You are on page 1of 9

ANALISTA TJ 2012

CODJERJ Parte 1 de 3 Prof: Lara Brainer (larabrainer@globo.com) Codjerj serve para: (art. 1)

Funcionalidade Administrao Diviso Organizao


1 instncia: momento de anlise de algo pela primeira vez. Somente uma comarca. 2 instncia: anlise de algo pela 2 vez. Mais de uma comarca. Art. 2 - So rgos do Poder Judicirio do Estado: I - o Tribunal de Justia; II - os Juzes de Direito; (rgo do poder judicirio) III - o Tribunal do Jri; (crimes dolosos contra a vida) IV - os Conselhos da Justia Militar; V - os Juizados Especiais e suas Turmas Recursais 2 instncia 1 instncia

Turmas Recursais: analisa recurso das decises do JEC e Jecrim, mas no rgo de 1 instncia, so os juzes que julgam e no os desembargadores. JEC menor complexidade 20 e 40 salrios mnimos. Jecrim menor potencial ofensivo at 2 anos JEF Juizado Especial da Fazenda Pblica at 60 salrios. (Alterao recente) Conselho de Justia Militar: Pms e bombeiros (foras militares estaduais) Juiz de Paz: art. 68, IV, Codjerj e 168 da Constituio Estadual e 98, II da CF. Desempenha atividade extrajudicial. Integra a justia de 1 intncia, mas no considerado rgo do poder judicirio. Art. 4 - Os juzes e tribunais de primeira instncia tm jurisdio nas reas territoriais definidas por este Cdigo. * reas territoriais = comarcas. Juiz da Comarca de Nova Iguau julga processos de Nova Iguau. A sede da Comarca pode ser transferida provisoriamente. Art. 9 Art. 5 - O Territrio do Estado, para efeito da administrao da Justia, divide-se em: regies judicirias atividade do juiz, atividade judiciria subdiviso = comarcas distritos juiz de paz subdiviso = subdistritos circunscries atividade extrajudiciais, atividades cartorrias subdiviso = zonas judicirias (cartrio de ttulos e documentos, etc.)

Art. 10 - Para a criao e a classificao das comarcas, sero considerados os nmeros de habitantes e de eleitores, a receita tributria, o movimento forense e a extenso territorial dos municpios do Estado. Art. 11 - So requisitos essenciais para a criao de comarca: I - populao mnima de quinze mil habitantes ou mnimo de oito mil eleitores; Art. 12. - So requisitos essenciais para elevao de comarca segunda entrncia: I - populao mnima de setenta mil habitantes ou vinte mil eleitores;

Critrio
Habitantes E Eleitores Mov. Forense receita tributria

Criao
15.000 OU 8.000 200 + de 3.000 s.m

Elevao
70.000 OU 20.000 1.000 + de 15.000 s.m

+ de 100 km comarca tributria _________________________________ municpio (pao municipal) Se tiver mais de 100 km entre a sede da comarca e o municpio, o n de habitantes, eleitores, mov. Forense e receitam modificam-se, ou seja, diminui-se parte ou 25%. Assim:

Critrio
Habitantes E Eleitores Mov. Forense receita tributria

Criao
15.000 - ou 25% = 11.250 OU 8.000 - ou 25% = 6.000 200 - ou 25% = 150 + de 3.000 s.m - ou 25% = 2.250

Se tiver mais de 100 km entre a sede do municpio e da comarca no precisa alcanar o municpio, mas to somente os 75% (100 - 25%) Para movimento forense somente contam-se processos que vo resultar coisa julgada, ou seja, aqueles em que o juiz vai atribuir uma deciso. Criar mais uma vara na comarca significa elevar a comarca de 1 instncia para entrncia especial, que so as maiores comarcas do Estado. A deciso parte do rgo Especial do TJ. Comarca de 2 entrncia so as que tm mais de uma vara. Vara nica so comarcas de 1 entrncia. Art. 12, Pargrafo nico - Se um dos requisitos no alcanar o quantitativo mnimo, mas dele se aproximar, poder, a critrio do Tribunal de Justia, por seu rgo Especial, ser proposta a elevao da entrncia da comarca. Se aproximar de 70 % ser o que o rgo especial disser, vai depender do rgo especial. Se entenderem que mesmo no alcanando os requisitos mnimos se aproximou, pode frear.

