You are on page 1of 32

NOO DE DIREITO INTERNACIONAL PBLICO E A SUA DIFERENA RELATIVAMENTE A OUTROS SISTEMAS NORMATIVOS.

1.

Delimitao do conceito de Direito Internacional Pblico.

A Sociedade Internacional no segue um modelo homogneo de organizao: assim que, enquanto na sua maior parte impera um tipo de relaes de coordenao ditadas pelo peso da soberania justa postas, em modernas sociedades de integrao econmica, como a Unio Europeia, prevalecem as relaes de subordinao. No existe, quanto origem, qualquer comparao possvel entre as vulgares normas que constituem o Direito Internacional de coordenao e aquelas normas de Direito Privado, de Direito Processual, de Direito Penal e de Direito Administrativo referentes actividade dos funcionrios das Organizaes Internacionais. Enquanto as primeiras tm uma origem interestadual, estas ltimas, que constituem aquilo a que se convencionou chamar Direito Interno das Organizaes Internacionais, tem uma origem centralizada num rgo de uma Organizao Internacional e a sua estrutura e garantia sobremaneira semelhante das normas de Direito Interno de qualquer Estado aplicveis. A definio de Direito Internacional Pblico no fcil de fazer a partir dos respectivos sujeitos. O recurso a este critrio apresenta dificuldades de monta: A primeira consiste na enumerao de tais sujeitos, que varia consideravelmente entre os autores de Leste e Ocidentais, verificando-se assinalveis divergncias entre estes ltimos. Depois, nem todas as actividades desenvolvidas por tais sujeitos subordinadas ao Direito Internacional Pblico, mas apenas as que aqueles levam acabo enquanto tais, ou seja, na qualidade de sujeitos de tal ramo da ordem jurdica. O Direito das Gentes regula as relaes entre Estados, entre Organizaes Internacionais, ou entre Estados e Organizaes Internacionais. Mas no ser correcto afirmar que regula as relaes entre Estados e Indivduos nem as relaes entre Indivduos: umas e outras so subordinadas a um qualquer Direito Interno e no ao direito ora em apreo.

2.

Tipos de Direito Internacional Pblico

usual, na Doutrina e na Jurisprudncia, falar-se de Direito Internacional Geral ou Comum e de Direito Internacional Particular.

O primeiro, formado pelo Costume geral, pelos Princpios de Direito Reconhecidos pelas Naes civilizadas e pelas Convenes universais, de aplicao universal. O segundo de aplicao restrita a um certo nmero de sujeitos de Direito Internacional Pblico e formam-no o Costume regional e local e a grande maioria dos Tratados e Acordos Internacionais.

3.

Distino entre Direito Internacional Pblico e Direito Internacional Privado

H alguns pontos de contacto entre ambos. Primeiro, h um grande nmero de Convenes de Haia e de Genebra sobre direito de conflitos. Depois, h certos princpios ou normas de Direito Internacional Geral em matria de Direito Internacional Privado, como acontece com a lei reguladora da forma dos actos com a lei aplicvel aos crimes e delitos, com a lei aplicvel ao regime jurdico dos imveis e ainda quanto lei definidora do estatuto das pessoas. Verificase, alm do exposto, uma semelhana notvel entre as regras de conflitos e o direito consular sobre matrias de Direito Privado. O chamado Direito Internacional Privado ou Direito de Conflitos no passa de Direito Interno. S internacional pela simples razo de regular actos ou factos do comrcio jurdico internacional. De resto, construdo por um conjunto de regras ditadas por cada Estado para que, quando surja uma relao conectada com duas ou mais ordens jurdicas, se possa escolher a lei material de uma delas que indique a soluo mais apropriada ao problema suscitado.

NATUREZA E FUNDAMENTO DA OBRIGATORIEDADE DO DIREITO INTERNACIONAL PBLICO

4.

A tese Anarquista

Anarquistas e Voluntaristas negam a existncia do Direito Internacional Pblico. Os primeiros fazem-no frontalmente. Dos acordos, actos livremente revogveis pelo Estado mais forte, no pode nascer Direito. Falar em segurana colectiva insistir numa utopia. Embora frequentemente o panorama internacional se possa pintar com cores to negras, h um aspecto essencial questo que urge pr em relevo: quando surge um litgio internacional, logo se tentam utilizar mtodos e frmulas jurdicas na sua resoluo, citam-se precedentes judiciais, procura-se saber qual o sentido do Costume ou do Tratado aplicvel ao caso, que se trata como jurdico, como relevante para uma certa ordem jurdica e que

exactamente a ordem jurdica internacional. Quer dizer, o exagero dos Anarquistas est em ligarem demasiado s violaes espectaculares do Direito Internacional e no ao cumprimento de que muitssimas vezes objecto de uma forma espontnea. certo que h violaes constantes do Direito Internacional. Mas ento a metodologia Anarquista peca pelo alvo que escolhe para sua crtica: o problema em causa mais de imperfeio de grau, do que de inexistncia. Corrigidas as propores da Tese Anarquista, h todavia conceder o que se segue. Por um lado, os Estados s se submetem jurisdio dum Tribunal Arbitral Internacional ou do Tribunal Internacional de Justia se quiserem. Em segundo lugar, e embora o nascimento de normas jurdicas internacionais no constitua um problema real, dado o seu contnuo surgimento sobre tudo por meio de Tratados Bi e Multilaterais e para no falar em competncia legislativa das organizaes de carcter supranacional, bvio que a inexistncia de rgos internacionalmente institudos para a execuo forada de sanes leva cada Estado a munir-se individualmente de medidas de auto proteco que, para fazermos nossas as palavras de Truyul Y Serra, pecam por dois grandes defeitos: por um lado, h frequentes despropores entre o direito tutelado e a fora que h-de aplicar-se para a sua satisfao; por outro lado, o xito depende, em ltima anlise, da distribuio de foras entre os respectivos Estados ou outros sujeitos internacionais, pelo que, de facto, a coaco ser dificilmente operante contra grandes potncias.

5.

As doutrinas Voluntaristas

Tambm a Doutrina Voluntarista, em qualquer das suas variantes, acaba por negar o Direito Internacional Pblico. Mas f-lo duma forma sub-reptcia. Afirmando o Estado como entidade soberana e omnipotente, conclui muito logicamente que a obrigao internacional s pode derivar da sua prpria vontade. Ou seja, a vinculao depende da vontade obrigada. Melhor dizendo, no existe obrigao. a) As doutrinas de Autolimitao e do Direito Estadual Externo:

O Estado, como poder independente e supremo, situa-se acima de todo e qualquer princpio ou norma jurdica. De forma que qualquer obrigao que surja s pode basear-se no seu consentimento, quer dizer, s pode ser uma auto-obrigao, j que nenhum rgo internacional nem nenhum outro Estado podem ditar leis que se imponham a um outro ente supremo que para tal no manifestou o seu consentimento; b) A doutrina do (Vereinbarung): Tratado-lei ou da Vontade Colectiva

Quando se juntam duas ou mais vontades num acordo, pode ser para satisfazerem interesses antagnicos ou para prosseguirem finalidades comuns. Quando os Estados querem prosseguir um interesse comum, manifestam um nico feixe de vontades no mesmo sentido, originando obrigaes idnticas para todos, assim surge Verinbarung, acordo colectivo ou Tratado-lei. Nesta figura no se distinguem partes mas antes legisladores. c) A teoria Marxista-leninista:

Para esta teoria, cada Estado caracterizado por uma formao social, de cuja super estrutura tambm faz parte o Direito Internacional, condicionado e determinado pela infra-estrutura econmica e influenciando ainda pelo Direito Constitucional, pela moral, pela filosofia, etc. O Direito Internacional no surge, portanto, dum vogo comunitarismo, mas antes o resultado de um complexo processo em que actuam sistemas sociais opostos. De forma que, se so diferentes as vontades dos Estados, por representarem interesses de classes diferentes, o Direito Internacional deixa de ser um Direito Universal. Comea ento a distinguir-se o Direito Internacional do Sistema Capitalista e o Direito Internacional do Sistema Socialista. Foi sobretudo a partir de 1958 que Tunkin, comeou a desenvolver a ideia e os princpios do Direito Internacional Socialista. Os Estados Sociais esto ligados por relaes diferentes das que os ligam os Estado Capitalistas. A base econmica dessas relaes a propriedade social dos meios de produo; o regime poltico dirigido pela classe trabalhadora; a ideologia o Marxismoleninismo; e o interesse da defesa das conquistas revolucionrias contra os ataques do Capitalismo o comum dos indivduos de todos os Estados Socialistas: o internacionalismo proletrio torna-se o princpio fundamental do Direito Internacional Socialista. A teoria Marxista-leninista, leva a uma contradio no campo dos princpios e a outras consequncias prticas que apenas podem ser justificadas pela legitimao do uso da fora.

