You are on page 1of 18

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.

br
TEORIA DA CONSTITUIO PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
a) 1. 4.

(OABMG ABR/2008) Assinale a alternativa CORRETA: A prevalncia dos direitos humanos, a nointerveno e a igualdade entre os Estados so objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. A concesso de asilo poltico direito fundamental proclamado no texto constitucional, sendo clusula ptrea. Todos os tratados e convenes internacionais que versarem sobre direitos humanos aprovados pelo Congresso Nacional so equivalentes a emendas constitucionais. A soberania, a cidadania e o pluralismo poltico so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. (OABPR/2007) Assinale a alternativa INCORRETA: Por se apresentar como fundamento da Repblica Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana possui valor apenas simblico, no podendo ser considerada como princpio constitucional. Nos termos da Constituio da Repblica, todo poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de representantes eleitos. Embora haja meno a Deus no prembulo da Constituio da Repblica, o Brasil um Estado laico. A autodeterminao dos povos e a no interveno so princpios que regem as relaes internacionais da Repblica Federativa do Brasil. (EXAME 132 OAB-SP) A ordem constitucional considera objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil: a erradicao da pobreza. a proteo ao Estado Democrtico de Direito. a prevalncia dos direitos humanos. a defesa da soberania.

(BACEN/97) Dentre outros, constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil construir uma sociedade desenvolvida. garantir uma sociedade justa. erradicar a pobreza e a marginalizao. extinguir as desigualdades sociais. (FGV- Analista de Controle Interno SAD/PE FGV 2009) A respeito dos princpios que regem o Brasil nas suas relaes internacionais, tal como disposto no art. 4 da Constituio, assinale a afirmativa incorreta. a) Repdio ao terrorismo e ao racismo.
5. b)

a) b) c) d) 2.

c)

d)

b) No concesso de asilo poltico.


a)

c) Cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. d) Independncia nacional.


3. b)

(OAB/CESPE Exame Nacional 2009.3) No mbito do direito internacional, a soberania, importante caracterstica do palco internacional, significa a possibilidade de:

c)

a) um Estado impor-se sobre outro. b) a Organizao da Naes Unidas dominar a legislao dos Estados participantes.

d)

6.

c) celebrao de tratados sobre direitos humanos com o consentimento do Tribunal Penal Permanente.
a)

d) igualdade entre os pases, independentemente de sua dimenso ou importncia econmica mundial.

b) c) d)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
Assinalar a incorreta: A Repblica Federativa do Brasil, segundo texto da CF, rege-se nas relaes internacionais, pelos seguintes princpios: independncia nacional. prevalncia dos direitos humanos. auto-determinao dos povos. soluo no pacfica dos conflitos. esquemas gerais e iniciais de estruturao de instituies, rgos ou entidades. C) Normas constitucionais de eficcia contida tm aplicao direta e imediata, mas possivelmente no integral, pois, embora tenham condies de produzir todos os seus efeitos, podem ter sua abrangncia reduzida por norma infraconstitucional. Como regra geral, elas criam rgos ou atribuem competncias aos entes federativos. D) A eficcia da norma contida pode ser restringida ou suspensa pela incidncia de outras normas constitucionais, a exemplo da liberdade de reunio, que, mesmo consagrada no art. 5. da Constituio Federal de 1988 (CF), est sujeita a restrio ou suspenso em perodos de estado de defesa ou de stio. E) Muitas vezes, uma regra prevista na Constituio utiliza expresses como nos termos da lei e na forma da lei, evidenciando no ter aplicabilidade imediata. So as chamadas normas constitucionais de eficcia contida.
10.

7.

a) b) c) d)

APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS


8.

(OABMG-MAR/2004) As normas constitucionais de eficcia contida: so clusulas ptreas. dependem integralmente da edio de uma lei infraconstitucional para adquirirem eficcia. no podem ter sua eficcia restrita pelo legislador infra-constitucional. em parte so auto-aplicveis e em parte podem ser restringidas, desde que, nesse ltimo caso, seja editada uma lei infra-constitucional.

a) b)

c)

d)

(DPU Analista Administrativo/Nvel Superior/ Maio/2010/Cespe) Com relao classificao das normas constitucionais, assinale a opo correta.
9.

(OABMG-AGO/2004) O art. 5. da Constituio Federal de 1988, inciso XIII, determina que livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. Quanto sua aplicabilidade, a norma constitucional acima transcrita programtica, porque estabelece um princpio constitucional que somente poder ser aplicado aps elaborao da lei complementar que a limite. de eficcia plena, porque a lei infraconstitucional jamais poder restringir ou limitar tal direito individual que clusula ptrea. de eficcia limitada, porque somente poder ser aplicada quando for elaborada a lei ordinria a que se refere a norma transcrita. de eficcia contida, porque embora possa ser imediatamente aplicada, a legislao

a)

A) Normas constitucionais de eficcia limitada so aquelas por meio das quais o legislador constituinte regulou suficientemente os interesses relativos a determinada matria, mas deixou margem atuao restritiva por parte da competncia discricionria do poder pblico, nos termos em que a lei estabelecer ou nos termos dos conceitos gerais por ele enunciados. B) As normas constitucionais de eficcia plena so completas, no necessitando de qualquer outra disciplina legislativa para terem total aplicabilidade. Entre elas, encontram-se, por exemplo, as declaratrias de princpios organizativos (ou orgnicos), que contm

b)

c)

d)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
infraconstitucional ordinria poder vir a reduzir ou restringir o direito individual nela estabelecido.
11.

constitucional, direta e normativamente, quis regular. d) As normas constitucionais de eficcia contida so aquelas que apresentam aplicao indireta, mediata e reduzida, porque somente incidem totalmente sobre os interesses, aps uma normatividade ulterior que lhes desenvolva a aplicabilidade.
13.

