You are on page 1of 24

Captulo 4

CAPTULO 4
MITOS NO ENVELHECER: O DISCURSO EM GERIATRIA 4.1 Contextualizando
Em nossos estudos, trilhamos por caminhos nos quais o envelhecimento considerado um processo, com sucessivas e ininterruptas particularidades, desde a concepo do indivduo. Diferenciamos que os termos envelhecimento, envelhecer e idoso no significam a mesma coisa. Percebeu? Reconhecer termos ou vocbulos na rea do envelhecimento imprescindvel. Alm de eles expressarem significaes diferentes, eles podem ainda ser facilmente confundidos. Uma classificao etria da ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE (OMS) (2002) descreveu como idoso as pessoas com idade a partir de 60 ou de 65 anos, dependendo do pas de residncia e do estgio de desenvolvimento alcanado pelo respectivo pas. Lembra? Outro emprego o dos termos velho e velha, comumente usados para denominar pessoas com cabelos esbranquiados e pele enrugada. Estes termos so associados quele com bastante idade, usado e gasto. Isto leva percepo do idoso como algum ultrapassado: um caso de inutilidade. A expresso terceira idade tem sido usada para caracterizar pessoas ou grupos, cuja representao o envelhecimento acompanhado de aes ativas. A terceira idade tende a ser vista como uma forma de viver o envelhecimento como a fase da vida intercalada entre o adulto e a velhice propriamente dita (LIMA, 2001).

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

Em espanhol, temos a expresso adultos mayores, empregada para apresentar pessoas com experincias influenciadoras de suas caractersticas atuais. So definidos trs grupos: indivduos entre 65 e 74 anos; outro grupo, por aqueles entre 75 e 84 anos e os acima de 85 anos de idade (AROMANDO, 2004). Neste contexto, temos ainda significaes classificadas como mitos. Estes mitos esto relacionados ao envelhecimento ou velhice? O que voc acha? Esperamos que, ao final deste captulo, voc possa: organizar ideias e conceitos no contexto do envelhecimento; relacionar envelhecimento e geriatria; identificar mitos relacionados velhice.

4.2 Conhecendo a teoria


4.2.1 Signicaes no campo do envelhecimento
O progressivo envelhecimento das populaes humanas uma realidade. Entre outros fatores, os avanos tecnolgicos, as menores taxas de natalidade e de mortalidade so causas bem definidas e delimitadoras dos processos de transio demogrfica. Como vimos, a transio demogrfica corresponde s mudanas na composio do perfil etrio de uma populao. No Brasil j no h predomnio do quantitativo de pessoas bem jovens. Adultos e idosos passam a compor maiores propores nos diagramas das pirmides etrias. Lembra dos estudos do captulo 1? L falamos sobre este assunto. Provavelmente porque o envelhecimento transcorre em meio a tantos fenmenos de impacto na vida cotidiana, no nos damos conta do quanto este acontecimento est presente na histria de cada um e das suas repercusses. Uma destas repercusses a dificuldade para se assimilar termos e definies. Isto porque se trata de um campo de saber com muitas dimenses, fortemente influenciado pelo histrico da sociedade na qual ocorre. Entretanto, destacamos a necessidade de compreendermos bem os termos a serem empregados, pois eles podem assumir diferentes significaes, causando confuses ou reproduzindo ideias no verdadeiras.

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

Caso as expresses sejam empregadas de forma incorreta, elas podem reforar mitos ou esteretipos (ideias fixas ou emprego de modelos correntes em desacordo com a realidade). O ato de confirmar mitos e esteretipos como verdadeiros, na rea do envelhecimento, tende a levar as pessoas a no lidarem apropriadamente com as situaes que cercam o envelhecer.

DEFINIO
O termo mito se refere a uma imagem simplificada sobre determinada pessoa ou acontecimento, no raro ilusria, elaborada ou aceita pelos grupos humanos, e que representa significativo papel em seu comportamento. Fonte: Novo dicionrio Aurlio verso eletrnica 5.0 (2004).