6.

A teoria Objectivista de Kelsen

Conclui-se pois, que a obrigatoriedade do Direito Internacional provm doutra fonte que no a vontade dos Estados. A vontade s produz efeitos jurdicos na medida em que uma norma anterior e superior a essa vontade determina qual o seu relevo jurdico. Para o internacionalista Vienense, a validade de uma norma no depende da vontade que a cria mas antes da norma que lhe imediatamente superior. Num sistema jurdico, as normas escalonar-se-iam de tal forma que cada uma encontraria o seu fundamento naquela de que procede e, no vrtice da pirmide, encontrar-se-ia a Grundnorm, a norma fundamental, de carcter hipottico, na qual o sistema encontraria a sua unidade.

7.

O Neojusnatoralismo

Fundamenta o Direito Internacional naquele conjunto de normas que resultam da natureza racional e social do homem, isto , naqueles princpios objectivos que se sobrepem vontade humana e que so inerentes comunidade poltico-social a que se destinam.

8.

Posio Adoptada

O fundamento do Direito Internacional Pblico no diferente do Direito em geral. Portanto, a diferena entre o Direito Internacional e o Direito Interno pode ser uma diferena de grau mas nunca de natureza. que, tal como para regular as relaes entre indivduos no quadro estadual h normas de determinado contedo que se impem naturalmente, tambm as exigncias da conscincia pblica impem regras adequadas, em cada poca, cooperao, ao progresso e ao desenvolvimento dos povos. No h normas ou princpios necessrios, a no ser os princpios constitucionais da comunidade internacional, mas h um certo contedo que necessrio em todas as normas e princpios. E s esse contedo de justia evitar que tais normas e tais princpios pequem pela sua transitoriedade e sobretudo que sejam alvo de uma contestao prematura.

RELAES ENTRE O DIREITO INTERNACIONAL E O DIREITO INTERNO: O PROBLEMA NA CONSTITUIO DE 1976

9.

Enunciado da questo

Ora, do conceito de soberania no se pode extrair um tipo de soberania absoluta. Esta s absoluta na medida em que afirma que todos os Estados so iguais enquanto sujeitos de direito e legisladores em Direito Internacional. A soberania levanta ainda um problema importante: uma vez estabelecidas as regras jurdicas na comunidade internacional, impe-se automaticamente aos rgos estaduais ou devem, pelo contrrio, sofrer qualquer transformao antes de se revelarem na ordem jurdica interna?

10. Ter relevo prtico o momento especulativo?

Perante a concepo do Direito Internacional como um direito coordenador e a do Direito Interno como uma expresso da soberania interna do Estado, qualquer soluo aparece, de princpio, como defensvel. E a verdade que percorremos a literatura internacionalista, vemos as vrias teses serem defendidas sucessivamente com o mesmo ardor pelos diversos doutrinadores, sendo sobremaneira importante deixarmos aqui expressa a ideia de que os mais recentes pensadores de Direito Interno e o Direito Internacional se sentem incapazes de optar, duma forma absoluta, por uma ou outra, acabando por se declarar Monistas ou Dualistas moderados. O abandono do conceito de soberania absoluta, foi posta de lado a ideia da irresponsabilidade do Estado, com a consequncia de relevo que a de obrigar o legislador ordinrio a harmonizar a legislao interna com as normas de Direito Internacional, de tal modo que, sempre que o Direito Estadual se lhes ope, a constituio em responsabilidade internacional ter como resultado a anulao das normas emanadas do legislador interno. O problema da relao Direito Interno Direito Internacional tido como puramente especulativo e terico, no se afigurando, portanto, legtimo inferir concluses prticas duma pura tentativa de explicao mental da realidade. A posio relativa de todas as normas de Direito Internacional e de Direito Interno s pode ser determinada pelo poder constituinte.

11. Tese Dualista O Direito Internacional s vale na esfera estadual depois de recebido ou transformado em Direito Interno, no havendo possibilidade de conflitos entre sistemas, dado que o Direito Internacional e o Direito Interno no regem o mesmo tipo de relaes Esta doutrina tem sido atacada de vrias formas. Por um lado, apresenta uma fundamentao insuficiente e errada para o Direito Internacional Pblico, esquecendo que a doutrina da Vereinbarung, como Voluntarista que , acaba por negar a natureza real daquele direito, no conseguindo explicar, mesmo que tal no acontecesse, a validade do Costume Internacional. Depois, alm de ignorar a personalidade jurdica internacional das Organizaes Internacionais, apresenta apenas o indivduo fundamentalmente mediatizado. Todo o Direito Internacional necessita de recepo ou de transformao para revelar na ordem interna, dado que o juiz s aplicaria directamente o Direito Interno, embora se pudesse servir do Direito Internacional para obter a disciplina jurdica de uma questo prvia ou de uma questo incidental, desde que as premissas, de facto ou de direito, de uma norma jurdica interna no se estabelecessem seno atravs do recurso s normas de Direito Internacional.

A Doutrina Dualista categrica em afirmar a inexistncia de conflitos entre os dois sistemas, pois que o objecto das normas de um e de outro seriam coincidentes.

12. Tese do Monismo do Direito Interno Tendo as suas razes especialmente na concepo Hegliana do Estado, surge outra tese das relaes Direito Internacional Direito Interno, que d nome ao Monismo de Direito Interno, ou de Monismo com um primado na ordem jurdica interna. Ela sustenta no a existncia de duas ordens jurdicas diferentes mas apenas de uma, que justamente a ordem jurdica estadual. De forma que o chamado Direito Internacional Pblico no passaria de um direito estadual externo, quer dizer, uma obrigao surgida na livre vinculao do Estado (tese moderada), ou reduzir-se-ia at a uma declarao de intenes sobre o comportamento futuro, no resultando qualquer tipo de responsabilidade para o Estado que, fosse qual fosse o motivo, acabasse por fazer letra morta do prometido (tese radical). A ideia geral , pois, a de que o Direito Internacional obriga, porque provm da prpria vontade do Estado, vincula porque , todo ele, Direito Interno.

13. Tese do Monismo de Direito Internacional A ordem jurdica homognea e no so as normas internas que se situam num plano superior, mas so antes as normas internacionais, que, estendendo a sua eficcia directamente ao interior dos Estados, no podem ser contrariadas pelas primeiras, sob pena de nulidade das mesmas. Desenvolvendo este ponto de vista, os Monistas de Direito Internacional chegam a concluses como esta: o poder dos rgos estaduais -lhes delegado pela comunidade internacional, sendo o Estado um ente no soberano, dado a soberania residir, em ltima anlise, naquela comunidade, que seria a detentora da competncia das comunidades.

14. Teses Conciliatrias A ordem jurdica interna independente da ordem jurdica internacional, estando, todavia, ambas coordenadas pelo Direito Natural trata-se portanto, de uma coordenao hierrquica, sob uma ordem jurdica comum.

15. Posio adoptada

A comunidade internacional mais do que uma sociedade de justaposio, mas bem menos do que uma sociedade de integrao o direito segundo o qual os Estados se regem ter necessariamente de reflectir as caractersticas de indefinio dessa dita sociedade, o mesmo ser dizer, dessa sociedade em evoluo. So em regra os Estados que descentralizadamente, atravs de manifestaes de vontade ou atravs de certos tipos de comportamento, criam a ordem jurdica internacional. Isto, claro, para alm daquelas normas que a prpria natureza da sociedade internacional lhes impe. H matrias que so autntica reserva de Direito Internacional, enquanto outras s o no o so se a prpria ordem jurdica internacional delegar a competncia nas ordens jurdicas internas e, finalmente, a maior parte das matrias so de competncia concorrente entre o legislador interno e o legislador internacional. Esto no primeiro caso as norma sobre vcios do consentimento, os princpios sobre a aquisio e perda de Territrio estadual, os princpios sobre a interpretao dos Tratados, as normas sobre as condies necessrias para a criao do Costume e para a concluso de Tratados, o princpio pacta sunt servanda. Nenhuma ordem jurdica interna est apta a modificar unilateralmente estes princpios constitucionais do Direito Internacional; se o fizer, ao acto ou norma em questo no poder ser reconhecido qualquer efeito jurdico. O art. 27 da Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados estipula que nenhuma parte contratante poder invocar as disposies do seu Direito Interno para justificar a no execuo de um Tratado. Portanto, logo que um Estado se compromete de maneira contrria a estes princpios mnimos de convivncia internacional, incorrer nos termos gerais do Direito das Gentes, em responsabilidade internacional. A profuso nas modernas Constituies de clusulas de insero do Direito Internacional nas respectivas ordens jurdicas internas e de fixao da hierarquia das normas jurdicas prova-nos que no existe nenhuma regra ou princpio de Direito Internacional que impea o legislador constituinte de atribuir na ordem jurdica interna o valor que entender aos compromissos internacionais que os rgos estaduais assumirem, por meio de Convenes. Ao assumir um compromisso internacional, o sujeito de Direito Internacional obriga-se a actuar, na ordem jurdica interna, de acordo com tal compromisso. Se, por imperativos constitucionais, no pode cumprir as suas obrigaes internacionais, est a violar o j enunciado princpio pacta sunt servanda. Ou seja, um Estado deve cumprir pronta e integralmente as suas obrigaes. Se as no cumprir, no as deve assumir, sob pena de ser internacionalmente responsvel pela desconformidade dos seus actos ou omisses com o Direito das Gentes.

