You are on page 1of 12

Concurso Vestibular 2005 18/01/05

INSTRUES 1. Confira, abaixo, seu nome e nmero de inscrio. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorizao para abrir o caderno de provas. 3. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos Fiscais. 4. As provas so compostas por questes em que h somente uma alternativa correta. 5. Ao receber a folha de respostas, examine-a e verifique se os dados nela impressos correspondem aos seus. Caso haja alguma irregularidade, comuniquea imediatamente ao Fiscal. 6. Transcreva para a folha de respostas o resultado que julgar correto em cada questo, preenchendo o retngulo correspondente, caneta com tinta preta. 7. Na folha de respostas, a marcao de mais de uma alternativa em uma mesma questo, rasuras e preenchimento alm dos limites do retngulo destinado para cada marcao anulam a questo. 8. No haver substituio da folha de respostas por erro de preenchimento. 9. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos, eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a excluso do candidato deste Concurso. 10. Ao concluir as provas, permanea em seu lugar e comunique ao Fiscal. Aguarde autorizao para devolver, em separado, o caderno de provas e a folha de respostas, devidamente assinados. 11. O tempo para o preenchimento da folha de respostas est contido na durao desta prova.

3
FILOSOFIA HISTRIA
1

DURAO DESTA PROVA: 4 HORAS

Inscrio

Sala

Assinatura

Nome

FILOSOFIA 01- Sobre a passagem do mito filosofia, na Grcia Antiga, considere as afirmativas a seguir. I. Os poemas homricos, em razo de muitos de seus componentes, j contm caractersticas essenciais da compreenso de mundo grega que, posteriormente, se revelaram importantes para o surgimento da filosofia. II. O naturalismo, que se manifesta nas origens da filosofia, j se evidencia na prpria religiosidade grega, na medida em que nem homens nem deuses so compreendidos como perfeitos. III. A humanizao dos deuses na religio grega, que os entende movidos por sentimentos similares aos dos homens, contribuiu para o processo de racionalizao da cultura grega, auxiliando o desenvolvimento do pensamento filosfico e cientfico. IV. O mito foi superado, cedendo lugar ao pensamento filosfico, devido assimilao que os gregos fizeram da sabedoria dos povos orientais, sabedoria esta desvinculada de qualquer base religiosa. Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e II. II e IV. III e IV. I, II e III. I, III e IV.

cada atividade deriva da sua proximidade ou distncia em relao ao seu prprio fim. (PAIXO, Mrcio Petrocelli. O problema da felicidade em Aristteles: a passagem da tica dianotica aristotlica no problema da felicidade. Rio de Janeiro: Ps-Moderno, 2002. p. 33-34.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a tica em Aristteles, considere as afirmativas a seguir. I. O fim ltimo da ao humana consiste na felicidade alcanada mediante a aquisio de honrarias oriundas da vida poltica. II. A tica o estudo relativo excelncia ou virtude prpria do homem, isto , do fim da vida humana. III. Todas as coisas tm uma tendncia para realizar algo, e nessa tendncia encontramos seu valor, sua virtude, que o fim de cada coisa. IV. Uma ao virtuosa aquela que est em acordo com o dever, independentemente dos seus fins. Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e IV. II e III. III e IV. I, II e III. I, II e IV.

02- - Mas a cidade pareceu-nos justa, quando existiam dentro dela trs espcies de naturezas, que executavam cada uma a tarefa que lhe era prpria; e, por sua vez, temperante, corajosa e sbia, devido a outras disposies e qualidades dessas mesmas espcies. - verdade. - Logo, meu amigo, entenderemos que o indivduo, que tiver na sua alma estas mesmas espcies, merece bem, devido a essas mesmas qualidades, ser tratado pelos mesmos nomes que a cidade. (PLATO. A repblica. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. 7 ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1993. p. 190.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a justia em Plato, correto afirmar: a) As pessoas justas agem movidas por interesses ou por benefcios pessoais, havendo a possibilidade de ficarem invisveis aos olhos dos outros. A justia consiste em dar a cada indivduo aquilo que lhe de direito, conforme o princpio universal de igualdade entre todos os seres humanos, homens e mulheres. A verdadeira justia corresponde ao poder do mais forte, o qual, quando ocupa cargos polticos, faz as leis de acordo com os seus interesses e pune a quem lhe desobedece. A justia deve ser vista como uma virtude que tem sua origem na alma, isto , deve habitar o interior do homem, sendo independente das circunstncias externas. Ser justo equivale a pagar dvidas contradas e restituir aos demais aquilo que se tomou emprestado, atitudes que garantem uma velhice feliz.

04- Poder-se-ia [...] acrescentar aquisio do estado civil a liberdade moral, nica a tornar o homem verdadeiramente senhor de si mesmo, porque o impulso do puro apetite escravido, e a obedincia lei que se estatui a si mesma liberdade. (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Trad. de Lourdes Santos Machado. So Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 37.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a liberdade em Rousseau, correto afirmar: a) b) c) As leis condizentes com a liberdade moral dos homens devem atender aos seus apetites. A liberdade adquire sentido para os homens na medida em que eles podem desobedecer s leis. O homem livre obedece a princpios, independentemente de eles tambm valerem para a sociedade. O homem afirma sua liberdade quando obedece a uma lei que prescreve para si mesmo. no estado de natureza que o homem pode atingir sua verdadeira liberdade.

d) e)

b)

c)

d)

e)

03- A busca da tica a busca de um fim, a saber, o do homem. E o empreendimento humano como um todo, envolve a busca de um fim: Toda arte e todo mtodo, assim como toda ao e escolha, parece tender para um certo bem; por isto se tem dito, com acerto, que o bem aquilo para que todas as coisas tendem. Nesse passo inicial de a tica a Nicmacos est delineado o pensamento fundamental da tica. Toda atividade possui seu fim, ou em si mesma, ou em outra coisa, e o valor de

05- na verdade conforme ao dever que o merceeiro no suba os preos ao comprador inexperiente, e quando o movimento do negcio grande, o comerciante esperto tambm no faz semelhante coisa, mas mantm um preo fixo geral para toda a gente, de forma que uma criana pode comprar em sua casa to bem como qualquer outra pessoa. -se, pois servido honradamente; mas isto ainda no bastante para acreditar que o comerciante tenha assim procedido por dever e princpios de honradez; o seu interesse assim o exigia; mas no de aceitar que ele alm disso tenha tido uma inclinao imediata para os seus fregueses, de maneira a no fazer, por amor deles, preo mais vantajoso a um do que outro. (KANT, Immanuel. Fundamentao da metafsica dos costumes. Trad. de Paulo Quintela. So Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 112.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o conceito de dever em Kant, considere as afirmativas a seguir, sobre a ao do merceeiro. I. uma ao correta, isto , conforme o dever. II. moral, pois revela honestidade na relao com seus clientes. III. No uma ao por dever, pois sua inteno egosta. IV. honesta, mas motivada pela compaixo aos semelhantes.
3

Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e II. I e III. II e IV. I, III e IV. II, III e IV.

