You are on page 1of 9

pediatria_Sndrome TORCHS Definio: Sndrome que inclui vrias doenas: toxoplasmose, outras doenas, citomegalovirus, herpes e sfilis.

Toxoplasmose congnita transplacentria da infeco: ocorre quando a mulher grvida infectada, ocorre parasitemia, atingindo a placenta e, posteriormente, o produto in utero. Factores envolvidos na transmisso: *virulncia e invasividade da cepa *Imunocompetncia me *alteraes na integridade da placenta *relao entre o tempo de infeco materna e a passagem transplacentaria de anticorpos da me para o feto. Risco de toxoplasmose congnita em infeco intra-tero: Me que adquiriram a infeco durante a gravidez, uma chance de 20-40% de passar para o feto. * 3% terminaro em aborto *3-4%, em morte neonatal * 15% toxoplasmose grave * 20% toxoplasmose com manifestaes discretas *55% infeco assintomatica Risco de transmisso de toxoplasmose congnita relacionada com o momento da infeco materna: *17% no primeiro trimestre * 25% no segundo trimestre *65% no terceiro trimestre. A gravidade da doena varia, sendo mais intensa no primeiro trimestre e discreto ou assintomtico no ltimo trimestre. Toxoplasmose congnita latente ou infeco materna crnica: Uma mulher que teve um filho com toxoplasmose congnita, est isenta de ter outra criana que adquire a doena no tero. No h parasitemia recorrente durante a gravidez. Deve-se suspeitar de toxoplasmose como causa de aborto habitual.

Manifestaes clnicas. *um quarto dos pacientes com toxoplasmose congenita iniciam suas manifestaes geralmente aps o primeiro ms de vida, sendo que um tero dos casos com sintomas neurolgicos comeam a aparecer depois do terceiro ou quarto ms de vida, podendo existir manifestaes tardias que podem ser reconhecidos aps trs anos de idade. Variantes clnicas. Assintomtica. Aguda Visceral Meningoencefalomieltica. H quatro sinais de toxoplasmose congnita presente: coriorretinite, Hidrocefalia, calcificaes cerebrais perifericas e retardo psicomotor em crescimento infantil. *Toxoplasmose congnita Assintomtica No demonstra leso relacionada com a doena clnica. Encontra-se somente reaes sorolgicas positivas, tanto da me quanto do produto. Estes pacientes tm um comportamento normal e no apresentam distrbios subseqentes. *Toxoplasmose aguda Visceral congnita: Infeco adquirida no incio da gravidez, mal-estar, ictercia, coriorretinite, hepatoesplenomegalia, pneumonite, prpura e petquias, anemia, linfadenopatia, sangramento, febre, alteraes no LCR (opalescente ou xantocrmico, aumento da protena e clulas mononucleares). *Ttoxoplasmose congnita Meningoencefalomieltica: Infeco adquirida no final da gravidez, hidrocefalia ou microcefalia, alteraes no LCR, anemia, corioretinite, catarata uni ou bilateral, glaucoma, calcificaes cerebrais perifericas, convulso, hepatomegalia, atrofia otica e microoftalmos.

. Diagnostico da toxoplasmose congnita: Isolamento de protozorios. Identificao de gondii em tecidos. Presena de Ac (anticorpo) antitoxoplasma no hospedeiro. Confirmacao histologica. Teste de Sabin-Feldman Teste de Fixao de Complemento. Teste de Hemaglutinao. Teste de Imunofluorescncia indireta.

Tratamento: Sulfonamidas, pirimetamina e Espiramicina. RUBEOLA A rubola congnita tem uma trade tpica: surdez e catarata, microcefalia e

cardiopatias.

Para que haja passagem/transmissao transplacentaria e necessario haver viremia. A viremia pode ser detectado cerca de uma semana antes do incio da erupo sobre o paciente, (uma vez que a erupo aparece).

Estimativa de risco para o feto:

3-5% no primeiro trimestre. <1% durante o terceiro trimestre.

*Manifestaes clnicas da SRC: Surdez, defeitos cardacos, anomalias do sistema nervoso central, petquias, trombocitopenia, anemia, pneumonia, hepatite, hepatomegalia, esplenomegalia, miocardite, encefalite e leses sseas. Rubeola congenita: Defeitos oculares:

Catarata: presentes em 50% dos casos, um tero bilateral. Coriorretinite: presente em 20% dos casos com a doena no primeiro trimestre. Estrabismo. Glaucoma.

*Alteracoes cardiovasculares:

Persistncia do canal arterial. Estenose pulmonar. Defeitos septais atriais. Defeitos do septo ventricular. Tetralogia de Fallot.

