You are on page 1of 12

Riscos em instalaes e servios com eletricidade:

10.2 - MEDIDAS DE CONTROLE 10.2.1 Em todas as intervenes em instalaes eltricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco eltrico e de outros riscos adicionais, mediante tcnicas de anlise de risco, de forma a garantir a segurana e a sade no trabalho. 10.2.2 As medidas de controle adotadas devem integrar-se s demais iniciativas da empresa, no mbito da preservao da segurana, da sade e do meio ambiente do trabalho. CONCEITO DE RISCO A noo de risco tem a ver com a possibilidade de perda ou dano, ou como sinnimo de perigo. A palavra risco utilizada em muitas reas e com vrios significados, como a matemtica, a economia, a engenharia e o campo da sade pblica.

Ns adotaremos uma concepo abrangente de risco de interesse sade dos trabalhadores, significando toda e qualquer possibilidade de que algum elemento ou circunstncia existente num dado processo e ambiente de trabalho possa causar dano sade, seja atravs de acidentes, doenas ou do sofrimento dos trabalhadores, ou ainda atravs da poluio ambiental. Os riscos podem estar presentes na forma de substncias qumicas, agentes fsicos e mecnicos, agentes biolgicos, inadequao ergonmica dos postos de trabalho ou, ainda, em funo das caractersticas da organizao do trabalho e das prticas de gerenciamento das empresas, como organizaes autoritrias que impedem a participao dos trabalhadores, tarefas montonas e repetitivas, ou ainda a discriminao nos locais de trabalho em funo do gnero ou raa. claro que a sade dos trabalhadores muito mais abrangente do que os riscos nos locais de trabalho, e tem a ver com as condies mais gerais de trabalho e vida, como salrio, moradia, alimentao, lazer, existncia de creche no trabalho e a participao

nas decises da sociedade. Tambm bom lembrar que o trabalho pode ser uma importante fonte de sade, se realizado de forma gratificante e num ambiente saudvel. Concentraremos basicamente na anlise dos riscos presentes nos locais de trabalho, mas no devemos nos esquecer que esta anlise deve considerar os aspectos mais gerais de interesse da sade e vida dos trabalhadores. . O termo risco usado de diferentes formas por profissionais de sade e segurana. CONSIDERAES GERAIS SOBRE RISCOS Os riscos segurana e sade dos trabalhadores nesses setores so, via de regra, elevados podendo levar a leses de grande gravidade e so especficos a cada tipo de atividade. Contudo, o maior risco segurana e sade dos trabalhadores o de origem eltrica. Devemos salientar que no ano de 2001 o maior volume de trabalhadores concentrou-se na distribuio de energia eltrica, cujo nmero de empregados das concessionrias era de aproximadamente 70.000 e suas prestadoras de servios contavam com aproximadamente 280.000 empregados, totalizando 350.000 trabalhadores. Contemplamos os principais riscos presentes nas atividades desenvolvidas nos setores eltrico e telefnico. RISCOS DE ORIGEM ELTRICA A eletricidade constitui-se em agente de elevado potencial de risco ao homem. Mesmo em baixas tenses ela representa perigo integridade fsica e sade do trabalhador. Sua ao mais nociva a ocorrncia do choque eltrico com conseqncias: diretas, e indiretas (quedas, batidas, queimaduras indiretas e outras). Tambm apresenta risco devido possibilidade de ocorrncias de curtos-circuitos ou mau funcionamento do sistema eltrico originando grandes incndios, exploses ou acidentes ampliados. importante lembrar que o fato da linha estar desenergizada no elimina o risco eltrico, tampouco se pode prescindir das medidas de controle coletivas e individuais necessrias, j que a energizao acidental pode ocorrer devido a erros de manobra, contato acidental com outros circuitos energizados, tenses induzidas por linhas adjacentes ou que cruzam a rede, descargas atmosfricas mesmo que distantes dos locais de trabalho, fontes de alimentao de terceiros. Arco voltaico Constitui-se em outro risco de origem eltrica.

O arco voltaico caracteriza-se pelo fluxo de corrente eltrica atravs de um meio isolante, como o ar, e geralmente produzido quando da conexo e desconexo de

disp

ositivos eltricos e em caso de curto-circuito.