Antes de examinarmos certos mitos envolvendo as pessoas idosas, vamos identificar mais alguns termos ligados rea do envelhecimento: gerontologia, geriatria, senescncia e senilidade. Gerontologia Pode ser compreendida como uma cincia mdico-social, que trata das questes gerais ligadas s pessoas idosas e dos determinantes biopsicossociais do envelhecimento. Envolve estudos interdisciplinares (interao entre vrias disciplinas de uma mesma cincia); multidisciplinares (abrangendo contribuies de duas ou mais cincias ou setores do conhecimento); e transdisciplinares (com participao de disciplinas diferentes e setores de conhecimento tambm diferentes). A ateno em Gerontologia possui uma forte base coletiva, no somente em mbito disciplinar, mas tambm em sua forma de atuar sobre as caractersticas e os determinantes do processo de envelhecimento. Observe o esquema grfico (Figura 1).

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

Figura 1 - Evento multidisciplinar

Na Figura 1, observemos a rea da sade (onde possvel a incluso de uma ou mais disciplinas de uma de suas cincias) inter-relacionada com a rea da educao (com configurao interdisciplinar) e uma das cincias sociais, o Direito, interagindo dentro de um sistema total, sem que haja limites rgidos entre as proposies. Geriatria Constitui-se em uma especialidade mdica que enfoca o estudo, a preveno, o diagnstico e o tratamento das doenas e incapacidades possveis de se estabelecerem na fase da vida reconhecida como senescncia, idoso e/ou velhice. Na geriatria se realiza a assistncia mdica nos nveis de proteo especfica, tratamento precoce e reabilitao sade da pessoa idosa. Engloba bases de atuao clnica com intervenes mais individualizadas (Figura 3), que coletivas (abrangendo grupos ou comunidades). Embora se trate de uma especialidade, o geriatra deve realizar abordagem generalista, investigando e analisando fatores que interferem sobre a sade/ doena do idoso, sejam eles clnicos, ambientais, familiares ou sociais.

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

Figura 2 - Assistncia individual em Geriatria Fonte: <http://nihseniorhealth.gov/>.

O Joint Committe on Higher Medical Education informa: o geriatra pode ser definido como um especialista em avaliao geritrica, manejo de doenas agudas, crnicas e de comorbidades, diagnstico e manejo das sndromes geritricas e maximizao da independncia funcional; abordando em equipe, as especificidades do envelhecimento (MOTTA; AGUIAR, 2007, p. 370).

Senescncia Refere-se ao envelhecimento do organismo sem a ocorrncia de doenas. Trata-se de um fenmeno essencialmente biofisiolgico, afetando o metabolismo celular com danos formao, desenvolvimento e renovao das estruturas celulares. O envelhecimento celular, tecidual e orgnico vai se acentuando com diminuies na capacidade de proliferao e/ou renovao de determinadas clulas. Com o avanar da idade, o organismo vai acumulando alteraes de funcionalidade. Ele observado como uma fase normal do ciclo de vida do ser humano. O envelhecimento biolgico pode, entretanto, constituir-se em fator de risco para agresses orgnicas como as doenas. Senilidade um termo atribudo para o envelhecimento associado com doenas. O organismo no responde bem s alteraes do avanar da idade, desenvolvendo

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

alteraes patolgicas e incapacitaes. O envelhecimento senil sofre forte influncia de determinantes hereditrios e ambientais, principalmente aqueles ligados s condies socioeconmicas e ao estilo de vida. A senilidade geralmente tem implicaes biopsicossociais, pois alm das doenas que acometem o indivduo, ocorrem muitas situaes de isolamento social e de institucionalizao. Os indivduos neste estgio de envelhecimento geralmente desenvolvem relaes de dependncia para cuidados pouco disponibilizados no mbito residencial familiar. Sobre os termos aplicados na rea do envelhecimento, Papalo Neto (2007, p. 34, grifo nosso) destaca:
Envelhecimento processo, velhice uma fase da vida e velho ou idoso, o resultado final. Um conjunto de termos bsicos, intimamente relacionados na cincia do envelhecimento.

Compreendemos que o discurso em gerontologia e em geriatria pode incorporar tanto aspectos positivos quanto aspectos negativos, interferindo na compreenso da realidade ligada ao idoso (pessoa, cuja idade cronolgica situa-se dentro de uma faixa previamente convencionada e definida na forma da lei). Uma viso do envelhecimento como uma experincia positiva ensejar que as pessoas enxerguem seu potencial para o bem-estar fsico, social e mental ao longo do curso da vida, e participem da sociedade considerando suas necessidades, desejos e capacidades. Ao mesmo tempo, o envelhecimento requer a busca para a proteo, a segurana e a aquisio de cuidados adequados (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005). Esta forma de perceber o envelhecimento envolve vrios determinantes. Observe a Figura 3.