CODJERJ Parte 2 de 3 Art. 13. - Observado o critrio estabelecido nos artigos anteriores, as comarcas so classificadas em trs entrncias, sendo duas numeradas ordinalmente, constituindo-se as de entrncia especial em: Capital, Campos de Goytacazes, Duque de Caxias, Niteri, Nova Iguau, Petrpolis, So Joo de Meriti, So Gonalo, Volta Redonda, Belford Roxo, Terespolis e Nova Friburgo. *Trs comarcas que acabaram de ser elevadas para comarca de entrncia especial Art. 14 - So comarcas de primeira entrncia: (Comarcas de vara nica.) Arraial do Cabo, Bom Jardim, Cambuci, Cantagalo, Carapebus/Quissam; Carmo, Casimiro de Abreu , Conceio de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Iguaba Grande, Italva(Cardoso Moreira), Itaocara, Itatiaia; Laje de Muria, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Natividade, Paracambi, Parati, Paty do Alferes, Pinheiral, Pira, Porcincula, Porto Real-Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, So Francisco do Itabapoana, So Jos do Vale do Rio Preto, So Sebastio do Alto, Sapucaia, Silva Jardim, Sumidouro, Tangu e Trajano de Moraes. Art. 15 - So comarcas de segunda entrncia: (Possuem mais de uma vara.) Angra dos Reis, Araruama, Armao dos Bzios, Barra Mansa, Barra do Pira, Bom Jesus do Itabapoana Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Itabora, Itagua, Itaperuna, Japeri, Maca, Mag, Maric, Mesquita, Miracema, Nilpolis, Paraba do Sul, Queimados, Resende, Rio Bonito, Rio das Ostras, Santo Antnio de Pdua, So Fidlis, So Joo da Barra, So Pedro da Aldeia, Saquarema, Seropdica, Trs Rios, Valena e Vassouras. * Acabou de ser elevada a Comarca de 2 entrncia. Pargrafo nico - A regio Judiciria especial, que corresponde s Comarcas da Capital, Belford Roxo, Campos de Goytacazes, Duque de Caxias, Niteri, Nova Friburgo, Nova Iguau, Petrpolis, So Joo de Meriti, So Gonalo, Terespolis e Volta Redonda, considerada de entrncia comum para o efeito do exerccio de Juzes de igual categoria. * Antes os juzes eram considerados juzes de entrncia do interior e juzes de entrncia especial, hoje a nomenclatura somente comum. Significa que os juzes quando designado para atuar na regio judiciria especial est sendo designado como juiz auxiliar ou substituto, est l para funes de substituio e auxilio nas comarcas de entrncia especial. Ele no juiz de entrncia especial, mas comum, pois hoje poder est na seo judiciria especial e amanh na comum sem problema nenhum. Art. 16 - A criao de novas varas e fruns regionais, nas comarcas de entrncia especial e de segunda entrncia, ser feita: a) por desdobramento, em outras de igual competncia, quando o nmero de feitos distribudos anualmente passar de mil por juzo; Desdobramento: criar vara nova com a mesma competncia da vara anterior. - S h fruns regionais em comarcas de entrncia especial. Falso. No, h mag, que comarca de 2 entrncia, no comarca de entrncia especial e tem frum regional da vila Inhomirim.