16. Tcnicas de incorporao A denominao da Clusula de Incorporao varia conforme as exigncias tcnico-constitucionais para a relevncia do Direito Internacional na ordem jurdica interna. Estamos perante uma clusula de recepo plena, quando o Direito Internacional adquire relevncia, no espao jurdico interno, independentemente do seu contedo, por meio de uma norma que habitualmente no exige uma outra formalidade que no seja a publicao. Encontramos uma clusula de recepo semi-plena, quando a Constituio, consagrando um sistema misto, permite que as normas com dado contedo revelem no espao jurdico interno sem outra formalidade que no seja a publicao, exigindo para a relevncia das restantes tcnicas: a transformao. H transformao, se a Constituio exige que o legislador ordinrio reproduza, um acto da sua competncia, a norma surgida no espao internacional. A transformao pode ser explcita ou implcita, conforme se exija um acto normativo expresso pelo legislador ordinrio ou se assente em que o processo de formao da norma internacional se incluem actos de carcter internacional se incluem actos de carcter legislativo ou parcialmente legislativo de rgos competentes para tornarem relevante na ordem jurdica interna a norma internacional. Por vezes, as normas de Direito Internacional so directamente aplicveis na ordem jurdica interna dos Estados, ou seja, impem-se sem que os rgos estaduais tenham sequer que proceder sua publicao. Neste caso, parece ser correcto falar-se de clusula de incorporao automtica.

17. Razes da escolha das vrias tcnicas de incorporao Quanto ao Direito Internacional Geral, no necessrio qualquer acto de recepo ou de transformao para que o juiz interno o aplique. Quantos aos Tratados, usual dizer-se que o juiz s conhece o Direito Interno. Quer-se, com isto, significar que sempre necessrio um acto de recepo ou de transformao para que as normas convencionais se imponham aos tribunais.

18. Hierarquia fixada pelas constituies

A posio relativa das vrias Fontes de Direito , fixada, sempre que o Direito Internacional o permite, pela Constituio de cada Estado, a qual deve, portanto, ser objecto de uma interpretao cuidada, dado o relevo prtico que este aspecto assume. Podem encontrar-se vrios sistemas: Sistemas que consagram a igualdade entre Lei Ordinria e o Direito Internacional; Sistemas em que o Direito Internacional prevalece sobre a Lei Ordinria; Sistemas que consagram a superioridade do Direito Internacional prpria Constituio. A QUALIFICAO DAS NORMAS DE INCORPORAO.

19. A Clusula de Incorporao Automtica do art. 8/1 CRP O art. 8/1 da Constituio (As normas e os princpios de Direito Internacional Geral ou Comum fazem parte integrante do Direito portugus) consagra uma clusula de incorporao automtica do Direito Internacional Geral ou Comum. Quer dizer, o legislador constituinte considerou que tanto as normas e princpios de Costume geral como os Princpios de Direito Reconhecidos pelas Naes civilizadas so directamente aplicveis na ordem jurdica portuguesa. E tal aplicao ser ainda imediata se tais normas e princpios tiverem carcter self-executing; caso contrrio, os indivduos s se podero prevalecer dos mesmos depois de o legislador ordinrio ter tomado as medidas legislativas necessrias para os tornarem exequveis. O legislador constituinte tomou em considerao, no art. 8 da Constituio, trs tipos ou trs grandes categorias de Direito Internacional Pblico: o Direito Internacional Geral ou Comum (art. 8/1 CRP), o Direito Internacional Particular (art. 8/2 CRP) e um direito especial, que o Direito Derivado (art. 8/3 CRP).

20. A Clusula de Incorporao Plena do art. 8/2 CRP Da conjugao do art. 169/2 CRP (requerida a apreciao de um decretolei elaborado no uso de autorizao legislativa, e no caso de serem apresentadas propostas de alterao, a Assembleia poder suspender, no todo ou em parte, a vigncia) e do art. 161-i CRP, ressalva que a aprovao dos Tratados que versassem matria da competncia exclusiva da Assembleia da Repblica, dos Tratados de participao de Portugal em Organizaes

Internacionais, dos Tratados de amizade, de paz, de defesa e de rectificao de fronteiras e ainda quaisquer outros que o Governo entendesse submeter-lhe era feita por meio de lei. Por outro lado, depreendia-se do art. 169/5 CRP (se, requerida a apreciao, a Assembleia no se tiver sobre ela pronunciado ou, havendo deliberado introduzir emendas, no tiver votado a respectiva lei at ao termo da sesso legislativa em curso, desde que decorridas quinze reunies plenrias, considerar-se- caduco o processo) que a aprovao dos Tratados Internacionais seria feita sob a forma de resoluo. Esta resoluo teria de ser promulgada. As rectificaes, s ultimamente comearam a ser publicadas em Dirio da Repblica, sob a forma de avisos, no se compreendendo que no seja publicado sob a mesma forma o momento de entrada em vigor da Conveno na ordem internacional, quando certo que, a Conveno s revela na ordem interna portuguesa aps o decurso do perodo da vacatio legis, o qual deve ser contado, no a partir da data de publicao do instrumento de aprovao, mas sim a partir do momento da entrada em vigor da Conveno no espao internacional. O processo de transformao caracterstico dos sistemas jurdicos que, consagrando a diviso estrita de poderes, no permitem ao poder executivo a edio, sob a forma de Tratados, de regras que, materialmente, constituem verdadeiras leis. Ora, tal no sucede entre ns, onde o art. 198 da CRP (art. 197/1-b), c)/2 CRP), atribui uma extensssima competncia legislativa ao Governo. Quando muito, tal sistema justificar-se-ia quanto a uma categoria de Tratados ento enunciados no art. 161-i CRP: os Tratados que versavam matria da exclusiva competncia legislativa da Assembleia da Repblica. O sistema jurdico portugus consagrava uma Clusula de Recepo Plena. Quer dizer, o ttulo que legitimava a relevncia do Direito Internacional Convencional no espao interno portugus era a clusula do n. 2 do art. 8 da Constituio, e no o acto de aprovao da Conveno, revestisse ele a forma que revestisse. Definido, como uma clusula de recepo plena, o art. 8/2 CRP, atribui relevncia na ordem interna portuguesa, aps a sua publicao oficial e enquanto vincularem internacionalmente o Estado portugus, s normas constantes de Convenes Internacionais regularmente ratificadas ou aprovadas. Quer dizer: as normas constantes de Convenes Internacionais vlidas e em vigor internacionalmente e que obedeam ao requisito constitucional da publicao oficial constituem fonte imediata de Direito Interno portugus: se se trata de Convenes self-executing, so directamente aplicveis pelo juiz portugus; se o juiz depara com normas non self-executing, s as aplicar aps a competente regulamentao. Mas, note-se bem, a norma de Direito Internacional convencional nunca entrar em vigor na ordem interna antes de entrar em vigor na ordem internacional.

O perodo da vacatio legis dever ser contado, no a partir da data da publicao do acto de aprovao ou ratificao da Conveno Internacional. Mas a partir da data da sua entrada em vigor na ordem internacional. Para surgir a responsabilidade internacional do Estado, tm de existir normas internacionais susceptveis de violao, quer por aco, quer por omisso. Ora, se o direito ainda no entrou em vigor, no internacionalmente obrigatrio. Segundo o Direito Constitucional portugus, a publicao oficial do instrumento de aprovao ou ratificao no obsta a que a Conveno Internacional s revele na ordem jurdica portuguesa aps ter entrado em vigor na ordem internacional.

21. A clusula de incorporao automtica do art. 8/3 CRP As normas emanadas dos rgos competentes das Organizaes Internacionais de que Portugal seja parte vigoram directamente na ordem interna, desde que tal se encontre expressamente estabelecido nos respectivos Tratados constitutivos. Assim se obstou prtica de futuras inconstitucionalidades, j que, autorizando determinado resultado a aplicabilidade directa de determinadas normas na ordem jurdica portuguesa implicitamente se tem como adquirido que a Constituio autoriza a delegao de competncias a tal necessria. Como ser fcil verificar, esta norma constitucional reproduz uma clusula de incorporao automtica. A esta possibilidade de relevncia no mediatizada pelo Estado d-se, portanto, o nome de aplicabilidade directa. De acordo com a Constituio, de momento, s os regulamentos comunitrios estaro aptos a ser directamente aplicveis em Portugal. Com efeito, estipulando aquela que s vigoram directamente na ordem jurdica interna as normas emanadas de organizaes de que Portugal faa parte e cujo Tratado constitutivo tal expressamente estabelea, decorre do texto do art. 189 do Tratado de Roma, de 25 de Maro de 1957, que instituiu a CEE, que s os regulamentos expressamente reconhecido aplicabilidade directa. O regulamento tem carcter geral. obrigatrio em todos os seu elementos e directamente aplicvel em todos os Estados membros. A directiva vincula o Estado membro destinatrio quanto ao resultado a alcanar, deixando no entanto, s instncias nacionais a competncia quanto forma e quanto aos meios.

