You are on page 1of 14

Universidade Federal de Sergipe

Pr-Reitoria de Graduao - Coordenao de Concurso Vestibular

PROCESSO SELETIVO SERIADO / 2002

SRIE / LNGUA ESTRANGEIRA - INGLS


INSTRUES

- Ao receber este caderno de provas verifique se contm um total de 40 questes, assim distribudas: PORTUGUS: questes de n 01 a 05 os GEOGRAFIA: questes de n 11 a 15 BIOLOGIA: QUMICA: questes de n 21 a 25 questes de nos 31 a 35
os os

MATEMTICA: questes de n 06 a 10 os FSICA: questes de n 16 a 20 INGLS: HISTRIA: questes de n 26 a 30 questes de nos 36 a 40


os

os

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno completo. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Verifique se voc est sentado no lugar correspondente a seu nmero de ordem. - Confira se o nmero do candidato impresso na FOLHA DE RESPOSTAS coincide com o seu nmero de ordem. - Cada questo de Proposies Mltiplas consistir de 5 (cinco) afirmaes, numeradas de 0 0 a 4 4, das quais algumas so verdadeiras, outras so falsas, podendo ocorrer que todas as afirmaes sejam verdadeiras ou que todas sejam falsas. - As alternativas verdadeiras devem ser marcadas na coluna das dezenas e as falsas, na coluna das unidades. - As respostas devem ser inicialmente marcadas no caderno de prova que voc recebeu. - Aps certificar-se de que a resposta definitiva, faa a marcao na FOLHA DE RESPOSTAS da leitora tica. ATENO - Marque as respostas com caneta esferogrfica azul ou preta com traos escuros conforme o modelo - No sero permitidas rasuras na FOLHA DE RESPOSTAS da leitora tica. - No permitida qualquer espcie de consulta. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e fazer as marcaes na FOLHA DE RESPOSTAS da leitora tica. - A correo das provas ser efetuada levando-se em conta EXCLUSIVAMENTE o contedo das FOLHAS DE RESPOSTAS. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver todo o material da prova e assine a lista de presena. - Voc s poder deixar o recinto aps decorridas 02 horas e 30 minutos de prova. Direitos autorais reservados. Proibida a reproduo, ainda que parcial, sem autorizao prvia. .

No DE ORDEM

NOME DO CANDIDATO

FUNDAO CARLOS CHAGAS


FEVEREIRO, 2002

Instrues para responder s questes de nmeros 1 e 2. QUESTES DE PROPOSIES MLTIPLAS Com base no texto, assinale como VERDADEIRAS as frases que fazem uma afirmao correta e como FALSAS aquelas em que isso no ocorre. 1. 0 0 As falas de Do Carmo e de Albertina apresentam formas da linguagem popular como as expresses todo babado, porta na cara, ali no duro. A funo da linguagem predominantemente conativa, pois uma das amigas tenta convencer a outra, pelo dilogo. O acento obrigatrio em operrias assinala a presena de um ditongo oral crescente num vocbulo paroxtono. No vocbulo trabalho encontros consonantais. esto presentes dois

Cada Questo de Proposies Mltiplas consistir de 5 (cinco) afirmaes, numeradas de 0 0 a 4 4, das quais algumas so verdadeiras, as outras so falsas, podendo ocorrer que todas as afirmaes sejam verdadeiras ou que todas sejam falsas. As alternativas verdadeiras devem ser marcadas na coluna V (coluna das dezenas) e as falsas, na coluna F (coluna das unidades).

1 1

2 2

3 3 PORTUGUS Ateno: As questes de nmeros 1 e 2 referem-se ao texto apresentado abaixo. 4 4

Transcorrer e vizinhana so palavras derivadas: a primeira, por prefixao; a segunda, por sufixao. Observa-se no texto uma harmonia entre a forma ou o conjunto de significantes e o contedo os significados , que transmite a mensagem do autor. Albertina sempre dizia amiga que sua atitude a respeito dos homens estava correta. O emprego ou no do sinal da crase na frase acima est de acordo com a norma culta da lngua. A frase "homem mesmo pra ser tratado ali no duro!" o argumento utilizado por Albertina para apoiar a tese de Do Carmo em relao aos homens. A previzo de melhores dias animava as duas moas, cuja amizade se firmava sencivelmente. A grafia das palavras grifadas na frase acima est correta. A separao das slabas da palavra companheiras est feita corretamente em com-pan-hei-ras.

________________________________________________________________

2. Mas, com o transcorrer do tempo, fizeram novas amizades, aclimataram-se melhor no Aracaju.

0 0

1 1 Albertina, sobretudo, vivia na mais estreita camaradagem com toda a vizinhana, que achava sempre muita graa nos seus ditos e galhofas. Porm suas companheiras inseparveis, confidentes e amigas de verdade, eram duas operrias da Txtil, que moravam bem em frente sua morada. Maria do Carmo e Benedita eram seus nomes. Irms gmeas, de feies bem semelhantes, altas, morenonas. O pai, um velho salineiro quase cego, j no podia mais exercer a profisso. Mas cozinhava e lavava, fazia todos os servios da casa, enquanto as filhas estavam no trabalho. Benedita era noiva h muitos anos de um certo Manuel Alves, que trabalhara longo tempo nas salinas com seu pai. A outra, que todos chamavam apenas de Do Carmo, estivera quase a se casar com um saveirista, que afinal terminou por engan-la. Tomou-se, ento de grande desprezo pelos homens. s vezes fingia interessar-se por algum. Mas j o fazia com o propsito de logo aps repeli-lo e escorra-lo. Que beleza! costumava repetir para Albertina. A gente se vinga desses trastes assim. Um pouco de corda no comeo; e quando o lorpa j est todo babado catrapus! porta na cara! Albertina ria-se a perder, de toda a vez que um caso desses sucedia. E concordava sempre com a amiga que "homem mesmo pra ser tratado ali no duro!". 4 4 3 3 2 2 1 1 0 0 4 4 3 3 2 2

________________________________________________________________

3.

