You are on page 1of 3

Castro Alves

Antnio Frederico de Castro Alves (Curralinho, 14 de maro de 1847 Salvador, 6 de julho de 1871) foi um poeta [1] brasileiro. Nasceu na fazenda Cabaceiras, a sete lguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceio de "Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia. Suas poesias mais conhecidas so marcadas pelo combate escravido, motivo pelo qual conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro. Alguns dados biogrficos Era filho de Antnio Jos Alves e Cllia Braslia da Silva Castro. Sua me faleceu em 1859. No colgio, no lar por seu pai, iria encontrar uma atmosfera literria, produzida pelos oiteiros, ou saraus, festas de arte, msica, poesia, declamao de versos. Aos 17 anos fez as primeiras poesias. O pai se casou por segunda vez em 24 de janeiro de 1862 com a viva Maria Rosrio Guimares. No dia seguinte ao do casamento, o poeta e seu irmo Antnio Jos partiram para o Recife, enquanto o pai se mudava para o solar do Sodr. Em maio de 1863, submeteu-se prova de admisso para o ingresso na Faculdade de Direito do Recife sendo [1] reprovado. Mas seria em Recife tribuno e poeta sempre requisitado nas sesses pblicas da Faculdade, nas sociedades estudantis, na plateia dos teatros, incitado desde logo pelos aplausos e ovaes, que comeava a receber e ia num crescendo de apoteose. Era um belo rapaz, de porte esbelto, tez plida, grandes olhos vivos, negra e basta cabeleira, voz possante, dons e maneiras que impressionavam a multido, impondo-se admirao dos homens e arrebatando paixes s mulheres. Ocorrem ento os primeiros romances, que nos fez sentir em seus versos, os mais belos poemas lricos do Brasil. Em 1863 a atriz portuguesa Eugnia Cmara se apresentou no Teatro Santa Isabel. Influncia decisiva em sua vida exerceria a atriz, vinda ao Brasil com Furtado Coelho. No dia 17 de maio, Castro Alves publicou no primeiro nmero de A Primavera seu primeiro poema contra a escravido: A cano do africano. A tuberculose se manifestou e em 1863 teve uma primeira hemoptise. Em 1864 seu irmo Jos Antnio, que sofria de distrbios mentais desde a morte de sua me, suicidou[1] se em Curralinho. Ele enfim consegue matricular-se na Faculdade de Direito do Recife e em outubro viaja para a [1] Bahia. S retornaria ao Recife em 18 de maro de 1865, acompanhado por Fagundes Varela. A 10 de agosto, recitou O Sbio na Faculdade de Direito e se ligou a uma moa desconhecida, Idalina. Alistou-se a 19 de agosto no [1] Batalho Acadmico de Voluntrios para a Guerra do Paraguai. Em 16 de dezembro, voltou com Fagundes Varela a Salvador. Seu pai morreu no ano seguinte, a 23 de janeiro de 1866. Castro Alves voltou ao Recife, matriculando-se no segundo ano da faculdade. Nessa ocasio, fundou com Rui Barbosa e outros amigos uma sociedade abolicionista. Em 1866, tornou-se amante de Eugnia Cmara.
[1] [1] [carece de fontes] [1] [1] [1] [1]

Teve fase de intensa produo literria e a do seu apostolado por duas grandes causas: uma, social e moral, a da abolio da escravatura; outra, a repblica, aspirao poltica dos liberais mais exaltados. Data de 1866 o trmino de seu drama Gonzaga ou a Revoluo de Minas, representado na Bahia e depois em So Paulo, no qual conseguiu consagrar as duas grandes causas de sua vocao. No dia 29 de maio, resolveu partir para Salvador, acompanhado de Eugnia. Na estreia de Gonzaga, dia 7 de setembro, no Teatro So Joo, foi coroado e conduzido em triunfo. [editar] No Rio de Janeiro e em So Paulo Em janeiro de 1868, embarcou com Eugnia Cmara para o Rio de Janeiro, sendo recebido por Jos de Alencar e [1] visitado por Machado de Assis. A imprensa publica troca de cartas entre ambos, com grandes elogios ao poeta. Em maro, viajou com Eugnia para So Paulo. Decidira ali - na Faculdade de Direito de So Paulo - continuar seus estudos, e se matriculou no terceiro ano. Continuou principalmente a produo intensa dos seus poemas lricos e heroicos, publicados nos jornais ou recitados nas festas literrias, que produziam a maior e mais ruidosa impresso; tinha 21 anos, e uma nomeada incomparvel na sua gerao, que deu entretanto os mais formosos talentos e capacidades literrias e polticas do Brasil; basta lembrar os nomes de Fagundes Varela, Ruy Barbosa, Joaquim Nabuco, Afonso Pena, Rodrigues Alves, Bias Fortes, Martim Cabral, Salvador de Mendona, e tantos outros, que lhe assistiram aos triunfos e no lhe disputaram a

