You are on page 1of 124

13

Formatado: Cor da fonte: Branco

-UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA CENTRO DE EDUCAO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE MESTRADO EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE

ANA CAROLINA SOUZA DA SILVA

PALAVRA, VOZ E IMAGEM: A REPRESENTAO FEMININA EM MAFALDA, DE QUINO

CAMPINA GRANDE - PB 2011

14

Formatado: Cor da fonte: Branco

ANA CAROLINA SOUZA DA SILVA

PALAVRA, VOZ E IMAGEM: A REPRESENTAO FEMININA EM MAFALDA, DE QUINO

Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraba, rea de concentrao Literatura e Estudos Interculturais, na linha de pesquisa Estudos Socioculturais pela Literatura, em cumprimento exigncia parcial para obteno do grau de mestre.

Orientadora: Prof. Dra. Rosngela Maria Soares de Queiroz.

CAMPINA GRANDE 2011

15

Formatado: Cor da fonte: Branco

expressamente proibida a comercializao deste documento, tanto na sua forma impressa como eletrnica. Sua reproduo total ou parcial permitida exclusivamente para fins acadmicos e cientficos, desde que na reproduo figure a identificao do autor, ttulo, instituio e ano da dissertao.

FICHA CATALOGRFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA CENTRAL UEPB S586p Silva, Ana Carolina Souza da. Palavra, voz e imagem [manuscrito]: a representao feminina em Mafalda, de Quino / Ana Carolina Souza da Silva 2011. 123 f. : il. color. Digitado. Dissertao (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) Universidade Estadual da Paraba, Pr-Reitoria de Ps-Graduao, 2011. Orientao: Profa. Dra. Rosngela Maria Soares de Queiroz., Departamento de Letras.

1. Anlise literria. 2. Identidade feminina. 3. Histrias em quadrinhos. I. Ttulo.

21. ed. CDD 801.95

16

Formatado: Cor da fonte: Branco

ANA CAROLINA SOUZA DA SILVA

PALAVRA, VOZ E IMAGEM: A REPRESENTAO FEMININA EM MAFALDA, DE QUINO

Aprovada em ____/____/____

BANCA EXAMINADORA

________________________________________________ Prof Dra. Rosngela Maria Soares de Queiroz (UEPB) Orientadora

__________________________________________________ Prof. Dr. Sbastien Joachin (UEPB) Examinador Membro Interno

_________________________________________________ Prof. Dra. Marta Maria Nbrega (UFCG) Examinadora Membro Externo

17

Formatado: Cor da fonte: Branco

Ao amor manifesto de trs maneiras na minha vida: Minha me, Maria Santana Souza da Silva (in Memorian), chama infinita de ternura e sabedoria na minha vida. Minha filha, Mariana, expresso maior de carinho. Jeferson, companheiro leal nas minhas andanas. Dedico.

18

Formatado: Cor da fonte: Branco

AGRADECIMENTOS

A Deus, por toda fora e coragem necessria vida. minha me, pelo exemplo de mulher, pelo carinho e sabedoria. Nunca esquecerei. Ao meu pai, que do alto de sua ilusria indiferena sei que se orgulha de mim. Aos meus irmos, Renan, Jnior e Larissa, pedacinhos de mim, pelo apoio, carinho e compreenso. A Jeferson, por entender minhas ausncias, pelo carinho dedicado e o amor paciente. Mariana, meu pequenino raio de sol, por todos os sorrisos e encantos de seu primeiro ano de vida que embalaram essa escrita. Aos meus amigos, Fbio Rolim, Ranieri Mello, Silvana Neves, Marlia Vras, Cristina Borges, Michelle Rocha, pelos abraos e palavras fundamentais a essa caminhada. Lcia Monteiro, companheira de viagem e amiga estimada, pelos conselhos valiosos que contriburam para essa escrita e para a formao de minha humanitas. A Rodrigo Vieira, por todas as sugestes bem-vindas ao meu trabalho. Maria Gorette, querida amiga, por todos os incentivos, mais uma herana valiosa da turma de mestrado. Ktia Flix e ris Barreto, sem a compreenso de vocs esse sonho estaria mais distante. Rosngela Queiroz, minha estimada orientadora, pelas possibilidades de dilogo, por acreditar no meu potencial e por se dispor a me auxiliar nessa rdua tarefa. professora Rosngela Melo, pela bondade infinita e o apoio fundamental nos momentos decisivos da minha vida acadmica. Aos meus colegas de mestrado, Zuilla, rica, Fabrcia, Severino (Lep), Andrea, Flvio, Rodrigo Apolinrio, Juviniano, Anna Giovanna, Ediliane, Carlos, Luciana, Josenildo, Weber, Leandro, Raquel, Rafael, Danielle, Ana Paula, pela partilha das angstias e do conhecimento. Aos professores Luciano Justino e Marta Nbrega pelas contribuies significativas a esse trabalho quando da qualificao.

19

Formatado: Cor da fonte: Branco

Ao corpo docente do MLI, em especial, os professores Sebastien Joachim, Geralda Nbrega, Rosilda Bezerra e Eli Brando, pela colaborao mais direta e indispensvel para a escrita dessa dissertao. professora Ivone Lucena, responsvel por me cativar ao mundo foucaultiano, pela predisposio para a leitura dessa pesquisa e pelo acolhimento pessoal e intelectual.

20

Formatado: Cor da fonte: Branco

21

Formatado: Cor da fonte: Branco

RESUMO O sculo XX inaugurou um perodo de rupturas e profundas transformaes nas relaes entre as geraes e na constituio das identidades dos sujeitos, em especial o feminino. Reflexos dessas mudanas so percebidos nas manifestaes da linguagem que so um amplo campo de conhecimento no que diz respeito formao humana e atravs dela que observamos de maneira mais latente o processo de subjetivao e constituio do ser. Sob essa tica, essa dissertao elege como corpus de pesquisa as histrias em quadrinhos de Mafalda, de Quino, visto que essa narrativa traz a escrita, o som e a imagem numa nica e plural linguagem (verbo-sonora-visual) e, portanto, recupera de modo mais evidente as representaes dos sujeitos e do sistema cultural. Nesse contexto, analisamos nas histrias em quadrinhos de Mafalda os dilogos travados entre tal personagem e outras femininas como sua me e Susanita, tendo como foco a primeira. Alm da palavra, contemplada em nossa anlise a representao dos sons, as imagens e os demais elementos da narrativa grfica que colaboram na construo de sentidos. Essas anlises objetivam avaliar como os questionamentos dos antigos valores e as inquietaes do mundo de Mafalda se confrontam ao do mundo representado por sua me (e Susanita) e contribuem para a formao/firmao da identidade feminina da infante. Para a anlise do feminino representado na narrativa, resgatamos os conceitos de identidade, de Hall, Bauman, Zinani e de representao, de Chartier, dentre outros tericos. Alm disso, as imagens bem como a escrita so analisadas a partir dos fundamentos sobre a linguagem, de Bakthin e de Vygotsky e da teoria de uma linguagem prpria dos quadrinhos proposta por McCloud, Eisner, Ramos, Cirne. Por se tratar de uma linguagem mltipla, contaremos com o auxlio de alguns conceitos da Semitica e da Anlise do Discurso de modo a reconstruir o sistema cultural e ideolgico representado nessas histrias. Diante do corpus escolhido, pudemos analisar como as representaes femininas foram caracterizadas, a partir dos discursos sobre a identidade e seus papis sociais. Nesse tentame, construmos leituras que nos permitiram interpretar como os quadrinhos trazem, atravs de sua linguagem caracterstica, referentes culturais correspondentes as formas de pensar, comportar, ser e agir e subsidiam relaes densas e complexas da formao e interao humana.

Palavras-chave: Mafalda. Identidade feminina. Literatura e histrias em quadrinhos. Imaginrio cultural. Anlise do discurso.

22

Formatado: Cor da fonte: Branco

RESUMEN El siglo XX inaugur un perodo de trastornos y cambios profundos en las relaciones entre generaciones y la constitucin de las identidades de los individuos, especialmente en las mujeres. Reflexiones de estos cambios se perciben en el lenguaje que son un amplio campo de conocimiento con respecto al desarrollo humano ya travs de ella podemos ver ms imgenes del proceso y la constitucin de la subjetividad. Bajo este punto de vista, esta tesis se elige como un corpus, las historietas de Mafalda, de Quino, ya que esta historia lleva la imagen, el sonido y por escrito en un idioma y plural (verbo-auditivo-visual) y, por lo tanto, se recupera representaciones ms evidentes de los sujetos y el sistema cultural. En este contexto, se discute en las tiras cmicas de Mafalda los dilogos entre esta personaje y otras mujeres como su madre y Susanita, con un enfoque en primer lugar. Adems de la palabra est incluido en nuestro anlisis de la representacin de sonidos, imgenes y otros elementos grficos de la narracin que colaboran en la construccin del significado. Estas pruebas tienen por objeto evaluar la forma en que el cuestionamiento de los viejos valores y preocupaciones del mundo de Mafalda en el mundo representado por su madre (y Susanita) y contribuir a la formacin / confirmacin de la identidad de la mujer. Para el anlisis de la representacin en la narrativa, que rescat a los conceptos de identidad, Hall, Bauman, Zinani y representacin de Chartier, entre otros tericos. Por otra parte, las imgenes y la escritura son analizados desde los conceptos bsicos del lenguaje, la teora de Bakthin y Vygotsky y un lenguaje propio del cmic propuesto por McCloud, Eisner, Ramos, Cirne. Debido a que es un lenguaje mltiple, contar con la ayuda de la Semitica y Anlisis del Discurso con el fin de reconstruir el sistema cultural e ideolgico representado en estas historias. Teniendo en cuenta el corpus elegido, se analiza cmo las representaciones de las mujeres se han caracterizado, desde el discurso sobre la identidad y sus representaciones sociales. En ello se pretende, que la construccin de lecturas que nos permite interpretar cmo llevar los cmics, atravs de su lenguaje caracterstico, las referencias culturales correspondientes formas de pensar, de actuar y ser y subvencionar las relaciones denso y complejo de la formacin y la interaccin humana. Palabras Clave: Mafalda. La identidad femenina. La literatura y los comics. El cultural imaginrio. El Anlisis del discurso.

23

Formatado: Cor da fonte: Branco

LISTA DE FIGURAS
Figura 01 -................................................................................................................ Figura 02 - ............................................................................................................... Figura 03 - Mafalda.................................................................................................. Figura 04 - Felipe..................................................................................................... Figura 05 - Manolito................................................................................................. Figura 06 - Susanita................................................................................................ Figura 07 - Miguelito................................................................................................ Figura 08 - Guille..................................................................................................... Figura 09 - Libertad................................................................................................. Figura 10 - Pais de Mafalda..................................................................................... Figura 11 - ............................................................................................................... Figura 12 - ............................................................................................................... Figura 13 - ............................................................................................................... Figura 14 - ............................................................................................................... Figura 15 - ............................................................................................................... Figura 16 - ............................................................................................................... Figura 17 - ............................................................................................................... Figura 18 - ............................................................................................................... Figura 19 - ............................................................................................................... Figura 20 - ............................................................................................................... Figura 21 - ............................................................................................................... Figura 22 - ............................................................................................................... Figura 23 - ............................................................................................................... Figura 24 - ............................................................................................................... Figura 25 - ............................................................................................................... Figura 26 - ............................................................................................................... Figura 27 - ............................................................................................................... Figura 28 - ............................................................................................................... 20 50 52 54 54 54 55 55 56 56 61 62 62 63 66 67 79 82 84 87 89 92 95 98 100 103 105 106

24

Formatado: Cor da fonte: Branco

SUMRIO

INTRODUO

13

CAPTULO I 1 EM BUSCA DE SI: POR UMA IDENTIDADE FEMININA.............................. 1.1 A NOVA PERCEPO SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL DO SUJEITO............................................................................................................ 1.2 A (DES) CONSTRUO DE UMA IDENTIDADE FEMININA...................... 1.3 A PRIMEIRA E SEGUNDA ONDA: O DESPERTAR DO FEMINISMO NA ARGENTINA...................................................................................................... 1.4 O PROCESSO DE SUBJETIVAO E A REPRESENTAO DO SUJEITO NAS NARRATIVAS GRFICAS........................................................ 31 29 18 22 18

CAPTULO II 2 COM A PALAVRA, A IMAGEM: POR UM ESTUDO DA LINGUAGEM DOS QUADRINHOS.......................................................................................... 2.1 LINGUAGEM, PODER E IDEOLOGIA NAS NARRATIVAS GRFICAS..... 2.2 CULTURA DE MASSA: O ESPAO DAS HISTRIAS EM 42 47 37 37

QUADRINHOS................................................................................................... 2.2.1 A literatura e as histrias em quadrinhos............................................. 2.3 SOBRE AS HISTRIAS EM QUADRINHOS DE MAFALDA, DE QUINO............................................................................................................... . 2.4 LEITURA E PERCEPO DE DOS QUADRINHOS: NAS ELEMENTOS NARRATIVAS

52

CONSTITUINTES GRFICAS....................

SENTIDO

59

CAPTULO III CONSTRUO DISCURSO DA IDENTIDADE EM DE MAFALDA: ANLISE DO 69

DUAS

25

Formatado: Cor da fonte: Branco

GERAES.................................................................. 3.1 O PODER DO DISCURSO E SUAS IMPLICAES NO PROCESSO DE SUBJETIVAO: ALGUMAS CONSIDERAES............................................ 3.2 MAFALDA: IMAGEM, IMAGINRIO E CRTICA NOS 75 78 69

QUADRINHOS................................................................................................... 3.2.1 Conflito entre geraes: entre a reproduo cultural e a vontade de saber............................................................................................................ 3.2.2 Constituindo identidades, afirmando diferenas: distncias

ideolgicas numa mesma gerao.................................................................

97

CONSIDERAES FINAIS..............................................................................

110

REFERNCIAS................................................................................................. .

113

ANEXOS............................................................................................................

119

13

Cdigo de campo alterado

INTRODUO

Um dos estudos sobre grupos humanos que tem tomado papel de destaque dentre as pesquisas interdisciplinares e interculturais sobre o gnero, particularmente, o feminino. Ao longo da histria da humanidade, as mulheres tiveram suas vozes silenciadas e poucos so os registros de sua identidade e histria. Como a linguagem uma fonte inesgotvel de conhecimento sobre a formao e a constituio humana e histrica, nela que encontramos reflexos desse processo de construo do ser mulher e nela que observaremos de maneira mais latente o rumo da formao de uma identidade feminina. O sculo XX, em plena modernidade, o contexto de produo de Mafalda, de Joaquim Lavado Salvador (Quino), e o momento em que surgem as histrias em quadrinhos atendendo s perspectivas histricas e culturais do momento, sendo a principal fonte dos grandes heris da comunicao visual. Como o consumo dos comics est relacionado a um grande pblico, caracterizando-se no que denominamos de cultura de massa, suas narrativas possibilitam que os seus criadores questionem as realidades contempladas e que esses questionamentos sejam absorvidos por um nmero maior de leitores. Desse modo, seus idealizadores podem construir crticas sobre os mltiplos discursos que constituem uma sociedade e a partir da sugerir que o leitor perceba tais situaes incentivando-o a formar uma opinio ou conduzindo-o at uma. Apesar dessa constatao, infelizmente ainda comum a ideia de que a leitura e a interpretao dos quadrinhos devem se restringir ao universo infantil ou simplesmente servir como mero entretenimento e esse pensamento acaba ofuscando obras fascinantes como a Mafalda, de Quino. Sem nenhuma dvida, a profundidade das questes abordadas pelo autor nas histrias em quadrinhos atravs dessa menina perspicaz - considerada por crticos como Umberto Eco enquanto questionadora e ainda herona enraivecida que recusa o mundo tal qual ele no pode ser relacionada a uma leitura de poucas significaes, a uma linguagem simples ou ainda a uma literatura menor. A discusso aqui proposta sobre a representao feminina no imaginrio da personagem Mafalda, do cartunista e desenhista Quino, alinha-se com a perspectiva desse mestrado porque repensa no somente o que se entende e se considera

14

Cdigo de campo alterado

como produo literria como tambm reflete sobre o lugar do sujeito num momento de construo de uma nova identidade que fruto de um imaginrio cultural que emergia nessa sociedade ps-moderna. Alm disso, o gnero feminino, que sabemos ser socialmente marcado, vivia, quando da produo da obra, um momento singular de manifestao em prol de seus direitos e de mais espao para sua representao. Observando a narrativa dos quadrinhos do ponto de vista sociocultural, partimos do pressuposto que a materialidade discursiva da HQ histrica e, portanto, carrega e propaga marcas identitrias alm de revelar valores e referncias multiculturais expostas e contempladas tanto no contexto nacional quanto no internacional. Assim, a relevncia dessa temtica se explica pelo fato de as histrias em quadrinhos de Mafalda se constiturem enquanto bem cultural dotado de referncias sociais, culturais, histricas e discursivas. A partir dessa considerao inicial de que Mafalda e as demais personagens representam as vozes femininas e, consequentemente, refletem as construes do imaginrio cultural, os discursos e as imagens presentes nas narrativas se configuram enquanto nosso objeto de estudo, j que a partir da (re) construo de seus sentidos que respondemos a seguinte questo norteadora de nossa pesquisa: como se d a representao da voz e da identidade feminina refletidas no imaginrio de Mafalda, de Quino? Posto a problemtica, estabelecemos as seguintes hipteses para realizao desse estudo: 1. As histrias em quadrinhos, assim como outras manifestaes da linguagem, recuperam e refletem em suas imagens, sons e escrita a memria sciocultural individual e coletiva de um dado contexto histrico. 2. Quino resgata os valores e os espaos sociais da mulher permitindo em suas tiras o dilogo1 e o confronto de ideologias entre representaes femininas diferentes. 3. A partir dos discursos velados e expostos, as histrias em quadrinhos de Mafalda veiculam ideologias, formas de pensar e agir que contribuem para a formao de sua identidade feminina. Tendo como ponto de partida essas hipteses de trabalho, elegemos como corpus os livros Toda Mafalda e Mafalda Indita, de Quino, que renem

Utilizaremos o conceito de dilogo que o considera como o momento de interao sociocomunicacional entre duas ou mais pessoas em que se produz algum efeito de sentido, seja o dilogo caracterizado atravs de gestos, silncios, silenciamentos, palavras, expresses ou outras formas de manifestao dialgica.

15

Cdigo de campo alterado

conjuntamente todas as publicaes com essa personagem. O recorte para anlise (12 tiras) foi realizado levando-se em considerao a relao interdiscursiva entre imagem e escrita, buscando eleger quais atendiam mais significativamente ao objetivo geral de nosso trabalho em observar as formas das representaes femininas. Por tudo isso, foi ainda objetivo nessa pesquisa entender como os quadrinhos foram institudos socialmente e culturalmente alm de buscar ressignificar o seu espao dentro das produes e das prticas de linguagem e das artes. Procuramos tambm analisar os discursos e as imagens em Mafalda buscando (re)conhecer como a voz feminina (des)vela sua identidade cultural no contexto ps-moderno. Para tanto, o foco desse estudo incidiu sobre os dilogos das personagens femininas supramencionadas observando a inter-comunicao entre som, imagem e escrita na busca de uma compreenso de como os elementos culturais so recuperados no seu imaginrio. Essa dissertao desenvolve-se, organizados da seguinte forma: No primeiro captulo de nossa pesquisa, Em busca de si: por uma identidade feminina, contextualizamos o surgimento da ps-modernidade, da nova percepo sobre a identidade cultural do sujeito, do aparecimento de uma nova identidade cultural feminina. Alm disso, fez-se necessrio uma breve ilustrao da situao da mulher ao longo da histria, em especial na Argentina, lcus da produo da obra. Tambm procuramos compreender como e por que o grupo das mulheres, na psmodernidade, surge em manifestaes por seus direitos, questiona antigos valores e busca ganhar espao na sociedade a fim de expressar suas inquietaes acerca da mesma. Para fomentar as discusses sobre a questo da identidade, recorremos s teorias de Hall, Bauman, Zinani, Butler, Louro, dentre outros tericos. Em um ltimo momento, analisamos o processo de subjetivao do sujeito e sua respectiva representao nas narrativas aliando as duas concepes a subjetivao e a representao em prol de uma aproximao conceitual que atente para a revelao do sujeito feminino na linguagem em Mafalda. No segundo captulo, Com a palavra, a imagem: por um estudo da linguagem dos quadrinhos, ocorre uma verticalizao sobre a ordem, a estrutura, a linguagem prpria e a tcnica de produo das narrativas grficas e seus efeitos de sentido. A fim de iniciar uma discusso sobre as relaes entre linguagem, poder e ideologia ento, em trs distintos captulos,

16

Cdigo de campo alterado

nos quadrinhos e complementar noo de sujeito construdo no e pelo discurso, resgatamos alguns conceitos essenciais da Anlise do Discurso e da Teoria da Linguagem, principalmente atravs de Foucault, Althusser, Bakthin e Vygotsky. Em conseqncia dessa abordagem dos quadrinhos, foi fundamental relatar questes referentes cultura de massa e sua relao com estas narrativas e, ainda neste contexto, tecemos alguns comentrios a respeito da ligao entre a Literatura e as Histrias em Quadrinhos. Ainda nesse captulo ocorre um debruamento sob o corpus, versando as caractersticas da obra e as principais crticas tecidas a respeito da mesma, alm de conter algumas consideraes pertinentes e recuperadas em posterior anlise. Em alguns momentos dessa escrita, se tornou essencial recorrer a alguns conceitos da Semitica, em especial, quela que se atm s categorias universais de pensamento e experincia (primeridade, secundidade e terceridade). Abraamos, ento, a perspectiva que envolve desde as possibilidades de sentido (ndices e cones) at a representao do fenmeno pela conscincia e sua manifestao por meios de signos2 intelegveis (smbolo). Em se tratando da linguagem quadrinstica, essa tarefa ampla porque existe uma relao intensa e recproca entre os elementos constituintes, fazendo-se necessrio examinar como os aspectos inerentes ao seu discurso e sua imagem dialogam indo alm dos cdigos verbais e no-verbais primeiramente percebidos, criando uma linguagem que chamamos de verbo-sonora-visual. Concluda esta etapa, seguimos com o estudo dos elementos que complementam a anlise do corpus de nossa pesquisa com foco nos dilogos da personagem Mafalda e sua me e da primeira com sua amiga Susanita. Nesse ltimo captulo, Construo da identidade em Mafalda: Anlise do Discurso de duas Geraes, escolhemos como suporte terico indispensvel a teoria de Foucault, buscando analisar, interpretar e "desconstruir" o discurso e a imagem, em contedo e forma, considerando o contexto histrico-social de produo, o autor e o pblicoalvo, com o objetivo de (re)construir os seus mltiplos sentidos sobre a representao das identidades da mulher atravs da voz e do imaginrio de Mafalda e as demais personagens femininas. Alm disso, esse resgate terico dos conceitos

Vale lembrar que nos quadrinhos, essas relaes do signo com o objeto que representa ocorrem com a evocao ou similitude de qualidades pela imagem, por indcios que a imagem pode representar e, ainda, pelos smbolos como bales, onomatopias, expresses, movimentos exagerados que funcionam como legi-signos etc.

17

Cdigo de campo alterado

essenciais AD se fez necessrio visto que tomamos como pressuposto a ideia de que o discurso o instrumento que constri, sustenta, atualiza e impe veracidade s prticas e s representaes humanas de um dado lugar e uma dada poca. Partindo de todos esses pressupostos, num segundo momento deste ltimo captulo, concentramo-nos na anlise das 12 (doze) tiras que constituem nosso corpus, na tentativa de estabelecer como as relaes das personagens Mafalda, Susanita e sua me esto intimamente ligadas aos diferentes papis sociais femininos e s mltiplas vises sobre o ser mulher. As anlises dessas tiras realizaram-se levando em considerao a composio plstica de suas imagens que no incidem em apenas um quadrinho, mas em sua totalidade. Por fim, apontamos os elementos das falas e da imagem que atuam como reveladores e esconderijos de discursos, de ideologias, de formaes discursivas e ideolgicas de carter distintos e conflitantes em Mafalda. As contribuies desse estudo se firmaram pela possibilidade de estreitar a relao entre os sentidos e o sistema cultural, a representao e a palavra, a imagem, o som e a escrita, atravs dos discursos que se cruzam e dialogam nas histrias em quadrinhos. Alm disso, permitiu-nos a realizao de leituras plurais, resgatando e atualizando o j-dito e o no-dito sobre a representao feminina e o seu processo de subjetivao, a partir de uma linguagem normalmente excluda dos debates acadmicos.

18

Cdigo de campo alterado

CAPTULO I

1 EM BUSCA DE SI: POR UMA IDENTIDADE FEMININA

Natureza da gente no cabe nenhuma (Guimares Rosa)

em

certeza

1.1 A NOVA PERCEPO SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL DO SUJEITO

Quando a ps- modernidade se firma no cenrio mundial ocorre a quebra de velhos estigmas e um deles diz respeito noo de sujeito unificado e fixo. Alm da derrocada dessa concepo, outra ideia adjunta toma espao para novas discusses no mbito dos estudos culturais: a identidade do sujeito, em especial, o moderno. Em relao a esse sujeito, Hall (2006, p.9-10) estabelece dvidas sobre a existncia de fato do seu carter universal que o Iluminismo3 pregoava e acrescenta ainda que o sujeito ps-moderno apresenta mltiplas e inacabadas identidades que interagem com os sistemas culturais com os quais tem contato. Para Hall, novas identidades vm se constituindo em detrimento de velhas que deram sustentao por muito tempo ao mundo. Diante desse conceito de novas identidades e de sujeito fragmentado, a inexistncia de uma concepo nica sobre o indivduo provoca profundas transformaes nos estudos sobre os grupos sociais e culturais visto que o indivduo encarado como sujeito em constante busca por si, e por algo que o defina, o estabelea, por um sentimento de pertencimento. A identidade torna-se um problema ainda mais importante em um contexto onde as identidades no se referem apenas a grupos fechados ou apenas a identidades tnicas, raciais. quando ganham tambm caractersticas da individualidade e carregam consigo o sentimento de (no) pertencimento queles grupos; a partir de ento, os estudos sociais e/ou culturais tambm precisa ser revistos e atualizados. Em uma sociedade instvel, num mundo de risco (BECK, 2003), submerso numa modernidade lquida (BAUMAN, 2001) as identidades tambm se tornam

Hall apresenta esse sujeito como pessoa unificada, estvel, centrada e fixa. O sujeito ainda detinha a razo e nascia com uma identidade pr-fixada e imutvel.

19

Cdigo de campo alterado

imprecisas e, desse modo, no so somente determinadas por grupos mas tambm por marcas de individualidade, deixando de ser a base de equilbrio do mundo social. Hall (2006) discute os efeitos da globalizao sobre as populaes na modernidade tardia, assegurando que no existe pureza nas culturas; antes, traduo4 e hibridismo5. Assim, as identidades tambm tornam-se hbridas e perdem a significao de vnculo ou pertencimento local e isso significa que alm do carter coletivo so transformadas tambm em uma atividade pessoal, em um processo de construo e busca incessante e infindvel por si; e no apenas numa atribuio/identificao coletiva que implicava apenas certa conformao s normas sociais e aos discursos dominantes. Sobre essa procura por uma identidade, um pertencimento do indivduo, Bauman diz que
quando a identidade perde as ncoras sociais que a faziam parecer natural, predeterminada e inegocivel, a identificao se torna cada vez mais importante para os indivduos que buscam desesperadamente um ns a que possam pedir acesso. (2005, p.30).

