura muito pequena, em alguns ambientes pode ser preciso usar um trip, pois a velocidade de disparo ser muito pequena, resultando em mais tempo de exposio. Tome cuidado tambm com o ISO, se o ambiente estiver muito escuro, a foto pode ficar granulada.

Noturno

Fonte da imagem: Ana Nemes Muitas pessoas reclamam que, quando fotografam no modo noturno (mostrado com o cone de uma lua), a imagem sempre treme. Isso acontece, pois nesse tipo de disparo a cmera vai ajustar uma exposio maior, e se a mquina no for apoiada em algum lugar, bem provvel que a foto fique mesmo tremida. Portanto, ao fotografar no modo noturno, procure sempre usar um trip ou apoio. Uma alternativa usada por muitas cmeras usar sempre o flash. No uma regra, porm bastante comum. Dessa forma, o tempo de exposio pode ser menor e a cena retratada sem borres. Porm, tome cuidado: o flash pode realar imperfeies da pele, ou deixar a foto chapada, isto , sem profundidade. Outro problema de se usar o flash que ele ilumina o que est mais perto da mquina, portanto, para grandes distncias o efeito pode ser o contrrio do desejado, deixando o fundo escuro demais. Paisagens fotografadas no modo noturno com flash dificilmente vo ficar boas. Para esses casos, use o modo paisagem com a mquina apoiada em um trip.

Retrato

Fonte da imagem: Ana Nemes O modo retrato, indicado pelo cone de uma pessoa, bem parecido com o macro, porm a sua profundidade de campo um pouco maior. Ele permite fotografar pessoas, ou objetos maiores, focando-as completamente e desfocando levemente o fundo. No modo macro, o nariz e os olhos poderiam ficar focados, mas as bordas do cabelo j estariam fora do foco. Apesar do nome, e do cone, esse modo no aconselhado apenas para retratos de pessoas, podendo ser usado quando o objeto a ser fotografado grande demais para o macro, porm a inteno destaca-lo, deixando o fundo desfocado.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/8258-fotografia-modos-dedisparo.htm#ixzz1bwQd1sEB

You might also like