You are on page 1of 10

Sistema Cardiovascular

Sistema Nervoso Autnomo

SISTEMA NERVOSO AUTNOMO


Introduo
O organismo vivo um sistema semi-aberto, capaz de autopoiese (auto = prpria; poiesis = criao) e de auto-organizao, e que recicla matria e energia continuamente. Sendo assim, dinamismo e reciclagem so conceitos fundamentais para o organismo vivo e, portanto, conceitos fundamentais para se entender a Fisiologia. Se o organismo tem auto-organizao e autopoiese, ou seja, se ele auto-sintetiza e recicla matria e energia, ele necessita de sistemas que intercomuniquem todas as clulas, e que regulem o seu funcionamento, no sentido de dar uma unidade, garantindo um funcionamento orquestrado. E essa uma essncia da sade: a capacidade de exercer a plena atividade como organismo vivo, de maneira integrada, organizada, harmnica; se no h desarmonia entre os rgos e entre as clulas, no h doena.

Os sistemas de controle corporal


O controle geral do organismo exercido pelo sistema nervoso (principalmente o sistema nervoso autnomo) e pelo sistema endcrino. O sistema nervoso, de maneira geral, pode ser dividido em sistema somtico e sistema autnomo. O sistema somtico, como o prprio nome j diz, est relacionado ao soma (soma quer dizer corpo), estando relacionado ao sistema locomotor. O sistema somtico, basicamente, aquele relacionado motricidade, ao controle da musculatura esqueltica, da sinalizao e recepo de informaes da superfcie corporal, ou seja, da somestesia (soma=corpo, estesia=sensibilidade). A somestesia est envolvida na interao com o meio externo, com a capacidade de se perceber o meio externo e de permitir o deslocamento. O sistema nervoso autnomo est mais relacionado ao controle e comunicao interna do organismo. H uma ampla interao entre os sistemas somtico e autnomo. O principal grupo de funes reguladas pelo sistema somtico a locomoo e a comunicao na superfcie da pele, enquanto que o sistema nervoso autnomo est baseado no controle de vasos sangneos, vsceras e glndulas.

Sistema Cardiovascular

Sistema Nervoso Autnomo

O equilbrio dinmico dos sistemas vivos


O equilbrio dos sistemas vivos , essencialmente, um equilbrio dinmico. O bom funcionamento dos sistemas vivos depende desta condio de dinamismo. Sendo assim, todas as variveis biolgicas prescindem no de um valor absoluto, mas sim de uma faixa de normalidade. Dessa forma, natural e fisiolgico que essas variveis flutuem, uma vez que os organismos vivos interagem com o meio externo continuamente, e este meio uma fonte constante de variaes. A Fisiologia se interessa por esta capacidade de sobrevivncia dos organismos vivos, apesar das grandes e inesgotveis fontes de perturbao em potencial, que so apresentadas, a todo o momento, pelo meio externo.

Os mecanismos de feedback
Um modelo de mecanismo adaptativo experimentado pelos sistemas vivos so as chamadas alas reflexas , ou seja, alas de retro-alimentao ou alas de feedback. Uma ala de retro-alimentao pode ser definida como sendo o encadeamento de processos, que tm por objetivo provocar um efeito final, a partir de um estmulo inicial. Sendo assim, a partir de um estmulo inicial, h um encadeamento do processo, que culmina numa resposta final, uma ala reflexa, ou seja, na produo de uma resposta em funo de um estmulo. Essa ala de retro-alimentao pode ser positiva ou negativa. Um ala de retroalimentao negativa ocorre quando o efeito final tem por objetivo negar o efeito inicial, ou seja, tenta-se corrigir a percepo inicial. As alas de retro-alimentao positivas estimulam, amplificam o efeito inicial. Na maioria das vezes, vamos encontrar alas de retro-alimentao negativa, pois, se um organismo est trabalhando dentro da faixa de normalidade, e algo provoca uma perturbao, haver um reflexo, no sentido de trazer de volta a normalidade.

