You are on page 1of 4

file http://www.google.pt/#hl=pt-PT&sclient=psyab&q=cr%C3%ADticas+negativas+e+positivas+ao+sistema+nacional+de+sa%C3%BAde&pbx=1 &oq=cr%C3%ADticas+negativas+e+positivas+ao+sistema+nacional+de+sa%C3%BAde&aq=f&a qi=&aql=&gs_sm=3&gs_upl=109l3391l2l3781l9l8l1l0l0l0l1500l1500l81l2l0&gs_l=hp.3...109l3391l2l3781l9l8l1l0l0l0l1500l1500l81l2l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.

osb&fp=7bbd66a6e5c85a57&biw=1280&bih=557

182 http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/182/182.pdf

SNS: uma gralha no programa do governo


O programa do governo dedica 2051 palavras poltica de sade, melhor dizendo, ao sistema de sade. O programa no sobre os problemas do SNS e as medidas para a sua modernizao e desenvolvimento mas sobre a reduo de direitos e a privatizao de centros de sade e hospitais.
OPINIAO | 4 JULHO, 2011 - 11:12 | POR JOO SEMEDO

O programa do governo promete fazer implodir o estado social: a segurana social vai ficar na rbita dos grupos financeiros, as polticas sociais so substitudas pela caridade institucionalizada e o Servio Nacional de Sade vira negcio para os privados. PSD e CDS falam de sistema nacional de sade e no do servio nacional de sade, confundindo deliberadamente conceitos e realidades diferentes: o primeiro, inclui servios pblicos e privados; o segundo, aquilo que pblico e da responsabilidade do Estado. O programa do governo dedica 2051 palavras poltica de sade, melhor dizendo, ao sistema de sade. O programa no sobre os problemas do SNS e as medidas para a sua modernizao e desenvolvimento mas sobre a reduo de direitos e a privatizao de centros de sade e hospitais. No admira pois que naquelas 2051 palavras apenas seis vezes aparea a sigla SNS, qual gralha no programa do governo.

O programa anuncia a privatizao quer de cuidados primrios de sade (centros de sade) quer da gesto hospitalar. No h qualquer evidncia que a privatizao de servios de sade traga qualquer benefcio no domnio da eficincia e da reduo da despesa. Ao contrrio, a prolongada experincia do Amadora-Sintra mostrou-se desastrosa para o Estado, desastre que se desenha nos hospitais de Cascais e de Braga, hospitais cuja gesto foi recentemente entregue aos privados pelo governo de Scrates. S por preconceito ideolgico se pode defender a superioridade dos privados na gesto hospitalar. Alis, no deixa de ser significativo que, para dirigir os seus novos hospitais, os grandes grupos privados vo buscar os seus directores s administraes dos hospitais pblicos A privatizao quer de servios quer da gesto de unidades do SNS no para melhorar o SNS. para alargar as sinergias com os hospitais privados, potenciando a rentabilidade da sua explorao pelos grupos financeiros que investiram forte e feio no negcio da sade. esse o objectivo. O programa adianta mudanas no modelo de financiamento do SNS que, actualmente, realizado atravs do oramento de Estado. O programa fala em financiamento de base solidria, conceito equvoco e que esconde o que PSD e CDS pretendem fazer. Mais solidrio que o modelo em vigor no possvel. Os portugueses so solidrios no financiamento do SNS atravs dos impostos que lhes so cobrados em funo dos seus rendimentos: contribuem mais para o OE e para o SNS os cidados de maiores rendimentos e, ao contrrio, os de menores rendimentos do um contributo menor. E todos podem recorrer ao SNS em igualdade de condies. Financiamento de base solidria, o que ? Um novo imposto para financiar o SNS? Pagamento dos cuidados prestados, em funo dos rendimentos (doentes de 1, doentes de 2)? SNS suportado por um sistema de seguro de sade meio pblico, meio privado, financiado em parte pelo estado e completado por contribuio (prmio) do beneficirio? Uma coisa certa e est muito clara no programa do governo: PSD e CDS preparamse para reduzir o acesso aos cuidados de sade a que hoje todos tm direito e fazer os portugueses pagar mais por esses cuidados. No apenas porque vo reduzir a comparticipao nos medicamentos e no transporte dos doentes, entre outras prestaes, mas porque vo reduzir e impor um limite ao recurso e utilizao dos servios do SNS.