Assinale como VERDADEIRAS as frases que fazem uma afirmao correta e como FALSAS aquelas em que isso no ocorre. O trecho que embasa as questes de nmeros 1 e 2 de Os Corumbas, que conta a histria de uma famlia que sai de um engenho para morar na capital e melhorar de vida, usufruindo de condies melhores de trabalho e, portanto, conseguindo a ascenso social desejada. H no segmento predomnio da narrao, entremeada de uns poucos aspectos descritivos. Os Corumbas uma narrativa de carter pico, pois nela se cruzam tempo, espao, personagens e uma ao herica: a luta pela sobrevivncia num meio hostil. O Romanceiro da Inconfidncia um poema moderno, que apresenta elementos lricos de extrema fora e beleza, em meio ao eixo narrativo que lhe d forma. O drama da pobreza e do preconceito racial e social que marcou a vida de Lima Barreto e, em conseqncia, seus romances, transparece tambm em seus Contos, cujo assunto sempre desenvolvido em torno de problemas de sua vida pessoal. UFSEPS1A

4.

Considere os poemas abaixo para responder questo.

Assinale como VERDADEIRAS as frases que fazem uma afirmao correta em relao aos poemas apresentados e como FALSAS aquelas em que isso no ocorre. 0 0 Trata-se de dois sonetos, pois ambos os poemas tm 14 versos.

I
margem de uma fonte, que corria, lira doce dos pssaros cantores, a bela ocasio das minhas dores, 1 1 dormindo estava ao despertar do dia. No verso Porm abrindo Slvia os dois diamantes o poeta cria uma metfora.

Mas como dorme Slvia, no vestia o cu seus horizontes de mil cores, dominava o silncio sobre as flores, calava o mar, o rio no se ouvia. 3 3 No do o parabm a nova Aurora flores canoras, pssaros fragrantes, nem seu mbar respira a rica Flora. 4 4 O tema, em ambos os poemas, o mesmo: a comparao entre a mulher amada e a natureza. 2 2 Ambos os poemas se caracterizam pelo lirismo de seus versos.

Quanto sua disposio, as rimas, no 1 poema, so interpoladas ou opostas, nas quadras, e altero nadas, nos tercetos; no 2 poema esto misturadas.

________________________________________________________________

Porm abrindo Slvia os dois diamantes, 5. tudo a Slvia festeja, tudo adora, aves cheirosas, flores ressonantes. 0 0 Marlia de Dirceu uma obra que bem caracteriza a esttica do Arcadismo, retratando fielmente a paisagem brasileira. Assinale como VERDADEIRAS as frases que fazem uma afirmao correta e como FALSAS aquelas em que isso no ocorre.

II
Aqui um regato Corria sereno Por margens cobertas De flores e feno; esquerda se erguia Um bosque fechado, 2 2 E o tempo apressado, Que nada respeita, J tudo mudou. 3 3 So estes os stios? So estes; mas eu O mesmo no sou. Marlia, tu chamas? espera, que eu vou. 1 1 -

H, no Barroco brasileiro, uma preocupao religiosa com o necessrio perdo fraqueza humana, por uma divindade extremamente compassiva e disposta a acolher a "ovelha desgarrada" devidamente arrependida.

No incio da poca colonial observa-se uma preocupao com a descrio da fauna e da flora da terra recm-descoberta, que se inicia com a prpria carta enviada ao rei D. Manuel.

O Pe. Antnio Vieira, como outros jesutas, alm do dom da oratria comprovado nos magnficos Sermes que deixou, dedicou-se poesia e ao teatro, como estratgias eficazes de catequizao dos ndios.

4 4

Tanto na poca barroca quanto no Arcadismo, possvel encontrar exemplos de uma literatura satrica, que critica os costumes da terra e os desmandos das autoridades. 3

UFSEPS1A

MATEMTICA 6. Verifique a veracidade das sentenas seguintes. 0 0 Se A = ] , 2], B = [ 2, + [ e C = ]1, 3] , ento (A B) C = [2, 1].

1 1

Seja o nmero natural N =

, no qual x e y 2 x .5 y so nmeros inteiros. Se N um quadrado perfeito e 600 < N < 1000, ento x + y = 1.

2 3 .3 2

2 2

Simplificando-se obtm-se 0,3.

expresso

2,4 10 8 0,008 10 6

3 3

Se AB um nmero natural composto de dois algarismos A e B, a diferena BA AB sempre divisvel por 11.

4 4

Um nmero x diminudo de seus 20%, obtendose o nmero y. Adicionando-se a y os seus 25%, obtm-se x.

