You are on page 1of 11

COMO ACABAR COM AS FORMIGAS DOMSTICAS E INSETOS

Autor: LOJASCENTRO (2343) Ver mais Guias do autor 57 de 59 qualificaram esse guia como til. Atualizado em 01/11/2007

Primeiro na pia, depois no resto da cozinha e por fim no escritrio: o pequeno exrcito de formigas apareceu de repente. Das mais de 20 mil espcies de formigas que, estima-se, existem no mundo, cerca de 30 vivem em residncias. So as chamadas "formigas urbanas". "Elas se especializaram em viver em casas e apartamentos, onde encontram temperatura controlada, segurana, distncia de predadores e muito resto de comida", diz Carlos Roberto Brando, 51, diretor do Museu de Zoologia da USP e especialista em insetos. O vero a estao em que mais aparecem, mas as invases tambm acontecem em outros perodos. "No existe uma explicao, h pocas em que determinadas espcies ficam mais ativas. um ciclo natural", explica o professor. PARA ACABAR COM ELAS: Recomenda-se usar uma mistura de gua com detergente nos buracos onde os bichos se escondem. Para acabar com a festa das formigas, ou ao menos impor ordem na casa, o ritual simples, mas quase nunca posto em prtica: no comer na sala ou no quarto, manter as lixeiras fechadas, evitar deixar restos de alimento espalhados, varrer os cmodos todos os dias e fechar as frestas que ligam os formigueiros ao habitat humano, se necessrio com cimento ou massa de vidraceiro.

DICAS PARA ACABAR OU ESPANTAR OS INSETOS


1) Mate as baratas com a seguinte receita: 100 gramas. de cido brico (compra-se em farmcia); 1 cebola bem picadinha e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Misture tudo muito bem, faa bolinhas e espalhe pela casa. 2) Contra baratas: Mistura-se partes iguais de acar e gesso (que a far estalar por dentro e no poder se reproduzir). O preparado incuo para os humanos e no contamina os alimentos. Colocase em tampinhas vazias dentro de armrios, mveis e bancadas. 1) Espante as formigas espalhando um pouco de fumo picado nos armrios e nos lugares freqentados por elas. O resultado imediato. 2) Para manter as formigas que comem plantas, afastadas. Misture borra de caf em gua e molhe uma estopa, coloque-a em volta do tronco da rvore, e molhe novamente, a cada 3 dias. A formiga no suporta cheiro de caf e vo deixar sua planta em paz, pode colocar no jardim tambm. 3) Espalhe cravos-da-ndia no armrio da cozinha e espante as formigas. 4) Pedaos de limo murchos espalhados pela casa fazem as formigas desaparecerem. 5) Bolas de naftalina colocadas perto do lixo eliminam o mau cheiro e afastam os insetos. 6) Para espantar moscas e mosquitos, corte limes ao meio e espete vrios cravos, e espalhe pelo ambiente. 7) Para espantar as traas, espalhe pelos armrios e gavetas um pouco de pimenta-doreino em gro ou naftalina. 8) Para acabar com as formigas de cozinha, espalhe fumo nos lugares mais freqentados por ela. coloque pedaos de limo murcho nos cantos dos armrios e da pia. As formigas no suportam o cheiro do limo e do fumo, e desaparecem bem rpido. 9) Um galhinho de arruda seco colocado sobre a mesa da cozinha afugenta as moscas. 10) Para as formigas no ficarem no interior do aucareiro, ponha pedaos de casca de

limo. 11) Carrapaticida com Nim (Planta indiana usada para repelir insetos): Moer 50 gramas de folhas de "nim" e deixar de molho por 8 horas em 1 litro de gua e 10 gramas de sabo em pedra. 12)Folhas de tomate so excelentes repelentes contra mosquitos. Coloquem essas folhas nas janelas para evitar que entrem.