A deciso obrigatria em todos os seus elementos para os destinatrios que ela designar. O art. 189 do Tratado de Roma atribui expressamente aplicabilidade directa aos regulamentos comunitrios, parece que, em rigor, a Constituio no deve obstar a que o interesse comunitrio essencial seja posto em causa s por causa da mera questo de forma que o acto comunitrio reveste. Os regulamentos entram em vigor na ordem jurdica comunitria na data neles fixada ou, nada dizendo sobre o assunto, no vigsimo dia posterior ao da publicao, e se as directivas e as decises entraram em vigor a partir do momento em que so notificados os interessados, tal significa que nenhum destes actos pode ser publicado no jornal oficial de qualquer Estado membro da comunidade. A HIERARQUIA ENTRE AS FONTES DE DIREITO

22.

O Direito Internacional Geral ou Comum, a Lei ordinria e a Constituio

Em relao ao Direito Internacional Geral, no temos a menor dvida em atribuir-lhe carcter supra-legal. Mesmo quando se defende que o Costume geral possui uma posio hierrquica coincidente com a da lei ordinria (por exemplo na Inglaterra), sempre se tem prescrito que esta lei deve ser interpretada no sentido de ser harmonizada com o Direito Internacional comum, dado se presumir ter sido inteno do legislador no o violar. A Constituio seguiu, a melhor soluo. Ao dizer que as normas e os princpios de Direito Internacional Geral ou Comum fazem parte integrante do Direito portugus (art. 8/1 CRP), no ter querido o legislador constituinte afirmar que eles se transformam ou entram na ordem jurdica interna portuguesa, porque, conservam o seu carcter de normas internacionais. A sua inteno ter sido portanto, a de significar, com as palavras fazem parte integrante, a prevalncia do Direito Internacional comum sobre o Direito portugus infra-constitucional. O Direito Internacional Geral ou Comum faz parte integrante da ordem jurdica portuguesa, enquanto existir na ordem jurdica internacional como tal; e no pode, deste modo, deixar de fazer parte integrante do Direito portugus prevalecendo assim, sobre as normas ordinrias, enquanto o Estado portugus a ele estiver vinculado. H normas e princpios internacionais aplicveis s relaes entre os Estados que, por terem recebido ao longo dos tempos um consenso universal, se transformaram em direito que constitui patrimnio comum da uma unidade e se impe, como tal, a todos os Estados

23. O Direito Internacional Convencional, a Lei ordinria e a Constituio No se pode argumentar a favor da superioridade das Convenes Internacionais invocando o argumento da dignidade e da solenidade dos compromissos por esse meio assumidos. A Constituio de muitos Estados fixa a paridade hierrquica entre lei e Tratado ou Acordo Internacional e nem, por isso esses Estados se vinculam com menos dignidade nem com menos solenidade do que outros cuja a Constituio atribui valor supra-legal s normas internacionais. Tambm no parece que possa argumentar-se contra tal superioridade, afirmando que a soberania do Estado ficaria restringida ou limitada em termos constitucionalmente inaceitveis. De facto, o direito de concluir Tratados constitui justamente um dos elementos caractersticos dos Estados soberanos e tambm no consta que os Estados que atribuem primazia ao Direito Internacional convencional sobre as suas leis internas se sintam ou sejam considerados menos soberanos do que os restantes. Conclumos, portanto, que a soluo a seguir h-de ser obtida a partir das disposies normativas do nosso texto constitucional. Portanto, as normas convencionais s vigoraro internamente desde que vigorem internacionalmente e tambm podem deixar de vigorar internamente enquanto vigoram internacionalmente. A vigncia internacional , assim, condio de vigncia na ordem interna num duplo sentido. Ora, uma norma convencional s pode deixar de vigorar internacionalmente nos termos do Direito Internacional, ou seja, nos termos previstos pela prpria Conveno ou nos termos gerais. Se as Convenes Internacionais podem ser declaradas inconstitucionais, porque as suas normas tm de se conformar Constituio, sendo-lhes esta logicamente superior.

24. O Direito Comunitrio Derivado, a Lei ordinria, a Constituio e as Convenes Internacionais O Direito Comunitrio tem primado sobre o Direito Interno e esta qualidade -lhe reconhecida por todas as jurisdies dos Estados membros da Comunidade Europeia. Embora no possa ser apreciada previamente a constitucionalidade das normas comunitrias, j que estas so incorporadas na ordem jurdica portuguesa sem qualquer interveno dos rgos estaduais, os Tribunais Ordinrios e o Tribunal Constitucional no podem, nos termos dos arts. 204, 277, 280 e 281 da Constituio, deixar de apreciar a constitucionalidade sucessiva, em concreto e em abstracto, das normas comunitrias.

FONTES DE DIREITO INTERNACIONAL PBLICO: O COSTUME INTERNACIONAL E AS CONVENES INTERNACIONAIS

25. Noo de Fontes Formais e Fontes Materiais A expresso Fontes de Direito pode ser tomada em duas acepes: como Fontes Formais, ou seja, como processos de formulao do contedo de certa regra; e como Fontes Materiais, isto , como razes do surgimento do contedo das fontes formais, por exemplo, as necessidades sociais. Apenas as Fontes Materiais criam Direito, enquanto as Fontes Formais se limitam a revel-lo.

26. O Costume Internacional e a doutrina do Tacitum Pactum. O Costume uma prtica reiterada e constante com convico de obrigatoriedade. uma concepo Voluntarista, reduzindo toda a regra consuetudinria aos Costumes particulares, fundamenta a obrigatoriedade do Direito Internacional do acordo interestadual, que, quanto ao Costume, revestiria a forma de um Tacitum Pactum. A doutrina do Tacitum Pactum, destri completamente o fundamento do Costume Internacional e diverge em pleno do seu entendimento clssico.

27.

A Doutrina Clssica sobre a natureza jurdica do Costume Internacional

O elemento objectivo, que consiste na recepo geral, constante e uniforme da mesma atitude, ou seja, sempre que os Estados se encontram em dada situao, todos eles praticam ou omitem certo acto, fazendo-o da mesma forma. O elemento subjectivo ou psicolgico, por seu turno, consiste na convico de que, se adopta aquela atitude, se est a agir segundo o Direito. Sem este segundo elemento, a prtica internacional no passa de mero uso, uma vez que lhe falta a conscincia da sua jurisdicidade.

28. Relevo do Direito Internacional Pblico consuetudinrio, apesar dos seus defeitos. O Ius Cogens No podemos de forma alguma, negar a preponderncia que assumiu o Direito convencional como Fonte de Direito Internacional. impensvel pr

lado a lado a mole das normas que diariamente surgem de fonte convencional e de fonte Costumeira. Alis, importante verificar que os Tratados Multilaterais vo desempenhando uma certa funo de Direito Consuetudinrio, ao mesmo tempo que a necessidade de rapidez de formao e regulao dos vnculos internacionais faz surgir modelos menos solenes e menos formais, como so os acordos em forma simplificada. As normas consuetudinrias, integradas em Convenes Internacionais, conservam a sua natureza de Direito Costumeiro. O Direito Internacional consuetudinrio tem ainda um relevo importantssimo na formao de normas de Ius Cogens, ou seja, das normas de direito imperativo que regulam as relaes entre os sujeitos da nossa disciplina. O art. 53 da Conveno de Viena define a norma de Ius Cogens como a que for aceite e reconhecida pela comunidade internacional dos Estados no seu conjunto como norma qual nenhuma derrogao permitida e que s pode ser modificada por norma de Direito Internacional da mesma natureza.

