You are on page 1of 25

SIGARPM 8.

11
Os botes da barra de ferramentas permitem alterar as configuraes realizadas durante a criao do relatrio, alm de disponibilizarem opes para gravao, acesso ao gerenciador de impresso e zoom. Boto Descrio

Novo

Cria um novo relatrio.

Abrir Salvar

Abre um relatrio existente.

Salva o relatrio atual.

Importar

Importa um relatrio (extenso *.GR2) da verso beta.

Abrir Tabela

Abre a tabela principal e define seus relacionamentos.

Selecionar Ordem

Seleciona a ordem do relatrio.

Selecionar Grupo

Define os grupos do relatrio.

Selecionar Campos

Seleciona os campos do relatrio.

Configurar Cabealhos

Define o cabealho do relatrio.

Configurar Pgina e Impresso

Configura a pgina e impresso do relatrio.

Configurar Parmetros

Configura os parmetros do relatrio.

Montar Filtro

Monta o filtro do relatrio.

Gerar Relatrio

Gera o relatrio.

Define o zoom do preview do relatrio. Zoom

Gerenciador de Impresso

Abre o Gerenciador de Impresso.

Help

Abre o help do SIGARPM.

Sair

Finaliza o Sistema.

Como criar um relatrio


Esta opo permite a criao de um relatrio. possivel definir em quais tabelas o sistema deve buscar as informaes que constaro no relatrio.

Para criar um relatrio:


1. Selecione a opo "Criar novo relatrio" na abertura do sistema e clique no boto "OK".

Selecionando a tabela principal


Ao selecionar a opo "Criar novo relatrio", o sistema apresenta a janela "Abrir Tabela" com a relao das tabelas de dados disponveis. Nesta janela, o usurio deve selecionar a tabela principal, a partir da qual o sistema ir buscar as informaes que sero utilizadas no relatrio, por exemplo: SA1 - Cadastro de Clientes, SA2 - Cadastro de Fornecedores, SC2 - Ordens de Produo, etc.

1.

Para selecionar a tabela principal:


1. Na janela "Abrir Tabela", posicione o cursor sobre a tabela desejada (utilize as setas da barra de rolagem) ou digite o seu nome no campo "Procurar por" e pressione [ENTER]. 2. Clique no boto "Avanar" para prosseguir na formatao do relatrio.

Criando relacionamentos
Aps selecionar a tabela principal, ser apresentada a janela para escolher ou criar novos relacionamentos. Atravs da janela, possvel combinar dados de vrios arquivos no mesmo relatrio, como por exemplo, uma relao de produtos com pedidos de compras em aberto. Para estabelecer uma relao, necessrio que os arquivos possuam pelo menos um campo em comum. No exemplo anterior, a tabela Pedidos de Compras (SC7) possui o campo "C7_PRODUTO", onde gravado o cdigo do produto a ser adquirido; j o arquivo de Produtos (SB1), possui o campo "B1_COD", onde gravado o cdigo do produto para sua identificao. Note, porm, que o arquivo SB1 contm os dados dos produtos sem duplicidade, enquanto que o arquivo SC7 pode conter vrios pedidos para um mesmo produto. Desta forma, no basta fazer uma listagem com apenas o cdigo do produto. preciso relacionar o cadastro de produtos com o de pedidos de compra para saber quais esto em aberto. O ponto em comum entre os arquivos o cdigo do produto e, atravs dele, ser possvel relacionar as tabelas. Mesmo sendo diferentes os nomes dos campos, ambos armazenam a mesma informao. Relacionando as tabelas, o sistema poder imprimir dados do cadastro de produtos e dos pedidos de compras.

Para definir a tabela secundria (criar relacionamentos):


1. Na janela de Relacionamento". seleo de relacionamentos, clique no boto "Adicionar

O sistema apresenta a tela "Adicionar Relacionamento". Observe que j apresentada uma sugesto de relacionamento em "Expresso Tabela Principal/Expresso Tabela Relacionada".