(OAB CESPE Nacional Exame 2008.3) O art. 37, VII, da CF, dispe que a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (...) o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica. Acerca da interpretao e da aplicao dessas disposies constitucionais, assinale a opo correta. O direito de greve dos servidores pblicos norma de eficcia plena. A lei especfica pode conter matria estranha disciplina do direito de greve dos servidores pblicos. Na ausncia de lei especfica, cabvel a impetrao de mandado de injuno. Compete justia do trabalho julgar os dissdios relativos ao direito de greve dos servidores pblicos estatutrios da administrao direta, dos das autarquias e dos das fundaes da Unio. art. 109, I, CF/88. (Juiz de Direito Substituto TJ/MG FGV 2008) Assinale a afirmativa incorreta.

(CESPE/TRE-MA/2009) O preceito constitucional que assegura a liberdade de exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais estabelecidas em lei, constitui norma de eficcia limitada.

a)

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES


14.

b)

(OABMG-DEZ/2004) CORRETA.

Assinale

afirmativa

a)

c)

As constituies que se originam de um rgo composto de representantes do povo, eleitos para o fim de as elaborar e estabelecer, so denominadas de histricas. Constituio rgida aquela cuja reforma s possvel por novo poder constituinte originrio. As constituies outorgadas so aquelas que nascem de uma assemblia nacional constituinte, eleita com o fito de elaborar um novo texto constitucional. As constituies escritas so aquelas cujas normas se acham em um documento textual. (EXAME DE ORDEM PR 2006 II) Assinale a alternativa CORRETA: constituio rgida aquela que no permite sua reforma, se no atravs de uma ruptura do sistema. constituio flexvel aquela, escrita ou no, que permite sua reforma, mas apenas mediante um diferenciado e rigoroso processo de elaborao de

d)

b)

c)

12.

d)

a) As normas constitucionais definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. b) As normas constitucionais podem ter eficcia plena, contida e limitada. c) As normas constitucionais de eficcia plena so aquelas que desde a entrada em vigor da Constituio produzem, ou podem produzir, todos os efeitos essenciais, relativos aos interesses, comportamentos e situaes, que o legislador

15.

a)

b)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
emendas que no se confunde com o estabelecido para as normas infraconstitucionais.
c)

constituio semi-flexvel aquela sujeita a um processo de elaborao de emendas diferente, ao menos em parte, do legislativo ordinrio. constituio semi-rgida aquela que permite a sua reforma apenas em parte e nas pores que no configuram clusulas ptreas. (OABMG AGO/2007) A Constituio da Repblica de 1988 considerada: rgida, pois prev mecanismos de alterao mais rigorosos do que o processo legislativo de normas infra-constitucionais. flexvel, em razo do grande nmero de emendas constitucionais j editadas; rgida, pois prev medidas excepcionais de defesa do estado, como o estado de stio e os estado de defesa; flexvel, pois possvel a instaurao de nova Assemblia Constituinte para redefinio dos direitos fundamentais. (OAB/CESPE Exame Nacional 2009.3) De acordo com a classificao das constituies, denomina-se dogmtica a constituio que:

forma escrita, sistematiza as ideias fundamentais contemporneas da teoria poltica e do direito. d) somente pode ser alterada mediante deciso do poder constituinte derivado, sendo tambm conhecida como histrica.
18.

d)

(Juiz Substituto TJ/PA FGV 2008) A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 deve ser classificada como:

16.

a) material, quanto ao contedo; escrita, quanto forma; histrica, quanto ao modo de elaborao; promulgada, quanto origem; flexvel, quanto estabilidade. b) formal, quanto ao contedo; escrita, quanto forma; dogmtica, quanto ao modo de elaborao; promulgada, quanto origem; semiflexvel, quanto estabilidade. c) material, quanto ao contedo; escrita, quanto forma; dogmtica, quanto ao modo de elaborao; outorgada, quanto origem; semiflexvel, quanto estabilidade, haja vista as inmeras emendas constitucionais existentes. d) formal, quanto ao contedo; escrita, quanto forma; dogmtica, quanto ao modo de elaborao; promulgada, quanto origem; rgida, quanto estabilidade. PODER CONSTITUINTE ORIGINRIO E DERIVADO
19.

a)

b)

c)

d)

17.

a) contm uma parte rgida e outra flexvel e sistematiza os dogmas aceitos pelo direito positivo internacional. b) sistematiza os dogmas sedimentados pelos costumes sociais e, tambm conhecida como costumeira, modificvel por normas de hierarquia infraconstitucional, dada a rpida evoluo da sociedade. c) elaborada, necessariamente, por um rgo com atribuies constituintes e, somente existindo na

(CESPE/AGU/2009) O poder constituinte originrio esgota-se quando editada uma constituio, razo pela qual, alm de ser inicial, incondicionado e ilimitado, ele se caracteriza pela temporariedade. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1/2009) O poder constituinte originrio no se esgota quando se edita uma constituio, razo pela qual considerado um poder permanente. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) No tocante ao poder constituinte originrio, o Brasil adotou a

20.

21.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
corrente positivista, de modo que o referido poder se revela ilimitado, apresentando natureza prjurdica.
22.

qual uma norma se torna inconstitucional em momento futuro, depois de sua entrada em vigor, em razo da promulgao de um novo texto constitucional com ela conflitante.
25.

(CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) As normas produzidas pelo poder constituinte originrio so passveis de controle concentrado e difuso de constitucionalidade. (EXAME 2007-I OAB-MT) Acerca da teoria geral da Constituio Federal, assinale a opo correta.

(OAB CESPE Nacional Exame 2009.2) Com relao ao prembulo da CF e s disposies constitucionais transitrias, assinale a opo correta. A doutrina constitucional majoritria e a jurisprudncia do STF consideram que o prembulo constitucional no tem fora cogente, no valendo, pois, como norma jurdica. Nesse sentido, seus princpios no prevalecem diante de eventual conflito com o texto expresso da CF. As disposies constitucionais transitrias so normas aplicveis a situaes certas e passageiras; complementares, portanto, obra do poder constituinte originrio e, situando-se fora da CF, no podem ser consideradas parte integrante desta.

23.

a)

_ O poder constituinte derivado decorrente caracterizado essencialmente pela sua ausncia de vinculao a qualquer regra anterior, pela sua autonomia e pela sua incondicionalidade. _ O poder de reforma est limitado s chamadas clusulas ptreas, DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL/PREMBULO/INTERPRETAO

b)

c) 24.

(OAB CESPE Nacional Exame 2008.3) A respeito da entrada em vigor de uma nova ordem constitucional, assinale a opo correta. Na CF, foi adotada a vacatio constitutionis (vacncia da Constituio), que corresponde ao interregno entre a publicao do ato de sua promulgao e a data estabelecida para a entrada em vigor de seus dispositivos. A regra geral de retroatividade mxima das normas constitucionais aplica-se s normas constitucionais federais e estaduais.
26.

a)

Por traar as diretrizes polticas, filosficas e ideolgicas da CF, o prembulo constitucional impe limitaes de ordem material ao poder reformador do Congresso Nacional, podendo servir de paradigma para a declarao de inconstitucionalidade. Considerando-se que o contedo do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias de direito intertemporal, no possvel afirmar que suas normas ostentam o mesmo grau de eficcia e de autoridade jurdica em relao aos preceitos constantes do texto constitucional. (OABMG ABR/2009) Assinale a alternativa INCORRETA: O prembulo constitucional serve interpretativa sistemtica e histrica. de fonte

d)

b)

c)

No Brasil, os dispositivos de uma constituio nova tm vigncia imediata, alcanando os efeitos futuros de fatos passados (retroatividade mnima), salvo disposio constitucional expressa em contrrio. A inconstitucionalidade superveniente, regra adotada pelo STF, o fenmeno jurdico por meio do

a)

d)

b)

A contradio existente entre princpios constitucionais deve ser considerada apenas

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
aparente, pois todas as normas constitucionais devem formar um sistema harmnico.
c)

Os princpios jurdicos so normas com grau de abstrao mais elevado do que o das regras de direito. A interpretao sistemtica da Constituio pode ser realizada dentro de todo o sistema jurdico, considerando normas constitucionais e infraconstitucionais. (OABMG ABR/2009) So princpios aplicveis interpretao constitucional, EXCETO: Princpio da obrigatoriedade de interpretao autntica. Princpio da interpretao sistemtica. Princpio da interpretao conforme a Constituio.
b)

d)

19. FALSO 20. VERDADEIRO 21. VERDADEIRO 22. FALSO 23. FALSO/ FALSO 24. C 25. A 26. D 27. A

NACIONALIDADE
27. 1.

(OABMG-MAR/2001) CORRETA:

Assinale

alternativa

a)

a)

b) c) d)

So brasileiros natos os que, originrios de pases de lngua portuguesa, requeiram o reconhecimento da nacionalidade, aps residncia por um ano ininterrupto no territrio brasileiro. So brasileiros natos os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu Pas. So brasileiros naturalizados os portugueses, com residncia permanente no Pas. So brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de trinta anos. (OABMG-MAR/2003) Considerando-se as seguintes situaes, CORRETO afirmar que aquela que implica perda da nacionalidade brasileira a de aquisio voluntria de outra nacionalidade, em decorrncia de exigncia da lei estrangeira para o exerccio de direitos fundamentais. extradio de brasileiro naturalizado, por trfico ilcito de entorpecentes. sentena judicial condenatria, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.

Princpios da razoabilidade e proporcionalidade.

GABARITO TEORIA DA CONSTITUIO


c)

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18.

C B D D A A D D D D C D F D C A C D

d)

2.

a)

b)

c)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira.
a) 3. a)

d)

Constitucional n 54/07, assinale a alternativa incorreta: So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, a qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro e me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. Os nascidos no estrangeiro entre 7 de junho de 1994 e a data da promulgao da Emenda Constitucional n 54, filhos de pai brasileiro ou me brasileira, podero ser registrados em repartio diplomtica ou consular brasileira competente ou em ofcio de registro, mesmo se no vierem a residir na Repblica Federativa do Brasil. So brasileiros natos os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, mesmo que estes estejam a servio de seu pas. (OABDF/2007) No que se refere aos direitos de nacionalidade previstos na Constituio, julgue os seguintes itens. I A Constituio permite a perda de nacionalidade de brasileiro nato. II proibida a distino de brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos na prpria Constituio. III privativo de brasileiro nato o cargo de Ministro da Justia. IV A Constituio prev que so brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai ou me brasileiro, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, a qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. Esto certos apenas os itens:

(OABSP-EX130) Somente os brasileiros natos no podero ser extraditados, no caso de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes. podero ser proprietrios de empresas jornalsticas. podero realizar a pesquisa e a lavra de recursos minerais. podero ocupar o cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justia. (FCC/Analista Jud./TRT-17 R/2004) Dentre outros casos, ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que Adquirir outra nacionalidade, salvo as excees constitucionais. For extraditado estrangeiro. por solicitao de governo
7. c) b)

b) c)

d)