Dessa forma, a busca e a afirmao de identidade perpassam por questes como sobre quem pertence ou no a determinados grupos cuja identidade considerada fixa e imutvel. Ainda sobre a noo de identidade, Bauman (2005) afirma que essa concepo foi profundamente abalada pela crise do estado de bemestar social j que a sociedade ps-moderna tornou fluidas, mveis e incertas as identidades sociais, culturais e sexuais, sendo a ps-modernidade marcada pela liquidez de termos como comunidade, pertencimento e identidade6. Qualquer tentativa de tornarem essas identidades fixas ou imutveis foi fracassada e todas as identidades assumidas ou impostas so constantemente modificadas, renovadas, transformadas e liquefeitas nessa perspectiva ps-moderna. Em Mafalda muito comum o sentimento de pertencimento a um grupo fixo e imutvel, ou seja, apesar de a obra situar-se em um perodo de mudanas de todas
4

Por traduo cultural entende-se o processo de adaptao de costumes, crenas, valores pertencentes a uma sociedade por uma outra. 5 Entendemos por hibridismo a interpenetrao, o sincretismo das formas culturais de sociedades distintas. 6 BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/ Zygmunt Bauman. Traduo Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

20

Cdigo de campo alterado

essas concepes, o conceito de identidade ainda era quase que totalmente relacionado coletividade, aos grupos sociais. O processo de identificao relacionado a um grupo implicava na adeso aos seus discursos e suas normas sociais. No seu caso em especfico, predominava dois tipos de pertencimento: um diz respeito ao grupo feminino emergente, formado de mulheres vidas por mudanas sociais e culturais e representados pela voz de Mafalda; j o grupo representado pela sua me e Susanita o da categoria de mulheres submissas e silenciadas. No tocante obra, constatamos essa freqncia de representao de categorias definidas e estveis, mas em algumas tiras as mais recentes datadas dos anos 1972 e 73 - j se torna perceptvel a liquidez das identidades e a representao fluida dos indivduos, principalmente na representao de sua me que comea a aparecer cansada das atividades domsticas - que antes a definiam no grupo das mulheres submissas e sem voz - e torna-se reflexiva sobre os rumos que sua vida tomou:

Figura 01: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.89 .

Ainda sobre o processo de edificao da identidade temos que as relaes estabelecidas durante a vida influenciam e corroboram para a construo dos valores e das identidades, o contexto social, poltico, cultural e econmico possuem essa mesma fora motriz de criao e modelao. A globalizao e consequente modernizao fomenta as discusses sobre a identidade do sujeito que ressignificam as relaes de gnero a partir das mudanas nas funes exercidas pelos homens e pelas mulheres nos mais diversos mbitos. E, a partir da, a concepo do homem sobre o mundo altera-se com as inovaes simblicas, onde a(s) linguagem(ns) ocupa(m) lugar central no pensamento e nas aes dos sujeitos, j que na e pela linguagem que o homem se constri e se projeta no mundo,

21

Cdigo de campo alterado

permitindo que se mostre e se esconda, se perca e se encontre. Obviamente com os papis sociais no so diferentes, tambm so transmitidos atravs dessa mesma linguagem e essa transmisso ocorre em moldes antigos, impregnados de aspectos ideolgicos, que se portam enquanto razes justificveis relao de dominao e desigualdade que subsiste entre os sexos (BADINTER, 1992 apud BERNARDO, 1996, p. 30). O ser humano no pode ser considerado como o nico responsvel pela construo de sua prpria identidade e de sua realidade, pelo fato de j ingressarem na estrutura social com modelos pr-determinados dos papis sociais e de gnero. O desenvolvimento dos papis de gnero e de identidade so socialmente construdos e aprendidos desde o nascimento, com base nas relaes sociais e culturais que se estabelecem a partir dos primeiros meses de vida, especialmente no mbito familiar. Sobre essa edificao da identidade, o antroplogo Roberto Da Matta aponta que
de todos os seres vivos, o homem o nico que tem a obrigao de fazer-se a si mesmo, de construir-se, de constantemente perguntar quem , e qual o sentido da sua vida. [...] O homem tem de lutar pela vida, como todos os outros seres vivos, mas s pode realizar essa luta se sabe quem : se tem identidade. Os animais no mudam [...]. Mas ns, humanos, vivemos a nossa sociedade e o nosso tempo. Somos acima de tudo maleveis[...]. Por isso, precisamos de valores que nos definam e nos orientem. [...] todos os homens tm uma identidade que recebem dos diversos grupos em que vivem. E cada sociedade busca fora e, sobretudo, dentro de si mesma, (na sua fantasia, nos seus mitos e ritos, crenas e valores) as fontes de sua identidade. (1996, p. 104)

Desse modo, a formao da identidade do ser humano ocorrer mediante as vivncias em determinado espao e tempo alm de ser influenciada pelas trocas culturais com o meio e com as pessoas que convivem com o indivduo sendo, portanto, vulnerveis mudana. As identidades so delineadas, como um conjunto de valores, atitudes e crenas que dentro de um espao-tempo delimitado nos fazser ou, ainda, como o resultado da relao de uma dinmica cultural ao qual pertence aquele integrante da sociedade com seus processos de interao e sociabilidade. Cada sociedade, ento, atravs de seu imaginrio cultural percebido nas mais variadas formas de representao signcas -, estabelece uma complexa rede de informaes que so resgatadas pelos indivduos na medida em que se relacionam e constituem suas formas identitrias.

22

Cdigo de campo alterado

Ciente do processo de formao do indivduo, em especial da criana, e das contribuies que o meio social, observemos a representao desse processo principalmente no tocante ao indivduo feminino, percebidas na linguagem, onde encontramos mais evidentemente os reflexos da formao e constituio humana.

1.2 A (DES) CONSTRUO DE UMA IDENTIDADE FEMININA


No me venha falar da malcia de toda mulher. Cada um sabe a dor e a delcia de ser o que ... (Caetano Veloso)

As histrias em quadrinhos enquanto manifestao de uma linguagem especfica tambm reflete as questes de gnero que por sua vez traduzem-se em imagens, em representaes elaboradas a partir das experincias e dos discursos percebidos e traduzidos pela subjetividade do escritor/autor. O discurso imposto o patriarcal enraizador de uma ideologia dominante que limita e cria mitos sobre a identidade feminina, ideologia essa impregnada de inventivas e reprodues do feminino escondendo uma escrita masculina sobre as mulheres, j que ao longo da histria da humanidade, as mulheres tiveram suas vozes silenciadas e poucos so os registros sobre sua identidade e histria. A narrativa das mulheres por elas mesmas recente e ainda velada para crtica feminista que apresenta modalidades distintas para o estudo da figura feminina: a mulher enquanto leitora (crtica ideolgica) e a mulher como escritora, a ginocrtica. A primeira modalidade de crtica diz respeito aos textos que veiculam imagens e esteretipos da mulher na literatura e a segunda abordagem consiste na investigao dos aspectos pertinentes produo literria feminina de fato. (SCHOWALTER, 1994, p.24) No nosso caso, a pesquisa desenvolvida se denomina se enquadra na crtica ideolgica por ser nossa abordagem dedicada ao estudo de imagens/esteretipos femininos (Mafalda e sua me, Susanita) percebidos numa escrita de autoria masculina (Joaquin Lavado Salvador). A anlise da situao social e cultural feminina ganha importncia quando se verifica como ela v o outro, como ela vista por si mesma ou pelo grupo dominante, nesse caso os homens. Como ocorre normalmente com as minorias, na maior parte da histria da humanidade, a mulher

23

Cdigo de campo alterado

sempre teve sua voz silenciada e manifesta quase que somente pela escrita masculina. O registro quase sempre foi feito indicando a forma como ela era percebida pelo outro, prismada por um olhar de quem vinha de uma cultura dominante. Dessa forma, quando tentamos resgatar uma histria da mulher ou ainda quando tentamos precisar uma identidade feminina encontramos apenas discursos constituintes de suas imagens que apenas arranham a realidade. Schmidt apud Zinani (2006, p.30) afirma que
A identidade se organiza nas prticas discursivas subjetivas e tem na memria, mas do que um repositrio de conhecimentos e lembranas, um elemento cognitivo imprescindvel para a formao da identidade. No momento em que a mulher se apropria da narrativa, externando seu ponto de vista, passa a questionar as formas institucionalizadas, promovendo uma reflexo sobre a histria silenciada e instituindo um espao de resistncia contra as formas simblicas de representao por meio da criao de novas formas representacionais. Dessa maneira, as mulheres promovem uma ruptura com a tradio da cultura patriarcal, por meio da utilizao de um discurso do qual emerge um novo sujeito com outras concepes sobre si mesmo e sobre o mundo.

De certo modo, apesar de a escrita na histria da humanidade predominantemente ser de autoria masculina, a mulher representada naquela acaba no s aceitando a condio imposta como tambm reproduzindo os

comportamentos e valores diludos no discurso veiculado. Por isso, mesmo nos casos de uma escrita masculina no podemos excluir a funo primordial da mulher leitora que ora incorpora quelas imagens ora as rejeita. Esses esteretipos sexistas e os modelos sociais impostos mulher so aspectos antigos, que estiveram presentes ao longo da histria e permanecem ainda no contexto social atual. No somente a mulher enquanto indivduo como tambm a categoria mulheres recebeu do grupo dominante imagens, caractersticas e representaes que silenciaram vontades e impuseram modelos de comportamento e pensamento. De acordo com Denise Riley,

24

Cdigo de campo alterado

A categoria mulheres histrica e discursivamente construda, sempre em relao a outras categorias que tambm se modificam; mulheres uma coletividade voltil na qual os seres femininos podem estar posicionados de formas bastante diferentes, de modo que no se pode confiar na aparente continuidade do sujeito mulheres; mulheres, como coletividade, uma categoria sincrnica e diacronicamente errante, enquanto que, a nvel individual, ser mulher tambm algo inconstante, que no consegue oferecer uma base ontolgica. Ainda assim, deve ser destacado que essas instabilidades da categoria so o sine qua non do feminismo, que de outra forma se perderia por um objeto, ficando despojado de lutas e, em resumo, sem muita vida. (1988, p.2-3)

Em concomitncia com a ideia de Riley sobre a imagem constituda da categoria mulheres, Perrot (2008) afirma que
De maneira geral, quando as mulheres aparecem no espao pblico, os observadores ficam desconcertados; eles as vem em massa ou em grupo, o que, alis, corresponde quase sempre ao seu modo de interveno coletiva: manifestam-se na qualidade de mes, de donas de casa, de guardis dos vveres etc. Usam-se esteretipos para design-las e qualific-las. (p.21)

Assim no s a identidade feminina construda ao longo do tempo como tambm a categoria mulheres, enquanto grupo social, tambm historicamente construda e percebida. perceptvel a dificuldade de se atribuir um sentido nico, ou ainda, um nico conjunto de caractersticas para uma identidade que se possa denominar de feminina. O ser mulher assim como o ser humano abrange uma srie de questionamentos e reflexes que vo muito alm das atividades coletivas, afinal todo ser nico e marcado pela diferena. Mais do que a prpria ausncia, a diferena que contribui mais diretamente com o projeto poltico do feminismo ao analisar as questes referentes s distines sociais marcadas pela assimetria entre masculino e feminino. Ento, tendo em vista essas consideraes sobre o silenciamento das mulheres e sua representao pelo homem, como chegar a uma s concepo e a uma s identidade feminina? Vejamos, de incio, uma breve abordagem histrica de modo a compreender como a viso sobre a figura feminina foi compreendida e construda pelas mais diversas sociedades. Tomamos como referncia para os fatos histricos abaixo mencionados a leitura de Minha histria das mulheres (2008), de

25

Cdigo de campo alterado

Michele Perrot e as entrevistas7 de Isabelle Anchieta sobre as quatro imagens de mulheres e sua tese de doutoramento na USP O poder das imagens na construo do feminino: de Deusa mulher real e interativa. Segundo Perrot (2000), um dos povos que mais exerceu influncia sobre a cultura ocidental foi o hebreu. Uma dessas contribuies ocorreu justamente sobre o julgamento de valor a respeito das mulheres, j que para essa civilizao, as mulheres eram culturalmente consideradas seres inferiores. Em contrapartida, na Europa Antiga, particularmente na regio da Grcia, cujos valores tambm foram expressamente agregados pelos ocidentais, as mulheres no realizavam nenhum trabalho produtivo e por esse motivo eram valorizadas e respeitadas, apesar de no terem nenhuma participao poltica na vida da plis. Em Roma, outro plo cultural da antiguidade, no perodo da decadncia do Imprio, a mulher passa a ter uma vida social mais ativa quando comea a freqentar teatros, circos e fruns alm de visitar as bruxas que prediziam o futuro. A mulher passa a ser temida por agregar a si uma imagem de conhecedora de poderes sobrenaturais (menstruao e reproduo) e suas prticas so atreladas s feitiarias, magia. Na literatura latina, por exemplo, temos na obra O Asno de Ouro, de Lucius Apuleio a imagem feminina dessa mulher temida que a Panflia, conhecida feiticeira que acaba transformando o personagem Lcio em um asno. Conforme Isabelle Anchieta, o temor a essas mulheres materializa-se, mais tarde, nas figuras de Pandora e Eva por serem consideradas responsveis de levar o mal ao mundo. Com a origem e propagao do cristianismo, surge tambm a moral crist que em sua essncia foi responsvel junto com o Islamismo por certa melhoria na vida daquelas mulheres que possuam papis institudos pelos homens. Porm, com as sucessivas guerras, algumas de motivo religioso, houve um enrijecimento e a dogmatizao das interpretaes dos preceitos religiosos que aprisionaram no s o corpo das mulheres, mas todos os seus sentimentos que so emanados na fraternidade e igualdade entre os homens. Assim, a mulher foi elevada categoria de me. a fase de uma segunda mulher em que a mesma rompe com a anterior diabolizao de sua imagem e torna-se o foco contemplativo da beleza, a figura feminina marcada pela idealizao.

7 ANCHIETA, Isabelle. A quarta mulher. Disponvel em: http://quartamulher.blogspot.com/ . Acesso em 22/12/2010.

26

Cdigo de campo alterado

Na Idade Mdia, mulheres ultrapassaram os limites impostos pela sociedade patriarcal, chegando a exercer os direitos de senhores feudais quando vivas e tutoras de filhos menores, tornando-se responsveis pela extenso de seus domnios. Porm, no geral, a vida da grande maioria continuava ainda sendo restrita submisso e sujeio ao poder masculino. Quando o sculo XVIII chegou, o glamour das cortes europias remeteu s mulheres da nobreza um forte desejo de repensarem sua posio de meras figurantes e participarem do jogo do poder com seus homens e os alegrar elevando seus egos masculinos. Apesar da estratgia interessante de desenvolver espritos alegres e tornar as noites europias mais atraentes, essas nobres desprezavam as mulheres pertencentes s classes dominadas. A mulher continuava sem se reconhecer e sem ser reconhecida enquanto uma nica classe ou categoria social. O advento da Revoluo Burguesa da Frana (1789) pareceu o momento adequado para a luta do reconhecimento dos direitos das mulheres. Os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade permeavam o imaginrio feminino. Apesar da participao efetiva da mulher neste cenrio da Frana Revolucionria, o seu direito de ser considerada cidad foi negado quando foram proibidas de desempenharem papis na vida pblica. Na segunda metade do sculo XIX, houve a publicao do Manifesto Comunista e o conseqente desenvolvimento do socialismo. Para Marx e Engels, a ideia da libertao da mulher no era considerada enquanto uma luta individual mas sim representativa de uma coletividade, os oprimidos, independentemente do grupo menor a que pertenciam. O Feminismo foi um substrato que fermentou a luta poltica das mulheres e considerado pelos seus seguidores como uma prtica de vida. O termo em si foi impregnado um sculo depois durante um movimento sufragista na Inglaterra e nos Estados Unidos que reivindicava os direitos civis da mulher, como o voto. Para Tomaz Tadeu da Silva as anlises feministas mais recentes enfatizam, de forma crescente, que o mundo social est feito de acordo com os interesses e as formas masculinas de pensamento e conhecimento. (1999, p.93) As dcadas de 60 e 70 apresentaram uma diversidade considervel de conflitos sociais, e alguns grupos sociais, denominados minorias comearam a buscar o direito igualdade, especialmente vivido e percebido por homens de uma classe privilegiada. E um desses grupos que iniciaram uma manifestao bastante

27

Cdigo de campo alterado

incisiva, quase que em sintonia no mundo todo, foi o das mulheres, que j possuam alguns direitos como o do voto, mas que deveriam, ainda, conformarem-se com o papel de dona de casa e me dedicada. (ARAJO, 2003). Para Guacira Lopes Louro
j se tornou lugar comum referir-se ao ano de 1968 como um marco da rebeldia e da contestao. A referncia til para assinalar, de uma forma muito concreta, a manifestao coletiva da insatisfao e do protesto que j vinham sendo gestados h algum tempo. Frana, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha so locais especialmente notveis para observarmos intelectuais, estudantes, negros, mulheres, jovens, enfim, diferentes grupos que, de muitos modos, expressam sua inconformidade e desencanto em relao aos tradicionais arranjos sociais e polticos, s grandes teorias universais, ao vazio formalismo acadmico, discriminao, segregao e ao silenciamento. (2001, p.15-6)

A mulher at ento era representada como um indivduo que aceitava com certa resignao o servio domstico, no intuito de conquistar um bom casamento, de ter e cuidar bem dos filhos, assim como agradar o seu marido, seguindo o padro cultural mais comum nesse perodo. Essa insatisfao por sua representao leva crtica ideolgica proposta por Schowalter quando a mulher ocupa o papel de leitora e resiste imagem que a simboliza, propondo novas leituras, novas escritas, assumindo uma nova postura diante dos discursos circulantes que edificaram sua identidade e ditaram comportamentos por muito tempo. Ainda na dcada de 60, foi lanado o livro A mstica da feminilidade, de Betty Fridman (1963), que trata da condio da mulher enquanto indivduo privado de expressar seus desejos numa sociedade industrial cheia de contradies, onde ela executa o seu papel de dona-de-casa sem contestao e vende seu trabalho num esforo de permanecer como mantenedora do seu lar. Em meio a essas

discusses as histrias em quadrinhos de Mafalda surgem dando voz a essas duas representaes femininas, uma ainda presa a essa mulher idealizada como me e esposa dedicada s atividades domsticas (Raquel, a me da personagem) e a outra, a prpria Mafalda que seria essa terceira mulher que surge envolta a um universo feminino e tenta escapar do discurso patriarcalista sobre suas identidades e prticas buscando uma voz prpria.

28

Cdigo de campo alterado

Toda a revoluo cultural ocorrida na dcada de 60 colocava em xeque as velhas estruturas tradicionais e impulsionava o aparecimento de novas estruturas mentais. o momento de uma revolta coletiva desencadeada que envolveu camadas da sociedade at ento marginalizadas tanto dos pases desenvolvidos como das naes ditas de Terceiro Mundo. O movimento estudantil, o movimento jovem e o feminino estriam num palco de lutas por espaos e transformaes que no finalizaram, mas que abriram possibilidades de novos questionamentos e de novos valores, verdades e contraste de saberes entre grupos diferentes. Diante desse novo contexto que se abre, surge a quarta mulher quando
Pela primeira vez, no sculo XXI, a mulher passa a ter um papel mais ativo na construo de sua imagem social. Agora ela que prope sua imagem (via pesquisas de opinio), j que at ento as mulheres no representavam a si prprias, eram representadas (DUBY p.14, 1992). Essa mulher passa a negar os modelos unitrios de beleza e de comportamento (especialmente o padro associado a magreza e a juventude eterna) alm da crtica da ideia de multifunes eficientes (me, esposa, profissional). Uma mulher mais preocupada com a vida do que com o corpo, afrouxando as cobranas sociais, as representaes e os esteretipos e que pode, enfim, estabelecer uma relao original com a experincia e com um homem. (ANCHIETA, 2009)

Diante dessas escassas aparies, mulher resta pouco vestgios sobre uma histria coletiva feminina e esta quase restrita aos papis sociais impostos pelos discursos e imagens construdas pelo homem. Ou seja, sobre a mulher apenas a viso limitada pela ideologia dominante presentes desde o discurso letrado, o popular como tambm o potico. Sobre a imagem construda mulher nessas pocas antigas, Franoise Frontisi-Ducrox (1998) apud Perrot (2008) diz que praticamente impossvel alcanar o olhar das mulheres, pois elas so a construo do imaginrio do homem.

29

Cdigo de campo alterado

1.3 A PRIMEIRA E SEGUNDA ONDA: O DESPERTAR DO FEMINISMO NA ARGENTINA

Nos finais do sculo XIX e comeo do sculo XX, o movimento feminista foi protagonista de rupturas e profundas transformaes nas relaes de gnero em todo o mundo. Alm de ter fomentado essas mudanas, Hall (2006) apresenta o feminismo como um dos cinco eventos responsveis pelo descentramento do sujeito universal estabelecido pelo Iluminismo e que culminou nas identidades flexveis, abertas, contraditrias, inacabadas e fragmentadas do sujeito ps-moderno. Dentre outros grupos, o feminismo, bem como, os movimentos juvenis contraculturais e antibelicistas integralizaram os denominados novos movimentos sociais que emergiram durante os anos de 1960 em todo o mundo e que se opunham aos sistemas de regime vigentes. Mais especificamente na Amrica do Sul, o feminismo foi idealizador de uma reviravolta na funo histrica da mulher e de sua participao na sociedade. Esse movimento esteve presente ativamente desde a luta pelo sufrgio universal at as reivindicaes por polticas pblicas que enxergassem a mulher como integrante da populao economicamente ativa. O movimento conhecido ento por sufragismo passou a ser sinnimo da primeira onda do feminismo e seus objetivos
[...] mais imediatos (eventualmente acrescidos de reivindicaes ligadas organizao da famlia, oportunidade de estudo ou acesso a determinadas profisses) estavam, sem dvida, ligados ao interesse das mulheres brancas de classe mdia, e o alcance dessas metas (embora circunscrito a alguns pases) foi seguido de uma certa acomodao do movimento. (LOURO, 2001, p.15)

Na Argentina, palco de produo de nossa obra, o despertar feminista da primeira metade do sculo XX veio acompanhado do anarquismo e socialismo que produziram com seus entrecruzamentos os primeiros projetos de lei vinculados proteo infantil e s mulheres no trabalho. So dessa poca, tambm, os primeiros projetos de lei relativos ao voto feminino (1919, apresentado pelo deputado Radical Rogelio Araya) e ao divrcio (1902). No caso da vinculao dos movimentos anarquista e feminista seu estreitamento se deu principalmente no que concerne aos princpios antipatriarcais e a favor da liberdade das mulheres com relao ao seu

30

Cdigo de campo alterado

corpo e ao controle da natalidade. Nesse perodo, emergiram no cenrio argentino os primeiros congressos de feministas a favor da igualdade dos direitos civis e polticos. Barrancos (2007) assinala que durante o perodo em que Pern esteve frente ao poder as mulheres tiveram pela primeira vez a participao poltica no governo e uma entrada bastante expressiva no mundo laboral. Entretanto, os valores peronistas relacionados s mulheres eram muito conservadores e paradoxais. Para reforar o argumento de contrariedade de governo peronista, a autora comenta a postura de Eva Pern que, por um lado, reivindicava o lugar das mulheres no lar, junto aos seus filhos e marido, e, por outro, solicitava apoio poltico para difundir o peronismo, enviando-as pelo interior da Argentina e afastando-as de suas famlias. Por um lado, as associaes femininas conquistaram em 1947 a aprovao do voto para as mulheres e a reformulao do Cdigo Civil. Entretanto, o projeto de divrcio foi rejeitado. A imagem das mulheres refletida em Eva Pern era a de esposa submetida autoridade do homem e a de me por excelncia e natureza. A segunda onda aparece, j no final da dcada de 60, como desdobramento dos movimentos j iniciados e traz, alm das preocupaes sociais e polticas, as construes tericas como foco nos debates, em especial o conceito de gnero (LOURO, 2001). O processo de subjetivao feminino somente ocorre com a ruptura com o modelo pr-estabelecido e a incorporao de novos aspectos. No final da dcada de 70 o movimento feminista perde fora e segundo Noberto Bobbio:
[...] com o surgimento da crise econmica e do debate acerca da violncia e do terrorismo, o Feminismo, um movimento pacifista, parece atravessar, desde 1977, um momento de crise, sendo difcil prever sua futura evoluo. Os elementos que haviam determinado seu desenvolvimento, a falta de organizao, a carncia de posies, se revelaram incapazes de lhe assegurar a permanncia num perodo de graves crises. (1997, p.506).

Lembramos, contudo, que o fim do movimento no estabeleceu o fim da nova identidade construda pela e para a mulher. O feminismo invocou novas formas subjetivas de representao no universo macropoltico e os caminhos sociais antes traados comeam a ser abandonados ningum mais define o que as mulheres devem ser. A partir de ento, a mulher passa a construir uma identidade exclusiva, de pessoa independente, cidad crtica e atuante e ser humano dotado de desejos e

31

Cdigo de campo alterado

vontades, surge uma nova conscincia do ser mulher manifesta em mltiplas identidades. Esse tipo de conscincia e indagao so apontadas por Morais (1988, p.69) como freqentes na contemporaneidade onde o homem nunca contou com tanta informao sobre si mesmo, contudo nunca se viu to incapaz de compreender a si mesmo. Reside aqui a importncia desse estudo sobre essa nova identidade feminina pois apesar de em Mafalda se perceber a representao de identidades femininas fixas, sua escrita ocorre num perodo turbulento, de ruptura, de descoberta e de transio do fixo ao indeterminado, da terceira a uma quarta mulher. Concluindo esse breve percurso da histria das mulheres no mundo e, mais localmente, na Argentina, acreditamos que inegavelmente, o feminismo foi um dos movimentos mais frutferos do sculo XX, sobretudo pelo fato de ter provocado mudanas significativas no comportamento da sociedade e da mulher. importante ainda frisar que essa construo de um novo paradigma se deu no somente por mrito do movimento feminista mas tambm pela relocao dos papis sociais adotados pela mulher quando forada por questes econmicas a assumir um outro espao tanto na esfera privada quanto na social.

1.4 O PROCESSO DE SUBJETIVAO E A REPRESENTAO DO SUJEITO NAS NARRATIVAS

Levando em considerao a firmao de um novo paradigma, observa-se que o estudo de uma obra que apresenta nuances feministas na composio dos seus discursos e de suas imagens fundamenta-se na necessidade de compreender e reconceituar a problemtica da formao da subjetividade feminina como uma produo discursiva circunscrita numa nova realidade (ps-modernidade), j que a representao fica comprometida devido a multiplicidade de discursos que acabam por operar deslocamentos no indivduo e na sua percepo sobre o mundo. Na verdade, essa perspectiva terica que adotamos traduz a concepo de que a linguagem provocada em dadas condies carrega os mais variados sentidos e valores, correspondendo s vises de mundo absorvidas pelo sujeito durante a aquisio e o uso da linguagem. Alm do que essa mesma linguagem produz efeitos

32

Cdigo de campo alterado

de significao no sujeito que reformula suas convices e produes de sentido, sendo ao mesmo tempo processo e produto. O que significa dizer que o que falamos, escrevemos e produzimos passa, tambm, a ser fruto do meio: a produo dos textos tambm procede de um contexto scio-histrico, que nos define como sujeitos histricos dos enunciados e nos identifica. Como aponta Hall
As identidades parecem invocar uma origem que residiria em um passado histrico com o qual elas continuariam a manter uma certa correspondncia. Elas tm a ver, entretanto, com a questo da utilizao dos recursos da histria, da linguagem e da cultura para a produo no daquilo que ns somos, mas daquilo no qual nos tornamos. (2006, p.109)

Resgatamos aqui essa concepo de sujeito histrico dos enunciados porque entendemos que a representao dessas identidades nas narrativas e o processo de subjetivao refletidos em sua linguagem so resultado de uma (re)construo de sentidos captados a partir do imaginrio cultural da poca de produo da obra em estudo. tambm Sendo dentro desse contexto de efervescncia social e poltica como de contestao e transformao que o movimento feminista

contemporneo ressurge, expressandose no apenas atravs dos grupos de conscientizao, marchas e protestos pblicos, mas tambm atravs de livros, jornais e revistas. (LOURO, 2001, p.16) Alm do que a identidade se organiza dentro de um sistema de significaes, da, portanto, sua relao com o campo simblico. Quando da produo, Quino refletiu nos quadrinhos de Mafalda representaes sociais e culturais,

particularizando o imaginrio e deixando marcas de sua subjetividade atravs de suas percepes e de como as traduziu pela linguagem. Conforme o mencionado, nesse tpico intentamos analisar questes relativas representao do sujeito nas narrativas e sua relao com o processo de subjetivao e conseqente formao de identidades. As personagens femininas em Mafalda, de Quino merecem ateno especial, porque por meio delas que se constituem discursos diferentes sobre o ser mulher e atravs delas que as mltiplas representaes femininas so sugeridas. fazendo uso dos dilogos e de alguns elementos grficos da narrativa quadrinstica que o autor revela discursos dominantes sobre as representaes femininas expondo suas crticas, pensamentos e percepes sobre a realidade.

