You are on page 1of 8

Histria da Cidade

Para contar a histria da regio na qual Santo Andr est inserida, temos que retomar, de maneira sucinta, parte da histria do Brasil Colonial. Nos primeiros anos dessa histria os portugueses tinham grande preocupao em defender as costas brasileiras de possveis invases de franceses e holandeses, pois estes dois pases no compartilharam da diviso expressa pelo Tratado de Tordesilhas que dividiu o Novo Mundo, a terra a ser descoberta, entre portugueses e espanhis. No incio do sculo 16 os pases que tivessem terras onde pudessem explorar as riquezas minerais, em especial ouro e prata, estavam frente dos demais pois essas eram as moedas correntes, indicadoras de riqueza. Explica-se por a o interesse pelas terras dessa vasta colnia portuguesa. Devido a vrios ataques s suas terras, a partir de 1530 Portugal intensificou a colonizao das costas brasileiras. Nesse contexto enviado para c, por ordem de D.Joo III, rei de Portugal, Martim Afonso de Souza com a incumbncia de fundar vilas para fortificar o litoral. Aliada a essa histria est a figura de Joo Ramalho , portugus que representava, nesse momento, uma porta de entrada para o contato com os ndios e para a colonizao, pois ele conhecia algumas tribos e conseguia se comunicar com elas. Em contrapartida a sua ajuda, Joo Ramalho solicitava, desde o incio, que o local em que vivia, situado acima da Serra do Mar, fosse transformado em vila. Sua petio foi negada durante vrios anos, pois pretendia-se povoar o litoral e no o interior. Seu pedido foi atendido apenas em 8 de abril de 1553, quando foi criada a vila pelo Governador Geral Tom de Souza. Seu nome era Santo Andr da Borda do Campo.

Ruinas de Santo Andr da Borda do Campo. Autoria : Miguel Dutra Acervo : Museu Paulista Nesse perodo, a busca de metais impulsionou as entradas para o interior e a vila foi se desenvolvendo. Os jesutas, instalados em So Vicente, tinham interesse em transferir seu colgio para prximo dessa regio, nos campos de Piratininga, pois havia uma grande evaso de pessoas do litoral para o interior. Tal fato ocorreu a 25 de janeiro de 1554, com a criao da Aldeia de So Paulo de Piratininga. Dificuldades de subsistncia e de proteo fizeram com que a vila de Santo Andr fosse transferida para So Paulo de Piratininga em 1560, atravs de proposta do Padre Manoel da Nbrega ao Governador Geral Mem de S. A partir de ento, Santo Andr deixou de existir enquanto unidade administrativa, passando a ser um bairro de So Paulo. A regio passou por um perodo de estagnao,

tornando-se local de passagem entre o Porto de Santos, a capital e o interior. No entanto, j em 1561, grande parte das terras foi concedida como sesmaria a Amador de Medeiros, ouvidor da Capitania de So Vicente. Boa parte dessa sesmaria foi repassada, em 1637, Ordem de So Bento, formando-se ali a Fazenda So Bernardo, rea atualmente ocupada em grande parte pelo municpio de So Bernardo do Campo. Outra rea importante de domnio dos beneditinos era a Fazenda So Caetano, doada Ordem em 1631 pelo Capito Duarte Machado e sua esposa Joana Sobrinha. As outras terras eram menores e foram passando por vrios donos at o incio do sculo 20, quando foram loteadas.

Monges beneditinos tomam posse das terras doadas por Duarte Machado localizadas no Tijucuss, atual So Caetano do Sul. In: Martins, Jos de Souza, So Caetano do Sul em IV Sculos de Histria. Nesse perodo a atividade econmica ficou restrita subsistncia e locao de pastagens para as tropas. As duas fazendas dos beneditinos So Bernardo e So Caetano tinham uma atividade mais regular: a primeira produzia gneros alimentcios e na segunda fabricavam-se tijolos e artefatos de cermica. Essas fazendas ficaram sob a propriedade dos beneditinos at 1870, quando foram compradas pelo Estado para a criao de colnias de imigrante. Antes disso, porm, ao redor da fazenda So Bernardo foi se criando um pequeno ncleo urbano, que mais tarde iria garantir a criao do municpio de So Bernardo.

Um outro fator importante no contexto de modernizao da regio em meados do sculo XIX, foi a instalao da ferrovia nas proximidades do Rio Tamanduate. Esse empreendimento visava a melhoria do transporte de produtos agrcolas do interior para o Porto de Santos, em especial o caf que comeava a ser produzido em larga escala na Provncia de So Paulo. Tal situao comeou a atrair indstrias que se aproveitavam das facilidades de transporte, da disponibilidade de reas prximas linha frrea e ao rio, alm dos incentivos fiscais apresentados pelo municpio.