________________________________________________________________

7.

Analise as afirmativas seguintes. 0 0 A relao R = {( x, y ) N N | 2x + y = 5} tem dois elementos. A funo f, de R em par.

1 1

R, definida por f(x) = x4 + 1, R


em

2 2

Seja a funo f, de ax2

R,

dada

por

f(x) = + bx + 1, em que a e b so constantes reais e a 0. Se f(x) = f(x + 1), ento a + b = 0. 3 3 Uma funo f definida em A e tem imagens em B. Se o nmero de elementos de A m e o nmero de elementos de B n, ento f sobrejetora se m = n. O grfico da funo f, de |x| f(x) = , uma reta. x

4 4

R*

em

R,

dada por

________________________________________________________________

8.

Considere as funes de

R em R definidas

por f(x) = x 1,

g(x) = x + 1 e h(x) = kx2 + 2(k + 1)x + k, em que k 0, para analisar as sentenas seguintes. 0 0 Para todo x real, tem-se f (x) < 1. g( x )

1 1

O grfico de f o f intercepta o eixo das abcissas no ponto (2;0). h(x) < 0 para todo 1 k < . 2 x real se, e somente se,

2 2

3 3

Se k = 1, o grfico de h uma parbola cujo eixo de simetria a reta de equao x = 2. Se k = 1, os grficos de h(x) e t(x) = f(x) . g(x) se interceptam em um nico ponto. UFSEPS1A

4 4 4

9.

Analise as afirmaes que seguem.

0 0

Para todo x real, o conjunto imagem da funo dada por f(x) = 3x 4 o intervalo ] 4, +[ .

1 1

Existem quatro nmeros inteiros que satisfazem a sentena 1 < 4


x 2 3

<8.

2 2

A igualdade 5x 1 + 5x = 6x se verifica apenas se x um nmero divisvel por 2.

3 3

Se log 8 (log 4 (log x 4 ) ) = 0 , ento x um nmero irracional.

4 4

Se x um nmero real positivo, os grficos das funes dadas por y = log4 x e y = 4x se interceptam em um ponto cuja abcissa maior que 1.

________________________________________________________________

10.

Para a anlise das afirmaes seguintes considere que:

as funes f e g, de f(x) = 2 5 . sen (x +

em

R,

so definidas por

) e g(x) = cos (2x ); 3 4

, e so ngulos internos de um tringulo ABC que se opem, respectivamente, aos lados BC, AC e AB .

0 0

O conjunto-imagem de f o intervalo [3, 7].

1 1

O perodo de g

. 8

2 2

1 59 f = . 6 2

3 3

Os valores de x 7 . e 8

[0, ] tais que g(x) = 0 so 3


4

4 4

Se as medidas de BC, AC e AB so diretamente proporcionais aos nmeros 6, 8 e 10, nessa ordem, 4 ento tg = . 3 5

UFSEPS1A

GEOGRAFIA 11. Considere a histria em quadrinhos apresentada abaixo.

A partir da leitura da tabela e de seus conhecimentos sobre a dinmica demogrfica atual pode-se afirmar que as regies representadas so, respectivamente, 0 0 1 1 2 2 3 3
(Folha de S.Paulo. 06/10/01)

PIRATAS DO TIET - Laerte


ESTOU NUMA ILHA DESERTA CUJA LOCALIZAO O DESTINO CRUEL S ME DEIXA SABER PARCIALMENTE ... SEI OS GRAUS, MAS NO SE SO DE LATITUDE OU DE LONGITUDE.

I frica, que apresenta altas taxas de natalidade e de mortalidade infantil. II Amrica Anglo-Saxnica, que apresenta altas
taxas de natalidade mdia.

III Amrica Latina, que apresenta altas taxas de


expectativa de vida.

IV sia, que apresenta baixas taxas de


mortalidade infantil.

4 4 14.

Analise as afirmaes sobre os sistemas de orientao utilizados pela humanidade. 0 0 O Meridiano de Greenwich, definido por conveno internacional, o referencial para determinar os hemisfrios leste e oeste no globo terrestre. A latitude define a distncia de um ponto qualquer da superfcie terrestre ao Trpico de Capricrnio. A longitude define a distncia de um ponto qualquer da superfcie terrestre ao Equador. Para determinar a posio ou localizao de um ponto na superfcie da Terra, utilizam-se um sistema de linhas (paralelos e meridianos), que so medidas em graus. As coordenadas geogrficas definem a localizao de um ponto qualquer da superfcie terrestre a partir de sua distncia em relao ao Equador e ao Meridiano de Greenwich.

________________________________________________________________

V Europa, que apresenta baixas taxas de natalidade mdia.

Analise as afirmaes abaixo sobre a distribuio da indstria no mundo. 0 0 Embora sofrendo uma relativa diminuio na participao da produo industrial, Estados Unidos, Japo e Alemanha mantm a posio de liderana mundial em vrios ramos industriais. Os pases em desenvolvimento, como o Brasil, ndia e Coria do Sul registraram o seu maior crescimento industrial na ltima dcada, beneficiados pelas polticas de proteo s indstrias nacionais. Apesar do crescimento do investimento industrial em pases como o Brasil, a Amrica Latina participa com apenas 5% da indstria mundial, caracterizando a permanncia de uma economia baseada na exportao de produtos primrios. Apesar da importncia do setor tercirio em suas economias, Europa Ocidental e a Amrica do Norte mantm-se como as regies mais industrializadas do mundo, concentrando mais de 50% da produo industrial mundial. Na dcada de 1990, os pases do sudeste da sia registraram os maiores ndices de crescimento industrial, como conseqncia do deslocamento de empresas multinacionais em busca de menores custos de produo.