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

Gnero
Determinantes Econmicos Servios de Sade

Determinantes Sociais

Envelhecimento Ativo

Determinantes Comportamentais

Ambiente Fsico

Determinantes Pessoais

Cultura

Figura 3 - Fatores determinantes na sade e no envelhecimento Fonte: WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005.

Os determinantes expressos na Figura 3 englobam fatores socioeconmicos e culturais, os quais j foram abordados no captulo 1, quando nos referimos ao conceito de sade. Observe agora cada um destes determinantes e a influncia deles sobre as maneiras de se ver e dar significados ao envelhecimento: A cultura perpassa a vida. Cada povo possui sua cultura, costumes, tradies e valores. A cultura discrimina como consideramos o envelhecimento, o idoso e a velhice. Pases de tradies milenares como o Japo e a China, por exemplo, observam os idosos em uma perspectiva de respeito e reverncia. Como voc percebe a situao do idoso no Brasil?

Figura 4 - Idosos e exerccios fsicos Fonte: <google.com>.

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

O gnero vincula-se cultura, assinalando o posicionamento poltico-social de homens e mulheres. Estudamos no captulo 3 que o bem-estar psicossocial se organiza diferentemente quando ocorrem consideraes por gnero. Os papis tradicionalmente atribudos a homens e mulheres exercem peso sobre os modos de envelhecer e morrer. Voc j leu algo sobre diferenas e ou semelhanas no envelhecimento de homens e mulheres?

REFLEXO
A cultura e o gnero so socialmente determinados e influenciam como envelhecemos, interferindo sobre papis e comportamentos. So preponderantes na estruturao dos demais determinantes. Homens e mulheres parecem buscar cuidados em sade de forma diferenciada, sob influncia de aspectos culturais.

O ambiente fsico j nos referimos no captulo 2 importncia do ambiente fsico na determinao dos produtos do envelhecimento. Fatores tcnicos e cientficos elevados, geografia favorvel e meio ambiente protegido (segurana e ambientes no poludos) so essenciais longevidade. Lembra? Determinantes econmicos e sociais a melhoria de fatores socioeconmicos (alimentao, moradia, educao, lazer, renda e redes de proteo social) fundamental para os seres humanos desenvolverem as suas potencialidades. So extremamente relevantes para a sade, o envelhecimento e a vida. Recorda? Determinantes pessoais e comportamentais fatores biolgicos e psicolgicos pessoais so influenciados pelos fatores comportamentais e ambientais, facilitando ou prejudicando o caminhar do envelhecimento. Eles incluem aspectos biopsicolgicos do estilo de vida (hbitos, rotinas, consumo) e da qualidade de vida (atividade fsica, alimentao e estresse).

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

Servios de sade - o acesso a servios de sade promocionais, preventivos, educativos e curativos fundamental para atender s demandas da carga de doena, conforme a transio demogrfica/ transio epidemiolgica evolui, e se pretenda a diminuio das taxas de mortalidade com o aumento da expectativa de vida. Neste sentido, a organizao e o desenvolvimento de polticas pblicas devem ter bases fortes na prtica da ateno primria de sade e na percepo da integralidade do ser, incluindo o progresso da investigao (desenvolvimento de pesquisas), da educao (acesso informao) e da capacitao (preparao adequada dos recursos humanos). A ORGANIZACIN PANAMERICANA DE LA SALUD (2003) faz vrias recomendaes na rea do envelhecimento saudvel e ativo. Citamos as seguintes: estmulo aos desafios e ao avano dos estudos em geriatria e gerontologia; formao e capacitao de recursos humanos em modelos de ateno centrados na promoo da sade; promoo dos direitos humanos das pessoas idosas; avaliao e cumprimento das polticas e da legislao especfica. No Brasil, podemos citar instrumentos de destaques na ateno pessoa idosa, como: Sistema nico de Sade (BRASIL, 1990) Estatuto do Idoso (BRASIL, 2003) Conselhos dos direitos do idoso (BRASIL, 2003) Envelhecimento e sade da pessoa idosa (BRASIL, 2006) Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa (BRASIL, 2006) Caderneta de sade da pessoa idosa (BRASIL, 2007).