Um arco voltaico produz calor que pode exceder a barreira de tolerncia da pele e causar queimaduras de segundo ou terceiro grau. O arco eltrico possui energia suficiente para queimar as roupas e provocar incndios, emitindo vapores de material ionizado e raios ultravioleta. Campo eletromagntico gerado quando da passagem da corrente eltrica alternada nos meios condutores. Os efeitos danosos do campo eletromagntico nos trabalhadores manifestam-se

especialmente quando da execuo de servios na transmisso e distribuio de energia eltrica, nas quais empregam-se elevados nveis de tenso. Os efeitos possveis no organismo humano decorrente da exposio ao campo eletromagntico so de natureza eltrica e magntica. Os efeitos do campo eltrico j foram mencionados acima. Quanto aos de origem magntica citamos os efeitos trmicos, endcrinos e suas possveis patologias produzidas pela interao das cargas eltricas com o corpo humano. No h comprovao cientfica, porm h indcios de que a radiao eletromagntica criada nas proximidades de meios com elevados nveis de tenso e corrente eltrica possa provocar a ocorrncia de cncer, leucemia e tumor de crebro. Contudo certos que essa situao promove nocividade trmica (interior do corpo) e efeitos endcrinos no organismo humano. Especial ateno aos trabalhadores, expostos a essas condies, que possuam em seu corpo prteses metlicas (pinos, encaixes, articulaes), pois a radiao promove aquecimento intenso nos elementos metlicos podendo provocar as necroses sseas, assim como aos trabalhadores portadores de aparelhos e equipamentos eletrnicos (marca-passo, auditivos, dosadores de insulina, etc..), pois a radiao interfere nos circuitos eltricos e podero criar disfunes e mau funcionamento desses. RAIOS.

A descarga atmosfrica, popularmente conhecida como raio, fasca ou corisco, um fenmeno natural que ocorre em todas as regies da terra. Na regio tropical do planeta, onde est localizado o Brasil, os raios ocorrem geralmente junto com as chuvas.

Como os raios se formam Durante as tempestades observa-se uma queda da temperatura e um aumento

da umidade relativa do ar, o que diminui suas propriedades dieltricas. Ao mesmo tempo, o movimento das nuvens provoca um aumento do potencial eltrico entre elas e o solo. Esses dois fatores contribuem para eventual movimento de cargas eltricas entre nuvem e solo, isto , uma descarga eltrica de curta durao mas de alta intensidade. PARA-RAIOS O pra-raios nada mais que um elemento metlico situado a determinada altura e eletricamente ligado a terra, de forma que as descargas ocorram pelo caminho mais fcil, protegendo as suas imediaes. O captor mais usado atualmente o tipo Franklin, que consiste de um conjunto de algumas hastes pontiagudas para facilitar a conduo, montado em um mastro vertical. At certa poca, foram usados tipos semelhantes, mas com adio de material radioativo que, segundo os fabricantes, aumentava o raio de ao. No so mais permitidos devido aos riscos inerentes. Em alguns casos so tambm usados fios horizontais como captores, mas esta forma no est no escopo desta pgina. Campo de proteo. Campo de proteo de um captor Franklin em mastro vertical.

dado pelo cone com vrtice no captor, com geratriz que faz ngulo de 60 com a vertical (para nveis de proteo maiores este ngulo dever ser menor). Assim, r = h 3 A figura abaixo mostra a instalao padro com apenas 1 captor. Entretanto, o nmero

de captores deve ser dado em funo da rea a proteger conforme critrio anterior. Todo o prdio e reas a proteger devem estar dentro do campo de proteo. O cabo de descida normalmente de cobre, com seo no inferior a 35 mm2. Como regra geral, a descida deve ser a mais direta possvel, com o mnimo de curvas. Essas, quando necessrias, devem ter raio mnimo de 20 cm. No deve haver emendas, exceto para os conectores indicados, prximos ao solo, que permite separar as partes para medies do aterramento. Os espaadores devem ser usados a cada 2 m no mximo e devem proporcionar um separao mnima de 20 cm entre cabo e prdio ou outras partes.

Aterramento Define-se como um sistema formado por hastes verticais, cabos ou ambos, que permite a fcil conduo da corrente recebida pelo captor para o solo.

O principal parmetro a considerar a resistncia do aterramento (definida conforme normas), que no deve ser superior a 10 ohms para uso geral e 1 ohm para prdios com explosivos ou inflamveis. Ela depende das dimenses e caractersticas construtivas do sistema (tambm chamado malha de terra) e da resistividade do solo, que depende da sua natureza geolgica e de outros fatores como temperatura, umidade, sais dissolvidos, etc. A tabela a baixo d valores mdios para os tipos mais comuns de solo.A variao grande para um mesmo tipo de solo.

