You are on page 1of 5

Metalurgia & Materiais

Decomposio da fase majoritria do cimento Portland - Parte II: alita com adies de Fe e Al
Jorge Alberto Soares Tenrio
Dr., Prof. Associado, EPUSP REDEMAT ,

Fernando Gabriel da Silva Arajo


Dr., Prof. Adjunto, Dep. de Fsica, REDEMAT/UFOP E-mail: fgabriel@iceb.ufop.br

Srgio Snego Raymundo Pereira


Bach. Qumica, Dep. Eng. Met. e de Materiais, EPUSP

Andra Vidal Ferreira


M.Sc.,CDTN/CNEN, doutoranda REDEMAT/UFOP

Denise Crocce Romano Espinosa


Dr., Dep. Eng. Met. E de Materiais, EPUSP

Alexandre Barros
Dr., Dep. Eng. Met. e de Materiais, EPUSP

Resumo
As propriedades do cimento Portland esto diretamente relacionadas s concentraes de suas fases constituintes, principalmente a alita, a belita, a fase ferrtica e o aluminato. A alita, de composio 3CaO.SiO2 e abreviada por C3S, deve ser o constituinte majoritrio do clnquer aps o processamento, pois sua reao de hidratao que confere a resistncia mecnica ao cimento curado. A belita, de composio 2CaO.SiO2 e abreviada por C2S, est presente como o primeiro complexo de cal e slica formado no aquecimento e, sendo mais estvel a baixas temperaturas que o C3S, volta a se formar no resfriamento. O aluminato est presente principalmente na forma de 3CaO.Al2O3, abreviado por C3A, enquanto a ferrita aparece como constituinte principalmente na forma 4CaO.Al2O3.Fe2O3, abreviada por C4AF. Os teores de ferrita e alumina, no entanto, alteram a estabilidade da alita, com conseqentes alteraes na reatividade do cimento. O presente trabalho estuda os efeitos de adies de Fe2O3e Al2O3 sobre a estabilidade da alita e apresenta diagramas CCT para a decomposio da alita na presena desses compostos. Palavras-chave: Cimento, decomposio da alita, efeitos de Fe e Al.

Abstract
The properties of Portland cement are directly related to the concentrations of its major phases, i.e., alite, belite, the ferritic phase and the aluminate phase. Alite, with the composition 3CaO.SiO2, known as C3S, should be the major component of the clinker after processing, once its hydration produces the high yield strengths of cured cement. Belite, with the composition 2CaO.SiO2, known as C2S, is the first lime and silica complex, formed during the heating process. It presents higher stability at low temperatures than C3S, so that it tends to be formed again during the cooling cycle, from the decomposition of alite. The aluminate phase appears mainly with the composition 3CaO.Al2O3, known as C3A, and the ferritic phase appears with the composition 4CaO.Al2O3.Fe2O3, known as C4AF. However, the ferrite and alumina contents affect the alite stability, and consequently, its reactivity. This paper studies the effects of Fe2O3 and Al2O3 additions over the alite stability and presents CCT diagrams for the alite decomposition in the presence of these compounds. Keywords: Cement, alite decmoposition, Fe and Al effects.