29. Hierarquia entre as fontes e hierarquia entre as normas de Direito Internacional Pblico O Princpios de Direito Reconhecidos pelas Naes civilizadas constituem fonte subsidiria de Direito Internacional Pblico, s se devendo recorrer aos mesmos no existindo Costume ou Tratado aplicveis. No existe, porm, qualquer hierarquia entre Costume e a Conveno. O Tratado pode revogar ou modificar o Costume, se bem que esta hiptese seja menos usual, dado que normalmente o Tratado prev o processo de modificao. Verifica-se, contudo, uma hierarquia entre normas, no podendo as de Ius Cogens ser contrariadas por outras quaisquer de natureza diferente. O Costume Local aquele que se estabelece entre Estados concretos, normalmente s dois, constituindo um verdadeiro pacto tcito. Perante a existncia de um Direito Geral e um Direito Particular, ningum vai, certamente, negar a unidade do Direito Internacional Pblico, pois o particular s se manifesta nos limites fixados pelo geral. A relao entre ambos no pode deixar de ser de subordinao do Direito Regional ao Direito Geral. AS CONVENES INTERNACIONAIS

30.

Delimitao do conceito de Tratado Internacional. Os termos Conveno e Acordo Internacional

O art. 2/1-a da Conveno de Viena, sobre o Direito dos Tratados, de 23 de Maio de 1969, pe-nos logo de sobreaviso quanto ao alcance da palavra Tratado e da palavra Conveno, em Direito Internacional: a expresso Tratado designa um Acordo Internacional, quer esteja consignado num instrumento nico, quer em dois ou vrios instrumentos conexos, e qualquer que seja a sua denominao particular. Quer dizer, o acto jurdico plurilateral, concludo entre sujeitos de Direito Internacional e submetido por estes regulamentao especfica deste Direito, tanto pode ter a designao de carta, acordo, estatuto, pacto, conveno, tratado, protocolo, declarao, etc. o que define, portanto, esta nossa Fonte de Direito o seu carcter plurilateral, a submisso da sua regulamentao ao Direito Internacional e a sua concluso entre sujeitos deste ramo de Direito, que nada importando, internacionalmente, a designao que lhe seja atribuda, em cada caso concreto. A Conveno de Viena, s se aplica aos Tratados Internacionais concludos por escrito entre Estados e no aos Acordos Internacionais concludos entre Estados e outros sujeitos de Direito Internacional, nem aos Acordos Internacionais, concludos em forma no escrita (art. 3 CV). Daqui se podem tirar vrias concluses. Primeira, clara a divergncia entre o termo Acordo na Conveno de Viena, e na Constituio, o que, de resto, acontece tambm com o termo Tratado. De facto a Constituio utiliza o termo genrico Convenes Internacionais para abranger tanto os Tratados solenes como os acordos em forma simplificada. Quando se quer referir especificamente aos Tratados solenes, usa o termo Tratado. Quando se quer referir aos acordos em forma simplificada, utiliza apenas a expresso Acordo Internacional. Segunda, a Conveno de Viena, no se aplica aos Tratados verbais. Terceira, os acordos entre um Estado e uma Organizao Internacional no so regidos pela Conveno de Viena, embora ela se aplique ao acto constitutivo dessa organizao e aos Tratados concludos e adoptados no seu mbito e s relaes entre Estados regidas por Acordos Internacionais escritos dos quais tambm sejam parte as Organizaes Internacionais. O Tratado Internacional a forma normalmente utilizada para a criao de relaes entre Estados soberanos. O estabelecimento de qualquer relao econmica, comercial ou financeira entre Estados pressupe habitualmente um Tratado de cooperao. Os Tratados sobre o comrcio tambm se limitam geralmente a enunciar umas quantas regras muito gerais, a observar em trocas ulteriores, das quais a mais importante no deixa de ser a clusula da nao mais favorecida. As relaes entre Estados e Organizaes Internacionais tambm so habitualmente regidas pelo Direito Internacional Pblico, se bem que, por vezes, seja difcil a qualificao da forma do acto que reveste o

estabelecimento de tais relaes. H quem considere, Conveno Internacional, o acordo entre dois Estados submetidos ao Direito Interno de um deles, argumentando que, mesmo assim, sempre estaria subordinado aos Princpios de Direito Reconhecidos pelas Naes civilizadas. Ora, de duas uma: tal acordo ou est submetido ao Direito Interno ou ao Direito Internacional. No sendo regulado, por via principal, por este ltimo, no pode qualificar-se como Conveno Internacional. Estaremos perante um simples contracto de Direito Interno. Uma outra hiptese muito frequentemente verificada na prtica consiste em uma Conveno Internacional concluda entre Estados remeter, quanto sua execuo, para acordos a concluir por organismos pblicos ou privados daqueles mesmos; neste caso, habitual ainda que aquela Conveno considere tais acordos executivos sua parte integrante. Bastante semelhantes s Convenes Internacionais so ainda os acordos celebrados por pessoas privadas de vrios Estados com vista a adoptarem regras jurdicas visando suprir lacunas ou melhorar determinados sectores da ordem jurdica internacional existente. As Convenes Internacionais tem por objectivo criar normas jurdicas vinculativas dos sujeitos intervenientes. Por esta mesma razo, habitual excluir do campo do Direito Internacional os acordos que do pelo nome de gentlemen's agreements. Estes acordos de cavalheiros so concludos entre representantes governamentais em seu prprio nome, ou seja, sem inteno de vincular os respectivos Estados.

31. Classificao de Convenes Internacionais Se atendermos forma que revestem, podemos classificar as Convenes Internacionais em escritas e orais, conforme constam de um documento ou de um comportamento verbal; e em Tratados (solenes) e Acordos (em forma simplificada). Uma segunda classificao releva para efeitos de Direito Constitucional e de Direito Internacional, em virtude do maior ou menor nmero de actos necessrios sua perfeio. De facto, enquanto os Tratados Solenes carecem de ratificao, tal no sucede com os Acordos de forma simplificada. A mesma Conveno pode apresentar simultaneamente a forma de Tratado para uma parte e a de Acordo simples para outra. Isto, claro, no caso da prpria Conveno no prever a necessidade da sua ratificao. De acordo com o nmero de partes, pode a Conveno ser Bilateral ou multilateral, conforme tenham participado, na sua concluso, duas ou mais partes.

Tratados Multilaterais Gerais, significando-se com isso que os estes tendem para a universalidade, sendo, portanto, irrelevante o nmero de partes que venham a ter; chamam-se Tratados Multilaterais Restritos queles que apresentam como ponto essencial o nmero de partes que nele participam. Todavia, impossvel dizer apenas pelo nmero de partes se a Conveno Multilateral restrita ou no. A qualidade das partes tambm origina uma classificao das Convenes, que tem expresso no art. 3 da CV, sobre o Direito dos Tratados. Tem-se assim, Tratados concludos entre Estados, acordos concludos entre Estados e Organizaes Internacionais e acordos concludos entre Organizaes Internacionais. habitual falar-se ainda da distino entre Tratados-leis e Tratadoscontractos. Enquanto estes seriam semelhantes aos contractos de Direito Interno, criando situaes opostas de carcter subjectivo, nos primeiros, as partes emitiram, no vontades convergentes e contrapostas, mas antes um nico feixe de vontades paralelas, no mesmo sentido, criando, assim regras gerais e objectivas, tal como acontece com os actos normativos de Direito Interno.

32. Processo da concluso das Convenes Internacionais a) Processo Multilaterais geral ou comum s Convenes Bilaterais e

A primeira pea do processo de concluso de uma Conveno Internacional a negociao. Falamos de negociao no seu sentido mais amplo, abrangendo quer a discusso do texto-projecto, apresentado por peritos, quer a redaco e adopo do texto da futura Conveno. Em Portugal, nos termos do art. 197/1-b CRP negociar e ajustar Convenes Internacionais. Sendo esta, competncia do Governo, devendo os Governos regionais participar na negociao de todas as que digam respeito s Regies Autnomas (art. 227/t - participar nas negociaes de Tratados e Acordos Internacionais que directamente lhes digam respeito, bem como nos benefcios deles decorrentes da Constituio). Depois de redigido o texto, a Conveno Internacional apresenta-se com a seguinte contextura: prembulo, dispositivo ou corpo da Conveno e anexos. negociao segue-se a fase de autenticao do texto, depois da qual este no pode mais ser alterado (art. 10 CV). A autenticao do texto da Conveno Internacional cria, para o Estado signatrio, um dever geral de Boa F e o direito de exercer certos actos para a defesa da sua integridade.