06- Tudo na natureza age segundo leis. S um ser racional tem a capacidade de agir segundo a representao das leis, isto , segundo princpios, ou: s ele tem uma vontade. Como para derivar as aes das leis necessria a razo, a vontade no outra coisa seno razo prtica. Se a razo determina infalivelmente a vontade, as aes de um tal ser, que so conhecidas como objetivamente necessrias, so tambm subjetivamente necessrias, isto , a vontade a faculdade de escolher s aquilo que a razo independentemente da inclinao, reconhece como praticamente necessrio, quer dizer bom. (KANT, Immanuel. Fundamentao da metafsica dos costumes. Trad. de Paulo Quintela. Lisboa: Edies 70, 1995. p. 47.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a liberdade em Kant, considere as afirmativas a seguir. I. A liberdade, no sentido pleno de autonomia, restringe-se independncia que a vontade humana mantm em relao s leis da natureza. II. A liberdade configura-se plenamente quando a vontade humana vincula-se aos preceitos da vontade divina. III. livre aquele que, pela sua vontade, age tanto objetivamente quanto subjetivamente, por princpios que so vlidos para todos os seres racionais. IV. A liberdade a capacidade de o sujeito dar a si a sua prpria lei, independentemente da causalidade natural. Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e II. II e III. III e IV. I, II e IV. I, III e IV.

entre si. entre si que renunciam, em proveito desse senhor, a todo o direito e toda liberdade nocivos paz. (CHEVALLIER, Jean-Jacques. As grandes obras polticas de Maquiavel a nossos dias. Trad. de Lydia Cristina. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1995. p. 73.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contrato poltico em Hobbes, considere as afirmativas a seguir. I. A renncia ao direito sobre todas as coisas deve ser recproca entre os indivduos. II. A renncia aos direitos, que caracteriza o contrato poltico, significa a renncia de todos os direitos em favor do soberano. III. Os procedimentos necessrios preservao da paz e da segurana competem aos sditos cidados. IV. O contrato que funda o poder poltico visa pr fim ao estado de guerra que caracteriza o estado de natureza. Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e II. I e IV. II e III. I, III e IV. II, III e IV.

07- A escolha dos ministros por parte de um prncipe no coisa de pouca importncia: os ministros sero bons ou maus, de acordo com a prudncia que o prncipe demonstrar. A primeira impresso que se tem de um governante e da sua inteligncia, dada pelos homens que o cercam. Quando estes so eficientes e fiis, pode-se sempre considerar o prncipe sbio, pois foi capaz de reconhecer a capacidade e manter fidelidade. Mas quando a situao oposta, pode-se sempre dele fazer mau juzo, porque seu primeiro erro ter sido cometido ao escolher os assessores. (MAQUIAVEL, Nicolau. O Prncipe. Trad. de Pietro Nassetti. So Paulo: Martin Claret, 2004. p. 136.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre Maquiavel, correto afirmar: a) b) As atitudes do prncipe so livres da influncia dos ministros que ele escolhe para governar. Basta que o prncipe seja bom e virtuoso para que seu governo obtenha pleno xito e seja reconhecido pelo povo. O povo distingue e julga, separadamente, as atitudes do prncipe daquelas de seus ministros. A escolha dos ministros irrelevante para garantir um bom governo, desde que o prncipe tenha um projeto poltico perfeito. Um prncipe e seu governo so avaliados tambm pela escolha dos ministros.

09- Se todos os homens so, como se tem dito, livres, iguais e independentes por natureza, ningum pode ser retirado deste estado e se sujeitar ao poder poltico de outro sem o seu prprio consentimento. A nica maneira pela qual algum se despoja de sua liberdade natural e se coloca dentro das limitaes da sociedade civil atravs do acordo com outros homens para se associarem e se unirem em uma comunidade para uma vida confortvel, segura e pacfica uns com os outros, desfrutando com segurana de suas propriedades e melhor protegidos contra aqueles que no so daquela comunidade. (LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil. Trad. de Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. Petrpolis: Vozes, 1994. p.139.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o contrato social em Locke, considere as afirmativas a seguir. I. O direito liberdade e propriedade so dependentes da instituio do poder poltico. II. O poder poltico tem limites, sendo legtima a resistncia aos atos do governo se estes violarem as condies do pacto poltico. III. Todos os homens nascem sob um governo e, por isso, devem a ele submeter-se ilimitadamente. IV. Se o homem naturalmente livre, a sua subordinao a qualquer poder depender sempre de seu consentimento. Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e II. I e III. II e IV. I, III e IV. II, III e IV.

c) d)

e)

08- Hobbes realiza o esforo supremo de atribuir ao contrato uma soberania absoluta e indivisvel [...]. Ensina que, por um nico e mesmo ato, os homens naturais constituem-se em sociedade poltica e submetem-se a um senhor, a um soberano. No firmam contrato com esse senhor, mas

10- O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acredit-lo. Quantos crimes, guerras, assassnios, misrias e horrores no pouparia ao gnero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos so de todos e que a terra no pertence a ningum!. (ROUSSEAU, JeanJacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. de Lourdes Santos Machado. So Paulo: Nova Cultural, 1997. p. 87.)
4

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento poltico de Rousseau, correto afirmar: a) A desigualdade um fato natural, autorizada pela lei natural, independentemente das condies sociais decorrentes da evoluo histrica da humanidade. A finalidade da instituio da sociedade e do governo a preservao da individualidade e das diferenas sociais. A sociabilidade tira o homem do estado de natureza onde vive em guerra constante com os outros homens. Rousseau faz uma crtica ao processo de socializao, por ter corrompido o homem, tornando-o egosta e mesquinho para com os seus semelhantes. Rousseau valoriza a fundao da sociedade civil, que tem como objetivo principal a garantia da posse privada da terra.

do Rio Grande do Sul e Consulado Geral da Itlia de Porto Alegre, 1964. p. 78.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relao entre filosofia e cincia, correto afirmar: a) b) O conhecimento cientfico, a partir da modernidade, determina o conhecimento filosfico. A cincia antiga obteve maior xito que a cincia moderna pelo fato de ter sido influenciada pela metafsica. A filosofia moderna, por partir da cincia, finalmente atinge a verdade metafsica buscada pelos antigos. A filosofia moderna, quando comparada s suas verses passadas, possui maior aplicabilidade instrumental. A cincia moderna, quando traduzida para o discurso filosfico, resume-se a um conhecimento metafsico.

b) c) d)

c) d)

e)

e)

11- As instncias do Poder, que os cidados acreditavam terem instalado democraticamente, esto, sob o peso da crtica, em vias de perder sua identidade. A opinio no lhes confere mais o certificado de conformidade que a legitimidade deles exige. Jrgen Habermas [...] v nessa situao um problema de regulao. A opinio pblica, abalada em suas crenas mais firmes, no d mais sua adeso s regulaes que o direito constitucional ou, mais amplamente, o direito positivo do Estado formaliza. (GOYARD-FABRE, Simone. O que democracia?. Trad. de Cludia Berliner. So Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 202-203.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre os Estados Democrticos de Direito na contemporaneidade, correto afirmar: a) b) c) d) e) A atual identidade das instncias do poder confirmada pela crtica. Legalidade e legitimidade das instncias de poder so coincidentes nos Estados Democrticos de Direito. A regulao das instituies de poder deve ser independente da opinio pblica. A legitimidade das instncias de poder deve ser baseada no direito positivo. A opinio pblica que deve dar legitimidade s instncias de poder.