Formigas Dicas Para exterminar um formigueiro


Formigas no atravessam barreiras de talco ou cascas de pepino p de caf usado dentro carvo ou do pau armrio queimado, eles no ou gosta de madeira cinzas e no queimada. atravessam. Para que as formigas no subam no bolo de aniversrio, passe envolta da tbua Para as formigas no entrarem para a casa plante perto das portas de entrada hortel limo bem passados e mofados espalhe pela casa pedrinhas de cnfora embrulhadas Coloque vinagre. Formigas mais resistentes misture querosene, cido brico e ucar em partes iguais picado. Para exterminar um formigueiro polvilhe no formigueiro p de enxofre. e espalhe estratgicamente pelos cantos da casa. Formigas doceiras coloque perto de onde os doces ficam, nos armrios, fumo cravo da em ndia por panos onde elas midas. passam

Aplicar com uma seringa de injeo nas frestas onde as formigas saem, lcool ou

Como acabar com as formigas no seu jardim


Combate s formigas Se voc tem horta ou jardim em casa, deve tomar cuidado com as formigas, que atacam as plantas. Elas podem ser um pesadelo. Vivem numa sociedade organizada. E no tm medo do trabalho.

So mais de 7.500 espcies de formigas no mundo, distribudas em quase todas regies do Planeta. Elas s no existem nos plos e em algumas ilhas ocenicas.

Na natureza, os inimigos se encarregam do equilbrio ecolgico: rs, sapos e galinhas comem formigas. Alm, claro, do falado tamandu, no Cerrado brasileiro. J nas reas cultivadas, elas tm comida vontade e no tm inimigo natural. A proliferam demais.

Vale lembrar que formigas tm papel importante na natureza: quando escavam o cho, para construir formigueiros, elas afofam a terra. Trazendo folhas picadas para seu ninho, contribuem para a fertilizao do solo. Carregando sementes, podem ajudar a espalhar espcies nativas.

Tem mais: algumas espcies de formigas protegem determinadas plantas, espantando animais herbvoros, em troca de alimento e moradia. O problema o desequilbrio ecolgico. Se elas estiverem impedindo o desenvolvimento da horta ou jardim, h receitas caseiras para combat-las. O importante no usar produto txico.

Cultivar gergelim bravo prximo ao formigueiro uma boa dica para eliminar o inseto voraz. Tambm d para, simplesmente, espalhar sementes desta planta no caminho das formigas.

Mudas de hortel-pimenta, calndula e batata-doce, distribudas pelo local atacado pelas formigas outra boa sada. Elas tambm fogem da lavanda, manjerona, cravo-da-india e alho. Amarrar na planta um saquinho de gaze, ou outro tecido, cheio de pimenta vermelha, tambm um jeitinho muito usado.

Se as formigas esto atacando suas rvores, a dica enrolar uma faixa melada com graxa ao redor dos troncos. Ser um obstculo intransponvel. Em vez da faixa, d para usar uma lata, com graxa na parte interna.

Se o problema for formigas na cozinha, simples espant-las. Coloque um pouco de enxofre num saquinho de pano e deixe nas gavetas e prateleiras. H quem prefira manter um ramo de salsa num copo com gua.

Na horta ou jardim, a formiga cortadeira a mais temida. a famosa sava (gnero Atta). Ela ataca as folhas de vegetais como beterraba e pimento. Para resolver este drama, basta preparar uma isca. Conhea a receita.

PREPARADO COM ANGICO

(isca contra savas)

Bata no liquidificador algumas folhas de angico com gua.

Deixe o preparado descansando por dez dias. O cheiro forte.

Depois, coe a mistura e junte bagao de laranja. Para completar adicione farinha de trigo, fazendo bolinhas bem pequenas com esta massa, para que as formigas possam carregar.

Espalhe estas pequenas armadilhas pela trilha das cortadeiras.

A formiga de solo, ou lavadeira, mais fcil de combater. Esta espcie ataca rabanete, beterraba e cenoura, penetrando no solo e retirando as partes comestveis. Isso forma inmeras feridas na hortalia. Para que mudem de endereo, misture uma poro de cal virgem para cinco de gua, jogue na toca e tampe.