33

Cdigo de campo alterado

Inserido no ambiente fluido da modernidade tal qual propunha Bauman, cabe ao indivduo a tarefa de sua (re) inveno individual e coletiva, claro, condicionada s influncias das relaes de poder8:
... a identificao tambm um fator poderoso na estratificao, uma de suas dimenses mais divisivas e fortemente diferenciadoras. Num dos plos da hierarquia global emergente esto aqueles que constituem e desarticulam as suas identidades mais ou menos prpria vontade [...] No outro plo se abarrotam aqueles que tiveram negado o acesso escolha da identidade, que no tm direito de manifestar suas preferncias e que no final se vem oprimidos por identidades aplicadas e impostas por outros [...] Identidades que estereotipam, humilham, desumanizam, estigmatizam... (BAUMAN, 2005, p.44)

Sobre essa constituio identitria do indivduo que trata o polons, existe a ideia de que este sujeito deveria buscar formas de se relacionar consigo mesmo e com o outro e atravs desse duplo processo seria (re)formada sua subjetivao. Foucault complementa essa noo dizendo:
Deve-se entender, com isso, prticas refletidas e voluntrias atravs das quais os homens no somente se fixam regras de conduta, como tambm procuram se transformar, modificar-se em seu ser singular e fazer de sua vida uma obra que seja portadora de certos valores estticos e responda a certos critrios de estilo. (1984, p.15)

por via do processo de subjetivao que chegamos a esse conceito de sujeito ps - moderno que est sempre em formao, em busca de si, em busca do outro. Lembrando que, para o nosso corpus, os sujeitos ainda seguiam aqueles moldes pr-determinados, mas j havia nuances da percepo dessa mudana do olhar sobre o sujeito revelados no comportamento de Mafalda quando dialoga com a me sobre a possibilidade de trilhar o seu prprio destino e de realizar sobre suas prprias escolhas. Por isso, importante nesse momento traarmos brevemente algumas consideraes a respeito do conceito de representao defendido por Chartier, de modo a compreender como em lugares e momentos diferentes uma determinada realidade social construda, pensada e levada a entender. Tomando-se como exemplo a vida social, essa rea pode assumir a forma e o motivo em suas representaes na linguagem ficcional e podemos pens-las como anlise do
8 As relaes entre linguagem, poder e ideologia sero tratados em um item especfico no segundo captulo desta dissertao.

34

Cdigo de campo alterado

trabalho das classificaes e das excluses que incorporam as configuraes sociais e conceituais de um tempo ou de um espao. As representaes podem ser pensadas como [...] esquemas intelectuais, que criam as figuras graas s quais o presente pode adquirir sentido, o outro tornar-se inteligvel e o espao ser decifrado (CHARTIER, 1998). Chartier nos possibilita ir do discurso ao fato, discutindo o conceito de fonte enquanto simples instrumento que permite o intermdio e o testemunho de uma realidade e levando em considerao as representaes como realidade de significaes mltiplas. Dessa forma, as representaes do mundo social, embora almejem uma universalidade, so sempre determinadas a partir dos interesses do grupo que as criam. Chartier incorporou grandes e diversas contribuies aos seus estudos. Entre essas contribuies, esto as categorias como habitus, encontrada nas teorias de Pierre Bordieu; os termos configurao e processo, contradas em Norbert Elias; o conceito de representao, resgatado de Louis Marin; e, ainda, as concepes controle da difuso e circulao do discurso, apreendidas em Michel Foucault; Paul Ricoeur e a produo do novo tendo como ponto de partida as contribuies existentes; e a apropriao e transformao cultural, proposto por Michel de Certeau. A partir desses conceitos utilizados pelo terico, possvel perceber que ele se preocupa com a forma atravs da qual os indivduos se apropriam de determinados conceitos e assim valorizam as mentalidades coletivas. Conceitos como os de utensilagem mental, viso de mundo e configurao tm importncia fundamental para o estabelecimento de um dilogo com as fontes. Dessa forma, as personagens Mafalda, sua me e Susanita assumem na obra as mentalidades coletivas pelas quais se identificam e so identificadas. Chartier ainda coloca que a representao um instrumento de conhecimento mediato que possibilita a percepo de um objeto ausente, por meio de sua substituio por uma imagem capaz de reconstituir em memria e de o conceber tal qual ele . Assim, a representao permite ver algo ausente, o que supe uma ntida distino entre o que representa e aquilo que de fato representado. Podemos considerar ainda a representao enquanto exposio de uma presena, a apresentao evidente de algo ou de algum. Desse modo, a relao de representao compreendida como conexo de uma imagem presente e de um

35

Cdigo de campo alterado

objeto ausente, um valendo pelo outro. Esse terico atenta tambm para a diferena essencial entre representao e representado, ou seja, entre signo e significado. Isto , todas essas representaes possuem a finalidade de fazer com que a identidade do ser no seja outra coisa seno a aparncia da representao. Segundo Stadniky (s/d), o conceito de representao visto por Chartier como a pedra angular de uma abordagem da histria cultural, permitindo articular essas trs modalidades da relao com o mundo social. Em primeiro lugar, o trabalho de classificao e de delimitao que produz as configuraes intelectuais mltiplas, atravs das quais a realidade contraditoriamente construda pelos diferentes grupos. Chartier afirma ainda que as prticas visam o reconhecimento de uma identidade social, a exibio de uma maneira prpria de estar no mundo e ainda de significar simbolicamente um estatuto e uma posio. E sua terceira colocao diz respeito s formas institucionalizadas e objetivadas graas s quais uns representantes (instncias coletivas ou pessoas singulares) marcam de forma visvel e perpetuada a existncia do grupo, da classe ou da comunidade. Se a noo de representao considerada por Chartier a pedra angular da nova histria cultural, a de apropriao o centro de sua abordagem. Tal reformulao distanciase do sentido empregado por Michel Foucault (que pensava na apropriao como um confisco que colocava os discursos fora do alcance dos que os produziam), pois, Chartier afirma que a apropriao tal como entendemos tem por objetivo uma histria social das interpretaes, remetida s suas determinaes fundamentais, que so sociais, institucionais, culturais e inscritas nas prticas especficas que as produzem. Ao pensar em prticas culturais convm, antes de tudo, ter em vista que esta noo deve ser pensada no apenas em relao s instancias oficiais de produo cultural, mas tambm aos usos e costumes que caracterizam a sociedade in loco. Logo, para esse autor, so prticas culturais no apenas a feitura de um livro, uma tcnica artstica ou uma modalidade de ensino, mas tambm os modos como, em uma determinada sociedade, os homens falam, se calam, comem e bebem, sentam e andam, conversam ou discutem, morrem ou adoecem, solidarizam-se ou hostilizam-se, entre outros. Com relao histria cultural, esse terico afirma que preciso pens-la como a anlise do trabalho das representaes, isto , das classificaes e das excluses que constituem, na sua diferena abismal, as configuraes sociais e conceituais caractersticas de um tempo ou de um espao. Desse modo, as

36

Cdigo de campo alterado

estruturas do mundo social no so um dado objetivo nem so as categorias intelectuais e psicolgicas: todas elas so historicamente produzidas pelas prticas articuladas (polticas, sociais, discursivas) que constroem suas figuras. So as demarcaes e esquemas que as modelam, que constituem o objeto de uma histria cultural levada a repensar integrantemente a relao tradicionalmente postulada entre o social, identificado com um real bem real, existindo por si prprio e as representaes supostas, como refletindo-o ou dele desviando. Da mesma forma, esta histria deve ser entendida como o estudo dos processos com os quais se constri um sentido. Da o reconhecimento das prticas de apropriao cultural como formas diferenciadas de interpretao. (STADNIKY, s/d) Nesse prximo captulo, aps apresentar o conceito de cultura de massa e relacion-lo s histrias em quadrinhos, teceremos consideraes sobre a relao entre as HQs e a literatura, com uma abordagem especfica sobre Mafalda, no intuito de nos aprofundar no conhecimento sobre a obra e a crtica produzida a seu respeito. Porm, nosso interesse primordial nesse captulo residir na investigao da estreita relao interdiscursiva entre palavra e imagem, por ser essa a responsvel pelas representaes tratadas aqui, utilizando para esse fim a prpria teoria sobre a linguagem quadrinstica e alguns conceitos da Semitica. Nesse propsito, tentaremos apontar que elementos participam e permitem o reconhecimento das histrias em quadrinhos enquanto suporte que veicula temas estruturantes, formadores, contestadores e constituintes da cultura de uma sociedade.

37

Cdigo de campo alterado

CAPTULO II 2 COM A PALAVRA, A IMAGEM: POR UM ESTUDO DA LINGUAGEM DOS QUADRINHOS


A imagem tem a opacidade do infinito. (Sartre)

2.1 LINGUAGEM, IDEOLOGIA E PODER NOS QUADRINHOS

Na vida cotidiana, a interao verbal possibilita uma realimentao e um desvelamento de ideologias. Bakhtin (1997) denomina esse conceito de ideologia do cotidiano e diz que ele permite a manifestao de ideologias ou sistemas ideolgicos cristalizados nas mais diversas prticas da linguagem, tais como atos, gestos ou palavras. Ampliando o alcance desse conceito tambm para as imagens9 e, particularmente, ao processo de subjetivao nos quadrinhos de Mafalda, mister um novo olhar sobre sua linguagem levando em considerao essa perspectiva dialgica bakhtiniana e as consideraes sobre a conscincia infantil de Vygotsky visto que a interao entre sistemas ideolgicos e ideologias do cotidiano possui participao efetiva na formao humana. Especialmente no que concerne pequena Mafalda, j que essa interao colabora de forma bastante incisiva com a sua formao identitria e discursiva e os signos ideolgicos percebidos em seus quadrinhos confrontam-se e reconstituem-se ao mesmo tempo em que sua formao desenvolvida. Souza (1994) compartilha dessa ideia na medida em que reconhece o valor da palavra como elemento revelador de uma realidade, de uma fantasia ou ainda de uma idealizao cujo grau de aproximao ou de distanciamento da mesma representada depender da linguagem apresentada:

Compreendemos as imagens como uma possibilidade real e significativa de linguagem.

38

Cdigo de campo alterado

Cada poca e cada grupo social tem seu repertrio de formas de discurso que funciona como um espelho que reflete e refrata o cotidiano. A palavra a revelao de um espao no qual os valores fundamentais de uma dada sociedade se explicitam e se confrontam. O texto da criana nos coloca frente a frente com o mundo tal qual idealizado por ns, quer seja nos seus aspectos perversos ou estigmatizantes quer seja na sua dimenso crtica e transformadora da ordem estabelecida. (Souza, 1994, p.120)

Dessa forma, compreendemos que ao ouvir/interpretar a voz de uma criana estabelecida uma oportunidade de reconstruirmos, a partir de seu ngulo, o imaginrio cultural do contexto scio-cultural em que est inserida ou ainda de ter acesso a um olhar crtico sobre nossa cultura. Essa perspectiva coloca a centralidade da constituio das ideologias, da revelao da conscincia do individuo ou de transformao da ordem na palavra e, ainda, aponta uma nova necessidade em se estudar o signo como um determinante nos sentidos refletidos/refratados da realidade. Sobre isso Bakthin (1997) diz que
As palavras so tecidas a partir de uma multido de fios ideolgicos e servem de trama a todas as relaes sociais em todos os domnios. portanto claro que a palavra sempre ser o indicador mais sensvel de todas as transformaes sociais, mesmo daquelas que apenas despontam, que ainda no tomaram forma, que ainda no abriram caminho para sistemas ideolgicos estruturados e bem formados. A palavra o meio no qual se produzem lentas acumulaes quantitativas de mudanas que ainda no tiveram tempo de adquirir uma nova qualidade ideolgica, que ainda no tiveram tempo de engedrar uma forma ideolgica nova e acabada. A palavra capaz de registrar as fases transitrias mais ntimas, mais efmeras das mudanas sociais. (p.41)

Quando o estudioso da linguagem aponta a palavra como indicador mais sensvel de todas as transformaes sociais entendemos mais ainda a importncia desse debruamento sobre as teorias da linguagem e da subjetivao para essa pesquisa. Mafalda uma obra que possibilita um complexo estudo sobre a identidade feminina suas faces, emergncia de novas formas em detrimento queda de antigos valores, uma transformao na forma de pensar e ser mulher que ultrapassa os limites do verbal alcanando outras manifestaes da linguagem (visual, sonora). Alm desse fator, a obra situa-se num contexto de transformaes sociais, culturais e polticas importantes que transformaram a forma de se ver e

39

Cdigo de campo alterado

representar o mundo, ela registra o aparecimento e dissemina as novas ideologias que acompanham o movimento feminista, dentre outros. Visto essas consideraes iniciais sobre linguagem e ideologia e levando em considerao sua estreita relao com o processo da formao da subjetividade, exporemos alguns conceitos sobre a formao e a manifestao da conscincia, com especial ateno infncia, Para Vygotsky (1984), o desenvolvimento da conscincia infantil condiciona-se ao uso da linguagem e, assim, a internalizao de contedos e valores historicamente determinados e organizados no sistema cultural se daria, principalmente, por meio da linguagem. Estudar a constituio da conscincia na infncia uma tarefa complexa que vai alm do estudo do mundo interno por si s, uma atividade que busca resgatar o reflexo do mundo externo no mundo interno, isto , o resultado da interao da criana com a realidade. Estudar sua linguagem, ento, ter acesso aos referentes culturais internalizados em sua conscincia. As ideias desses dois estudiosos Vygotsky e Bakthin - centram-se no papel e valor da palavra na interao social, no resgate da memria mas divergem na medida em que o primeiro acredita que a palavra encerra a chave de compreenso da dialtica entre pensamento e linguagem e, por conseqncia, da construo da conscincia e da subjetividade; enquanto o segundo defende a teoria que a palavra extrapola o espao da formao da conscincia e atinge a constituio ideolgica. De um modo geral, entendemos que a anlise profunda e vertical sob a palavra enquanto signo social tal qual prope Bakthin e Vygotsky

fundamental para a compreenso no somente dos aspectos como constituio da conscincia, subjetivao, criao e formao ideolgica mas tambm das relaes de poder que incidem na palavra e a utiliza como meio de imposio/disseminao. Essa relao trade linguagem-ideologia-poder h muito vem sido observada pelos estudiosos das relaes humanas e acreditamos que a contribuio das teorizaes de Michel Foucault sobre os conceitos do discurso e poder vem fomentar o interior dessa pesquisa embora no lhe confira estabilidade, como bem indica a ordem foucaultiana. Conhecer como os discursos funcionam e estabelecem relaes de poder entender que verdades so estabelecidas, cristalizadas e quais aquelas que so levadas ao esquecimento, ruptura. A obra de Foucault, conforme os critrios ontolgicos de Morey, Veiga-Neto (2007) apud Domingos (2009), classificada em Ser-saber, Ser-poder, Ser- consigo

40

Cdigo de campo alterado

que so princpios fundadores do sujeito moderno. O discurso e o poder pertencem respectivamente ao primeiro e segundo momento de sua obra, embora essas teorias tocam-se e incorporam-se de modo incontornvel. De acordo com o filsofo, a produo do discurso em sociedade percorre uma sequencia inevitvel de procedimentos de controle, seleo, organizao e redistribuio, no intuito de amenizar sua carga material e dissolver- lhe o perigo de sua produo. Na verdade, o discurso em si no algo que se caracteriza como perigoso, mas os seus interditos mascaram disputas de desejo e de poder. Em suas prprias palavras: o discurso no simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominao, mas aquilo pelo qual e com o qual se luta, o prprio poder de que procuramos assenhorar-nos. (FOUCAULT, 2006, p.10 ). Entendemos tambm que frequente o confronto com o outro e que as mltiplas re-significaes nessas relaes com o diferente que tornam a identidade do sujeito perceptvel. O poder diludo nos discursos circulantes e que institui verdades leva a reflexo dessa relao do homem com a verdade, com o que se dizia verdadeiro em sua poca, j que cada sociedade possui seu prprio regime de verdades. Como aponta Domingos (2009)
um sistema que se funda naqueles tipos de discurso que funcionam como verdadeiros em detrimento de outros tidos como falsos. Atravs dos discursos supostamente verdadeiros, constitui-se toda uma cultura de uma poca. uma construo complexa, inclusive paradoxal, pois traz em si modos de separaes e excluses ao naturalizar determinadas prticas. (p.21)

interessante nesse ponto refletir a respeito da imagem e comportamentos ditos como femininos ao longo da histria. Esse sistema de excluso dos e pelos discursos levou ao deslocamento do conceito de verdade e, consequentemente, a uma busca da verdade ou, nas palavras do prprio Foucault, a uma vontade de verdade que foi adotada como base cientfica pelas mais diversas reas do conhecimento e pelas mais diversas esferas da sociedade. As cincias iniciaram buscas por um saber verdadeiro ou ainda por um discurso verdadeiro. No caso das esferas sociais, o grupo feminino tambm entrou na luta contra os discursos e (pre) conceitos que por muito tempo estiveram presentes em sua identidade e em seu modo de vida. Nos quadrinhos de Mafalda perceptvel a representao de alguns ideais femininos que se contrapunham a um discurso antigo e dominantemente masculino. Sendo essa produo parte de uma cultura denominada de massa, como

41

Cdigo de campo alterado

discutiremos mais profundamente adiante, ainda maior os resultados alcanados por ser ampla a sua disseminao e consumo. Em outras narrativas grficas, como o Superman, de Joe Shuster e Jerry Siegel, tambm nos revelado certas verdades atravs de suas leituras, como bem afirma Eco (1993)

...os contedos ideolgicos das estrias de Superman [...] sustentam e funcionam comunicativamente graas estrutura da srie narrativa; [....] concorrem para definir a estrutura que os exprime, como uma estrutura circular, esttica, veculo de uma mensagem pedaggica substancialmente imobilista. (p.271)

Considerando o alcance dessas publicaes se entende a preocupao em controlar o que publicado, quem l essas histrias e que efeitos de sentido elas podem produzir, da talvez o mito de que as histrias em quadrinhos so compostas de historietas para crianas e possui uma linguagem ingnua, sem profundas intenes ideolgicas. Chamamos ateno, ento, justamente para algo que se faz presente e manipula as relaes entre as verdades e o poder, sendo necessrio atentar para o fato que envolve a produo dos discursos: o controle por uma srie de mecanismos de poder. Atravs de princpios e valores que excluem determinados discursos na sociedade ou que ainda limitam, manipulam sua circulao, as verdades so controladas, como expe o prprio Foucault no se tem o direito de dizer tudo, que no se pode falar de tudo em qualquer circunstncia, que qualquer um, enfim, no pode falar de qualquer coisa (2006, p.9). Sobre esses mecanismos de poder, Althusser (2007) traz o conceito de Aparelhos Ideolgicos do Estado que so justamente instrumentos de propagao e imposio das verdades daquela sociedade. Com efeito, o terico procura atrelar de modo indissolvel os fenmenos da luta de classes revelao das ideologias presentes na formao humana:
Apenas do ponto de vista das classes, isto , da luta de classes, pode-se dar conta das ideologias existentes numa formao social. No apenas a partir da que se pode dar conta da realizao da ideologia dominante nos AIE e das formas da luta de classes das quais os AIE so a sede e o palco. Mas sobretudo, e tambm a partir da que se pode compreender de onde provm as ideologias que se realizam e se confrontam nos AIE. Porque se verdade que os AIE representam a forma pela qual a ideologia da classe dominante deve necessariamente se realizar, e a forma com a qual a ideologia da classe dominada deve necessariamente medir-se e confrontar-se, as ideologias no nascem dos AIE mas das classes

42

Cdigo de campo alterado

sociais em luta: de suas condies de existncia, de suas prticas, de suas experincias de luta, etc.(p.107)

Assim, temos a comprovao inicial proposta por Foucault desse domnio das verdades por uma classe em detrimento a uma outra e tambm dessas formas de estabelecimento e controle de poder termos que foram ampliados nessa teoria de Althusser quando sugere em que esferas da sociedade se localizariam esses instrumentos: a famlia, a igreja, sindicatos, escola e direito (estruturas tanto ideolgicas quanto repressivas). Seguindo essa linha de pensamento se compreende bem a questo posta ao feminismo, a estratgia discursiva que disciplinava a vida e os corpos das mulheres durante muito tempo silenciou suas vozes e seus pensamentos, porm com o advento da modernidade os efeitos dos novos discursos postos por e para esse grupo, que de incio chocavam, vo se tornando naturais e vo consolidando novas prticas de conduta e de verdades assumidas por esse sujeitos, que ainda so e sempre sero controladas por mecanismos de poder. A luta pela reproduo da ideologia dominante um combate inacabado que sempre necessita de renovao, pois que sujeito luta incessante de classes encontra espao largo de compartilhamento nas denominadas culturas de massas. pertinente terminar, por ora, essa explicao sobre por que, onde e como o poder se manifesta e quem o controla sem esquecer de suas relaes com a ideologia e a linguagem. Nesse momento, nos deteremos em lanar um olhar mais prximo sobre a relao entre a cultura de massa e as histrias em quadrinhos e seu papel decisivo na disseminao dos discursos e das verdades aqui postas.

2.2 A CULTURA DE MASSA: O ESPAO DAS HISTRIAS EM QUADRINHOS

Presenciamos nos dias atuais um momento indito na histria da humanidade, o homem vive em meio a uma pluralidade extraordinria de linguagens e o mundo foi transformado em uma grande massa de signos. Toda experincia humana traduzida em signos, em um imenso sistema deles: a cultura, que organiza o processo da vida em sociedade estabelecendo as regras imprescindveis traduo de informaes e conhecimentos. Cada signo ou texto que se encontra

43

Cdigo de campo alterado

na memria cultural formar o cosmo sgnico de cada grupo, a que Ltman (1996) d o nome de semiosfera. Assim, a semiosfera um conjunto de elementos (cdigos culturais) significantes disponveis para acesso e combinao e que d condies s representaes culturais e simblicas de cada grupo ou comunidade. Em se tratando especificamente dos cdigos e textos j absorvidos pela cultura, ou seja, aqueles que j possuem um sentido para os grupos sociais, podese dizer que esses cdigos/textos se recompem na traduo de novos contedos e que estes novos textos somente podem surgir a partir dos antigos ou daqueles que o sistema cultural reconhece. Trata-se de um movimento de auto-organizao que conforme Ltman (1996) faz com que a cultura produza novas regras de representao. Essa infinidade de linguagens e combinaes signcas provocaram uma diluio de suas fronteiras, cuja delimitao se tornou imperceptvel mas que hoje buscamos estabelecer no relacionamento entre as formas de manifestaes da linguagem (a verbal e a no-verbal). Quando se trata das multiplicidades da linguagem, recorremos semitica e suas contribuies porque ela a "cincia que tem por objeto de investigao todas as linguagens possveis, ou seja, tem por objetivo o exame dos modos de constituio de todo e qualquer fenmeno de produo de significao e de sentido" (SANTAELLA, 1993). Modernamente, o conceito de cultura est relacionado tanto ao conceito de homem quanto ao estudo da constituio significativa e da contextualizao social das mais variadas expresses humanas, levando-se em considerao a produo e a circulao das formas simblicas de carter global. Geertz (1989) diz que a cultura deve ser vista como um conjunto de mecanismos simblicos usados para controle de comportamentos que direcionam o processo de individuao do sujeito. No tocante s histrias em quadrinhos, somado ao conceito de cultura acrescenta-se a ideia de massa, formando uma nova ideia que Morin (1962) apud Hill (2006) diz ser
(...) o resultado de uma mistura entre razo e emoo, que vai estruturar, orientar, construir, operar, suprir. Seu campo de ao se estende entre o real e o imaginrio, numa simbiose do instintivo com o representativo. (...) a cultura oferece um apoio concreto ao que imaginrio, e um apoio imaginrio ao que concreto. ............................................................................................................... Quanto a massa,(...) o termo expressa uma ideia de multiplicao ou de difuso macia... (p.34-5)

44

Cdigo de campo alterado

Contudo, a definio do que massa, dentro desse contexto, se mostra problemtica como aponta Teixeira Coelho:
no se sabe muito bem o que massa. Ora o povo, excluindo-se a classe dominante. Ora so todos. Ou uma entidade digna de exaltao, qual todos querem pertencer; ou um conjunto amorfo de indivduos sem vontade. Pode surgir como um aglomerado heterogneo de indivduos, para alguns autores, ou como entidade absolutamente homognea para outros. O resultado que o termo massa acaba sendo utilizado quase sempre conotativamente (isto , com um segundo sentido) quando deveria s-lo denotativamente, com um sentido fixado, normalizado. (1981, p. 28)

De acordo com as discusses de Morin, essa cultura produzida de acordo com normas macias da fabricao industrial; propagada pelas tcnicas de difuso macia [...]; destinando-se a uma massa social, isto , um aglomerado gigantesco de indivduos compreendidos aqum e alm das estruturas internas da sociedade (classe, famlia, etc.) (idem, op. cit., p. 14). Ento, observar o papel da Indstria Cultural, nesse contexto, faz-se interessante, visto que sua concepo est relacionada s indstrias que (re)produzem de forma massiva bens e imaginrios culturais. Sendo assim, o termo no diz respeito propriamente s empresas produtoras, nem s tcnicas de comunicao. Entendemos que estudar a(s) cultura(s) de um grupo demanda um olhar situado nesse grupo, considerando as diferentes formas de interao dos seus integrantes com os artefatos culturais e ainda consideramos que a cultura de massa est atrelada (re)produo de um imaginrio coletivo permeado de veias simblicas que possui uma vasta difuso e amplo consumo. Alm disso, as expresses usadas para caracterizar um momento em que imagens e conceitos adquirem sentidos especficos e tambm se aplicam ao imaginrio social contemporneo. Segundo Eco (1993, p.48), essa cultura oferece (...) um acervo de informaes e dados acerca do universo sem sugerir critrio de discriminao; mas, indiscutivelmente, sensibilizam o homem contemporneo face ao mundo; (...). Hill (2006) acrescenta outras observaes ao conceito de cultura de massa indicando que se
(...) se considerar o agente, o assunto, o objetivo da comunicao no sentido de causar algum efeito, chega-se a um conceito mais abrangente da cultura de massa, que leva em considerao a relao produo-criao (quem), a temtica cultural (que), e, enfim, o pblico, com o universo de consumo cultural e das camadas sociais que realizam este consumo (a quem). (p.37)

45

Cdigo de campo alterado

Dentro dessa perspectiva, a cultura de massa enquanto forma de comunicao e de representao do mundo acompanham as transformaes do homem e se constituem a partir de suas aspiraes e dos rumos de sua histria. A cultura de massa, por muitas vezes, possui funo de por em xeque antigos valores e ser instrumento de propagao e discusso de ideias. Com os gneros da linguagem e da literatura que a integram acontece do mesmo modo: nascem conforme as necessidades sociais, histricas e culturais do homem. As histrias em quadrinhos surgem, portanto, como resposta a uma crescente necessidade de atender um pblico maior e alcana o objetivo de ampliar as possibilidades de construo de sentidos atravs do estreitamento da relao entre imagem, som e escrita. As histrias em quadrinhos, desde a sua origem instiga uma reflexo que procura definir seu estatuto dentro do contexto das prticas de linguagem em geral. Tal preocupao deve-se s especificidades do gnero que, destoando tanto das formas convencionais de manifestao de linguagem quanto da literatura, j nasce com uma linguagem denominada de verbo-visual-sonora e com uma destinao imprecisa j que ora se apresenta enquanto recurso didtico, objeto dinmico e voltado ao entretenimento ora organiza-se numa linguagem plenamente literria e, consequentemente, produtora de mltiplas imagens e significados. Essa transformao em seu conceito e em sua produo resultado das mudanas em seus objetivos e em seu pblico-alvo. O objetivo central deixa de ser o divertimento e/ou o didatismo e passa a ser a reflexo sobre o homem, a poltica, as questes culturais e sociais, os anseios e fantasias; enfim passa a ser um reflexo do imaginrio e das vivncias humanas. Essa narrativa, com pouco mais de cem anos de existncia, uma manifestao artstica relativamente nova que surge como uma possibilidade de representao e construo do real10, j que se utiliza de recursos prprios de expresso para compor suas narrativas grficas. Sua linguagem marcada pelas imagens que buscam materializar a construo de um universo, de um imaginrio. Os comics so comumente considerados como obras pouco complexas e de pouca profundidade conteudstica e ideolgica e isso em parte se justifica ao seu
10

Cabe lembrar aqui que os quadrinhos no traduzem nenhuma realidade, mas constroem e representam recortes interpretados da realidade atravs dos cdigos visuais, valores, crenas e ideologias de uma cultura.