14- O mundo real simplesmente uma sucesso de movimentos atmicos em continuidade matemtica. Nessas circunstncias, a causalidade s poderia ser colocada, de maneira inteligvel, nos prprios movimentos dos tomos [...]. Mas que fazer com Deus? Com a derrubada da causalidade final, Deus, como concebido pelo aristotelismo, estava praticamente perdido; negar francamente sua existncia, no entanto, era, poca de Galileu, um passo demasiado radical para que qualquer pensador importante pudesse consider-lo. (BURTT, Edwin Arthur. As bases metafsicas da cincia moderna. Trad. de Jos Viegas Filho e Orlando Arajo Henriques. Braslia: UnB, 1991. p. 78.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Galileu, correto afirmar: a) b) Galileu pretendia construir uma nova metafsica em que a teologia apareceria como princpio ltimo de explicao. Segundo Galileu, tudo o que conhecemos sobre o mundo natural diz respeito natureza ntima da fora, ou de sua essncia. Galileu buscava estabelecer o fundamento das convices a respeito da relao determinante do homem com a natureza. A grandeza revolucionria de Galileu deveu-se a sua atitude de responder questes consideradas para alm do domnio da cincia positiva. O interesse de Galileu estava em mostrar que para todo movimento expressvel matematicamente existe uma causa primria.

c)

d)

12- [...] Aristteles estabelecia antes as concluses, no consultava devidamente a experincia para estabelecimento de suas resolues e axiomas. E tendo, ao seu arbtrio, assim decidido, submetia a experincia como a uma escrava para conform-la s suas opinies. (BACON, Francis. Novum Organum. Trad. de Jos Aluysio Reis de Andrade. 4. ed. So Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 33.) Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a interpretao que Bacon fazia da filosofia aristotlica. a) b) c) A filosofia aristotlica estabeleceu a experincia como o fundamento da cincia. Aristteles consultava a experincia para estabelecer os resultados e axiomas da cincia. Aristteles afirmava que o conhecimento terico deveria submeter-se, como um escravo, ao conhecimento da experincia. Aristteles desenvolveu uma concepo de filosofia que tem como conseqncia a desvalorizao da experincia. Aristteles valorizava a experincia, por consider-la um caminho seguro para superar a opinio e atingir o conhecimento verdadeiro.

e)

d)

15- E quando considero que duvido, isto , que sou uma coisa incompleta e dependente, a idia de um ser completo e independente, ou seja, de Deus, apresenta-se a meu esprito com igual distino e clareza; e do simples fato de que essa idia se encontra em mim, ou que sou ou existo, eu que possuo esta idia, concluo to evidentemente a existncia de Deus e que a minha depende inteiramente dele em todos os momentos da minha vida, que no penso que o esprito humano possa conhecer algo com maior evidncia e certeza. (DESCARTES, Ren. Meditaes. Trad. de Jac Guinsburg e Bento Prado Jnior. So Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 297-298.) Com base no texto, correto afirmar: a) O esprito possui uma idia obscura e confusa de Deus, o que impede que esta idia possa ser conhecida com evidncia. A idia da existncia de Deus, como um ser completo e independente, uma conseqncia dos limites do esprito humano. O conhecimento que o esprito humano possui de si mesmo superior ao conhecimento de Deus. A nica certeza que o esprito humano capaz de provar a existncia de si mesmo, enquanto um ser que pensa. A existncia de Deus, como uma idia clara e distinta, impossvel de ser provada.
5

e)

b)

13- [...] nos tempos antigos era a filosofia que determinava o curso da cincia, o ideal do conhecimento era filosoficamente estipulado; nos tempos modernos, pelo contrrio, o ideal cientfico, fsico, do conhecimento passa a determinar o conhecimento metafsico. (BORNHEIM, Gerd. Galileo Filsofo. In: Estudos sobre Galileo Galilei. Porto Alegre: UFRGS, Secretaria da Educao do Estado

c) d)

e)

16- As experincias e erros do cientista consistem de hipteses. Ele as formula em palavras, e muitas vezes por escrito. Pode ento tentar encontrar brechas em qualquer uma dessas hipteses, criticando-a experimentalmente, ajudado por seus colegas cientistas, que ficaro deleitados se puderem encontrar uma brecha nela. Se a hiptese no suportar essas crticas e esses testes pelo menos to bem quanto suas concorrentes, ser eliminada. (POPPER, Karl. Conhecimento objetivo. Trad. de Milton Amado. So Paulo: Edusp & Itatiaia, 1975. p. 226.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre cincia e mtodo cientfico, correto afirmar: a) O mtodo cientfico implica a possibilidade constante de refutaes tericas por meio de experimentos cruciais. A crtica no meio cientfico significa o fracasso do cientista que formulou hipteses incorretas. O conflito de hipteses cientficas deve ser resolvido por quem as formulou, sem ajuda de outros cientistas. O mtodo crtico consiste em impedir que as hipteses cientficas tenham brechas. A atitude crtica um empecilho para o progresso cientfico.

e)

humanizao. Tanto a imagem quanto o texto enaltecem a inevitvel instrumentalizao das relaes humanas nas sociedades contemporneas.

b) c) d) e)

18- [...] no ofcio do poeta narrar o que aconteceu; , sim, o de representar o que poderia acontecer, quer dizer: o que possvel segundo a verossimilhana e a necessidade. Com efeito, no diferem o historiador e o poeta por escreverem verso ou prosa [...] diferem, sim, em que diz um as coisas que sucederam, e outro as que poderiam suceder. Por isso a poesia algo de mais filosfico e mais srio do que a histria, pois refere aquela principalmente o universal, e esta o particular. (ARISTTELES. Potica. Trad. de Eudoro de Souza. So Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 209.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a esttica em Aristteles, correto afirmar: a) A poesia uma cpia imperfeita, realizada no mundo sensvel, sob a inspirao das musas e distante da verdade. Os poetas, de acordo com a sua ndole, representam pessoas de carter elevado, como ocorre na tragdia, ou homens inferiores, como na comdia. A poesia deve ser fiel aos acontecimentos histricos e considerar os fatos em sua particularidade. A poesia deve a sua origem histria e a compreenso daquela supe o entendimento da prpria natureza do ser humano. A imitao, que ocorre na tragdia, representa uma ao completa e de carter elevado, de uma forma narrativa e no dramtica.

b)

17- Analise a figura a seguir.

c) d)

e)

Chaplin. Tempos Modernos. (Disponvel em: <http://adorocinema. cidadeinternet.com.br/filmes/temposmodernos/temposmodernos01.jpg> Acesso em: 8 ago. 2004.)