Lembre: as formigas vivem numa sociedade hierrquica, com o soldado, o carregador, o obreiro e o ceifador. Os pedaos de folhas, vegetais e restos de comida que elas carregam, servem para alimentar uma colnia de fungos, chamados Rhozites gongylophora. Eles vivem dentro do formigueiro e so a comida delas. Na verdade tanto os inseticidas caseiros como o plantio de gergelim no matam diretamente a formiga. Eles destroem o fungo. Sem alimento, a formiga no sobrevive

Receitas e dicas
- Para acabar com as formigas de cozinha, espalhe fumo nos lugares mais freqentados por ela. - Coloque pedaos de limo murcho nos cantos dos armrios e da pia. As formigas no suportam o cheiro do limo e do fumo, e desaparecem bem rpido. - Passe um pano umedecido com uma mistura de gua e gua oxigenada. - Plante hortel perto de portas e janelas. - Coloque folhas de alfazema, cnfora e pedaos de limo, nos locais onde elas costumam aparecer. - Para manter as formigas que comem plantas, afastadas. Misture borra de caf em gua e molhe uma estopa, coloque-a em volta do tronco da rvore, e molhe novamente, a cada 3 dias.

A formiga no suporta cheiro de caf e vo deixar sua planta em paz, pode colocar no jardim tambm. - Espante as formigas espalhando um pouco de fumo picado nos armrios e nos lugares freqentados por elas. O resultado imediato. - Pendure galhos secos de poejo ou de arruda nos armrios para manter as formigas longe dos alimentos. - Para as formigas no ficarem no interior do aucareiro, ponha pedaos de casca de limo. - Pedaos de limo murchos espalhados pela casa fazem as formigas desaparecerem. - Espalhe cravos-da-ndia no armrio da cozinha e espante as formigas. - Contra as formigas caseiras, polvilhamos bicarbonato de sdio. - Feche os orifcios e rachaduras das paredes com cera de vela ou sabo em pedra. - Depois de encontrar o local por onde elas entram, injete com uma seringa gua e detergente. Dessa maneira, as formigas morrero de desidratao. - Outra coisa o uso de casca de tangerina, folha de louro e cravo-da-ndia em armrios e gavetas para repelir as formigas. - Injetar no formigueiro uma soluo de naftalina em benzina ( o mesmo fazer para as traas). - Formigueiro: Se souber de onde as formigas esto vindo, espalhe hortel seca, ao longo de sua trilha. - 10 g de tartaro emtico (? ) e 80 g de acar bem fino - Utilizar inseticidas em spray no d bom resultado, pois as espcies de formigas urbanas possuem ninhos com milhares de operrias (formigas que trabalham), dezenas de rainhas (que botam ovos) e cria (ovos, larvas e pupas) e, quando percebem o cheiro do inseticida, tratam de fugir para um local bem seguro, dividindo a colnia em vrios pedaos e piorando a infestao. - O melhor seria fazer uso de iscas que possuem baixa concentrao de inseticida e, quando levado ao ninho, contaminam as outras, mas difcil encontrar produtos vendidos diretamente ao consumidor. O que existe so produtos profissionais utilizados por controladores de pragas. - Para que elas no cheguem aos aucareiros, pode-se fazer um sach com gaze ou qualquer outro tecido de malha fina e colocar l dentro alguns cravosda-ndia. As formigas odeiam esse cheiro. - Seguimos o rastro ou a fileira at detectar o lugar mais prximo a sua entrada. Delimitamos a passagem das formigas com um dente de alho (como se esfregssemos no po). No precisamos de uma quantidade muito grande. Em sucessivas vezes, delimitamos cada vez mais o permetro at localizar a entrada do formigueiro e fech-la com algum material. Tambm podemos utilizar cravo ou talco para interromper o rastro.