46

Cdigo de campo alterado

comum direcionamento (pblico infantil) e ainda pela sua produo ampla e frequente. Criada inicialmente para o entretenimento e gerada dentro dos pr (conceitos) que envolvem a produo e disseminao da cultura de massa, as narrativas grficas transformam-se rapidamente e recebem o reconhecimento pela sua representatividade, presena da fantasia e do fantstico e, principalmente, por constituir-se de uma linguagem plurissignificativa. Os quadrinhos enquanto cultura de massa tambm politizava a linguagem indicando posicionamentos. Segundo Cirne
Todo e qualquer quadrinho existe como um articulado grfico-narrativamente. Relacion-lo significa compreender a relao arte/poltica em social. Significa compreender a questo da politizao. (1987, p.57) discurso artstico, com o discurso toda sua extenso linguagem e sua

Umberto Eco na obra Apocalpticos e Integrados (1993) tambm compartilha dessa opinio quando, ao discutir as relaes entre smbolo e cultura de massa, aponta para uma eficcia de poder persuasivo comparvel apenas quelas pertencentes s figuras da mitologia que possuam enredos extremamente significativos alcanando a coletividade. As histrias em quadrinhos de Mafalda, de Quino, surgem pela necessidade de uma personagem-propaganda, mas seu autor abandona essa primeira tentativa e parte para uma inventiva muito mais cativante que toma propores gigantescas em nmero de pblico a obra foi traduzida em 10 lnguas. Mafalda assume um papel diferente do planejado inicialmente porque apresenta-se como criana ao mesmo tempo ingnua e perspicaz; essa personagem tem imagem, comportamento e brincadeiras infantis que servem de plano de fundo para discusses ideolgicas as mais diversas, desde a situao geopoltica mundial at a posio social feminina. O seu discurso imbricado de ideologias indissociveis de seu contexto de produo e da construo de sentidos, a sua obra, portanto, acaba definindo e exigindo essa abordagem pelo vis da Anlise do Discurso. Sendo assim, as histrias em quadrinhos, por constiturem um produto de natureza industrial, refletem atravs dos autores uma educao implcita de um sistema. A sua linguagem dotada de um poder reforador dos mitos, valores e ideias vigentes daquele sistema podendo ainda ter propsito contrrio, funcionando como forte aliado quebra desses estigmas e dessa estrutura. Tomando por base

47

Cdigo de campo alterado

as narrativas de Mafalda, observamos que essa considerao sobre a cultura de massa e seu poder em refutar ou reiterar valores, ideias, comportamentos elemento bastante explorado pelo autor. As suas tiras constatam uma preocupao com o universo feminino e com as mudanas em suas representaes bem como com a delineao de uma nova identidade, particularizada por Quino atravs da (re) apresentao do imaginrio cultural. Enquanto cultura de massa, essa obra

funciona como um forte instrumento que recupera os conhecimentos sobre a sociedade, sobre os acontecimentos histricos e os fenmenos sociais e polticos, e, assim, vo inferindo conscincia nos grupos sociais e passam a fazer parte da memria cultural coletiva daquela sociedade.

2.2.1 A literatura e as Histrias em Quadrinhos

Todorov descreve bem a dificuldade atual de conceituao e demarcao das fronteiras literrias e no-literrias das mais diversas prticas de linguagem que circulam na sociedade, levando em considerao a liquidez de termos e classificaes, tais como a cnone literrio, literatura popular, de massa, de consumo, superior, inferior, marginal. Conforme alerta o mesmo autor, Quem ousaria hoje decidir o que literatura e o que no o , diante da irredutvel variedade de escritos que se lhe costuma incorporar, sob perspectivas infinitamente diferentes. (1988, p.11) Com essa difcil tarefa de demarcar contornos e impor limites ao que se considera ou no como literatura, temos a inteno aqui de delinear alguns pontos de convergncia e divergncia entre o que se chama alta literatura e a cultura de massas, em especfico os quadrinhos11, procurando ressignific-los utilizando uma teoria pertinente ao assunto e ainda buscando expandir o debate sobre o estimulante tema.

Alguns tericos tratam as histrias em quadrinhos como parte da literatura de massa, a exemplo de Eco. Aqui adotamos a teoria de Cirne de que os quadrinhos possuem espao e significao prpria que no obrigatoriamente est vinculado Literatura.

11

48

Cdigo de campo alterado

O que se diz ser literatura resultado de uma construo subjetiva de experincias e de discursos que a legitimaram. Ou seja, a noo de literatura foi internalizada, subjetivada atravs de uma circulao e uma imposio de ideias sobre o fazer o literrio, sua linguagem e obra que normalmente foi controlada por uma classe dominante, culta, uma elite. Sobre essa formao conceitual de literatura Campos (1992, p. 13) revela que tanto as classificaes quanto a prpria concepo de literatura refletem o modo de pensar da ideologia dominante em determinado contexto histrico-social. Assim,
tentador desistir e concluir que a literatura o que quer que uma dada sociedade trate como literatura um conjunto de textos que os rbitros culturais reconhecem como pertencentes literatura [...] precisamos perguntar: o que faz com que ns (ou alguma outra sociedade) tratemos algo como literatura?. (CULLER, 1990, p.29)

Definindo dessa maneira chega-se a concluso de que existem vrias concepes sobre o fazer literrio, relacionados aos mais diversos contextos histrico-sociais, alguns questionveis outros imprecisos, porm todos discutveis. Mesmo os principais tericos da literatura no chegaram a alguma concordncia sobre questo to controvrsia. O que de fato tem uma ampla aceitao que a obra literria, nesta perspectiva do contexto, se faz constantemente aberta, por meio do tempo, a mltiplas e fecundas leituras e em cada momento da histria recebe atualizaes, ultrapassando a dimenso exclusivamente sincrnica. Compreende-se, ento, porque boa parte dessas teorizaes sobre a literatura e seu objeto estabelecem como ponto de partida para anlise de uma essncia literria a escrita. ela que permitir (re)leituras e carregar as significaes que sero reinterpretadas segundo a esfera cultural do momento. Sobre a obra literria - ou ainda a escrita literria - Foucault (2000) diz que ela imprime em si mesma certas marcas que provam a si mesma e a outros que se trata de literatura. Esses signos so tratados pelo filsofo como a escrita que faz com que toda obra seja uma representao, um modelo concreto de literatura, uma transgresso da linguagem. Essa representao traz consigo outros marcas que a determinam, como o lugar que ocupa na sociedade, a sua circulao, a produo, a relao entre leitorautor e por tratar de lugares sociais, especialmente no nosso sculo, muitas vezes seu suporte no se restringir ao livro atingindo outros suportes, a exemplo de

49

Cdigo de campo alterado

algumas literaturas de massa, como os jornais, cinema, msica. Como prope Santaella (1996) ao falar em rupturas na literatura contempornea, debruar-se sobre a literatura de massa em outros meios e com novas significaes permitir que as formas no-institucionalizadas e no-convencionais tambm possam ser definidas como literrias, como artsticas e sejam (re)interpretadas. Quando se trata da cultura de massa, a literatura desconstri um discurso jdito sobre o que se denomina de literrio, pois passamos a considerar literatura todos aqueles suportes citados e estes consequentemente questionam antigas hierarquias literrias quando propem a coexistncia de instituies cultas na chamada cultura de massa. Em seu livro Culturas hbridas Estratgias para entrar e sair da modernidade, Canclini atribui aos quadrinhos o nome de gnero impuro, por o mesmo possuir a capacidade de transitar entre a imagem e a palavra, entre o erudito e o popular, aliando caractersticas do artesanal e da produo de massa, portanto exigem tambm uma outra abordagem, mais especfica, levando em considerao suas prprias tcnicas e ordens de produo. No caso de Mafalda, o trnsito que trata Canclini ocorre de modo intenso visto que a imagem e a palavra possuem fora equivalente na gerao de sentidos e complementam-se na leitura e na produo de sentidos da narrativa, sendo suas imagens dotadas de uma enorme potencialidade dramtica e, muitas vezes, utilizadas sozinhas em alguns de seus quadros contnuos e cumprindo papis discursivos antes postos apenas ao escrito. O erudito e o popular cruzam-se nas suas abordagens temticas j que Mafalda possui tiras com contedo que tratam do imaginrio infantil e, portanto, alcanam leitores menos maduros e sem muita exigncia quanto ao conhecimento de mundo. J em outras narrativas, trata de temticas com uma complexidade maior necessitando que seu leitor (re)conhea e realize leituras de metforas, smbolos e resgate conhecimentos mais especficos. Suas crticas polticas, sociais e existenciais diludas nas narrativas alcanam o que Canclini (2000) denomina de luta metafrica:
Quando no conseguimos mudar o governante, ns o satirizamos (...). Ante a impossibilidade de construir uma ordem diferente, erigimos nos mitos, na literatura e nas histrias em quadrinhos desafios mascarados. A luta entre classes ou entre etnias , na maior parte dos dias, uma luta metafrica. s vezes, a partir das metforas, irrompem lenta ou inesperadamente prticas transformadoras inditas (2000, p. 349).

50

Cdigo de campo alterado

A luta entre classes, entre ideologias de representaes femininas assunto freqente em suas tiras, so escondidas e desveladas por metforas, smbolos, metonmias que se misturam e se completam em escrita, imagem, som. Por ser a linguagem de seus quadrinhos carregada de significados que dependem de resgate de elementos da semiosfera12 cultural, da memria coletiva e de fatos que remetem poca de produo - tudo isso camuflado numa linguagem plurissignificativa e artstica - fcil, ento, entender porque sua lgica interna conduz a uma seleo inata de seus leitores. Nem todos tem acesso informao, aos signos culturais dispostos no sistema (semiosfera) necessrios para construir sentidos e leituras. A fim de ilustrar essa seleo natural de leitores capazes de estabelecer relaes de significado em suas tiras exporemos uma delas:

Figura 02: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.89

Essa narrativa consiste numa reflexo dramtica de Mafalda sobre como presentear o seu pai no Dia dos Pais. Isso acontece em quatro dos cinco momentos da tira. A personagem narra a sua prpria situao e a faz de forma gradativa, utilizando da repetio de termos chegando, chegando (2 quadro) quando o segundo termo apresenta letras de um maior tamanho demonstrando uma nfase na ao, alm do que o uso da conjuno aditiva e tambm contribui para

12

Ltman (1996) afirma ainda que a partir do surgimento da informao no outro, o sistema (cultural, lingstico, etc.) reorganiza sua estrutura traduzindo naqueles signos existentes e que esto sua disposio, aquilo que recebeu. Logo, esse sistema transmuta-se e acrescenta a si uma nova experincia, resultado do contato de suas vivncias com as informaes novas recebidas. Esse autor denomina esse processo de traduo e acrescenta ainda a ideia de que essas novas configuraes so absorvidas na memria do sistema e ficam disposio para serem acessadas a qualquer momento.

51

Cdigo de campo alterado

essa ideia de uma narratividade. A dramaticidade repousa no uso de termos menininha e pobre. Na verdade, o termo emblemtico dessa breve narrativa consiste na referncia Hitchcock, cineasta anglo-americano, conhecido pelos seus filmes de suspense, onde utiliza de elementos criadores de tenso e ansiedade no espectador atravs de efeitos do cinema. A ironia dessa tira consiste justamente no fato do tema dessa narrativa ser de natureza simples (o qu uma criana daria como presente ao seu pai) e ela, Mafalda, atravs dos efeitos da linguagem (marcas visuais que do destaque as palavras, repetio de termos, gradao, uso de vocbulo no diminutivo) transforma essa temtica num suspense. Um leitor que desconhea essa caracterstica dos filmes hitchcockianos no conseguir realizar uma leitura plena e no alcanar o riso, efeito final do uso da ironia, marca caracterstica de seus quadrinhos. Partido dessas definies e respectiva exemplificao, o estudo das histrias em quadrinhos, com todas as especificidades citadas, engloba no somente o seu modo peculiar de produo como tambm inclui suas condies de leitura e seu lugar social. Ademais preciso que consideremos uma nica concepo sobre os quadrinhos, abrangendo desde suas especificidades quanto suas determinaes, Cirne (2000) diz que
Quadrinhos so uma narrativa grfico-visual impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas. O lugar significante do corte que chamaremos de corte grfico- ser sempre um lugar de um corte espcio-temporal, a ser preenchido pelo imaginrio do leitor. Eis aqui a sua especificidade: o espao de uma narrativa grfica que se alimenta de cortes igualmente grficos. (p.23)

Completamos essa ideia a definio proposta por Alain Rey apud Cirne (2000) de que os quadrinhos so um fragmento frtil de uma histria do desejo social (...) que renova os caminhos do olhar, reinventa a leitura, modifica a linguagem. (p.24) (Grifo nosso) Sobre essa linguagem dos comics, desconsiderando por ora as suas especificidades, talvez seja ela a responsvel pela crena de que as histrias em quadrinhos se definiria como uma paraliteratura, pois em sua linguagem que encontramos as marcas da Poesia. Porm, o que convm que a Poesia pode estar na msica, numa pintura sem que essas outras artes sejam rotuladas como parte ou

52

Cdigo de campo alterado

parte da Literatura. Como afirma Cirne (2000) Decerto, em se tratando de HQs, no estamos diante de nenhum gnero paraliterrio. (...) Mas podemos estar diante da Poesia. (p.171) Poesia onde? Para que fiquemos com alguns poucos exemplos observemos na prpria voz da prpria Mafalda: "Engraado...Quando eu fecho os olhos o mundo desaparece. "E no que neste mundo tem cada vez mais gente e cada vez menos pessoas?" "Porque que quando colocamos os ps no cho a brincadeira acaba?" Pobrezinha, fizeram de voc um mero capacho para limpar os ps antes de entrar no Universo..." (Mafalda olhando para a Lua) ...sobre a paz no mundo? Tenho todos os dias provas de que, por enquanto, apenas um conto... Ento, apesar das histrias em quadrinhos conter, por vezes, uma linguagem potica, e em conceitu-las como cultura de massa, no terminam aqui as discusses sobre essa relao entre literatura e quadrinhos. Ainda se faz necessrio repensar o lugar das histrias em quadrinhos considerando suas prprias caractersticas e abord-la com seus prprios mtodos de anlise. Sua classificao dentro do contexto da linguagem ainda tarefa inacabada, visto que sua organizao difere da literatura convencional, do cnone mas ainda possui vnculos conceituais no que concerne aos termos como representao, imaginrio, simblico, mtico, plurissignificao, metafrico, etc. A literatura e os quadrinhos possuem domnios, processos de produo e materialidade discursiva distintos e, apesar das concepes permearem nas duas formas, os quadrinhos no constitui uma forma massiva da literatura, mas uma produo cultural independente.

2.3 SOBRE AS HISTRIAS EM QUADRINHOS DE MAFALDA, DE QUINO

H mais de meia dcada, em setembro de 1964, foi publicada a primeira tira de Mafalda, principal personagem das histrias em quadrinhos escritas e

53

Cdigo de campo alterado

desenhadas pelo argentino Joaqun Salvador Lavado (Quino). De incio, em 1963, Mafalda criada para integrar quadrinhos que divulgassem os produtos da empresa Mansfield, como o contrato foi rompido com a agncia publicitria Agens, ela toma outros rumos e estria em 29 de setembro do ano seguinte, diariamente, no jornal Primera Plan e um ano depois passa a ser publicada no jornal El Mundo. Suas histrias foram escritas no perodo de 1964 a 1973, alcanando altos ndices de popularidade na Amrica Latina e Europa. Mafalda a filha mais velha de uma famlia de classe mdia composta por quatro membros (pai trabalhador, me dona de-casa, ela mesma e seu irmo, o Guille) e possui um crculo de amizade bastante seleto, vejamos algumas caractersticas desta e de outras personagens que compem suas publicaes:

Mafalda

Figura 03

Mafalda aparece em suas narrativas sempre preocupada com os destinos, as decises e os fatos histrico-sociais que circunscrevem a humanidade,

especialmente aqueles que assombravam o imaginrio coletivo dos anos 60 e 70 como a possibilidade de uma terceira guerra oriunda dos conflitos civis ou da guerra fria. bastante crtica, principalmente em relao algumas condutas e comportamentos convencionais dos adultos e, por isso, acredita muito no poder de transformao de sua gerao. F dos Beatles, Mafalda representa uma gerao de jovens que buscava descobrir o universal, o planetrio, porm sua realidade se passava em um pas confuso, injusto, repleto de desigualdades sociais e sob rigoroso regime militar. Ama os direitos humanos, a paz e a democracia na mesma intensidade que rejeita o racismo, o preconceito, o conformismo, a injustia e a sopa.13

13

Quino afirma em uma entrevista que a sopa seria um analogia ditadura por ser algo difcil de digerir. Disponvel em: http:// www.quino.ar/portugues/quino_perguntas. Acesso em 28/02/2011.

54

Cdigo de campo alterado

Felipe

Figura 04

Felipe um ano mais velho que nossa protagonista, bastante carismtico e ingnuo. Foi o seu primeiro amigo. caracterizado sempre como sonhador sonhos que acredita ser reais -, introvertido, aventureiro, preguioso e bastante desligado, tambm preocupa-se com o bem comum e divide algumas das preocupaes de Mafalda no que diz respeito humanidade.

Manolito

Figura 05

Manolito filho de comerciantes, capitalista, ambicioso e materialista, o seu sonho ser dono de uma grande rede de supermercados, tambm admirador de Rockefeller. Aparece frequentemente articulando formas e prticas comerciais e publicitrias que favoream o mercado de seu pai, detesta ir escola, e por conseqncia, fazer tarefas escolares. No gosta de Susanita.

Susanita

Figura 06

55

Cdigo de campo alterado

Susanita egosta, ftil, briguenta, dotada de uma identidade feminina semelhante quela assumida pela me de Mafalda, sonha em ser me de um mdico e esposa de um homem rico e lindo, aspira deixar de ser burguesa e adentrar na alta sociedade. Possui preconceitos sociais e raciais e alimenta com a mesma intensidade a averso de Manolito. No suporta as preocupaes humansticas de Mafalda.

Miguelito

Figura 07

Miguelito o mais novo da turma depois de Guille, o irmo de Mafalda. egocntrico, sonhador e vive refletindo sobre questes simples e de importncia questionvel. Detesta a ideia de no ser notado por isso tenta sempre chamar a ateno para si - e tambm no aceita a idade que tem.

Guille

Figura 08

Guille o irmo mais novo da protagonista e representa a inocncia da infncia. bastante curioso e inteligente, costuma fazer muitas perguntas e, nesse aspecto, bem parecido com Mafalda. Fisicamente, tambm assemelha-se a Mafalda e gosta de fazer os outros rir atravs de seus atos.

56

Cdigo de campo alterado

Libertad

Figura 09

Ao lado de Mafalda, j nas ltimas tiras publicadas, aparece Libertad que integra tambm essa nova representao sobre o feminino. detentor de uma personalidade muito semelhante de Mafalda, aprova as revolues e as transformaes scio-culturais. Por ser bem pequena, o seu tamanho pode denotar o espao restrito da liberdade naquela poca de ditadura, cesses e proibies.

Os pais de Mafalda

Figura 10

Por fim, os seus pais. A me chama-se Raquel, me e esposa dedicada, abandonou a faculdade para cuidar da casa e dos filhos, uma rotina exaustiva e interminvel. Sobre o pai, desconhece-se o nome, extremamente trabalhador e possui o hbito de cuidar de plantas. Ambos possuem comportamento passivo e preocupaes superficiais. Costumam ficar nervosos e aflitos com as indagaes de Mafalda e, muitas vezes, no conseguem responder as suas dvidas e preocupaes. Com esse complexo e plural grupo de personagens, Mafalda trava um dilogo com o mundo real e torna-se referncia para os autores que vieram nos anos conseguintes, conforme aponta Martignone (2008) apud Ramos (2010): Assim como existe um antes e um depois dos Peanuts na histria da tira cmica norteamericana, o mesmo ocorreu na Argentina com Mafalda, a criao de Quino

57

Cdigo de campo alterado

diretamente inspirada na de Schulz (p.22) Seus quadrinhos so marcados pela conscincia poltica, cultural e social, pela crtica e ironia e, claro, pelo humor. Rhande refere-se Mafalda dizendo que
tornou-se o smbolo do imaginrio mtico de uma Amrica Latina que ansiava por liberdade de expresso, por liberdade de escolhas sociais e culturais, pela emancipao feminina [...] ela questiona padres estabelecidos [...] e prope novos caminhos, novos comportamentos. (2005, p.5)

Certa vez, os quadrinhos de Mafalda foram denominados como um espao liberal por responder aos anseios existenciais de uma classe burguesa. Ampliamos essa concepo acreditando que suas histrias integralizam um movimento articulado de uma viso global da humanidade e no apenas reflexos restritos de uma classe social de certo pas. E sobre esse espao, Cirne (1982) entende que
todo e qualquer quadrinho existe como um discurso artstico, articulado grfico-narrativamente. Relacion-lo com o discurso poltico significa compreender a relao arte/poltica em toda sua extenso social. Significa compreender a questo da linguagem e sua politizao. (p.57)

Dessa forma, os quadrinhos de Mafalda respondem a anseios muito maiores, de um mundo que liberal em suas articulaes temticas e essa particularidade da abordagem conteudstica ampliada na leitura da narrativa de sua tira. Cada uma de suas tiras encerra um mundo particular limitado por seus contextos dramticos, pois apenas o conhecimento e a leitura de diversas tiras que far com que o leitor reconhea algumas de suas especificidades estruturais e temticas, como smbolos, implcitos e sugestes. A coletnea de tiras que selecionamos para anlise nos revelar alguns desses elementos que, caracterizados pela repetio, alcanam um efeito de sentido mais profundo, muito mais complexo, que somente um leitor mais perspicaz e conhecedor da obra poder construir reais possibilidades de significao. Uma leitura bastante lcida de suas representaes foi realizada pelo semilogo Oscar Steimberg (1977) apud Cirne (1982, p.59)

58

Cdigo de campo alterado

Elementos transparentes de um discurso que se resolve em epigrama, Mafalda e seus companheiros articulam as oposies conceituais de uma viso racional e segura da Histria. Muito apropriadamente, a tira os define, basicamente, em termos de um conjunto de ideias e traos de carter. Est claro que Mafalda uma humanista atualizada, Manolito um mercantilista, Susanita uma mulher integrada e hipcrita, Felipe um agoniado exercitador do sentido comum, Miguelito um rebento de intelectual fascista que pouco a pouco vai se transformando, esquizofrenicamente, em um profissional da dvida metdica.

E no somente a viso poltica sobre os quadrinhos de Mafalda apresentada por Steimberg, nem apenas a sociocultural proposta neste estudo, o seu imaginrio vai alm e estende-se s questes econmicas, estticas, ambientais, educativas, literrias. Talvez essa amplitude de seus horizontes de leitura justifique a forma como seus quadrinhos vem sendo utilizados principalmente como suporte didtico tanto nos livros como nas aulas das mais variadas disciplinas e nveis escolares. A linguagem relativamente simples e acessvel de alguns de seus quadrinhos permite uma leitura muitas vezes superficial normalmente atingindo somente os objetivos didticos quando de sua abordagem na sala de aula e possibilitando sua leitura pelo pblico infanto-juvenil, porm essa aparente facilidade oculta, na verdade, frmulas temticas complexas, lacunas e os esconderijos de sua linguagem:
A personagem de Quino constri sua fala, em grande parte das tiras, de duas formas: ou a partir do questionamento dos adultos (geralmente seus pais), no intuito de dirimir as dvidas que tiram seu sono, ou na interao com as outras personagens, de mesma idade, buscando entender o mundo que os cerca (por que existem guerras? por que a me trabalha em casa e o pai no?) a partir dos referenciais de que dispem. Obviamente Mafalda no um quadrinho infantil, dialogando diretamente com um pblico majoritariamente de adolescentes e adultos. Desta forma, a personagem de Quino oscila muitas vezes entre a caracterizao de uma criana tpica, com tudo que lhe possa ser atribudo (medo, ingenuidade, dependncia dos pais), e uma criana excepcionalmente lcida, crtica e profunda conhecedora da realidade na qual est inserida, que discute de igual pra igual com as pessoas mais velhas, na maioria das vezes colocando-as em posio de "xeque-mate".14

Oliveira, Carlos Eduardo Rebu. Gramsci e histrias em quadrinhos: Mafalda e a construo de sentidos contra-hegemnicos. Disponvel em: http://www.gramsci.org.ar/Mafalda/mafalda.htm. Acesso em 04 de maro de 2011.

14

59

Cdigo de campo alterado

Pela sua singularidade enquanto personagem dos comics inegvel que cumpra a funo de questionadora de valores, verdades e costumes (re) produzindo um novo discurso sobre o ser jovem e o ser mulher. Devido s tantas possibilidades de leituras e significaes e de relacion-las as mais diversas reas (poltica, social, cultural, ambiental, econmica, existencial), havia uma urgncia em se realizar um estudo mais aprofundado sobre sua obra, distanciando-se da abordagem didtica e aproximando-se das especificidades crticas das Histrias em Quadrinhos. Conforme aponta Lavado Mafalda reflete as tendncias de uma juventude inquieta, que assumem aqui a forma paradoxal de dissidncia infantil, de esquema psicolgico de reao aos veculos de comunicao de massa, de urticria moral provocada pela lgica dos blocos, de asma intelectual causada pelo cogumelo atmico. J que nossos filhos vo se tornar - por escolha nossa - outras tantas Mafaldas, ser prudente tratarmos Mafalda com o respeito que merece um personagem real. (2000, p.16) E, afinal, utilizando das palavras de Cirne em seu livro Quadrinhos, seduo e paixo: tudo vale a pena se a crtica no pequena.

2.4 LEITURA

PERCEPO

DOS

QUADRINHOS:

ELEMENTOS

CONSTITUINTES DE SENTIDO NAS NARRATIVAS GRFICAS

Tudo que ideolgico possui valor semitico. (Bakthin)

senso comum atribuir s histrias em quadrinhos o formato de gnero do discurso ou da literatura como argumento para justificar os quadrinhos em formas socialmente ou academicamente prestigiadas. No item anterior de nossa pesquisa j discutimos a relao entre literatura e quadrinhos, observando inclusive os pontos em comum com quela arte, mas atentando para suas especificidades. Compreendemos ento a necessidade de delinear aqui algumas particularidades da linguagem quadrinstica15 tendo em vista os mecanismos prprios que representam seus elementos narrativos e que subsidiam sua leitura.

Essa perspectiva de que os comics possuem uma linguagem autnoma compartilhada por Ramos (2010), Cirne (1970), Eisner (1999)

15

60

Cdigo de campo alterado

Na HQ, a funo narrativa predomina e exercida em grande parte atravs das imagens desenhadas s vezes por fotografias -, elas ainda podem ter personagens fixos ou no. Embora vez por outra o discurso do narrador se apresente sob a forma verbal, ele materializado preferencialmente sob a forma icnica. Uma das principais caractersticas da HQ o fato de ela se deixar interpretar de modo mais rpido do que a narrativa verbal. Com efeito, a linguagem icnica (ALMEIDA, 1997, p. 100) possui um grau de codificao especfico relativamente baixo, pois interpretada atravs de cdigos perceptivos e de reconhecimento fcil por se assemelharem imagem primeira. So cdigos que estamos acostumados a fazer uso para a interpretao do mundo emprico e por isso a impresso de que a leitura dos quadrinhos mais fcil do que as narrativas verbais. No entanto, lembremos que no seu avano rumo ao objeto que representa, a linguagem colocada frente a frente com o impossvel, pois na sua pretenso de alcanar e agarrar o referente, a linguagem no pode seno arranhar o muro do real. (SANTAELLA, 2001, p.374) Assim, independentemente da forma da linguagem que se utilize para representar sempre haver lacunas e espaos a serem preenchidos na interao leitor-autor estabelecida em sua linguagem e na construo dos sentidos. Uma leitura dos comics, levando em considerao como sua linguagem se organiza e o que ela pretende representar, condio necessria para que os discursos equivocados sobre seu contedo sejam desfeitos, inclusive no meio das pesquisas acadmicas Vejamos algumas das caractersticas mais essenciais da linguagem dos quadrinhos e necessrias a uma compreenso global de seus sentidos:

I)

Os cortes espacio-temporais nos quadrinhos

Por quadrinho se compreende a limitao por um conjunto de linhas de um dado formato quadrado, retngulo, etc que re(cria) uma sntese coerente e representativa da realidade, conforme Fresnault-Derulle (1972) apud Ramos (2010, p.89). A funo narrativa dos comics indicada pela sugesto de movimento de certas imagens que so capturadas e individualizadas pelo enquadramento e so seqenciadas de modo a garantir a noo de passagem do tempo e a moo dos espaos. Essa tarefa de organizar o pensamento seqencial ampla e complexa

61

Cdigo de campo alterado

pois ao artista seqencial exigido que o encadeamento de eventos leve o leitor ao reconhecimento e preenchimento das lacunas. Assim Na arte seqencial, o artista tem, desde o incio prender a ateno do leitor e ditar a seqncia que ele seguir narrativa. (EISNER, 1999. p.40) Os quadrinhos de Mafalda, de Quino, apresentam uma certa regularidade em suas formas sendo suas imagens capturadas em quadrados ou retngulos. Mas o mais importante o espao entre os quadros, a sarjeta, que une as duas imagens distintas numa nica idia. ela a grande responsvel pelo mistrio e a magia da essncia dos quadrinhos pois no seu espao que o leitor interage

significativamente buscando reconhecer o que acontece nesse meio-tempo. Observemos o exemplo abaixo:

Figura 11: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.9

Do quarto ao quinto quadrinho mais de uma ao suprimida e o leitor levado a imaginar e reconstruir imagens para completar a leitura. Dessa forma, os quadros das histrias fragmentam o tempo e o espao, oferecendo um ritmo recortado de momentos dissociados. Mas a concluso nos permite conectar esses momentos e concluir mentalmente uma realidade contnua e unificada. (Mc Cloud, 1999, p.67).