Parece que enquanto o conhecimento tcnico expande o horizonte da atividade e do pensamento humanos, a autonomia do homem enquanto indivduo, a sua capacidade de opor resistncia ao crescente mecanismo de manipulao das massas, o seu poder de imaginao e o seu juzo independente sofreram aparentemente uma reduo. O avano dos recursos tcnicos de informao se acompanha de um processo de desumanizao. Assim, o progresso ameaa anular o que se supe ser o seu prprio objetivo: a idia de homem. (HORKHEIMER, Max. Eclipse da razo. Trad. de Sebastio Ucha Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976. p. 6.) Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre racionalidade instrumental, correto afirmar: a) A imagem de Chaplin est de acordo com a crtica de Horkheimer: ao invs de o progresso e da tcnica servirem ao homem, este se torna cada vez mais escravo dos mecanismos criados para tornar a sua vida melhor e mais livre. A imagem e o texto remetem idia de que o desenvolvimento tecnolgico e o extraordinrio progresso permitiram ao homem atingir a autonomia plena. Imagem e texto apresentam o conceito de racionalidade que est na estrutura da sociedade industrial como viabilizador da emancipao do homem em relao a todas as formas de opresso. Enquanto a imagem de Chaplin apresenta a autonomia dos trabalhadores nas sociedades contemporneas, o texto de Horkheimer mostra que, quanto maior o desenvolvimento tecnolgico, maior o grau de

19- A indstria cultural no cessa de lograr seus consumidores quanto quilo que est continuamente a lhes prometer. A promissria sobre o prazer, emitida pelo enredo e pela encenao, prorrogada indefinidamente: maldosamente, a promessa a que afinal se reduz o espetculo significa que jamais chegaremos coisa mesma, que o convidado deve se contentar com a leitura do cardpio. [...] Cada espetculo da indstria cultural vem mais uma vez aplicar e demonstrar de maneira inequvoca a renncia permanente que a civilizao impe s pessoas. Oferecer-lhes algo e ao mesmo tempo priv-las disso a mesma coisa. (ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento. Trad. de Guido Antnio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 130-132.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre indstria cultural em Adorno e Horkheimer, correto afirmar: a) A indstria cultural limita-se a atender aos desejos que surgem espontaneamente da massa de consumidores, satisfazendo as aspiraes conscientes de indivduos autnomos e livres que escolhem o que querem. A indstria cultural tem um desempenho pouco expressivo na produo dos desejos e necessidades dos indivduos, mas ela eficiente no sentido de que traz a satisfao destes desejos e necessidades. A indstria cultural planeja seus produtos determinando o que os consumidores desejam de acordo com critrios mercadolgicos. Para atingir seus objetivos comerciais, ela cria o desejo, mas, ao mesmo tempo, o indivduo privado do acesso ao prazer e satisfao prometidos. O entretenimento que veculos como o rdio, o cinema e as revistas proporcionam ao pblico no pode ser entendido como forma de explorao dos bens culturais, j que a cultura est situada fora desses canais. A produo em srie de bens culturais padronizados permite que a obra de arte preserve a sua capacidade de ser o suporte de manifestao e realizao do desejo: a cada nova cpia, a crtica se renova.

b)

c)

b)

d)

c)

e)

d)

20- A diverso o prolongamento do trabalho sob o capitalismo tardio. Ela procurada por quem quer escapar ao processo de trabalho mecanizado, para se pr de novo em condies de enfrent-lo. Mas, ao mesmo tempo, a mecanizao atingiu um tal poderio sobre a pessoa em seu lazer e sobre a sua felicidade, ela determina to profundamente a fabricao das mercadorias destinadas diverso, que esta pessoa no pode mais perceber outra coisa seno as cpias que reproduzem o prprio processo de trabalho. (ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento. Trad. de Guido Antnio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p.128.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre trabalho e lazer no capitalismo tardio, em Adorno e Horkheimer, correto afirmar: a) H um crculo vicioso que envolve o processo de trabalho e os momentos de lazer. Com o objetivo de fugir do trabalho mecanizado e repor as foras, o indivduo busca refgio no lazer, porm o lazer se estrutura com base na mesma lgica mecanizada do trabalho. Apesar de se apresentarem como duas dimenses de um mesmo processo, lazer e trabalho se diferenciam no capitalismo tardio, na medida em que o primeiro o espao do desenvolvimento das potencialidades individuais, a exemplo da reflexo. Mesmo sendo produzidas de acordo com um esquema mercadolgico que fabrica cpias em ritmo industrial, as mercadorias acessadas nos momentos de lazer proporcionam ao indivduo plena diverso e cultura. Tanto o trabalho quanto o lazer preservam a autonomia do indivduo, mesmo nos processos de mecanizao que caracterizam a fabricao de mercadorias no capitalismo tardio. As atividades de lazer no capitalismo tardio, como o cinema e a televiso, so caminhos para a politizao e aquisio de cultura pelas massas, aproximando-as das verdadeiras obras de arte.

b)

c)

d)

e)

22- As trs heranas culturais que formaram a Idade Mdia a romana, a germnica e a crist tinham preconceito em relao ao trabalho. Na sociedade escravocrata romana privilegiava-se a dedicao aos prazeres materiais e s coisas do esprito (poesia, filosofia, msica); a sociedade germnica valorizava a riqueza obtida pela conquista; j o pensamento cristo identificava o trabalho ao resgate do pecado original. (Adaptado de: FRANCO JR., Hilrio. Cocanha. So Paulo: Companhia das Letras, 1998.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o trabalho no medievo, considere as afirmativas a seguir. I. As obrigaes dos camponeses variavam conforme a sua condio jurdica (livres, escravos ou servos), mas o sculo XI caracterizou-se pela servido no Ocidente europeu, o que implicou em obrigaes como a corvia e o pagamento de vrias taxas. II. O trabalho no era condizente com a formao da nobreza. Suas riquezas provinham da explorao dos patrimnios herdados, principalmente terras, e da pilhagem resultante dos conflitos militares. III. O movimento campons da jacquerie pretendeu a abolio do trabalho, a liberdade de expresso nos assuntos polticos e religiosos e o estabelecimento de um governo comunal. IV. A partir do progresso agrcola entre os sculos XI e XII, a populao, de modo geral, passou a se alimentar mais e melhor, o que possibilitou o crescimento demogrfico e o sucessivo dinamismo comercial. V. A ascenso da burguesia, ao final da Idade Mdia, intensificou a rejeio ao trabalho, o que se evidencia no crescimento de movimentos anarquistas nos meios urbanos. Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I, II e III. I, II e IV. I, III e V. II, IV e V. III, IV e V.

HISTRIA 21- Com o fim do domnio gentlico sobre a terra, os parentes mais prximos do pater apropriaram-se das terras mais ricas, passando a ser conhecidos como euptridas (os bem nascidos). O restante da terra foi dividido entre os georgoi (agricultores); os mais prejudicados por esta diviso foram os thetas (marginais), excludos da partilha. Os novos grupos sociais, a propriedade privada da terra e o surgimento dos demos marcaram o advento da plis (cidadeestado) grega. Sobre a plis grega, correto afirmar: a) Em razo da abundncia de terras na plis, os excedentes populacionais balcnicos continuaram a lutar por terras em torno da acrpole. O poder ampliado do pater na administrao da famlia e da casa enfraqueceu o individualismo, pois beneficiou igualmente filhos e parentes distantes na partilha dos bens. Os georgoi produziram grandes riquezas em suas terras devido s boas colheitas e, com isso, despertaram a cobia dos euptridas. Com a plis, o urbano constituiu-se como a base da sociedade e seu elemento de unio, e a cidadeestado passou a ser liderada por um conselho de euptridas. Os demiurgos tornaram-se o grupo social dominante em cada plis, compartilhando o poder poltico com os euptridas.

