You are on page 1of 8

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.

br

FUNO DAS PALAVRAS COMO - SE - QUE


Funo da palavra COMO
- Conjuno subordinativa causal Introduz oraes que do idia de causa. Equivalente a porque, usado no incio da frase. Ex1: Como esteve doente, no compareceu ao servio. Ex2: Como passou mal, no foi a festa. - Conjuno subordinada comparativa Introduz oraes que exprimem o segundo elemento de uma comparativa, equivale a quanto, precedido de tanto, to,... Ex1: Ela tal como me disseram. Ex2: Voc o conhece to bem como eu. - Conjuno subordinativa conformativa Introduz oraes que exprimem conformidade de um fato com outro, equivale a conforme. Ex1: Fizemos o trabalho como o professor pediu. Ex2: Em certas situaes, devemos agir como manda nossa conscincia. - Pronome relativo Possui um antecedente que d idia de "modo": maneira, jeito, forma,... Ex1: Este foi o nico modo como ele fez o trabalho. Ex2: Esta a maneira como fao o meu servio. - Substantivo Atravs da derivao imprpria (converso) a palavra como muda de classe gramatical e passa a ser sujeito. Ex1: No sei o como de tudo isso. Ex2: Diga-me o como daquilo. - Advrbio interrogativo

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


O advrbio interrogativo como (de modo) pode aparecer tanto nas interrogativas diretas quanto nas indiretas. Ex1: No sei como resolver o problema. Ex2: Como resolver o problema? - Preposio Aparece como preposio acidental por ser proveniente de outra classe gramatical, geralmente equivale a "por". Ex1: Obtiveram como resposta o bilhete. Ex2: Os ganhadores tiveram como prmio uma medalha de ouro. - Interjeio Classifica-se como interjeio devido alm da classe gramatical como tambm devido o seu tom exclamativo. Ex1: Como voc no! Ex2: Como assim e acabou! -Advrbio de modo Aparece em frases no interrogativas e sem antecedente. Ex1: No sei como voc veio. Ex2: Gosto como voc se veste.

Funes da palavra SE
Pronome reflexivo com a funo sinttica do objeto direto Elas no se encontravam na redao. Pronome reflexivo com a funo de objeto indireto Ele atribua-se o direito de julgar. Pronome reflexivo recproco com a funo de objeto direto Admiravam-se de longe. Pronome reflexivo recproco com a funo de objeto indireto Eles retriburam-se as respectivas malvadezas. Pronome reflexivo com a funo de sujeito de um infinitivo Ela deixou-se ir.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


Pronome apassivador Compram-se jornais. ndice de indeterminao do sujeito Assistiu-se a um belo espetculo. Pronome de realce O mestre da outra escola sorriu-se da traduo. Parte integrante dos verbos essencialmente pronominais Queixou-se muito da vida. Conjuno subordinativa integrante Ela queria ver se conseguia. Conjuno subordinativa condicional Se eles vierem, sero bem recebidos.

Funo da palavra QUE


A palavra QUE pode pertencer a vrias categorias gramaticais, exercendo as mais diversas funes sintticas. Veja abaixo quais so essas funes e classificaes. Advrbio Intensifica adjetivos e advrbios, atuando sintaticamente como adjunto adverbial de intensidade. Tem valor aproximado ao das palavras quo e quanto. Ex1: Que longe est meu sonho! Ex2: Os braos...;oh! Os braos! Que bem-feitos! Substantivo Como substantivo, tem o valor de qualquer coisa ou alguma coisa. Nesse caso, modificado por um artigo, pronome adjetivo ou numeral, tornando-se monosslabo tnico ( portanto, acentuado). Pode exercer qualquer funo sinttica substantiva. Ex1: Um tentador qu de mistrio torna-a cativante. Ex2: "Meu bem querer Tem um qu de pecado..."( Djavan) Tambm quando indicamos a dcima sexta letra do nosso alfabeto usamos o substantivo qu. Ex: Mesmo tendo como smbolo kg, a palavra quilo deve ser escrita com qu. Preposio Equivale preposio de ou para, geralmente ligando uma locuo verbal com os verbos auxiliares ter e haver. Na realidade, esse QUE um pronome relativo que o uso consagrou como substituto da preposio de.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