Estes so instrumentos normativos para a viabilizao de direitos do idoso com forte cunho democrtico e cidado. A materializao efetiva dos dispositivos elencados na legislao requer muita participao da sociedade civil organizada. Veja a Figura 5.

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

Figura 5 - Idosos: conquista de direitos Fonte: <google.com>.

Alm da participao da populao na promoo do envelhecimento qualitativo, as implicaes do adiantado processo de envelhecimento populacional sugerem que a geriatria e a gerontologia necessitam receber todo apoio ao seu desenvolvimento. Isto vale, principalmente, na elaborao de estudos que lhes sirvam de suporte, sobretudo aqueles ligados promoo da sade (promoo de hbitos saudveis) e preveno de doenas. Veras (1994) ressalta que a populao de idosos constitui um grupo bastante heterogneo entre si e em relao aos demais grupos etrios, e que qualquer tentativa de estudar esse grupo populacional encontrar diferenciais bastante expressivos. Preocupada em proporcionar informaes para subsidiar discusses e formulao de planos de ao, que direcionem um olhar para o envelhecimento saudvel e ativo, a ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE (2002) listou os seguintes desafios: enfrentar o fardo das doenas (morbidade e comorbidade, atentar para o risco de incapacitaes e proporcionar cuidados por ciclos de vida); verificar as consequncias da feminizao do envelhecimento; trabalhar as questes ticas no princpio da desigualdade e criar novos paradigmas (modelos) de enfrentamento.

10

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

Portanto, a realizao de estudos e pesquisas deve contribuir para o conhecimento pertinente e adequado. O desconhecimento geralmente causador da interiorizao de mitos e esteretipos, que aumentam a possibilidade do no reconhecimento das potencialidades e dos valores das pessoas idosas.

4.2.2 Signicaes sobre idoso


Alm das vrias significaes cientificamente elaboradas acerca do envelhecimento, a grande maioria dos idosos convive com rtulos, mitos e esteretipos (chaves). Muitas vezes, os mitos so determinaes do senso comum, com forte base cultural, atribuindo s pessoas idosas, desvalorizaes e limitaes. Vrios mitos cercam as pessoas idosas ou as que esto aparentando caractersticas especficas da senescncia. Vamos conhecer alguns deles?

1 - A velhice a melhor idade


Seria uma tentativa de encobrir dificuldades, principalmente ligadas aos determinantes do envelhecimento? Observe as Figuras 6 e 7. O que voc acha?

Figura 6 e 7 - Condies de vida e envelhecimento Fonte: <google.com>.

Qual a relao destas figuras com as nossas lembranas? Pense sobre esta situao enquanto l e reflete sobre a poesia de Cora Coralina (1990):

Envelhecimento e Qualidade de Vida

11

Captulo 4

No me pergunte sobre a minha idade. Porque tenho todas as idades. Eu tenho a idade da infncia, Da adolescncia, da maturidade e da velhice. Fonte: CORALINA, 1990.

2 - Envelhecer portar uma srie de doenas


Vrias pessoas acreditam que um idoso caracterstico deveria apresentar uma srie de males. Uma pequena lista sempre inclui: hipertenso, osteoporose, disfuno sexual, tristeza e tonturas. A esta lista pode ser acrescentado ou retirado mais algum problema, dependendo da vivncia pessoal de cada um junto a idosos. Estudando sobre envelhecimento e qualidade de vida, conhecendo os fatores determinantes e intervenientes no processo, voc faria uma lista? interessante recordar que as manifestaes biofisiolgicas do envelhecimento so as mais estudadas e, portanto, as mais facilmente destacadas. claro que velhice e doena no so a mesma coisa. Renato Veras (1994) refere:

Velhice um termo vago. Nada flutua mais que os limites da velhice quando se trata de complexidade fisiolgica e psicossocial. Quando uma pessoa se torna velha? Uma pessoa to velha quanto seu corao, suas artrias, seu crebro, seu moral ou sua situao civil? Ou a maneira pela qual outra pessoa passa a encarar certas caracterstica que classifica as pessoas como velhas? (VERAS, 1994, p. 25).

3 - Idosos so frgeis
No contexto do envelhecimento, o conceito de fragilidade ainda no consensual. Neste sentido, a promoo de sade o paradigma com maior possibilidade de enfrentamento. Veja a Figura 8.

12

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

Figura 8 - Idosos em movimento Fonte: <google.com>.

