You are on page 1of 2

Dlar "Fraco" ajuda a realizar sonhos de consumo

Redao

Na ltima dcada, 31 milhes de pessoas ingressaram na classe C, segundo dados da Pesquisa de Amostra Domiciliar (Pnad), feita pelo IBGE. Esse resultado representa um crescimento de 48% no nmero de pessoas no mercado consumidor. Com esse aumento, somado baixa cotao de moedas fortes como dlar e euro por conta da crise financeira mundial, o mercado consumidor brasileiro est fazendo a festa. Jussara Soares, professora, conseguiu comprar aparelho televisor e trocou sua mquina de lavar nos ltimos anos. Mas o que desejava mesmo era um iPad, da Apple, que no Brasil custa quase R$ 2 mil. Por causa dos preos baixos, uma amiga minha tambm professora conseguiu fechar um pacote de viagem e vai para Miami, nos Estados Unidos. L, ela vai comprar para mim o iPad, que sair por apenas US$ 500,00 , conta, animada.

Um estudo realizado pela consultoria de marketing GS&MD Gouva de Souza, intitulado As tendncias de consumo na viso de quem compra , apontou que os produtos mais adquiridos com a baixa do dlar so os eletroeletrnicos como computadores, televises de plasma, aparelhos de som e smartphones. Principalmente os importados. Murilo Jovtei, scio-consultor da consultoria de negcios Go4!, explica que os produtos importados atraem mais o consumidor porque tendem a ter mais qualidade e so diferentes. O professor de educao financeira, Pio Mielo, conta que, pelo olhar do consumidor, a desvalorizao cambial excelente, ainda mais se considerarmos que o brasileiro viveu trs dcadas com demanda reprimida e perodos de escassez. natural que, com o Pas em franca expanso e atraindo capital internacional, a chance de o brasileiro comprar um bem aumente. injusto falar para o trabalhador brasileiro, que esperou a vida inteira por isso, no consumir. chegado o momento de fazer a viagem sonhada e comprar o eletroeletrnico que sempre desejou , afirma. No s a compra de produtos que est em alta. O professor de economia da FATEF, Roberto Carlos Alves de Oliveira, conta que, com a queda do dlar, viajar tambm ficou muito mais barato. O brasileiro, inclusive, tem quebrado recorde de despesa no exterior com a possibilidade de comprar produtos importados e realizar sonhos de consumo , diz. O brasileiro pode aproveitar as inmeras oportunidades de compras, mas no deve esquecer sua real condio financeira. O preo est bom, de fato, as condies esto boas, mas preciso analisar a capacidade de caixa do consumidor num futuro prximo para no entrar em um ciclo de dvidas , aconselha Mielo. Para no endividar

preciso controlar a tentao. Oliveira explica que, quando o consumidor ascende social e economicamente, ele se arrisca em novos patamares de consumo. S tem que tomar cuidado para no se animar demais com os preos dos produtos e acabar gastando mais do que devia , aconselha. Jovtei diz que as pessoas acabam se empolgam com o baixo preo, mas no tm dinheiro para consumir, ento pegam dinheiro do banco e, assim, comprometem sua renda com dvidas. Para no cair em dvidas, ele recomenda que o consumidor gaste o dinheiro que tem e no o que acha que ter. melhor poupar para consumir do que consumir e depois se virar para pagar , garante. O consumidor no precisa ficar afobado para aproveitar o preo baixo. Afinal, segundo Oliveira, o cenrio da economia externa deve continuar como est. O dlar no vai se valorizar to cedo. Por um bom tempo teremos essa situao econmica favorvel ao sonho de consumo do brasileiro , afirma.

You might also like