4.

a)

d)

b)

c)

Tenha sido deportado ao Brasil por permanncia irregular no exterior. For expulso do Pas por prtica de ato ilcito internacional. (FCC/Tc. Jud./TRT-15 R/2004) No privativo de brasileiro nato o cargo de Ministro de Tribunal de Contas. Ministro do Supremo Tribunal Federal. Presidente do Senado Federal. Presidente da Cmara dos Deputados. (OABMG DEZ/2007) Considerando os direitos da nacionalidade e as alteraes trazidas pela Emenda

d)

5.

a) b) c) d) 6.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
a) b) c) d) 8. a)

I e II I e III II e IV III e IV (OAB-SP/ Exame 135) So brasileiros natos: os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros que estejam a servio de seu pas. os nascidos, no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que registrados em repartio brasileira competente.

ser registrados em repartio diplomtica brasileira, adquirindo assim a nacionalidade brasileira.


10. a)

(OAB CESPE SP Exame 135) So brasileiros natos os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros que estejam a servio de seu pas. os nascidos, no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente.

b)

b)

c) c)

os nascidos, no estrangeiro, de pai e me brasileiros, desde que ambos estejam a servio da Repblica Federativa do Brasil.
d)

os nascidos, no estrangeiro, de pai e me brasileiros, desde que ambos estejam a servio da Repblica Federativa do Brasil. os nascidos, no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, antes de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

d)

os nascidos, no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, a qualquer tempo, antes de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. (OABMG AGO/2008) Em relao nacionalidade, assinale a opo CORRETA: Perde a nacionalidade brasileira aquele que adquire outra nacionalidade, ainda que em virtude de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira. brasileiro nato o filho de pai brasileiro ou de me brasileira, nascido no estrangeiro, desde que um deles esteja a servio de empresa brasileira. Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira s se tornam brasileiros se vierem a residir no Brasil e optem, a qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. Os nascidos no estrangeiro, entre 7/6/94 e 20/9/07, filhos de pai brasileiro ou de me brasileira podero

GABARITO NACIONALIDADE
9.

a)

b)

1. B 2. C 3. A 4. A 5. A 6. D 7. A 8. B 9. D 10. B DIREITOS POLTICOS E PARTIDOS POLTICOS


1.

c)

(OABMG-DEZ/2005) Em relao aos direitos polticos, assinale a alternativa INCORRETA: (Adaptada)

d)

_ Os analfabetos e os inalistveis so inelegveis para qualquer cargo.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
_ Lei complementar pode estabelecer outros casos de inelegibilidade relativa, alm daqueles previstos expressamente na Constituio da Repblica. _ O alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para maiores de dezoito anos.
2.

c)

Tem todos os seus constitucionais suspensos.

direitos

garantias

d)

No pode sofrer nenhuma espcie de privao, em razo da previso constitucional da escusa de conscincia. (Juiz Federal 4 Regio - 2005) Dadas as assertivas abaixo, assinalar a alternativa correta. I - Constitui manifestao da soberania popular a iniciativa para apresentao de projetos de lei, que exige subscrio de, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional. II - O referendo difere do plebiscito apenas pelo critrio cronolgico em relao norma, ficando a cargo do Congresso Nacional optar entre um e outro, uma vez que a Constituio no previu hipteses de utilizao compulsria de qualquer deles. III - A condenao transitada em julgado por ato de improbidade administrativa importa na cassao dos direitos polticos do condenado. IV - Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito privado que adquirem personalidade jurdica com o registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

(OABMG-AGO/2006) Suponha o seguinte caso: Em 2004, Joo foi eleito ao cargo de vereador do Municpio de Montalvnia/MG, para o perodo 2005-2008. O seu irmo, Jos, foi eleito Governador do Estado de Minas Gerais nas eleies de 2006, para o perodo 2007-2010. Nas eleies de outubro de 2008, Joo deseja se candidatar, novamente, ao cargo de vereador do Municpio de Montalvnia/MG, para o perodo 2009-2012. A candidatura de Joo:

4.

a)

no possvel, pois incide a inelegibilidade reflexa, na medida em que, ao se candidatar reeleio, o seu irmo j era Governador do Estado de Minas Gerais. possvel, pois ele j detentor de mandato eletivo e est se candidatando reeleio, no incidindo, pois, a inelegibilidade reflexa. possvel, desde que seu irmo se desincompatibilize do cargo seis meses antes do pleito. no possvel, pois a sua candidatura ser realizada no mesmo territrio da jurisdio do seu irmo, qual seja, o Estado de Minas Gerais. (OABMG-ABR/2007) Pessoa que se exime de prestar servio militar, alegando motivo de crena religiosa e se recusa a prestar servios alternativos previstos em lei: privado de direitos polticos.
6. a) b) c) d)

b)

c)

Est correta apenas a assertiva I. Est correta apenas a assertiva IV. Esto corretas apenas as assertivas I e II. Esto corretas apenas as assertivas II e III. (EXAME DE ORDEM DF 2006 III) Tambm sobre direitos polticos, assinale a alternativa CORRETA:

d)

5.

3.