Hepatoesplenomegalia: presente em 1 a 2 fora de 3 casos, com ou sem ictercia. Surdez presentes em 19-22% dos casos. Doenas hematolgicas: manifestaes cutneas transitrias de sangramento e de curta durao (duas semanas aps o nascimento).

*Leso do sistema nervoso central: Atraso no desenvolvimento psicomotor. Microcefalia. Disfuno cerebral mnima. Encefalite.

*Diagnostico e tratamento Isolamento viral.

*Sorologia: Neutralizao. Fixao do complemento. Inibio da Hemaglutinao (teste mais especfico, a deteco de IgM) .

*Tratamento: No h tratamento especfico.

*Sifilis:

E infeco causada pela disseminacao hematognica do Treponema pallidum, uma mulher grvida infectada para seu feto. A transmissao materna pode ocorrer em qualquer fase gestacional. A taxa de transmissao vertical da sifilis em mulheres nao tratadas e de 70 a 100%. Ocorre morte perinatal em quase 40% dos fetos infectados. *quando a mulher adquire sifilis na gravidez pode ocorrer: 1) aborto espontaneo (20-40%). 2) morte fetal (20-25%). 3) prematuridade (15-55%). 4) Hidropsia fetal. 5) Recm-nascidos sintomticos - manifestaes clssicas (40-70%). 6) Recm-nascidos assintomticos: somente com sorologia positiva.

* Quadro clnico: Presente desde o nascimento at aos dois anos. As manifestacoes correspondem aos da sifilis secundaria (adquirida) em adulto. A aparncia da criana ao nascer a de uma criana saudvel.

As manifestaes se tornam aparentes aps a segunda ou terceira semana e antes de dois meses.

Sfilis congnita sintomtica recente. *Visceral: hepatoesplenomegalia, nefrite, hepatite, pneumonite. *Nervoso: hidrocefalia, meningite, calcificaes cerebrais. *Oculares: ceratite intersticial, 38. Sfilis congnita sintomtica recente. neurites, coriorretinite ptica.

Os sinais e sintomas aparecem antes dos 2 anos de idade. Baixo peso, rinite purulenta / coriza, obstrucao nasal, prematuridade, osteocondrite, periostite e osteite, penfigo palmo plantar, fissuras periorais, hepatomegalia e esplenomegalia, alteraes respiratorias, ictericia, anemia severa, e hidropsia fetal.

*Sifilis congenita sintomatica tardia: Os sinais e sintomas aparecem depois de dois anos e raramente aps a 30. Leses correspondem sfilis terciria adquirida em adultos. Afeta Olhos, sistema nervoso, articulaes e sistema cardiovascular.

Sfilis congnita sintomatica tardia: sintomtica tarde. Ceratite intersticial. Surdez. Hidrartrose. Tabes dorsalis. Nariz em sela. Frente Olmpico. *Sfilis congnita: 1) Deteco:

A deteco de sfilis gestacional e congnita baseia-se na busca sistematica em todas as gestantes durante o controle pre-natal.

nontreponemal (RPR ou VDRL) para: A primeira consulta de atendimento pr-natal. Se houver fatores de risco devem nontreponemal teste no terceiro trimestre. 42. Sfilis congnita: deteco. No momento da interrupo da gravidez, um aborto natimorto, parto prematuro ou termo por qualquer mecanismo (vaginal ou cesrea) para o diagnstico da me e da criana. Se a interrupo da gravidez no foi um teste institucional deve ser realizada na primeira visita do parto ou imediatamente aps o aborto. Se o teste sorolgico nontreponemal positivo, avaliar a necessidade de teste treponmico (FTA-Abs ou TPHA). 43. Sfilis congnita: diagnstico. Os pilares do diagnstico da sfilis congnita so testados para sfilis (VDRL RPR ou) na me no final da gravidez (parto aborto, ou aps o parto). L um teste de confirmao na me (FTA-Abs ou TPHA). T ele histria de tratamento e monitoramento da sfilis materna. 44. Estudo dos recm-nascidos com sfilis congnita: Embora a maioria dos casos de sfilis congnita so assintomticos, todos os filhos de mes com sorologia positiva para sfilis far a avaliao clnica e laboratorial, que inclui: exame fsico procurar evidncias de sfilis congnita. Quantitativa nontreponemal teste sorolgico (no sangue do cordo umbilical). Teste treponmico, se necessrio. 45. Estudo dos recm-nascidos com sfilis congnita: anlise do lquor para as clulas, protenas e VDRL. Radiografias de ossos longos estudos Urinlise Outros clinicamente indicado: t ou x rax, uma biometria hemtica, contagem de plaquetas, testes de funo heptica, exame oftalmolgico e potenciais evocados. 46. Tratamento de sfilis congnita. Os bebs devem ser tratados de sfilis congnita. Os dois regimes de antibitico recomendado para o tratamento baseiam-se na medicao de escolha a penicilina, e no existem outras alternativas para assegurar a cura da doena. Portanto s pode ser usada a penicilina para tratar um caso de sfilis congnita. 47. Tratamento de sfilis congnita. Os regimes especficos de antibiticos so os seguintes dois: aquosa penicilina G ristalina c 100.000 a 150.000 unidades / kg / dia por via intravenosa, em doses divididas de 50.000 unidades / kg a cada 12 horas durante os primeiros 7 dias de idade, e cada

