You are on page 1of 3

TRANSMISSOR DE PRESSO SRIE 790

MANUAL DE INSTRUES
NIVETEC Instrumentao e Controle Ltda.
MN#790R3-08/07

R. Franklin Magalhes 946 So Paulo SP Brasil CEP 04374-000 Tel.: (11) 5563 7698 Fax : (11) 5563 8375 E-mail : comercial@nivetec.com.br

1.

GARANTIA DO INSTRUMENTO

4-20 mA, que pode ser ligado a praticamente qualquer tipo de dispositivo de automao como CLPs, indicadores digitais, etc.

Os instrumentos fornecidos pela NIVETEC tm garantia de doze (12) meses a partir da data de emisso da nota fiscal contra defeito exclusivamente de fabricao, desde que respeitadas as recomendaes deste manual de instrues. A assistncia tcnica decorrente da garantia ser prestada pela NIVETEC, desde que o objeto seja entregue e retirado em nossa fbrica. Sero de responsabilidade do usurio todas as despesas relativas ao frete para conserto bem como os riscos envolvidos no transporte. A garantia no ser vlida caso o equipamento tenha sido danificado por instalao inadequada/incorreta, m utilizao, aplicao incorreta, operao em condies que estejam fora das especificaes, danos resultantes de negligncia, acidentes, fenmenos naturais ou terceiros. Adicionalmente, a garantia no cobrir os equipamentos com evidncias de violao, desmontagem, alteraes, esforo mecnico ou eltrico. Caso deseje GARANTIA DO INSTRUMENTO INSTALADO, entre em contato com o nosso departamento de suporte tcnico solicitando um oramento de startup e/ou acompanhamento de instalao. O equipamento enviado NIVETEC para reparos deve ser obrigatoriamente limpo ou neutralizado (desinfectado) pelo usurio.

4.

DADOS TCNICOS AISI 304 IP65 / NEMA 4 Piezo-resistivo Diafragma (AISI 316L) Ver especificao 3 x F.E. ou NPT -10 a +80 C 0,5% F.E. @ 0 a 50 C 1,0% F.E. @ -10 a 80 C 18 a 28 VCC 4-20 mA (a 2 fios) RL (VB-6) / 0,02 [ohm] Inverso de polaridade Limitador de corrente 30 V Cabo (1 m) ou DIN 43650

Invlucro Grau de Proteo Tipo Elemento Sensor Faixa de Operao Sobrepresso Admissvel Conexo ao Processo Temperatura do Processo Preciso Alimentao Sinal de Sada Impedncia Mxima Proteo Eltrica Proteo Contra Surtos de Tenso Conexo Eltrica

2. APRESENTA O O transmissor de presso da Srie 790 um equipamento robusto e confivel que pode ser utilizado nas mais diversas aplicaes. Apresenta fcil instalao e operao, uma vez que no h necessidade de efetuar qualquer tipo de ajuste : o sinal de sada analgico do tipo 4-20 mA j encontra-se configurado de fbrica. Dentre os diversos usos deste instrumento encontram-se : monitoramento de processos industriais, saneamento, refrigerao, entre outras.

5.

DESENHO DIMENSIONAL

3.

PRINC PIO DE FUNCIONAMENTO

O transmissor de presso (do tipo piezo-resistivo) mede a presso do processo qual est ligado atravs de um elemento chamado diafragma. Este encontra-se em contato direto com o meio medido e medida que a presso varia, o diafragma pressionado proporcionalmente. Um pequeno sensor localizado na parte interna do diafragma converte a variao de presso em uma variao proporcional de resistncia eltrica. Um pequeno circuito eletrnico converte este tipo de informao em um sinal proporcional de Dimenses em mm NIVETEC - Transmissor Presso Srie 790 Pg. 1

6.

INSTALA O O TRANSMISSOR E OUTROS EQUIPAMENTOS CONECTADOS DEVERO ESTAR DESLIGADOS DURANTE A INSTALAO.

Local de instalao : O transmissor poder ser instalado diretamente em tubos ou tanques e reservatrios atravs de sua conexo ao processo. Recomenda-se a instalao de uma vlvula entre o transmissor e o processo para facilitar uma eventual manuteno sem que seja necessrio interromper a operao. Verifique com o fabricante da vlvula o modelo mais apropriado. O local de instalao de instalao do sensor no poder ser submerso (observe o grau de proteo na Tabela de Dados Tcnicos). A INSTALAO DO TRANSMISSOR EM TANQUES RESERVATRIOS PRESSURIZADOS NO RECOMENDADA. OU

O sensor dever estar firmemente conectado ao tubo ou tanque de modo a evitar qualquer tipo de vazamento. Caso necessrio, utilize uma fita de PTFE para efetuar a vedao. Para instalao em tanques ou reservatrios, observe com ateno o local correto para sua instalao. A referncia para a medio ser a posio em que o transmissor estiver posicionado, e no o fundo do tanque. Observe a fig. abaixo.

O TRANSMISSOR NO DEVER SER INSTALADO EM REAS CLASSIFICADAS.

