You are on page 1of 10

Criao e Avaliao de Setups

Por Caio Xatara Equipe Leandro&Stormer medida que traders/especuladores vo se profissionalizando, comeam a surgir idias de possveis estratgias (setups) para obteno de lucro no mercado financeiro. Muitos destes traders criam setups e os aplicam. J outros criam e, antes de aplicarem a metodologia, testam as mesmas. Ambos, precisam saber como definir e criar de forma mais segura e criteriosa um setup. Sobre os traders que criam um setup e logo aplicam, existe um grave erro uma vez que estes no sabem os riscos que esto correndo nas suas operaes bem como o risco a que esto expostos quanto perda do seu capital de modo consistente. J aqueles que criam, testam, e aplicam tem um nvel de segurana maior. Cabe ressaltar que os traders que tem disciplina, estudo e um bom gerenciamento de seus investimentos, tendem a ter maior possibilidade de aumento do seu capital. Porm, alguns questionamentos devem ser feitos quando o trader vai testar uma tcnica. So eles: estou testando de forma correta? Existe algum modo melhor para testar a tcnica? Esto sendo consideradas as variveis mais pertinentes? Qual o perfil da estratgia? A que riscos reais estou exposto? um backtest que devo fazer? Que ativo devo estudar? Todos os ativos? H como fazer otimizaes, melhorando a curva risco/retorno? Em qual perodo de dados devo aplicar o estudo? O setup possui algum tipo de vis? Essas e muitas outras questes tornam de suma importncia a anlise e teste dos setups. Cada setup tem suas especificidades, suas peculiaridades, que devem ser levadas em conta. No h como criar uma regra geral para analisar setups. Claro que h o que deve ser analisado em toda estratgia, mas a gama de individualidades muito grande. Neste estudo, sero apresentados alguns conceitos necessrios para que o trader possa criar e avaliar seu prprio setup da forma mais adequada possvel, de encontro com seus interesses e objetivos no mercado. Durante este material, chamaremos indistintamente setup de estratgia e estratgia de setup.

1.0 DEFINIA DE SETUP Chamaremos de setup qualquer conjunto de regras, claramente definidas, sem o menor teor de subjetividade, que se aplicam a compra e/ou venda de ativos e derivativos nas bolsas de valores, visando lucros, sejam eles constantes ou no.

2.0 QUAL A DIFERENA ENTRE SETUP E ANLISE DE UM ARTIGO? No devemos confundir setups com anlise de mercado ou mesmo do ativo. As anlises, por muitas vezes, em sua composio, possuem componentes subjetivos, o que torna possvel dois analistas verem de forma diferente um mesmo ativo, num mesmo cenrio econmico, durante o mesmo perodo. Duas pessoas utilizando a mesma estratgia iro iniciar seus trades no mesmo preo, pelo mesmo motivo, no mesmo instante (ou muito prximo disso), iro sair do trade no mesmo instante, pelo mesmo motivo, no mesmo preo. O setup algo mais automatizado, computadorizado, menos humano que uma anlise em si, totalmente objetivo.

3.0 COMO FAZER UM SETUP? Para escrever uma estratgia, preciso detalhar, ser minucioso, no deixar brechas para nenhum se isso ou se aquilo. Todas as possibilidades de oscilao, variao, movimento, tendncia, etc. devem estar controladas. Deve ser mencionado o motivo da entrada, da sada, como selecionado o tamanho das posies, qual a porcentagem mxima que ser considerada quanto ao risco na operao em caso de falha, como vai funcionar seus stops e claro, a descrio da motivao que o levou a criar tal estratgia. Quando tudo, absolutamente tudo est programado, acertado, preparado, antes mesmo de identificarmos a oportunidade de entrada, temos vrias vantagens, como por exemplo: no corremos o risco de deixar a emoo interferir nas operaes, o que sagradamente, tem levado traders runa; tambm no corremos o risco de fazer uma anlise tendenciosa, forando uma entrada precipitada ou atrasada; quando criamos e estudamos a estratgia, estamos de cabea fria, e assim sendo, pensamos melhor. Isso tudo vai refletir nos lucros.