- Toda comarca de entrncia especial tem frum regional? Falso. S h 4 comarcas de entrncia especial possuem fruns regionais: Capital, Niteri, Petrpolis e So Gonalo. - 1/3 das comarcas de entrncia especial possuem fruns regionais. Correto. - Quando que eu posso criar uma vara nova? Para criar comarca tem que ter 200 processos e para elevar comarca de 1 para 2 entrncia tem que ter 1000 processos. Ento continuo precisando de 1000 para criar mais varas, o critrio permanece. (art. 16, alnea a) Art. 16 1 - Em ateno s peculiaridades locais, com base em dados objetivos, poder ser reduzido ou majorado o ndice para desdobramento de determinados juzos. Dependendo, o rgo especial pode decidir aumentar ou reduzir o critrio fixado de 1000, dependendo da situao. Assim, uma nova vara pode ser criada com apenas 900 processos, se assim o rgo Especial decidir. 2 - Na apurao do movimento forense ser observado o disposto no 2 do artigo 10, no sendo consideradas as situaes transitrias, de acrscimo de distribuies, que possam ser sanadas com a designao de juiz auxiliar. Pode ser tambm, que tenha aumentado o n de processos e no precise se criar uma nova vara, pois no justificaria a criao de uma vara nova para processos que to somente possam ser resolvidos com o auxilio de um juiz auxiliar.

Ttulo II - Dos rgos judicirios de segunda instncia


Captulo I - Do Tribunal de Justia. - Da composio, funcionamento e competncia

Desembargadores: Total:180

Carreira =144 (Promoo antiguidade e merecimento) OAB = 18 MP = 18


* OAB e MP pelo critrio do 1/5 constitucional OAB envia lista sxtupla para o TJ. O rgo Especial voto nesses 6 nomes e reduz para lista trplice. Presidente do Tribunal encaminha para o Governador do Estado, que dentre esses 3 escolhe 1. Nessa lista alm dos nomes desses 3 mais votados, h o n de vezes que cada um figurou na lista. Quando a pessoa estiver pela terceira vez consecutiva ou quinta alternada a nomeao obrigatria. Assessor direto dos desembargadores: qualquer pessoa rgo julgadores do TJ : art. 17 Cmaras isoladas 28 = 20 cveis e 8 criminais Relator: Conta a histria do processo Revisor: Rev as formalidades do processo (processo foi atuado no dia tal... citao vlida constante em fls. tais...)

Vogal: Somente vota (acompanha o voto do relator ou revisor) Em cada Cmara isolada h 5 desembargadores. 28 x 5 (Cmaras) = 140. Destes 180 desembargadores, 140 encontram-se como titulares nas Cmaras isoladas. Em cada processo 3 desses 5 so designados. Seo Criminal Atuam os 2 desembargadores mais antigos em cada cmara isolada criminal. H 8 desembargadores nas Cmaras isoladas criminais. 8 x 2 = 16 + 1 (2 vice-presidente) = 17 - Na seo criminal ns teremos os 16 desembargadores mais antigos nas cmaras isoladas criminais? No, pois so os 2 desembargadores mais antigos de cada uma das cmaras isoladas. No so os 16 mais antigos das cmaras, mas de cada uma. - Nas cmaras isoladas criminais ser feita ordem de antiguidade e os 16 mais antigos integram a seo criminal? Errado. A lista de antiguidade no juntando as 8, mas de cada uma delas, e de cada uma levo os 2 mais antigos. Conselho da Magistratura Funo sensria e administrativa em relao aos juzes, ou seja, se pronuncia sobre promoo, antiguidade, instaurao de processo, so funes de responsabilidade civil e administrativa interna. 17, 4 - A Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro atuar como rgo de formao e aperfeioamento de Magistrados. - escola da magistratura: dirigida por um diretor geral (desembargador) com mandato de 4 anos escolhido pelo rgo Especial. Art. 18 - O Tribunal de Justia presidido por um dos seus membros e ter trs VicePresidentes, alm do Corregedor-Geral da Justia. Presidente 1 Vice Pres. 2 Vice Pres. (Preside as sees da seocriminal) 3 Vice Pres. Corregedor Esses 5 vo estar em tudo: Conselho da magistratura, Tribunal Pleno... S no estaro nas Cmaras isoladas, sejam cveis ou criminais, pois no atuam em funo judicante. Mandato: 2 anos. Eleio: pelo Tribunal de Justia (1) 180 votam, mas podem tb serem votados? No, s os membros efetivos do rgo Especial (2) 1 - O Presidente, os trs Vice- Presidentes e o Corregedor-Geral da Justia so eleitos, em votao, secreta pela maioria dos membros do Tribunal de Justia, pela forma prevista no Regimento Interno do Tribunal, para servir pelo prazo de dois anos, a contar do primeiro dia til aps o primeiro perodo anual das frias coletivas da segunda instncia, permitida a reeleio por um perodo. (Vide Ao Direta de Inconstitucionalidade n 1422-6, de 09/09/1999) 2 - Concorrero eleio para os cargos referidos no pargrafo anterior, os membros efetivos do rgo Especial, sendo obrigatria a aceitao do cargo salvo recusa manifestada e aceita da eleio.