23- Analise a figura a seguir.

b)

c)

d)

BRUEGHEL, Pieter (o Velho). Batalha entre o carnaval e a quaresma, Pintura, 1559.

e)

Com base na figura e nos conhecimentos sobre a Modernidade, correto afirmar que a pintura: a) Representa, com ironia, as disputas religiosas entre catlicos e protestantes, desencadeadas pela Reforma Luterana. Registra o descontentamento e a revolta dos camponeses germnicos com a opresso servil imposta pela Igreja Catlica. Apresenta, com realismo, os movimentos herticos que contestavam a Igreja e pregavam o desapego aos bens materiais. Representa a indignao dos intelectuais ligados Igreja Catlica, os quais, sob a influncia do Humanismo, acusavam o alto clero de prticas imorais. Registra uma cena cotidiana de atividades industriais realizadas no centro dos pequenos burgos europeus em crescimento.

b)

assim como de uma tradio republicana que fundava as instituies polticas na ao e na vontade de homens livres." (MOURA, Gerson. Estados Unidos e Amrica Latina. So Paulo: Contexto, 1991. p. 11.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a colonizao das Amricas anglo-saxnica, portuguesa e hispnica, correto afirmar: a) As colonizaes das Amricas estiveram fortemente marcadas por uma cultura urbana, sendo que, desde o incio, a penetrao rumo ao interior e a fundao de cidades, com suas instituies polticas, foram os aspectos que as aproximaram. A colonizao da Amrica anglo-saxnica recebeu famlias camponesas pobres endividadas, burguesas ou nobres, vtimas de perseguies poltico-religiosas; no entanto, em ambos os casos, colonizar foi sinnimo de dominao econmica, poltica e religiosa. As concepes polticas e religiosas semelhantes nas colonizaes das Amricas foram decisivas para estruturar modelos de desenvolvimento similares, de valorizao das capacidades individuais. Na Amrica hispnica e portuguesa, a adoo da escravido negra e do catolicismo subverteu o modo de colonizar ibrico e explica os eficientes processos de emancipao poltica nos diferentes pases latinoamericanos. Ao contrrio dos povos que colonizaram a Amrica anglo-saxnica, aqueles que colonizaram as Amricas hispnica e portuguesa foram incapazes de desenvolv-las economicamente, em razo das disposies naturais adversas nelas encontradas, a exemplo do clima e das condies geogrficas.

c)

d)

b)

e)

24- Se, s vezes, estranhas famlias desembarcam como uma pobre mulher de Granada, com um filho e quatro filhas das quais uma vai cair nos braos de Hernn Corts , aqueles que chegam so, em sua maioria, homens ss, solteiros ou casados que deixaram mulher, amante e filhos na Espanha. Como a astcia e a teimosia, a juventude e a mobilidade do a quem sobreviver e enriquecer atributos indispensveis. Las Casas est com dezoito anos, Bernal Daz e Corts com dezenove, quando atravessam o Atlntico. O futuro conquistador do Mxico responde a um amigo que prope que permanea na Hispaniola e que aceite ficar l por pelo menos cinco anos para aproveitar dos privilgios reservados aos residentes (vecinos): Nem nesta ilha, nem em nenhuma outra, no tenho a inteno nem o pensamento de ficar por muito tempo; por isto que no ficarei aqui nestas condies. (GRUZINSKI, Serge; BERNARD, Carmen. Histria do Novo Mundo. Trad. Cristina Murachco. So Paulo: EDUSP, 1997. p. 294.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Conquista e a Colonizao da Amrica, considere as afirmativas a seguir. I. Os conquistadores, na sua maioria, eram filhos caulas de famlias de mdia, pequena e bem pequena nobreza que conheceram em suas casas o modo de vida aristocrata, com as ambies que a terra de Espanha no podia mais alimentar. II. As vilas, muitas vezes miserveis, que deveriam reter e fixar os recm-chegados, revelaram-se lugar de descanso provisrio at que conseguissem, em outro lugar, um destino melhor, ndios e ouro. III. Os casamentos de espanhis com mulheres indgenas acrescentaram s sociedades americanas elementos estveis e integradores, suficientes para constituir o ncleo de um mundo futuro. IV. Naquela fronteira americana do mundo ocidental, os conquistadores organizaram suas vidas de maneira estvel, fixando suas famlias e cultivando a terra para a produo de especiarias exportveis. Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e II. I e III. III e IV. I, II e IV. II, III e IV.

c)

d)

e)

26- "A independncia poltica e a formao dos Estados Nacionais na Amrica Latina ocorreram a partir do rompimento do Sistema Colonial e foram dirigidos por setores dominantes da Colnia descontentes com a impossibilidade de usufruir as novas vantagens que o capitalismo do novo sculo lhes oferecia. Portanto, essas caractersticas peculiares distanciam o processo latinoamericano do processo pelo qual a Europa passou." (PRADO, Maria Lgia Coelho. A formao das naes latino-americanas. So Paulo: Atual, 1994. p. 2.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a formao das naes latino-americanas, correto afirmar: a) Na Amrica Latina, a premissa bsica para a formao dos Estados Nacionais foi o consenso a respeito da necessidade de um poder monrquico que ordenasse a vida poltica de cada um dos jovens pases. As naes latino-americanas foram o resultado de concepes poltico-econmicas e de elementos culturais, tais como a lngua e a religio, herdados da Espanha e de Portugal. A Amrica Latina passou pelo mesmo processo de espoliao que a Europa viveu durante o sculo XV, quando das invases brbaras, no entanto rompeu os vnculos econmicos da poca colonial. Os Estados Nacionais da Amrica Latina constituram-se pela atuao poltica da burguesia local, enquanto classe dominante, em oposio doutrina liberal europia e norte-americana. A formao das naes latino-americanas consolidouse pelo desenvolvimento tecnolgico e econmico capitalista, voltado para o mercado externo, que destruiu a economia rural tradicional.

b)

c)

d)

e)

25- " bem verdade que outros colonizadores europeus estavam tambm ocupando espaos, mas impressiona no caso da Amrica inglesa, a velocidade assim como a variedade das formas de ocupao e de atividades econmicas. Impressiona tambm a convico de um direito divino, assim como de uma misso especial desse povo na Amrica. Essa crena na prpria excepcionalidade resultava de uma tradio religiosa (puritana) que realava a realizao da virtude individual,