esse o significado do anunciado Plano de Prestaes Garantidas que o programa do governo refere mas no explica. No pode ser outro o seu significado: para qu um plano de prestaes garantidas se, hoje, todas elas so e esto garantidas para qualquer cidado? O governo quer impedir o acesso universal aos cuidados de sade, quer impor limites aos cuidados a que hoje qualquer cidado pode aceder se deles necessitar. Que cuidados de sade vo deixar de estar acessveis a todos os portugueses? Que cuidados ficam garantidos e que cuidados deixam de ser garantidos? Qual o critrio para impor esses limites: a frequncia de utilizao dos servios? Certas doenas? A idade do doente? O custo do tratamento? No tenhamos qualquer dvida: PSD e CDS querem acabar com o SNS tal como ele hoje. O sentido dessa inteno muito claro: alargar o volume de negcios dos grupos privados na sade, reduzir o direito e o acesso dos cidados aos cuidados de sade e fazer os portugueses pagar mais pelos cuidados que recebem. Com este governo, com a direita no poder, a defesa do SNS e do direito sade no podem deixar de estar na primeira linha da resposta da esquerda socialista. http://esquerda.net/opiniao/sns-uma-gralha-no-programa-do-governo

"Como salvar o SNS?", por Sara Ribeirinho Machado

Dois dos grandes desafios que se colocam ao sistema de sade em Portugal so a reduo do desperdcio, sem comprometer a qualidade de servio, e a redefinio do papel dos hospitais no sistema de sade, em linha com os desenvolvimentos recentes nos cuidados de sade primrios e nos cuidados continuados integrados.

Artigo de Opinio: A Governao do Sistema Nacional de Sade , antes do mais um objetivo nacional e estratgico
A sade essencial para o homem, sendo um dos servios que dever ser assegurado pelo estado atravs de servio pblico integrado com o sistema privado. essencial que

a governao do sistema de sade tenha qualidade, que esteja centrada no cidado, que exista um fluxo de informao coerente em todo o sistema e que seja planeada em funo das necessidades da populao e apoiada na melhor evidncia cientfica disponvel. Na sade, como em muitas reas da sociedade, a ideologia, questes religiosas e ticas, lobbies e um nmero enorme de fatores influenciam as decises polticas sobre esta rea, contudo a poltica de sade deveria em termos operacionais e estratgicos ser construda sobre a evidncia cientfica disponvel aplicada informao vlida Cada uma das vertentes dever ser gerida por um organismo com gesto independente, mas que se complementam na governao global do sistema. Na vertente econmica poderemos equacionar um organismo responsvel pela gesto financeira, que far a gesto centrada no doente, procurando que as necessidades identificadas pela rea tcnica - cientfica sejam executadas com a qualidade definida, com um custo controlado e numa lgica de o dinheiro seguir o doente. Na vertente tcnica - cientfica, dever existir um organismo com funes de normalizao, de promoo da qualidade, promoo da interao entre cuidados primrios e hospitais, de auditorias governao clnica, de certificao de qualidade, de promoo de centros de referenciao e definio da informao para a gesto do doente. Considerando a dimenso nacional, a centralizao em apenas dois organismos permitiria uma poupana de recursos e uma otimizao dos resultados. Este fato, seria exatamente o contrrio do panorama atualmente existente, onde o nmero de organismos com funes claramente sobrepostas promove o desperdcio, a cultura da desresponsabilizao e a confuso nos atores. Por ltimo, um ponto essencial que gostaria de focar a necessidade da existncia e da disponibilidade de informao vlida e relevante que apoie a tomada de decises. Citando o Professor Correia de Campos S com boa informao se pode realizar avaliao econmica de tecnologias em sade, incluindo a teraputica medicamentosa, ou avaliao das necessidades de sade e do impacto de medidas na sade e na desigualdade em sade. E s com boa informao se pode garantir uma eficaz gesto da doena, do risco clnico e a avaliao necessria e transparente dos profissionais, das equipas e das instituies que prestam cuidados. Carlos dos Santos Moreira
http://hospitaldofuturo.org/profiles/blogs/a-governacao-do-sistema-nacional-de-saude-eantes-do-mais-um-obje

You might also like