You are on page 1of 9

A fuga Trgica

O velho casaro do Macau do Meio, onde funciona hoje o Frum, foi, durante muitos anos, a cadeia de Diamantina. No o foi desde os tempos coloniais, pois a primitiva ficava no Largo do Rosrio, tendo em frente o pelourinho onde foi outrora aoitado Isidoro , o mrtir, aquele garimpeiro que se tornou o smbolo da destemida classe de mineiros que considerava as riquezas da terra um dom da Providncia acessvel a todos que as fossem tirar. Mudada para a casa do Macau do Meio, talvez ainda no sculo XIX ou nos primeiros dias do sculo XX, a cadeia no apresentava mais em 1918, as condies mnimas de higiene e conforto necessrio a uma casa onde viviam as criaturas humanas segregadas da sociedade e destinadas regenerao. O pavimento inferior, onde ficavam os presos, era um antro infcto de aparncia repulsiva, rescendendo a mofo e a cheiro de corpos que jamais se banhavam. Havia trs ou quatro amplos sales, cheios de presos mal asseiados que nem ao menos tinham cama e dormiam em esteiras, no cho trreo. A direita de quem entrasse no vestbulo, havia uma sala menor destinada s mulheres. Esta no era melhor do que as dos homens e nem ao menos era fechada a no ser com a grade da porta e a da janela, sendo, por tanto, devassada pelos soldados do corpo da guarda. As instalaes sanitrias nem deveriam ter este nome. Constavam as privadas feitas de banca de madeira sobrepostas fossas, j cheia e de horrvel mau cheiro. Nesta verdadeira masmorra medieval, onde s faltava a cmara de tortura para realmente se identificar com as prises daquela poca, viviam criminosos de toda a espcie, desde os primeiros e passionais at os verdadeiros facnoras que matavam para roubar ou para dar largas dar largas ao seu instinto de perversidade. No era fcil a regenerao em tal ambiente. Contudo, por paradoxal que parea, havia velhos prisioneiros, tidos por bons e muito conhecidos da cidade. Nenhuma famlia diamantinense deixou de dar servios de latoeiro e bombeiro ao Seu Cassimiro, detento antigo de muita habilidade profissional. Ningum sabia que crime havia ele cometido, entretanto, estava ali havia muitos anos e, com era bom, hbil e trabalhador, todos o estimavam. Era muito comum esse preso e outros mais fazerem pequenos servios, visando apenas, em pagamento, um gole de caf e um pedao de po.

Apesar da rotina da administrao, as autoridades competentes chegaram concluso de que a cadeia local j no preenchia os fins a quem se destinava. Isto em 1818 onde j estavam adiantados os estudos penais e a criminologia se libertava das teorias lombrosianas que negavam o livre arbtrio. A opinio que desde ento dominava era que a cadeia deveria ser um reformatrio e para tal, deveria ter as condies necessrias ao processo psicolgico que se visava obter na mente do detento. Nessa poca, era delegado de polcia o jovem Dr. Tlio Moura, de distinta famlia local, to bom de corao que dizia-se na casa dele no consentia matassem galinhas para comer. Depois de um ano de construo, terminaram a cadeia nova no mesmo local onde havia o antigo teatro colonial, com linhas do estilo Imprio, francs, o qual nunca foi acabado, por lhe ter faltado forro. Este magnifico edifcio foi vandalmente posto abaixo para nele se construir a nova cadeia que, apresentando melhores e mais higinicas instalaes, era, contudo, de mau gosto arquitetnico, de um estilo a 1900, surgido tardiamente. Finalmente, ficou definitivamente marcada a mudana dos presos para a nova casa. Antes, porm, algumas senhoras piedosas e as irms do Colgio Nossa Senhora das Dores conseguiram permisso das autoridades para fazer celebrar na antiga priso uma missa com comunho geral dos presos. O ato realizou-se em uma manh de maio. Era de notar o respeito e recolhimento dos detentos, muitos dos quais receberam a hstia consagrada, com muita devoo. A mudana efetuou-se trs dias depois e comeou muito cedo, logo que clareou o dia. Por falta de carregadores suficientes, os prprios detentos deveriam conduzir as suas coisas e ainda outras da priso. O Jos Marcelino, um criminoso de morte, foi encarregado de trazer uma grande trouxa. Pelas ruas da cidade, os presos eram vigiados por soldados embalados e, atrs de todos, vinha o delegado, o Dr. Tlio Moura. Ao chegar em frente nova priso, repentinamente o Marcelino atirou a trouxa cara do guarda que lhe estava prximo e disparou em vertiginosa corrida pelo largo em direo igreja do Rosrio que contornou, desaparecendo dos olhos dos outros guardas atnitos. O Dr. Tlio, tomou, ento, uma rpida resoluo: tirando o revolver, manteve em respeito os demais presos, e ordenou a todos os soldados que ali estavam que perseguissem o preso e o capturassem.