II)

A representao da fala, sons, sensaes, sentimentos e pensamentos

Quando se trata da representao da fala, a linguagem das histrias em quadrinhos possui uma srie de recursos, a primeira delas e a mais essencial o auxlio dos bales. Adotamos aqui a concepo de Ramos (2010) de que esse

62

Cdigo de campo alterado

recurso grfico seria uma forma de representao da fala ou do pensamento, geralmente indicado por um signo de contorno (linha que envolve o balo), que procura recriar um solilquio, um monlogo ou uma situao de interao conversacional. (p.33)

Teremos o cuidado de nesse momento tentar ampliar essa concepo posta por Ramos, pois acreditamos que no somente a fala e o pensamento so circunscritos e representados pelos bales. Alguns sentimentos - como carinho, raiva, amor, etc -, as sensaes como surpresa, alvio, incerteza, dvida, reflexo-, os sons as onomatopias - tambm so privilegiados nesse espao grfico como apontam os exemplos resgatados do prprio livro Toda Mafalda, de Quino:

Figura 12: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.90

A interrogao preenche os limites do recurso grfico balo e no indica fala nem pensamento mas a incompreenso de Mafalda a respeito do que est acontecendo para ser motivo de tanta movimentao em sua escola.

Figura 13: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.46

A onomatopia sniff indica o choro da personagem Susanita devido sua perda no jogo. Tambm no denomina nem pensamento nem fala, mas um som.

63

Cdigo de campo alterado

Est circunscrita pelo espao do balo que diferenciado em seu contorno por uma representao grfica que simboliza o choro, como se desmanchasse em gotculas, em lgrimas. Segundo Cagnin (1975) apud Ramos (2010), normalmente esse balo chamado de balo-glacial.

Figura 14: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.157

E, por fim, um corao num balo atribudo a Susanita simbolizando o carinho, o interesse ou ainda uma certa afeio pelo garoto que passava na sua frente. Quando temos a representao de uma figura no interior do balo (uma metfora visual) que conota o sentido visualmente demonstrado, denomina-se de balo-especial. Mais uma vez, para fins de exemplificao, o conceito de balo merece ser dilatado visto que a representao da fala ou pensamento no supre todas as particularidades dos comics. Ainda no que concerne representao da fala e do pensamento, lembramos que alm do balo temos a letra que denotar diferentes valores expressivos conforme inteno do autor. Quando a letra posta de modo tradicional, escrita de forma linear, sem negrito e geralmente na cor preta, ela indica um grau de expressividade neutra e a partir dela que emanam outras. Ramos (2010) diz que Qualquer corpo de letra que fuja a isso obtm resultado expressivamente diferente. o que Cagnin (1975) chama de funo figurativa do elemento lingustico. A letra passa a agregar outro sentido, variando conforme o contexto da histria. (p.56-7). No momento destinado anlise do corpus, partindo dos recursos prprios utilizados nas letras dos quadrinhos de Mafalda, apresentaremos algumas das inmeras possibilidades de variao que impe necessariamente numa mudana de sentidos.

64

Cdigo de campo alterado

III)

Palavra, som e imagem

Apesar dos avanos nos estudos da linguagem se falar no seu hibridismo, no tocante s trs matrizes (verbal, sonora e visual), as histrias em quadrinhos ainda so vistas como uma linguagem visual-verbal. De acordo com Santaella (2005) So ainda visuais-verbais a charge e os quadrinhos. (p.384), porm esquece-se a terica do carter sonoro que a prpria narratividade implica. Quando reconstrumos as imagens re(cortadas) e seqenciadas no ato da leitura transformando-na numa narrativa, naturalmente os sons que a compe aparecem e participam, inclusive, atravs das onomatopias que so por natureza a representao grfica dos sons. Tratando especificamente das onomatopias, lembramos que so sempre uma aproximao do som e nunca uma reproduo exata, e ainda so de extrema relevncia para a construo dos significados visto que colaboram, principalmente, para aproximao da representao do real. No que se refere imagem, elas invocam uma experincia anterior do leitor e para que a leitura e a compreenso da narrativa se realize de modo satisfatrio, o artista seqencial precisa desenvolver uma interao buscando imagens

armazenadas em ambos os imaginrios. Eisner (1999) diz que O sucesso ou fracasso desse mtodo de comunicao depende da facilidade com que o leitor reconhece o significado e o impacto emocional da imagem. Portanto, a competncia da representao e a universalidade da forma escolhida so cruciais. (p.14) Mesmo tendo cincia da pluralidade de significados que incidem no uso da palavra, iremos esboar aqui apenas sua relao de completude com as imagens levando em considerao que num outro momento dessa escrita dedicamos ao estudo da linguagem escrita. No captulo Mostrar e Dizer do livro Desvendando os quadrinhos, de Scott McCloud, o estudioso trabalha a relao entre imagem e palavra nos quadrinhos apontando como freqente a interdependncia entre ambas para a transmisso de idias:

65

Cdigo de campo alterado

Em quadrinhos, as palavras so como parceiros de dana e cada uma assume sua vez conduzindo. Quando os sois tentam conduzir, a concorrncia pode subverter as metas globais embora uma pequena concorrncia, s vezes, possa produzir resultados apreciveis. No entanto, quando cada parceiro reconhece seu papel e se apiam mutuamente os quadrinhos pode se equiparar a qualquer uma das formas de arte das quais extrai seu potencial. Quando as figuras carregam o peso da clareza numa cena, liberam as palavras para explorar uma rea mais ampla. (2005, p.156-7)

Assim o xito das relaes entre imagem e palavra na construo de uma nica leitura se dar por meio do habilidoso tratamento que o artista dos quadrinhos aplicar nessas duas estruturas de modo a tecer uma trama de interao emocional envolvente e totalmente significante.

IV)

Os personagens: a expresso e o movimento do corpo

A maioria dos quadrinhos trabalha com personagens fixos at como forma de resgatar na memria do leitor certos comportamentos, condutas, pensamentos recorrentes e smbolos que so atrelados sua representao e por se tratar de uma narrativa, os comics possuem sua ao conduzida por meio dos personagens que orientam o leitor sobre o rumo da histria. As expresses faciais e os movimentos dos personagens constituem os principais recursos de expressividade daquela representao. Os personagens so delineados, dessa forma, por movimentos sugeridos pela mudana das linhas faciais ou pela combinao de desenhos distintos de boca, olhos, sobrancelha, plpebras e pupila permitem inmeras formas diferentes de expresses que somadas postura do corpo garantem um recurso denso de representao. H ainda as denominadas metforas visuais bastante utilizadas para auxiliar na transmisso do estado emocional do personagem. Sobre esse conceito, Santos (2002) apud Ramos (2010, p.112) acredita ocorrer quando a imagem se associa a um conceito diferente de seu significado original. Tendo em vista a qualidade icnica da representao das ideias e pensamentos nas narrativas grficas, entendemos a importncia de se atentar para essas possibilidades de significao que somadas expresso facial, aos gestos e postura do corpo dos personagens acabam por marc-los profundamente tornando-os atravs dessas caractersticas esteretipos.

66

Cdigo de campo alterado

Esse mecanismo acaba facilitando o processo de leitura j que o formato dos quadrinhos reduzido e as informaes visuais minimizam a necessidade de explicar verbalmente ao leitor sentimentos, emoes, movimentos, etc.

V)

O humor, a ironia e o riso

Por fim, outro recurso de extrema importncia utilizado em boa parte das histrias em quadrinhos, em especial nas tiras cmicas, e que bastante evidenciado nas narrativas de Mafalda o humor. O humor, de uma forma geral, pode ser provocado por uma dupla interpretao na leitura e a escolha pelo autor da alternativa de leitura menos provvel ou ainda pela forte presena dos pressupostos e subentendidos. No caso especfico de Mafalda, o humor incitado nas duas formas, mas principalmente pelo uso da ironia que consequentemente provoca o riso. Observemos exemplos que configuram as diferenas das duas manifestaes:

Figura 15: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.4

Aqui, nesta primeira tira, criada uma expectativa desde o segundo quadrinho quando se observa a expresso facial de Mafalda ao ver a televiso. Se o leitor tiver lido as tiras anteriores vai entender que essa expresso denota a incredibilidade diante da realizao do sonho de possuir uma televiso. Na verdade, a surpresa na leitura da narrativa que provocar o humor se deve ao fato do leitor ser condicionado a acreditar que a pergunta do responsvel pela entrega do aparelho Onde eu coloco, senhora? se refere televiso apenas. Porm, h uma quebra dessa expectativa inicial devido ao que apresentado no quarto quadrinho: a criana desacordada, em estado de choque sendo carregada por um entregador que questiona onde a coloca. O humor instigado por essa quebra de expectativa e pelo

67

Cdigo de campo alterado

fato inusitado de a garota ser referenciada no mesmo nvel semntico que o eletrodomstico.

Figura 16: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.6

Nesse segundo exemplo, o humor incorre da presena da ironia, figura de pensamento presente na maioria das produes consideradas como cultura de massa justamente por provocar o riso que, durante muito tempo, foi tido como uma manifestao da camada mais popular, portanto, menos importante ou significante. Diferentemente do que se convenciona significar, o riso provocado pelas situaes de humor, de ironia denota para Bakthin

O verdadeiro riso, ambivalente e universal, no recusa o srio, ele purifica-o e completa-o. Purifica-o do dogmatismo, do carter unilateral, da esclerose, do fanatismo e do esprito categrico, dos elementos de medo e intimidao, do didatismo, da ingenuidade e das iluses, de uma nefasta fixao sobre um plano nico, do esgotamento estpido. O riso impede que o srio se fixe e se isole da integridade inacabada da existncia cotidiana. (1996, p.105)

O riso funciona ento como uma espcie de vlvula de escape para as situaes de tenso entre o srio e cmico no cotidiano e produzido tanto na literatura quanto em outras formas de arte, atravs da ironia, da caricatura, do esteretipo, do exagero, do grotesco, etc. Bakthin fala da necessidade de entender o riso como prazer produzido no leitor que se v obrigado a acionar processos cognitivos que o conduzem a uma interao profunda com o texto, descobrindo um universo de possibilidades maior que a realidade imediata da obra. No tocante aos quadrinhos, em especial, a tira cmica, a produo do riso essencial, um sinal de que a construo de sentidos foi realizada com xito. Mafalda o tipo de obra

68

Cdigo de campo alterado

crtica, poltica e com muitas ideologias circundantes e conflitantes que estabelece sua relao com o leitor tambm atravs do riso. Sendo este um sinal evidente de que se chegou a um nvel interpretativo comum e o resgate das imagens evocadas pela leitura ocorreu de modo satisfatrio. Encerramos, momentaneamente, as discusses propostas neste captulo sobre a estrutura, linguagem, formato e espao dos quadrinhos para, visando atender aos objetivos iniciais de nossa pesquisa e antes da anlise do corpus quando precisaremos atentar para o discurso constituinte de suas representaes femininas -, resgatar no prximo captulo, algumas consideraes tericas que nos aliceraro. Para tanto, partiremos de conceitos fundamentais, como: discurso e subjetivao, formao discursiva e ideolgica, discurso velado e discurso exposto, implcitos (pressupostos e subentendidos). Sob essa perspectiva, percorreremos as reflexes da AD franco-brasileira - principalmente atravs das contribuies dos estudiosos Michel Foucault, Eni P. Orlandi, Maria do Rosrio Gregolin e AuthierRevuz. Logo aps ser o momento em que analisaremos as vozes e os silncios das personagens Mafalda, sua me e Susanita nos delimitando questo da representao, refletindo em como o individuo se constitui nessa relao de alteridade.

69

Cdigo de campo alterado

CAPTULO III

3 CONSTRUO DA IDENTIDADE EM MAFALDA: ANLISE DO DISCURSO DE DUAS GERAES

3.1 O PODER DO DISCURSO E SUAS IMPLICAES NO PROCESSO DE SUBJETIVAO: ALGUMAS CONSIDERAES.


Temos que deixar de descrever sempre os efeitos de poder em termos negativos: ele exclui, reprime, recalca, censura, abstrai, mascara, esconde. Na verdade, o poder produz; ele produz realidade; produz campos de objetos e rituais da verdade. (Michel Foucault)

As personagens femininas dessa obra merecem ateno especial, porque por meio delas que se constituem discursos diferentes sobre o ser mulher e atravs delas que as mltiplas representaes femininas so sugeridas. se utilizando de enunciados e de alguns elementos grficos da narrativa quadrinstica que o autor (re)vela dois discursos sobre as representaes femininas construindo suas crticas, pensamentos e percepes sobre a realidade alm de (re)produzir smbolos culturais. Antes de apresentar a definio de discurso com a qual iremos trabalhar, preciso esclarecer o que se compreende de enunciado, sobre este Foucault afirma que est diretamente relacionado s suas condies de produo que

conseqentemente envolvem seus sujeitos, seus lugares sociais e as formaes discursivas que norteiam tanto o seu surgimento quanto os seus sentidos. A partir dessa percepo de enunciado, o terico apresenta sua definio de discurso:
Chamaremos de discurso um conjunto de enunciados, na medida em que se apiem na mesma formao; ele no forma uma unidade retrica ou formal identicamente repetvel e cujo aparecimento e utilizao poderamos assimilar (e explicar, se for o caso) na histria; constitudo de um nmero limitado de enunciados para os quais podemos definir um conjunto de condies de existncia. O discurso, assim entendido, no uma forma ideal e intemporal que teria, alm do mais, uma histria; o problema no consiste em saber como e por que ele pode emergir e tomar corpo, num determinado ponto do tempo; de parte a parte, histrico fragmento de histria; unidade e descontinuidade na prpria histria, que coloca o

70

Cdigo de campo alterado

problema de seus prprios limites, de seus cortes, de suas transformaes, dos modos especficos de sua temporalidade, e no de seu surgimento abrupto em meio s cumplicidades do tempo. (2008, p.132)

Bakthin (1992) afirma que no ser a primeira vez que o contedo do enunciado de um locutor ser falado, tratado, controvertido, esclarecido ou julgado de vrias maneiras. Como parte da histria e participando das mais diversas esferas da vida, o discurso dialoga com outros, reitera, acrescenta, discorda, polemiza, acrescenta ao j-dito16, respondendo s necessidades determinadas pelas relaes humanas e recebendo atualizaes e interferncias do contexto. No h, dessa forma, discurso que se caracterize como neutro, inocente ou imparcial, j que ao produzi-lo o sujeito o faz de um dado lugar social, atravs de uma conscincia ideolgica veiculando valores, crenas e perspectivas que traduzem e so traduzidas pelos lugares sociais que ocupa. A fim de explicitar essa ideia de Bakthin, utilizaremos uma frase da Mafalda quando diz "Se o Fidel dissesse que boa, todos diriam que a sopa ruim!". Levando em considerao que dentro desse contexto, a sopa simbolizava a ditadura militar, quem estava afirmando que a sopa era boa? Os militares e aqueles que controlavam o poder poltico do pas e ganhavam com essa situao. Para quem seria ruim? A populao que era silenciada e possua sua liberdade de expresso e poltica talhada. Entretanto, a crtica da criana ainda mais abrangente quando afirma que a opinio positiva de Fidel17 sobre a sopa faria com que o julgamento geral mudasse, se tornando contrrio quela situao. Nesse momento, subtende-se que todas as atitudes, juzos de valor e posicionamentos do ditador eram compreendidos pela populao no-comunista como equivocados e deveriam ser combatidos atravs de atitudes, juzos de valor e posicionamentos opostos. Desse modo, o sentido de bom ou ruim atribudo em funo do aspecto histrico-ideolgico do sujeito enunciante. Esse jogo discursivo se fundamenta nas relaes polticas, sociais e econmicas de controle ideolgico e visa conservao do princpio maniquesta necessrio reproduo do pensamento capitalista.

o que Maingueneau denomina de memria discursiva, relacionar um discurso segundo a um discurso primeiro, alterando seu contexto de produo e, consequentemente, os sentidos. 17 Fidel Castro um poltico revolucionrio cubano que liderou uma revolta comunista em seu pas e tornou-se ditador por 32 anos. A figura de Fidel associada nas tiras de Mafalda sempre como uma ameaa democracia, aos direitos humanos e como uma analogia ao comunismo.

16

71

Cdigo de campo alterado

Logo, essa corrente terica que analisa o discurso sob essa perspectiva histrico-social da produo prope um novo olhar para as relaes entre sujeito, histria e linguagem com especial ateno s prticas discursivas uma vez que disseminadas na e pela sociedade, nas mais diversas esferas sociais, a ideologia manifesta-se no discurso que materializa-se na linguagem18 que , por sua vez, constitui o sujeito. Essas prticas discursivas moldam nossas maneiras de constituir o mundo, de compreend-lo e de falar sobre ele. (VEIGA-NETO, 2007, p. 93). Ainda segundo esse terico, dentro da perspectiva foucaultiana, na medida em que ocupa determinados espaos o sujeito no constitui um j-l e sim um vir-a-ser e envolvido e transpassado por discursos e, consequentemente, por ideologias que lhe conferem marcas identitrias. Essas ideologias expostas ou veladas nos discursos so controladas pela sociedade atravs de mecanismos e buscam justamente moldar o sujeito dentro de sua perspectiva e evitar condutas, pensamentos ou comportamentos inadequados s suas verdades. Uma das estratgias de controle utilizadas pela sociedade sobre a forma de vida e de ser do indivduo a famlia que busca atravs de sua imposio discursiva formar esse sujeito. Foucault (1996) diz que o resultado desse processo de controle a submisso do sujeito s normas e padres de constituio de sua subjetividade, e auto-identificado atravs de regras previamente perpetradas de conduta ideal. Por isso sua preocupao com a proliferao dos discursos e suas consequentes contribuies na formao humana, j que o discurso no somente traduz as lutas ou os sistemas de dominao mas configura-se tambm pelo que se luta, o poder do qual se quer apoderar. (Foucault, 2006, p.10) Assim, enquanto ocorre a resistncia s dominaes de poder bem como a disciplinarizao manifestadas na linguagem est acontecendo as lutas pelo poder que sustentam tanto a formao humana quanto a formao histrica. Segundo Foucault (1982) apud Gregolin (2006, p.137)

as lutas, na sociedade moderna, giram em torno da busca da identidade e seu principal objetivo no o de atacar esta ou aquela instituio de poder, ou grupo, ou classe ou elite, mas sim uma tcnica particular, uma forma de poder que se exerce sobre a vida cotidiana imediata.

18

Lembramos que as concepes sobre linguagem, ideologia e poder tambm necessrias AD j foram discutidas no segundo captulo.

72

Cdigo de campo alterado

Em Mafalda essa luta pelo poder que alicera a constituio de um ser mulher indicado tanto nos entraves da interao verbal da protagonista com Susanita como tambm nos jogos do dito e do no-dito, do discurso silenciado daquela com sua me. Nota-se que principalmente no seio das relaes familiares, quando se espera uma imposio hierrquica dos valores e verdades, o que se constata uma inverso de papis, essa luta acontece com a filha tentando afetar sua me pelo discurso e coagi-la mudana de pensamento e conduta. O fenmeno da ironia utilizado na voz da garota como um recurso para a produo de significados provocando o humor, sinalizando essa inverso de papis mostrada por uma conscincia da realidade que est alm dos limites de sua idade. O uso desse recurso possibilita a ambigidade e anlises divergentes sugerindo a presena da polifonia num enunciado em que se faz ouvir a voz diferente do locutor e do enunciador. Segundo Maingueneau (1997) esse locutor assume as palavras, mas no o ponto de vista que elas representam, enquanto que o enunciador expressa diversas vozes que podem ser assumidas pelo locutor, seus diferentes posicionamentos, pontos-de-vista. Dessa forma, por exemplo, temos Joaquim Salvador Lavado (Quino) enquanto locutor, Mafalda, sua me e Susanita como enunciadores. Essa distino no uso da linguagem, especialmente na fico textual, permite a enunciao de discursos completamente dspares por um mesmo locutor sem que haja nenhum prejuzo em suas leituras e na atribuio de sentidos. Quando nos referenciamos a um discurso relevante distinguir que sua enunciao pode torn-lo exposto ou velado dependendo das intenes. Sobre esse discurso, o que ir apontar sua natureza (velado ou exposto) so as ideologias perceptveis ou no nas relaes, ou seja, um discurso ser exposto na medida em que ele tornar claro ao seu leitor/interlocutor as intenes de sua escrita bem como seus propsitos, j o velado carregar o as intenes de um modo cifrado, atravs de subentendidos e pressupostos que somente um leitor/interlocutor mais atento ou proficiente ser capaz de decifr-lo. Entendendo que a prtica discursiva se d somente atravs de e sob uma ideologia que se manifesta pelo sujeito e para sujeitos (ALTHUSSER 1987), o nosso corpus revela muito mais do que esconde. As histrias em quadrinhos de Mafalda expem de modo bastante contundente as representaes femininas e seus respectivos discursos fazendo uso, por vezes, de subentendidos (em sua maioria, referncia a alguns fatos e personagens histricos)

73

Cdigo de campo alterado

e pressupostos (os ndices, signos e smbolos que marcam a representao das personagens, por exemplo). Quando observamos o discurso de transformao dos papis sociais femininos propagado pela personagem Mafalda, entendemos o quanto a formao ideolgica do sujeito pode contribuir na luta para mudana da ordem discursiva vigente sob determinado aspecto da realidade ou ainda na permanncia da mesma levando em considerao a formao ideolgica de Susanita que se pe em posio oposta protagonista no tocante essa temtica. Haroche et al. (1971) apud Brando (2007) define que

Falar-se- de formao ideolgica para caracterizar um elemento (determinado aspecto da luta dos aparelhos) susceptvel de intervir como uma fora confrontada com outras foras na conjuntura ideolgica caracterstica de uma formao social em um momento dado; cada formao ideolgica constitui assim um conjunto complexo de atitudes e de representaes que no so nem individuais nem universais mas se relacionam mais ou menos diretamente a posies de classes em conflito umas em relaes s outras. (p.47)

A partir dessa concepo e antes de lanar um olhar a respeito s formas de silncio que tambm contribuem para a construo de sentidos de nossas narrativas, atentemos para a noo de formao discursiva (FD) que atravessa tanto a produo das prticas de linguagem quanto alcana a disseminao de ideias. A FD determina, levando em considerao uma formao ideolgica especfica, o que pode e deve ser dito assim como o que deve ser silenciado a partir de uma posio dada em um dado contexto. Desse modo, esse conceito regula o contedo dos discursos (no) permitidos e proferidos pelo autor e tambm quem o

compreender/interpelar significativamente. No caso de Joaquim Salvador Lavado, o nosso Quino, convm lembrar que nem tudo poderia ser dito, pelo menos no de forma to exposta, visto que no momento de produo das histrias em quadrinhos de Mafalda, alguns pases da Amrica Latina, inclusive a Argentina, atravessavam uma ditadura que no possibilitava a livre expresso individual nem de uma coletividade. Durante as dcadas 60 e 70, todos os governos eleitos no pas de Mafalda foram derrubados por golpes militares. Em decorrncia dos mltiplos e subseqentes golpes militares, o conflito social, a violncia poltica e o controle sobre o que podia se dito se intensificaram.

74

Cdigo de campo alterado

Nesse caso, interessante se ater questo do silncio e do silenciamento enquanto produtores de sentido. Principalmente quando pensamos sobre esse silncio de pensamentos e de condutas que Quino utiliza na representao da mulher submissa, na personagem de Raquel, me de Mafalda que - na maioria dos dilogos cujo assunto principal a situao poltica ou da mulher - cala-se significativamente. Em seu livro As formas do silncio: no movimento dos sentidos, Eni Puccinelli Orlandi apresenta os sentidos do silncio afirmando que o uso da linguagem implica no mesmo, no no-dito visto do interior da linguagem: No o nada, no o vazio sem histria. o silncio significante (2007, p.23) E a partir dessa noo geral sobre o silncio, o estudioso o distingue entre:

a) o silncio fundador, aquele que existe nas palavras que significa o no-dito e que d espao de recuo significante, produzindo as condies para significar; e b) a poltica do silncio, que se subdivide em: b 1) silncio constitutivo, o que nos diga que para dizer preciso no-dizer (uma palavra apaga necessariamente as outras palavra); e b 2) o silncio local, que se refere censura propriamente (aquilo que proibido dizer em uma certa conjuntura). (idem, op.cit.,p.24)

Diferentemente do silncio local que implica em algo que no se deve ou no se pode dizer em determinado contexto, Orlandi amplia os sentidos do silncio quando trata do silenciamento19, atribuindo a este termo um carter poltico e indicando que essa expresso agrega outros significados distintos daquele como tomar a palavra, tirar a palavra, obrigar a dizer, fazer calar. Assim, como o sentido sempre produzido de um dado lugar e a partir de uma certa posio do sujeito, ao acontecer, ento, a poltica do silncio necessariamente estar no dizendo outros sentidos. assim com a histria feminina, quer se considere a dominao de um grupo masculino ou se avalie a resistncia da categoria mulheres, com as prticas de linguagem que refletem o imaginrio social, poltico, histrico e cultural que se encontram um processo discursivo marcado pela produo de sentidos que apagaram-na, que a colocou no lugar do silncio, das reticncias. Sujeito e sentido se estabelecem ao mesmo tempo e o silenciamento acontece pela impossibilidade de o sujeito ocupar determinadas posies.
A relao do dito/no dito se estabelece pelo poder-dizer e estabelece um recorte entre o que se diz e no se diz, justamente o silenciamento ou a poltica do silncio.
19

75

Cdigo de campo alterado

Apesar dessas consideraes sobre o entendimento de como e por que o silncio acontece, ele no interpretvel, isto , no podemos atribuir sentidos do silncio traduzindo-o em palavras. Ele apenas compreensvel e sua importncia reside justamente nessa sua caracterstica: identificando como nasceu aquela forma de silncio e como ela se manifesta no campo da linguagem compreendemos as intenes da representao do silncio e do que foi silenciado.

3.2.