Alm de definido e sem subjetividade alguma, o setup deve ser preferencialmente, lgico. Podemos entender por lgica do setup o raciocnio que existe por trs deste, e que gerou o conjunto de regras a qual este segue. O setup para ser eficiente tem que seguir uma lgica, pois ser atravs dela que vamos tentar identificar movimentos ocasionados por uma massa considervel de compradores e/ou vendedores afim de que o setup seja acionado, e por conseguinte tenha alta probabilidade de gerar lucros. A forma de leitura para tentar identificar estes movimentos muito variada. Uma delas pode ser atravs de indicadores e candles, por exemplo. Porm existe uma infinidade de ferramentas que podem ser utilizadas nas mais diversas combinaes na construo de um setup. Com tais conceitos assimilados, j possvel aventurar-se a escrever bons setups. Entretanto no podemos esquecer de definir qual o objetivo que queremos alcanar.

O que ser considerado para determinar se um setup bom ou no? A rentabilidade? Quanto de rentabilidade? Baixo risco (nvel de stress)? Muitas operaes? Setup que precisamos de poucos minutos dirios para acompanhar? Grandes ganhos em curto espao de tempo? Adrenalina?

Quanto ao nvel de risco, este pode e deve ser dosado na prpria elaborao do setup, de acordo com o interesse e perfil do trader que ir execut-lo. Stop-loss longos ocasionam pesadas perdas quando acionados, mas so menos acionados que stop-loss curtos, que quando ativados, proporcionam perdas menores. O tamanho do capital que ser utilizado nos trades tambm influencia diretamente o risco que o seu capital estar exposto, caso a estratgia venha a falhar naquele trade.

Ok. Objetivo definido, estratgia pronta. O prximo passo test-la.

4.0 TESTANDO UM SETUP Testar, avaliar um setup significa fazer um levantamento, um estudo, uma avaliao dos resultados financeiros que esta estratgia gerou no passado. Se estudar o passado uma forma perfeita de se fazer tal tipo de estudo, j outra discusso, mas o fato que uma das poucas formas que temos de fazer qualquer espcie de avaliao e/ou comparao de setups. A partir de agora, sero apresentados conceitos e teorias necessrias para que tal avaliao seja a mais eficiente possvel, para que os vcios de anlise de setups sejam minimizados e para que alguns problemas comuns sejam evitados.

5.0 SELEO DO PERODO E COLETA DE DADOS Para a seleo do perodo e a coleta dos dados, devemos adotar uma abordagem amostral.

5.1 AMOSTRAGEM Amostragem, ou de uma forma menos abreviada Estudo por Amostragem, o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma populao que se pretende conhecer. uma tcnica de pesquisa na qual um sistema preestabelecido de amostras (Amostra um subconjunto de elementos pertencentes a uma populao. A informao recolhida para uma amostra depois generalizada a toda a populao) considerado idneo para representar o universo pesquisado, com margem de erro aceitvel. Exemplos: sapos de uma lagoa (os pesquisados representariam todos os sapos da regio), peas de um lote de uma linha de produo de peas para carros (representariam todo o lote), candles de um grfico dirio (se aleatorizados com as ferramentas corretas, podem representar todos os candles do perodo proposto). H vrios mtodos de amostragem: aleatria simples, com ou sem reposio (cada elemento da populao tem igual probabilidade de ser escolhido para caracterizar a amostra); amostragem sistemtica (aps ordenada a populao, seleciona-se a amostra probabilstica); amostragem por estgios mltiplos (envolve o uso de um tipo de amostragem aleatria em cada um dos seus estgios); amostragem estratificada por cotas etc.

5.1.1 Amostragem aleatria simples (AAS) o mtodo mais importante para a seleo de uma amostra. Alm de servir de mtodo de seleo de amostra, tambm utilizado de modo repetido em planejamentos amostrais de mltiplos estgios. Esta metodologia pode ser definida como um sorteio aleatrio de n elementos, de um total de N elementos, todos com igual probabilidade de serem sorteados. Para exemplificar, uma situao do mercado de aes poderia ser que cada fechamento da PETR4 corresponderia a um elemento da populao. Sorteamos aleatoriamente ento, 400 preges desde o IPO deste ativo. Cada fechamento sorteado corresponderia a um elemento da amostra. Ao aplicarmos processos de amostragem nas sries histricas, iniciamos uma tentativa de tirar o padro dos ativos, o seu perfil caracterstico e individual, existente quando pegamos um perodo como janeiro a dezembro de 2008, por exemplo. Assim, nos prevenimos de qualquer tendncia que pudssemos ter no momento de escolher o perodo em que analisaramos, alm de conseguir trabalhar com maior agilidade, com bancos de dados menores, e to confiveis quanto, devido aos processos de aleatorizao empregados inicialmente na coleta das informaes.