1 1 2 2 3 3

1 1

2 2

4 4

3 3

________________________________________________________________

12.

Analise as afirmaes abaixo sobre as grandes paisagens vegetais do Globo. 0 0 As florestas temperadas do hemisfrio Norte foram intensamente devastadas pela expanso agrcola e urbana na Europa e Estados Unidos desde o sculo XIX, restando atualmente em reas de preservao. As condies climticas constituem uma das variveis mais importantes na delimitao espacial das grandes paisagens vegetais, em funo dos limites impostos s espcies vegetais pela temperatura e pluviosidade. A floresta boreal, ou taiga, composta por uma grande variedade de rvores e arbustos, adaptados ao clima semi-rido, dentre os quais se destacam as gigantescas sequias. As savanas tropicais ocorrem em reas marcadas pela alternncia entre as estaes chuvosa e seca, apresentando uma cobertura vegetal de gramneas e bosques de rvores isoladas. As altas temperaturas so o fator fundamental para a ocorrncia de reas desrticas e tambm caracterizam a vegetao predominante formada por arbustos de folhas caducas e cactceas. 2 2 4 4 -

________________________________________________________________

1 1

15.

Analise as afirmaes abaixo sobre a produo e consumo mundial de energia. 0 0 At a dcada de 1990, a biomassa era a segunda principal fonte de energia no mundo, principalmente nos pases do hemisfrio Norte. Presses ambientais tm diminudo seu consumo, associando o uso desta fonte de energia com a ocorrncia de chuva cida e a formao da neblina poluente (fog). O carvo mineral ainda a mais importante fonte de energia e produto de exportao de pases do hemisfrio Sul, em funo da concentrao de reservas minerais e baixo custo de extrao em minas a cu aberto. A energia gerada por usinas hidreltricas tem crescido nas ltimas dcadas nos pases desenvolvidos, apoiada nas presses de grupos ambientalistas pela utilizao de fontes de energia no-poluentes e que causem impactos ambientais mnimos. O gs natural, apesar de ser a terceira fonte de energia no mundo, a que apresenta maior crescimento de consumo, utilizado como combustvel para automveis, na produo de energia em termoeltricas e como matria-prima em processos industriais. Apesar da vida til longa das usinas, a energia nuclear tem diminudo sua participao como fonte de energia mundial devido preocupao da populao dos pases que utilizam esta fonte de energia com as possveis conseqncias de acidentes. UFSEPS1A

2 2

1 1

3 3

4 4

________________________________________________________________

13.

Considere a tabela apresentada abaixo. Nmero mdio de filhos por mulher Regio 1995 I 5,5 II 4 Oceania 3,8 III 3 IV 1,9 V 1,7
(Levon Boligian et alii. Geografia: espao e vivncia. So Paulo: Atual, 2001, p. 105)

3 3

4 4

FSICA 16. Um projtil lanado, a partir do solo, com velocidade inicial de 20 m/s, formando 37 com a horizontal. Despreze a resistncia do ar e considere 10 m/s2 a acelerao local da gravidade, sen 37 = 0,60 e cos 37 = 0,80. Analise as afirmativas. 0 0 1 1 2 2 3 3 4 4 O tempo de subida do projtil de 1,2 s. A altura mxima atingida desde o solo de 24 m. O tempo gasto at o retorno ao solo o dobro do tempo de subida. O mdulo da velocidade no ponto mais alto de 20 m/s. Ao atingir o solo, o mdulo da velocidade de 20 m/s.

________________________________________________________________

17.

Uma partcula apresenta, em sua trajetria, diversos tipos de movimento. Analise as afirmativas acerca da partcula. 0 0 1 1 2 2 3 3 4 4 Num trecho reto, ela pode estar submetida a uma acelerao centrpeta. Num trecho reto, ela pode estar submetida a uma acelerao tangencial. Num trecho curvo, ela submetida a uma acelerao tangencial. Num trecho curvo, ela submetida a uma acelerao centrpeta. Num trecho curvo, a acelerao resultante sobre a partcula pode ser nula.

________________________________________________________________

18.

Um bloco de massa m abandonado, a partir do repouso, sobre um plano inclinado de ngulo com a horizontal. O atrito entre o bloco e a superfcie de apoio desprezvel e a acelerao da gravidade g.

Analise as afirmaes. 0 0 As foras externas atuantes no corpo esto corretamente representadas no esquema abaixo.

P
1 1 2 2 3 3 4 4 -

A fora resultante sobre o corpo mg. O valor de N mg sen . A acelerao que o corpo adquire g cos . Ao descer a distncia x, a velocidade do corpo dada por 2gx sen . 7

UFSEPS1A

19.

O trabalho de uma fora uma medida da transferncia de energia. Analise as afirmaes que seguem. 0 0 Se um corpo se move para cima, o trabalho realizado pelo seu peso motor.

