You are on page 1of 2

Universidade Federal do Cear Departamento de Histria Graduao em Histria Disciplina: Teoria e Metodologia da Histria II Professor: Dr.

Frederico de Castro Neves Aluno: Luiz Alves Arajo Neto Matrcula: 0321465

Resenha de Texto: Memria e Identidade Social, Michael Pollak O trabalho desenvolvido por Pollak neste pequeno artigo possui uma srie de caractersticas interessantes. Primeiro, o olhar interdisciplinar lanado pelo socilogo muito agradvel, pois une as suas concepes sociolgicas a conceitos e idias estudadas pela cincia histrica e pela psicologia, em especial a psicanlise. Segundo, o trabalho com a memria, um elemento cognoscvel bastante peculiar, uma vez que serve de objeto de estudo diverso e complexo. Estudar a memria no usar a memria um exerccio muito denso e complexo, pois deve abarcar no somente a anlise dos contedos e das representaes produzidas por essa memria, como tambm os discursos que emanam dessas memrias e dos grupos que as desenvolvem, e para isso que se encaixa to bem a observao com bases psicanalticas muito fortes. No caso especfico deste estudo, Pollak trabalha com a memria desenvolvida em torno das duas grandes guerras, estudando, inclusive, a disputa de memria ocorrente entre os dois casos. Nesse caso, importante a anlise psicanaltica da memria coletiva a partir do conceito jungiano de psique coletiva; uma mentalidade que transita entre o inconsciente, o subconsciente e o consciente e gera um pensamento de senso comum sobre determinados temas ou arqutipos1, ou seja, cria-se uma imagem em torno das atrocidades cometidas em tempos de guerra e uma associao entre a idia de guerra e tais atrocidades. Uma prova dessa psique coletiva est na constante confuso que se fazia na Frana em fins da dcada de 1940 e na dcada de 1950 entre episdios e expresses utilizadas na Primeira Guerra Mundial ou na Segunda Guerra Mundial. Essas disputas de memria, de espao e de reconhecimento so muito fortes e capazes de alterar os caracteres sociais de um grupo, de um espao. Por exemplo, em uma cidade viticultora francesa,como Bordeaux, por exemplo, a memria gerada em torno da Segunda Guerra, com as constantes invases alems s casas dos produtores 2 pode ter encoberto, por assim dizer, a memria desenvolvida durante a guerra de 1914-1918. O contrrio tambm poderia ocorrer, por exemplo em Vichy, regio conhecida pela articulao de um governo colaboracionista aos nazistas durante a guerra de 1939-1945,

1 2

Ver JUNG, C.G. O Eu e o Inconsciente. Ver KALDSTRUP, Don e Petie. Vinho e Guerra.

onde a vergonha em torno do passado da prpria cidade pudesse levar a uma valorizao da memria em torno da Primeira Guerra Mundial. preciso compreender, ainda nesse contexto das guerras, que a memria um fator constituinte da identidade cultural de uma determinada regio, um trao de identificao3, como Pollak mesmo escreve: ... podem existir acontecimentos regionais que traumatizaram tanto, marcaram tanto uma regio ou grupo, que sua memria pode ser transmitida ao longo dos sculos com altssimo grau de identificao. 4 Isso mostra ainda o carter seletivo da memria, como um elemento que escolhe aquilo que deve ser lembrado e valorizado, lanando ao esquecimento qualquer fato ou aspecto que possa denegrir uma imagem ou uma representao perante a uma dada sociedade. Esse aspecto nos ajuda a finalizar a reflexo pensando o que Michael Pollak diz serem disputas de valores sociais entre memria e identidade, em que ambas podem se favorecer, num sentido da primeira corroborar a segunda ou vice-versa, mas tambm podem se confrontar, sendo uma diametralmente oposta a outra ou pelo menos dbia em certos aspectos, como vimos no filme A Cidade sem Passado durante o decorrer do curso de Teoria e Metodologia da Histria II. Gostaria de finalizar com uma passagem do texto aqui comentando acerca a disputa de valores entre memria e identidade: Se possvel um confronto entre a memria individual e a memria dos outros, isso mostra que a memria e a identidade so valores disputados em conflitos sociais e intergrupais, e particularmente em conflitos que opem grupos polticos diversos.

3 4

Ver HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Ps-modernidade. Ver POLLAK, Michael. Memria e Identidade Social.

You might also like