You are on page 1of 15

0

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA CURSO DE TECNOLOGIA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS LUZIA MARQUES ALEIXO

ASSOCIAO

MANAUS 2011

LUZIA MARQUES ALEIXO

ASSOCIAO

Projeto de Pesquisa apresentado disciplina Tecnologia de Gesto de Recursos Humanos como parte dos pr-requisitos de avaliao do Trabalho de Concluso de Curso.

MANAUS 2011

SUMRIO

INTRODUO ................................................................................................................ 1 ASSOCIAO E O DIREITO BRASILEIRO .......................................................... 2. DISTINO ENTRE VRIOS TIPOS DE ASSOCIAO ................................... 3 CONSTITUIO DE ASSOCIAES....................................................................... 4 ESTATUTOS.................................................................................................................. 5 COMO CRIAR UMA ASSOCIAO ........................................................................ 6 DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA CONSTITUIO.................................. 7 ATA DE REUNIO....................................................................................................... CONCLUSO.................................................................................................................... REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS............................................................................

03 04 04 05 05 06 08 08 13 14

INTRODUO

A Declarao Universal dos Direitos do Homem, aprovada em 10 de Dezembro de 1948 estipula na alnea 1 do Artigo 20 que "Toda a pessoa tem direito liberdade de reunio e de associao pacficas.". Associao uma organizao resultante da reunio legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurdica, para a realizao de um objetivo comum. A expresso associativismo designa, por um lado a prtica social da criao e gesto das associaes (organizaes providas de autonomia e de rgos de gesto democrtica: assembleia geral, direco, conselho fiscal) e, por outro lado, a apologia ou defesa dessa prtica de associao, enquanto processo no lucrativo de livre organizao de pessoas (os scios) para a obteno de finalidades comuns. O associativismo, enquanto forma de organizao social, caracteriza-se pelo seu carcter, normalmente, de voluntariado, por reunio de dois ou mais indivduos usado como instrumento da satisfao das necessidades individuais humanas (nas suas mais diversas manifestaes).

1 ASSOCIAO E O DIREITO BRASILEIRO Segundo o art. 53 do Cdigo Civil Brasileiro, Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos Assim, quando regularmente registrada e constituda, a associao uma espcie de pessoa jurdica na qual no h finalidade econmica. Ou seja, formada por pessoas naturais (ou fsicas como denominadas na rea tributria) que tm objetivos comuns, exceto o de auferir lucro atravs da pessoa jurdica. Por exemplo, no Brasil, as organizaes no governamentais (ONGs) so, do ponto de vista legal, associaes. Portanto, h grande diferena entre associao e sociedade, pois nas sociedades (com exceo das cooperativas que tm regras especficas e diferenciadas) a principal finalidade a obteno de lucro. No Brasil para se constituir uma pessoa jurdica como uma associao preciso realizar alguns procedimentos legais para que a associao tenha personalidade jurdica. O processo de criao de associao no Brasil acontece com a reunio de pessoas que deliberam e decidem fundar uma entidade com personalidade jurdica. Toda associao tem um estatuto que aprovado pela Assemblia Geral, convocada em edital publicado em mdia de acesso ao territrio que se planeja representar. O estatuto deve observar a disciplina do art. 54 e seguintes do Cdigo Civil e, assim como a ata, deve ser assinado por um advogado devidamente registrado na OAB. Depois de aceito o estatuto e a ata da reunio, assinada pelos presentes e descrito todos os responsveis tais como presidente e secretrio, eleitos pelos presentes. Depois desses eventos so encaminhados os documentos ao cartrio, registrar inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica, no Instituto Nacional do Seguro Social, na junta comercial do estado e na prefeitura da cidade sede onde obter o alvar de licena de funcionamento. Os registros na junta comercial e no INSS s so necessrios se a entidade praticar algum ato comercial. Toda associao com personalidade jurdica dotada de patrimnio e movimentao financeira, porm no poder repartir o retorno econmico entre os associados, uma vez que ser usada no fim da associao e nunca est sujeita falncia ou recuperao econmica.