27- Leia os documentos a seguir. Sua Sagrada Majestade El-Rei de Portugal promete, tanto em seu prprio Nome, como no nome de Seus Sucessores, admitir para sempre, de aqui em diante, no Reino de Portugal os panos de l e mais as fbricas de lanifcio de Inglaterra, como era costume at os tempos em que foram proibidos pelas leis, no obstante qualquer condio em contrrio. (Tratado de Methuen, entre Inglaterra e Portugal, em 1703. Disponvel em: <http://historiaaberta.com.sapo.pt//lib/doc002 .htm.> Acesso em: 30 set. 2004.) Eu a rainha fao saber aos que este alvar virem [...] que sendo-me presente o grande nmero de fbricas e manufaturas que [...] tm se difundido em diferentes capitanias do Brasil, com grave prejuzo da cultura, e da lavoura, e da explorao das terras minerais naquele vasto continente; porque havendo uma grande e conhecida falta de populao, evidente que, quanto mais se multiplicar o nmero de fabricantes, mais diminuir o dos cultivadores; [...] hei por bem ordenar que todas as fbricas, manufaturas ou teares [...] excetuando-se to somente aqueles [...] em que se tecem, ou manufaturam, fazendas grossas de algodo, que servem para o uso e vesturio de negros, para enfardar, para empacotar, [...]; todas as mais sejam extintas e abolidas por qualquer parte em que se acharem em meus domnios do Brasil. (Alvar de Dona Maria I sobre a manufatura no Brasil, em 1785. Disponvel em: <http://www.webhistoria.com.br> Acesso em: 30 set. 2004.) Com base nos documentos, correto afirmar: a) Ao contrrio da Inglaterra, a manufatura no se desenvolveu no Brasil devido ausncia de vocao para a industrializao. As restries da metrpole ao desenvolvimento manufatureiro no Brasil justificaram-se pela concorrncia dos produtos ingleses, considerados de melhor qualidade. No sculo XVIII, a Coroa portuguesa aumentou o controle sobre a Colnia enquanto submeteu o seu reino aos interesses comerciais ingleses. As medidas proibitivas dos portugueses contra as manufaturas da Colnia representaram um afrouxamento no monoplio comercial, favorecendo os setores rurais. No sculo XVIII, Portugal e Inglaterra adotaram medidas conjuntas visando estimular a produo e o comrcio das manufaturas em suas respectivas colnias.

c)

d)

e)

Por serem inconstitucionais, a coroao e a sagrao distanciaram-se da necessidade de afirmao de um passado real ou de uma tradio imperial. A coroao de D. Pedro II diluiu as dificuldades polticas das Regncias, consolidando e estabilizando as instituies monrquicas brasileiras. A subida do Imperador ao trono representou o fim da influncia francesa na cultura brasileira e a adoo de um estilo de vida, por parte da Corte, sbrio e austero.

29- Analise a figura a seguir.

AGOSTINI, ngelo. Revista Ilustrada. In: Retrato do Brasil. So Paulo: Editora Trs / Poltica Editora, s.d. fascculo 10. p. 110.

b)

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre o processo abolicionista no Brasil, correto afirmar: a) Agostini satiriza a disputa entre fazendeiros e industriais brasileiros pela contratao da mo-de-obra negra como assalariada aps a Abolio. Para as elites, os ex-escravos seriam os mais capazes para o trabalho na agricultura e na indstria. A imagem representa a disputa entre fazendeiros e parlamentares para ficar com as glrias pela aprovao da primeira lei de abolio da escravido na Amrica Latina. Agostini critica as estratgias das elites dirigentes, proprietrios de terras e escravos, utilizadas para protelar o fim do trabalho escravo, no contexto da atuao dos movimentos abolicionistas. Agostini apresenta uma crtica campanha inglesa contra a abolio da escravido, retratando o vigoroso embate entre abolicionistas brasileiros e comerciantes ingleses radicados no Brasil. A imagem aponta para os embates entre abolicionistas e representantes das camadas populares que, organizadas em clubes, comits e confederaes, empenharam-se para impedir a libertao dos escravos no Brasil.

c)

d)

b)

e)

c)

28- Devo dizer, a bem da verdade, que a Corte ostentou nessa ocasio um luxo em quipages, em librs e em mobilirio de toda espcie, realmente espantoso neste pas, onde os recursos so muito limitados, onde outrora tudo faltava, e onde h pouco e, por assim dizer, nenhum precedente; [...] o golpe de vista no momento em que o Imperador se apresentou ao povo de balaustrada da Varanda era magnfico e possivelmente incomparvel por causa da natureza do local. (Baro Daiser em sua correspondncia ao prncipe Metternich Apud SCHWARCZ, Lilia M. As barbas do imperador: D. Pedro, um monarca nos trpicos. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 83.) A descrio do baile de sagrao e coroao do imperador D. Pedro II retrata o espetculo do acontecimento e seu significado para o Brasil do sculo XIX. Sobre o tema, correto afirmar: a) A sagrao teve seu lado instrumental, com ela as elites recolocavam um Imperador como smbolo da nao e encontravam na monarquia um sistema necessrio de arbitramento entre elas. A riqueza do ritual e a fora de sua divulgao restringiram-se s elites, logo, no imaginrio popular, a mstica do pequeno rei brasileiro passou despercebida.

d)

e)

b)

30- A cincia e a cultura so processos histricos que caminham juntos. A cultura escolar no mundo ocidental apresenta um conjunto de formalidades no processo de transmisso do saber, em que os alunos adquirem habilidades e competncias necessrias formao, tanto profissional quanto cultural. Ou seja, a escolarizao fundamental para se ter acesso cincia e cultura. Assim, uma poltica de ensino associa-se a uma poltica cultural forte. O objetivo transformar crianas e jovens em cidados e futuros trabalhadores competentes e socializados em conformidade com um projeto nacional, seja ele democrtico ou imposto por uma minoria. Enfim, ao pretender a unificao de uma nao, a escola tem papel determinante em torno de uma cultura que produzida por ela, independemente das diversidades sociais, culturais e religiosas. (Adaptado de: WARNIER, Jean-Pierre. A mundializao da cultura. Bauru: EDUSC, 2000. p. 103-104.)
9

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relaes entre cincia e cultura no Ocidente, correto afirmar: a) A cincia ocidental praticada de diferentes modos, condicionada pelas determinaes de um projeto nacional, seja ele democrtico ou autoritrio. A escola para crianas e jovens incapaz de produzir cincia, pois a cultura escolar no Ocidente est desvinculada do princpio do conhecimento cientfico. A cincia ocidental tem pouca vocao para a universalidade, uma vez que as prticas cientficas, mtodos e experincias definem-se por suas particularidades. A cincia e a cultura tm funes diferentes e especficas na formao do indivduo-cidado. Por essa razo, elas se excluem no processo da formao escolar nos sistemas de ensino no Ocidente. As naes modernas desenvolveram o campo da cincia, da educao e da cultura para poder produzir conhecimentos, visando desenvolver habilidades e competncias.

Com base no texto sobre o tema violncia e revoluo, correto afirmar: a) A violncia em muitos casos se explica pela ausncia da ao poltica, que uma forma de equacionar problemas e conflitos nas relaes de poder. Diante da violncia absoluta, tudo se cala: os homens, a poltica e as instituies, menos as leis. As guerras e as revolues so fenmenos polticos essencialmente marcados por violncia. O conceito de poltica no texto ilustra bem a idia de que poder e violncia no se separam, sendo, por isso, fatos intrnsecos. Para a autora, a violncia est impregnada de modo irreversvel no campo poltico.

b)

b) c) d)

c)

d)

e)

e)

33- Analise a figura a seguir.