2. Caso o relacionamento sugerido seja o desejado, clique sobre ele e, em seguida, no boto "OK" da barra de ferramentas. 2. Caso necessite utilizar outro relacionamento, clique nas barras de rolagem da rea "Tabela" para verificar os relacionamentos pr-definidos. Do lado esquerdo da janela apresentada uma lista de relacionamentos padres entre a tabela principal selecionada e outras tabelas do sistema.

4.

Verifique, na lista, a tabela que deseja relacionar com a tabela principal e clique sobre ela.

Observe que a informao de "Expresso Tabela Relacionada" foi alterada com o nome do campo da tabela secundria escolhida e comum tabela principal. Portanto, atravs dos campos exibidos em "Expresso Tabela Principal/Expresso Tabela Relacionada", ser possvel estabelecer a relao. Note tambm que o nome do campo precedido pela identificao do arquivo seguido do sinal de sublinhado (exemplo: D1_COD). Esta sintaxe adotada nas tabelas do Protheus para indicar que o campo pertence a tabela.

Criando um relacionamento prprio


Para facilitar a construo de relatrios, o Protheus disponibiliza uma lista de relacionamentos prdefinidos entre as tabelas, porm, o usurio pode criar relacionamentos prprios. Suponha que foi necessrio criar uma tabela especfica para sua empresa e seja necessrio criar um relatrio com os dados desta tabela combinados com os dados de uma tabela padro do sistema, neste caso, ser preciso criar um relacionamento especfico. Lembre-se, porm, que para criar relacionamentos deve haver um campo comum s tabelas.

Para criar um relacionamento prprio:


1. Na janela "Adicionar Relacionamentos", clique no boto barra de ferramentas. - "Novo Relacionamento" da

Ser apresentada a janela "Novo Relacionamento" para definio de um relacionamento especfico. Observe que o campo "Expresso Tabela Principal" j apresenta a tabela principal selecionada.

2. Clique no boto apresentado ao lado do campo "Expresso Tabela Principal", para selecionar um ou mais campos da tabela principal que sero utilizados para o relacionamento. Ser apresentada a janela "Consultar Campo" com a relao dos campos da tabela principal.

3.

Clique sobre o campo chave para o relacionamento e, em seguida, clique no boto "OK".

Observe que o campo selecionado foi apresentado no campo "Expresso Tabela Principal".

Em alguns casos, necessrio criar relacionamentos com mais de um campo para que a informao esteja realmente individualizada ou separada. Por exemplo: Tratando-se de um relatrio com a tabela principal baseada no Cadastro de Clientes, pode ser interessante criar o relacionamento com os campos "Cdigo do Cliente" e "Loja" (A1_COD+A1_LOJA), isto garante que o relatrio ir apresentar os dados separados para cada loja do cliente. 4. Para adicionar um campo chave de relacionamento da tabela principal, clique novamente no boto apresentado ao lado do campo "Expresso Tabela Principal".

Ser reapresentada a janela "Consultar Campo" com a relao dos campos da tabela principal. 4. Clique sobre o outro campo chave que ir compor o relacionamento e, em seguida, clique no boto "OK". Observe no campo "Expresso Tabela Principal" foi includo o sinal de "+" e o campo selecionado. Caso seja necessrio adicionar mais campos para separar as informaes, repita estes procedimentos at incluir todos os campos necessrios para composio da chave de relacionamento. 4. Para Aps definir todos os campos chaves da tabela principal, deve-se selecionar a tabela secundria. tanto, no campo "Pesquisa Tabela", digite o nome da tabela que ser relacionada.

4.

Em seguida, clique no boto

apresentado ao lado do campo "Expresso Tabela Relacionada".