O termo fragilidade vem designando, dentre as pessoas idosas, aquelas que apresentam caractersticas de envelhecimento, associado s comorbidades (mais de um problema envolvendo a sade), como, por exemplo, diminuio da massa e da fora muscular, falta de apetite e perda de peso progressiva (MACEDO; GAZZOLA; NAJAS, 2008). Considerar a fragilidade como uma condio inerente ao envelhecimento, pode retardar intervenes com potencial para reverter consequncias ruins, o que inclui a reduo da expectativa de vida saudvel ou livre de incapacidades. A fragilidade um fenmeno clnico distinto do envelhecimento, com possibilidade de reverso (BRASIL, 2006).

4 - A inatividade
Pessoas idosas no trabalham, s do trabalho. No h bases cientficas para essas ideias preconceituosas. medida que envelhecem e alcanam idade legal para a aposentadoria, as pessoas vo deixando o mercado formal de trabalho. Isto ocorre principalmente onde existe carncia de postos de trabalho, tambm para a populao jovem e adulta. Os sistemas de aposentadoria esto em crise, pois h uma relao cada vez mais deficitria entre os trabalhadores da ativa, contribuintes dos sistemas previdencirios e aqueles que esto se retirando do mercado.

Envelhecimento e Qualidade de Vida

13

Captulo 4

Parece tratar-se no apenas de poder trabalhar, mas da distribuio deficiente dos postos de trabalho ou, ainda, das formas tradicionais como os trabalhos so organizados. Devido ao distanciamento das funes tradicionalmente reconhecidas como produtivas, o senescente carrega consigo a marca da inatividade e os consequentes preconceitos a ela associados. Da leitura de Boaventura (2003) se apreende: o problema em relao aos idosos olh-los mais pelo lado humanitrio e menos pelo lado do direito, direitos tcnicos, jurdicos e ticos. Entende-se haver dificuldades para se fazer relao da pessoa com o mundo, tentando-se interpretar os idosos e as suas necessidades prprias sem, contudo, inseri-los no contexto de reconhecimento de provimento dos seus direitos. Consideremos a Figura 9. Mais que um mito, a inatividade dos senescentes torna-se um desafio a ser enfrentado pelas sociedades. Concorda?

Figura 9 - Inatividade, cio criativo ou ocupao do tempo livre? Fonte: <www.sxc.hu>. Temos de encontrar meios para: incorporar os idosos na sociedade, mudar conceitos j enraizados e utilizar novas tecnologias, com sabedoria, a fim de alcanar a equidade na distribuio dos servios e facilidades para o grupo populacional que mais cresce em nosso pas (COSTA; VERAS, 2003).

14

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

5 - Os que envelhecem perdem a sexualidade


Os problemas sexuais de uma pessoa podem comear em idades cronolgica anteriores daquela definida para um ser idoso. E, ao falarmos de sexualidade, como discutimos no captulo 3, no estamos abordando sobre sexo ou genitalidade. Uma pessoa que envelhece no se torna assexuada, pois a sexualidade uma forma de comunicao. Caso ocorra dificuldade nesta rea, saudvel verificar onde e porque esta efetivamente comeou. A felicidade de estar bem ao lado de um parceiro, com ternura e afeto no um mito. Isto uma possibilidade adorvel em qualquer idade. Enquanto observa a Figura 10, leia e reflita sobre o seguinte texto de Adlia Prado (1999).

REFLEXO
Quando ele me disse linda, pareces uma rainha, fui ao cmice do pice mas segurei meu desmaio. Aos sessenta anos de idade, vinte de casta viuvez, quero estar bem acordada, caso ele fale outra vez.

Envelhecimento e Qualidade de Vida

15

Captulo 4

Figura 10 - Sexualidade: afetividade e comunicao Fonte: <google.com>.

6 - O idoso vive na solido


O mito da solido entre pessoas idosas estaria mais relacionado a uma dificuldade de locomoo social e da perda de contatos to presentes na juventude. Porm, estar sozinho no significa necessariamente um estado de solido. Voc j ouviu falar em algum que pode se encontrar sozinho em meio a uma multido? Reflita observando a Figura 11.
Beck

Figura 11 - Sozinho na multido?

Isto pode ser uma experincia s vezes bem comum e possvel de ocorrer independentemente de sermos classificados como uma pessoa jovem, ou idosa, pela idade ou pelo aspecto fsico que apresentamos.

