You are on page 1of 5

COMISSO PERMANENTE DE SELEO COPESE

PR-REITORIA DE GRADUAO PROGRAD

VESTIBULAR 2011 PROVA DE BIOLOGIA

Questo 1: sabido que indivduos homozigotos recessivos para alelos mutados do gene codificador da enzima hexosaminidase desenvolvem uma doena conhecida como Tay-Sachs, e morrem antes do quarto ano de vida. Nos indivduos afetados, h mnima atividade da enzima hexosaminidase e, na sua ausncia, o lipdeo GM(2) gangliosdio aumenta anormalmente no corpo humano, afetando particularmente as clulas nervosas do crebro. Os indivduos heterozigotos expressam 50% de atividade dessa enzima, comparados aos indivduos homozigotos para os alelos no mutados.

a) Qual o mecanismo de herana dessa doena? Justifique. Mecanismo de dominncia incompleta, pois os indivduos heretozigotos apresentam nvel intermedirio da atividade da enzima com relao a ambos homozigotos.

b) Se uma mulher normal com relao atividade da enzima hexosaminidase casa-se com um homem que apresenta 50% da atividade dessa enzima, qual seria a probabilidade de o casal ter um filho homem e que apresente a doena? Nenhuma ou zero

c) Considerando que os indivduos homozigotos recessivos morrem nos primeiros anos de vida, no chegando idade reprodutiva, cite um fator evolutivo que explica a manuteno do alelo mutado na populao e justifique sua resposta. Mutao que a nica fonte de variabilidade gentica, portanto, permite o surgimento de alelos mutados independente do seu valor adaptativo.

VESTIBULAR - BIOLOGIA - Pgina 1 de 5

COMISSO PERMANENTE DE SELEO COPESE


PR-REITORIA DE GRADUAO PROGRAD

VESTIBULAR 2011 PROVA DE BIOLOGIA

Questo 2: Com a realizao de grandes eventos esportivos, como copa do mundo e olimpadas, a preocupao com o doping de atletas aumenta. Uma das formas mais comuns de doping a utilizao de drogas que aumentam a capacidade de transporte de oxignio do organismo. Sobre os processos celulares relacionados ao doping, responda:

a) Qual a relao entre o aumento da capacidade atltica do esportista e o aumento do transporte de oxignio? O aumento da disponibilidade de oxignio aumenta a possibilidade de ocorrer transporte de eltrons na cadeia respiratria e, conseqentemente, aumenta a sntese de ATP, molcula fundamental para a contrao muscular.

b) Em qual organela celular consumida a maior parte desse oxignio e qual o principal papel desse gs nessa organela? O oxignio consumido principalmente nas mitocndrias, onde age como aceptor final de eltrons no processo de transporte de eltrons da fosforilao oxidativa

c) Qual a consequncia sobre a produo de energia e a capacidade atltica da utilizao de drogas que provocam a formao de poros para prtons nas membranas dessas organelas? Justifique. Diminui a sntese de ATP e, consequentemente, a capacidade atltica do indivduo. A formao de poros para prtons far com que menos prtons passem pela enzima ATP sintetase (ou sintase), provocando reduo da sntese de ATP.

VESTIBULAR - BIOLOGIA - Pgina 2 de 5

COMISSO PERMANENTE DE SELEO COPESE


PR-REITORIA DE GRADUAO PROGRAD

VESTIBULAR 2011 PROVA DE BIOLOGIA

Questo 3: Os mais antigos fsseis conhecidos de pteridfitas so do perodo Siluriano (400 milhes de anos atrs), de plantas com poucos centmetros de altura, que viviam sempre associadas a ambientes com alta disponibilidade hdrica. Do final do perodo Devoniano at o final do Carbonfero (entre 375-290 milhes de anos), as pteridfitas formaram grandes florestas, sendo as plantas mais abundantes. As primeiras angiospermas surgiram no incio do Cretceo (h 130 milhes de anos) e atualmente atingem a dominncia global na vegetao e o mximo da diversificao morfolgica. A interao com animais foi um dos fatores mais importantes no processo de diversificao das angiospermas, sendo a evoluo de suas estruturas reprodutivas direcionada pelas relaes cada vez mais especializadas com seus agentes polinizadores. Considerando os aspectos expostos no texto sobre pteridfitas e angiospermas, responda s questes propostas a seguir:

a) Cite todos os rgos vegetais disponveis como alimento para os herbvoros durante as seguintes pocas: Final do Carbonfero: Final do Carbonfero: razes, caules e folhas. Incio do Cretceo: Incio do Cretceo: razes, caules, folhas, flores, frutos e sementes.

b) A proximidade da gua favoreceu a reproduo sexuada das primeiras pteridfitas, sendo ainda necessria para as espcies atuais desse grupo. Explique por qu. Os gametas masculinos das pteridfitas so flagelados, e necessitam de gua para se locomoverem at o gameta feminino.

c) Classifique as seguintes estruturas das pteridfitas, de acordo com a ploidia de suas clulas (haploide = n; diploide = 2n). Protalo Protalo: haplide (n) Soro Soro: diplide (2n)

d) Cite duas caractersticas de uma angiosperma que apresenta a entomofilia como sndrome de polinizao. Flores com nctar e ptalas coloridas.