2 DISTINO ENTRE VRIOS TIPOS DE ASSOCIAO

Diferena entre associaes com personalidade jurdica e associaes sem personalidade jurdica ou comisses:

H, antes demais, que distinguir associaes enquanto pessoas coletivas com personalidade jurdica das associaes sem personalidade jurdica.

3 CONSTITUIO DE ASSOCIAES

Conforme estipulado na alnea 1 do artigo 167 do CCP "O ato de constituio da associao especificar os bens ou servios com que os associados concorrem para o patrimnio social, a denominao, fim e sede da pessoa coletiva, a forma do seu funcionamento, assim como a sua durao, quando a associao se no constitua por tempo indeterminado." - ver acima como legalizar uma associao.

4 ESTATUTOS

Os estatutos, enquanto conjunto de regras que orientam e regem a atividade e carter coorporativo da associao, do corpo ao que , o que se pretende e como funciona a associao. Est definido na alnea 2 do artigo 167 do CCP, que "Os estatutos podem especificar ainda os direitos e obrigaes dos associados, as condies da sua admisso, sada e excluso, bem como os termos da extino da pessoa coletiva e consequente devoluo do seu patrimnio". Por exemplo, a Associao de Investidores Portugueses (ATM), tomada aqui como referncia, dando corpo a essa obrigao e, antes demais, necessidade de gesto e orientao, tem estatutos bem definidos e de acordo com a Lei, mas tambm de carter muito prprio de forma a seguirem os objetivos e especificaes necessrias satisfao das necessidades da associao e em resultado de todos os scios. Existem ainda atenes especiais a dar forma como se organizam e gerem as associaes, tambm regulado pelo CCP e que se distinguem, em especial, das associaes sem personalidade jurdica e comisses especiais, como so exemplo os "Clubes de Investidores", respeitando estes, para alm dos Estatutos e outros regulamentos internos, as disposies legais relativas s associaes, exceo das que pressupem a personalidade destas. (alnea 1. art. 195 do CCP). No Brasil, as associaes tm sua disciplina legal nos arts. 53 a 61 do Cdigo Civil. Por exemplo, tanto as ONGs quanto as OSCIPS so espcies de associaes civis, sendo que, no entanto, as OSCIPs so uma modalidade diferenciada, a qual tem mais requisitos (deveres) do que as demais espcies de associaes e, em conseqncia, mais direitos. Inclusive, as

OSCIPs no se regem apenas pelos dispositivos do Ccigo Civil, mas tambm pela Lei 9.790/1999, a qual dedicada exclusivamente s OSCIPs e criou o termo de parceria, mediante o qual a organizao pode celebrar termos de parceria com o Poder Pblico, condio que no ocorre no caso das ONGs. Alm disso, algumas doaes destinadas s OSCIPs tm benefcios fiscais, o que igualmente no ocorre no caso das ONGs.

5 COMO CRIAR UMA ASSOCIAO

1 PASSO: REUNIO

As pessoas interessadas em constituir uma associao devem decidir qual vai ser a misso dela (os objetivos). Depois disso, vo decidir quais atividades desenvolver para alcanar esse(s) objetivo(s). Alm disso, podem escolher uma comisso para tratar das providncias necessrias criao da associao, com a indicao do coordenador dos trabalhos. Qualquer conjunto de pessoas que se rena com interesses comuns pode constituir uma associao. Muitas vezes, grupos de moradores, pessoas da mesma profisso, colegas de atividades recreativas e culturais ou amigos com projetos comuns encontram na criao duma associao a forma de se fazerem representar publicamente. Normalmente, estas organizaes so desenvolvidas sem fins lucrativos e quando os scios pretendem ter lucro econmico optam antes pela criao de uma sociedade. Deseja-se avanar com a constituio de uma associao, mas no sabe o que fazer, este dossi disponibiliza todas as informaes.