Referncia Fundo do tanque

Recomendaes de manuseio : O EQUIPAMENTO PODE SER DANIFICADO AO SOFRER QUALQUER TIPO DE QUEDA OU IMPACTO. PORTANTO, MANUSEIE O TRANSMISSOR COM CUIDADO. JAMAIS INTRODUZA QUALQUER OBJETO NO INTERIOR DO SENSOR ONDE SE LOCALIZA O DIAFRAGMA SOB O RISCO DE DANIFIC-LO PERMANENTEMENTE.

7. CONEX ELTRICAS ES EFETUE TODAS AS LIGAES ELTRICAS CONFORME DESCRITAS A SEGUIR ANTES DE ENERGIZAR O TRANSMISSOR. A IMPEDNCIA DA CARGA DEVER ESTAR DENTRO DOS LIMITES ESPECIFICADOS PARA O TRANSMISSOR (VEJA O ITEM 4 DADOS TNICOS). Efetue as ligaes conforme as figuras abaixo (ligao a 2 fios) em funo do tipo de conexo eltrica do transmissor (cabo ou conector DIN). Esquema de Ligao do Transmissor 790 com Sada Cabo :

Utilize somente ferramentas adequadas para a instalao. No introduza qualquer objeto atravs do orifcio de passagem localizado na capa de proteo. No balance o sensor atravs do cabo e evite pux-lo com violncia (para as verses com este tipo de sada).

Instalao : Certifique-se de que a conexo ao processo para o transmissor no tubo ou no tanque estejam devidamente preparadas. Utilize somente a parte sextavada da conexo do transmissor para instal-lo ao processo. JAMAIS utilize qualquer outro local do instrumento sob o risco de danific-lo permanentemente.

Legenda : Legenda FV FP BL

Descrio Fio Vermelho Fio Preto ou Transparente Blindagem

Conexo Eltrica Entrada positiva do transmissor (+) Entrada negativa do transmissor (-) Terra

Pg. 2

NIVETEC - Transmissor Presso Srie 790

Esquema de Ligao do Transmissor 790 com Sada Conector :

Reparos : Qualquer tipo de reparo deve ser efetuado somente por pessoal autorizado. Reparos devem ser executados somente pela NIVETEC, sob o risco de perda da garantia do equipamento. Veja o item 1 do manual Garantia do Instrumento.

10. ACESS RIOS

Manual de Instrues

(*) Nota : O transmissor pode ser conectado a qualquer outro dispositivo alm do CLP que possua entrada para sinal analgico de 4-20 mA.

11. CONDI DE ARMAZENAGEM ES Os instrumentos devem ser armazenados em local abrigado de modo a evitar a incidncia direta de chuva, poeira, raios solares, umidade ou qualquer outro tipo de fenmeno que possa danific-lo. Alm disso, eles no devem estar prximos a fontes de calor intensas. Por se tratar de um equipamento com componentes eletrnicos, o local dever garantir total proteo contra qualquer tipo de impacto que possa provocar qualquer tipo de dano.

O cabo de sinal (4-20 mA) no deve ser colocado no mesmo eletroduto de passagem de cabos de energia. Evite tambm que o cabo de sinal passe prximo a fontes geradoras de campo magnticos intensos como motores, transformadores, etc. O eletroduto metlico onde o cabo for colocado deve ser aterrado. Caso seja utilizado uma caixa de passagem para a interligao dos fios, certifique-se de que esta esteja devidamente vedada contra a entrada de lquidos ou umidade e aterrada. A blindagem ou pino de aterramento dever estar conectada ao terra. Em locais abertos ou sujeitos a surtos eltricos, recomenda-se a instalao de protetores contra surtos eltricos visando aumentar a proteo do instrumento. A NIVETEC possui protetores de surto (modelos 250-MPD para o loop de 420 mA). Entre em contato conosco para maiores informaes.

Temperatura : 0 a +50 C

8. CALIBRA O Uma vez instalado e com as conexes eltricas devidamente executadas, o transmissor no necessita ser ajustado em campo pois sua calibrao j foi efetuada na fbrica. importante observar que o ponto zero de medio (ou seja, a referncia) ser a posio em que o sensor estiver instalado e no o fundo do tanque/reservatrio.

9. MANUTEN E REPAROS O Manuteno e Limpeza : O instrumento no necessita de manuteno permanente. Porm, detritos podem eventualmente obstruir o orifcio onde se encontra o diafragma, requerendo sua remoo para o correto funcionamento. Para efetuar a limpeza, retire o sensor do processo. Remova qualquer detrito ou sujeira localizada no orifcio do diafragma com extremo cuidado. NO utilize qualquer objeto pontiagudo para a limpeza. JAMAIS INTRODUZA QUALQUER OBJETO NO INTERIOR DO SENSOR ONDE SE LOCALIZA O DIAFRAGMA SOB O RISCO DE DANIFIC-LO PERMANENTEMENTE. JAMAIS UTILIZE JATOS DE GUA SOB PRESSO NO INTERIOR DO SENSOR ONDE SE LOCALIZA O DIAFRAGMA. RISCO DE DANOS PERMANENTES AO INSTRUMENTO.

NIVETEC - Transmissor Presso Srie 790

Pg. 3

You might also like