8 horas mais tarde para um total de 10-14 dias. A penicilina G procana 50.000 unidades / kg / dose por via intramuscular, uma vez por dia durante 10-14 dias. Se o tratamento for interrompido, voc deve reiniciar. O ltimo esquema de tratamento com penicilina procana no exige cuidados hospitalares. Se o recm-nascido tem um VDRL positivo no lquido cefalorraquidiano raqu r t deo, o tratamento feito com penicilina cristalina durante 14 dias. 48. Congnita por citomegalovrus. Causada por CMV. Presentes ao nascimento ou nos primeiros dias aps o nascimento. Geralmente no h nenhuma histria de doena na me durante a gravidez. Admite-se que no h passagem viremia materna de vrus atravs da placenta. 49. Congnita por citomegalovrus. Manifestaes Clnicas: prematuridade. Ictercia ( custa de bilirrubina directa). Hepatoesplenomegalia. Trombocitopenia: sangramento, prpura ou petquias. Pneumonite intersticial. Gastroenterite crnica. Periventriculares calcificaes intracranianas. Microcefalia. Coriorretinite. 50. Congnita por citomegalovrus: diagnstico. Rina ultivo C durante citomegalovrus nos primeiros 2 a 3 semanas de idade (Shell Road). T itulacin de anticorpos contra o CMV para a me eo produto (soro IgG e IgM). TAC radiografia do crnio ultrasonid ou (o que pode mostrar calcificaes cerebrais se houver) N b Ivel ilirrubina e exames de sangue para a funo heptica. Ou ftalmoscop t (que pode mostrar coriorretinite) hemograma completo. R peito adiografa. 51. Citomegalovrus congnito: tratamento. No h tratamento especfico para CMV congnita. O tratamento enfatiza problemas especficos, tais como fisioterapia e educao apropriada para crianas com retardo psicomotor. O tratamento experimental ganciclovir pode reduzir perda de audio recm-nascidos infectados sofrem mais tarde na vida. 52. Herpes congnitas. a infeco com o vrus do herpes que adquirido no momento do nascimento. Os recm-nascidos podem ser infectados com o vrus da herpes, enquanto no tero (herpes intrauterinos) durante a passagem pelo canal do parto (nascimento adquirida herpes a forma mais comum de infeco), ou no rescaldo no momento do nascimento (parto). 53. Herpes congnitas. As mes podem dar herpes aos seus anos hij, apesar de no saber que tm a doena. A causa mais comum de infeco em recm-nascidos herpes herpes tipo 2 (herpes genital), mas tambm pode digitar herpes 1. 54. Herpes congnitas. A forma disseminada ocorre principalmente no fgado e supra-renais e no crebro em segundo lugar, traqueia, pulmes ossos, esfago, estmago, rins, pncreas, corao e longo prazo. Os sinais da doena podem aparecer ao nascimento ou nos primeiros trs semanas de vida.

55. Herpes congnitas. Manifestaes Clnicas: Underactive e nuseas. Coriorretinite e ceratite. Falta de ar e febre. Presena de vesculas (ausente em metade de todos os casos). Hepatoesplenomegalia. Ictercia. Ditese hemorrgica. Anormalidades do sistema nervoso central (convulses). 56. Herpes diagnstico congnita. Suspeitada em um recm-nascido cuja me tem ou teve leses bvias herpes. Serologia: determinao de antiherpes anticorpos (IgG e IgM). A cultura viral. 57. Herpes congnitas. Doena do sistema nervoso central: componente extremamente grave. Presena de convulses, hipertenso intracraniana, opisttono, anormal CSF e coma. Os sobreviventes tm seqelas (microcefalia, hidrocefalia, cistos porenceflico ou retardo psicomotor).

You might also like