2 PASSO: ELABORAO DA PROPOSTA DE ESTATUTO SOCIAL (E REGIMENTO INTERNO)

O Estatuto Social o documento que vai permitir formalizar a criao da associao. Nele constam os objetivos da associao, as regras para escolha de seus dirigentes, o tempo estipulado para o mandato, as funes dos diferentes rgos administrativos, as punies aos desvios de conduta, as formas de julgamento, entre outras diretrizes essenciais ao bom funcionamento da associao. O regimento interno pode ser escrito neste mesmo processo, o qual disciplina o funcionamento da associao: detalha pontos previstos no Estatuto e organiza procedimentos do funcionamento. Pode ser alterado sem alterar ao Estatuto Social.

Os fundadores da associao devem marcar uma reunio informal com o objetivo de definirem os seguintes aspectos:

3 PASSO: ASSEMBLIA GERAL DE CONSTITUIO DA ASSOCIAO

Esta a etapa na qual a Assemblia Geral vai: Ler e aprovar a proposta de Estatuto Social Ler e aprovar a proposta de Regimento Interno Eleger a Diretoria, o Conselho de Administrao e o Conselho Fiscal (facultativo)

importante destacar que a Ata constitutiva e o Estatuto da Associao devem ter o apoio e aval de um advogado. Os fundadores da associao devem convocar uma reunio da Assembleia-Geral com a antecedncia mnima de 15 dias. Esta primeira Assemblia no pode tomar decises sem a presena de metade dos seus membros. A convocao deve ser atravs de Edital

4 PASSO: REGISTRAR O ESTATUTO

Os estatutos sociais de associaes so registrados no Cartrio de Registros Civis de Pessoas Jurdicas. Para efetuar o registro necessria a assinatura de um advogado.

5 PASSO: LEGALIZAR A ASSOCIAO

Tendo cumprido todos os passos anteriores, j possvel fazer a Escritura Pblica. Para fazer esta Escritura ser necessria a seguinte documentao: obter inscrio na Receita Federal - CNPJ; obter inscrio na Receita Estadual - Inscrio Estadual (se for o caso) obter inscrio no INSS registrar na prefeitura municipal, Alvar de Licena e Funcionamento.

ATENO: a Inscrio Estadual e a Inscrio no INSS so necessrias somente s associaes que pretendem praticar atos comerciais.

6 DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA CONSTITUIO

requerimento em duas (02) vias ao oficial do cartrio, solicitando o registro dos atos constitutivos da sociedade, assinado pelo presidente com firma reconhecida (modelo fornecido no cartrio)

trs vias (duas originais e cpia) na ntegra do estatuto assinado pelo presidente relao em duas vias dos membros fundadores constando nacionalidade, profisso, residncia, n. do CPF ou Identidade, assinada pelo presidente ou secretrio (de acordo com o dispositivo do Art. 120 VI da Lei 6.015/73) - datilografado

relao em duas vias da primeira ou atual diretoria e conselho fiscal, constando nacionalidade, cargo, profisso, residncia, n. do CPF ou identidade e perodo de mandato, assinada pelo presidente ou secretrio (datilografado)

trs vias da Ata de Fundao (Constituio e Aprovao do Estatuto); OBS: Se a ata for datilografada, declarar (na ata) que a mesma igual ao original lavrado em livro prprio, devendo esta declarao ser datada e assinada pelo presidente ou secretrio da entidade.

estatuto dever ser rubricado em todas as suas folhas por advogado inscrito na OAB, com o n. de sua inscrio e visto na ltima pgina (datilografado).

Nos primeiros 15 dias aps o registro, a Associao deve entregar a declarao de incio das atividades, na sede social da entidade e assim regularizar a sua situao relativamente ao cumprimento das obrigaes fiscais.

7 ATA DE REUNIO

A Ata um registro resumido, fiel e claro das ocorrncias de uma reunio. o documento que prova a realizao da reunio e do que nela foi discutido e decidido. dever de um secretrio faz-la da melhor maneira possvel, agindo como se fosse um "Reporter da reunio", anotando tudo o que acontece.