Aps a autenticao, vem, nos Tratados solenes, a manifestao do consentimento vinculao. Segundo o art. 11 da Conveno de Viena, o consentimento de um Estado a estar vinculado por um Tratado pode manifestar-se pela assinatura, pela troca de instrumentos constitutivos de um Tratado, pela ratificao, pela aceitao, pela aprovao ou pela adeso, ou por qualquer outro meio convencionado. Nos Tratados solenes, a vinculao do Estado d-se atravs da ratificao, que o acto mediante o qual o rgo competente segundo o Direito Constitucional manifesta a vontade de o Estado se declarar obrigado em relao s disposies daqueles. Pode dar-se o caso de a ratificao (art. 14 CV) vir a ser feita antes de se dar cumprimento a algumas formalidades anteriores previstas pela Constituio estamos, ento, perante as chamadas ratificaes imperfeitas, a respeito das quais rege o art. 46 da Conveno de Viena. Quer o Acordo em forma simplificada quer os Tratados solenes tm de ser objecto de um acto de aprovao, a praticar pelo Governo, em relao a ambos, sob a forma de Decreto simples, art. 197./1-c CRP aprovar os Acordos Internacionais cuja aprovao no seja da competncia da Assembleia da Repblica ou que a esta no tenham sido submetidos. Ou pela Assembleia da Repblica, s em relao aos Tratados, sob a forma de resoluo art. 161/i CRP aprovar os Tratados, designadamente os Tratados de participao de Portugal em Organizaes Internacionais, os Tratados de amizade, de paz, de defesa, de rectificao de fronteiras e os respeitantes a assuntos militares, bem como os Acordos Internacionais que versem matrias da sua competncia reservada ou que o Governo entenda submeter sua apreciao. Teremos uma ratificao imperfeita se o Presidente da Repblica proceder ratificao de um Tratado solene sem que o Governo ou a Assembleia da Repblica o tenha aprovado. Mas o art. 46 da Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados tem um campo mais amplo de aplicao do que o das ratificaes imperfeitas e diz respeito violao de qualquer regra de Direito Interno relativa competncia para a concluso de Convenes Internacionais. Quer dizer, tal disposio tem em vista ainda as inconstitucionalidades orgnicas, abrangendo, por exemplo, os casos em que o Governo aprova Tratados de competncia do Parlamento. De facto, pode dizer-se que um Tratado nunca est regularmente ratificado se no for regularmente aprovado, ou seja, se sofrer de inconstitucionalidade formal. O Tratado tem o seu momento de entrada em vigor. A tal respeito, rege o art. 24 CV. Uma Conveno pode, nos termos do art. 25 da CV, aplicar-se a ttulo provisrio, antes de entrar em vigor. Advirta-se tambm que h disposies das

Convenes que vinculam um Estado mesmo antes de essas Convenes terem entrado em vigor relativamente a esse Estado, isto , vinculam-no desde a adopo do texto. Finalmente, as Convenes Internacionais so registadas e publicadas. A norma que tal impe o art. 102 da Carta das Naes Unidas, completada pelo art. 80 da CV. b) Especificidade do Processo de Concluso das Convenes Multilaterais

A negociao colectiva e feita numa conferncia internacional onde os textos so adoptados por maioria, ou no seio de uma Organizao Internacional, por meio de um seu rgo permanente. Aparece-nos a distino entre Convenes Multilaterais abertas e Convenes Multilaterais fechadas. Enquanto, nas primeiras, podem vir a participar membros diferentes dos contratantes originrios, nas Convenes fechadas, s admitida a participao dos contratantes originrios. A participao nas Convenes abertas pode dar-se, quer pela assinatura diferida, quer pela adeso. A assinatura diferida, aquela que podem fazer os Estados, quer tenham quer no tenham tomado parte na negociao, durante um prazo fixado na prpria Conveno. A adeso, consiste no acto pelo qual um Estado nosignatrio duma Conveno Internacional, concluda entre outros Estados, em relao aos quais ela se encontra em vigor, se torna parte nesta, tenha ou no tenha participado na sua negociao (art. 15 da CV). As Convenes Multilaterais Gerais deveriam estar abertas adeso de todos os Estados. Tal no , contudo, a prtica seguida, dado que, muitas vezes, se pretendem retirar efeitos polticos colaterais da mera possibilidade de participao numa Conveno Internacional. Como a adeso no precedida de assinatura, a aprovao parlamentar ou governativa da Conveno, por acaso, necessria dever ser feita antes do envio do instrumento de adeso. Quando um Estado adere, sob reserva de ratificao, o depositrio deve entender que no se manifesta uma vontade definitiva de aderir, mas sim uma mera inteno de aderir, sem qualquer efeito jurdico diferente daquele que provoca a assinatura dum Tratado solene. A entrada de um Estado para uma Conveno Multilateral ainda facilitada pela possibilidade de formulao de reservas. A reserva , segundo o art. 2/1-d da CV, uma declarao unilateral, qualquer que seja o seu contedo ou uma designao, feita por um Estado quando assina, ratifica, aceita ou aprova um Tratado ou a ele adere, pela qual

visa excluir ou modificar o efeito jurdico de certas disposies do Tratado na sua aplicao a este Estado. Pela formulao da reserva, modifica-se a Conveno nas relaes entre o Estado que a formulou e o Estado que a aceitou; no sem modificar as relaes das outras partes entre si; a Conveno entra em vigor entre o Estado que formulou a reserva e a parte que a ela objectou e no se ops a que a Conveno entrasse em vigor entre ambos, embora as disposies sobre que incide a reserva no se apliquem entre os dois Estados, na medida do que foi previsto pela reserva. A formulao de uma reserva nem a objeco mesma tm carcter definitivo, podendo ser unilateralmente retiradas (art. 22 da CV). As Convenes Multilaterais obrigam instituio de um depositrio, que evita as trocas excessivas de instrumentos de ratificao, enviando-se, assim, apenas um instrumento de ratificao que depositrio ou no Estado no Territrio do qual se desenrolaram as negociaes ou no secretariado de uma Organizao Internacional, quando a Conveno negociada sob os auspcios ou no seio dessa Organizao. O depositrio notifica os restantes Estados do depsito das ratificaes que se forem operando.

33. Condies de validade das Convenes Internacionais a) Capacidade das partes

S tm capacidade para celebrar Convenes Internacionais os sujeitos activos de Direito Internacional. Face ao art. 6 da CV (todo o Estado tem capacidade para contrair Tratados), a incapacidade de um Estado s pode resultar de um Tratado anterior A sano da incapacidade internacional a nulidade da Conveno. b) 1. Regularidade do consentimento Irregularidades formais

Estas irregularidades dizem respeito competncia e ao processo para a concluso das Convenes. 2. I. Irregularidades substanciais. ERRO

Art. 48 da CV. Tanto se pode tratar de um Erro de facto como de direito. O Erro pode ser determinante e desculpvel.

O Erro de redaco da Conveno no afecta a sua validade, dando apenas lugar sua rectificao, segundo o art. 79 da CV. No se faz, no art. 48 CV, qualquer distino entre Erro Bilateral e Erro Unilateral. Tambm o Erro provoca uma nulidade relativa, s podendo o vcio ser invocado pela parte que dele vtima. II. DOLO

O Dolo encontra-se muito prximo do Erro. Simplesmente, no Dolo, h artimanhas da contra-parte, que induzem a vtima em erro. Sucede, por isso, que tambm s a vtima o pode arguir (nulidade relativa), ou pode sanar o vcio expressa ou tacitamente, art. 49 da CV. III. CORRUPO DO REPRESENTANTE DE UM ESTADO

A Corrupo produz a nulidade do Tratado. Para que tal vcio possa ser imputado a um Estado, basta que o acto que lhe d origem emane de uma pessoa que age por conta desse Estado ou sob seu controlo, art. 50 da CV. IV. COACO EXERCIDA SOBRE O REPRESENTANTE DE UM ESTADO E COACO EXERCIDA SOBRE UM ESTADO PELA AMEAA OU PELO EMPREGO DA FORA

So casos de nulidade absoluta regulados pelos arts. 51 e 52 da CV. c) Licitude do objecto

Segundo o art. 53 da CV, nulo todo o Tratado que, no momento da sua concluso, incompatvel com uma norma imperativa de Direito Internacional Geral. Segundo o art. 64 da CV, se sobrevier uma nova norma imperativa de Direito Internacional Geral, todo o Tratado existente que seja incompatvel com esta norma torna-se nulo e cessa a sua vigncia.

34. Processo de anulao das Convenes Internacionais O processo de anulao de uma Conveno Internacional vem regulado nos arts. 65, 66 e 67 da Conveno de Viena. A parte que pretende arguir a nulidade ou a anulabilidade de uma Conveno deve notificar a sua pretenso outra ou outras partes. No h prazo de caducidade para o exerccio deste direito, sendo ele exclusivo das partes, no podendo, portanto, qualquer terceiro Estado invocar o vcio, mesmo que se trate de um caso de anulabilidade absoluta.

De acordo com o art. 44 da CV, a arguio da nulidade s pode ser feita em relao a toda a Conveno e no apenas em relao a certas clusulas, salvo se: a) Essas clusulas so separveis do resto do Tratado, no que respeita execuo; Resulta do Tratado ou foi por outra forma estabelecido que a aceitao das referidas clusulas no constituiu para a outra parte ou para as outras partes no Tratado uma base essencial do seu consentimento a estarem vinculadas pelo Tratado no seu conjunto; E no for justo continuar a executar o que subsiste do Tratado.

b)

c)

Tratando-se de dolo ou corrupo do representante dum Estado, o Estado lesado tanto pode arguir a nulidade de todo o Tratado, como pode invocar apenas a nulidade de certas clusulas. Caso a nulidade tenha origem na coaco ou na incompatibilidade da Conveno com uma norma de Ius Cogens, apenas pode ser invocada a nulidade de toda a Conveno.