Ex1: Tem que combinar? (= de) Ex2: Amanh, teremos pouco que fazer em nosso escritrio. (= para) Alm disso, a partcula QUE atua como preposio quando possui sentido prximo ao de exceto ou salvo. Ex: Chegara sem outro aviso que seu silncio inquietante. Interjeio Como interjeio, a palavra QUE (exclamativo) tambm se torna tnica, devendo ser acentuada. Exprime um sentimento, uma emoo, um estado interior e, equivale a uma frase, no desempenhando funo sinttica em orao alguma. Ex1: Qu! Voc por aqui! Ex2: Qu! Nunca voc far isso! Partcula expletiva ou de realce Neste caso, a retirada da palavra QUE no prejudica a estrutura sinttica da orao. Sua presena, nestes contextos, um recurso expressivo, enftico. Ex1: Quase que ela desmaia! Ex2: Ento qual que a verdade? Obs: Pode aparecer acompanhado do verbo ser, formando a locuo que. Ex: Mas que l passava bonde. Pronome relativo O pronome relativo refere-se a um termo (por isso mesmo chamado de antecedente), substantivo ou pronome, ao mesmo tempo que serve de conectivo subordinado entre oraes. Geralmente, o pronome relativo introduz uma orao subordinada adjetiva, nela desempenhando uma funo substantiva. Neste caso, pode ser substitudo por qual, o qual, a qual, os quais, as quais. Ex1: Joo amava Teresa que amava Raimundo. Ex2: s pessoas que eu detesto diga sempre que eu detesto. Pronome Indefinido Substantivo Quando equivale a "que coisa". Ex1: Que caiu? Ex2: A fantasia era feita de qu? Pronome Indefinido Adjetivo Quando, funcionando com adjunto adnominal, acompanha um substantivo. Ex1: Que tempo estranho, ora faz frio, ora faz calor. Ex2: Que vista linda h aqui! Pronome substantivo interrogativo Substitui, nas frases da lngua, o elemento sobre o qual se deseja resposta, exercendo sempre uma das funes substantivas, significando que coisa. Ex1: Que ter acontecido? (= que coisa) Ex2: Que adiantaria a minha presena? (= que coisa)

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


Pronome adjetivo interrogativo Acompanha os substantivos nas frases interrogativas, desempenhando funo de adjunto adnominal. Ex1: Que livro voc est lendo? Ex2: "Por aquela que foi tua, Que orvalho em teus olhos tomba?" ( Ceclia Meireles) Obs: Caso semelhante (o qual no figura entre os tipos de pronomes registrados pela NGB) ocorre em frases exclamativas. Nesse caso, teramos um pronome adjetivo exclamativo, sintaticamente atuando como adjunto adnominal. Ex1: Que poema acabamos de declamar! Ex2: Meu Deus! Que gelo, que frieza aquela! A conjuno QUE: o QUE pode ser conjuno coordenativa ou subordinativa. Conjuno coordenativa Como conjuno coordenativa, a palavra QUE liga oraes coordenadas, ou seja, oraes sintaticamente equivalentes. Aditiva Liga oraes independentes, estabelecendo uma seqncia de fatos. Neste caso, o QUE no tem valor bastante prximo de conjuno e. Ex1: Anda que anda e nunca chega a lugar algum. Ex2: Fica l o tempo com aquele chove que chove...! Explicativa A orao coordenada explicativa aponta a razo de se ter feito a declarao contida em outra orao coordenada. Quando introduz esse tipo de orao, o QUE tem valor prximo ao da conjuno pois. Ex1: Mantenhamo-no unidos, que a unio faz a fora. Ex2: Deixe, que os outros pegam. Adversativa Indica oposio, ressalva, apresentando valor equivalente a mas. Ex1: Outro, que no eu, teria de fazer aquilo. Ex2: Outro aluno, que no eu, deveria falar-lhe, professor! Conjuno subordinativa A conjuno QUE subordinativa quando introduz oraes subordinadas substantivas e adverbiais. Essas oraes so subordinadas porque desempenham, respectivamente, funes substantivas e adverbiais em outras oraes ( chamadas principais ).