Formigas Doceiras
Para controlar essas formiguinhas siga os seguintes passos: 1 - prepare uma papinha feita com acar de confeiteiro e um pouco de gua. 2 - Corte pedaos (4 cm x 4 cm) de papel laminado e jogue uma gota daquela papinha. 3 - Distribua os papis com a isca de acar em vrios pontos da casa, prximo aos pontos onde as formigas foram vistas ou no. 4 - Depois de cerca de meia hora no mximo voc vai ver que elas formam um carreiro e se alimentam da isca que voc ofereceu. 5 - Siga ento o carreiro at a sua origem. 6 - Aplique uma mistura em partes iguais de gua e detergente com o auxlio de uma seringa. 7 - Em seguida feche o buraquinho onde o detergente foi injetado com massa ou outro material disponivel. 8 - Repita esses passos vrias vezes por diversos dias at que a populao diminua. 9 - Se o carreiro de formigas est saindo de uma tomada eltrica no use o detergente. Ao invs disso, aplique talco de beb na tomada. O talco entope as aberturas das formigas por onde elas respiram alm de reagir com o corpo da formiga. 10 - Mantenha o hbito de fechar frestas constantemente. As formigas podem se alojar em frestas muito pequenas ou podem simplesmente vir do jardim. Vasos com plantas tambm podem abrigar pequenas colonias. 11- No se esquea que formigas preferem viver prximo de fontes de alimento. Se voc tem o hbito de levar comida para o quarto vai ter problemas l tambm. 12 -Mantenha o frasco onde voc guarda o acar bem fechado e mantenha o aucareiro na geladeira. 13 - Se voc resolver usar algum produto quimico na sua casa no use inseticida pulverizado ou na forma de aerosol. No funciona bem e s dispersa as colonias. Lembre-se que as formigas doceiras tm muitas rainhas e podem dividir as colonias na presena de uma perturbao e o inseticida uma grande perturbao. Prefira usar iscas. O mercado nacional j dispe de algumas frmulas. 14 - Verifique sempre a procedncia da isca, se ela tem registro no Ministrio da Sade.
fonte: www.abcexpurgo.com.br

Outra dica para matar formigas , misturar uma poro de cido brico com um pouco de aucar e umedecer com a cerveja, fazendo bolinhas. Colocar em tampas ou pratinhos, ralar uma cebola e coloca ao redor.

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta


Formigas, nem sempre inimigas do jardim Qualquer um de ns que possua plantas de jardim teme a invaso destas insaciveis inimigas as formigas cortadeiras! Ver nossas plantas de jardim destrudas numa s noite um pesadelo. As espcies mais comuns so as savas e as quenquns consideradas as principais pragas agrcolas no Brasil. No entanto, no podemos nos esquecer de que elas tm um papel na manuteno e equilbrio do ecossistema. Parece incrvel, no ? Mas, como tudo na natureza, elas so importantes e tm sua razo de existir: Movimentam o solo, fazendo sua aerao da mesma forma que as minhocas. Promovem a decomposio de substncias orgnicas, contribuindo para a recilcagem de nutrientes do solo. Algumas espcies so teis na jardinagem e agricultura, ajudando no controle de pragas, destruindo insetos nocivos s plantas e at mesmo outras espcies de formigas. Muitas vezes, mais indicado garantir o equilbrio entre as populaes de espcies diversas que simplesmente destruir indiscriminadamente os formigueiros. Se existem duas espcies como as sava e quenqun, a destruio da sava que tem seus ninhos mais visveis, far com que a outra espcie prolifere indiscriminadamente, causando um mal ainda maior. Algumas receitas de uso domstico podem resolver o problema em pequenos espaos, sem agredir o meio ambiente :) Uso de cal - Para as savas, por exemplo, a cal pode ser injetada nos olheiros, o mais fundo possvel, usando uma bomba manual e depois injetando gua. A aplicao deve ser repetida por mais duas vezes, com intervalo de uma semana. A cal tambm deve ser usada em forma de pasta nos troncos das rvores para evitar o ataque das cortadeiras. Uso de graxa ou vaselina - Para rvores e arbustos, usar uma tira de borracha, untada com graxa ou vaselina, amarrada ao tronco. Para troncos menores, pode-se usa um copo de plstico invertido em torno do tronco tambm recoberto com graxa na parte interna. Isto impedir o acesso das formigas at as folhas.