35. Consequncias das nulidades das Convenes Internacionais As consequncias das nulidades variam conforme a espcie de nulidade em causa. As disposies duma Conveno nula no tm fora jurdica, mas, se tiverem sido praticados actos nulos com fundamento numa tal Conveno: a) Qualquer parte pode pedir a qualquer outra parte que restabelea, tanto quanto possvel, nas suas relaes mtuas, a situao que teria existido se esses actos no tivessem sido praticados Os actos praticados de Boa F, antes de a nulidade haver sido invocada, no so afectados pela nulidade do Tratado.

b)

Quer dizer: os actos praticados devem, tanto quanto possvel, desaparecer. Todavia, como foram praticados de Boa F, no originam, a Responsabilidade Internacional do Estado. Quando a nulidade resulta da oposio da Conveno a uma norma de Ius Cogens, as partes so obrigadas: a) A eliminar, na medida do possvel as consequncias de todo o acto praticado com base numa disposio que seja incompatvel com a norma imperativa de Direito Internacional; e A tornar as suas relaes mtuas conformes norma imperativa de Direito Internacional geral.

b)

Quando tal norma surge posteriormente concluso da dita Conveno, a cessao da sua vigncia: a) b) Liberta as partes da obrigao de continuar a executar a Conveno; No afecta nenhum direito, nem nenhuma obrigao, nem nenhuma situao jurdica das partes, criados pela execuo da Conveno, antes de se extinguir.

36. Execuo de Convenes Internacionais Uma Conveno Internacional deve ser executada de acordo com o princpio de Boa F, abstendo-se o Estado de reduzir a nada o seu objecto e o seu fim, e, salvo disposio em contrrio, no se aplica retroactivamente, nem apenas a uma ou algumas partes do Territrio de um Estado. O art. 30 da CV, fixa uma ordem de prioridade. Assim, e no falando, de novo, da prioridade absoluta das normas de Ius Cogens: As normas de uma Conveno que violem as normas da Carta das Naes Unidas devero ceder perante estas; Se uma Conveno estabelece que est subordinada a outra anterior ou posterior ou no deve ser considerada incompatvel com essa outra Conveno, as disposies desta prevalecem sobre as daquela; Se estamos em face de duas Convenes sucessivas com identidade de partes, sem que a primeira tenha deixado de vigorar, as disposies da primeira, que sejam incompatveis com a segunda, no se aplicam; Se no se verifica a identidade das partes: a) Nas relaes entre Estados-partes em ambas as Convenes, aplicam-se as disposies da primeira, que sejam compatveis com a segunda; Nas relaes entre um Estado-parte nas duas Convenes e um Estado-parte apenas numa dessas Convenes na qual os dois Estados so partes rege os seus direitos e obrigaes recprocos.

b)

37. Efeitos das Convenes Internacionais De acordo com o Princpio da Relatividade das Convenes Internacionais, um Tratado no cria obrigaes nem direitos para um terceiro Estado sem o consentimento deste ltimo.

Uma Conveno tambm pode atribuir um direito a um Estado terceiro, atravs daquilo a que habitualmente se chama estipulao a favor de outrem, mediante a qual, as partes, com o consentimento, mesmo presumido, do terceiro, lhe concedem tal direito, que permanece irrevogvel e imodificvel a no ser com o consentimento deste ltimo, desde que tal tenha sido estatudo. A clusula da nao mais favorecida outra das tcnicas destinadas a criar direitos a favor de Estados terceiros com o seu consentimento.

38. Interpretao das Convenes Internacionais O art. 31 da CV, manda interpretar de Boa F, segundo o sentido comum atribuvel aos termos da Conveno no seu contexto e luz dos respectivos objecto e fim. Como meio complementar de interpretao, as partes podem lanar mo dos trabalhos preparatrios e das circunstncias em que foi concluda a Conveno, desde que a utilizao dos meios descritos tenha conduzido a um sentido ambguo, absurdo ou no razovel.

39. Extino ou suspenso da vigncia das Convenes Internacionais A extino distingue-se da suspenso, porque, pela primeira, uma Conveno perde definitivamente a vigncia e a potencialidade de produzir os seus efeitos jurdicos, enquanto pela segunda, tal s acontece duma forma provisria, retomando a Conveno a sua vigncia logo que cesse o motivo que tenha determinado a suspenso. A extino e a suspenso podem resultar das prprias disposies da Conveno, expressas, ou implcitas. Podem ainda resultar da concluso duma Conveno posterior. Uma terceira ordem de fundamentos para a extino (ou suspenso, quando possvel) constituda por: Nascimento de uma norma de Ius Cogens com a qual a Conveno seja incompatvel; Nascimento de um Costume derrogatrio; Violao culposa pela contraparente; Impossibilidade superveniente de execuo;

Mudana radical e imprevisvel das circunstncias; Extino das partes contratantes; Estado de Guerra.

O processo para se invocar uma causa de suspenso ou extino duma Conveno Internacional semelhante ao da arguio da nulidade e encontrase nos arts. 65 e seg. da Conveno de Viena. As consequncias da extino encontram-se reguladas no art. 70 e as da suspenso no art. 72 da Conveno de Viena.

40. Reviso e modificao das Convenes Internacionais Os termos equivalentes. Modificao, Reviso e Emenda so juridicamente

A necessidade de consentimento unnime vigora como regra, quanto reviso das Convenes Bilaterais e Multilaterais restritas. Nas Convenes Multilaterais, podem dar-se dois casos: a) Ou as Convenes contm clusulas de reviso, que fixam as condies e o processo a seguir na reviso, sendo tais clusulas de observncia imperativa; Ou tais clusulas no existem e, ento, o acordo que rev a primeira Conveno no necessita de ser aprovado por unanimidade; basta que o seja por maioria.

b)

41. Fiscalizao da constitucionalidade das Convenes Internacionais So possveis, nos termos dos arts. 280 e 281 da Constituio, de ser submetidas fiscalizao sucessiva concreta e abstracta. Se forem declaradas inconstitucionais, sero, na primeira hiptese, desaplicadas ao caso sub iudice e deixaro, na segunda hiptese, de vigorar desde a data da sua entrada em vigor (se a inconstitucionalidade for originria) ou desde a entrada em vigor de norma constitucional posterior com aquelas incompatvel (se a inconstitucionalidade for superveniente). O Presidente da Repblica pode requerer ao Tribunal Constitucional a apreciao preventiva da constitucionalidade de qualquer norma constante de Tratado Internacional que lhe tenha sido submetido para ratificao, de Decreto que lhe tenha sido enviado para promulgao como Lei ou como

Decreto-lei ou de Acordo Internacional cujo decreto de aprovao lhe tenha sido remetido para assinatura (art. 278/1 CRP). Se o Tribunal Constitucional se pronunciar pela inconstitucionalidade de norma constante de qualquer Decreto ou Acordo Internacional, dever o diploma ser vetado pelo Presidente da Repblica ou pelo Ministro da Repblica, conforme os casos, e devolvido ao rgo que o tiver aprovado (art. 279/1 CRP). AS RESTANTES FONTES DE DIREITO INTERNACIONAL PBLICO

42. Os princpios de Direito reconhecidos pelas naes civilizadas A alnea c) do art. 38 do Estatuto do Tribunal Internacional de Justia manda aplicar, nas controvrsias submetidas a este rgo jurisdicional, os Princpios de Direito Reconhecidos pelas Naes civilizadas. As posies sobre este assunto so trs: ou se trata de princpios de Direito Internacional Pblico, ou de princpios de Direito Interno, ou de princpios que tanto podem ser de Direito Internacional Pblico como ao Direito Interno. Temos por correcta a segunda posio, por vrios motivos. Por um lado, sendo os princpios gerais de direito considerados fonte subsidiria de Direito Internacional, impeditiva de um non liquet, que s funcionar quando falharem as normas convencionais e consuetudinrias, no se compreende que se confundem com os prprios princpios de Direito Internacional a cuja lacuna pretendem obviar. Alm disso, a formulao do art. 38 coloca esta fonte, sem ambiguidade, ao lado das restantes, com perfeita autonomia. Em terceiro lugar, os trabalhos preparatrios da alnea c) mostram que se quis consagrar apenas os princpios de Direito Interno (Pblico ou Privado) e no quaisquer princpios de Direito Internacional. Entendemos pois, os Princpios de Direito Reconhecidos pelas Naes civilizadas como fonte autnoma e directa de Direito Internacional, embora com carcter subsidirio, visando possibilitar ao juiz a resoluo de todos os diferendos que lhe sejam submetidos. O art. 38/1-c funciona, no como regra constitutiva, mas como norma puramente declarativa duma prtica que j vinha de 1794. O princpio do abuso do direito, significa que o Estado exerce uma competncia de forma a iludir uma obrigao internacional ou leva-a a cabo com desvio de poder, isto , desenvolve-a com vista a prosseguir um fim diferente daquele em virtude do qual a dita competncia lhe foi reconhecida.