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 113-117, abr. jun. 2003

113

1. Introduo
As propriedades de hidratao e endurecimento do cimento Portland esto diretamente relacionadas quantidade de aluminato triclcico, ou alita, nele presente. Tenrio et al.[1] investigaram a influncia da velocidade de resfriamento sobre o teor final de alita, em um clnquer de cimento contendo alita pura, monofsico a altas temperaturas, de composio 3CaO.SiO2. Naquele trabalho, ficou demonstrado que praticamente toda a alita est decomposta j a 870C, para uma velocidade de resfriamento de 0,5C/min, enquanto, mesma temperatura, menos de 20% em peso da alita se decompem, para uma velocidade de resfriamento de 10C/min. O clnquer industrial formado por quatro constituintes principais: alita, belita, aluminato triclcico e ferroaluminato tetraclcico, respectivamente 3CaO.SiO2, 2CaO.SiO2, 3CaO.Al2O3, 4CaO.Al2O3.Fe2O3, ou, ainda, C3S, C2S, C3A e C4AF, na nomenclatura especial dos compostos do cimento Portland. O C3S o principal constituinte do clnquer, sendo o maior responsvel pelas propriedades mecnicas do cimento aps hidratao e cura. Em trabalhos recentes, Stank e Sulovsk[2] estudaram os efeitos do polimorfismo da alita sobre a resistncia do cimento, enquanto Velez et al.[3] estudaram o mdulo elstico de cada uma das fases constituintes do cimento, porm sem estudarem diretamente os efeitos do percentual de alita na amostra. A alita representa 50% a 70% do peso do clnquer, enquanto o C2S representa 15% a 30%, o C3A 5% a 10% e o C4AF representa 5% a 15%. O C3S um composto metaestvel temperatura ambiente, podendo se decompor em C2S e CaO, e sua incorporao ao clnquer feita atravs do resfriamento rpido da carga do forno.[4,5] No aquecimento de uma mistura contendo apenas carbonato de clcio e slica, para a formao de alita pura[1], a formao de C2S se d principalmente entre 1100 e 1200C, enquanto a formao de C3S se inicia apenas a 1400C e segue lentamente at temperaturas su114

periores a 1500C. A formao dessas fases se d por difuso no estado slido, o que explica as baixas velocidades de reao observadas. O clnquer industrial, por sua vez, produzido a partir de uma mistura contendo calcrio, argila e, eventualmente, bauxita, que contribuem tambm com outros elementos metlicos importantes no processo, como o alumnio, o ferro e o magnsio, alm de outros metais na forma de impurezas[6,7]. O alumnio e o ferro esto presentes em concentraes relativamente altas e formam o aluminato triclcico, C3A, e o ferroaluminato tetraclcico, C4AF, que so fases intersticiais entre os cristais de alita e belita. Os efeitos da presena de impurezas, nas concentraes de alita e belita nos clnqueres, vm sendo estudados por vrios autores, como Masaki e Maki[8], que mostram a influncia da presena de MgO e SO3, durante o reaquecimento prolongado, e Altun[9], que estuda a influncia dos teores de CaF2 e MgO. Ambos concluem que os efeitos esto relacionados a alteraes na viscosidade das fases lquidas, provocadas pelas impurezas. Entretanto no h trabalhos estudando as implicaes diretas dos teores dos prprios constituintes das fases lquidas do cimento. A formao de C4AF se d a temperaturas na faixa entre 1100 e 1250oC, enquanto a formao de C3A se d tipicamente na temperatura de 1100oC, quando ocorre a converso do C12A7, formado entre 900 e 1100C [4,5]. A temperaturas prximas de 1300C, o C3A e o C4AF comeam a se fundir, formando uma fase lquida, localizada na interface dos gros, que envolve os cristais de C2S j formados. A presena dessa fase lquida acelera a reao de formao do C3S, posto que a difuso acelerada. A velocidade de difuso e, conseqentemente, a capacidade de clinquerizao, est relacionada quantidade e viscosidade da fase lquida. O C3A pode apresentar-se sob trs formas: cbica, ortorrmbica e tetragonal. Duas formas sempre podem coexistir e existem diferenas de reatividade entre as trs formas: a cbica hidrata-se mais rapidamente que as duas outras