Quem conhece bem Diamantina sabe que, atrs da igreja do Rosrio, o terreno extremamente acidentado, descendo em forte declive para o vale da Palha. H inmeros obstculos, como pedras, rvores, espinheiros, etc., que dificultam a passagem por ali. Entretanto, o homem corria desabaladamente, depois de ter saltado o muro de trs da igreja. Os soldados, quando a chegaram, j foram v-lo a grande distncia, saltando, caindo e levantando-se para tornar a correr. Perderam a esperana de agarr-lo, porque se chegasse ao Arraial de Baixo encontraria muitas lapas e rvores da Chcara do Juca Neves, onde esconder facilmente at a noite para prosseguir escapula. O Dr. Tlio, neste momento, estava longe, no podendo alvitrar-lhes o modo de agir. O prisioneiro distanciava-se e, nesta conjuntura eles prprios resolveram como fazer: ajoelharam-se fizeram pontaria sobre aquele vulto em movimento e abriram fogo. Cinco ou seis espingardas detonaram quase ao mesmo tempo e algumas repetiram os tiros. O pobre homem, mortalmente atingido, deu um salto e estendeu-se no solo de barriga para baixo. Constatou-se depois que havia recebido dois tiros no crnio e dois nas costas. Concluda a macabra tarefa, foram procurar o Dr. Tlio e o cabo, adiantando-se, disse: - Doutor, tivemos de atirar, seno o homem no seria mais apanhado. - Quem lhes deu ordem de tal? Exclamou indignado o delegado. - Ningum doutor, mas ns tnhamos que resolver, seno o homem iria embora. Alm disso, o senhor sabe que nas diligncias o criminoso dever ser apanhado vivo ou morto. - Sei disso, mas vocs no estavam em diligncia e parece que no sabem, o valor da vida humana. - Pacincia, doutor, agora j no h mais jeito. - Isto vai dar complicaes: ponderou o delegado. Com um rito de amargura, o Dr. Tlio terminou a tarefa e providenciou o recolhimento do cadver. Este tinha um aspecto horrvel e foi recolhido em um lenol. Quando o examinaram encontraram uma pequena bolsa de couro presa por um cordel, que o detento trazia no pescoo. Ao abrirem, a surpresa foi maior; l estava, aparentemente, uma partcula e um bilhete. Neste, o detento explicava que era a hstia consagrada que recebera no dia da comunho. Ele acreditava que a sagrada partcula o livraria das balas dos soldados.

O fato foi levado ao conhecimento do Sr. Arcebispo que, pessoalmente, foi priso para recolher a partcula sagrada. Mais tarde, um jornal de Belo Horizonte, por motivos polticos, quis levantar a hiptese da culpalidade do Dr. Tlio, na trgica ocorrncia. Este jovem delegado estava, entretanto, to isento de culpa que, o rigoroso inqurito instaurado provou, desde logo, a sua completa inocncia.

Mistrio ou castigo
Em Diamantina, refere-se a histria do seu passado: Algum, nesta cidade, querendo zombar dos sentimentos religiosos de outrem, isto na Sextafeira da Paixo; mostrando-lhe 1 quilo de carne de porco que levava para casa, disse: Olha, aqui... Voc, certamente, no come carne, hoje, mas eu que no rezo pela mesma cartilha,

vou passar bem! No, admira, amigo, respondeu-lhe o outro, porque, quem rumina o ano inteiro, nenhuma

vantagem faz, deixando de ruminar tambm hoje... Mas o caso que reza a velha histria que esse aconteceu no Arraial dos Forros, desta cidade, com a horrvel decepo para o atrevido e audaz incro, que a carne estava bem preparada, cheirando o seu tempero no fundo de uma gamela de madeira, para ser levada ao fogo. Qual, porm no foi o castigo, quando a cozinheira foi destampar a gamela, e, em vez de carne cheirosa, deu com uma poro de cobrinhas que se moviam no fundo da gamela!!! Este fato autntico, e ainda existe nesta cidade uma respeitvel senhora mui velhinha que se recorda dele e o confirma. Quem quiser que abuse, mas espere o troco... , o castigo!