MAFALDA: IMAGEM, IMAGINRIO E CRTICA NOS QUADRINHOS

"Boa noite mundo! Boa noite e at amanh, mas fique de olho! Tem muita gente irresponsvel acordada, viu?" (Mafalda, de Quino)

Quando do surgimento da ps-modernidade, as histrias em quadrinhos de Mafalda eram desenvolvidas por Quino e, com regular freqncia, essa personagem se apropria de algumas temticas presentes nos diversos discursos circulantes no sistema cultural do perodo de produo (dcadas de 60 e 70), como o papel da mulher nos meios sociais, os conflitos entre as naes, a pobreza, o mau desempenho dos governos que acarretava prejuzos na economia e na poltica das naes, a dominao dos Estados Unidos atravs dos emprstimos do FMI, o descaso com a qualidade na educao, entre outros temas (ARAJO, 2003). Quino apresenta sua personagem, Mafalda, nosso principal objeto de anlise, como uma menina que se encontra na fase pr-escolar, mas posiciona-se como uma mulher integrada aos movimentos sociais, polticos de sua poca e muitas vezes questionadora dos valores e padres estabelecidos. Desse modo, a menina acaba rompendo no s com a estrutura estabelecida em seu lar como tambm com a de sua escola, seu grupo de amigos e ainda com o modelo de mulher propagado pela sociedade de sua poca. A partir desta ruptura, Quino deixa transparecer atravs do discurso da garota como os grupos sociais esto se mobilizando, discutindo o papel das mulheres, buscando a igualdade e a possibilidade dos direitos iguais, contestando o que lhe foi destinado at ento. Nesse contexto, Mafalda surge representando essa nova voz feminina trazendo as construes do imaginrio, as reivindicaes da poca e um novo discurso sobre o lugar feminino ou

76

Cdigo de campo alterado

ainda sobre a prpria identidade feminina. Ela representa aquelas mulheres que buscaram nunca se acomodar com a realizao das tarefas domsticas, mas que procuravam questionar, discutir o papel da mulher, da poltica, da economia, da sociedade, da revoluo social, entre outras temticas antes s permitidas aos homens. Caracterizando-se, portanto, como uma identidade feminina

completamente nova que emergia na ps-modernidade ao passo que sucumbia o modelo feminino socialmente marcado pela submisso e privao de voz e direitos. Nas tiras de Mafalda, Quino apresentou essa tentativa de busca de uma identidade prpria, muitas vezes confrontada com a formao discursiva imposta ou subentendida de sua famlia. Sobre a representao de uma conduta humana nos quadrinhos, Eisner (2008) diz que:
A arte dos quadrinhos lida com reprodues facilmente reconhecveis da conduta humana. Seus desenhos (...) dependem de experincias armazenadas na memria do leitor para que ele consiga visualizar ou processar rapidamente uma ideia. Isso torna necessria a simplificao de imagens transformando-as em smbolos que se repetem. Logo esteretipos. (2008, p.21)

Em contraposio ao discurso de Mafalda, est a fala de sua me que representa um grupo com outra imagem, outro posicionamento e tambm pertencente a uma outra gerao20. Esse grupo representado por sua voz mantenedor de um discurso (re)produzido em favorecimento do arqutipo feminino da figura da dona-de-casa, ausente dos pensamentos crticos sobre o mundo e sobre a sociedade e envolta somente nos problemas e detalhes da vida domstica. Sob a mesma perspectiva da me de Mafalda, temos a personagem Susanita, cujos sonhos e aspiraes ainda esto atrelados ao velho padro de identidade feminina relatado. Nestas duas personagens encontramos o esteretipo de mulher submissa, silenciada e os antigos papis femininos (me e esposa) vo sendo representados repetitivamente nessas histrias em quadrinhos atravs das imagens e da escrita. A me sempre representada como dona de casa dedicada, me, esposa atenciosa, mas alheia aos acontecimentos polticos e s desigualdades sociais, preocupada to somente com suas mltiplas e interminveis tarefas domsticas. Esta personagem compe-se desse modelo social feminino vigente at ento, ou seja, ela representa

20

Entendendo gerao como grupo de pessoas que compartilharam experincias parecidas, que tm idades similares e que seguem tendncias semelhantes.

77

Cdigo de campo alterado

essa identidade feminina que se caracteriza pela obedincia aos valores disseminados por uma classe dominante e a privao de seus direitos sem nenhuma contestao. H ainda a personagem de Susanita que, apesar de pertencer mesma gerao de jovens de Mafalda, diverge completamente dos seus pensamentos, ideologias e vontades. Susanita o espelho dos valores agregados figura feminina da me de Mafalda. S que h uma diferena fundamental entre estas duas representaes. Nos dilogos com Mafalda, normalmente a sua me deixa-se abalar pelas ferinas crticas e demonstra o desapontamento consigo mesma sempre que alfinetada pela mesma. Por alguns momentos ela cai em si e percebe seu lugar social e seu desinteresse pelas questes externas ao seio familiar e a esttica. J Susanita nunca se permite influenciar pelas duras verdades ditas pela amiga. Para ela, Mafalda nunca tem razo e nas interaes, no lugar do silenciamento, h um verdadeiro embate de ideologias. Susanita defende veementemente os valores aos quais levada a acreditar, em especial, a mulher enquanto esposa e me somente. Podemos pensar na sua representao como uma forma de apontar que nem todos os jovens daquela gerao esto prontos e dispostos a transformar, h sempre aquele que prefere a ordem vigente incerteza das lutas pelo poder. A partir da ideia de Chartier, essas representaes objetivam fazer reconhecer uma identidade social, exibir uma maneira prpria de estar no mundo e ainda significa simbolicamente um estatuto e uma posio, mesmo que essa posio esteja ali como uma fonte de discusses e contestaes como o caso da me de Mafalda e Susanita. Observaremos, nesse momento, as vozes e os silncios das personagens Mafalda e sua me e, num segundo momento, de Mafalda e Susanita, nos aprofundando em questes tratadas em outros momentos dessa pesquisa, como a identidade, a representao, a subjetivao, a linguagem quadrinstica, o poder, a ideologia refletindo em como, por meio de instrumentos de estranhamento da representao do outro, o individuo se revela nessa forma de linguagem e como sua constituio traada atravs de uma relao de alteridade21.

21

Acreditamos que na relao de alteridade tanto o reconhecimento no outro como o estranhamento determinam, modulam e modificam as formas de relacionamento com o mundo e com o imaginrio cultural.

78

Cdigo de campo alterado

Analisaremos os quadrinhos de Mafalda em que a representao feminina evidente, observando os cones, ndices e smbolos que participam da construo dos personagens, dos esteretipos femininos e colaboram na constituio de um discurso sobre a mulher. Contudo, na anlise das tiras selecionadas, onde evidencia-se essa relao do par Um/Outro, construiremos os sentidos do discurso ponderando os silncios, as manifestaes da linguagem como reveladores dos sujeitos e dos lugares sociais que ocupam/representam; considerando o sujeito que falha ao dizer, que trado pela linguagem, sendo constitudo, marcado e identificado (Pcheux, 1990). Para tanto, consideraremos a relao do sujeito com a realidade em que vive, uma vez que conforme Orlandi (1999, p. 15), na Anlise do Discurso, percebe-se a lngua fazendo sentido enquanto trabalho simblico, parte do trabalho social geral, constitutivo do homem e de sua histria. Dessa forma, tambm recuperaremos na anlise o contexto de produo descrito no captulo primeiro dessa pesquisa relacionando, neste momento, com sua contribuio na interpretao dos discursos e da ausncia dos dizeres dos sujeitos do nosso corpus. Observemos, especificamente em 12 (doze) tiras como ocorre esses processos e essas representaes. Foram selecionadas sete histrias onde Mafalda e sua me protagonizam, e as demais (5) tem Susanita e Mafalda como centro das narrativas. Ambas as escolhas foram influenciadas pelo critrio de atender aos objetivos iniciais da pesquisa em reconhecer como se d a subjetivao e a representao do feminino.

3.2.1 Conflito entre geraes: entre a reproduo cultural e a vontade de saber

H um tempo em que preciso abandonar as roupas usadas, que j tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. o tempo da travessia: e, se no ousarmos faz-la, teremos ficado, para sempre, margem de ns mesmos. (Fernando Pessoa)

Iniciaremos nos debruando sob o corpus onde Mafalda e sua me dialogam buscando entender como ocorre de fato esse confronto de valores e esteretipos nas suas vozes e silenciamentos, percebendo como o dilogo entre essas duas geraes essencial para a constituio da identidade da criana e,

79

Cdigo de campo alterado

consequentemente, de que modo ocorre as relaes e o (no) entendimento entre aquelas. Para uma compreenso global do que se passa nessas histrias cujas narrativas centralizam-se nos papis de me e filha, preciso compreender que dentro desse contexto de ps-modernidade, de resistncia ao velho modelo do ser mulher, Mafalda representa uma nova tendncia, a renovao do sistema, a inocncia da libertao das velhas formas, pois acredita que pode realmente estabelecer algo novo, sem influncias do poder e dos discursos. Essa gerao jovem da dcada de 60, 70 que a personagem incorpora o prprio prenncio do ps-estruturalismo, denota a ruptura da estabilidade, a libertao renovadora porque se acredita que a criana/o jovem no est viciado nem aprisionado nas normas do sistema embora j obedea s regras. J a me, tambm nesse contexto da psmodernidade, simboliza um sistema fechado, no-receptivo s transformaes, a reproduo incondicional s ordens discursivas, impermevel ao contato com o outro, muito embora saibamos que em maior ou menor grau de influncia ningum totalmente fechado em si mesmo. Tendo em vista essas consideraes, passemos finalmente anlise das tiras.

Figura 17: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.298

Nesta primeira tira, quadrinhos 01 e 02, Mafalda observa atentamente a me realizando as tarefas domsticas e sua expresso facial demonstra o tamanho de seu descontentamento por tal situao. O arqutipo da dona de casa representado por diversos cones como a faixa na cabea, vassoura, avental, etc, que continuamente ao longo da histria foram exaustivamente explorados e relacionados

80

Cdigo de campo alterado

como formas de analogia funo social da mulher, como elementos de identificao da mesma. Segundo Perrot (2008), o trabalho domstico

resiste s evolues igualitrias. Praticamente nesse trabalho, as tarefas no so compartilhadas entre homens e mulheres. [...] um trabalho fsico, que depende do corpo, pouco qualificado e pouco mecanizado apesar das mudanas contemporneas. O pano, a p, a vassoura, o esfrego continuam a ser os seus instrumentos mais constantes. (p.115)

Assim, apesar do eminente crescimento da luta feminina pelo direito igualdade, estes instrumentos do trabalho domstico continuam a ser uma referncia para o ser mulher. Dentro desse contexto, Simone de Beauvoir (1985, p. 147) destaca o pensamento de Proudhon apontando que as nicas alternativas que eram reservadas s mulheres so as de dona de casa ou cortes, assim, a verdadeira mulher deveria ser escrava e espelho do homem. Nessa tira, Mafalda demonstra sua insatisfao com essa realidade vivenciada por sua me, insatisfao esta gerada a partir da percepo daqueles elementos (vassoura, avental, faixa na cabea) que caracterizam e se agregam a esse modelo feminino. No terceiro quadrinho, aps a observao das aes, o dilogo finalmente iniciado pela prpria Mafalda, iniciativa esta bastante comum em toda obra uma vez que essa personagem representa, muitas vezes, o prprio questionamento dos valores sociais atribudos mulher. Por sua vez, a me responde ao seu chamado de forma desinteressada em uma quase-ausncia de voz traduzida pela expresso hmm que no sequer uma palavra. No quarto quadrinho, Mafalda nos revela a verdadeira preocupao naquele dilogo: o esclarecimento quanto natureza da capacidade de vencer ou fracassar na vida, se seria ou no de cunho hereditrio. A sua inquietao to grande que sua expresso no ltimo quadrinho se torna aterrorizada e sua voz representada pelo balo-trmulo, o que sugere esse medo de receber uma resposta positiva, de no ter opes, no poder escolher. O que de fato nos chama a ateno nessa curta narrativa a preocupao da infante em no repetir esse modelo de mulher, esse discurso disciplinante representado pela me ou de pelo menos ter a opo de escolha j que a hereditariedade de vencer ou fracassar na vida imporia um modelo predefinido e j rejeitado pela menina.

81

Cdigo de campo alterado

A ausncia da palavra, o silenciamento da me de Mafalda evidente. A mulher adulta que possui um comportamento submisso e voltado apenas para as questes familiares um modelo social feminino que assusta o imaginrio de Mafalda. Ela no s se assusta com a possibilidade de ser assim como tambm de no poder ser de outra forma, ou seja, ela teme a impossibilidade de construir-se a si mesma atravs de escolhas que s cabem ao prprio sujeito. Para a criana essa perspectiva sobre seu desenvolvimento duvidosa porque ela no percebe como est se formando enquanto sujeito, isto , ela no compreende seu processo de subjetivao atravs das trocas com o meio e com o outro e a possibilidade de repudiar como tambm de agregar valores. Vygotsky (1981) reitera que tanto o processo histrico-social quanto a linguagem ocupam papel fundamental no desenvolvimento do indivduo e sua questo central a aquisio de conhecimentos pela interao do sujeito com o meio. Para o terico, o sujeito interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relaes intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediao. A me da garota Mafalda reproduz um discurso sobre a mulher e sua funo social que h muito permeia a nossa sociedade. Desenvolvendo a noo de discurso que utilizamos nessa pesquisa, Foucault (1993) diz:

Cada sociedade tem seu regime de verdade, sua poltica geral de verdade: isto , os tipos de discurso que aceita e faz funcionar como verdadeiros; os mecanismos e instncias que permitem distinguir entre sentenas verdadeiras e falsas, os meios pelos quais cada um deles sancionado; as tcnicas e procedimentos valorizados na aquisio da verdade; o status daqueles que esto encarregados de dizer o que conta como verdadeiro. (p.12)

Desse modo, o papel da mulher e a identidade feminina constituiriam verdades que a sociedade faria acreditar e serem aceitas atravs das mais diversas instituies, entre elas, a famlia, a igreja e a escola. Essas instituies so os mais poderosos aparelhos ideolgicos que a sociedade atravs do Estado utiliza para manipular suas verdades e atravs delas (re)produzir saberes e controlar o indivduo. E ainda sobre o discurso, em especial, sobre o seu poder na produo dos saberes e sua importncia na formao humana e social, Foucault afirma:
o que faz com que o poder se mantenha e que seja aceito simplesmente que ele no pesa s como a fora que diz no, mas que de fato ele permeia,

82

Cdigo de campo alterado

produz coisas, induz ao prazer, forma saber, produz discurso. (ibidem, p.8)

evidente a representao das prticas culturais e discursivas no universo dos quadrinhos, em especial atravs da anlise do dilogo entre essas duas distintas geraes, a de Mafalda e sua me. Comprovamos, assim, as ideias iniciais de que os quadrinhos constituem um forte meio revelador e propagador de imagens e discursos, de um saber com raiz ideolgica. (CIRNE, 2000)

Figura 18: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.381

fundamental relembrar que o desenvolvimento dos papis de gnero e a construo das representaes sociais so relacionadas com as trocas e relaes culturais e sociais. Ou seja, os papis de gnero e a identidade so socialmente construdos e aprendidos com base nessas relaes estabelecidas desde o nascimento e perpetuam-se por toda vida. Dessa forma, a famlia desempenha papel fundamental na formao discursiva e na constituio da identidade, j que em seu seio que a criana inicia suas primeiras relaes sociais e trocas interculturais. Em meio a essas relaes, est justamente o desenvolvimento do dilogo entre geraes distintas que convivem em um mesmo espao-tempo e que buscam cada uma o estabelecimento e/ou questionamento de suas verdades. Para tanto, entendemos que frequente o confronto com o outro e que as mltiplas resignificaes nessas relaes com o diferente que tornam a identidade do sujeito perceptvel. Ante ao que consideramos sobre a representao da mulher realizada por uma autoria masculina, a anlise que teceremos a seguir ser desempenhada com o devido cuidado de apreender o olhar do outro sobre a mulher. Conforme Bourdieu

83

Cdigo de campo alterado

(2007), para se compreender essa dominao masculina relevante analisar as estruturas inscritas na objetividade e na subjetividade dos sujeitos. Esta estrutura manifesta-se nos corpos dos sujeitos dominados por meio de determinados gestos, posturas, disposies ou marcas da sua submisso que no caso das histrias em quadrinhos de Mafalda nos sero sugeridas pelas representaes de

comportamentos e condutas, pelas imagens e pela prpria linguagem escrita. Alm disso, nos centraremos na observao de como essa representao da identidade feminina possibilitou s mulheres ver e viver suas imagens como tambm sua aceitao ou recusa, subverso ou submisso e, ainda, a (no) entender o jogo de poder ora velado ora exposto na linguagem quadrinstica. No livro A Mulher de Papel Barbosa contextualiza bem essa posio em que colocada a mulher enquanto representao prismada por um olhar masculino:
existe um mecanismo, que no s feminino mas de toda a sociedade, impondo uma imagem que um produto j preparado por um certo horizonte de expectativa marcadamente ideolgico. Representa-se aquela mulher que a sociedade dirigida pelos homens espera ver representada. No apenas uma imagem: uma imagem-reflexa que termina sendo o reflexo de uma imagem. A representao, deste modo, impe-se como um smbolo e extrai a sua fora do fato de que tal smbolo deve obedecer estritamente ao que se quer representado22.

O posicionamento tanto de Mafalda quanto de sua me em relao ao movimento e as ideias feministas23 so observados de forma bastante latente nessa segunda tira. Nesses quadrinhos, a empolgao inicial de Mafalda com relao ao dilogo que iria travar com sua me desmanchada gradativamente ao longo dos seus quatro momentos e nitidamente percebido pela diferena no tamanho das letras e pelo uso do negrito. O tamanho da letra e a tonalidade comea com o uso do negrito e depois passa a cor preta, sem marcao- diminui gradativamente nos quatro quadrinhos indicando uma diminuio no volume de voz e uma distoro das letras perdendo-se a linearidade da escrita tradicional. A fala da menina perpassa todos os quadrinhos, o que nos faz acreditar que a percepo do lugar social que sua me ocupa ocorre simultaneamente produo de sua fala que questiona sobre

Cf. o texto de Joo Alexandre Barbosa na contracapa do livro BUITONI, Dulclia. Mulher de Papel. So Paulo : Loyola, 1981. 23 . Lembrando que o movimento feminista se posiciona a partir da ideia de uma identidade definida para as mulheres e estabelece um sujeito em nome de quem representa (BUTLER, 2008)

22

84

Cdigo de campo alterado

o futuro de um dos lemas do movimento24: a liberao da mulher. O balo-composto indica sempre momentos distintos e simultneos de fala, nesse caso h uma srie de momentos seqenciais onde ocorre apenas uma manifestao verbal. O ferro de passar, a vassoura, o avental so mais uma vez utilizados como para internalizar esse ser mulher e cristalizar uma aparncia identificadora para com esse modelo feminino. Essa repetio no uso desses elementos acontece todas as vezes em que a narrativa tem como contedo principal a discusso dos papis femininos ou outros assuntos de extrema importncia, como os direitos humanos, a paz, o futuro da humanidade. A inteno percebida seria justamente de agregar valores da identidade feminina representada pelo papel da me de Mafalda aos smbolos que at hoje remetem a essa mulher submissa, silenciada e sem voz. interessante notar que o olhar no ltimo quadrinho de desapontamento, quando Mafalda se depara com sua me abaixada, em posio de subordinao a uma ordem, ao outro, a um discurso que a faz e que ela aceita passiva e pacificamente. Alm disso, a posio de Raquel a faz pequena, tamanho de sua filha, como se fosse tambm uma criana, como se no pudesse entender o que acontece. Ou talvez, uma vez que se trata de uma linguagem plurissignificativa, sugira a grandiosidade de Mafalda, da vontade de verdade e de saber dos jovens daquela gerao. Essa imagem pe em debate no s o modelo antigo e o novo do que acredita ser mulher, mas a prpria estrutura reguladora das posies sociais. Mais uma vez, me no dada faculdade de refletir ou questionar, nem ao menos lhe facultada voz, somente lhe peculiar a submisso social e o aceitamento dos papis. E, mais uma vez a decepo da menina perante o dilogo no-travado e a ausncia de uma conscincia social em sua me manifesto tanto pela sua expresso facial quanto pelo tom reduzido gradativamente de sua voz ao anunciar a desistncia de um dilogo com um pequeno, frustante e finalizador (...) nada, esquece..

24 O feminismo age pela igualdade dos sexos na vida social, poltica, econmica, pela liberao da mulher (expresso, corpo, desejos), pelo direito ao saber, ao trabalho, entre outros.

85

Cdigo de campo alterado

Figura 19: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.46

Nessa terceira tira, Mafalda - que representa toda uma gerao de mulheres vidas por mudanas, espaos de igualdade e de expresso - aparece sonhando com a emancipao cultural, social e crtica de sua me: ela havia finalmente tirado o diploma. A me que aparece nos seus sonhos representa a conquista de parte dos objetivos da luta feminista que a igualdade de oportunidades como afirma Elisabeth Badinter

A razo principal do feminismo, consideradas todas as diferentes tendncias, instalar a igualdade entre os sexos e no melhorar as relaes entre homens e mulheres. No se deve confundir objetivo com conseqncias, mesmo se por vezes acreditamos que os dois caminham juntos (2005, p. 179)

Na primeira cena, a expresso filha de uma mulher medocre revela toda a insatisfao do passado comum das mulheres, das vozes silenciadas e do nocompromisso com as questes externas ao lar. A exclamao presente no pensamento de Mafalda demonstra o quo (in) esperado essa atitude de sua me. Primeiro, a iniciativa do dilogo, visto que comumente a filha inicia os dilogos e em segundo lugar, a deciso de retornar faculdade e concluir um curso superior. H ainda um certo ar de satisfao apontada na expresso da criana dormindo. J a segunda parte da tira contm a informao do diploma e a presena da figura do corao tambm refora o aceitamento e a alegria dessa atitude. Me e filha parecem bem prximas. No terceiro quadrinho, h uma notvel empolgao pelo sonho percebida por suas feies (sorriso aberto, olhos arregalados, uso do recurso grfico

excalamao), s que a possibilidade de sua concretude destruda pela constatao da dura realidade no quarto quadrinho: sua me no mudara, nada

86

Cdigo de campo alterado

acontecera. Ela no se engajou em nenhum movimento, no se interessa por nenhuma discusso atual e suas preocupaes se restringem ao ambiente domstico e as questes da esttica feminina. O sonho de um diploma, de uma formao cultural e intelectual de sua me to aspirado por Mafalda nada mais que um instrumento para melhorar a esttica de sua me e smbolo dessa mulher despreocupada com as questes externas. Junto sua me, no h livros e sim pente, perfume, bolsa e outros acessrios. No numa escrivaninha que ela est, numa penteadeira. Diz Eisner (2008) que A arte dos quadrinhos lida com reprodues facilmente reconhecveis da conduta humana. (p.21), ou seja, com esteretipos, com idias concretizadas em personagens representados numa forma convencional, sem individualidade devido a funo da sua narrativa. No somente as caractersticas fsicas de uma personagem podem espelhar um smbolo como tambm os objetos agregado sua imagem. Todos esses acessrios estticos ligados Raquel, me de Mafalda, como queles que relacionam-na s ocupaes domsticas (avental, esfrego, vassoura) indicam um lugar social, os papis. Eles se tornam cones e so usados como parte da linguagem na narrativa grfica. (idem, ibidem, p.22) Todas essas imagens remetem a um conhecimento simblico mediado pela linguagem e instituem smbolos importantes, deflagradores do processo hermneutico que norteiam a interpretao e possibilitam o desvelamento dos sentidos. Mafalda se posiciona de forma que sua altura coincide com a de sua me, o que pode significar que a correlao das formaes no estava to distante, embora o esperado seja uma superioridade de pessoa adulta. Ela parecia no acreditar, queria ver bem de perto. Uma lgrima desce e sua expresso de decepo no compreendida por sua me. A interrogao no balo atribudo Raquel, no ltimo quadrinho, encerra qualquer possibilidade de entendimento. As geraes se entendem cada vez menos. A igualdade na formao intelectual no faz parte das aspiraes de sua me. Ela conforma-se com os papis atribudos, Mafalda sonha com novas possibilidades de ser mulher. Os universos de me e filha se tornam cada vez mais distantes. Os sonhos, as aparies, os desejos destoam-se e o abismo de suas formaes identitrias ampliam-se. Isso tudo faz sentido quando se repensa os discursos da dcada de 60: a mulher estava sendo cobrada por atitudes, o mundo aspirava por mudanas profundas na poltica, no social, na cultura, no econmico, os jovens iam

87

Cdigo de campo alterado

s ruas cobrar essas transformaes. Mas Raquel, a me de Mafalda, conformavase apenas e Mafalda restava somente resistncia e a decepo. por essa relao de estranhamento e no-aceitao da realidade que Mafalda firma-se em uma identidade oposta de sua me, subjetiva-se pela alteridade, compreendendo o que diferente e buscando possibilidades de no o ser, lutando contra a passagem dos valores pelo aparelho ideolgico famlia. Ela no quer ser assim, ela no quer que sua me seja assim. Raquel frusta-se, mas resigna-se. Mafalda ainda acredita que pode ser diferente, sua gerao sonha e busca realizar, a luta pelo poder est instaurada.

Figura 20: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.276

Na tira acima a me de Mafalda representada por uma imagem diferente das anteriores e da maioria das tiras em que est presente: ela no realiza nenhuma tarefa domstica, no est de avental e no possui nenhuma caracterstica que a ligue quela identidade, nenhum dos anteriores ndices e smbolos de dona-de-casa aparecem, porm, para frustrao da pequena Mafalda, suas preocupaes no ultrapassam os limites das questes estticas. A me de Mafalda aparece em trajes de banho e inconsolvel, chorando copiosamente como notamos no primeiro quadrinho. O choro exagerado bem evidenciado atravs dos recursos grficos da linguagem dos quadrinhos (letra em caixa alta e de tamanho grande, representao tremida das letras, onomatopia
25

comumente atribuda ao choro bu/sniff, efeito diferenciado no balo de fala

como pingos que sugerem lgrimas, etc.). No segundo momento, Mafalda surge preocupada com o desespero materno e a indaga sobre o que estaria acontecendo

25

McCloud (2005) v um processo de fixao nos smbolos usados nos quadrinhos, entre eles as onomatopisa que associam muito lngua do pas onde foram produzidas.

88

Cdigo de campo alterado

e ela responde, controlando o tom da fala, mas ainda chorando, relatando o motivo para seu desespero: uma pequena rea de gordura localizada no abdmen transformando de forma negativa a sua imagem de biquni. No terceiro e quarto quadrinhos dessa narrativa, Mafalda revela mais uma vez elementos de sua identidade, de suas crenas e de seus valores quando utiliza de um argumento que vai alm das expectativas simplrias de sua me: Eu poderia dizer que mais da metade da humanidade no pde engordar um grama porque no tinha o que comer. Mafalda no se conforma com a pouca conscincia de sua me sobre os fatores externos como poltica, movimentos sociais, reivindicaes, problemas sociais e o tempo todo tenta traz-la realidade. Dessa vez utiliza-se de argumentos que ferem sensibilidade de sua me, pois claramente fala sobre a pouca de importncia do motivo de seu choro e o diz como no digno de desespero. Vale salientar que a fala conseguinte ainda mais incisiva e chega a ser cruel: Mas voc est precisando de consolo e no de passar por estpida, no ? Nesse momento, o choro cessa e as mos que cobriam o rosto para o pranto passam a cobrir o rosto por outro motivo, talvez vergonha. interessante notar que h uma entreabertura dos dedos que revelam o olhar da me de incredibilidade ao que acabou de escutar. E mais uma vez o silncio materno se faz presente. Assim como as possibilidades de silncio, o silenciamento materno tambm produz sentido porque o homem est condenado a significar. Com ou sem palavras, diante do mundo, h uma injuno interpretao: tudo tem de fazer sentido (qualquer que ele seja). O homem est irremediavelmente constitudo pela sua relao com o simblico. (ORLANDI, 2007, p.30) Quando realizamos a leitura do silncio da me de Mafalda unindo expresso que indica um choque como que foi dito e implica numa mudana comportamental. Especialmente nos quadrinhos o silncio se estabelece

acompanhado pela mudana de expresso ou de gestos como apontamos no exemplo acima em que a face de Raquel, me de Mafalda, configura-se de outro modo e torna visvel e significante o seu silncio. Orlandi assevera que quando algum se pega em silncio, rearranja-se, muda a expresso, os gestos. Procura ter uma expresso que fala. (op. cit., p.34). E isso que acontece com essa personagem, ela silencia-se e esse seu gesto manifesta a sua impossibilidade de rebater o argumento da filha, ela no se sente capaz de mudanas.

89

Cdigo de campo alterado

Esse dilogo aponta mais do que uma opinio valorativa da menina em relao sua me, sugere que um entendimento ou ainda uma conciliao de comportamentos e posicionamentos no ser possvel. Mafalda est preocupada com problemas que vo alm do mundo infantil, problemas mundiais e polticos enquanto sua me est literalmente voltada para o seu prprio umbigo. A crtica presente forte no sentido de negativizar a imagem daquelas mulheres cujas indagaes e preocupaes se restringem s questes domsticas ou estticas. Sem nenhuma dvida, o humor nessas tiras se d justamente pela quebra de expectativas do leitor, j que se espera de uma criana comum uma opinio mais ingnua e do adulto, apreciaes mais crticas. Muitas vezes nos enganamos

quando lanamos um olhar adultocntrico para o discurso da criana tomando-o como sendo de natureza pura, inocente, reprodutora de cultura. Apesar da infante j nascer em um mundo submerso pela cultura, Vygotsky atravs da sua teoria do sociointeracionismo prope que o desenvolvimento humano se d em relao nas trocas entre parceiros sociais, atravs de processos de interao e mediao. Essa uma ideia que prevalece at hoje apesar dos vrios estudos sobre a infncia que entendem e defendem que as crianas so sujeitos sociais e histricos e, o mais interessante, produtores e produto da cultura em que vivem. Ao confirmar seu potencial para chocar/cativar/promover reflexo aos seus leitores, as histrias em quadrinhos de Mafalda abrem espao para que personagens e temas secundrios tornem-se protagonistas, no caso especfico, a condio social e cultural da mulher ganha espao para discusso em um contexto que ansiava por mudanas. E mais, enquanto cultura de massa e alcanando

espaos antes inacessveis pelas letras e cada vez mais amplos, colabora significativamente para a propagao de questionamentos e valores e pe em xeque velhas imagens, antigas verdades.