Estao ferroviria de So Bernardo, atual Santo Andr,1867.Col: RFFSA, reproduo:Museu de Santo Andr. Em 1889, quando foi criado o municpio de So Bernardo, este nasceu sob a marca da industrializao, utilizando, predominantemente, a mo de obra de imigrantes. Este municpio abrangia toda a regio do Grande ABC.

As indstrias que se instalavam na nova cidade eram em geral ligadas produo

qumica, txtil e de mveis. Alm disso, foram surgindo pequenos negcios como carpintarias, funilarias, sapatarias, barbearias, pequenas penses e restaurantes, que foram dando uma feio mais urbana regio. Nesse contexto ressurge o termo Santo Andr, nomeando o distrito criado em 1910 e que compreendia reas prximas Estao.

Rua Cel. Oliveira Lima, vendo-se ao fundo a Companhia Streiff,1899. Col: Euclydes Rocco, acervo:Museu de Santo Andr

Grupo de operrios da Companhia Streff, Rua Cel. Oliveira Lima,c.dc.1920. Col:Mrio Batista Canever, acervo: Museu de Santo Andr A expanso industrial remonta ao final do sculo 19 e caracterizou-se por muito tempo por um misto de produo industrial e artesanal. As primeiras indstrias foram a Tecelagem Silva Seabra & Cia, conhecida tambm como Fbrica Ypiranguinha por estar sediada na regio conhecida por esse nome. Foi inaugurada em 1885 e produzia brim de algodo. Esta indstria operou at a dcada de 1970. Outra tecelagem instalada ainda no sculo 19 foi a Bergman, Kowarick & Cia que iniciou suas atividades em 1889 e fabricava casemiras. A primeira fbrica de mveis foi a Companhia Streiff de So Bernardo, inaugurada em 1897 e produzia, principalmente, cadeiras.

Fbrica de Casemiras Kowarick, situada junto Estao, onde hoje h um supermecado,dc.de 1920.Col:Mrio Batista Canever, acervo:Museu de Santo Andr

Funcionrios da Fbrica de Casemiras Kowarick, dc. de 1920.Col:Mrio Batista Canever,acervo:Museu de Santo Andr Alm disso, outras tecelagens menores foram se instalando no incio do sculo 20, como a Fiao e Tecelagem Santo Andr (1908), a Fbrica de Tecidos de Algodo (1920), a Fbrica de Tecidos So Geraldo (1926), o Jutifcio Maria Luiza Ltda (1933), entre outras. Essas empresas eram, em sua maioria, pequenos empreendimentos gerenciados por seu proprietrio. Todas j desapareceram, principalmente por no conseguirem se impor s inovaes tecnolgicas, aps a dcada de 1950.

Exterior da Tecelagem Zanolli e seus funcionrios, localizada Rua D. Duarte Leopoldo e Silva.Ao fundo v-se a antiga Igreja Matriz de Santo Andr,1925. Col: Silvia Zanolli Brunoro Daniel, acervo museu de Santo Andr.

Funcionrios da Tecelagem Zanolli no interior da fbrica, 1925. Col: Silvia Zanolli Brunoro Daniel, acrevo: Museu de Santo Andr. Outras, porm, fundadas nesse mesmo perodo modernizaram-se, como a Companhia Chimica Rhodia S/A e a Companhia Brasileira de Seda Rhodiaseta.

Fbrica Rhodiaceta ao fundo e Estrada de ferro de So Paulo Railway frente,1930.A fbrica ainda ocupa essa rea.Foto Carlos Haukal.Col:Dalvira Ribeiro Canguss, acervo:Museu de Santo Andr. O distrito de Santo Andr abrigava na dcada de 1930 vrias indstrias importantes, possua a Estao de So Bernardo por onde era transportada grande parte dos produtos aqui produzidos e tinha entre seus moradores vrios polticos influentes. Tal situao levou transferncia da sede do municpio de So Bernardo para Santo Andr, em 1939. Toda a regio do Grande ABC, composta por vrios distritos, passou, ento, a ser denominada pelo nome Santo Andr. No entanto, j na dcada de 1940 iniciaram-se vrios movimentos emancipacionistas e os distritos foram tornando-se municpios. Em 1945 foi a vez de So Bernardo do Campo, em 1949 So Caetano do Sul e em 1953 Mau e Ribeiro Pires. A partir de ento Santo Andr passou a ter uma rea de 174,38 quilmetros quadrados, contando com os seguintes distritos: Sede, Capuava e Paranapiacaba Na dcada de 1950, alm dessas mudanas, outras puderam ser sentidas no que se refere tipologia das indstrias da regio. Com os investimentos estatais e o capital estrangeiro ocorreu um crescimento no setor automobilstico, mecnico, metalrgico e de material eltrico. Santo Andr passou a abrigar vrias indstrias de auto-peas. A indstria foi, ento, delineando um outro perfil. A mo de obra tornou-se mais especializada e as mquinas mais produtivas. Neste momento a mo de obra deixou de ser determinante para o aumento da produo. Na dcada de 1970 houve um momento de expanso e concentrao da indstria na Grande So Paulo. Foi o perodo denominado de "milagre econmico". Na dcada seguinte o ritmo de crescimento sofreu um decrscimo, culminando com a recesso dos anos 80. Nos anos 90 a produo industrial continuou desacelerada, com os incentivos fiscais voltados para outras reas do estado de So Paulo, alm das dificuldades de transporte e o custo de mo de obra. O ABC e, em especial Santo Andr, perdeu vrias indstrias. Hoje em dia, h um grande esforo do setor pblico e da sociedade para a manuteno das indstrias existentes. Alm disso, tem-se observado um aumento de atividades nos setores de servios e no comrcio. O desafio do incio deste sculo 21 est relacionado criao de novas alternativas para a cidade que vai se transformando, garantindo melhores condies de vida a seus moradores.