Se morrer ou for indicado para ministro do Supremo um dos desembargadores? art. 18, 3 - Vagando, no curso do binio, qualquer dos cargos referidos neste artigo, assim como os de membros eleitos do Conselho da Magistratura, proceder-se-, dentro de dez dias, eleio do sucessor, para o tempo restante, salvo se este for inferior a trs meses, caso em que ser convocado o desembargador mais antigo. Mandato de 2 anos. Se morrer, mais de 3 meses at o termino do mandato, nova eleio, se vagar dentro de trs meses, chama o desembargador mais antigo. (Mandato tampo) CODJERJ Parte 3 de 3 A funo do rgo Especial fazer com que as reunies do TJ sejam mais rpidas. A CF diz que qdo o TJ tiver mais de 25 membros posso criar o rgo especial, que ser de 11 a 25 membros. - A quantidade de desembargadores do TJRJ pode ser aumentada? Sim, se o n de feitos ultrapassarem 300, pode. - Pode aumentar o n de desembargadores do rgo especial do TJRJ? No, pois o n de desembargadores do rgo especial de 11 a 25. Art. 19 - O rgo Especial do Tribunal de Justia constitudo de vinte e cinco membros, dele fazendo parte o Presidente, os Vice-Presidentes, o Corregedor-Geral da Justia provendo-se metade das vagas por antiguidade, em ordem decrescente, e a outra metade por eleio pelo Tribunal Pleno, respeitada a representao de advogados e membros do Ministrio Pblico, inadmitida a recusa do encargo. Nenhum servidor pode recusar a fazer parte do rgo especial. Estes fazem parte do rgo especial para fazer exatamente a funo que ele faria sendo desembargador. 5 + 10 (por antiguidade) e 10(eleitos pelos 180 respeitado a representatividade do MP e OAB)= 25 1- Os Desembargadores no integrantes do rgo Especial, observada a ordem decrescente de antigidade, podero ser convocados pelo Presidente para substituir os que o componham pelo mesmo critrio, nos casos de afastamento, falta ou impedimento. Desembargador entra de frias, o que segue a ele o substitui. Art. 20 - Os Desembargadores sero distribudos em 28 (vinte e oito) Cmaras, sendo 20 (vinte) Cveis e 08 (oito) Criminais, distingindo-se as de igual competncia, dentro de cada Seo, por nmeros ordinais. 1 - Mediante designao do Presidente do Tribunal de Justia, os Desembargadores no integrantes, em carter efetivo, dos rgos Julgadores, exercero funes de substituio ou auxlio nas Cmaras Isoladas, nas Cmaras de planto, bem como atividades jurisdicionais aps o encerramento do expediente forense, diariamente, inclusive aos sbados, domingos, feriados e nos casos de impedimento temporrio e excepcional das atividades do Tribunal. Competncia recorrente em prova: - Aplicar penalidades aos servidores: art. 30, XII Presidente do Tribunal de Justia - Conceder licenas aos servidores: - Baixar portarias: Todos, menos 2 vice-pres. (art. 44, XX p/ corregedor)