_ se um analfabeto alistar-se eleitoralmente, o voto para ele torna-se obrigatrio; _ desde que alistados eleitoralmente, os analfabetos possuem capacidade eleitoral passiva. (OAB-RJ/2008) No que diz respeito aos direitos polticos, assinale a opo incorreta:

a) b)

privado de direitos sociais.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
O plebiscito e o referendo podem ser convocados tanto pelo Congresso Nacional, por meio de decreto legislativo, quanto mediante lei de iniciativa popular. Reconhecida a incapacidade civil absoluta, mediante sentena que decrete a interdio, ocorre a suspenso de direitos polticos, mas, no, a perda de tais direitos. O conceito de domiclio eleitoral no se confunde com o de domiclio da pessoa natural regulado no Cdigo Civil, pois, naquele, leva-se em conta o lugar onde o interessado tem vnculos polticos e sociais, e, no, o lugar onde ele reside com animus definitivo. A Constituio Federal determina que as eleies de deputados federais, deputados estaduais e dos vereadores devem efetivar-se pelo critrio proporcional. (OAB/SP 136) Conforme dispe a CF, os prefeitos municipais: Podem ser reeleitos para at dois perodos subseqentes ao do primeiro mandato. Devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito, caso desejem se candidatar reeleio. Somente devem renunciar aos respectivos mandatos at seis meses antes do pleito, se forem concorrer a outros cargos eletivos. No podero ser reeleitos. (OAB CESPE Nacional Exame 2009.2) Assinale a opo correta a respeito dos partidos polticos. A CF consagra o princpio da liberdade partidria de modo ilimitado e irrestrito, no admitindo condicionantes para a criao, fuso, incorporao e extino dos partidos polticos. Os partidos polticos somente adquirem personalidade jurdica aps duplo registro: no registro civil das pessoas jurdicas e no tribunal regional eleitoral do estado em que esto sediados. Como sujeitos de direitos, os partidos polticos tm legitimidade para atuar em juzo, e, se tiverem representao no Congresso Nacional, podem ajuizar mandado de segurana coletivo. Somente os partidos com representao no Congresso Nacional podem usufruir dos recursos do fundo partidrio e ter acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma da lei. (OAB/FGV Nacional Exame 2010.3) De acordo com a Constituio da Repblica, so inalistveis e inelegveis somente os estrangeiros e os conscritos. somente os analfabetos e os conscritos. os estrangeiros, os analfabetos e os conscritos. somente os estrangeiros e os analfabetos.

a)

b)

b)

c)

c)

d)

9. d)

a) b) c) d)

7.

a)

GABARITO DIREITOS POLTICOS E PARTIDOS POLTICOS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. VERDADEIRO/ VERDADEIRO/ VERDADEIRO B A A FALSO/ FALSO A C C A

b)

c)

d) 8.

ORGANIZAO POLTICO-ADMINISTRATIVA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL


1.

DA

a)

(OABMG-AGO/2001) Sobre a organizao da Federao brasileira, assinale a opo INCORRETA:

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

10

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
a)

A constituio brasileira consagra modos verticais e horizontais de repartio de competncias; Os Estados federados tm autonomia poltica, administrativa e financeira; Apenas a Unio e os Estados so titulares de competncia privativa;

4.

(TCU/2006) Sobre organizao do Estado brasileiro, assinale a nica opo correta. Nos termos da Constituio Federal, a criao de novos municpios, que feita por lei estadual, s poder se realizar quando for publicada a lei complementar federal que disciplinar o perodo dentro do qual ser autorizada essa criao. A competncia da Unio de legislar privativamente sobre normas gerais de licitao e contratao pela Administrao Pblica impede que Estados e Municpios possam legislar sobre licitaes e contratos pblicos. O aproveitamento, pela Unio, dos potenciais hidroenergticos localizados em cursos de gua que integrem os bens estaduais, depende de expressa autorizao do poder executivo estadual e far-se- mediante compensao financeira por essa explorao. O estabelecimento de uma poltica de educao para a segurana do trnsito uma competncia privativa da Unio. A explorao dos servios locais de gs canalizado pode ser feita pelos Estados, desde que a Unio, mediante instrumento prprio, faa uma autorizao, concesso ou permisso para a sua execuo. (EXAME 2007-I OAB-MT) Acerca da organizao do Estado, na forma como prevista na Constituio Federal, assinale a opo correta. A Federao forma de Estado, ao passo que a Repblica forma de governo. clusula ptrea a regra constitucional segundo a qual a matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

b)

a)

c)

b) d)

As normas gerais federais supervenientes suspendem a eficcia de normas estaduais, aditadas no mbito da competncia concorrente. (OABMG-MAR/2003 - ADAPTADA) Considerando-se a forma federativa, adotada pela Constituio brasileira, CORRETO afirmar que a autonomia municipal, que sempre esteve assegurada nas Constituies brasileiras, hoje, tambm, tema obrigatrio das Constituies estaduais.
d)

2.

c)

a)

b)

a federao brasileira vertical, no havendo hierarquia entre Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.
e)

c)

a federao brasileira surgiu a partir de um movimento centrfugo do poder poltico. o Distrito Federal no possui autonomia, que reconhecida, entretanto, para os territrios.
5.

d)

3.

(OABSP-EX126) A forma federativa do Estado brasileiro impede a incorporao entre Estados-membros. transferncia temporria da sede do Governo Federal. criao de Territrios Federais. criao de Municpios, sem prvia consulta plebiscitria s populaes locais envolvidas.
a)

a) b)

b)

c) d)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

11

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
c)

No mbito da competncia concorrente, a ausncia de norma estadual possibilita ao municpio dispor sobre a matria de forma supletiva. O advento de norma estadual suspende a execuo da norma municipal com ela incompatvel, de forma que, revogada a lei estadual superveniente, a norma municipal volta a viger. (OABMG AGO/2007) Em relao organizao do Estado brasileiro na Constituio de 1988, assinale a alternativa INCORRETA: vedado Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios recusar f aos documentos pblicos. So reservadas aos Estados as competncias que no lhes sejam vedadas pela Constituio. Os territrios federais so entes federativos dotados de autonomia, nos termos da Constituio. A Unio possui competncias materiais e legislativas.