31- Nos anos 30, houve uma famosa polmica entre Wilson Batista e Noel Rosa, caracterizada nas letras dos sambas que compuseram. Meu chapu de lado / tamanco arrastando / leno no pescoo / navalha no bolso / eu passo gingado / provoco e desafio / tenho orgulho / em ser to vadio / sei que falam deste meu proceder / eu vejo quem trabalha / andar no miser. (Leno no pescoo, 1933, Wilson Batista.) Malandro palavra derrotista / que s serve pra tirar / todo o valor do sambista / proponho ao povo civilizado / no te chamar de malandro / e sim de rapaz folgado. (Rapaz folgado, 1938, Noel Rosa.) Com base nas letras dos sambas e nos conhecimentos sobre aquele perodo, correto afirmar: a) As letras pem em evidncia os novos procedimentos e a nova moda que pretendiam ditar regras aos artistas, ansiosos por alcanar o sucesso, e ensinam as formas de burlar os preconceitos sociais. Noel Rosa expe a origem do malandro, exaltando sua forma de vida contestadora poca, enquanto Wilson Batista valoriza os comportamentos individuais necessrios sua aceitao social. O samba Leno no pescoo expe as reivindicaes da classe operria no perodo getulista, enquanto o samba Rapaz folgado faz uma crtica penetrao de uma cultura civilizadora no samba, contrria vadiagem. Os sambas problematizam a hierarquizao entre as atuaes artstica, profissional e amadora, sendo que Noel mais enftico em sua crtica aos valores culturais e sociais que pretendiam disciplinar o malandro. Os compositores apresentam, de modo crtico e jocoso, a atitude daqueles que viviam em bairros pobres e favelas das grandes cidades, portadores de uma cultura prpria e contestadora.
Caricatura de Churchill. Jornal Comunista Imprensa Popular, 1955, autor desconhecido.

b)

c)

Em maro de 1946, Churchill, Primeiro Ministro da Inglaterra, em visita aos EUA, fez um discurso afirmando que sobre a Europa havia descido uma cortina de ferro e que muitos pases estavam se subordinando a uma esfera sovitica. Prosseguia: No creio que a Rssia deseja a guerra. O que deseja so os frutos da guerra e uma expanso indefinida de seu poder e doutrina. Os interesses econmicos e as diferenas ideolgicas entre os dois blocos que surgiram no ps-guerra no poderiam ficar imunes aos conflitos que estavam por vir. Era o incio da Guerra Fria. (Adaptado de: SECO, Javier Fisac. La caricatura poltica en la Guerra Fria (1946-1963). Valncia: Universidad de Valncia, 2003. p.1.) Com base na caricatura, no texto, e nos conhecimentos sobre a Guerra Fria, correto afirmar: a) No ps-guerra, artistas de diferentes tendncias culturais foram impedidos de divulgar seus trabalhos e apresentar suas leituras crticas sobre o perodo. A caricatura e o texto acentuam a postura pacfica dos EUA em face da Guerra Fria e do fortalecimento do Bloco Sovitico. O texto enfatiza o fato de que a Guerra Fria inviabilizou a Coexistncia Pacfica, na medida em que os confrontos ideolgicos impediram o estabelecimento de relaes diplomticas e de acordos entre os blocos. Caricatura e texto indicam que a Guerra Fria pode ser sintetizada na trade: polarizao ideolgica, equilbrio nuclear e reas de influncia. A caricatura, produzida por militantes sindicais capitalistas, apresenta Churchill despreocupado com os movimentos revolucionrios vitoriosos na Europa Oriental.

d)

e)

b)

c)

32- [...] certo que nem mesmo as guerras, e muito menos as revolues, so sempre inteiramente marcadas pela violncia. Onde quer que a violncia domine de forma absoluta, como, por exemplo, nos campos de concentrao dos regimes totalitrios, no apenas as leis [...] mas tudo e todos devem permanecer em silncio. em virtude desse silncio que a violncia um fenmeno marginal no campo poltico, pois o homem, na medida em que um ser poltico, est dotado do poder da fala [...] (ARENDT, Hannah. Da Revoluo. Braslia: UNB, 1988. p.15.)

d)

e)

10

34- Analise a figura a seguir.

A imprensa contribuiu para a revolta da opinio pblica americana, ao divulgar imagens da guerra e oferecer espao aos movimentos pacifistas. III. The Terror of War documenta a dor e o desespero dos sul-vietnamitas aps o uso, pelos americanos, de armas qumicas como o napalm. IV. A superioridade tecnolgica norte-americana e o apoio dos camponeses, enriquecidos sob o domnio colonial francs, foram decisivos para a vitria dos EUA na Guerra. Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e IV. II e III. II e IV. I, II e III. I, III e IV.

II.

HARDING, Robert. A televiso. In: HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve sculo XX, 1914-1991. So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

36- Leia o texto a seguir. A educao um processo que se alinha com as transformaes da vida material das naes, como ocorreu com a Inglaterra, a partir da Revoluo de 1640; com a Alemanha em 1870; e com os franceses que, aps 150 anos da primeira revoluo inglesa (1640), seguem trajetrias histricas semelhantes. Esses pases implantaram a universalizao do ensino e a secularizao do conhecimento cientfico, multiplicando os valores da cidadania. A Revoluo de 1789 lanou as bases do mundo contemporneo atravs de mudanas estruturais na produo capitalista no campo dos diferentes saberes, da cultura e da educao, agora estendidas a todas as crianas e jovens. ingenuidade supor que educao, cultura e cincia acontecem por simples coincidncia junto aos processos econmicos, polticos e sociais dessas naes. Tambm, no se pode ver esse fenmeno apenas como uma causalidade do processo de expanso do capitalismo. Na verdade, a universalizao do ensino, a expanso da cultura e da cincia foram estratgias implementadas por interesses polticos, econmicos e militares. Em suma, foi uma revoluo para superar os obstculos e a antiga ordem que mantinham a sociedade prisioneira, com uma existncia fechada e quase imvel. (Adaptado de: RIBEIRO, Sergio Costa. Construir o saber. Revista Veja. So Paulo, ed. especial 25 anos, p. 207-217, 1993.) Com base nos exemplos do texto sobre as revolues educacionais e culturais ocorridas em outros pases, considere as seguintes afirmativas para o caso brasileiro. I. O Brasil precisa fazer sua revoluo educacional, pois, apesar de j ter rompido com o modelo educacional religioso de sua origem colonial portuguesa e de ter promovido a universalizao do ensino, ainda falta proporcionar um maior acesso s conquistas culturais e cientficas. II. Com a chegada dos Jesutas, a educao no Brasil direcionou-se preparao da populao para desenvolver habilidades e competncias no campo da cultura, educao e cincia. III. Nos dias atuais, a sobrevivncia econmica do Brasil est associada competncia da mo-deobra. Assim, a educao fundamental e mdia, principalmente o domnio do idioma, da matemtica e das cincias, considerado condio essencial para o desenvolvimento econmico e social. IV. Na dcada de 1950, o Brasil passou por um acelerado processo de substituio de importaes. Para isso, foi necessria uma revoluo no campo da educao de massas.