16

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

O sentimento da solido pode surgir a qualquer momento na vida, sob influncia de determinada circunstncia com a qual temos dificuldade para lidar, dependente de uma emoo que nos deixa momentaneamente fragilizados ou, ainda, devido a um estado emocional instvel. A solido constitui-se, ento, em uma experincia geralmente pouco dependente da quantidade de relacionamentos sociais que as pessoas possam desenvolver. Concorda? importante destacarmos que o desconhecimento leva quase sempre a um imaginrio de interpretao pouco coerente com a realidade do envelhecimento, que indiscutivelmente est sob prismas multifacetados. Em torno dos 60 anos de idade, a experincia do envelhecimento progride com determinadas caractersticas biofisiolgicas, que, no campo da medicina, demanda um corpo de conhecimentos agrupados na geriatria. Em outras reas, como na odontologia, por exemplo, esta disciplina nomeada como odontogeriatria. A grande maioria das especialidades menciona o campo do saber com a associao do termo geritrico, geritrica ou gerontolgica. o caso da enfermagem em gerontologia e ou em geriatria, nutrio geritrica e psicogerontologia. O campo de estudos bastante amplo, rico e, sob muitos aspectos, ainda em construo.

4.3 Aplicando a teoria na prtica


A teoria das representaes sociais explica que as nossas imagens sobre algo so originadas e construdas ao longo do tempo, nas trocas sociais, constituindo-se em um elemento inerente vida coletiva. Estas representaes contm significaes advindas e compartilhadas dos processos de comunicao e de interao entre as pessoas. A representao organizada a partir das circunstncias (natureza e limites e finalidade das situaes) e fatores mais gerais (contextos, determinantes sociais e sistema de valores). Funciona como sistema de interpretao da realidade, determinando comportamentos e prticas, orientando as aes e as relaes sociais (MOREIRA; OLIVEIRA, 1998). Com base na teoria das representaes sociais, efetuou-se uma pesquisa envolvendo 47 professores de disciplinas de um curso superior na rea da sade.

Envelhecimento e Qualidade de Vida

17

Captulo 4

Solicitou-se dos pesquisados que eles respondessem quais as trs primeiras palavras que vinham sua mente ao pronunciarmos a palavra idoso (teste de associao livre de palavras). Os resultados identificaram as categorias de direitos, fragilidade e velhice como a representao dos professores para o idoso. Nas condies do estudo realizado, conclui-se que o idoso possua experincia em relao vida, podia ser considerado frgil e requeria o respeito aos seus direitos, provavelmente por estar velho (CAVALCANTE; SILVA; OLIVEIRA, 2005). Diante do contexto estudado at o momento e, em considerao com a teoria das representaes sociais, construa uma lista contendo alguns mitos que pessoas do seu convvio podem utilizar para representar o envelhecimento. Conseguiu fazer uma lista contendo pelo menos trs mitos socialmente elaborados atribuindo significados ao envelhecimento? Vamos conferir alguns itens de sua lista com algumas das ideias errneas que elaboramos de acordo com os estudos da doutora Virginia Viguera (2010): todas as pessoas envelhecem do mesmo jeito; a partir dos 60 anos de idade, uma pessoa j deve se considerar velha; todo idoso ranzinza e mal humorado; se no morrermos antes, ficaremos velhos e esclerosados; envelhecer ficar doente; envelhecer no permite que continuemos aprendendo.

Ao rotular uma pessoa e/ou grupos na perspectiva dos mitos, estaremos alimentando alguma forma de discriminao. Generalizaes tambm so perigosas, pois, alm de desconsiderarem o colorido e a diversidade natural, geram parmetros de comparao que jogam sobre os ombros dos indivduos uma responsabilidade social e historicamente construda. Desse modo, busque, conhea e questione sempre. Observe a natureza, escolha a diversidade, reconhea a vida.

18

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

4.4 Para saber mais


Filme: A dana da vida
Direo: Rene Goya Filho e Juan Zapata Ano: 2007 O filme aborda temas como sexualidade, hbitos e lugares frequentados por um grupo de pessoas na faixa etria entre os 40 e os 90 anos de idade. um documentrio que mostra as percepes sobre situaes vivenciadas por vrias pessoas na chamada terceira idade.