1 1

O trabalho da fora normal num certo deslocamento nulo.

2 2

Quando uma mola comprimida liberada e volta a seu comprimento natural, o trabalho da fora elstica negativo. Num grfico fora tangencial x deslocamento, desde s1 at s2, o trabalho numericamente igual rea sombreada.

3 3

Ft

s1

s2

4 4

O trabalho da fora de atrito que a atua num corpo que escorrega sobre uma superfcie positivo.

________________________________________________________________

20.

Uma esfera A, de massa mA = 4,0 kg, move-se com velocidade vA = 1,2 m/s sobre uma superfcie horizontal de atrito desprezvel quando colide frontalmente com outra esfera B, de massa mB = 2,0 kg, parada na superfcie horizontal.

0 0

A quantidade de movimento do sistema antes da coliso vale 4,8 kg m/s.

1 1

A quantidade de movimento do sistema aps a coliso vale 2,4 kg m/s.

2 2

Se a coliso for completamente inelstica, as esferas seguem juntas com velocidade de 0,80 m/s.

3 3

No caso de coliso completamente inelstica, o impulso sofrido pela esfera B tem mdulo 1,6 N.s.

4 4 8

Se a coliso for perfeitamente elstica, a esfera A pra e B segue com velocidade de 1,2 m/s. UFSEPS1A

23. BIOLOGIA 21. As proposies abaixo dizem respeito ao mtodo de estudo, caractersticas e origem dos seres vivos. 0 0 Os estudos cientficos so realizados com a utilizao de um mtodo que segue os seguintes passos:

As afirmaes seguintes relacionam-se aos processos pelos quais as clulas obtm e utilizam energia.

0 0

Mitocndrias existem exclusivamente nas clulas dos animais e no interior dessas estruturas que a glicose reage com oxignio, produzindo gua, dixido de carbono e liberando energia.

1 1 proposio de um problema formulao de uma hiptese levantamento de dedues a partir da hiptese teste das dedues por meio de observaes ou experimentos concluses sobre a validade ou no da hiptese.

No citossol ocorrem exclusivamente reaes endergnicas, como as da fermentao, enquanto nos cloroplastos ocorrem apenas reaes exergnicas como as da fotossntese.

2 2

O esquema abaixo representa corretamente o processo de quimiossntese realizado por certas bactrias:
NITRITO + GUA + ENERGIA QUITINA + OXIGNIO

AMNIA + OXIGNIO

DIXIDO DE CARBONO + GUA + ENERGIA

1 1

Os seres vivos distinguem-se dos no-vivos por sua composio qumica, por apresentarem metabolismo, por conseguirem se reproduzir e pela capacidade de reagir a estmulos externos. Acredita-se que a temperatura inicial da atmosfera da Terra era altssima e que essa camada era caracterizada pela presena de oxignio livre, metano, gua, hidrognio e amnia. Oparin e Haldane imaginaram a origem da vida na Terra supondo que nos oceanos primitivos teriam se formado substncias orgnicas precursoras da vida. Os primeiros seres vivos eram auto-suficientes e capazes de fabricar seu prprio alimento porque j eram bastante complexos e conseguiam realizar as reaes qumicas necessrias para isso.

3 3

Toda a energia que liberada nas clulas, durante a respirao ou fermentao, usada para sintetizar molculas de ATP. Nada se perde.

2 2

4 4

3 3

Os grficos abaixo mostram a influncia de fatores do ambiente sobre a taxa de fotossntese. I indica a influncia da temperatura e II, a influncia da concentrao de dixido de carbono.

4 4

________________________________________________________________

taxa de fotossntese

temperatura

22.

As proposies abaixo referem-se composio qumica das clulas e s funes de seus componentes.

I
0 0 Todos os lipdios presentes nas clulas so triglicerdeos e do, por hidrlise, cidos graxos e glicerol. Nem todas as protenas so enzimas. A hemoglobina, por exemplo, no tem funo enzimtica. O colgeno outro exemplo existente na pele, responsvel por sua elasticidade. Quando uma doena ou uma anomalia faz com que as membranas dos lisossomos se rompam, as enzimas digestivas que eles contm so liberadas no citossol e acabam por destruir a clula. Os peroxissomos so corpsculos citoplasmticos que armazenam gua oxigenada, substncia txica para as clulas. A clula vegetal caracteriza-se pela presena de um grande vacolo. Esse componente faz com que ela tenha grande superfcie em relao ao volume ocupado pela parte viva (membrana, citossol e ncleo), facilitando a troca de substncias.

1 1

taxa relativa de fotossntese

100 80 60 40 20 taxa de CO2

2 2

3 3

4 4

II

UFSEPS1A

24.

As afirmaes abaixo so sobre o ncleo celular. 0 0 Os ncleos das clulas eucariticas em interfase so circundados por membrana e neles h

25.

As proposies abaixo referem-se histologia animal.

0 0

As estruturas apontadas pelas setas na figura abaixo possuem uma importante funo para manter a aderncia entre clulas vizinhas.

filamentos de cromatina e um ou mais nuclolos. Na diviso celular, membrana nuclear e nuclolos desaparecem.

1 1

Os nuclolos so constitudos apenas por RNA e DNA. A cromatina, alm de DNA e RNA, contm protenas.