O princpio segundo o qual a lei especial prevalece sobre a lei geral, de fcil apreenso: se entre os Estados de uma regio do globo se forma um Costume regional, ele prevalece, nas relaes entre tais Estados, sobre o Costume geral. O princpio do estoppel, significa que uma parte num processo v precludido o direito de adoptar uma atitude que contradiz o que ela expressa ou implicitamente admitiu anteriormente, se da adopo da nova atitude resulta prejuzo para a contra-parte.

43. A Jurisprudncia e a Doutrina Sob reserva do disposto no art. 59, as decises judiciais e a doutrina dos publicista mais qualificados das diferentes naes, como meio auxiliar para a determinao das regras de direito sero tambm tidas em conta pelo Tribunal Internacional de Justia. Devemos assentar nisto: nem a Jurisprudncia nem a Doutrina so Fontes Imediatas e Formais de Direito Internacional Pblico. De modo que a deciso que o Tribunal Internacional de Justia venha a emanar no pode apoiar-se seno nas regras das trs alneas do n. 1 do art. 38 do seu estatuto. O papel da Jurisprudncia e da Doutrina apenas o de servirem de meios auxiliares na determinao do sentido daquelas regras.

44. A Equidade Nenhum Estado se obrigar a submeter, duma forma geral, todos os seus diferendos a julgamentos segundo a equidade. Casos raros existem, contudo, em que as partes atribuem ao juiz arbitral ou ao tribunal permanente o papel de legislador, chegando mesmo a afastar o direito que, em princpio, seria aplicvel ao caso sub iudice. De acordo com o exposto, o n. 2 do art. 38 reconhece expressamente a faculdade de o juiz decidir ex aequo et bono, se as partes estiverem de acordo.

45. Os actos jurdicos unilaterais Tais actos podem produzir efeitos jurdicos, mas no so criadores de regras atributivas de direitos e obrigaes aos sujeitos de Direito Internacional. Achamos que o Acto Jurdico Unilateral autnomo deve ser considerado como autntica Fonte Formal de Direito Internacional. No o , portanto, quer o acto unilateral que consiste na concretizao duma Conveno, quer o acto unilateral, para a validade do qual foi necessrio o concurso de outra manifestao de vontade seja ela Bilateral, Multilateral ou Unilateral.

Para que um Acto Unilateral se considere uma Fonte Formal de Direito Internacional, tem de constituir um acto jurdico anterior. Respeitam estes pressupostos o protesto, o reconhecimento a promessa, a renncia e a notificao.

OS SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL PBLICO. GENERALIDADES. O ESTADO

46. Discordncia da doutrina quanto ao nmero e natureza dos sujeitos de Direito Internacional Pblico So trs correntes, que se tm defrontado neste campo. Para uma delas, chamada Clssica ou Estadualista, apenas os Estados so sujeitos de Direito Internacional. Estado e pessoa jurdica internacional so duas noes que se identificam, portanto, a no ser que se verifiquem quaisquer anomalias histricas, a personalidade jurdica internacional deriva da reunio de todos os atributos da soberania. Foi ultrapassada por uma dupla de acontecimentos. Por um lado, verificouse uma certa sublimao das soberanias na Constituio das vrias Organizaes Internacionais, dotadas de autonomia e capacidade de agir. Por outro lado, as circunstncias levaram a reconhecer certas capacidades jurdicas aos insurrectos e aos movimentos de libertao nacional, assim como a reconhecer um verdadeiro locus standi internacional pessoa humana e a certas minorias. A Tese Individualista, situa-se no plo oposto: no j o Estado o nico sujeito de Direito Internacional, mas antes o indivduo. Partindo do pressuposto de que o indivduo o verdadeiro sujeito numa sociedade qualquer, a concluso no pode modificar-se na sociedade internacional. O verdadeiro sujeito na ordem jurdica internacional ser todo o indivduo que em cada Estado tenha a seu cargo a direco das relaes internacionais ou que intervenha activamente nelas. de rejeitar esta doutrina. Na verdade, faz caber no Direito Internacional Pblico muitas normas ou instituies cuja a verdadeira sede Direito Internacional Privado. Por outro lado, no compreende a personalidade jurdica do Estado e das Organizaes Internacionais, que confere a tais entidades a qualidade de verdadeiros centros autnomos de direito e deveres. No surgimento das Teorias Eclticas ou Heteropersonalistas. Para estas, o mbito dos sujeitos de Direito Internacional muito vasto.

Os sujeitos, aqui, so o Estado, as Organizaes Internacionais e o prprio indivduo. a que se encontra mais prxima da realidade. a verdade que os Estados e as Organizaes Internacionais so os principais actores internacionais. O indivduo vai-se afirmando cada vez mais como pessoa jurdica internacional.

47. O Estado a) O Reconhecimento declarativo do Estado

Os Estados so as pessoas jurdicas internacionais por excelncia. Ao contrrio de outros sujeitos de Direito Internacional, cuja a personalidade criada e cuja capacidade delimitada por Tratado e muito raramente pelo Costume Internacional, os Estados so sujeitos imediatos ou primrios da ordem jurdica internacional. O Estado hoje a forma poltica essencial por meio da qual toda a colectividade tem acesso vida internacional. O reconhecimento um acto unilateral e livre pelo qual um Estado manifesta ter tomado conhecimento da existncia de outro, como membro da comunidade internacional. Nesta definio est j pressuposto um modo de ver quanto ao problema da natureza do reconhecimento como declarativo ou constitutivo. De facto, quem considerar o acto de reconhecimento como unilateral, enfileira na tese dos defensores do seu carcter declarativo, acontecendo o contrrio com os defensores do reconhecimento como acto bilateral. Alm do voluntarismo inerente a esta concepo, repudiamos a doutrina do efeito constitutivo por vrias razes: primeiro, porque a prtica internacional justamente no sentido do efeito declarativo; por outro lado, se o reconhecimento tivesse efeito constitutivo, seria um acto retroactivo, e s perante ele o Estado reconhecido assumiria em face do reconhecedor os seus deveres e responsabilidades desde o momento em que constituiu e nunca os assumiria se no fosse reconhecido. A personalidade jurdica do Estado no surge com o reconhecimento, mas antes quando se renem todos os elementos constitutivos. O reconhecimento apenas consigna um facto preexistente. O reconhecimento de um Estado pode ser expresso ou tcito. No primeiro caso, h uma declarao explcita numa nota ou num Tratado. O reconhecimento tcito aquele que resulta de um acto que, implicitamente, mostra a inteno de tratar o novo Estado como membro da comunidade internacional.

O facto de um Estado ser membro de uma Organizao Internacional no implica que tenha reconhecido todos os Estados da mesma. Costuma-se falar ainda em reconhecimento de iure e de facto, considerando-se o segundo como um reconhecimento provisrio, ou apenas referente a certo nmero de relaes, enquanto o primeiro definitivo e completo.

b)

O Reconhecimento Insurrectos

constitutivo

dos

Beligerantes

dos

O reconhecimento como Estado pode ser precedido do reconhecimento como grupo beligerante ou insurrecto. Um grupo Beligerante quando uma parte da populao se subleva, dando origem a uma guerra civil, pretendendo desmembrar-se do Estado de que faz parte ou ocupar definitivamente o poder. Neste caso, quando o grupo sublevado constitui um Governo estvel, mantm um exrcito organizado com o qual domina uma parte considervel do Territrio nacional e se mostra disposto a respeitar os deveres de neutralidade de qualquer Estado atingido pela luta ou que no possa ficar indiferente perante ela pode reconhecer-lhe o carcter de beligerante. Reconhecidos, os beligerantes adquirem, de facto, os direitos e deveres de um Estado. Por vezes, tem sucedido que uma esquadra se amotina contra o Governo legal, exercendo sobre o mesmo uma grande presso poltica. Nestes casos, se os Estados estrangeiros ou o Governo legal reconhecerem os amotinados como Insurrectos, obrigam-se a no os tratar como piratas ou malfeitores, desonerando-se ainda o Governo legal da responsabilidade dos seus actos. Todavia, tais insurrectos, mesmo quando reconhecidos, no podem exercer direitos de visita, de captura de contrabando de guerra, etc. O Direito Internacional no se impe s legislaes internacionais quanto aos efeitos do reconhecimento, porque no regula as consequncias na ordem jurdica estadual da atitude do poder executivo perante uma entidade que possui todas as caractersticas dum Estado.

You might also like