As aventuras do Joo Francisco


No h cidade do interior que no tenha o seu tipo de patusco. Diamantina no faz exceo s demais e dada a caracterstica inteligncia dos filhos da terra, o tem com mais esprito e finura que muitos outros seus colegas bufes municipais. Tais gaiatos tem uma sina e um programa: divertir os demais. A fama que adquirem tal que nunca so levados a srio, nem mesmo quando tratam de assuntos mais circunspectos, como um personagem de Monteiro Lobato, fazem as pessoas rebentar de rir, mesmo quando solicitam um emprego, pedem casamento ou queixam de alguma molstia grave. Assim era o Joo Francisco, em Diamantina, nos primeiros anos deste sculo. Parente por linhas transversas de uma distinta famlia local, este rapaz era bem recebido em toda a parte e todos o estimavam. No havia gente triste que ele logo no fizesse rir com ditos brejeiros, anedotas e, sobretudo, contando as suas patuscadas de vagabundo. Havia grande indulgncia para com os seus atos, s vezes, pouco austeros, mas sempre engraadssimos. No fundo, o rapaz era de boa ndole: se roubava galinhas nos terreiros dos ricos, em compensao era incapaz de dar o menor prejuzo aos pobres, a quem pelo contrrio, ajudava, muitas vezes, dando-lhes dinheiro e prestando servios. Tinha tambm grande esprito de justia e tratava a todos com bondade e prstimo. Para caracterizar a vivacidade do seu esprito e tendncia malandragem, basta o seguinte fato de quando ainda criana: Havia na cidade um celebre delegado, de nome Maldonado, que era prepotente e arbitrrio. Sem se estribar em nenhuma lei, resolveu proibir o trnsito pelas ruas, depois das nove horas da noite. S permitia excees muito restritas, ao seu critrio. Quando o velho relgio da S batia s nove badaladas, a cidade ficava deserta e os poucos retardados dirigiam-se apressados s prprias resid6encias. Era um regime quase de terror uma reminiscncia da lei draconiana dos intendentes, no perodo colonial, em que, depois daquela hora, s se ouvia, nas ruas, o passo cadenciado da ronda noturna, fazendo tinir as armas que eram, ento, lanas alabardas e partazanas. O Maldonado era o terror das mulheres velhas que, s oito e meia da noite, saam das casas das amigas e da visita ao Santssimo, para tornar a o lar antes de dar nove horas.

Ora, a uma noite, o nosso Joo Francisco que teria os seus treze anos, deixou-se ficar na rua depois das nove. No beco atrs da S, ele, que ia correndo, foi interprelado por um soldado apertado: - Psiu, menino, que que est fazendo na rua a esta hora? A principio, embatucou; depois a sua imaginao frtil concebeu uma idia: - Seu guarda, me solte, t com muita pressa. - Pra que, menino? - Vou busc parteira pra minha me!

Era mentira, mas o guarda no sabia e soltou-o. Quando j rapaz, apenas por esprito de aventura, se metia em roubos de criaes, com mais dois ou trs companheiros de vadiagem. Certa vez, ele, com dois outros companheiros de vagabundagem abafaram um leito grande, no largo do Curral. Mataram o bicho no prprio local e vinham trazendo para divid-lo, no Rio Grande, em casa de um dos componentes da roda. Descendo a rua de So Francisco, tinham de passar por perto da cidade. Eram oito horas da noite. Conhecidos que eram, certamente seriam interpelados pela guarda da priso, para que explicassem onde obtiveram o porco. Foi quando o Joo Francisco, teve uma idia: despindo o velho sobretudo, j bastante surrado que usava, colocou o animal dentro e, auxiliado pelos outros dois, vieram carregando o fardo pela rua abaixo. Quando passavam adiante do velho presdio, um solado saiu da guarita e indagou: E passaram. Algumas vezes ele e os outros da scia chegaram a passar fome. Em certa ocasio, estavam rodando nas proximidades do Barraco da Cavalhada Nova, quando sentiram delicioso aroma de carne assada. Atrados por aquela sedutora emanao, aproximaram-se e viram um tropeiro assando em um brazeiro uma grande manta de carne seca, com um aspecto de extasiar o prprio Pantagruel. - Que que vocs levam a? - o nosso companheiro, coitado! - Morreu ou est doente? - Qual nada; pileque. T ruim o homenzinho. Tamo levando ele para casa.