Filamentos intercelulares

2 2

Clulas de um organismo diplide, que possui 8 cromossomos (2n = 8), tm 8 cromossomos com duas cromtides cada quando esto na prfase e metfase da mitose.

Placa citoplasmtica

Tonofilamentos (filamentos de queratina)

3 3

Quando, na molcula de DNA, h a seguinte seqncia de bases nitrogenadas adenina timina citosina, o segmento correspondente na molcula de RNAm ser timina adenina guanina.

Clula 1
4 4 O esquema abaixo refere-se ao processo de sntese de protenas. Nele, os algarismos

Clula 2

Espao intercelular

I a V

representam: 1 1 O tecido sangneo contm os seguintes elementos figurados: hemcias, leuccitos e plaquetas.

I = RNAt II = cadeia de aminocidos III = RNAm IV = DNA V = ncleo celular


2 2 -

A transmisso do impulso nervoso entre dois neurnios efetuada atravs de uma sinapse que constitui um ponto de unio no qual existe continuidade do citoplasma das duas clulas.

3 3

O tecido sseo formado exclusivamente por clulas mortas calcificadas.

II III
4 4 Os macrfagos tm importante papel nos

IV V
10

mecanismos de defesa do nosso organismo pois conseguem fagocitar bactrias, restos celulares e partculas que penetram em nosso corpo. UFSEPS1A

27. INGLS

Assinale como VERDADEIRAS as alternativas que equivalem, no texto, a From there they set out, in 1261, on a long trading expedition e como FALSAS aquelas em que isso no ocorre.

Ateno:

As questes de nmeros 26 a 30 referem-se ao texto apresentado abaixo. 0 0 They set out, in 1261, from Constantinople on a long trading expedition. They left there in 1261 and went to Constantinople. They seldom left Constantinople in 1261. They left Constantinople and went on a long trading expedition in 1261. They arrived there in 1261 and left immediately.

1 1 2 2 3 3

4 4

_________________________________________________________

28.

Assinale como VERDADEIRAS as alternativas que equivalem, no texto, a After seven years they returned to Italy e como FALSAS aquelas em que isso no ocorre.

0 0 Marco Polo Marco Polo was born either at Venice, or perhaps at Korcula, a Venetian outpost on an island off the Dalmatian Coast, in 1254. His father, Niccolo Polo, and his father's brother, Matteo, were members of a noble family of Dalmatian origin. They were merchants and had commercial interests in Constantinople. From there they set out, in 1261, on a long trading expedition which led them ultimately to the court of Kublai, the great Kahn who ruled over China. After seven years, they returned to Italy, carrying letters from the Kahn to the Pope. 1 1
(Brian Abbs and Ingrid Freebairn . Studying Strategies, p. 58)

There are those in Italy after seven years. They got back to Italy in 1268. They were back in Italy after seven years. They returned from Italy seven years ago. They returned to Italy in 1268.

1 1 2 2 3 3 4 4

_________________________________________________________

29.

Assinale como VERDADEIRAS as alternativas que equivalem a "This is the story of the Polos' first voyage to China" e como FALSAS aquelas em que isso no ocorre.

0 0

Tell me the story of the Polos' first voyage to China. There was a story about the Polos' first voyage to China. There will be a story about the Polos' first voyage to China. This is the story of their first voyage to China. This text is about the Polos' first voyage to China.

2 2 26. Assinale como VERDADEIRAS as alternativas que equivalem, no texto, a His father, Niccolo Polo, and his father's brother, Matteo, were members of a noble family of Dalmatian origin e como FALSAS aquelas em que isso no ocorre. 30. 0 0 Marco's father, Niccolo Polo, and his uncle, Matteo, were members of a noble family of Dalmatian origin. Marco's father and uncle were members of a noble family of Dalmatian origin. Marco, the father's, and the uncle's were all members of a noble family of Dalmatian origin. The Marco's father and his father's brother, Matteo, were members from a noble family of Dalmatian origin. His father, Niccolo, and Marco's brother, Matteo, were members of a noble family of Dalmatian origin. 4 4

3 3

_________________________________________________________

Assinale como VERDADEIRAS as frases que, de acordo com o texto, contm uma resposta possvel pergunta "How far did the Polos travel?" e como FALSAS aquelas em que isso no ocorre.

1 1

2 2

0 0 1 1 2 2 3 3

As far as China. They got to China. As long as China. As much as China. About China. 11

3 3

4 4 UFSEPS1A

4 4

QUMICA

1
IA
1

CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS


Com massas atmicas referidas ao istopo 12 do Carbono

18
VIIIA

2
IIA
4

13
IIIA
5

14
IVA
6

15
VA
7

16
VIA
8

17
9

1,01 3

VIIA 4,00

He
10

Li

6,94 11 23,0 19

Be
9,01 12 24,3 20 40,1 38

B
3
IIIB
21

Na K
39,1 37 85,5 55 133 87

Mg Ca Sr
137 88 87,6 56

4
IVB
22

5
VB
23

6
VIB
24

7
VIIB
25

8
VIIIB
26

9
VIII
27

10
VIII
28

11
IB
29

12
IIB
30

10,8 13

Al

12,0 14

N P

Sc
45,0 39

Ti

Rb Cs Fr
(223)

47,9 40

Ba Ra
(226)