A natureza do feedback negativo


A maioria dos sistemas de controle no corpo humano atua por meio do mecanismo de feedback negativo. Como exemplo, quando h uma elevada concentrao de dixido de carbono no meio extracelular, h uma ala reflexa que promove o aumento da ventilao pulmonar, reduzindo-se esta concentrao inicial. Desta forma, a

Sistema Cardiovascular

Sistema Nervoso Autnomo

concentrao aumentada de dixido de carbono o fator promotor da diminuio desta concentrao, fato que negativo em relao origem do estmulo. No sistema nervoso, a ala de retro-alimentao negativa composta de um sistema formado, inicialmente, por um receptor, capaz de identificar ou perceber uma perturbao inicial; e normalmente, estes receptores so um tanto quanto especficos. Estes receptores se configuram como rgos, que tem como funo, conduzir um processo denominado transduo. A transduo a transformao de estmulos fsicos em potenciais de ao. Essa a linguagem com a qual nosso organismo percebe a maioria dos sinais, a forma com a qual o sistema nervoso funciona. Outro elemento importante em uma ala reflexa a via aferente; essa via que traz os sinais dos receptores at o chamado centro integrador, terceiro elemento da ala reflexa, normalmente localizado dentro do sistema nervoso central. Geralmente, esse centro integrador um conjunto de corpos neuronais, formando ncleos, que possuem a informao bsica do que compreendido como normal. Os potenciais de ao gerados e que chegam ao centro integrador, apresentam duas caractersticas para serem consideradas: A freqncia O padro de chegada As modificaes nessas variveis so identificadas pelo centro integrador, resultando no envio de sinais para o rgo efetor, atravs da via eferente, permitindo produzir um efeito final caracterizado pela modificao do meio interno.

O sistema nervoso autnomo


O sistema nervoso autnomo, de maneira geral, se refere aos sistemas nervosos simptico e parassimptico. Outra subdiviso, tambm considerada como integrante do sistema nervoso autnomo, o sistema nervoso entrico. O sistema nervoso autnomo pode ser visto como uma parte integrante do sistema motor. Porm, no lugar de msculos esquelticos, os efetores do sistema nervoso autnomo so a musculatura lisa, o msculo cardaco e as glndulas. Uma das principais funes do sistema nervoso autnomo a manuteno do ambiente interno, ou seja, a manuteno da homeostase. Quando estmulos internos sinalizam a necessidade de uma determinada regulao, o SNC ativa o sistema autnomo, que realiza as aes compensatrias. Como exemplo, quando h um sbito

Sistema Cardiovascular

Sistema Nervoso Autnomo

aumento da presso arterial, o conjunto de barorreceptores aciona o sistema nervoso autnomo, para que este possa restabelecer a presso aos nveis de antes da perturbao. O sistema nervoso autnomo no responde apenas a estmulos internos; ele est apto tambm a participar de respostas apropriadas e coordenadas a estmulos externos. Como exemplo, o sistema nervoso autnomo atua na regulao do tamanho de pupila, em resposta a diferentes nveis de exposio luz. Outro exemplo extremo de interao do sistema nervoso autnomo e o meio externo, est caracterizado na resposta de luta ou fuga (fight or fly), quando uma ameaa ativa intensamente o sistema nervoso simptico. Como conseqncia desta ativao, podem ser percebidas as seguintes respostas: Hormnios da supra-renal so liberados; A presso arterial e a freqncia cardaca aumentam; Os brnquios se dilatam; A motilidade e as secrees intestinais so inibidas; O metabolismo da glicose aumenta; As pupilas dilatam-se; Os plos ficam eretos, em funo dos msculos piloeretores; Os vasos esplncnicos sofrem constrio; Os vasos da musculatura esqueltica dilatam-se. Acompanhando as fibras motoras autonmicas, nos nervos perifricos, esto as aferentes viscerais, que se originam de receptores sensoriais nas vsceras. Muitos destes receptores provocam reflexos, porm eles esto habilitados a provocar experincias sensoriais tais como dor, fome, sede, nuseas e uma sensao de distenso visceral.