- Quem tem 5 juzes a sua disposio: Todos, menos 1 e 2 vice-pres. Penalidades Secretaria do Tribunal (qualquer): art. 30, XII Presidente do Tribunal de Justia Demisso: Presidente do Tribunal de Justia Suspenso (+ de 30 dias): Corregedor At suspenso de 30 dias (advertncia, repreenso e suspenso pode ser aplicada pela chefia imediata): Juiz Suspenso Licena at 60 dias (interior): frias ou tratamento de sade, 44, IX, Juiz Licena mais de 60 dias (interior): art. 30, XXIII Presidente do Tribunal de Justia Qualquer licena (capital): Corregedor *Se no for licena para tratamento de sade para at 60 dias no interior: corregedor - Integrar: estar presente, mas no participa. - Tomar parte: participar do processo de votao, ter direito a votar. Art. 30 - Ao Presidente do Tribunal de Justia, que o chefe do Poder Judicirio, compete: I - dirigir os trabalhos do Tribunal, presidir as eleies para os cargos de direo e as sesses do rgo Especial do Tribunal de Justia e do Conselho da Magistratura, observando e fazendo cumprir as normas regimentais; Art. 31 - Ao 1 Vice-Presidente compete: IX - integrar o Conselho da Magistratura; X - tomar parte nos julgamentos do rgo Especial do Tribunal de Justia; Art. 32 - Ao 2 Vice-Presidente compete: IV - integrar o rgo Especial e o Conselho da Magistratura; Art. 33 - Ao 3 Vice-Presidente compete: III - integrar o rgo Especial e o Conselho da Magistratura; V - tomar parte nos julgamentos do rgo Especial, sem as funes de relator ou revisor, salvo quando vinculado por visto ou distribuio anterior; Art. 44 - Ao Corregedor compete: II- tomar parte nos julgamentos do rgo Especial do Tribunal de Justia, sem as funes de relator ou revisor, salvo quando vinculado por "visto" anterior (Cdigo de Processo Civil, artigo 552, 3); - Quantas Comarcas o Corregedor visita anualmente? No mnimo 3. Art. 46 - O Corregedor-Geral da Justia visitar anualmente, em correio ordinria, pelo menos trs comarcas, sem prejuzo de outras correies extraordinrias que entender de realizar, pessoalmente ou por autoridade judiciria que designar. A-) Visita ordinria: no mnimo visita 3 comarcas; B-) Visita extraordinria: Quantas ele determinar, envia os 5 juzes que tem a disposio e envia para qualquer comarca; C-) Visita permanente: simples comparecimento a sede do juzo, fiscalizao do cartrio, livro de abertura, o juiz pode designar essa funo ao escrivo; D-) Visita geral: acontece uma vez no ano, o corregedor determina a hora e o dia, ele determina que todos enviem