88,9 57-71
Srie dos Lantandeos

Zr

50,9 41 92,9 73

Cr

91,2 72

Nb Ta
181 105

52,0 42 96,0 74 184 106

Mn
54,9 43

Mo W

Tc
186 107

55,8 44 101 76 190 108

Fe

Co
58,9 45 103 77 192 109

Ni

Hf
179 104

(99) 75

Ru Os

Rh Ir

58,7 46 106 78

Cu
63,5 47 108 79 197 111

Zn
65,4 48 112 80

27,0 31 69,7 49

Si

14,0 15 31,0 33 74,9 51 122 83

O S

16,0 16 32,1 34 79,0 52

19,0 17

Ne
20,2 18

Ga In
115 81

28,1 32 72,6 50 119 82

Cl

Ge Sn Pb
207

As Sb Bi
209

Se Te
128 84

35,5 35

Ar Kr
131 86

Br I
127 85

39,9 36 83,8 54

Pd Pt
195 110

Ag Au

Cd
201 112

79,9 53

Xe Rn
(222)

Re

Hg

Tl

204

Po

(210)

At

(210)

89-103
Srie dos Actindeos

Rf
57

Db
58

Sg
59

Bh
60

Hs
61

Mt
62

Uun Uuu Uub


63 64 65 66 67 68 69 70 71

Srie dos Lantandeos


Nmero Atmico

La
139
89

Ce
140
90

Pr
141
91

Nd
144
92

Pm Sm Eu
(147)
93

Smbolo
Massa Atmica
( ) = N de massa do istopo mais estvel

150

152

Gd
157
96

Tb
159
97

Dy
163
98

Ho
165
99

Er
100

167

Tm
169
101

Yb
173
102

Lu
175
103

Srie dos Actindeos

Ac

(227)

Th
232

Pa

(231)

238

Np

94

(237)

Pu

95

(242)

Am Cm Bk
(243) (247)

(247)

Cf

(251)

Es

(254)

Fm
(253)

Md

(256)

No

(253)

Lr

(257)

31.

A tabela a seguir apresenta propriedades de algumas substncias qumicas. Densidade / g/cm3 a 25C 0,79 8,9 0,72 13,6

32.

Sobre a transformao qumica representada pela equao NO balanceada: CH4 + x O2 CO2 + y H2O Pode-se afirmar que:

PE/C Substncia PF/C (1 atm) acetona cobre etanol mercrio - 95,3 1 083 -117 -39 56,2 2 310 78,2 357

0 0

A equao ficar corretamente balanceada para x = 2 e y = 2.

1 1 Com base nessas proposies: 0 0 informaes, analise as seguintes 2 2

Tanto o metano, quanto o oxignio so substncias simples.

A acetona, o etanol e o mercrio so lquidos, temperatura de 25C e presso de 1 atm.

Essa

transformao

representa

combusto

completa do metano.

1 1

Massas iguais de acetona e etanol ocupam o mesmo volume, 25C. 3 3 Quando a transformao total, 32 g de metano produziro 88 g de CO2.

2 2

1,00 cm3 de acetona tem menor massa que 1,00 cm3 de mercrio.

3 3

Uma mistura homognea de acetona e etanol pode ser separada por destilao. 4 4 Nessa transformao qumica, no h conservao dos tomos.

4 4

Quando resfriada a 0C, uma amostra de mercrio se solidificar.

12

UFSEPS1A

33.

Para explicar as propriedades dos materiais, os cientistas criaram modelos da estrutura da matria. Dalton, por exemplo, considerava a matria formada por tomos indivisveis e com massas caractersticas. Analise as afirmaes que seguem. 0 0 O modelo de Dalton pode explicar a condutibilidade eltrica dos metais. Numa transformao qumica, com o modelo de Dalton, pode-se explicar a conservao da massa. Thomson, ao determinar a razo entre a massa e a carga do eltron, confirmou a indivisibilidade do tomo. A emisso de luz que se observa quando certos tomos so aquecidos pode ser explicada pelo modelo atmico de Bohr e no de Dalton. 2 2 4 4 A no condutibilidade eltrica do NaCl slido e a condutibilidade eltrica quando fundido so explicadas pelo modelo atmico de Dalton. 36.

HISTRIA

No sculo IV, o Imprio Romano foi dividido em duas partes: a do Oriente e a do Ocidente. Analise as proposies abaixo.

0 0

1 1

Enquanto no Oriente a idia de Nao estava vinculada necessidade de apoiar a soberania do prncipe, vital para a construo de um Estado, no Ocidente essa construo dependia do enfraquecimento do poder da Igreja Catlica.

2 2

1 1

3 3

Enquanto no Ocidente as invases germnicas criaram novos reinos, no Oriente do Mediterrneo consolidou-se a civilizao bizantina com eficiente desenvolvimento comercial e urbano.

________________________________________________________________

Ocupando militar e violentamente a Europa ocidental os povos invasores do imprio causaram destruies na regio, acarretando a runa de todas as instituies criadas pelos romanos, na antigidade.

34.

Considerando a tabela peridica e os compostos formados entre os elementos qumicos, pode-se afirmar que: 0 0 A frmula do cloreto formado pela interao de rubdio (Rb) e cloro RbCl. Um composto formado entre silcio (Si) e hidrognio (H) dever ter a frmula SiH3. O composto CF4, formado entre os elementos carbono e flor, deve ser inico. O xido de magnsio (MgO) tem alto ponto de fuso, mas o xido de clcio (CaO) no deve apresentar alto ponto de fuso. Tanto o oxignio quanto o enxofre podem formar nions divalentes (O2, S2).