O QUE DEVE CONTER UMA ATA

1. Ttulo da Reunio: 2. Cidade, dd de mmm de aaaa das hh:mm as hh:mm: 3. Local: 4. Introduo: Descrio do ttulo do evento, local, data, hora, participantes 5. Participantes: Nome completo/Instituio 6. Agenda: Agenda/pauta da reunio: temas tratados e respectivos responsveis 7. Desenvolvimento: Descrio dos principais temas discutidos na reunio 8. Concluses: Descrio das concluses e decises provenientes da reunio 9. Recomendaes: Descrio das recomendaes provenientes da reunio 10. Distribuio: Pessoas a quem a ata deve ser enviada

Para evitar qualquer modificao posterior a ata deve ser redigida de tal maneira que isso no seja possvel:

Sem pargrafos ou alneas, ocupando todo o espao da pgina; Sem abreviaturas; Nmeros escritos por extenso; Sem rasuras nem emendas; Sem uso de corretivo Com verbo no tempo pretrito perfeito do indicativo; Com verbo de elocuo para registrar as diferentes opinies.

Se o relator cometer um erro, deve empregar a partcula retificativa digo, como neste exemplo: Aos dezesseis dias do ms de julho, digo, de junho, de dois mil e cinco... Quando se constatar erro ou omisso depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: Em tempo: Onde se l julho, leia-se junho.

10

PROCEDIMENTOS PARA FAZER UMA ATA

Antes da Reunio: Escolha sua maneira de tomar notas (ou seja, caneta e papel ou laptop). Voc tambm pode usar um gravador durante a reunio para poder voltar e tomar notas. Esteja preparado/a. D uma olhada na agenda da reunio e quaisquer documentos anteriores a serem discutidos durante a reunio. Tenha as atas da reunio anterior mo para referncia. particularmente importante que voc esteja preparado/a ser quiser ser participante ativo/a durante a reunio. Durante a Reunio: Saiba quem est participando da reunio. Quem toma notas, precisa ter a lista completa de participantes. Se voc no souber os nomes, pea que se apresentem ou passe uma lista de presena. No tente anotar tudo. Mantenha a ateno nas idias gerais do item discutido, dos maiores pontos levantados, quais decises foram tomadas, e quem vai realiz-las. Depois da reunio: Escreva a ata assim que possvel, enquanto as coisas ainda esto frescas em sua cabea. Pea ajuda se precisar. Pode ser til pedir a outro participante que leia a ata antes de distribu-la, para ver se voc perdeu algo. Copie e distribua a ata aos membros da equipe. Guarde um registro das atas. Guarde todas as atas das reunies juntas numa pasta, arquivo ou arquivo de computador. O que incluir: Incluir a data, horrio, lugar e tipo de reunio (semanal, mensal ou de propsito especial). Incluir os nomes dos participantes da reunio. Escrever itens na ordem em que so discutidos. Escreva um cabealho separado para cada item. Mantenha as atas concisas e objetivas. No ponha cada detalhe de cada discusso. Voc no precisa registrar tpicos irrelevantes para o negcio em questo. Enfatize itens de ao. Durante a reunio, a equipe decide, na maioria das vezes, quais aes precisam ser tomadas, e quem responsvel por cada tarefa. Enfatize

11

os passos de ao sublinhando-os ou colocando-os em negrito. Outra opo anexar, na ata, outra folha s para os Itens de Ao. Seja o mais meticuloso possvel e no inclua quaisquer de suas prprias opinies subjetivas. As atas devem ser objetivas e relatar os fatos. Anote o lugar, horrio e data da prxima reunio. Desta forma todos os participantes sero informados com antecedncia.

As atas so os registros dos principais pontos decididos em reunies, eleies e Assemblias Gerais. Elas devem ser registradas em um livro especfico, com pginas numeradas.