90

Cdigo de campo alterado

Figura 21: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.286

Nessa anlise nos centramos na questo da subjetivao e, como j dito em outros momentos dessa pesquisa, esse processo de busca e construo de si tem na famlia um espao para encontro ou desencontro de valores, ideias e crenas, j que no seio familiar que a criana recebe suas primeiras verdades e esta formao se d principalmente pela alteridade. Ou seja, a famlia desempenha o papel de servir como primeiro modelo dos esteretipos circulantes daquela cultura e de contribuir na formao discursiva daquele sujeito e, como modelo, pode ocorrer a sua aceitao ou negao colaborando para que atravs da interao entre os indivduos, suas ideias sobre o mundo se transformem, reformulem seus conceitos e posicionem-se de um determinado modo a cerca de dada realidade. Com a Mafalda e sua me esse processo no poderia ser diferente. Nessa quinta tira analisada, Mafalda usa o exemplo da me de sua colega (Libertad)26 que possui uma profisso e a exerce (tradutora), isto , atravs de um meio de vida presta servios pessoas externas ao seu ncleo familiar e no mesmo momento tece uma crtica s mulheres casadas que no concluram seus estudos e dedicamse exclusivamente famlia sem contribuir ou interagir de alguma forma com a sociedade. A fala da menina no terceiro quadrinho Claro, quando ela se casou, no largou os estudos como umas e outras. Aponta uma crtica onde est implcita a informao de que sua me se incluiria nessas outras que abandonaram os estudos, constituindo uma velada censura sua me. A confirmao desta leitura se delineia no quarto quadrinho pelo comentrio De certo ela teve mais vontades do que humhums. Nesse instante, sua me tomada pelo efeito das palavras da menina e se entristece com o que escuta e com a realidade que a circunscreve. Mafalda no suporta a ausncia de palavras e tenta atravs de comentrios crticos, indiretas e ironia fazer o silncio falar. E ainda nessa tira quando a criana se apropria da expresso usada na fala de sua me (j que humhums no se configura enquanto palavra, mas apenas expresso da oralidade que indica uma

26

Mafalda, Libertad e a me desta constituem nos seus dilogos posicionamentos que as aproximam do discurso do movimento feminista por aspirarem aos direitos de igualdade entre os sexos e possurem preocupaes sociais, polticas e culturais no que se refere prpria mulher. Inclusive, o prprio nome da personagem, Libertad, que em sua traduo para a lngua portuguesa corresponde ao substantivo liberdade, bastante sugestivo em relao aos seus posicionamentos.

91

Cdigo de campo alterado

aceitao ou consentimento) utilizada para criticar sua falta de atitude, de fora de vontade e de sonhos prprios que Mafalda consolida-se enquanto contestadora e vai delineando posturas e identidades femininas cada vez mais dspares em relao ao da me e essa, centrada nos deveres do lar, deixa-se tocar pelas palavras realistas de sua filha, mas no permite a si mudanas. De certa forma, a partir do momento em que Mafalda critica negativamente essa falta de voz e de perspectiva de sua me, ela se afirma enquanto identidade contrria e prope que sua prpria formao ideolgica divergente daquela do mundo materno. Essa postura contestadora de valores foi bastante comum na dcada de 60 quando diversos grupos sociais, inclusive o de jovens, tomaram as ruas para exigir mudanas nos padres de comportamento e derrocada de velhos tabus. Como afirma Irene Cardoso27.

a gerao de jovens dos anos de 1960 tm se caracterizado, [...] pela profunda mutao cultural produzida pelos diversos movimentos daquele momento, ao mesmo tempo em que acentuam os efeitos dessas mudanas sobre as geraes seguintes. Essas geraes seriam herdeiras das mudanas advindas com os movimentos sociais daqueles anos, que prosseguem, em parte, nos anos de 1970: as transformaes da imagem da mulher, com o feminismo; a liberao sexual; as modificaes na estrutura da famlia; a entronizao do modo jovem de ser como estilo de vida; a flexibilizao das hierarquias e da autoridade; a construo de novas relaes entre o adulto e o jovem e o adulto e a criana; a criao de um novo imaginrio da fraternidade; a introduo do novo na poltica; a emergncia das questes ecolgicas como se fossem tambm polticas, para ficar com algumas das referncias mais destacadas. (p.93)

Mafalda parte e reflexo desse sistema cultural vido por profundas mudanas da dcada de 60. A voz jovem representada pela personagem indaga, sugere, questiona, discorda e exige posicionamentos e respostas. Mas o mundo adulto se esquiva e no silncio de sua me compreendemos uma aceitao submissa das verdades impostas. Nossa pequena personagem no se conforma e em sua fala percebemos que possui a vontade de verdade da qual trata Foucault:

H em todo discurso uma vontade de verdade que ao trazer em si a oposio entre o verdadeiro e o falso classifica algo como

27

CARDOSO, Irene. A gerao dos anos 60: o peso de uma herana. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v17n2/a05v17n2.pdf. Acesso em:28 de fevereiro de 2011.

92

Cdigo de campo alterado

verdadeiro. Vontade, que [...], precisa ser questionada, possibilitando compreender as condies de formao de um discurso, percebendo por quais desejos e poderes o sujeito luta e quer se apoderar. [...] se levantar-mos a questo de saber qual foi, qual constantemente, atravs de nossos discursos, essa vontade de verdade que atravessou tantos sculos de nossa histria, ou qual , em sua forma muito geral, o tipo de separao que rege nossa vontade de saber, ento talvez algo como um sistema de excluso (sistema histrico, institucionalmente constrangedor) que vemos desenhar-se (2006, p. 14).

O que causa estranhamento ao leitor no o fato das verdades serem questionadas, mas quem o faz. Os papis so invertidos na tira na medida em que ela direciona os questionamentos e o adulto se cala. interessante notar que em nenhum momento me e filha cruzam os olhares, a interao se d, em quatro dos cinco momentos da narrativa, com o rosto da infante voltado para o leitor enquanto sua me foi desenhada de costas. Essa caracterstica impressa por Quino pode ser interpretada como um ndice de que a lucidez estava s na criana, quando o normal seria esper-la do adulto. Alm disso, Mafalda representada com alteraes na posio de seu rosto apontando uma possvel inquietude que acompanha tambm os seus pensamentos. sua me restou apenas o registro expressivo de suas ocupaes domsticas (a tbua e o ferro de passar e as roupas) em trs cenas e sua imobilidade na narrativa. Percebe-se que esses cones da dedicao domstica (tbua e ferro de passar, avental, vassoura, esfrego) se repetem nos quadrinhos em que h tentativas de interao entre me e filha apontando para uma possvel simbologia. O que se percebe uma determinao insistente da criana em tentar alterar o estado de inrcia em se encontra me. Como ela mesma diz em outra tirinha "A vontade a nica coisa do mundo que quando esvazia tem que levar uma alfinetada.".

Figura 22: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.1

93

Cdigo de campo alterado

Essa tira apresenta uma particularidade em relao s demais, o dilogo entre me e filha s acontece em um dos quatro quadros, nas duas primeiras a voz de Mafalda atua em tom de monlogo - quando ela situa o tema da histria para os leitores -, no ltimo ocorre uma fala isolada que se manifesta como um escape da conscincia, o que comumente chamamos de falar alto. A narrativa se desenvolve em torno do evento que envolve o incio das aulas da pequena e um possvel saudosismo da me com relao infncia de sua filha e a percepo do crescimento rpido da mesma. A revelao dessa temtica se torna evidente aos leitores no somente pela fala de Mafalda no primeiro quadrinho: Coitada da mame! Est preocupada porque amanh vou comear o jardim-de-infncia e ela tem medo de que eu no goste.; mas tambm pela imagem da me de Mafalda sentada ao fundo com uma roupa pequena que subentendemos pertencer menina quando mais nova. Alm disso, a prpria garota est representada neste quadro com o semblante de pena, de d da situao da me. Na seqncia, Mafalda surge centralizada e Raquel no mais aparece. Ela continua o seu monlogo e cumprindo, na medida em que realiza este, de certa forma, a funo de narrador falando de seus pensamentos, prximas atitudes e realizando especulaes: Eu podia dar uma acalmada nela dizendo que estou com vontade de ir para o jardim-de-infncia, depois para o primeiro grau, o colegial, a universidade, etc.... H uma ingenuidade da criana quando ela pressupe que o sofrimento materno se d com relao possibilidade dela no se agradar dos estudos quando na verdade a me se conscientiza - a partir desse momento - de que sua filha crescera e j vai cumprir uma outra etapa na vida, ela estava deixando de ser to dependente. Essa impresso de inocncia, de ingenuidade toma dois caminhos interpretativos na leitura do terceiro quadrinho quando finalmente a interao verbal acontece: Sabe, mame, eu quero ir para o jardim-de-infncia e estudar bastante. Assim, mais tarde no vou ser uma mulher frustrada e medocre como voc.. O primeiro caminho diz respeito real ingenuidade da garota quando pronuncia os adjetivos frustrada e medocre e acredita est consolando, confortando a sua me, como complementa no ltimo momento desta tira demonstrando a ou um desconhecimento dos sentidos das palavras ou acreditando que sua me simplesmente no se importaria com essa colocao. Talvez Mafalda acreditasse mesmo na segunda opo visto que ela sempre caracterizada com

94

Cdigo de campo alterado

uma maturidade e domnio de saberes muito superiores sua idade e a possibilidade dela desconhecer o real significado destas palavras neste contexto a descaracterizaria. Um segundo caminho interpretativo seria que Quino intencionou alcanar a ironia quando lanou-mo da crueldade das palavras da menina. Independentemente da escolha do caminho interpretativo o que se tem de fato que mais uma vez o modelo feminino representado na figura materna causa certa repulsa criana. Mafalda no quer ser como a me, ela espelha-se para garantir o destino contrrio, de estudar, construir-se, edificar o seu prprio ser mulher e Quino nos apresenta essas duas possibilidades do ser mulher, confrontaas e deixa que o leitor tome conhecimento das lutas ideolgicas que envolvem a formao humana. Como personagens, Mafalda e Raquel correspondem a uma representao idealizada, positiva e negativa, reflexo do papel desempenhado ou almejado por elas na sociedade. Representao esta que corresponde s figuras intelectualizadas descritas por Chartier quando explica que a representao do mundo est ligada posio social dos indivduos sendo, portanto, histrica posto que so contextualizadas num determinado espao-tempo. Essa representatividade funciona na prtica como uma estratgia que regula as relaes entre ela e as demais classes sociais, atravs dos jogos das verdades ou da produo histrica das verdades conceituadas por Foucault e j trabalhadas neste captulo. Assim, o que obtemos, num mesmo recorte histrico, uma verdadeira disputa entre as representaes sociais onde cada classe elabora o real a seu modo. Com a leitura dessas representaes femininas nos quadrinhos de Mafalda acontece do mesmo modo, j que a mesma inseparvel da prtica quando a ltima uma ao no mundo que faz reconhecer o lugar social do indivduo. Percebemos os lugares sociais de me e filha quando a primeira se cala, se submete e aceita as crticas, as verdades construdas e articuladas e ainda as prticas sociais da segunda, implicando numa luta ideolgica entre identidades sociais femininas atravs da instituio famlia. Mafalda compreende bem sua posio nessa famlia pai e me conformados e nessa sociedade, mas ela vive nesse sistema social e sua principal contribuio nos dilogos instigar, polemizar, por em reflexo, numa sempre e fracassada tentativa de mudana, de transformao e inverso dos valores. Observemos, numa ltima narrativa, essa crtica persistente ao modo de ser, pensar e agir da figura materna e mais uma vez o uso do adjetivo medocre para

95

Cdigo de campo alterado

caracterizar a identidade feminina de sua me, fato que pode confirmar a conscincia da criana em relao ao sentido da expresso j que a utiliza em mais de uma situao para denotar o mesmo pensamento.

Figura 23: Quino, Mafalda Indita: Martins Fontes, 1993.

Nesta situao a criana se encontra em meio aos seus presentes (brinquedos) que recebeu dos reis28 e todos os objetos so reprodues, miniaturas de objetos do ambiente domstico, so smbolos do arqutipo da dona-de-casa (vassoura, balde,espanador, ferro de passar, boneca, fogo, panelinhas, mquina de costura), da identidade representada por Raquel. Nos outros quadrinhos analisados, boa parte dessas imagens apareceu relacionada me e isso entendido significativamente quando realizamos a leitura desses smbolos enquanto metfora dos lugares sociais. Estes smbolos no so perceptveis em um primeiro momento, necessrio que o leitor de Mafalda carregue experincias de outras leituras de suas narrativas e esteja atento s repeties, aos implcitos, ao discurso velado, ao que a linguagem de seus quadrinhos esconde. O adjetivo medocre utilizado em mais de um contexto e sempre em referncia figura materna. Esta insistncia no discurso tambm revela certos esconderijos de mitos, rtulos, esteretipos e smbolos na medida em que internaliza a ideia de que as mulheres representadas pela personagem de Raquel, a me de Mafalda, so todas ignorantes e incapazes de desenvolver crticas, engajar-se em lutas ideolgicas e de preocupar-se com outras questes que no as domsticas. Esta dificuldade em perceber smbolos e mitos de nossa prpria cultura sinalizada por Campbell (1990) quando afirma que

Na cultura argentina, assim como em outros pases latino-americanos de colonizao espanhola, so os reis magos que presenteiam as crianas no perodo simblico do nascimento de Cristo, o Natal.

28

96

Cdigo de campo alterado

no conseguimos identificar aquilo que est arraigado na nossa cultura como smbolo simplesmente porque estes constituem uma refrao da realidade. Assim, s a partir do contato com o diferente, com o que estranho que notamos as particularidades simblicas daquela cultura. Essa perspectiva de representao na linguagem quadrinstica das prticas e identidades sociais e de revelao de discursos e ideologias pode modificar a concepo de que a cultura de massa se limita to somente ao entretenimento e s preocupaes pedaggicas, informativas. As histrias em quadrinhos de Mafalda no se limitam reproduo da tica do adulto, mas constitui tambm um acordo com a criana (leitor) j que possibilita a organizao de sua pouca experincia e conhecimento de mundo e a expanso de seu universo cognitivo atravs do (re)conhecimento de algumas prticas e preocupaes infantis reproduzidas nas tiras. Suas histrias suprem tanto a necessidade de fico, conduzindo a fantasia atravs da criatividade, ao mesmo tempo em que torna acessvel realidade possibilitando uma experincia humana de carter formativo. Atravs dos dilogos da pequena Mafalda, que se encontra no limiar de um universo representativo de uma categoria feminina corporificada em sua me - com valores, tradies e posturas preestabelecidas - e esse universo novo, de uma nova categoria denominada de feminista que a ps-modernidade inaugura, que estabelecemos o seu imaginrio cultural e social. Esse universo representado pelo adulto por muitas vezes confrontado e questionado pela criana atravs de um dilogo bastante marcado pela inquietao e pelo conflito entre ideologias dessas duas geraes, dessas duas representaes femininas. Assim, a partir das relaes entre sujeitos to distintos em contnuo processo de intervenes e re-significaes pela prtica discursiva, a identidade feminina regulada por meios sociais e culturais sempre um processo de construo, rupturas e convergncias que no se cristaliza ou se define totalmente. (BUTLER, 2008). Finalizada essa primeira parte da anlise quando confrontamos as representaes da identidade feminina de me e filha, passemos a um segundo momento quando observaremos as tiras em que protagonizam Susanita e Mafalda, ambas da mesma gerao, porm possuidoras de comportamentos e ideologias bastante divergentes.

97

Cdigo de campo alterado

3.2.2. Constituindo identidades, afirmando diferenas: distncias ideolgicas numa mesma gerao

Eu no sou eu nem sou o outro, Sou qualquer coisa de intermdio: Pilar da ponte de tdio. Que vai de mim para o Outro. (Mrio de SCarneiro)

Diferentemente do que observamos nas narrativas cujas personagens so a Mafalda e sua me e a interao verbal quase que unilateral apenas a criana interroga, questiona -, nas histrias em quadrinhos em que Susanita e Mafalda protagonizam prevalece s cenas de embates ideolgicos sendo que, desta vez, numa mesma gerao. As duas personagens so convictas de suas perspectivas, de seus horizontes ideolgicos, mas posicionam-se em extremos. Mafalda integrada com o pensamento feminista, preocupa-se com o mundo, anseia por profundas mudanas sociais, sonha com o seu sucesso profissional. Apesar de Susanita ter o mesmo perfil identitrio que a me de sua colega, ela no se cala ou se acredita inferior como a ltima. Essa personagem defende fervorosamente sua condio e seu espao social mesmo que seja de me e esposa apenas. Alis, este o maior sonho da menina: ser me de um mdico e esposa de um homem rico, loiro e de olhos azuis e ela o defende veementemente das ideias revolucionrias de Mafalda. Sua disputa verbal com Mafalda sustentada por um discurso que ainda o vigente sobre a condio feminina e ela reproduz mesmo sabendo e tendo a possibilidade de negar essa ordem. J Mafalda sustenta um discurso novo, preocupada com o mundo, anseia por profundas mudanas sociais e aspira pelo sucesso profissional. No se conforma com os pensamentos e ideias acreditadas pela sua me e pela sua amiga e tenta argumentar dissociando-as de suas crenas e valores. Esse abismo ideolgico entre duas pessoas de uma mesma gerao representa bem o alcance do discurso como tambm seus entraves e embates presentes na luta pelo poder, pela dominao ideolgica dos grupos. Por isso a preocupao de Foucault (1996) com a proliferao dos discursos e suas consequentes contribuies na formao humana, j que o discurso traduz

98

Cdigo de campo alterado

as lutas e os sistemas de dominao como tambm aquilo pelo que e por que se luta.

Figura 24: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.98

Essa tira inicia de modo interessante. H o pressuposto de que esta histria a continuao de um dilogo que j vinham travando percebido na expresso Tem razo, Mafalda. que indica a existncia de uma fala de Mafalda anterior ao incio dessa narrativa. O assunto sobre a condio da mulher na atualidade e Susanita aparentemente concorda com os argumentos supostamente colocados por Mafalda em uma outra circunstncia: No posso ser uma mulher como nossas mes, que se conformavam em aprender corte e costura., se posicionando favor de uma nova conscincia sobre os lugares sociais que a mulher ocupa. Apesar de no se registrar verbalmente a concordncia com o que est sendo dito, Mafalda demonstra seu contentamento com o posicionamento de Susanita perceptveis pelo sorriso esboado nos trs primeiros quadrinhos, isto , atravs da leitura da imagem o sentido da ao se completa. Satisfeita, continua a escut-la, pois suas ideias vo de encontro com o pensamento da pequena, parece que finalmente sua amiga caiu em si: Nossa gerao diferente, a gerao da tecnologia, da era espacial, da eletrnica, etc. O rompimento ideolgico entre geraes preconizado nas relaes de Mafalda e sua me confirmado nessa fala de Susanita quando a mesma relata as mudanas de pensamento da gerao jovem a qual fazem parte em detrimento gerao que suas mes constituem. O terceiro quadrinho radicaliza ainda mais essa distncia entre geraes No vou cair na mediocridade do corte e costura! Nunca! A cincia me chama!. Sobre essa aparente adoo por Susanita aos pensamentos e valores defendidos pela nossa protagonista desmanchada justamente pelo uso do recurso

99

Cdigo de campo alterado

da ironia, provocado pelo significado atribudo ao termo mediocridade, porque apesar de afirmar veementemente que no possuir pensamentos fteis, simples, pequenos se atm apenas ao avano tecnolgico das mquinas que auxiliam nas tarefas domsticas. interessante chamar a ateno para o uso desse termo, ideia recorrente nas tiras de Mafalda analisadas aqui como uma caracterstica atrelada situao da mulher. No Dicionrio Houaiss de Lngua Portuguesa, o termo mediocridade indica
s.f. qualidade, estado ou condio do que medocre, mediocrismo, 1 situao, posio mediana, entre a opulncia e a pobreza; modstia 2 pej. Insuficincia de qualidade, valor, mrito; pobreza, banalidade, pequenez, [...] pessoa ou conjunto de pessoas sem talentos, medocres... (2001, p.1879)

Em outros quadrinhos, inclusive nas tiras 22 e 23, a noo de medocre sempre relacionada figura da me da protagonista. Mafalda acredita que o comportamento, a conduta e os trabalhos desempenhados por sua me assim como a ausncia de voz a caracterizam como medocre. A crtica negativa feita recorrentemente mas no se restringe quela personagem mas se estende a todas que se enquadram ou se deixam enquadrar naquele modelo feminino,

inclusive prpria Susanita. Como bem vimos, boa parte das narrativas grficas possuem personagens fixos que congregam em sua representao certas caractersticas que se repetem como forma de internalizar com sua freqente leitura os mais variados esteretipos. Esses esteretipos em Mafalda se constituem enquanto representaes sociais resgatadas no imaginrio do artista grfico e reveladas pelas formas e caractersticas das figuras femininas. Isso, seguindo a noo de representao de Chartier, denota um entrecorte da viso do mundo social realizada a partir das ideologias e intenes do grupo que as instituem. No caso da identidade feminina, a sua construo apontada por Castells (2008) como uma construo social condicionada pelas relaes de poder e, por isso, agrega trs possibilidades distintas de identidades: a legitimadora, a de resistncia e a de projeto. Particularmente nas relaes estabelecidas em Mafalda, a identidade legitimadora aquela que reproduz discursos constituintes que reiteram as fontes de dominao estrutural so consolidadas na figura de Susanita. Exemplo disso sua fala no ltimo quadrinho Quando eu crescer, vou comprar uma mquina de tric. A ciberntica me atrai! Adoro a ciberntica!. Aqui Susanita mostra

100

Cdigo de campo alterado

o que veio representar, que voz fala atravs de sua voz. A dominao ideolgica de um grupo continua fortalecido naquele contexto ainda, as mudanas permitidas so mascaradas e medida que se pensa que est evoluindo, transformando, na verdade consolida o discurso contra o que se luta. A identidade de Mafalda estaria num limiar entre a da resistncia e a de projeto. A primeira se configura quando pessoas referenciam lugares/posies sociais dominadas, desvalorizadas e atravs da relao de alteridade proferem discursos de oposio ideolgica buscando diferenciar-se do dominante, destacarse. J a segunda busca atravs de suportes materiais culturais firmar uma nova identidade, capaz de redefinir sua posio na sociedade e reformular toda uma estrutura social. Como o contexto de produo favorecia ainda a organizao dos pensamentos de luta feminina contra a dominao de um grupo, suas tiras possuem um forte carter de resistncia. Mafalda indaga, no entende, reflete. Pela alteridade, pelo no-reconhecimento da identidade feminina de sua me ou de Susanita, ela diferencia-se na medida em que aspira por espaos novos e realiza esse intento, ou melhor, realizam por ela atravs de um suporte cultural de ampla disseminao, as histrias em quadrinhos cumprindo parte da definio do terceiro tipo de identidade apresentado por Castells.

Figura 25: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.306

Nessa narrativa Susanita aparece sozinha, mas suas falas direcionam-se Mafalda como se percebe pelo uso do vocativo no primeiro quadrinho. Mais uma vez seus dilogos centram-se na questo do sujeito feminino e sua emancipao poltica e social. O foco temtico dessa vez incide sobre a profisso que Susanita dever escolher quando adulta. Ela no se conforma com as ideias revolucionrias de Mafalda e ironiza seus conselhos: Ficou louca, Mafalda? Eu ter profisso? e

101

Cdigo de campo alterado

prossegue Eu ser engenheira, arquiteta, advogada, mdica? Eu? H!. Os sonhos profissionais de Mafalda no alcanam o universo do conformismo dos velhos papis sociais femininos almejados por Susanita. Ela realmente quer repetir esse modelo de identidade conforme afirma em Eu vou ser dona de casa e me empenhar nas tarefas domsticas! Vou ser mulher! e mais ainda essa personagem acredita e defende que ser mulher limita-se a essas funes, ser dona de casa, cuidar dos filhos e do marido e realizar as atividades domsticas. Todas as falas de Susanita so representadas em caixa alta e negrito. O uso da caixa alta no nos chama ateno pois padro na escrita de Quino, quando esse artista sequencial quer diferenciar, propor outros sentidos escrita que faz o uso de outras marcas na letra tornado-a diminuta, cursiva, em itlico. O uso do negrito, por exemplo, sugere uma alterao no tom de voz confirmando a discrepncia discursiva das duas personagens evidenciada pela expresso facial de indignao e pelo movimento no terceiro quadrinho em que Susanita bate no peito, demonstrando o orgulho que sente de ser dona de casa, de se empenhar em ser nas tarefas domsticas, de ser mulher. Para ela, qualquer discurso que contrarie essa normatividade sobre o comportamento e universo feminino descaracteriza sua identidade, a essncia do ser mulher. Mafalda apresenta armas ideolgicas importantes para o embate contra o que se estabelece como feminino, mas Susanita est presa a um sistema ideolgico contra o qual no quer lutar e dele depende. Nos estudos culturais sobre gnero, h uma necessidade de busca por suas especificidades, por algo que defina, distinga, estabelea, delineie as identidades. Ao longo da histria da humanidade, as caractersticas de cada gnero foram marcadas discursivamente pelos papis e espao sociais. A voz de Susanita representada na fico transparece prticas culturais que delineiam e apresentam o sujeito atravs das particularidades do modo de ser masculino e feminino. Para ela e para um discurso dominante, ser mulher se limita s tarefas domsticas e outras ocupaes so restritas ao universo masculino. A crtica no ltimo quadrinho E no uma dessas afeminadas que trabalham em coisas de homens! atinge diretamente o grupo representado pela figura de Mafalda ausente em imagem nessa tira, mas presente em discurso - j que se refere a ela o pensamento censurado. A leitura desses quadrinhos implica num resgate do leitor ao j-dito, aos dilogos

102

Cdigo de campo alterado

anteriormente travados. O ato requer uma experincia de leitura por acionar os pressupostos e subentendidos que apenas um leitor conhecedor de suas narrativas seria capaz de ativar de modo a construir uma significao vlida. Um dos pressupostos que o dilogo a continuidade de outro, sobre mesmo contedo e que Mafalda, ao se fazer ausente,- e nesse momento aciona-se o subentendido demonstra o recorrente fracasso nas tentativas de subverso ideolgica e na contribuio de uma subjetivao semelhante a sua. O humor dessa tira reside justamente no fato de Susanita refutar argumentos de Mafalda e a mesma no estar representada fisicamente. Tambm se deve ao uso da expresso afeminadas que remete a uma ideia interessante de que feminino e mulher so categorias semnticas distintas. Afeminadas substantivo feminino derivado do verbo afeminar que segundo o Dicionrio Houaiss de Lngua Portuguesa pode significar tornar(-se) afeito e semelhante ao que feminino, no que diz respeito aos modos, gostos e tendncias. (2001, p.100). Susanita

considera que toda mulher que trabalha, que possui uma profisso uma afeminada contrariando o sentido encontrado no dicionrio, visto que teoricamente o termo se refere aos homens de modos, gostos e tendncias femininos e no uma mulher, Mafalda. Mas, nessa situao, o termo possivelmente remete ao feminismo, ao movimento de mulheres pela equidade, por um espao social livre de pr(conceitos), visto que possui mesmo radical femin-. Essa interpretao reforada pelo argumento conseguinte de que mulheres afeminadas so aquelas que trabalham em coisas de homens, ou seja, que esto ocupando reas antes limitadas ao homem, como o mercado de trabalho e a qualificao profissional. Sobre esse humor crtico e, por que no dizer, poltico, recurso marcante nas tiras de Mafalda, configura-se como um um mecanismo de defesa, o mais alto dos processos defensivos, verdade, mas antes de tudo um reflexo de fuga da realidade penosa. (FREUD apud KUPERMANN, 2003, p.52) Quino eternaliza essa realidade em mudana, esse perodo de transio, de lutas ideolgicas. Jacobus (1986) apud Zinani (2006) nota que a voz feminina quando registrada por uma escrita masculina, constri-se a partir da perspectiva deste de modo que a presena da voz feminina na narrativa ocorre enquanto resistncia violncia imposta sua subjetividade e sua formao identitria. As histrias em quadrinhos de Mafalda uma escrita de resistncia situao da mulher, s guerras civis, ditadura e toda