A organizao do sistema nervoso autnomo


Introduo A idia generalizada de antagonismo entre os sistemas A organizao do sistema nervoso simptico A organizao do sistema nervoso parassimptico As fibras aferentes viscerais Os gnglios autonmicos

Sistema Cardiovascular Introduo

Sistema Nervoso Autnomo

A unidade funcional primria dos sistemas nervoso simptico e parassimptico consiste de uma via motora formada por dois neurnios, um prganglionar e um neurnio ps-ganglionar. O neurnio pr-ganglionar tem o corpo celular localizado no SNC, e o neurnio ps-ganglionar tem o seu corpo celular num gnglio autonmico. O sistema nervoso entrico tem uma organizao prpria, pois os neurnios e fibras nervosas esto localizados na parede do trato gastrintestinal. No sistema nervoso simptico, os neurnios pr-ganglionares esto localizados nos segmentos torcicos e lombares altos da medula espinhal, fazendo com que ele seja tambm denominado de diviso toracolombar do sistema nervoso autnomo. Em contrapartida, os neurnios pr-ganglionares do sistema parassimptico so encontrados no tronco enceflico e na medula espinhal sacral, fazendo com que ele seja tambm denominado de diviso craniossacral do sistema nervoso autnomo. Com relao localizao dos neurnios ps-ganglionares, no sistema simptico eles esto localizados nos gnglios paravertebrais ou no pr-vertebrais, que se encontram a alguma distncia dos rgos-alvo. No caso do sistema parassimptico, os neurnios ps-ganglionares so encontrados nos gnglios parassimpticos que esto prximos ou mesmo localizados nas paredes dos rgosalvo.

A idia generalizada de antagonismo entre os sistemas Em geral, pode-se assumir que o controle exercido pelas divises simptica e parassimptica sobre muitos rgos tenha um carter antagnico. Porm, esta no uma generalizao que possa ser considerada como uma regra, em relao aos controles exercidos pelos sistema simptico e parassimptico. Desta forma, mais correto afirmar que estas duas divises do sistema autnomo trabalhem de forma coordenada, ou seja, em algumas situaes eles agem de forma sinrgica e em outras atuam reciprocamente , no que se refere ao controle da atividade visceral. Outro contraponto idia generalizada de que o sistema simptico age de forma antagnica ao sistema parassimptico, o fato de nem todos os rgos receberem inervao dos dois sistemas. A evidncia desta afirmao pode ser verificada nos msculos lisos, glndulas da pele e na maioria dos vasos do corpo. Nestes, a inervao

Sistema Cardiovascular

Sistema Nervoso Autnomo

exclusivamente simptica. Apenas uma pequena frao dos vasos corpreos recebem inervao parassimptica.

A organizao do sistema nervoso simptico Os neurnios pr-ganglionares do sistema simptico encontram-se localizados, preferencialmente, na coluna intermdio-lateral da medula espinhal em seus segmentos torcicos e lombares altos. Os axnios pr-ganglionares saem da medula espinhal pela raiz ventral entrando num gnglio paravertebral atravs de um ramo comunicante branco. Os axnios ps-ganglionares so distribudos atravs de nervos perifricos at os rgos efetores, tais como os msculos piloeretores, vasos e glndulas sudorparas. De uma maneira geral, as fibras pr-ganglionares so fibras mielinizadas, enquanto as ps-ganglionares so geralmente no-mielinizadas. Em geral, os neurnios pr-ganglionares simpticos distribuem-se para gnglios simpticos ipsilaterais. Desta forma, eles controlam a funo autonmica do mesmo lado do corpo. A exceo a esta regra observada no intestino e nas vsceras plvicas, onde a inervao simptica bilateral.