VESTIBULAR - BIOLOGIA - Pgina 3 de 5

COMISSO PERMANENTE DE SELEO COPESE


PR-REITORIA DE GRADUAO PROGRAD

VESTIBULAR 2011 PROVA DE BIOLOGIA

Questo 4: A dengue uma virose que atinge 2,5 bilhes de pessoas no mundo, com mais de 50 milhes de novos casos a cada ano, para a qual ainda no existe vacina. Atualmente, esto sendo feitas pesquisas inovadoras para o combate a essa doena, como: - desenvolvimento de bactrias que podem bloquear a duplicao do vrus; - alterao gentica de mosquitos machos que, ao cruzar com fmeas selvagens, geram fmeas incapazes de voar; - alteraes genticas nas respostas imunes do mosquito, capazes de matar os parasitas; - estudos de receptores olfativos em mosquitos transmissores, que podem ser alvos potenciais de aes para repelir, confundir ou atrair o mosquito para armadilhas. Todavia, a medida mais eficaz ainda a preveno, como alerta a campanha Brasil unido contra a dengue, da Secretaria de Vigilncia em Sade. Para isso, preciso conhecer o ciclo de vida do parasita e do mosquito transmissor, e suas preferncias, alm dos modos de transmisso. a) Por que o doente no deve usar analgsicos base de cido acetilsaliclico no combate aos sintomas da dengue? Porque esta substncia inibe a ao das plaquetas, podendo favorecer o aparecimento ou retardar o estancamento da hemorragia. b) O mosquito um inseto holometbolo; o que significa isso? Significa que a metamorfose durante o ciclo de vida completa, ou seja: ovo, larva, pupa e adulto. c) Por que o uso de inseticidas (como o famoso fumac) e larvicidas no suficiente para eliminar o mosquito transmissor da dengue? Porque o ovo uma fase de resistncia por longo perodo (at um ano), ao qual o inseticida e o larvicida so inofensivos. Alm disso, adultos e larvas adquirem resistncia a esses produtos. d) possvel a transmisso por contato direto de um doente ou de suas secrees com uma pessoa sadia, ou por fontes de gua ou alimento? Por qu? No. Porque o vrus tem dois hospedeiros, sendo necessrio o perodo de incubao extrnseco que ocorre no inseto que vai injetar o vrus na corrente sangunea da pessoa.

VESTIBULAR - BIOLOGIA - Pgina 4 de 5

COMISSO PERMANENTE DE SELEO COPESE


PR-REITORIA DE GRADUAO PROGRAD

VESTIBULAR 2011 PROVA DE BIOLOGIA

Questo 5: A teoria da seleo natural foi apelidada um longo argumento porque Darwin escreveu um livro com mais de 500 pginas para demonstrar a realidade desse processo, atualmente resumido a um ou dois pargrafos nos livros de ensino mdio. Todavia, a crtica mais sria sua ideia que a seleo, por ser simplificadora, no poderia ser responsvel pela diversidade de organismos, nem mesmo pela origem de novas espcies; apenas poderia selecionar a espcie melhor adaptada entre as j existentes. Somente com o avano da gentica e da biogeografia foram identificados os fatores evolutivos que atuam sobre a variabilidade originada pela mutao, que so a recombinao gnica, a deriva gentica e a migrao. Defina cada um destes fatores: a) Recombinao gnica: Refere-se mistura de alelos de indivduos diferentes que sero transmitidos aos descendentes; so novos rearranjos desses alelos, sobre os quais a seleo natural atua.

b) Deriva gentica: a mudana na freqncia de genes devida unicamente ao acaso e no a seleo natural; importante quando as populaes so muito pequenas porque podero se tornar espcies novas.

c) Migrao: Entrada e sada e indivduos de uma populao; a entrada chamada imigrao e a sada emigrao.

d) Por que, geralmente, uma espcie invasora se torna dominante no ambiente invadido, se ela nunca participou do processo de seleo natural que permitiu a existncia das espcies nativas? Porque no ambiente de onde ela veio a seleo natural era ainda mais rigorosa, ou porque no novo ambiente no h predadores, competidores ou parasitas to eficientes para a espcie invasora como so para as nativas.

VESTIBULAR - BIOLOGIA - Pgina 5 de 5

You might also like