6.0 BACKTEST Mesmo o uso de toda a metodologia estatstica de amostragem, devemos ressaltar a importncia de backtests (testes com sries histricas) de stress, ou seja, anlise dos setups em momentos em que o cenrio econmico era totalmente avesso aos ideais do setup, como por exemplo, testar uma estratgia compradora (tipo long) em meio a uma crise muito forte. como se fosse uma prova de fogo para a estratgia. Se ali, ela sobreviver, podemos ficar mais tranqilos.

7.0 VARIVEIS A SEREM CONSIDERADAS Algumas variveis interessantes de serem estudadas, para uma boa avaliao do setup, so:

Acerto (%) podemos traduzir como a freqncia de acerto do trade no passado (no perodo estudado) ou mesmo como probabilidade de acerto esperada;

Empates (%) mesma leitura de Acerto (%), mas em relao a empates; Erros (%) mesma leitura de Acerto (%), mas em relao a erros (%); Lucro mdio dos trades vencedores (%); Prejuzo mdio dos trades perdedores (%); Mdia dos ganhos (%) / Mdia das perdas (%) uma informao importante para comparar se o setup est ganhando mais quando acerta do que perdendo quando erra. Conciliado com o acerto, pode resultar em uma interpretao conjunta bem interessante: setup acertando mais que errando, e tendo lucros nos sucessos maiores que as perdas dos fracassos podem ser um bom indicativo de uma ttica vencedora.

Maior nmero de trades seguidos sem acerto (pode ser em %) - medida de stress. Quando a estratgia falha muitas vezes seguida, perdemos a crena em sua qualidade, tendemos a voltar a usar a emoo, e claro, vemos nosso dinheiro indo embora. sempre bom que este nmero seja pequeno;

Rentabilidade no perodo estudado o lucro, no tem como no avaliar. Se voc escolheu uma rentabilidade como meta para um dado prazo, no estudo da rentabilidade que voc vai avaliar esta varivel de seu setup;

Rentabilidade anualizada muito importante para mtodos comparativos. As comparaes so de grande importncia. Para que teramos a dor de cabea de aplicar um setup que nos deu, historicamente, 5% a.a, quando a renda fixa d o dobro disso? Ganhei 23%, mas no cara ou coroa eu teria ganhado 22,2%, no mesmo perodo (ou amostra). Ser mesmo que minha estratgia interessante?

8.0 INTERPRETAO DA AMOSTRA Estimativas obtidas atravs de amostras devem ser interpretadas, alm de pontualmente (um nico valor), em formato de intervalos de confiana, para um dado de significncia. Essa interpretao importante para nos dar uma idia do quo

precisa est sendo a amostra para a populao bem como a variabilidade e confiabilidade de sucesso do setup. Detalhes de Intervalos de Confiana no sero aqui apresentados, dado que este no o foco. Devemos lembrar que todas estas estimativas foram obtidas com dados do passado. Utilizando metodologias (ou pelo menos parte delas), inferimos os resultados A todo o passado amostrado. comum esperar para o futuro o mesmo comportamento, e assim carregar uma expectativa de que as estimativas se tornem verdade.

9.0 OTIMIZAO E SIMULAO Existem alguns problemas corriqueiros que ocorrem quando estamos no processo de criao de setups e/ou avaliao (testes) dos mesmos. Um deles envolve as famosas otimizaes e simulaes. Otimizaes acabam por modelar a estratgia, encontrando a formatao tima para o dado perodo (ou amostra) simulada. Isso pode tornar a estratgia tendenciosa, viciando os resultados obtidos. Com tal vicio a estratgia, antes aplicvel a vrios cenrios econmicos, fica restrita a apenas um panorama, que pode at no se repetir mais. E pior, pode ser que essa mudana de perfil do setup no seja perceptvel, fazendo com que a estratgia siga sendo executada nos demais cenrios, trazendo como conseqncia os temidos prejuzos. Outro ponto negativo das otimizaes que, com a facilidade computacional existente hoje em dia, conseguimos fazer centenas (e at milhares) de otimizaes simultneas, em curto espao de tempo. Assim, toda a lgica (raciocnio), toda a motivao existente que foi utilizada para definir os parmetros do setup, podem acabar desaparecendo por completo e o setup no fazendo mais sentido algum. Mais um detalhe que devemos ficar de olhos abertos refere-se s sries histricas. H alguns cuidados que devem ser tomados, tanto no estudo, quanto na avaliao dos testes. Qualquer resultado encontrado usando dados passados, no deve ser tomado com verdade para o presente e futuro. Devagar! bem provvel que a sua estratgia possua algum vcio, ou mesmo o seu teste. O comportamento de preos dado por

muitos como um passeio aleatrio, o que dificulta estimativas e previses, portanto devemos ter cautela ao fazer afirmaes de estudos no passado para nos referir a resultados esperados no futuro.