8.

(OABMG-DEZ/2001) Segundo a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, INCORRETO afirmar:

_ Os municpios so entes federativos autnomos, dotados de competncia comum para cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincia. _ Compete aos Municpios legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislao federal e estadual no que couber. _ O Municpio reger-se- por lei orgnica, votada em dois turnos, com o interstcio mnimo de dez dias, e aprovada por dois teros dos membros da Cmara Municipal, que a promulgar, atendidos os princpios estabelecidos na Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 e na Constituio do respectivo Estado.
9.

6.

a)

b) c)

d) 7.

(OABDF/2007) Nos termos da Constituio de 1988, o Estado federal brasileiro


a)

a)

formado pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal (DF), todos autnomos, sendo apenas a Unio detentora do atributo da soberania. Adota um sistema de repartio de competncias que enumera os poderes da Unio, define indicativamente os dos Municpios e atribui os poderes remanescentes para os Estados. Destina Unio, como ente central, competncias de carter exclusivo e privativo, restando aos Estados, DF e aos Municpios apenas o exerccio de competncias legislativas em carter remanescente e suplementar. No admite que os Municpios, mesmo de forma suplementar, possam legislar sobre as matrias que so objeto de legislao federal e estadual.

(OABSP-EX127) NO integra o princpio da separao de Poderes, na esfera do Municpio, a seguinte competncia: prestao anual de contas pelo Prefeito Cmara Municipal. nomeao, pelo Prefeito, de membro do Poder Judicirio local. veto do Prefeito a projeto de lei aprovado pela Cmara. cassao do mandato do Prefeito pela Cmara Municipal. (OABSP-EX130) O Poder Legislativo municipal composto por vereadores, em igual nmero para todos os municpios. est limitado ao gasto de cinqenta por cento de sua receita com folha de pagamento.

b)

b)

c)

d)

c)

10. a)

d)

b)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

12

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
c)

competente para cassar o mandato do Prefeito Municipal, no caso de crime de responsabilidade. organizado por Lei Orgnica, aprovada pela Assemblia Legislativa do respectivo Estadomembro. (AGO/2004) Assinale a opo correta: amplo o poder constituinte do Estado-membro, facultando-se-lhe dispor, de forma incondicionada, sobre o sistema eleitoral e o sistema de governo. No mbito das competncias do Estado-membro, no se exclui a possibilidade de instituio de uma verdadeira Corte Constitucional. Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, o processo legislativo previsto na Constituio Federal aplica-se aos Estados-membros. Nos termos da Constituio, a criao de municpios deciso que compete exclusivamente aos Estadosmembros. A Constituio no veda, expressamente, o direito de secesso dos entes federados.

13.

d)

A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil, definida no artigo 18 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, compreende. A descrio do processo legislativo em detalhes. A distribuio das funes legislativas, executivas e jurisdicionais. A estrita definio do conceito de administrao direta e indireta.

a) b)

11. a)

c)

b)

d)

O elenco das entidades que integram a estrutura federativa brasileira. (OABMG/DEZ 2008) O federalismo brasileiro se caracteriza: pela possibilidade de adoo do bicameralismo nos Estados-membros. por possuir uma casa de representao dos Estadosmembros, composta por membros eleitos pelo sistema proporcional. pela existncia de um rgo competente para dirimir os conflitos entre a Unio e os Estados. pela repartio de competncias legislativas concorrentes entre a Unio, os Estados, o D.F. e os Municpios. (OAB CESPE Nacional Exame 2009.1) Acerca do federalismo nacional, assinale a opo correta. Segundo preceitua a CF, so entes federativos os estados-membros, o DF, os municpios e os territrios federais. O DF no possui capacidade de autoadministrao visto que no organiza nem mantm suas prprias polcias.

c)

14.

a) d)

b)

e)

c) 12.

(AFTN/98) Assinale a assertiva correta quanto ao Distrito Federal.


d)

a)

No mbito do Distrito Federal, a organizao da Defensria Pblica e da Polcia Civil constitui tarefas de competncia legislativa do Distrito Federal.
15.

b)

Compete ao Distrito Federal, nos termos da constituio federal, a organizao do Poder Judicirio local. O Distrito Federal dispe de competncia legislativa estadual e municipal.

a)

c)

b) d)

A constituio no prev a possibilidade de decretao de interveno federal no Distrito Federal.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

13

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
c)

A CF, ao extinguir os territrios federais at ento existentes, vedou a criao de novos territrios. A CF no atribuiu ao territrio a chamada trplice capacidade.

d)

Os Estados legislarem, ficando, entretanto, as respectivas leis suspensas quando da supervenincia da lei Federal. (OABMG-AGO/2002) competncia privativa da Unio legislar sobre Energia, trnsito e previdncia social. Trnsito, previdncia social e direito econmico. Previdncia social, guas e direito econmico. guas, energia e trnsito. (OABMG-DEZ/2005) Considerando a repartio constitucional de competncias no sistema federativo brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA: A Unio poder autorizar, por meio de lei complementar, os Estados a legislar sobre questes especficas relacionadas a suas competncias privativas. A competncia comum entre Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios material, devendo haver cooperao entre tais entes, observado o disposto em lei complementar federal. A Constituio de 1988 confere aos Estadosmembros a competncia residual, mas algumas competncias so expressas no texto constitucional. No mbito da competncia concorrente legislativa, a Unio deve editar as normas gerais e especficas, caso haja omisso dos Estados-membros. (OABMG-ABR/2006) Considerando as normas acerca da repartio constitucional de competncia, assinale a alternativa FALSA: A Unio pode autorizar os Estados-membros a legislar sobre questes especficas das matrias de sua competncia privativa por meio de lei complementar.

d)

2.