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


Integrante O QUE conjuno subordinativa integrante quando introduz orao subordinada substantiva. Ex1: "E ao lerem os meus versos pensem que eu sou qualquer coisa natural."( Alberto Caeiro) Ex2: Parecia-me que as paredes tinham vulto. Causal Introduz as oraes adverbiais causais, possuindo valor prximo a porque. Ex1: Fugimos todos, que a mar no estava pra peixe. Ex2: No esperaria mais, que elas podiam voar. Final Introduz oraes subordinadas adverbiais finais, equivalendo a para que, a fim de que. Ex1: "...Dizei que eu saiba." ( Joo Cabral de Melo Neto) Ex2: Todos lhe fizeram sinal que se calasse. Consecutiva Introduz as oraes subordinadas adverbiais consecutivas. Ex1: A minha sensao de prazer foi tal que venceu a de espanto. Ex2: "Apertados no balano Margarida e Serafim Se beijam com tanto ardor Que acabam ficando assim." ( Millr Fernandes) Comparativa Introduz oraes subordinadas adverbiais comparativas. Ex1: Eu sou maior que os vermes e todos os animais. Ex2: As poltronas eram muito mais frgeis que o div. Concessiva Introduz oraes subordinada adverbial concessiva, equivalente a embora. Ex1: Que nos tirem o direito ao voto, continuaremos lutando. Ex2: Estude, menino, um pouco que seja! Temporal Introduz orao subordinada adverbial temporal, tendo valor aproximado ao de desde que. Ex1: "Porm j cinco sis eram passados que dali nos partramos." ( Cames) Ex2: Agora que a lmpada acendeu, podemos ver tudo. Est correto escrever "como, por exemplo"? O Assistente pede informaes essenciais, como, por exemplo, o nome da loja e as informaes de contato.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


No h necessidade de usar juntas as duas expresses, pois como j implica a idia de que se vai apresentar um exemplo. Portanto, j que elas so equivalentes, no convm que andem juntas. Veja: O Assistente pede informaes essenciais, como o nome da loja e as informaes de contato. O Assistente pede informaes essenciais, por exemplo, o nome da loja e as informaes de contato. Sobressair ou sobressair-se? Sobressair no um verbo pronominal, portanto no tem o se. Exemplos: Ele sobressai (e no sobressai-se) entre os colegas. Foi o jogador que mais sobressaiu (e no sobressaiu-se) na partida. Verbos que tambm no so pronominais: simpatizar (e derivados), confraternizar e deparar.

Mais funes do QUE Pronome relativo: (o qual, a qual) A curiosidade um vcio que desconhece termos. Pronome substantivo indefinido: (= que coisa) ligado a verbo. Elas no sabiam que fazer. Pronome adjetivo indefinido: (= quanto, quanta) ligado a substantivo Que tristeza, meu Deus! Pronome interrogativo: (se, no final de frase, acentuado) Por que no vai conosco? Voc no foi, por qu? Substantivo antecedido de artigo e acentuado Havia em seus olhos um qu de curiosidade. Preposio: Pode ser substitudo normalmente pelo "de" A gente tem que explicar com franqueza certas coisas. Advrbio de intensidade: (muito) ligado a adjetivo Que bela tarde! Interjeio: (sempre acentuado) Qu! Voc tem coragem? Partcula expletiva Que esperto que teu irmo!

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


Faz parte da locuo expletiva Ele que sabe das coisas! Conjuno causal: (= porque) Disse que no iria, que no tinha roupas adequadas. Conjuno Integrante Suponhamos que elas viessem Conjuno Comparativa Uma era mais esperta que a outra. Conjuno concessiva (= embora) Que no seja rico, sempre me casarei com ele. Conjuno Condicional (= se) Que voc pague a promissria, ho de entregar a mercadoria. Conjuno Conformativa (= segundo, conforme) Ao que dizem, os exames sero dificlimos. Conjuno Temporal: Chegados que foram cabana, reviraram tudo. Conjuno Final: Fiz-lhe sinal que se calasse. Conjuno Consecutiva: Falou tanto que ficou rouco. Conjuno Aditiva: Anda que anda e nada encontra. Conjuno Explicativa: Fique quieto que eu quero dormir.

You might also like