primazia. que ele, na linguagem divina que a poesia, lhes dizia a magnificncia de versos que at ento ningum dissera, numa voz que nunca se ouvira, como afirmou Constncio Alves. Possua uma voz dessas que fazem pensar no glorioso arauto de Agamenon, imortalizado por Homero, Taltibios, semelhante aos deuses pela voz, como disse Rui Barbosa. Pregava o advento de uma "era nova", segundo Euclides da Cunha. A 7 de setembro de 1868, fez a apresentao pblica de Tragdia no mar, que depois ganharia o nome de O Navio Negreiro. No dia 25 de outubro, foi reapresentada sua pea Gonzaga no Teatro So Jos. Desfaz-se em 28 de agosto de 1868 sua ligao com Eugnia Cmara. Castro Alves foi aprovado nos exames da faculdade de Direito e a 11 de novembro - tragdia de grandes consequncias - se feriu no p, durante uma caada. Tuberculoso, aventara uma estadia na cidade de Caetit, onde moravam seus tios e morrera o av materno (o Major Silva Castro, heri da Independncia da Bahia), dois grandes amigos (Otaviano Xavier Cotrim e Plnio de Lima), de clima salutar. Mas, antes disso, ainda em So Paulo, na tarde de 11 de novembro, resolveu realizar uma caada na vrzea do Brs e feriu o p com um tiro. Disso resultou longa enfermidade, cirurgias, chegando ao Rio de Janeiro no comeo de 1869, para salvar a vida, mas com o martrio de uma amputao. Os cirurgies e professores da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Andrade Pertence e Mateus de Andrade, amputaram seu membro inferior [2] esquerdo sem qualquer anestesia. Em maro de 1869, matriculou-se no quarto ano do curso jurdico, mas a 20 de maio, tendo piorado seu estado, decidiu viajar para o Rio de Janeiro, onde seu p foi amputado em junho. No dia 31 de outubro, assistiu a uma representao de Eugnia Cmara, no Teatro Fnix Dramtica. Ali a viu por ltima vez, pois a 25 de novembro decidiu partir para Salvador. Mutilado, estava obrigado a procurar o consolo da famlia e os bons ares do serto.

AS DUAS FLORES So duas flores unidas So duas rosas nascidas Talvez do mesmo arrebol, Vivendo,no mesmo galho, Da mesma gota de orvalho, Do mesmo raio de sol. Unidas, bem como as penas das duas asas pequenas De um passarinho do cu... Como um casal de rolinhas, Como a tribo de andorinhas Da tarde no frouxo vu. Unidas, bem como os prantos, Que em parelha descem tantos Das profundezas do olhar... Como o suspiro e o desgosto, Como as covinhas do rosto, Como as estrelas do mar. Unidas... Ai quem pudera Numa eterna primavera Viver, qual vive esta flor. Juntar as rosas da vida

MINHAS SAUDADES
Eu j namorei jogando pedras Na janela de minha amada. E recitava Castro Alves, Para chamar a ateno dela, Mostrando-me um revolucionrio Um contra-ponto, nas ordens do dia. Eu j namorei empunhando um violo, Dando-me em segundo plano, Pois ela prestava ateno Mais as canes do que a mim. Tempo, tempo, aonde vamos ns? Tu apressado, ns correndo, Pra onde? Hoje eu tenho o meu amor, Mas por mim ainda andava vagando Nas ruas seguras da minha cabea. Ainda chorava, escrevia cartas Com caneta tinteiro. Ainda levava ao meu amor um cacho de jasmim, E no saia te seguindo, tempo, Me segurava abraado ao peitoril da casa dela Quando visse apenas uma ameaa de vento. E ficava por l, contando estrias, Ouvindo os pssaros nas matas, A comear pela madrugada Quando devagarinho voltava pra casa Como o corao cheinho de esperana.

Na rama verde e florida, Na verde rama do amor!

You might also like