You are on page 1of 4

Formao Para Ministro extraordinrio da comunho

Aps o Conclio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituio dos Ministros Extraordinrios da Sagrada Comunho (MESC), fiis leigos cuja misso facilitar aos celebrantes a distribuio da S. Comunho em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote no possa fazer isso. A Santa S alerta, porm, que o exerccio desse ministrio deve conservar o seu carter supletivo e extraordinrio, no dispensando os Ministros Ordinrios (Bispos, presbteros, diconos) de fazer a sua parte. Este ministrio sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida crist autntica, sejam maduros na f, e possam servir a Igreja. Alm disso, o MESC deve ter uma boa formao doutrinria, pois pode tambm realizar a celebrao da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relao Eucaristia e as condies para receb-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conhea a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentao dogmtica, moral e sacramental. Os MECE devem, na medida do possvel, realizar estudos de doutrina: estudar os documentos da Igreja, as encclicas e cartas dos papas, o Catecismo, o Cdigo de Direito Cannico, etc. importante que o Ministro conhea os documentos especialmente referentes Eucaristia, afim de exercer retamente esse ministrio. Os Papas sempre falam da Eucaristia, pois ela o centro da vida da Igreja como disse Joo Paulo II na encclica Ecclesia de Eucharistia (A Igreja vive da Eucaristia), de 2003. O mesmo Papa publicou a Carta Apostlica Mane Nobiscum Domine, em 2004, no Ano da Eucaristia. Paulo VI publicou a Misterium Fidei, em 1965, sobre o culto da Eucaristia. De especial importncia que os ministros estudem a Instruo da Congregao para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Redemptionis Sacramentum, sobre algumas coisas que se devem observar e evitar acerca da Santssima Eucaristia. Esta Instruo foi preparada por determinao do Papa Joo Paulo II em colaborao com a Congregao para a Doutrina da F e o mesmo Pontfice a aprovou no dia 19 do ms de maro de 2004, para coibir os erros e abusos que ocorrem na celebrao. Esta Instruo esclarece muitas dvidas sobre a celebrao da Eucaristia. tambm importante que o Ministro conhea a Instruo Geral do Missal Romano, que disciplina a celebrao da Santa Missa. Muitos procedimentos so feitos de maneira errada porque no se conhece ou no se observa essa Instruo. Por exemplo, no lcito deixar que cada fiel se sirva da Eucaristia sem que haja um

Leandro Paulo do Couto

Pgina 1

Ministro a distribu-la. A Eucaristia deve ser entregue a cada comungante e no apenas deixada sobre o altar disposio. Outras orientaes so dadas pela Igreja em outros aspectos como a distribuio da Eucaristia na mo dos fiis; o comungar de joelhos, o ajoelhar no momento da Consagrao. Esses documentos podem ser encontrados nos site (www.cleofas.com.br) e/ou no site do Vaticano (www.vatican.va). Por outro lado, o MESC, como um agente da Igreja, precisa conhecer a doutrina catlica de maneira ampla. O nosso povo catlico carente do conhecimento dessa doutrina, e por isso levado para outras comunidades eclesiais e seitas que no se coadunam com a f catlica. O MESC que vai s casas, precisa dessa formao para levar a verdade da Igreja ao povo. Para isso fundamental que ele estude o Catecismo da Igreja, que um manual completo da doutrina catlica; como disse Joo Paulo II o texto de referncia, seguro e autntico para o ensino da doutrina catlica (Fidei depositum). O MECE no um mero despachante rpido e prtico. O amor s coisas sagradas deve tornar espontnea a observncia de tais instrues.

