You are on page 1of 2

ALL THE KING'S MEN Vivemos na linguagem como no ar viciado. Ao contrrio do que estimam as pessoas de esprito, as palavras no brincam.

Elas no fazem amor, como acreditava Breton, a no ser em sonho. As palavras trabalham para a organizao dominante da vida. E contudo, elas no esto robotizadas; para a infelicidade dos tericos da informao, as palavras no so elas mesmas informacionistas; nelas, manifestam-se foras que podem frustrar os clculos. As palavras coexistem com o poder numa relao anloga quela que os proletrios (no sentido clssico, tanto quanto no sentido moderno deste termo) podem manter com o poder. Empregadas durante quase todo o tempo, utilizadas em tempo pleno, em pleno sentido e em pleno no-sentido, elas permanecem em algum lado radicalmente estrangeiras. O poder d somente a carteira de identidade falsa das palavras; ele lhes impe um livre trnsito, determina seu lugar na produo (onde algumas fazem visivelmente horas extras); libera-lhes de algum modo sua caderneta de pagamento. Reconheamos a seriedade do Humpty-Dumpty de Lewis Carroll que considera que toda a questo, para decidir o uso das palavras, a de saber quem ser seu senhor, e ponto final. E ele, patro social na matria, afirma que paga em dobro quelas que ele usa muito. Compreendamos tambm o fenmeno de insubmisso das palavras, sua fuga, sua resistncia aberta, que se manifesta em toda a escrita moderna (desde Baudelaire at os dadastas e Joyce), como o sintoma da crise revolucionria de conjunto na sociedade. Sob o controle do poder, a linguagem designa sempre outra coisa que o vivido autntico. precisamente a que reside a possibilidade de uma contestao completa. A confuso se desvela tal, na organizao da linguagem, que a comunicao imposta pelo poder se revela como uma impostura e um logro. em vo que um embrio de poder ciberntico se esforce por colocar a linguagem sob a dependncia das mquinas que ele controla, de tal modo que a informao seja doravante a nica comunicao possvel. Mesmo neste terreno, resistncias se manifestam, e se est no direito de considerar a msica eletrnica como uma tentativa,evidentemente ambgua e limitada, de reverter a relao de dominao, desviando (en dtournant) as mquinas em proveito da linguagem. Mas a oposio bem mais geral, bem mais radical. Ela denuncia toda comunicao unilateral, na arte antiga como no informacionismo moderno. Ela chama a uma comunicao que arruina todo poder separado. A onde h comunicao, no h Estado. O poder vive de furto encoberto. Ele no cria nada, ele recupera. Se ele criasse o sentido das palavras, no haveria poesia, mas unicamente a informao til. No se poderia jamais se opor na linguagem, e toda recusa lhe seria exterior, seria puramente letrista. Ora, o que a poesia, seno o momento revolucionrio da linguagem, no separvel enquanto tal dos momentos revolucionrios da histria e da histria da vida pessoal? A apropriao da linguagem pelo poder assimilvel sua apropriao da totalidade. Somente a linguagem que perdeu toda referncia imediata totalidade pode fundar a informao. A informao a poesia do poder (a contrapoesia da manuteno da ordem), a trucagem mediatizada do que .

Inversamente, a poesia deve ser entendida enquanto comunicao imediata no real e modificao real deste real. Ela no outra coisa que a linguagem libertada, a linguagem que reconquista sua riqueza e, quebrando seus signos, recobra ao mesmo tempo as palavras, a msica, os gritos, os gestos, a pintura, as matemticas, os fatos. A poesia depende, portanto, do nvel da maior riqueza em que, em um estgio dado da formao econmico-social, a vida pode ser vivida e mudada. ento intil precisar que esta relao da poesia para com sua base material na sociedade no uma subordinao unilateral, mas uma interao. Reencontrar a poesia pode se confundir com reinventar a revoluo, como o provam evidncia algumas fases das revolues mexicana, cubana ou congolesa. Entre os perodos revolucionrios em que as massas, agindo, acedem poesia, pode-se pensar que os crculos da aventura potica permanecem os nicos lugares em que subsiste a totalidade da revoluo, como virtualidade inacabada, mas prxima, sombra de uma personagem ausente. De modo que, o que aqui chamado de aventura potica difcil, perigoso e, em todo caso, jamais garantido (de fato, trata-se da soma das condutas quase impossveis numa poca). Pode-se somente estar seguro daquilo que no mais a aventura potica de uma poca: sua falsa poesia reconhecida e permitida.

(((Este texto, publicado na revista Internacional Situacionista (n 8, janeiro de 1963, p. 29-33) teoricamente um dos mais ricos documentos da reflexo situacionista sobre a linguagem. Nele, o programa das vanguardas estticas encontra um radical reembasamento em vista dos ento novos fenmenos sociais de reificao da linguagem e da comunicao, fenmenos que, hoje, j nos so bem familiares. Ao mesmo tempo em que aponta os efeitos da expresso tcnica da economia mercantil sobre a experincia social lingstico-comunicativa, o texto insiste e aposta na potencialidade potica da linguagem e da escrita, potencialidade esta que, para os situacionistas, significa a capacidade de recriao de sentidos, de desobedincia ao dado, de reinveno do existente, na e pela linguagem. Publicado sem assinatura, sua autoria se deve, muito possivelmente, a Guy Debord, que, enquanto diretor da revista, a redigia em sua maior parte.(Esta traduo foi feita com base na seguinte edio: Internationale Situationniste 1958-1969. Texte intgral des 12 numros de la rvue. Edition augmente. Paris: Librairie Arthme Fayard, 1997). Traduo: Emiliano Aquino (agradeo a reviso e sugestes de Sybil Safdie Douek).)))

You might also like