GABARITO ORGANIZAO POLTICO-ADMINISTRATIVA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. C C D A A C B VERDAREIRO/ VERDADEIRO/ VERDADEIRO B C C C D C D

DA

a) b) c) d) 3.

a)

b)

REPARTIO DE COMPETNCIAS
c) 1.

(OABMG-AGO/2002) A competncia da Unio privativa para legislar sobre as matrias arroladas no art. 22 da CF/88, podendo, entretanto:
d)

a)

Ser editada lei complementar autorizando os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias ali relacionadas.
4.

b)

Os Estados, e Municpios legislarem suplementarmente, desde que respeitada a norma geral da Unio.
a)

c)

Os Estados, quando inexistir sobre a matria lei federal, legislarem plenamente.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

14

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
b)

No mbito da competncia concorrente, a Unio legislar sobre as normas gerais e os Estados sobre as normas especficas. No h competncia legislativa expressa para os Estados-membros, uma vez que a eles reservada somente a competncia residual. A competncia comum entre Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios refere-se competncia material destes entes, que atuaro em cooperao atravs das normas fixadas por lei complementar. (OABMG-AGO/2006) A legislao concorrente: suspende a eficcia da lei estadual, no que contrariar as normas gerais contidas em lei federal editada supervenientemente. no possibilita aos Estados-membros o exerccio de competncia legislativa plena, na ausncia de lei federal sobre normas gerais.

d)

No mbito da competncia legislativa concorrente, a Unio limita-se a editar normas gerais. (TTN/98-BA) A competncia para legislar sobre direito tributrio, financeiro e econmico: exclusiva dos Estados e municpios. da Unio, excludas as normas gerais fixadas pelos os Estados, exclusiva da unio. comum Unio, aos Estados e ao Distrito Federal. concorrente a Unio, aos Estados e ao Distrito Federal. (OABMG ABR/2008) Relativamente ao Estado Federal Brasileiro, marque uma nica alternativa INCORRETA. Todos os entes componentes da Federao Brasileira possuem competncias que lhes so comuns atuando, neste caso, em absoluto p de igualdade. Os Estados podem ser autorizados, atravs de lei complementar do Congresso Nacional, a legislar sobre questes especficas das matrias da competncia legislativa privativa da Unio. Os Estados possuem competncias prprias e rgos prprios de governo, que decidem sobre assuntos de sua competncia e podem atuar, via de regra, sem ingerncia de autoridades federais, expressando-se a sua capacidade de auto-governo e autoorganizao, ou seja, sua autonomia poltica. Os Estados, atravs de seus representantes, que so eleitos em nmero proporcional s respectivas populaes, tomam parte do processo de elaborao da vontade poltica nacional, ainda que indiretamente, pois participam da elaborao das leis federais aprovadas no Congresso Nacional.

7. c)

a) b)

d)

c) d) e)

5. a)

8. b)

a) c)

possibilita Unio e aos Estados-membros legislarem apenas sobre normas gerais. impede o exerccio da legislao suplementar pelos Estados-membros. (OABMG-DEZ/2006) Considerando a repartio de competncias prevista na Constituio da Repblica de 1988, assinale a alternativa INCORRETA: No mbito da competncia legislativa privativa da Unio, a delegao de competncias para os Estados-membros mera faculdade do legislador federal, no sendo obrigatria nem na hiptese de inrcia do Congresso Nacional.
d) b)

d)

6.

c)

a)

b)

As competncias comuns repartidas entre Unio, Estados, DF e Municpios so competncias materiais. As competncias legislativas estaduais so expressamente previstas no Texto Constitucional.

c)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

15

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
9.

(OABMG/DEZ 2008) Em relao repartio constitucional de competncias, CORRETO afirmar que: O princpio da predominncia de interesse norteia a repartio de competncias. Todas as competncias comuns so tambm competncias legislativas concorrentes. Os Municpios so excludos do exerccio da competncia suplementar. As competncias estaduais so residuais, no havendo nenhuma previso de competncia expressa na Constituio de 88. (SIMULADO ABR/2009 - MPDFT 2009 - adaptada) Assinale a alternativa incorreta. A repartio de competncias constitucionais elemento determinante do modelo federativo. As competncias concorrentes, prprias de todos os entes federados, determinam o modelo de federalismo cooperativo. As competncias privativas e exclusivas que determinam o espao de autonomia de cada uma das entidades federadas. As competncias concorrentes no podem ser restringidas nem alargadas pelo legislador infraconstitucional. (OABMG ABRL/2009) Assinale a alternativa INCORRETA: As competncias materiais da Unio previstas no artigo 21 da Constituio da Repblica so indelegveis aos Estados membros. A delegao das competncias privativas da Unio aos Estados membros no pode ser feita de forma desigual entre eles.

c)