Sabe que existem plantas que repelem insetos e formigas? Plante em seu jardim: menta ou hortel lavanda cravo da ndia manjerona absinto (Artemisia absinthium e A. vulgaris) alho

gua e detergente Faa uma soluo de gua quente e algumas gotas de detergente e despeje no olheiro. Cuidado com as folhas das plantas. Sementes de gergelim colocadas ao redor do olheiro. As formigas vo carreg-las e sero oferecidas como alimento aos fungos que morrero. Com o tempo haver uma reduo da populao do formigueiro. Pode-se plantas tambm o gergelim prximo aos formigueiros. Outras boas idias caseiras: Cinza e gua despejada nos olheiros; Borra de caf sobre a terra. Tudo muito fcil e econmico!
1 ano atrs

Como acabar com as formigas domsticas

Primeiro na pia, depois no resto da cozinha e por fim no escritrio: o pequeno exrcito de formigas apareceu de repente. Das mais de 20 mil espcies de formigas que, estima-se, existem no mundo, cerca de 30 vivem em residncias. So as chamadas formigas urbanas. Elas se especializaram em viver em casas e apartamentos, onde encontram temperatura controlada, segurana, distncia de predadores e muito resto de comida, diz Carlos Roberto Brando, 51, diretor do Museu de Zoologia da USP e especialista em insetos. O vero a estao em que mais aparecem, mas as invases tambm acontecem em outros perodos. No existe uma explicao, h pocas em que determinadas espcies ficam mais ativas. um ciclo natural, explica o professor. PARA ACABAR COM ELAS: Recomenda-se usar uma mistura de gua com detergente nos buracos onde os bichos se escondem. Para acabar com a festa das formigas, ou ao menos impor ordem na casa, o ritual simples, mas quase nunca posto em prtica: no comer na sala ou no quarto, manter as lixeiras fechadas, evitar deixar restos de alimento espalhados, varrer os cmodos todos os dias e fechar as frestas que ligam os formigueiros ao habitat humano, se necessrio com cimento ou massa de vidraceiro. 1) Espante as formigas espalhando um pouco de fumo picado nos armrios e nos lugares freqentados por elas. O resultado imediato. 2) Para manter as formigas que comem plantas, afastadas. Misture borra de caf em gua e molhe uma estopa, coloque-a em volta do tronco da rvore, e molhe novamente, a cada 3 dias. A formiga no suporta cheiro de caf e vo deixar sua planta em paz, pode colocar no jardim tambm.

3) Espalhe cravos-da-ndia no armrio da cozinha e espante as formigas. 4) Pedaos de limo murchos espalhados pela casa fazem as formigas desaparecerem. 5) Bolas de naftalina colocadas perto do lixo eliminam o mau cheiro e afastam os insetos.

Como acabar com as formigas em sua cozinha

Por mais limpa que uma cozinha seja, em algum momento de sua existncia ela habitada por estas terriveis invasoras as formigas. E limpa daqui, limpa de l Veneno?!? Nem pensar, pois na cozinha que preparamos o que vamos comer, to certo?!? Bem, nem tudo est perdido!!! Existem duas alternativas muito simples e boas para solucionar esse pequeno probleminha. tudo muito simples: - Onde as formigas aparecerem (pia, mesa, armrios) coloque alguns cravos da ndia. - Na pia, por onde as formigas caminham, coloque p de caf usado. Usando estas duas dicas, a sua cozinha estar livre destas desagradveis invasoras. Se voc tem outra dica para a soluo deste problema, comente, o umadicapordia.com.br agradece.