O QUE SO MINISTRIOS

A palavra ministrio ( do latim, ministerium ) significa servio funo servil e todo cristo chamado a servir, como uma espcie de prestao de servios a indivduos e grupos, por parte de uma pessoa que o faz de modo espontneo e organizado. O ministrio tem uma caracterstica comunitria: A cada um Deus confere dons para que possa coloc-los a servio da comunidade ( Rom. 12,4-5). Todos ns conforme o Dom que cada um recebeu de Deus, consagrai-nos ao servio uns dos outros, como bons dispensadores das diversas graas de Deus ( I Pd 4,10 ). misso da Igreja pregar o Evangelho, pois a Igreja toda ministerial, prestadora de servios. Ela servidora, porque o prprio Jesus falou: Eu vim para servir o Pai enviou seu filho para prestar servio humanidade. Ns estamos no mundo para dar continuidade ao servio de Deus, tarefa nossa, porque a Bblia nos fala muito dos ministrios. Existem 2 tipos de ministrios:

A Ministrios Ordenados aqueles que recebem o Sacramento da Ordem > Dicono, Padre e Bispo. A Igreja atribui um valor muito especial a esses ministrios, porque os

Leandro Paulo do Couto

Pgina 2

considera institudos por Cristo. No Sacramento da Ordem, o prprio Cristo que investe da sua autoridade os ministros ordenados.

B Ministrios no Ordenados certo que ao lado dos Ministrios Ordenados, a Igreja reconhece tambm o lugar dos Ministrios no Ordenados que so aptos para assegurar um especial servio da mesma Igreja. So os que tm como base o batismo e a crisma. No esto acima do padre, no o superam, mas prestam um servio prprio, original, insubstituvel. MINISTRIO > um servio prestado comunidade, respondendo a uma necessidade duradoura ou permanente desta comunidade. A pessoa que tem esta funo representa a prpria comunidade, agindo em nome dela, mas com muita cautela, longe de ser autoritrio, longe de exercer poder. O ministro dever conscientizar-se de que a sua preocupao est votada para uma relao intima entre o ministrio e a comunidade. Ele carregar consigo, que o ministrio estar a servio da comunidade, isto , de todos os cristos, tornando essa comunidade mais ativa, mais missionria.

A FORMAO
A formao de Ministros Extraordinrios da Sagrada Comunho dever voltar-se para os seguintes pontos: A - Cooperar diretamente com o proco na Pastoral Eucarstica. B - Levar a Sagrada Comunho aos enfermos e idosos e aos impossibilitados de irem Igreja. C - Auxiliar o proco na Celebrao Eucarstica D - Agir sempre em comunho com o proco e sob a orientao da hierarquia da Igreja Particular da diocese a que pertence. E - Ter como base o ministrio eucarstico no qual o Corpo de Cristo nos oferecido como alimento at que Ele venha. Sendo um setor do Centro Pastoral, dever o Ministrio Extraordinrio da Sagrada Comunho estar apto a participar da Pastoral de Conjunto com os ministrios afins: ( Diconos, aclitos, evangelizadores...). A ESPIRITUALIDADE O aprimoramento espiritual dos Ministros Extraordinrios da Sagrada Comunho dever realizar-se dentro das seguintes normas: A Estudo e pesquisa dos documentos da Igreja.
Leandro Paulo do Couto Pgina 3

B - (.....) C - Reciclagem por meio de cursos, conferncias, seminrios e Outros. D - Permanente atualizao teolgico pastoral luz da Eucaristia, buscando a santificao prpria e do outro. A tendendo com dedicao aos servios caritativos. Cada Ministro, por ser perante o mundo, testemunho da ressurreio e da vida do Senhor Jesus, e sinal do Deus vivo. Deve aprimorar-se na orao, praticar a penitncia, conhecer os documentos da Igreja e viver a doutrina crist. As coordenadorias arquidiocesanas regionais e paroquiais, em sintonia com o responsvel por este ministrio, devem oferecer os subsdios necessrios para a realizao dos aprofundamentos nos correspondentes nveis. A MISSO O Ministrio Extraordinrio da Sagrada Comunho tem por objetivo suprir uma necessidade da igreja, atribuindo ao ministro extraordinrio o desempenho das seguintes atividades: A Ministrar a Sagrada Comunho aos outros fiis, quando necessrio, durante a Santa Missa. B- Irradiar sempre que oportuno, a mensagem da Palavra de Deus por ocasio das visitas, ou no ambiente comunitrio, de forma evangelizadora. Os ministros extraordinrios devero ajudar-se mutuamente e confraternizar-se entre si, tanto no plano espiritual como no plano material.

Leandro Paulo do Couto

Pgina 4

You might also like