10.0 PREVISO Falando de previso, um assunto muito delicado. Setups que procuram prever preos de aes (e pior ainda, de opes), em sua maioria, so falhos, para no generalizar por completo. Vamos por partes: voc j viu alguma previso de preo feita em janeiro de ativos para o final do ano? Chegou ao final de dezembro no preo estimado? No. Todas elas foram reformuladas e re-estimadas em fevereiro, maro, abril, at dezembro. E, mesmo esta previso de dezembro, no me lembro uma que tenha dado certo. A cincia vem evoluindo muito na rea de sries temporais, de estudos de sries histricas, inclusive no estudo de sries histricas em finanas. Estudar a dependncia ou independncia (auto-correlao e correlao) entre preos de hoje e para com dias passados, bem como o grau de influncia destes preos antigos nos atuais tem sido amplamente explorado atravs de modelos ARIMA (AutoRegressivos e Integrados de Mdias Mveis), componentes sazonais, variveis auxiliares, estudos do rudo branco e dezenas de modelos economtricos, como os da famlia ARCH (Auto-regressivos com Heteroscedasticidade Condicional), que tem por finalidade, modelar a no comportada variabilidade de preos. Ainda assim, com todo o avano cientfico da rea, as estimativas intervalares, que nos do uma noo da preciso das estimativas pontuais, so to grandes que ainda no vale a pena utiliz-las como informao definitiva de previso de preo. Quando fazemos uma previso meteorolgica, no existe ali a varivel pensamento e vontade do ser humano fortemente atuante como na definio de preos de ativos e derivativos (este regido por lei de oferta e demanda), o que facilita os mtodos de previso e mesmo assim, h vezes pegamos chuva no prevista indo para o litoral nos feriados.

A dificuldade de obtermos previses muito precisas aliado ao problema de identificar o quo forte um movimento de rompimento ou retorno mdia, faz com que os setups tenham dificuldades de encontrar um ponto timo de sada, seja ele qual for, nos levando a muitas vezes estipular uma porcentagem como target, marcando nosso ponto de sada. Sempre temos o interesse em comprar fundos e vender topos, o trade perfeito. Podemos tentar, acabamos conseguindo. Mas quantos trades terminaram no prejuzo por causa disso? Inmeros. Portanto, fica ai um problema para ser pensado e discutido. Encontrar um ponto timo de sada no fcil, tanto pelo aspecto tcnico como psicolgico.

A anlise tcnica (ou quantitativa) uma cincia que vem evoluindo muito rpido, principalmente nas ltimas dcadas, com o auxlio dos computadores e novos softwares, que suportam o carregamento e processamento de grandes bancos de dados, gerando muita informao. Ainda assim, deve ser ressaltado que ela no prev futuro, como muitos a usam ou a julgam. Sua metodologia busca apoio em probabilidades para encontrar movimentos mais provveis, baseado na lei de oferta/demanda, esta regida por fora compradora e vendedora. O devido entendimento deste conceito, com certeza, ir ajudar no momento de criar, elaborar e testar uma estratgia.

11. 0 COMENTRIOS FINAIS: Por fim, para recapitular: tenha em mente o que um setup e a diferena deste para uma anlise de mercado. Saiba definir uma estratgia sem nenhuma subjetividade, de preferncia que tenha lgica, que faa sentido. Para testar, estude a viabilidade de usar uma abordagem amostral, alm de testes de stress, determine de antemo qual das estatsticas que devem ser levantadas, monte um plano para avaliar o setup e sempre use e abuse de mtodos comparativos. Com relao a problemas e dificuldades que podem aparecer, muita ateno com os processos de simulaes e otimizaes que podem acabar viciando e estragando o setup, cuidado redobrado com a seleo das sries histricas para

anlises e com a devida interpretao dos resultados obtidos no passado, tente no se apegar demais a mtodos de previso e perca mais tempo na criao de seu setup tentando encontrar boas situaes padro de sada do que de entrada no trade.

Nenhum dos exemplos deste texto deve ser utilizado em operaes, so apenas ilustrativos. No foram estudados, so apenas didticos.

A complementao deste artigo o vdeo Os Setups Criao e Avaliao de Resultados, que exemplifica o passo a passo de elaborao e validao de uma estratgia, abordando de forma prtica os conceitos aqui apresentados.

You might also like