formas, que so semelhantes[10]. O ferro-aluminato apresenta-se com a estrutura ortorrmbica e constitui-se de uma soluo slida de composio C2(AxF1) O , sendo que x varia entre 0 e 0,7, e o x 2 5 C4AF a composio predominante, com x = [11]. O C4AF apresenta valor hidrulico baixo e tem pequena participao na resistncia aos esforos mecnicos do cimento. Sua propriedade principal a resistncia corroso qumica e tambm responsvel pela colorao cinzenta do clnquer[11]. O Al e o Fe, presentes na mistura para a produo do clnquer, alm de terem papel fundamental na formao da alita, so essenciais s propriedades finais do cimento, pois determinam as fases presentes e suas concentraes no clnquer aps o resfriamento. O resfriamento do clnquer uma das fases mais importantes da sua formao, pois dele depende a estabilidade, o idiomorfismo e a decomposio dos cristais de alita, a formao de belita secundria, o contedo de cal livre secundria e a formao do aluminato clcico, sendo que estes dois ltimos componentes condicionam os fenmenos de expanso no cimento.[11] No presente trabalho, sero estudados os efeitos das concentraes de ferro e alumnio sobre a estabilidade da alita pura durante o resfriamento, em vrias velocidades. So geradas curvas CCT para a alita na presena de Fe2O3 e Al2O3.

2. Procedimento experimental
Alita pura pulverizada, produzida com o procedimento descrito por Tenrio et al.[3], foi dopada com 0,8% de Fe2O3. Aps a dopagem, a mistura foi homogeneizada por cerca de 1 hora e foram produzidos cinco conjuntos de 6 briquetes cada. Cada conjunto foi mantido a 1450C, por cerca de 20 minutos, e resfriado com velocidades de 10, 8, 5, 3 e 1C/ minuto respectivamente. Para cada velocidade de resfriamento foi retirado um briquete, nas temperaturas de 1200, 1120, 1040, 960, 880 e 800C, seguido de tmpera em lcool e estocagem em estufa.

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 113-117, abr. jun. 2003

Foi feita uma anlise qumica de cada um dos briquetes, para a determinao do teor de CaO e clculo do teor de C3S, conforme descrito por Tenrio et al.[3]. Alita pura foi tambm dopada com 0,8% de Al2O3. A composio 0,8% foi escolhida para que se possa fazer a comparao com os resultados obtidos para a alita dopada com 0,8% de Fe2O3. Para a alita dopada com Al2O3, realizou-se o mesmo procedimento experimental que para a alita dopada com Fe2O3. A partir dos dados obtidos, foram construdas curvas CCT para a alita dopada com Fe e para a alita dopada com Al, que foram comparadas s curvas de decomposio da alita pura, apresentadas por Tenrio et al.[3].

alita dopada, respectivamente, com 0,8% de Fe2O3 e com 0,8% de Al2O3, no resfriamento a partir de 1450C, para as velocidades de resfriamento de 10, 8, 5, 3 e 1C/min, nas temperaturas de 1200, 1120, 1040, 960, 880 e 800C. A porcentagem em peso de C3S decomposto foi calculada a partir da equao C3S => CaO + C2S. Como o peso molecular do C3S de 228 g/mol, o do CaO de 56 g/mol e o do C2S de 172 g/mol, verifica-se que o CaO que pode ser liberado da decomposio da alita representa 24,6% da massa total. Desta forma, cada 1% em peso de CaO liberado corresponde a 4,065% em peso de C3S. As Figuras 3 e 4 mostram o percentual em peso de alita decomposta durante o resfriamento de amostras de alita dopada, respectivamente, com 0,8% de Fe2O3 e com 0,8% de Al2O3, no processo de resfriamento a partir de 1450C, em funo da velocidade de resfriamento.

3. Resultados e discusso
As Figuras 1 e 2 mostram o percentual, em peso da amostra, de cal livre resultante da decomposio das amostras de

1200

1200

C3S dopado com 0,8% de Fe2O3

C3S dopado com 0,8% de Fe2O3 Temperatura (C)


1100

Temperatura (C)

1100

1000

1000

900

800

10C/minuto 8C/minuto 5C/minuto 3C/minuto 1C/minuto


10 12 14 16 18 20 22 24

900

800

10C/minuto 8C/minuto 5C/minuto 3C/minuto 1C/minuto


40 45 50 55 60 65 70 75 80 85 90 95 100

% CaO

% C3S decomposto

Figura 1 - Percentual, em peso da amostra, de cal livre resultante da decomposio de amostras de alita dopada com 0,8% de Fe 2 O 3 , no resfriamento a partir de 1450C, em funo da velocidade de resfriamento.