MODELOS DE ATAS

Modelo de Ata: De Fundao do Grmio Estudantil

Ao dia______ do ms de______ do ano de______ s______ horas, os estudantes da Escola____________________________ , reunidos em Assemblia Geral, sob a coordenao de__________________________ (nome do estudante escolhido para coordenar a Assemblia), do por abertos os trabalhos da Assemblia Geral dos alunos e colocam em discusso a pauta nica da Assemblia: a fundao da entidade representativa dos estudantes, o Grmio Estudantil. Aprovou-se o nome do Grmio____________________________ e ficou decidido que, todo ano, as prximas Diretorias do Grmio comemoraro este dia como data de fundao. Aprovadas as questes mencionadas acima, passou-se aprovao do Estatuto do Grmio Estudantil que rege a entidade. A seguir, iniciou-se a discusso para a eleio da primeira Diretoria do Grmio Estudantil, que ser eleita na disputa de chapa(s) em urna. Por fim, declarou-se fundado o Grmio Estudantil__________________, rgo representativo dos estudantes da Escola. Nada mais havendo para tratar no momento, encerrou-se a Assemblia Geral e a presente Ata. Para fins de direito, segue a presente Ata devidamente assinada. _________________________________________ Representante da Comisso Pr-Grmio que coordenou a Assemblia Geral.

12

Modelo de Ata: De Eleio No dia_____ do ms_____ do ano_____ ocorreram as eleies do Grmio Estudantil na Escola_______________________________________. Concorreram nesta eleio as chapas________________________ (nomes das chapas concorrentes). Votaram nesta eleio__________________ (nmero de estudantes que votaram) alunos regularmente matriculados nesta instituio. Houve_____ votos brancos e _____ votos nulos. A chapa__________________ recebeu_______________ (nmero de votos), a chapa__________________ recebeu__________________ (nmero de votos). Foi eleita a chapa__________________ para a gesto_______________ (ano), cujos membros so:______________________ (colocar o nome de todos os membros da chapa eleita e os cargos que ocuparo). ____________________________________ Representante da Comisso Eleitoral ____________________________________ Representante da Chapa Eleita ____________________________________ Representante da Comisso Pr-Grmio (ou da gesto anterior). Modelo de Ata: De Assemblia Geral Ata n________ da Assemblia Geral dos Estudantes do Grmio Estudantil__________________, da Escola_________________________ aos__________________ dias______ do ms______ de do ano de______, s______ horas, em primeira (ou segunda) convocao, reuniram-se, conforme o Edital n________ , em Assemblia Geral, sob a coordenao de _____________ , o qual convocou para fazer parte da mesa coordenadora os seguintes membros: ________________________ (especificar os nomes e cargos). Composta a mesa, designou________________________ (nome) para secretariar a Assemblia. Dando incio, procedeu seguinte leitura da ordem do dia ________________________________________________ (resumo do ocorrido): Nada mais a tratar, o coordenador agradeceu a presena de todos e deu por encerrada a Assemblia qual eu,_______________________, secretariei e registrei a presente Ata que, aps lida e aprovada, segue assinada pelos presentes. _______________ de_________ de________ 20___ . _____________________________________________ Assinatura do Coordenador de Comunicao ______________________________________________ Assinatura do Coordenador Geral

13

CONCLUSO A vantagem de criar uma associao poder agir legalmente em nome dela, movimentando recursos e firmando convnios. Os convnios podem ser firmados com os rgos pblicos e outras instituies de financiamento. Enquanto a cooperativa adequada para desenvolver uma atividade comercial, a associao mais adequada para levar adiante uma atividade social ou de representao e/ou defesa de interesses dos associados. Cabe destacar que todo o dinheiro obtido pela associao deve ser usado para cumprir a misso dela; no pode ser dividido entre os associados. Atas so as anotaes sobre o que aconteceu na reunio o que foi discutido e decidido, quem far isso, e quando ser a prxima reunio. As atas so teis, pois podem ser dadas a pessoas que perderam a reunio e servem como registro para referncia.

14

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSOCIAO. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A 3o>Acesso: 06/04/2011 ASSOCIAO. Disponvel em: <http://www.crefito8.org.br/site/index.php?option=com_ content&view=article&id=194> Acesso: 06/04/2011

You might also like