You are on page 1of 3

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO NO DIA A DIA DE UMA ESCOLA A construo do conhecimento, por parte do educando, inclui vrias etapas culminando

com o saber o qu, saber como, saber por qu, saber para qu. Ao obter respostas a essas etapas do saber o aluno estabelece elos necessrios para o fio condutor do conhecimento, em relao ao processo de ensino. Ao estabelecer elos, o sujeito em ao (aluno), garante saberes construdos de forma dinmica e global dentro de um processo de pensamento, apossando-se do significado da realidade concreta e mobilizando-se para o processo pessoal de aprendizagem.

PERFIL DO PROFESSOR EDUCADOR CARACTERSTICAS PRINCIPAIS: Comprometido com aquilo que faz; Construtor mais pesquisador do que transmissor problematiza contedos, faz perguntas oportunas, formula hipteses, sistematiza contedos, disponibiliza informaes e avalia o processo; Mediador - prepara o indivduo para lidar com a incerteza, com a complexidade na tomada de decises e para assumir a responsabilidade com a deciso tomada; Orientador tem familiaridade com o aluno e prazer na comunicao, enfrenta os imprevistos, as incertezas, sabe viver e conviver, critica, questiona e flexvel.

HABILIDADES INERENTES: Estimula o aluno com propostas desafiadoras; dinmico; Valoriza a participao do aluno; enfatiza o dilogo e as atividades cooperativas; Valoriza ao, reflexo, e a tomada de conscincia.

REQUISITOS BSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES INERENTES AO EDUCADOR: Estar disponvel s aprendizagens; Estar preocupado com a forma de ensinar; Estar preocupado com a maneira como os alunos aprendem; Estar seguro de seus conhecimentos e de sua competncia profissional; Ter fora moral para coordenar as atividades da classe; Ter coerncia entre o falar e o agir; Ser capaz de conquistar a famlia como parceira na formao dos alunos.

ORGANIZAO DO TRABALHO EM SALA DE AULA: Ensinar buscar procedimentos e estratgias mediante os diferentes contextos, revendo paradigmas, reconstruindo conceitos e rompendo barreiras que limitam a ao educativa. A isso chama-se Gerenciamento da Sala de Aula. GERENCIAMENTO DA SALA DE AULA: Ambiente Fsico: Quando o ambiente fsico no contribui para o aprendizado, o professor pode:

Mudar a disposio das carteiras; Disponibilizar materiais no prprio ambiente; Manter o ambiente limpo e agradvel; Deixar o ambiente com a cara dos alunos.

Ambiente emocional: O ser humano vive inmeras experincias em cada fase da vida, um turbilho de sentimentos se faz presente e, por vezes, alguns deles acabam tomando frente e ento temos que lidar com eles na sala de aula. Essas manifestaes geram comportamentos inadequados, como: indisciplina, bullying, timidez, mentira, constrangimentos, entre outros, que atrapalham o gerenciamento da sala de aula. No importa qual seja o comportamento inadequado. Eles podem ser enquadrados em quatro grandes motivos: Busca de ateno; Busca de poder; Busca de vingana; Busca de autoconfiana. R

CONHECER

Uma boa sugesto ter um plano de ao para criar um ambiente seguro afetivamente.

Ambiente instrucional: Nada mais do que preparar o seu melhor, de mais valioso, para entregar para seus alunos. Ao planejar, crie estratgias de aprendizagem que envolvam todos os alunos, despertando o desejo pelo saber e criando experincias de aprendizado que eles nunca viveram. Quanto mais os alunos estiverem ativos e participando de maneira construtiva, menos ocorrncias negativas, que possam interferir no aprendizado do aluno e no gerenciamento da aula, surgiro.

Ambiente procedimental: A aula transcorre com mais tranquilidade quando os procedimentos esto bem claros para os alunos seguirem. Alguns procedimentos incluem: Entrada na sala de aula; Rotina; Respeito s falas ( do professor e dos colegas); Sada ao trmino da aula; Retorno do intervalo; Atraso e faltas; Esclarecimento de dvidas; Trabalhos/tarefas e prazos estabelecidos; Trabalhos em grupo; Atos de indisciplina (bullying, violncia,....)

Como trabalhar os procedimentos na sala de aula: INDISCIPLINA, COMO SE RESOLVE? Distinguir as regras morais das convencionais e discuti-las; Equilibrar de maneira justa sua reao a um problema; Conquistar autoridade com o saber e o respeito ao aluno; Ter como objetivo construir um ambiente cooperativo; Agir na hora certa e sempre manter a calma, ficar alerta porque a indisciplina nunca acaba; Incentivar e respeitar a autonomia dos alunos.

No h soluo fcil. Mas essencial trabalhar como contedos de ensino as questes relacionadas moral e ao convvio social e criar um ambiente de cooperao. Ler mais em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/como-resolve-indisciplinaautoridade-moral-convencao-cooperacao-autonomia-503230.shtml

You might also like