Figura 3 - Percentual em peso de alita decomposta durante o r e s f r i a m e n t o d e a l i t a d o p a d a c o m 0 , 8 % d e F e 2O 3, n o resfriamento a partir de 1450C,em funo da velocidade de resfriamento.

1200

Temperatura (C)

Temperatura (C)

1100

10C/minuto 8C/minuto 5C/minuto 3C/minuto 1C/minuto

1200

1100

10C/minuto 8C/minuto 5C/minuto 3C/minuto 1C/minuto

1000

1000

900

900

800

800

10

15

20

25

10

20

30

40
3

50

60

70

80

90

100

% CaO

% C S decomposto

Figura 2 - Percentual, em peso da amostra, de cal livre resultante da decomposio de amostras de alita dopada com 0,8% de Al 2O3, no resfriamento a partir de 1450C, em funo da velocidade de resfriamento.

Figura 4 - Percentual em peso de alita decomposta durante o r e s f r i a m e n t o d e a l i t a d o p a d a c o m 0 , 8 % d e A l 2O 3, n o resfriamento a partir de 1450C, em funo da velocidade de resfriamento.

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 113-117, abr. jun. 2003

115

Temperatura (C)

Com base na extrapolao dos dados das Figuras 3 e 4, foram construdos os diagramas CCT (transformao em resfriamento contnuo) apresentados nas Figuras 5 e 6, mostrando a dissociao de alita dopada, respectivamente, com 0,8% de Fe2O3 e com 0,8% de Al2O3, em belita e cal livre, no resfriamento a partir de 1450C. Uma comparao das curvas CCT para o C3S, da alita dopada com 0,8% de Al2O3 e da alita dopada com 0,8% de Fe2O3, com as curvas CCT de decomposio da alita pura obtidas por Tenrio et al.[3], revela que a adio de alumina as desloca para tempos mais longos, enquanto a adio de ferrita as desloca para tempos mais curtos, ou seja, a adio de alumina estabiliza a alita, enquanto a adio de ferrita acentua sua decomposio no resfriamento. Embora os efeitos de estabilizao da alita pela alumina e de desestabilizao pela ferrita sejam opostos, eles no se cancelam, pois so de intensidades diferentes, sendo o efeito da ferrita mais pronunciado, como mencionado na literatura[1]. Isto pode ser visto na figura 7, que mostra a quantidade de CaO, resultante da decomposio da alita no resfriamento a 10C/min, em funo da temperatura, para a alita pura e para as alitas dopadas com 0,8% de Fe2O3 e com 0,8% de Al2O3. A Figura 7 mostra que, para uma taxa de resfriamento de 10C/min, a adio de 0,8% de Al2O3 ao clnquer reduz em aproximadamente 0,5% o teor de CaO gerado pela decomposio da alita, enquanto a mesma adio de Fe2O3 aumenta esse mesmo teor em quase 12%. A adio de 0,8% de alumina, portanto, promove a diminuio de 2% no C3S decomposto, enquanto a adio de 0,8% de ferrita promove o aumento de 48% no C3S decomposto.

1500 1400 1300 1200 1100 1000 900 800 700 600

Curva CCT para o C 3S dopado com 0,8% Fe2O3


50%
55% 60% 65% 70% 75% 80%

85%

100

Log Tempo (minutos)


Figura 5 - Curvas CCT para o C3S, de amostras de alita dopada com 0,8% de Fe2O3, no resfriamento a partir de 1450C, com velocidades de resfriamento de 10, 8, 5, 3 e 1C/min.