O Joo Francisco, com gua na boca, chamou os dois de parte e exps o seu plano. Em seguida, vieram vindo, com quem no quer, e, por um motivo de somenos, comearam uma grande discusso que foi se elevando de tom at degenerar em briga feia. Pelo menos assim o pensou o tropeiro e, no honesto propsito de apasigu-los, largou a carne de um lado e foi exortar um deles que j brandia o punhal. Neste momento, o Joo Francisco deu uma voltinha, apoderou-se do ambicionado assado e saiu em desabalada carreira pelo Burgalhau a abaixo. O tropeiro no o viu. Os outros dois aceitaram logo a interveno, cessaram de brigar e tambm deram as de vila Diogo. Dez minutos depois, em frente Capela do Bambes, os trs, j reconciliados da briga comiam grandes bocados da carne tostada e suculenta. Os roubos de jaboticabas dessa trinca de malazartes so incontveis. Todas as chcaras da cidade foram vtimas deles, com exceo das que tinham cachorros bravos. O mais burlesco dos episdios da histria movimentada do Joo Francisco foi o que se deu com o Major Ferno. Nessa poca, era costume em Diamantina lavarem-se os corpos dos falecidos, antes de serem vestidos dos trajes com que faziam a sua ltima viagem aos carneiros das igrejas. Se era homem, os amigos da casa, ou simplesmente os conhecidos, ajudavam nesse fnebre mister. Em seguida, havia bebida e ceia para os que velavam o cadver. Certo dia, um dos companheiros do Joo Francisco, encontrou-o e deu-lhe uma boa nova: - Esta tarde vamos ter lava-corpo, velrio e o complemento: cachaa e ceia. - Porque? Quem morreur? - O Major Ferno. - pr j. L foram os dois que, encontraram um terceiro companheiro e tocaram pra a casa do Major, no Macau de Baixo. Quando chegaram, o Joo Francisco bateu palmas e esperou. Veio uma criada, abriu uma porta do corredor e perguntou; - Que ? O Joo Francisco adiantou-se, j arregaando as mangas e disse: - Estamos aqui pra lavar o corpo.

No corredor havia outra porta que dava para o quarto do Major. Este gritou da cama, enraivecido: - Lavar meu corpo no, canalha, que ainda no morri. Desnecessrio ser dizer que os trs correram, em desabalada carreira, pela rua afora, rindo a mais no poder. A ltima troa do Joo Francisco, de que tenho notcias, acabou infelizmente, em tragdia e foi no Rio de Janeiro. Tendo-se transferido para aquela capital para tentar a vida, o Joo Francisco se apercebeu logo de um trao caracterstico do carioca a curiosidade. Sabia que basta parar na rua e observar algo atentamente para imediatamente se formar uma roda de curiosos. Uma tarde, ele e outro conterrneo resolveram a se divertir com a curiosidade do povo do Rio. Em conseqncia, pararam em frente a uma vitrina e se puseram a apontar para um objeto que l estava, fazendo exclamaes e comentrios exagerados, com gesticulaes excessiva. Logo parou um transeunte; em seguida outro e mais outro. Dentro de cinco minutos havia, em frente montra uma verdadeira multido... mas ningum sabia do que se tratava, com exceo dos dois diamantinenses. Infelizmente, houve um conflito entre dois dos curiosos que se esforavam pra ver melhor, resultando uma apunhalar o outro. Anos depois, o Joo Francisco resolveu, finalmente, a levar a vida a srio: casou-se, tornando-se o que hoje: um chefe de famlia exemplar. MOURO, Paulo Krger Corra, Voz de Dtna, 1948. O Cruzeiro da Igreja do Rosrio foi erguido em 1825 pelos missionrios do Caraa, para recordar a segunda misso em Diamantina, visto que a primeira fora realizada anos antes, por um bom zeloso Frade Capuchinho. E como se soube disto? Nesta cidade ainda viva uma pessoa idosa (1946) no Arraial de Baixo que disse ao traador destas linhas: O Cruzeiro do Rosrio foi erguido por Frei Jeronimo e Frei Moura, que vieram de muito longe pregar para o povo. Minha bisav assistiu a tudo e viu e repetiu vrias vezes.

TRABALHO DE HISTRIA
CONTOS DE DIAMANTINA

Aluna: Kamila Kelly Pacheco Pereira 6 4

You might also like