As competncias concorrentes so espcie de competncia horizontal, pois a legislao estadual no precisa seguir normas gerais editadas pela Unio Federal. No elenco das competncias concorrentes, inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena para atender a suas peculiaridades. (OABMG AGOSTO/2009) Assinale a alternativa INCORRETA: No exerccio da competncia legislativa privativa, a Unio poder delegar poder aos Estados, para legislar sobre questes especficas. A competncia material comum abrange a Unio, os Estados, o D.F. e os Municpios, devendo Lei Complementar fixar normas para cooperao entre eles. No mbito da competncia legislativa concorrente, a supervenincia de lei federal sobre normas gerais revoga lei estadual, no que lhe for contrria. Os Municpios podem suplementar a legislao federal e a estadual, no que couber. (OAB CESPE Nacional Exame 2009.2) Considerando as normas constitucionais que versam sobre a organizao do Estado Federal, assinale a opo correta. A subdiviso e o desmembramento dos estados darse-o mediante aprovao das populaes diretamente interessadas, bem como das respectivas assemblias legislativas, por lei complementar. (OAB CESPE Nacional Exame 2010.1) Acerca da distribuio de competncias dos entes federativos prevista na CF, assinale a opo correta. Compete Unio explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, o

a)

d)

b)

c)

12.

d)

a)

10.

b)

a) b)

c)

c)

d)

13. d)

11.

a)

a)

14.

b)

a)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

16

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
aproveitamento energtico dos cursos de gua, em articulao com os estados onde se situem os potenciais hidroenergticos. No mbito da legislao concorrente, compete Unio legislar sobre normas gerais ou especiais, sem prejuzo da competncia suplementar dos estados, do DF e dos municpios. A competncia residual, ainda que em matria tributria, como a instituio de novos impostos, dos estados e do DF. A competncia privada da Unio para legislar sobre certos temas, como os de direito penal, por exemplo, impede que os estados legislem sobre questes especficas, ainda que, para isso, haja, prevista em lei complementar, autorizao da Unio. (OAB/FGV EXAME 2010.2) Um determinado Estado-membro editou lei estabelecendo disciplina uniforme para a data de vencimento das mensalidades das instituies de ensino sediadas no seu territrio. Examinada a questo luz da partilha de competncia entre os entes federativos, correto afirmar que: mensalidade escolar versa sobre direito obrigacional, portanto, de natureza contratual, logo cabe Unio legislar sobre o assunto. a matria legislada tem por objeto prestao de servio educacional, devendo ser considerada como de interesse tpico municipal. por versar o contedo da lei sobre educao, a competncia do Estado-membro concorrente com a da Unio. somente competir aos Estados-membros legislar sobre o assunto quando se tratar de mensalidades cobradas por instituies particulares de Ensino Mdio.
16.

(Advogado Senado Federal FGV 2008) Sobre a repartio constitucional de competncias dos entes federativos, assinale a afirmativa incorreta. Compete Unio explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios de telecomunicaes, nos termos da lei. Compete privativamente Unio legislar sobre guas, energia, informtica, telecomunicaes e radiodifuso. Compete concorrentemente Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre direito tributrio, eleitoral, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico. Compete concorrentemente Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre educao, cultura, ensino e desporto.

b)

a)

c)

b)

d)

c)

d) 15.

GABARITO REPARTIO DE COMPETNCIAS 1. A 2. D 3. D 4. C 5. A 6. D 7. E 8. D 9. A 10. B 11. C 12. C 13. FALSO 14. A 15. A 16. C PROCESSO INTERVENTIVO
1.

a)

b)

c)

d)

(OABMG-DEZ/2004) CORRETA.

Assinale

afirmativa

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

17

OAB 2011.1 CURSO DE REVISO ATRAVS QUESTES ESTILO FGV Direito Constitucional Nathlia Masson nathaliamasson@yahoo.com.br
a)

A Constituio da Repblica Federativa do Brasil enumera algumas hipteses de interveno federal, entretanto, a norma infraconstitucional pode estabelecer outras situaes, desde que respeite a autonomia do ente federativo. A interveno federal, apesar de ser ato excepcional que restringe a autonomia estadual, pode ser decidida, em todas as hipteses, apenas pelo Presidente da Repblica. Embora seja medida excepcional e restritiva da autonomia da entidade estatal que a sofre, a interveno federal pode ser decretada por prazo indeterminado. Segundo o Texto Constitucional, pode haver interveno sem interventor. (OABMG-AGO/2005) A Constituio Federal probe que seu texto seja alterado durante todo o tempo em que durar a interveno federal. Revela-se a rigidez constitucional, com limite ao Poder Constituinte de Reforma, a ser classificado como: processual. material. temporal. circunstancial.

4.

(OAB/CESPE Exame Nacional 2009.3) Assinale a opo correta quanto disciplina sobre a interveno federal.

_ A Unio s poder intervir nos estados aps prvia anuncia do Congresso Nacional. _ No caso de descumprimento, por algum estadomembro, dos princpios constitucionais sensveis, a decretao de interveno depender de provimento, pelo STF, de representao do procurador-geral da Repblica. _ Se houver, por parte de estado-membro, ameaa ao livre exerccio de qualquer dos poderes, o pedido de interveno federal depender de requisio do STF. GABARITO PROCESSO INTERVENTIVO 1. 2. 3. 4. D D A FALSO/ VERDADEIRO/ FALSO

b)

c)

d)

2.

a) b) c) d)

3.

(OABSP-EX126) A recusa execuo de lei federal, no mbito do Estado membro, pode ensejar interveno da Unio, mediante provimento do Supremo Tribunal Federal. Art. 34, VI c/c 36, 3, CF decretao de estado de stio, mediante provimento do Supremo Tribunal Federal. interveno da Unio, mediante provimento do Superior Tribunal de Justia. decretao de estado de defesa, mediante provimento do Superior Tribunal de Justia.

a) b)

c)

d)

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 3035-0105

18

You might also like