Ttulo: El envejecimiento activo


Autor: Carmen M. Marco Revista: Red para el desarrollo de los adultos mayores. Biblioteca digital cientfica Ano: 2005

URL: <http://www.redadultosmayores.com.ar/buscador/files/CALID018.pdf> O artigo trata sobre o envelhecimento e a velhice em uma perspectiva diferenciada daquela relacionada com enfermidade, dependncia e aposentadoria. Ele explica que estes paradigmas j no refletem a realidade, pois os idosos (adultos maiores) devem ser vistos como participantes ativos em uma sociedade que integre o envelhecimento e os respectivos idosos, como contribuintes e beneficirios do desenvolvimento.

Ttulo: Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em viso globalizada


Organizador: Matheus Papaleo Netto Editora: Atheneu Ano: 2005 Nesta obra, sugerimos a leitura do captulo 6 Aspectos antropolgicos do envelhecimento onde a autora observa o ser humano que envelhece em uma perspectiva sociocultural, destacando a forte predominncia do aspecto cultural na determinao dos significados atribudos velhice. So fornecidos subsdios para compreender a representao social do envelhecimento sob vrios ngulos. Confira!

4.5 Relembrando
No presente captulo, traamos consideraes sobre conceitos, mitos e ideias no contexto do envelhecimento. Voc deve relembrar que: os conceitos sob forte influncia de aspectos sociais e culturais podem assumir diferentes significaes;

Envelhecimento e Qualidade de Vida

19

Captulo 4

o desconhecimento e a desinformao tendem a influenciar na percepo equivocada e na formao de ideias preconcebidas, no propositivas em relao ao envelhecimento e pessoa idosa; no campo do envelhecimento, as significaes necessitam ser observadas com olhar multidimensional; o envelhecimento e a velhice agregam subjetividades culturalmente determinadas e socialmente elaboradas; a percepo do envelhecimento como uma experincia positiva sofre a influncia de aspectos pessoais, sociais, econmicos, ambientais comportamentais e de acesso a servios de sade, considerados determinantes no envelhecimento ativo; no Brasil existem instrumentos legais e normativos para fomentar a viabilizao do respeito aos direitos da pessoa idosa; existem vrios mitos vinculados ao senescente. Estes mitos so indicativos de representaes sociais elaboradas. A identificao de representaes sociais pode ajudar a esclarecer ideias que uma determinada sociedade tenha acerca de seus idosos, contribuindo para mudanas em conceitos negativamente compreendidos; diferentemente da geriatria, a gerontologia tem seu objeto de estudo voltado para as questes gerais relacionadas ao envelhecimento e s suas repercusses no mbito sociopoltico, com abordagem multidisciplinar; o campo do saber, que envolve o envelhecimento, encontra-se em permanente construo, carecendo ainda de muitos estudos e pesquisas para a produo de conhecimentos, alm daqueles voltados aos aspectos biofisiolgicos; todas as sociedades em processo de envelhecimento populacional adiantado, ou no, devem procurar enfrentar este processo de forma proativa.

20

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

4.6 Testando os seus conhecimentos


1) O campo do envelhecimento agrega vrias significaes. Uma delas a do envelhecimento sem doenas. O envelhecer sem a ocorrncia de doena definido como: a) b) c) d) e) Senilidade. Geriatria. Gerontologia. Senescncia. Terceira idade.

2) O acesso a servios de sade fundamental para atender s demandas da carga de doena, conforme a transio demogrfica/transio epidemiolgica evolui, e se pretenda a diminuio das taxas de mortalidade com aumento da expectativa de vida. Isto quer dizer que necessitamos de servios essencialmente: a) b) c) d) e) Promocionais e preventivos. Promocionais, preventivos e educativos. Promocionais, preventivos, educativos e curativos. Somente preventivos e curativos. Somente preventivos.

3) Preocupada em proporcionar informaes para subsidiar discusses e formulao de planos de ao, que direcionem um olhar para um envelhecimento saudvel e ativo, a ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE (2002) listou alguns desafios para que os processos de envelhecimento possam ocorrer de forma saudvel e ativa. Descreva pelo menos uma sugesto para o desafio de criar novos paradigmas (modelos) de enfrentamento.