Vista de centro de Santo Andr, 1998. Foto: Beta Garavello. Col: PMSA, acervo: Museu de Santo Andr. Tratado de Tordesilhas - foi celebrado em 1494 em Tordesilhas, municpio da provncia de Valladolid, na Espanha. Era um acordo entre os Reis Catlicos da Espanha Fernando e Isabel e o rei de Portugal, D. Joo II, que repartia entre os dois reinos a posse das terras descobertas e a descobrir. Delimitava as esferas de ao de Portugal e Espanha nos descobrimentos martimos, traando uma linha imaginria a 370 lguas das Ilhas de Cabo Verde, no Oceano Atlntico. As terras a leste pertenceriam a Portugal e oeste seriam da Espanha. Esse tratado vigorou at 1750 quando foi revogado. Martim Afonso de Souza - nasceu em Vila Viosa, Portugal em 1500 e morreu em Lisboa a 21 de julho de 1564.Era filho do fidalgo Lopo de Sousa e de D. Brites de Albuquerque. Foi militar e administrador colonial da Coroa Portuguesa. Foi nomeado pelo rei de Portugal, D. Joo III, capito-mor da armada contra os franceses na costa do Brasil. A armada partiu de Lisboa no dia 03 de dezembro de 1530 e em 1531 percorreu toda a costa brasileira, aportando no litoral paulista. Em 22 de janeiro de 1532 criou a Vila de So Vicente primeira vila do Brasil. Aqui no Brasil, Martim Afonso tinha plenos poderes, inclusive sobre a vida e a morte das pessoas, alm de distribuir terras em sesmarias, nomear oficiais de justia, etc. Retornou a Portugal em 1533, recebendo o ttulo de capito-mor do Mar das ndias e em 1534 foi nomeado donatrio da Capitania de So Vicente no Brasil e governador da ndia de 1541 a 1545. Est sepultado no Convento de So Francisco em Lisboa. Joo Ramalho - era portugus, filho de Joo Velho Maldonado e de Catarina Afonso de Balbode, nasceu aproximadamente em 1470 em Vouzela , distrito de Viseu, Portugal. Era casado com Catarina Fernandes das Vacas. Foi degredado para o Brasil por delitos cometidos enquanto era escudeiro da rainha. No se sabe exatamente o ano em que Joo Ramalho foi deixado na costa brasileira - supe-se que tenha sido entre 1510 e 1530. No Brasil uniu-se ndia Bartira, posteriormente batizada como Isabel Dias. Ela era filha do Cacique Tibiri, da tribo Guaianazes. Aps a fundao da vila de Santo Andr da Borda do Campo, exerceu vrios cargos nesta vila como: guarda-mor, capito, alcaide e vereador. Faleceu em 1580, sendo provavelmente sepultado na Igreja do Colgio de So Paulo de Piratininga. Vila - Para se fundar uma vila e doar suas terras era necessrio possuir uma carta de poderes do Rei de Portugal. A vila possua um ordenamento jurdico-administrativo