3 3

A partir do sculo VII a expanso dos muulmanos atingiu tanto regies do Oriente como do Ocidente.

4 4

1 1

O auge do Imprio Romano do Oriente esteve relacionado ao governo de Justiniano (527-565). Esse imperador empreendeu uma monumental obra jurdica a partir da reviso do Direito Romano: o Corpus Juris Civilis (Corpo do Direito Civil).

________________________________________________________________

2 2

37.

3 3

Um conjunto de fenmenos marcaram a transio do feudalismo para uma sociedade nos moldes burgueses na Europa ocidental. Fazem parte desse conjunto:

0 0 4 4 -

A centralizao monrquica com o conseqente fortalecimento do poder real, entre os sculos XV e XVI, contribuiu para o enfraquecimento do particularismo feudal e do universalismo da Igreja.

________________________________________________________________

35.

Nitratos e carbonatos formam compostos de grande utilidade na vida diria. Com relao a esses compostos, analise as afirmaes abaixo. 0 0 Alguns nitratos so muito fertilizantes, na agricultura. utilizados como

1 1

A crise do sculo IV, agravada pelas invases brbaras, promoveu a integrao entre as estruturas do mundo romano e do mundo germnico, preparando os fundamentos dos tempos modernos.

2 2 1 1 O mrmore (CaCO3) resistente a ataque cido, isto , no reage com solues cidas. xido de clcio (CaO), utilizado em estaes de tratamento de gua, pode ser obtido pelo aquecimento do carbonato de clcio. Mesmo sendo solveis em gua, os sais formados pelos nitratos no se dissociam em ons quando em soluo aquosa. Amnia (NH3) pode reagir com o cido ntrico, formando o nitrato de amnio (NH4NO3).

A expanso ultramarina europia deu incio ao processo da Revoluo Comercial que, ao propiciar a acumulao primitiva de capital, preparou o advento da Revoluo Industrial a partir da segunda metade do sculo XVIII.

2 2

3 3

3 3

A Reforma Protestante contribuiu para modificar as instituies polticas, sociais e econmicas europias.

4 4

4 4

O mercantilismo, poltica de controle e incentivo, por meio do qual o Estado buscava garantir o seu desenvolvimento comercial e financeiro, fortalecendo ao mesmo tempo o prprio poder. 13

UFSEPS1A

38.

Analise as proposies referentes a situao mundial nos sculos XV e XVI. 0 0 No que se refere s civilizaes americanas, somente os maias e os tupis foram dominados e tiveram sua cultura destruda no processo de conquista e colonizao europia da Amrica. No sculo XVI, a conquista e ocupao da Amrica pelos espanhis dizimou a populao indgena e destruiu as estruturas agrrias anteriores conquista. O objetivo do comrcio de escravos realizado pelos portugueses na frica no sculo XV era suprir a necessidade de mo-de-obra nas empresas agrcolas da pennsula Ibrica. Em 1575, os jesutas tentaram colonizar as terras sergipanas, mas apenas em 1590 os indgenas foram derrotados definitivamente por Cristovo de Barros, fundador do forte e do arraial do mesmo nome. Nos primeiros anos do perodo pr-colonial os portugueses j iniciaram a ocupao do litoral sergipano em razo da ameaa dos corsrios franceses na regio, interessados no pau-brasil.

1 1

2 2

3 3

4 4

________________________________________________________________

39.

Analise as proposies sobre o perodo colonial brasileiro. 0 0 1 1 A economia canavieira gestou uma sociedade polarizada entre senhores e escravos. Apesar de ter sido um fator importante na ocupao do interior nordestino, a pecuria no levou s regies que atingiu um grande contingente populacional. O pacto colonial promovia a transferncia da riqueza gerada na colnia para a metrpole. A submisso poltica promovia a explorao econmica. O governo geral foi criado como forma de centralizar o poder e apoiar o sistema de capitanias hereditrias. Em 1637 a invaso holandesa e as lutas de reconquista, que duraram at 1645, destruram quase totalmente os rebanhos e os engenhos de acar de Sergipe del Rei.

2 2

3 3

4 4

________________________________________________________________

40.

Analise as proposies abaixo. 0 0 As manifestaes culturais da sociedade colonial brasileira estavam exclusivamente ligadas aos valores, hbitos e costumes da populao negra e indgena. Uma das produes culturais mais brilhantes do perodo colonial ocorreu na rea da minerao, em razo do surgimento de uma sociedade mais urbanizada. Marcas da cultura indgena nos costumes do povo brasileiro so quase imperceptveis em razo do extermnio dos nativos, atravs da escravizao, das guerras de conquista e das doenas transmitidas pelos homens brancos. A cultura popular de origem africana como o batuque, o candombl e a capoeira era muito prestigiada pela elite intelectual do perodo colonial. A partir do sculo XVII, j se percebia o interesse de grande parte dos artistas brasileiros pelas manifestaes culturais dos negros e dos indgenas. UFSEPS1A

1 1

2 2

3 3

4 4

14

You might also like