Envelhecimento e Qualidade de Vida

21

Captulo 4

Onde encontrar
A DANA DA VIDA. Produo de Rene Goya Filho e Juan Zapata. Brasil: Zapata Filmes / Estao Eltrica Filme e Vdeo, 2007. 1 DVD (82 min): son., color. AROMANDO, J. Perspectivas culturais do adulto maior na Argentina e no Mercosul. Disponvel em: <http://www.redadultosmayores.com.ar/buscador/ files>. Acesso em: 2 maio 2004. BOAVENTURA, S. S. Pela mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. So Paulo: Cortez, 2003. 348 p. BRASIL. Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes e d outras providncias. Disponvel em: <http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm>. Acesso em: 14 set. 2010. ______. Lei n 10.741, de 1 de outubro de 2003. Dispe sobre o Estatuto do Idoso e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil/leis/2003/L10.741.htm>. Acesso em: 1 maio 2010. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Ateno Sade. Departamento de Ateno Bsica. Envelhecimento e sade da pessoa idosa. Braslia, 2007. Cadernos de Ateno Bsica, 19. Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/ bvs/publicacoes/abcad19.pdf>. Acesso em: 14 set. 2010. ______. Ministrio da Sade. Portaria n 2.528, de 19 de outubro de 2006. Aprova a Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa. Disponvel em: <http://portal.saude. gov.br/portal/arquivos/pdf/2528%20aprova%20a%20politica%20nacional%20 de%20saude%20da%20pessoa%20idosa.pdf>. Acesso em: 14 set. 2010. CAVALCANTE, P. D. F. de; SILVA, E. M.; OLIVEIRA, M. F. J. de. Idoso: representao social de professores de odontologia. 2005. 40f. Monografia (Trabalho de Concluso de Curso) - Universidade Potiguar, Natal, 2005. CORALINA, C. Meu livro de cordel. So Paulo, Global, 1990. COSTA, M. F. L.; VERAS, R. Sade pblica e envelhecimento. Cad. Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, jun. 2003, Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ csp/v19n3/15872.pdf>. Acesso em: 27 maio 2010.

22

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Captulo 4

LIMA, M. A. A questo da experincia de envelhecer em um programa para a terceira Idade. In: VERAS, R. et al. Velhice: uma perspectiva saudvel. Rio de Janeiro: UnATI/UERJ, 2001. 145 p. MACEDO, C.; GAZZOLA, J. M.; NAJAS, M. Sndrome da fragilidade no idoso: importncia da fisioterapia. Arquivos Brasileiros de Cincias da Sade, [S. l.], v.33, n. 3, p. 177-184, 2008. MARCO, C. M. El envejecimiento activo. [2005]. 9p. Disponvel em: <http://www. redadultosmayores.com.ar/buscador/files/CALID018.pdf>. Acesso em: 1 maio 2010. MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares da representao social. Goiana: HB, 1998. 180p. MOTTA, L. B.; AGUIAR, A. C. de. Novas competncias profissionais em sade e o envelhecimento populacional brasileiro: integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Cincia & Sade Coletiva, [S. l.], v.12, n.2, p. 363-372, 2007. ORGANIZAO MUNDUAL DA SADE. Grupo de Doenas No-transmissveis e Sade Mental. Departamento de Preveno de Doenas No-transmissveis e Promoo de Sade. Envelhecimento e Curso de Vida. Envelhecimento ativo: um projeto de poltica de sade. 2002. 85p. Disponvel em: <www.crde-unati. uerj.br/doc_gov/destaque/Madri.doc >. Acesso em 27 maio 2010. ORGANIZACIN PANAMERICANA DE LA SALUD. Guia clnica para atencin primaria a las ersonas mayores. 3. ed. Washington: OPAS, 2003. Disponvel em: <http://www. sld.cu/sitios/gericuba/temas.php?idv=7136>. Acesso em: 27 maio 2010. PAPALO NETO. M. (Org.). Tratado de gerontologia. 2. ed. rev. amp. So Paulo: Atheneu, 2007. ______. Cincia do envelhecimento: abrangncia e termos bsicos e objetivos. In: ______. (Org.). Tratado de gerontologia. 2. ed. rev. amp. So Paulo: Atheneu, 2007. cap. 3. p. 29-38. VERAS, R. P. Pas jovem com cabelos brancos: a sade do idoso no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Relume/Dumar, 1994. 224 p.

Envelhecimento e Qualidade de Vida

23

Captulo 4

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Envelhecimento ativo: uma poltica de sade. Braslia: Organizao Pan-Americana da Sade, 2005. 62 p. Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/envelhecimento_ativo.pdf>. Acesso em: 1 maio 2008.

24

Envelhecimento e Qualidade de Vida

You might also like