As formigas
O tratamento e o combate s pragas urbanas requer pacincia, manejo integrado e, acima de tudo, bom senso. Formigas numa UTI de hospital podem trazer riscos sade, mas dentro de casa, nem sempre. Alm disso, onde h formigas no h baratas. Elas se alimentam dos ninhos de baratas. Os locais preferidos pelas formigas para fazer os ninhos so: atrs de paredes, armrios, tomadas eltricas, condutores de eletricidade, dentro de batentes, portas, janelas, frestas nas caladas, roda-ps e at mesmo dentro de aparelhos eletrnicos. A maioria destes locais escondida, de difcil localizao. Entre as espcies economicamente importantes, sem dvida temos:

lava ps (Solenopsis spp.), causando danos a agricultura e a sade pblica; formiga carpinteira (Camponotus spp.), causando danos a residncias, em peas de madeira e em equipamentos eletroeletrnicos;

formiga fara (Monomorium pharaonis), largamente espalhada pelo transporte acidental e apresentando alto risco de transmisso de patgenos devido a velocidade de crescimento da colnia em determinada rea; formiga acrobtica (Crematogaster spp), constrem o ninho diretamente no solo ou sob pedras e outros objetos, quando perturbadas podem morder e picar dolorosamente; formiga fantasma (Tapinoma melanocephalum), comumente encontrada em rvores doentes, madeiras em decomposio e tendo como principal caracterstica esta espcie o hbito de se movimentar em fileiras perfeitas, preferencialmente infestando alimento rico em acar. Tambm podemos citar como espcies importantes: formiga cabeuda (Pheidole spp) e pequena formiga de fogo (Wasmannia auropunctata). As formigas apresentam comportamento social e necessitam do comportamento do homem para serem dispersadas por longas distncias, encontrar locais para construo de ninhos e obter farta alimentao. Vivem em colnias constitudas de indivduos adultos (rainha e operrias) e crias que compreendem ovos, larvas e pupas. No processo de manuteno da colnia, as operrias adultas exercem atividades externas ao ninho, tais como coleta de alimento e gua. No mximo 30% da populao adulta atua nessas atividades. Os indivduos que so vistos representam de 5 a 10% do total da colnia.
fonte:Bayer

Medidas preventivas para o controle de formigas domsticas


1 - Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados. Deixeo os ambientes limpos, as embalagens de alimentos fechadas e no deixe louas na pia sem lavar. 2 - Vedar frestas de pisos, azulejos, portais e de outros locais que ofeream condies de abrigo para as formigas. 3 - No acumular madeira em locais midos. 4 - Observar a presena de formigueiros em vasos de plantas e jardineiras. Para tirar as formigas do jardim seque as folhas do tipo pimenta, quebre-as em pequenos pedaos e espalhe pelo jardim. 5 - Excluir a prtica de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protengendo os teclados dos computadores das migalhas de po, biscoitos, etc... 6 - Para descobrir de onde elas vm, deixe iscas atrativas como mel e bolo em tampas de plstico nos cmodos infestados. Espere duas horas e observe de onde elas vm e para onde vo.

Descoberta a trilha, feche com massa o buraco usado para entrada e sada. 7 - Vos da parede ou instalao eltrica, a melhor maneira de atac-las aplicar inseticida em p seco. Se usar isca txica, as melhores so aquelas que no matam por contato, mas sim quando ao entrar nociclo alimentar da colnia. 8 - Se souber de onde as formigas esto vindo, espalhe hortel seca, ao longo de sua trilha; 9 - Para espantar formigas em armrios use fumo picado, cravo da ndia, limo, murcho ou coentro. . 10 - Plante hortel perto de portas e janelas; 11 - Identifique os buraquinhos por onde elas saem e tape-os com pedaos de sabo . 12 - Para espantar as formigas do aucareiro coloque pedaos de limo dentro do aucareiro.

You might also like