semelhante s cidades atuais. Tinha Cmara Municipal com vereadores, almotacis vereadores que serviram a Cmara no ano anterior juiz, procurador, tesoureiro, escrivo, alcaide-mor - espcie de prefeito, alm do guarda-mor - que cuidava da segurana da vila. Possuam tambm um Pelourinho. Jesutas - ordem religiosa fundada em 1539 por Igncio de Loyola. Tratava-se de um grupo de caractersticas militares de combate Reforma. Nesse mesmo ano foi reconhecida como uma ordem catlica romana e em 1540 foi aprovada pelo Papa Paulo III. Os jesutas chegaram ao Brasil Bahia em 1549 e tinham como funo primordial catequisar os ndios, ou seja, ensinar a religio catlica e as normas de conduta moral e social dos portugueses. Alm disso, fundaram colgios, abriram estradas para o interior do pas, etc. Entre 1504 e 1604 estiveram no Brasil 174 padres, entre eles: Manuel da Nbrega, Jos de Anchieta, Leonardo Nunes e Antonio Vieira.Foram expulsos em 1759 de Portugal e suas colnias, por interferncia do Marqus de Pombal. Em 1773 a Companhia foi extinta pelo Papa Clemente XIV. Em 1814 a ordem foi formalmente restaurada pelo Papa Pio VII. Capitania - foram as primeiras divises administrativas do Brasil, implantadas por D.Joo II entre os anos de 1532 e 1536. O sistema de capitanias j era usado por Portugal em Aores, Madeira e Cabo Verde, onde tinha dado certo. As terras eram doadas a donatrios atravs da Carta de Doao que estipulava a rea e do Foral que apresentava os direitos e deveres dos donatrios. O intuito dessa empreitada era colonizar a colnia com o mnimo de recursos da Coroa Portuguesa. O Brasil foi dividido em quinze capitanias e a maioria delas no prosperaram. As capitanias que tiveram sucesso foram a de So Vicente e a de Pernambuco, onde houve acordos com os ndios residentes naquele lugar. Nas demais Maranho, Maranho (2. quinho), Cear, Rio Grande, Itamarac, Bahia, Ilhus, Porto Seguro, Esprito Santo, So Tom, Santo Amaro e Santana os portugueses estavam cercados por indgenas e as casas e canaviais eram destrudos constantemente. Tal sistema foi sendo suplantado a partir de 1549 pelo sistema de Governo-geral, onde as capitanias inexploradas foram retomadas e o governador-geral, com sua sede em Salvador, passou a ser a referncia poltica da Colnia. Ordem de So Bento - essa ordem foi criada por volta de 529 d.C. por So Bento, nas proximidades de Roma. A concepo dessa ordem era de que o mosteiro deveria ser uma instituio autnoma financeira e administrativamente, sendo os monges soldados de Cristo, tendo por chefe o abade. Na regio do ABC, os beneditinos tiveram influncia desde o sculo 17, quando receberam por doao terras que formariam duas fazendas: So Bernardo e So Caetano. No final do sculo 19 as ordens religiosas perderam seu poder, com a separao do Estado e da Igreja. As terras e propriedades dessas ordens foram vendidas ao Estado ou confiscadas e essas ordens religiosas ficaram restritas a seus mosteiros. Tropas - as tropas de mulas surgiram como meio de transporte a partir da primeira metade do sculo 18. Era uma resposta ampliao do movimento comercial entre diversos pontos do Brasil e, em especial, com Minas Gerais, onde a minerao de ouro movia a economia daquele perodo. Foram abertas vrias estradas ligando diversas localidades como, por exemplo Sorocaba So Paulo e Viamo no Rio Grande do Sul, onde se criavam mulas, gado e cavalos. Por essas estradas eram trazidos todos os tipos de produtos: alimentos, ferramentas, tecidos, etc. O tropeiro passou a ser uma figura importante na integrao espacial e no escoamento da produo de diferentes e distantes lugares. Entre o Porto de Santos e So Paulo, havia uma rota que passava pela Serra do Mar atravs da Calada de Lorena, inaugurada em 1792 e seguia por vrios caminhos dentro da regio que hoje compreende o ABC: Caminho do Pilar, do Oratrio, do Vergueiro,

entre outros. Com isso, a regio que servia de local de pastagem e pouso para os tropeiros foi sendo povoada, permitindo a posterior criao de freguesias e vilas. Colnia de imigrantes- essas colnias foram implantadas no ABC, pelo Governo Imperial, a partir de 1877, nas antigas fazendas dos beneditinos. O intuito era de que ali se plantassem produtos agrcolas de subsistncia, em apoio s grandes fazendas produtoras de caf. As terras das colnias foram divididas em linhas e estas em lotes que eram entregues aos imigrantes italianos que deveriam cultivar produtos agrcolas. Com a renda gerada, poderiam abater suas dvidas com o Governo, tornando-se proprietrios das terras. No entanto, a realidade era diferente. O descaso, as ms condies de vida e a inaptido das terras para o cultivo fizeram com que muitos imigrantes abandonassem seus lotes e buscassem no ncleo urbano outro tipo de atividade que lhes garantissem o sustento. Com isso, esse sistema de uso das terras foi abandonado pelo governo, que passou a estimular ainda mais as grandes propriedades que queriam o imigrante apenas como mo-de-obra barata e em larga escala, e no mais como proprietrio de um lote de terra.

You might also like