Assim, o ideal efetuar medies em diversas pocas do ano para definir o melhor valor a considerar.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE RAIOS 1- perigoso tomar banho em chuveiros eltricos durante as tempestades? Sim. O chuveiro eltrico est ligado rede eltrica que alimenta a residncia e se um raio cair prximo ou sobre a mesma poderemos ter o aparecimento de "voltagens" perigosas na fiao e a pessoa que est tomando banho pode tomar um choque eltrico. 2-No devemos operar aparelhos eltricos e telefnicos durante as tempestades? No, pelo mesmo motivo apresentado no caso de tomar banho. Os aparelhos eltricos e telefnicos esto ligados a fios, que podem ter suas "voltagens" elevadas quando h queda de um raio sobre ou perto das redes telefnicas e eltricas, ou mesmo no caso de um raio que caia sobre a casa. 3- possvel se proteger contra os raios? Sim. A adoo de medidas de segurana pessoal minimiza bastante os perigos provocados pelos raios. A maior parte dos acidentes ocorre com pessoas que esto em locais descampados. Raramente temos acidentes com pessoas dentro de edificaes durante as tempestades com raios: Evite ficar em locais descampados e descobertos; As casas, edifcios, galpes, carros, nibus e trens so locais seguros; Dentro de uma edificao, procure ficar afastada (no mnimo um metro) de paredes, janela, aparelhos eltrica e telefnica; Evite tomar banho em chuveiro eltrico e operar aparelhos eltricos e telefnicos; Ficar em baixo de uma rvore alta e isolada muito perigoso, no entanto procura abrigo dentro de uma mata fechada seguro; Se estiver em local descampado, no carregue objetos longos, tais como guardachuva, vara de pescar, enxada, ancinho, etc; No entre dentro de rios, lagoas e mar; No opere trator ou qualquer mquina agrcola que no tenha cabine metlica fechada; Evite ficar perto de cercas e estruturas elevadas (torre, caixa d'gua suspensa, rvore alta, etc.); 4- possvel proteger equipamentos eltricos e telefnicos contra raios? Sim. Existem protetores especiais que devem ser instalados nas tomadas e nos telefones. Em dias de tempestade aconselhvel desligar os equipamentos das tomadas. 5- possvel proteger casas e edificaes contra raios? Sim. A norma brasileira NBR 5419 - Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas - Jun/93, estabelece os critrios e procedimentos para a instalao de praraios em casas e edificaes. 6-Existem os raio e o corisco? Raio e corisco so nomes popularmente utilizados para designar as descargas

atmosfricas. 7-O que "raio-bola"? um tipo de raio muito raro. Ele tem o formato de uma bola de fogo, que fica flutuando no ar e algumas vezes ele explode, podendo provocar queimaduras em animais e pessoas prximas. 8-Caem mais raios em locais rochosos? No existe evidncia cientfica de que o tipo de terreno influencie no nmero de raios que caem. O que sabemos que em locais elevados caem mais raios de que em locais mais baixos. 9-Redes eltricas que cortam fazendas aumentam os riscos com raios? Um raio que cai sobre uma rede eltrica, provavelmente cairia no mesmo local do terreno, mesmo se no existisse a rede eltrica. Como a rede eltrica se destaca, ou seja, ela acostuma ser um ponto elevado sobre o terreno, raio que iriam cair no solo ou sobre rvores acabam caindo sobre a rede. O perigo que a rede eltrica traz devido ao fato dela estar ligada instalao eltrica de casas e edificaes. Um raio que cai na rede eltrica ou nas suas proximidades acaba provocando o aparecimento de "voltagens" perigosas na fiao das edificaes. Quando um rebanho inteiro morre devido a um raio prximo a uma cerca, devido ao prprio agrupamento dos animais ou proximidade do rebanho da cerca. 10-O que atrai mais, o agrupamento de animais ou a cerca? O que atrai o raio a altura relativa do objeto ou animal em relao ao solo. O raio sempre cai na estrutura mais alta. Em muitos casos os animais so mais altos que a cerca e neste caso eles so pontos preferenciais para a queda de raios. Como a altura dos animais e da prpria cerca no grande, eles no atraem muitos raios. As rvores isoladas, em geral, atraem mais raios que cercas e animais. Mesmo no caso de uma cerca devidamente protegida (aterrada e seccionada), se um raio cair sobre ela e se junto dela estiver um rebanho, provavelmente o resultado ser catastrfico. O raio que cai diretamente na cerca emergiza apenas um trecho dela, ou seja, o seccionamento e aterramento evitam a energizao de toda a cerca. Apenas os animais junto ao trecho de cerca energizado correm grandes riscos. OUTROS RISCOS Riscos de queda Constitui-se numa das principais causas de acidentes nos setores eltricos, sendo caracterstico de diversos ramos de atividade, mas muito representativo nas atividades de construo e manuteno do setor de transmisso e distribuio de energia eltrica e de construo e manuteno de redes telefnicas. As quedas ocorrem em conseqncia de choques eltricos, de inadequao de equipamentos de elevao (escadas, cestos, plataformas), inadequao de EPI, falta de treinamento dos trabalhadores, falta de delimitao e sinalizao do canteiro do servio nas vias pblicas e ataque de insetos. RISCOS NO TRANSPORTE E COM EQUIPAMENTOS Neste item abordaremos riscos de acidentes envolvendo transporte de trabalhadores e a