Com base na fotografia e nos conhecimentos sobre as transformaes sociais ocorridas nos pases ocidentais a partir da dcada de 1950, correto afirmar: a) Os meios de comunicao de massa, como a televiso, reforaram a convivncia e o lazer dos diferentes grupos sociais nos espaos pblicos. O modelo da famlia nuclear ocidental clssica, o casal casado com filhos, fortaleceu-se com a revoluo provocada pela introduo da tecnologia domstica, que determinou uma convivncia harmoniosa entre os seus membros. A aquisio de eletrodomsticos, at mesmo pelas famlias mais pobres, reforou a dominao masculina sobre a mulher no espao domstico, tornando-a um apndice do marido e da casa. O espao domstico e, conseqentemente, a sociabilidade familiar foram alterados em razo da introduo dos aparelhos eletroeletrnicos nos lares, tais como televiso e geladeira. A cultura consumista e individualista associada introduo de aparelhos tecnolgicos domsticos foram determinantes para a estabilizao das relaes entre os sexos e geraes.

b)

c)

d)

e)

35- Analise a figura a seguir.

Disponvel em: <www.bbc.co.uk.> Acesso em: 15 ago. 2004.

Esta foto de Huynh Ut, chamada de The Terror of War (O Terror da Guerra), ganhou o Prmio Pulitzer em 1973 e tornou-se uma das clebres imagens do sculo XX, ao mostrar a menina Kim Phuc fugindo durante um ataque americano na Guerra do Vietn. Com base na fotografia e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. A Guerra do Vietn foi a primeira a ter cobertura televisiva em tempo real, transmitida diretamente das frentes de batalha.

11

Esto corretas apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e II. I e III. III e IV. I, II e IV. II, III e IV. d)

e)

37- Analise a figura a seguir.

Estados Nacionais. A internacionalizao do capital, representada pela supremacia monetria do dlar, tem gerado conflito com as polticas pblicas realizadas pelas corporaes transnacionais. Os ganhos de capital tornam-se isentos de taxao e passam a circular livremente pelos bancos internacionais.

39- H um limite pelos padres civilizacionais j alcanados, para a instaurao dessa barbrie na vida cotidiana de grandes massas. (NETTO, Jos Paulo. Repensando o balano do neoliberalismo. In: SADER, E. e GENTILI, P. (Orgs.). Ps-neoliberalismo: as polticas sociais e o estado democrtico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. p.32.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre os processos de excluso social na contemporaneidade, correto afirmar: a) As sociabilidades que o processo civilizatrio produziu at o momento impedem que as situaes de excluso social fiquem ainda mais degradadas. A sociedade atingiu seu mais alto grau de degradao pelos limites do capitalismo, e o combate excluso social torna-se uma tarefa da ordem socialista. As polticas de combate excluso social, sob responsabilidade do Estado, chegaram exausto, por isso faz-se necessrio um apelo iniciativa privada e sociedade civil organizada. A excluso social uma realidade exclusiva da ordem capitalista e sua superao depende da proposio de aes contrrias a uma ordem democrtica. A excluso social atingiu patamares alarmantes que levaram o Banco Mundial a monitorar polticas para conter os custos sociais desse processo.

b)
G, Luis. Folha de So Paulo. So Paulo, 28 jun. 1980. p. 2.

O cartunista G representa as relaes entre o governo e a inflao no ps-1964. Com base na charge e nos conhecimentos sobre a economia brasileira e suas repercusses no perodo (1964/1982), correto afirmar: a) A viso econmica neoliberal dos governos militares favoreceu a entrega dos principais setores da economia, tais como energia, telefonia e transportes, s multinacionais, resultando numa situao de hiperinflao, que retraiu a indstria nacional. O ministro da Fazenda, Delfim Neto, para estabelecer o controle da inflao, promoveu a estagnao da economia brasileira, que resultou em crescimento negativo do Produto Interno Bruto (PIB). Os planos econmicos editados poca, com o objetivo de controlar a inflao, tiveram como resultado a implementao de uma poltica de redistribuio de renda bem sucedida. O ministro da Fazenda Delfim Neto utilizava-se de mtodos pouco convencionais para o controle dos ndices da inflao, como forma de convencer os diversos setores da economia sobre a continuidade do milagre econmico. Autonomia de gesto para o mercado foi a palavra de ordem do ministro Delfim Neto no combate inflao e, para isso, no mediu esforos para derrubar os setores organizados da sociedade brasileira contrrios conduo da sua poltica econmica.

c)

d)

e)

b)

c)

d)

e)

40- T relampiano, cad Nenm? T vendendo drops no sinal pra algum. [...] Todo dia dia, toda hora hora, / Nenm no demora pra se levantar / Me lavando roupa, pai j foi embora, / E o caula chora pra se acostumar / Com a vida l de fora do barraco, / Ai que endurecer um corao to fraco, / Pra vencer o medo do trovo, Sua vida aponta a contramo. Tudo to normal, todo tal e qual, / Nenm no tem hora pra ir se deitar, / Me passando roupa do pai de agora, / De um outro caula que ainda vai chegar, / mais uma boca dentro do barraco, / Mais um quilo de farinha do mesmo saco, / Para alimentar um novo Joo Ningum, / E a cidade cresce junto com Nenm. (Composio de Lenine. Relampiano. lbum Na presso. BMG, 1999.) O debate em torno das condies de vida das crianas e jovens est na ordem do dia. Com base na letra da cano e nos conhecimentos sobre o tema, correto afirmar: a) Para o compositor a infncia abandonada um estado natural, cuja conexo com o mundo do trabalho na rua facilita a transio para a vida adulta. A frase Ai que endurecer um corao to fraco / Pra vencer o medo do trovo uma crtica velada viso romntica da infncia, que apregoava a inocncia e a livre criao dos filhos de famlias pobres. Os Nenns vendendo drops nos sinais das grandes cidades, que abandonam seus lares de dia s retornando para dormir, formam uma subcultura autnoma e de rejeio ao mundo do adulto. Ao afirmar que a cidade cresce com Nenm, o compositor reconhece que as estratgias do Estado para coibir a perambulao das crianas pelas ruas so eficazes, tornando-as indivduos que progridem junto com as cidades. A crise da famlia, a inadequao do lar, as deficincias da escola, o mundo da criminalidade e da pobreza so mais um quilo de farinha do mesmo saco que produzem a realidade dessa infncia no Brasil.
12

38- No atual contexto de internacionalizao das decises e de incrvel mobilidade de grandes massas de capitais que, em geral, circulam com grande autonomia e sem controle por parte dos Estados Nacionais, o espao de formulaes e execuo de polticas pblicas fica sensivelmente diminudo. (Adaptado de: BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado: poltica, sociedade e economia. So Paulo: Contexto, 2001.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a economia mundial contempornea, correto afirmar: a) A internacionalizao amplia a margem de operao dos Estados Nacionais na execuo de suas polticas pblicas. A execuo de polticas pblicas fica comprometida pelo aumento das barreiras alfandegrias impostas pelos Estados Nacionais. A movimentao do capital financeiro pelos mercados mundiais ocorre de forma independente da ao dos

b)

c)

d)

b)

e)

c)

You might also like