103

Cdigo de campo alterado

forma de privao ou censura de liberdade. Lembramos, dessa forma que o uso do humor para delatar uma realidade difcil se ampara na tese de Freud de que O humor no resignado, mas rebelde. (KUPERMANN, 2003, p. 56)

Figura 26: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.46

A narrativa em questo remonta a uma tira anterior e j analisada aqui (Figura 19) quando Mafalda sonha com a emancipao profissional de sua me e ao acordar constata que a realidade ainda est longe do contido na quimera, sua me no criou novas expectativas mas aprisiona-se nas antigas. Ela ainda est circunscrita em um discurso patriarcal sobre a identidade feminina e representada pelo esteretipo - no da dona-de-casa desta vez da mulher preocupada com questes estticas. Mafalda dialoga com Susanita e expe o contedo de seu sonho Esta noite eu sonhei que minha me tinha tirado o diploma!. Aparentemente sua colega interessa-se pelos detalhes do sonho questionando se Ela tinha feito faculdade e tudo? como se quisesse saber se a existncia diploma implicava em toda realizao do processo de t-lo. A surpresa vem no quadrinho seguinte quando investiga se Tinha arrumado um noivo e tudo?. Susanita realiza a pergunta demonstrando empolgao e interesse notados pelo desenho de sua boca, feito de modo mais aberto, e a representao dos olhos arregalados. Mafalda enftica na sua resposta No! o uso do negrito indica uma possvel contrariedade aos rumos que a conversa est tomando. No livro Mulher: objeto de cama e mesa, de Heloneida Studart h um apontamento de que esse pensamento sobre mulheres cursando faculdade apenas para conseguir casar-se ou para instruir-se suficientemente ao ponto de manter um nvel de interlocuo satisfatrio para o seu marido e a sociedade na dcada de 60,

104

Cdigo de campo alterado

70 era bastante comum. Susanita no se importa com o conhecimento cultural, cientfico ou ainda o acadmico que pode ser adquirido na faculdade. A sua decepo est na expresso facial marcada pelo desenho da boca denotando insatisfao, decepo, tristeza e, mais ainda, na sua fala Ento pra que ela fez faculdade?. Mafalda parece no acreditar, a expresso de sua boca que inicia com um esboo de um sorriso vai se modificando, tornado-se austero para, por fim, culminar na ausncia de expresso. As relaes entre gneros e ideologia so manifestas de forma bastante contundente nos quadrinhos de Mafalda. Suas narrativas atuando sobre o imaginrio possibilitam a ampliao significativa das construes de sentido sobre as questes de gnero, de identidade e at mesmo das relaes sociais. Duas garotas, mesma idade, identidades e ideologias distintas. Por um lado, o jogo das identidades percebido nessas tiras um elemento essencial articulao entre os discursos e as prticas discursivas que procuram interpelar, estabelec-las enquanto sujeitos sociais de discursos individuais. Por outro, os processos que produzem as subjetividades, as constroem como sujeitos, podem falar e ser falados (HALL, 1996, p.5). sempre constante a tentativa de Mafalda de persuadir sua colega quanto aos novos rumos sociais da mulher apontando a necessidade dela se adequar aos novos pensamentos, s novas possibilidades de identidade. Mas mesmo numa conversa sobre um fato cotidiano, um sonho de Mafalda, quando no havia argumento ou justificao alguma sobre a situao da mulher dada de forma explcita, Susanita consegue transparecer no seu discurso a solidez de seus valores e crenas. Ela no se demonstra em nenhuma das narrativas analisadas propensa a mudanas. Segundo Bakhtin (1995, p.14 ) :
Se a fala o motor das transformaes [...], ela no concerne os indivduos; com efeito, a palavra uma arena onde se confrontam aos valores sociais contraditrios; os conflitos da lngua refletem os conflitos de classe no interior mesmo do sistema: comunidade semitica e classe social no se recobrem. A comunicao verbal, inseparvel das outras formas de comunicao, implica conflitos, relaes de dominao e de resistncia, adaptao ou resistncia hierarquia, utilizao da lngua pela classe dominante para reforar seu poder etc.

105

Cdigo de campo alterado

Apesar do contexto ps-moderno, marcado pela fluidez e pela multiplicidade de identidades, Mafalda e Susanita registram ainda caractersticas de identidades fixas. As suas identidades revelam-se no e pelo discurso, em lugares histricos e institucionais especficos emergncia do movimento feminista - e em formaes ideolgicas e discursivas especficas. A linguagem, conforme Bakthin, torna-se uma arena onde o embate de valores, crenas, posicionamentos e ideologias inevitvel. Uma refora o discurso de uma classe dominante, a outra tenta impor uma nova ordem discursiva. O registro de oposies ideolgicas talvez encontre justificativa no fato da Argentina, palco de produo da obra, ter iniciado, cerca de duas dcadas antes, atravs da figura de Eva Pern - que oscilava entre a subordinao e luta por espaos femininos -, a tentativa de reverso do estado de negligncia social no qual a maioria das mulheres encontrava-se na Argentina e no restante do mundo: o resultado de uma histria comum de opresso de classe, de subordinao de gnero e de explorao de sexo. Enquanto a primeira onda alcana conquistas mais prticas como o voto, por exemplo, a segunda onda (dcada de 60 e, portanto, contexto de produo de Mafalda) instaura um perodo de tentativa de ruptura ideolgica, de luta contra as prticas de dominao. Mafalda resgata esse impasse ideolgico tpico de momentos marcados pela transio de poderes, de ordens, de revoluo com muita clareza nessa narrativa. Por fim, passemos anlise das duas ltimas tiras que, pelo continuum temtico, sero abordadas concomitantemente. Para fins didticos, chamaremos de A, a figura 27 e de B, a figura 28.

Figura 27: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.213

106

Cdigo de campo alterado

Figura 28: Quino, Toda Mafalda: Martins Fontes, 2006, p.273

Parafraseando Foucault (1996), nem tudo pode ser dito em qualquer lugar e em qualquer momento. preciso estar atento aos procedimentos que regulam os discursos constitudos nas e pelas sociedades. O sujeito que, aparentemente, livre, no senhor de seu discurso: ele avalia que conhece, pensa saber o que diz, mas h algo que o controla internamente e externamente, um pr-construdo pensado e dito antes. O sujeito , pois, assujeitado, mas no se trata de um assujeitamento total sendo, pois por meio da interseco entre ideologia e inconsciente que se estabelece o indivduo. Pcheux postula que

[...] - no h dominao sem resistncia: primado prtico da luta de classes, que significa que preciso ousar e revoltar; - ningum pode pensar do lugar de quem quer que seja, primado prtico do inconsciente, que significa que preciso suportar o que venha a ser pensado, isto , ousar pensar por si mesmo. (1988, p.304)

Todos os discursos, o dito e o no-dito so regulados por uma ordem, por interesses dos grupos dominantes. A disciplina, as normas, as leis, os cdigos, a moral, os valores, as crenas, a tica, os dogmas, as regras, as proibies; a sociedade regula todas as aes do sujeito. Apesar de tudo, Mafalda ousa. Ela quer ter um pensamento prprio, ela luta contra uma dominao, ela resiste. Nas duas tiras as personagens Susanita e Mafalda esto vestidas a carter para um chazinho entre senhoras, uma brincadeira comum entre as crianas do sexo feminino, mas que nesse contexto levou a uma finalizao inusitada, uma crtica ferrenha aos comportamentos padres das mulheres daquela sociedade. As trs personagens foco de nossa anlise encontram-se representadas na tira A. O uso do chapu, do sapato com salto, dos casacos pelas duas infantes revelam a

107

Cdigo de campo alterado

formalidade da situao representada e que classe pertenceria estas duas senhoras mdia ou alta -. As roupas maiores do que o manequim das garotas apontam que as vestimentas no lhes pertenciam, o subentendido acionado com a leitura da imagem que provavelmente seriam de suas mes, o que denota que filhas esto representando suas mes em comportamentos, pensamentos e indumentria. Essa noo confirmada coma fala de Susanita: Faz de conta que somos duas senhoras, como a sua me e a minha me. Os termos faz de conta remetem questo da brincadeira infantil, diz que se trata de fantasia, imaginao, inveno, embora saibamos que essas brincadeiras resguardam a verossimilhana necessria para a construo de sentidos. O substantivo senhora atribui carter de distino representao e o subentendido das imagens se torna explcito nas palavras de como sua me e minha me. A antecipao do que ser tratado nos quadrinhos seguintes vem no segundo requadro29 da figura A quando supostamente Mafalda completa a contextualizao do faz de conta dizendo que estamos reunidas para tomar ch e conversar como s senhoras conversam. Raquel, sua me, est escutando o que conversam demonstrando certa satisfao pela expresso facial, o sorriso. H um suspense quanto ao contedo do dilogo sustentado no terceiro quadrinho quando j esto ambientadas na mesa de ch e hesitam com expresses semanticamente diminutas como bom..., vamos ver.... O uso das mesmas faz crescer a expectativa do porvir: Quem diz a primeira besteira?. A fala aparece sem nenhuma das duas personagens prximas, a direo do balo s indica que a fala no pertence me, nica personagem representada nesse quadrinho. Um conhecedor mais exmio das histrias em quadrinhos de Mafalda no ter dificuldades em identificar a dona dessa voz. Mafalda no poderia deixar de transparecer sua crtica, mesmo numa brincadeira, numa fantasia, ela consciente e quer se mostrar assim. Sua me, desolada, alvo, indiretamente de crticas mais uma vez. Na continuidade narrativa, a figura 28, a B, as meninas persistem na brincadeira simulando agora falas dessas senhoras, dessas mulheres marcadas pela submisso, futilidade, pela dominao cultural: Ai, ai, ai! Como falamos! E que
29

Para McCloud, o requadro o recorte do quadrinho em sua forma crculo, retngulo, quadrado, etc. contornado por uma borda que o define e impe limites em relao exterioridade narrativa e circunscreve aspectos da narrativa grfica como imagens, personagens, falas, aes, recursos grficos, etc.

108

Cdigo de campo alterado

delicioso seu ch, D. Mafalda! Obrigada, D. Susanita. As falas das meninas reforam a ideia de que se tratavam de reprodues das imagens estereotipadas de senhoras distintas da sociedade, tal confirmao se mostra pela marca discursiva D., abreviatura da expresso dona que normalmente conta respeito quem se refere. A simulao de um dilogo entre senhoras prossegue e Susanita tenta estabelecer um tema recorrente entre as mulheres e comumente relacionado um (pr) conceito de que a moda preocupao de pessoas sem ocupao, inativas profissionalmente, inoperante, s figuras femininas obsoletas intelectualmente: Diga-me uma coisa, j sabe sobre alguma novidade sobre a moda desta temporada?. Em sua resposta, Mafalda j demonstra a que veio, apesar de se tratar de uma conversa informal, ela responde comentando que leu sobre, ou seja, evidencia que mesmo tratando-se de um assunto desinteressante para ela, buscou informaes escritas, reala portanto a importncia da leitura: Bem, segundo eu li... e continua: Parece que continuam usando muito a injustia, com algumas

imbecilidades em vis, muito bonitas. Os termos prprios de quem lida com a moda surgem em sua fala camuflando questes culturais e sociais de maior relevncia, como a injustia. O continuam usando, muito bonitas vis so expresses que marcam o trabalho com a moda. A crtica ao assunto emerge com o uso de imbecilidades , injustia quando torna-se claro o posicionamento e a valorao da moda para a pequena. Susanita no se agrada dos rumos que os dilogos esto tomando, sua expresso facial, seus olhos arregalados e o lquido da xcara derramado pelo susto do que escuta, ela parece no acreditar. O humor recai justamente pelo desfecho inusitado. Ela percebe a inteno da amiga em burlar o faz de conta, de corromper o assunto em questo e irritada d por encerrada a brincadeira implicando com atitude da amiga: No sei porque tem gente que se mete a brincar de senhora se depois no sabe segurar a idiossincrasia! Susanita repudia essa incapacidade de Mafalda manter-se indiferente s questes sociais e de ser crtica. Mafalda no consegue representar outro papel seno o dela mesma, a idiossincrassia, isto , sua forma de ver, de se posicionar perante o mundo no est passvel de mudanas. Complementando as ideias postas aqui, entendemos que apesar da representao feminina de Susanita assemelhar-se de Raquel, h uma diferena

109

Cdigo de campo alterado

fundamental entre elas: aquela sonha com os antigos lugares sociais femininos, realiza-se com suas aspiraes e as defendem das ideias transformadoras do universo de Mafalda. H uma luta pelo poder selada no discurso das duas que representam categorias femininas distintas. J Raquel aparece frustrada pelo seu destino, choca-se com o que escuta da filha, entristece, cala-se, no se manifesta, ela no se permite ou a ela no permitido. Essa ltima leitura da narrativa onde protagonizam concomitantemente as trs personagens objeto de estudo desse trabalho no encerra as discusses sobre as representaes femininas na obra, mas sela um ciclo fundamental para alicerar posteriores estudos sobre as questes do gnero, de relaes intergeracionais visto que aponta um novo espao de divulgao e ampliao desses debates: as histrias em quadrinhos. Esperamos ter colaborado para com a desconstruo de um discurso que categoriza essa linguagem como simples e ingnua e para uma reflexo acerca de seu conceito e de seu espao dentro das artes em geral.

110

Cdigo de campo alterado

CONSIDERAES FINAIS

O resgate dessas narrativas teve a inteno de discutir novas possibilidades de considerar o prprio quadrinho como um forte meio de disseminao e revelao como tambm um esconderijo de mascaradas ideolgicas. O riso provocado pelo humor de suas tiras rompe com o entretenimento simples e, mais uma vez, quebra a expectativa transformando o seu discurso, o dito e o no-dito, o silncio e o silenciado num protesto atemporal endereado hipocrisia social, poltica e cultural da humanidade. Em se tratando das representaes femininas, Quino eternizou um momento de conflito ideolgico tanto entre geraes distintas quanto dentro da mesma gerao. Essa tentativa de auto-afirmao feminina, de busca pelo espao social registrados na voz de Mafalda contribuiu consideravelmente para uma ampliao/aceitao de seus seguidores ideolgicos como tambm para uma possvel negao, um estranhamento. As mulheres ali representadas e que foram submetidas ao controle e disciplina de um discurso dominante ganhavam um novo e amplo suporte de debate no mbito da Amrica do Sul. Sugerimos, a partir dessa leitura, que reconhecer as representaes femininas nos quadrinhos de Mafalda implica num olhar atento aos processos de produo, circulao e interpretao dos sentidos, especialmente, para a relao mantida entre o exposto e o velado, em quem diz, como diz e por que diz. As relaes conflitantes entre geraes distintas marcadas nas vozes de Mafalda e sua me reproduzem, na verdade, a incompatibilidade ideolgica normalmente presente na convivncia entre pais e filhos, em qualquer momento, em qualquer lugar. O jovem acredita sempre na possibilidade de transformar, a si, o outro e o mundo; enquanto o adulto no consegue aceitar to naturalmente as mudanas por estar condicionado por discursos e no enxergar formas de fugir ao seu controle. Susanita foge regra na medida em que, sendo da mesma gerao de Mafalda, aceita as condies impostas por um discurso dominante e o faz conscientemente das conseqncias de sua escolha. Suas narrativas, a partir da perspectiva da representao e da identidade feminina, abrem espao para a discusso de o quanto efetivamente os discursos circulantes na cultura de massa contribuem para o questionamento dessas ordens, das verdades. No momento em que a leitura dos

111

Cdigo de campo alterado

quadrinhos de Mafalda acontece, o leitor apropria-se dessas discusses, passa a questionar as formas institucionalizadas, promovendo uma reflexo sobre a ausncia da voz materna e a presena de ideias femininas opostas que, juntas, instituem um espao de resistncia atravs da voz e da nova forma representacional postas pela figura da protagonista. Os leitores de Mafalda so colocados ante uma ruptura com a tradio das representaes femininas nas narrativas e,

especialmente, s expectativas criadas acerca do contedo da HQ, trazendo tona um novo sujeito com outras concepes sobre si e sobre o mundo quando certos estigmas e valores ainda predominavam. com essa proposta de releitura e de transformao presentes na obra de Quino que tentamos instaurar novas discursividades sobre o que so as histrias em quadrinhos e qual o seu nvel de contato com o real, com a fantasia, com a vida. O processo de subjetivao do feminino, as ressignificaes sobre o ser mulher refletidos nas imagens e na escrita situam suas narrativas no limiar entre o simblico e o idntico no mundo. A partir dessa complexa rede de interpretaes permitidas s suas narrativas que questionamos sua natureza (no) literria e sugerimos sua autonomia enquanto uma possibilidade independente de linguagem significante e significativa. A complexidade dos estudos dos quadrinhos requer um espao prprio, com meios e teorias prprias que os signifiquem, uma independncia conceitual. Entendemos que essa investigao no sela respostas incontestveis visto que alm da subjetividade impressa na leitura dos quadrinhos, enquanto sujeitos mergulhados nessa ps-modernidade fluida, resta-nos apenas a tarefa incessante e interminvel j que somos seres lacunosos de investigar, buscar respostas, instaurar possibilidades. Tomando por base a relao mantida entre imagem, som e escrita foi possvel observar como esses signos enquanto discursos materializados nas narrativas produzem seus efeitos de sentidos e revelam referncias culturais do imaginrio da poca. Diante desses signos, conseguimos tambm demarcar as identidades femininas correspondentes s prticas sociais inscritas naquela sociedade e, para isso, as imagens nessas narrativas cumpriram papel decisivo para a construo de sentidos visto que funcionaram como operadores de memria, atualizando sentidos de uma memria histrica coletiva. J a palavra materializou os embates, as

112

Cdigo de campo alterado

verdadeiras lutas pelo poder, as caractersticas identitrias que revelaram prticas sociais novas e antigas consolidadas no discurso. O vis sociocultural adotado para o estudo do feminino em Mafalda vinculado ao contexto histrico d vazo s multiplicidades de representaes que permitem o protesto, a abertura do dilogo, a descentralizao dos discursos, das verdades, enfim, a mudana. Enquanto o autor imprime marcas discursivas nas imagens pelo uso de cones, smbolos, esteretipos, expresses valorativas sobre a condio feminina; o leitor desses quadrinhos questiona os paradigmas estabelecidos, proporcionando um reposicionamento de ambos. Nossa prpria leitura dessa obra inconclusiva, haja vista que o nosso objetivo de repensar o lugar dos quadrinhos precisa ser maturado e estendido a outras narrativas grficas, de outras autorias, lugares e tempos para ganhar um valor mais comprobatrio. A prpria representao feminina considerada, hoje, como possuidora de quatro distintas imagens necessita ser ampliada visto que a tese de doutoramento de Anchieta no encerra as discusses. J h nuances de uma quinta mulher que diferentemente da terceira - representada por Mafalda como aquela que tenta escapar do domnio patriarcal - e da quarta - que busca um papel mais ativo na construo de sua imagem social -, vem ser aquela mais livre das cobranas externas mas que continua com suas cobranas internas, no aceitando apenas a condio de igualdade, competindo consigo e com outros na tentativa de sobressair, a mulher neurtica em seus relacionamentos humanos. Mas isso so vos para outros ares, j que enquanto curiosa da formao humana, nas palavras de Clarice, sou levada a procurar uma verdade que me ultrapassa. E isso, claro, parafraseando os versos virginianos, se o onipotente Destino me trouxer outra vez nessas terras...

113

Cdigo de campo alterado

REFERNCIAS

ALMEIDA, Fernando A. de. A linguagem icnica e os manuais de ensino do francs. In: Gragoat, n 2. Niteri: EDUFF, 1997. ANCHIETA, Isabelle. A quarta mulher. Disponvel em:

http://quartamulher.blogspot.com/. Acesso em 22/12/2010. ARAJO, D. C. A questo do gnero nas histrias em Quadrinhos de Mafalda (Quino). In: CONGRESSO ANUAL EM CINCIA DA COMUNICAO, 26. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2003. ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideolgicos de estado. Rio de Janeiro: Graal, 2007. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 1997. ______. A Cultura Popular na Idade Mdia e no Renascimento: o contexto de Franois Rabelais. So Paulo: Hucitec/ UNB, 1996. BADINTER, Elisabeth. Rumo equivocado: o feminismo e alguns destinos. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2005. BARRANCOS, Dora. Mujeres en la sociedad argentina: una historia de cinco siglos. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 2007. 351 p BAUMAN, Zygmunt. Modernidade lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. ______. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/ Zygmunt Bauman. Traduo Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. BEAUVOIR, S. O segundo sexo. 1. Fatos e mitos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. BECK, Ulrich. Uma sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. So

Paulo: Editora 34, 2003.

114

Cdigo de campo alterado

BERNARDO, A. M. C. O papel nosso de cada dia: um estudo sobre os papis sociais e os esteretipos sexistas. 1996. Dissertao (Mestrado em Educao) Universidade Federal da Paraba, Joo Pessoa, 1996. BOBBIO, Noberto. (org.). Dicionrio de Poltica. 8ed. Braslia, DF: Editora da UNB, 1997. BORDIEU, Pierre. O poder simblico.Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. BUTLER, Judith. Problemas de gnero: feminismo e subverso da identidade. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 2008. CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. So Paulo: Pala Athenas, 1990. CAMPOS, Maria Helena. Para ler literatura. In: PAULINO, Graa, WALTY, Ivete (Org.). Teoria da literatura na escola: atualizao para professores de 1 e 2 graus. Belo Horizonte: UFMG/FALE, 1992. CANCLINI. Nestor Garca. Culturas hbridas Estratgias para entrar e sair da modernidade. So Paulo: Editora da USP, 2000. CASTELLS, Manuel. O poder da identidade: a era da informao: economia,

sociedade e cultura. Vol. II. Trad. Klauss Brandini Gerhardt. So paulo: Paz e Terra, 2008. CHARTIER, Roger. A Histria Cultural: entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1998. ______. O mundo como representao. In: Estudos avanados, texto n. 02. Vol.5.11 So Paulo Jan./Apr. 1991. CIRNE, Moacy. Quadrinhos, seduo e paixo. Petroplis: Vozes, 2000. ______.Uma introduo poltica aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Achiam/Angra, 1982. ______. BUM! A exploso criativa dos quadrinhos. Petrpolis: Vozes, 1970.

115

Cdigo de campo alterado

COELHO, Teixeira. O que indstria cultural. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1981. COSTA, Cladia de Lima. O sujeito no feminismo. Disponvel em:

http://www.scielo.br/pdf/cpa/n19/n19a04.pdf. Acessado: 21/02/2011. DOMINGOS, J.J. Discurso, poder e subjetivao: uma discusso foucaultiana. Joo Pessoa: Marca de Fantasia, 2009. ECO, Umberto. Apocalpticos e integrados. So Paulo: Perspectiva, 1993. EISNER, Will. Narrativas grficas: princpios e prticas da lenda dos quadriunhos. So Paulo: Devir, 2008. ______. Quadrinhos e arte seqencial. Trad. Luis Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2001. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. So Paulo: Loyola, 2009. ______. A arqueologia do saber. 7 Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2008. ______. O sujeito e o poder. Trad. Vera Porto Carreiro. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. ______. Histria da Sexualidade 2: O Uso dos Prazeres. Rio de Janeiro: Edies Graal,1984. Texto: Modificaes. (p.12-30). ______. Linguagem e literatura. In: R. MACHADO. Foucault, a filosofia e a literatura. Rio de Janeiro: JZE, 2000. p. 137-174. ______. Folie et civilization. apud ERIBON, D. Foucault e seus contemporneos. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1996. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989. GIDDENS, A. As Conseqncias da Modernidade. So Paulo: Unesp, 1991.

116

Cdigo de campo alterado

GREGOLIN, Maria Rosrio. Foucault e Pcheux na anlise do discurso: dilogos e duelos. So carlos: Editora Claraluz, 2006. p.130 a 138. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Traduo Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. HILL, Telenia. Homem, cultura e sociedade. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2006. HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Sales Dicionrio Houaiss de Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. .KUPPERMANN, Daniel. Ousar rir: humor, criao e psicanlise. Rio de Janeiro: Civilizao Braziliense, 2003. p.51 a 61. LYPOVESTSKY, G. A terceira mulher: permanncia e revoluo do feminino. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. LTMAN, IURI. La Semiosfera: semitica de la cultura e del texto. Trad. Desiderio Navarro. Madrid: Ediciones Ctedra, 1996. LOURO, Guacira Lopes. Gnero, sexualidade e educao: uma perspectiva psestruturalista. Petrpolis: Vozes, 2001. MACHADO, Roberto. Foucault, a filosofia e a literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendncias em Anlise do Discurso. Belo Horizonte: Editora Pontes, 1997. MATTA, Roberto da. Torre de Babel: ensaios, crnicas, crticas, interpretaes e fantasias. Rio de Janeiro: Rocco, 1996. (p.106) MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. M. Books do Brasil Editora Ltda, 2005 MONTEIRO, Andr Maurcio. Repercusses do paradigma ps-moderno na pesquisa de relacionamentos conjugais (p.38 a 45). In: Revista Cincia e Profisso, v.20, n2, Junho de 2000.

117

Cdigo de campo alterado

MORIN, Edgar. Cultura de massas no sculo XX: o esprito do tempo. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1990. MOYA, Alvaro de. Histria das histrias em quadrinhos. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.p.165-204. ORLANDI, Eni P. Anlise do discurso: princpios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. ______. As formas do silncio. Campinas: Unicamp, 1997. PCHEUX, M. Anlise automtica do discurso. In: GADET E HAK (orgs.) Por uma anlise automtica do discurso: uma introduo obra de Michel Pcheux. Campinas, Ed. Unicamp, 1990. _______. Semntica e discurso. Uma crtica afirmao do bvio. Traduo Eni Orlandi. Campinas. Editora Unicamp, 1988. PERROT, Michelle. Minha histria das mulheres. So Paulo: Contexto, 2008. ______. As mulheres e o silncio da histria. Florianpolis: EDUSC, 2005. QUINO. Toda Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 1996. QUINO. Mafalda Indita. So Paulo: Martins Fontes, 2001. RAMOS, PAULO. Bienvenido: um passeio pelos quadrinhos argentinos. Campinas: Zarabatana Books, 2010. RAHDE, Maria Furtado; PASE, Andr Fagundes.O imaginrio em Mafalda numa prospeco ps-moderna. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO, INTERCOM, 28., 2005. Rio de Janeiro: UERJ, 2005. REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. So Carlos: Claraluz, 2005. RIBEIRO FILHO, A. A HQ na Amrica Latina. In: LUYTEN, S. B. (Org.) Histria em quadrinhos: leitura crtica. So Paulo: Paulinas, 1984.

118

Cdigo de campo alterado

RILEY, Denise. Am I That Name?

Feminism and the Category of "Women" in

History. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1988. (p.2) SANTAELLA, Lcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicaes na hipermdia. So Paulo: Iluminuras, 2005. SCHOWALTER. E. A crtica feminista no territrio selvagem. In: HOLLANDA, H. B. de (org.) Tendcias e impasses: o feminismo como crtica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. SOUZA, Solange Jobim e. Infncia e Linguagem: Bakhthin, Vygotsky e Benjamim. Campinas: Papirus, 1994. SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. 2 ed. Petroplis: Vozes, 2000. STADNIKY, Hilda Pvaro. Prostituio feminina na imprensa peridica de cascavel: entre prticas e representaes. Disponvel em:

http://www.fazendogenero7.ufsc.br/artigos/S/Stadniky_Alves_04_B.pdf em: 08 de Agosto de 2010.

Acessado

STUDART, Heloneida. Mulher: objeto de cama e mesa. Petroplis: Vozes, 1980. VEIGA-NETO, A. Foucault e a educao. Belo Horizonte: Autntica, 2007.p.14-98 ZINANI, Cecil Jeanine Albert. Literatura e gnero: a construo da identidade feminina. Rio grade do Sul: EDUCS, 2006.

119

Cdigo de campo alterado

ANEXOS QUINO. Toda Mafalda. Buenos Aires, De la Flor: 1993.

120

Cdigo de campo alterado

121

Cdigo de campo alterado

122

Cdigo de campo alterado

123

Cdigo de campo alterado

You might also like