A organizao do sistema nervoso parassimptico Os neurnios pr-ganglionares esto localizados em vrios ncleos de nervos cranianos no tronco enceflico, bem como na regio intermediria dos segmentos S3 e S4 da medula espinhal sacral; os neurnios ps-ganglionares encontram-se localizados prximo ou mesmo nas paredes das vsceras torcicas, abdominais e plvicas. Os neurnios ps-ganglionares parassimpticos, que se projetam para as vsceras torcicas e de parte do abdmen, esto localizadas no ncleo motor dorsal do nervo vago e no ncleo ambguo. Enquanto o ncleo motor dorsal do vago amplamente secretomotor, o ncleo ambguo visceromotor (modifica a atividade do msculo cardaco).

As fibras aferentes viscerais So aquelas que trazem os estmulos que, em sua maioria, se originam dos receptores sensoriais das vsceras. A atividade destes receptores jamais chega ao nvel da conscincia, pois elas formam alas aferentes de arcos reflexos, fundamentais para a manuteno da homeostasia. 6

Sistema Cardiovascular Os gnglios autonmicos

Sistema Nervoso Autnomo

O principal tipo de neurnio nos gnglios autonmicos so os neurnios psganglionares, que recebem conexes sinpticas dos neurnios pr-ganglionares e se projetam sobre as clulas efetoras autonmicas perifricas. Os gnglios podem conter tambm interneurnios para processar a informao no interior do prprio gnglio, como se observa no plexo entrico. Acredita-se que esta regulao tenha carter inibitrio.

Os sistemas simptico e parassimptico


O sistema nervoso simptico considerado, devido sua origem, um sistema traco-lombar, enquanto o parassimptico considerado um sistema crnio-caudal. Ao se promover um corte transversal na medula, na altura dos segmentos traco-lombares, percebe-se um alargamento na parte estreita (em forma de H) da substncia cinzenta. justamente nessa coluna intermdio-lateral que se localizam os corpos neuronais das fibras simpticas. Elas vo emergir da medula e vo fazer sinapses com gnglios simpticos muito prximos coluna, seguindo ento para inervar vasos sangneos, glndulas e rgos como o corao, o sistema gastrintestinal, as vias areas, etc. O aglomerado de corpos neuronais dentro do sistema nervoso central chamado de ncleo; fora dele, ele chamado de gnglio. As fibras nervosas do sistema nervoso autnomo fazem sinapse num gnglio antes de atingirem o rgo alvo, sendo assim chamadas de fibras pr-ganglionares e fibras ps-ganglionares. As fibras pr-ganglionares do sistema nervoso autnomo (simpticas e parassimpticas) liberam o neurotransmissor acetilcolina no gnglio autonmico e so chamadas de fibras colinrgicas. As fibras ps-ganglionares parassimpticas so tambm colinrgicas, mas as fibras ps-ganglionares simpticas podem ser tanto colinrgicas como adrenrgicas (liberam noradrenalina ou adrenalina). A maioria da fibras ps-ganglionares simpticas, sem dvidas, so do tipo adrenrgicas. Uma importante caracterstica anatmica do sistema simptico ter as fibras pr-ganglionares bastante curtas em comparao com as fibras ps-ganglionares. O sistema nervoso parassimptico, considerado como sistema nervoso autnomo cranio-sacral, possui fibras pr-ganglionares muito longas que emergem do encfalo ou dos segmentos sacrais. As fibras pr-ganglionares do sistema nervoso parassimptico

Sistema Cardiovascular

Sistema Nervoso Autnomo

vo at o rgo-alvo e l, encontram gnglios bastante prximos da parede do rgo , e ali fazem sinapse com a fibra ps-ganglionar. As fibras ps-ganglionares inervam a prpria estrutura (musculatura lisa) do rgo. Um bom exemplo ocorre no tubo gastrintestinal, entre as lminas de msculo liso, onde formado um plexo denominado mioentrico. Este plexo composto por uma enorme rede de gnglios e fibras, que so encontradas entre as camadas musculares do tubo gastrintestinal.