utilizao de veculos de servio e equipamentos. Citamos como exemplo: Veculos a caminho dos locais de trabalho em campo. Para tanto comum o deslocamento dirio dos trabalhadores at os efetivos pontos de prestao de servios. Esses deslocamentos expem os trabalhadores aos riscos caractersticos das vias de transporte, sendo muitas vezes realizados em carroarias abertas ou em condies inadequadas potencializando esses riscos. Um agravante, tambm, da condio de risco situao em que o motorista exerce outra funo alm dessa, ou seja, mltipla funo. Como exemplo, atribuda ao motorista a funo de dirigir e inspecionar a linha, para encontrar pontos que demandam reparos ou manuteno, tarefas estas incompatveis. Veculos e equipamentos para elevao de cargas, cestas areas e cadeiras. Nos servios de construo, instalao ou manuteno em linhas redes eltricas e de telefonia nos quais so utilizados cestos areos, cadeiras ou plataformas, alm de elevao de cargas (equipamentos, postes) necessria a aproximao dos veculos junto s estruturas (postes, torres) e da grua junto das linhas ou cabos. Nestas operaes podem acontecer graves acidentes e exigem cuidados especiais que vo desde o correto posicionamento do veculo, o seu adequado travamento e fixao, at a precisa operao da grua, guincho ou equipamento de elevao. Alm das situaes acima descritas, agravam os riscos a utilizao de veculos improvisados. Riscos de ataques de insetos

Ataques de insetos, tais como abelhas e marimbondos, ocorrem na execuo de servios em torres, postes, subestaes, leitura de medidores, servios de poda de rvores e outros.

Ataque de animais

Ocorre, sobretudo nas atividades de construo, superviso e manuteno em redes de

transmisso em regies silvcolas e florestais.

Ateno especial deve ser dada possibilidade de picadas de animais peonhentos nessas regies. Tambm freqente no setor de distribuio de energia com os trabalhadores leituristas domiciliares, que so normalmente atacados por animais domsticos.

Riscos em ambientes fechados Os trabalhos em espaos fechados, como caixas subterrneas e estaes

de transformao e distribuio, fechadas, expem os trabalhadores ao risco de asfixia por deficincia de oxignio ou por exposio a contaminantes, tanto nas atividades do setor eltrico como no setor de telefonia. Nestes ambientes pode ocorrer a presena de gases asfixiantes (ex: monxido e dixido de carbono) e/ou explosivos (ex: metano, vapores de combustveis lquidos).