Curva CCT para o C S dopado com 0,8% de Al O


1500 1400
3 2

20%
1300

30% 25% 35%

40% 45%

50% 55% 60% 70%

Temperatura (C)

1200 1100 1000 900 800 700 100

Log Tempo (minutos)


Figura 6 - Curvas CCT para o C3S, de amostras de alita dopada com 0,8% de Al2O3, no resfriamento a partir de 1450C, com velocidades de resfriamento de 10, 8, 5, 3 e 1C/min.

4. Concluses
Foi construdo um diagrama CCT do C3S, para a alita dopada com 0,8% de Fe2O3, para resfriamentos a partir de 1450C, a partir da anlise qumica para medida da formao de cal livre.
116

Foi construdo um diagrama CCT do C3S, para a alita dopada com 0,8% de Al2O3, para resfriamentos a partir de 1450C, a partir da anlise qumica para medida da formao de cal livre. O diagrama de resfriamento contnuo do C3S, para a alita dopada com 0,8% de Fe2O3, apresenta uma velocidade de decomposio mais elevada do que

a da alita pura, enquanto, para a alita dopada com 0,8% de Al2O3, a velocidade de decomposio menor. A adio de 0,8% de alumina promove a diminuio de 2% no C3S decomposto, enquanto a adio de 0,8% de ferrita promove o aumento de 48% no C3S decomposto.

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 113-117, abr. jun. 2003

1200

alita pura com 0,8% de Al2O3

Temperatura (C)

1100

com 0,8% de Fe2O3

1000

900

800 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

% CaO
Figura 7 - CaO resultante da decomposio da alita no resfriamento a 10C/min, em funo da temperatura, para a alita pura e para a alita dopada com 0,8% de Fe2O3 e alita dopada com 0,8% de Al2O3.

5. Referncias bibliogrficas
1 TENRIO, J.A.S., ARAUJO, F.G.S., PEREIRA, S.S.R., FERREIRA, A.V., ESPINOSA, D.C.R., BARROS, A.M. Decomposio da fase majoritria do cimento Portland, Parte I: alita pura, neste nmero, REM, 2003.

2 STANK T. and SULOVSK P. The influence of the alite polymorphism on the strength of the Portland cement, Cement and Concrete Research, v. 32, Issue 7, p. 11691175, July 2002. 3 VELEZ, K., MAXIMILIEN, S., DAMIDOT, D., FANTOZZI, G., SORRENTINO, F. Determination by nanoindentation of elastic modulus and hardness of pure

constituents of Portland cement clinker, Cement and Concrete Research, v. 31, Issue 4, p. 555-561, April 2001. 4 TAYLOR, H.F.W. Cement Chemistry. 2nd ed., London: Academic Pres, 1992. 5 LEA, F. M. The chemistry of cement and concrete. 3 ed. New York: Chemical Publishing Co., 1970. 6 STEPHAN , D. et al. Cement and Concrete Research. v. 29, p. 1949-1957, 1999. 7 STEPHAN , D. et al. Cement and Concrete Research. v. 29, p.1959-1967,1999. 8 MASAKI, K. and MAKI, I. Effect of prolonged heating at elevated temperatures on the phase composition and textures of portland cement clinker. Cement and Concrete Research, v. 32, Issue 6, p. 931934, June 2002. 9 ALTUN, A. Effect of CaF 2 and MgO on sintering of cement clinker. Cement and Concrete Research, v. 29, Issue 11, p. 18471850, November 1999. 10 ABCP: Microscopia de clnquer de cimento Portland. Mtodo de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 1994. 11 REGOURD, M. Crystal chemistry of Portland cement phases. In: Structure and Performance of cements, 1983. 12 MOHAN, K., GLASSER, F. Cement and Concrete Research. v. 7, p.1-8, 1977.

Artigo recebido em 18/05/2003 e aprovado em 30/07/2003.

1936 - 2003 Rem 67 anos www.rem.com.br www.scielo.br


REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 56(2): 113-117, abr. jun. 2003 117

You might also like