A medula adrenal e o sistema simptico


A estimulao simptica das medulas das adrenais faz com que haja a produo de adrenalina ou noradrenalina, tambm reconhecidas, respectivamente como epinefrina e norepinefrina, ou catecolaminas. A maioria das fibras (80%) libera a adrenalina. Na medula da adrenal, a liberao feita diretamente na corrente sangunea, e no em uma fenda sinptica, o que garante os efeitos do sistema simptico de forma rpida e generalizada no organismo. A adrenalina e noradrenalina so liberadas ao mesmo tempo em que os diferentes rgos so estimulados pelo sistema simptico. Sendo assim, h uma somao de estmulos sobre os rgos alvo, ou seja, eles so diretamente estimulados pelo sistema simptico e, indiretamente, pelas catecolaminas medulares adrenais. Uma diferena entre a estimulao simptica e parassimptica est no tempo de durao; a estimulao promovida pela acetilcolina dura cerca de 5 a 10 vezes mais que a estimulao adrenrgica do simptico. A noradrenalina, assim como a acetilcolina, produzem seus efeitos nas clulas atravs da ligao a receptores especficos. Os receptores adrenrgicos so: e , sendo que desses, os mais bem estudados so: a 1 e a 2; j entre os , so: 1 e 2 . Os receptores colinrgicos so classificados em: muscarnicos e nicotnicos. Eles recebem esses nomes, pois estas foram as drogas utilizadas para se descobrir a existncia destes receptores. J se sabe, atualmente, que existem os receptores M1, M2, M3, M4, M5. Entre os nicotnicos existem os receptores N1 , N2. Esses receptores so estimulados diferentemente um do outro; portanto, possuem afinidade por ligantes diferentes, e esto envolvidos em respostas distintas.

Sistema Cardiovascular

Sistema Nervoso Autnomo

Os receptores adrenrgicos
O receptor 2 conhecido como receptor pr-ganglionar, e tambm recebe o nome de auto-receptor (quando a noradrenalina, por exemplo, se liga ao receptor 2, ele inibe a funo da noradrenalina, modulando uma resposta como uma ala reflexa retro-alimentao negativa). Os receptores 1 existem, em grande quantidade, na musculatura lisa das arterolas. A noradrenalina, ao se ligar aos receptores 1 das arterolas, produz vasoconstrio, fazendo com que exista uma tendncia ao aumento de presso arterial. Quando o indivduo hipertenso, deve-se dar o antagonista do receptor 1, um vasodilatador, como o Prasozin, por exemplo, pois este um bloqueador de 1. Ele inibe, por competitividade, o receptor, pois realiza a ligao, mas no provoca o efeito vasoconstritor (noradrenalina). Tambm se pode impedir a liberao do neurotransmissor por uso de um agonista; dessa forma, acontece a modulao da liberao dos neurotransmissores no sistema nervoso simptico. Os receptores 1, normalmente se localizam no corao, e tm influncia direta no aumento da freqncia cardaca e no aumento do inotropismo. Essa estimulao 1 cronotrpica positiva, ou seja, aumenta a freqncia cardaca, e tem um efeito inotrpico positivo, ou seja, aumenta a fora de contrao, aumentando a velocidade de liberao e recaptao de clcio no sistema cardaco. Os receptores 2 se localizam, fundamentalmente, na musculatura lisa das vias areas. Essas caractersticas podem demonstrar como os efeitos podem ser completamente diferentes. Os receptores 1 aumentam a fora de contrao do miocrdio, ao passo que a estimulao 2 relaxa a musculatura lisa brnquica e bronquiolar. Se um animal estiver em situao de luta ou fuga, ou durante o exerccio, no caso de humanos, o sistema nervoso simptico ser estimulado, e produzir um aumento da freqncia cardaca e da fora de contrao do corao; j nas vias areas, ocorrer a broncodilatao. Essas respostas so necessrias devido realizao do exerccio fsico. Na asma, h um aumento da resistncia das vias areas, ou seja, uma constrio das vias areas, fato que dificulta a ventilao. A classe farmacolgica utilizada para

Sistema Cardiovascular

Sistema Nervoso Autnomo

tratar esta doena a classe 2, com ao agonista, para que seja promovido o relaxamento das vias areas, facilitando a respirao.

10

You might also like