Estes contaminantes originam-se por formao de gases orgnicos oriundos de reaes qumicas nos esgotos e presena de agentes biolgicos de putrefao existentes nesses ambientes, e, ainda, de vazamentos de combustveis dos tanques subterrneos de postos de abastecimento e da canalizao de gs combustvel. Alm desses riscos, nos trabalhos executados em redes de distribuio de energia eltrica e de telefonia subterrneas, devido proximidade com redes de esgoto e locais encharcados, existe a possibilidade de contaminao por agentes biolgicos. Riscos ergonmicos So significativos, nas atividades do setor eltrico e telefnico os riscos ergonmicos, relacionados aos fatores: Biomecnicas - posturas no fisiolgicas de trabalho provocadas pela exigncia de ngulos e posies inadequadas dos membros superiores e inferiores para realizao das tarefas, principalmente em altura, sobre postes e apoios inadequados, levando a intensas solicitaes musculares, levantamento e transporte de carga, etc. Organizacional - presso no tempo de atendimento a emergncias ou a situaes com perodos de tempo rigidamente estabelecidos, realizao rotineira de horas extras, trabalho por produo, presses da populao com falta do fornecimento de energia eltrica. Psicossociais elevada exigncia cognitiva necessria ao exerccio das atividades associada constante convivncia com o risco de vida devido presena do risco eltrico e tambm do risco de queda (neste caso, sobretudo para atividades em linhas de transmisso, executadas em grandes alturas). Ambientais representados pela exposio ao calor, radiao, intempries da natureza, agentes biolgicos, etc. Calor. Nas atividades desempenhadas em espaos fechados ou em subestaes (devido proximidade de conjunto de transformadores e capacitores). Radiao solar. Os trabalhos em instalaes eltricas ou servios com eletricidade quando realizados em reas abertas podem tambm expor os trabalhadores radiao solar. Como conseqncias podem ocorrer queimaduras, leses nos olhos e at cncer de pele, provocadas por radiao infravermelho ou ultravioleta. Rudo. Presente nas usinas de gerao de energia eltrica, devido ao movimento de turbinas e geradores. Ocorre tambm em estaes e subestaes de energia, decorrente do funcionamento de conjunto de transformadores, como tambm da juno e disjuno de conectores, que causam forte rudo de impacto. Ascarel ou bifenis policlorados (PCB). Seu uso como lquido isolante em equipamento eltrico (ex: capacitores, transformadores, chaves de manobras e disjuntores) tornou-se

bastante difundido porque, alm de apresentar boas qualidades dieltricas e trmicas, resistente ao fogo. Apesar do uso desse produto estar proibido, transformadores e capacitores antigos podem cont-lo. Exposio dos trabalhadores pode ocorrer em atividades de manuteno executadas em subestaes de distribuio eltrica e em usinas de gerao, por ocasio da troca ou recuperao desses equipamentos, em especial, quando do descarte desse produto. Acidentes com vazamento de ascarel j ocorreram e encontram registro no nosso pas. Os danos sade causados pelo ascarel esto relacionados aos processos genticos da reproduo, funes neurolgicas e hepticas. Ainda, considerado como provvel carcinognico. UMIDADE. A umidade existente no ar produzida a partir de diversos tipos de fontes. Os alimentos que esto sendo cozidos produzem grande quantidade de vapor de gua. No processo de respirao desenvolvida pelos animais, inclusive o ser humano, produzido uma quantidade considervel de vapor de gua. Quando a temperatura ambiente sobe, nosso organismo produz o suor como forma de resfriar o nosso corpo. O Banheiro produz muito vapor de gua. Quanto mais quente e demorado for o banho mais vapor de gua produzida. As plantas, vasos, aqurios tambm produzem vapor de gua. Como a umidade afeta o nosso organismo: Quando aumenta a umidade do ambiente, o nosso corpo perde a capacidade de suar. Aumenta a dificuldade de respirar e o corpo se sente sufocado. Quando aumenta a umidade do ar, o nosso corpo transpira menos, o suor se condensa na pele e sentimos mais calor ainda. Quando aumenta a umidade do ambiente aumenta as condies biolgicas para os micro-organismos se desenvolverem. Da surgem mais Bactricas, Fungos e Mofos. Quando a umidade abaixa, o ar fica mais seco e, mesmo com a temperatura elevada, no sentimos tanto calor assim. Quando surgem os micro-organismos, surgem tambm as traas. RISCOS ADICIONAIS

Riscos Adicionais: todos os demais grupos ou fatores de risco, alm dos eltricos, especficos de cada ambiente ou processos de Trabalho que, direta ou indiretamente, possam afetar a segurana e a sade no trabalho. Temos como exemplo: Materiais de limpeza, materiais eltricos em desuso e equipamentos armazenados em cabines de fora. Veculo de transporte de pessoal inadequado. Terceiros na rea de trabalho. Som alto na rea de trabalho. Desavenas com colegas. Dividas. Etc.

You might also like