relatrio estatstico das informaes do frum; E-) no avisada obrigatoriamente, quando se denuncia procedimento errado na vara, apura denncia. * visita ato de fiscalizao: assim, a ordinria e extraordinria o corregedor no avisa, o ideal que no sejam avisadas, mas se o corregedor quiser pode avisar, pois acontecem na forma que o corregedor determinar. - geral e permanente: todos fazem, participam - ordinria: s o corregedor - O rgo especial rgo de deliberao coletiva? Sim Conselho da Magistratura Art. 35 - O Conselho s poder deliberar com a presena da maioria de seus membros. Maioria simples ou absoluta? Absoluta, pois fala de maioria. Maioria absoluta: mais da metade do total. Conselho: 10, precisam estar l 6. Preciso de maioria absoluta na presena. Maioria simples: para deliberar, para aprovar ou desaprovar algo. Precisam de 4, mais da metade de 6. Se der empate, voto de qualidade do presidente do Tribunal, que neste caso estar votando como presidente do Conselho da magistratura. Pargrafo nico - Nos julgamentos ou deliberaes do Conselho, se houver empate, o Presidente ter o voto de qualidade. - Conselho da magistratura resolveu aplicar penalidade a um determinado juiz. possvel? Sim, pois o conselho oferece funes sensrias e administrativas em relao ao juiz. Vai haver recurso, pelo duplo grau obrigatrio de jurisdio, que vai para o rgo Especial do TJ. Recurso de Oficio ou Recurso Voluntrio Comisso ------> No vitalcia: - Se o juiz Concorda: no faz recurso - Se o juiz No concorda: recurso para o Conselho da Magistratura, que opina pelo vitaliciamento ou no, se decidir que no vitalcia estar concordando com a Comisso, se concordar com a comisso, o juiz mandado embora. Desta deciso cabe recurso para o rgo Especial, e o recurso voluntrio, pois a deciso dos dois rgos (Comisso e Conselho da Magistratura) so iguais, ou seja, o no vitaliciamento. Se no concordar, se o Conselho decidir diferente da Comisso, decidindo, assim, pelo vitaliciamento, trata-se de recurso obrigatrio para o rgo especial, pois as decises dos dois rgos foram divergentes. Se chega ao Conselho da Magistratura conhecimento de que o Juiz comete crime, chamase o PGJ, que vem a ser o Chefe do MP para participar dessa deliberao do Conselho da Magistratura. Pergunta-se: Este PGJ tem direito a voto? No, pois o rgo do Poder judicirio, deste modo, no cabe participao em votao com direito a voto de nenhum membro que no seja do Poder Judicirio. O PGJ s ter direito a ser ouvido, tem direito a voz. Art. 34, 3 Art. 34 - O Conselho da Magistratura integrado pelo Presidente, Vice-Presidentes, Corregedor-Geral e cinco desembargadores que no faam parte do rgo Especial, eleitos por este, em sesso pblica e escrutnio secreto, para um mandato de dois anos. 3 - Junto ao Conselho da Magistratura funcionar quando for o caso, e sem direito a voto, o Procurador-Geral da Justia.

Sesso Pblico: qualquer pessoa Secreta: partes e procuradores (vara de famlia) Sigiloso: s os julgadores e quem o rgo determinar (assunto interno do tribunal) - Toda seo de julgamento preciso publicar no dirio oficial que vai ocorrer? No, o principio da publicidade diz que tem que dar cincia aos interessados, no diz que tem que publicar tudo. Art. 37, 1 Art. 37 - As sesses do Conselho, conforme a natureza da matria, sero pblicas, secretas ou sigilosas. 1 - As sesses sero realizadas em conselho, independentemente de convocao por edital, salvo quando pblicas, ou, se necessria, a prvia cientificao dos interessados. 2 - Os julgamentos, reduzidos a acrdos, e as deliberaes, sero publicados em enunciado resumido, resguardados, quanto possvel, as pessoas e os cargos a que se refiram. (denncias contra juizes) 3 - Quando a deciso no for unnime, caber, no prazo de cinco dias, a contar de sua publicao, no rgo oficial, pedido de reconsiderao, a ser distribudo a outro relator. (Para Deciso no unnime: Pedido de reconsiderao, obrigatoriamente para outro relator. Prazo de 5 dias.) Um rgo de 2 instancia verificando irregularidade praticada por juiz em processo tem a obrigao de comunicar o fato e remeter as informaes necessrias ao Conselho de magistratura para apurao de responsabilidade. Art. 39 - Qualquer pessoa poder representar, por petio, ao Conselho da Magistratura, por abusos, erros ou omisses de magistrados, ou quaisquer auxiliares da Justia. A Consolidao diz que qualquer pessoa pode reclamar junto a Corregedoria. Posso pelo CODJERJ representar contra magistrados e juzes no Conselho da Magistratura. E por fora da Consolidao Normativa essa mesma reclamao pode ser feita junto a Corregedoria.

You might also like