Ser apresentada a janela "Consultar Campo" com a relao dos campos da tabela relacionada. 4. Clique sobre o campo e, em seguida, no boto "OK". 4. Da mesma forma que na tabela principal, repita esta operao para adicionar todos os campos que devem compor a chave de relacionamento.

10.

Para

finalizar

relacionamento

entre

estas

tabelas,

clique

no

boto

"Finalizar".

A janela "Adicionar Relacionamento" reapresentada. Torna-se necessrio selecionar o relacionamento criado. 10. No campo "Pesquisa Tabela", digite o nome da tabela relacionada.

Observe que a informao de "Expresso Tabela Relacionada" foi alterada com o nome do campo escolhido da tabela secundria e comum tabela principal. 11. Clique, ento, no boto "OK" da barra de ferramentas para confirmar o relacionamento.

O relacionamento definido ser apresentado na janela.

possvel criar diversos relacionamentos entre a tabela principal e tabelas secundrias, o que permite criar, por exemplo, um relatrio com dados da tabela de Produtos (SB1), da tabela de Pedidos de Compra (SC7) e da tabela de Itens de Notas Fiscais de Entrada (SD1).

13. Para adicionar mais um relacionamento tabela principal, clique, novamente, no boto Adicionar Relacionamento e configure-o como descrito nos procedimentos anteriores. 13. Se for necessrio excluir um relacionamento, posicione o cursor sobre este e clique no boto - Remover Relacionamento. necessrio confirmar a operao. 13. Adicionados todos os relacionamentos, clique no boto "Finalizar".

Definindo a ordem para apresentao dos dados


Aps a definio dos relacionamentos, ser apresentada uma janela para seleo da ordem de apresentao dos dados. Na rea "Ordem", so relacionados os nomes das chaves disponveis para organizao dos registros.

A chave determina a ordem de classificao dos registros e pode ser composta por um ou mais campos.

Exemplos: Chave nica: Cdigo do Fornecedor

Cdigo 0001 0001 0001 0002 0002

Loja 03 01 02 02 01

Endereo R. Arajo Bonfim, 64 R. Com. Fonseca, 99 Av. Moraes, 60 Av. Amador Bueno, 56 R. Azevedo, 675

Na classificao por mais de um campo, inicialmente o arquivo organizado pelo primeiro campo da chave que determina a ordem geral, em seguida, pelo segundo campo e assim por diante. Chave composta: Cdigo + Loja

Cdigo 0001 0001 0001 0002 0002

Loja 01 02 03 01 02

Endereo R. Com. Fonseca, 99 Av. Moraes, 60 R. Arajo Bonfim, 64 R. Azevedo, 675 Av. Amador Bueno, 56

Para definir a ordem de apresentao dos dados:


1. Na rea "Ordem", clique sobre a chave para organizao. 2. Caso queira organizar os dados por um campo que no esteja na lista, clique no boto Novo ndice.

Ser apresentada a janela para definio de uma nova chave de ndice, que pode ser formada por campos ou, se necessrio, por uma expresso em AdvPl. 3. Clique no boto apresentado ao lado do campo "Expresso".

Ser apresentada uma janela com a relao de campos da tabela principal. 4. Clique sobre o campo que definir a organizao e, em seguida, clique no boto "OK". O nome do campo selecionado apresentado em "Expresso". 5. Para definir uma chave composta, clique, novamente, no boto selecione outro campo. Novo ndice e

6.

Clique

no

boto

"OK"

para

finalizar

novo

ndice.

A chave criada relacionada na rea "Ordem". 6. Clique sobre a chave para organizao dos dados e, em seguida, no boto "Finalizar".

Agrupando os dados
Aps selecionar a ordem de apresentao dos dados, ser apresentada a janela para definio de grupos a partir dos campos da tabela principal. A configurao de grupos permite apresentar de forma agrupada os registros com informaes comuns, facilitando a anlise, organizao e visualizao do relatrio. Por exemplo: um relatrio de solicitaes de compras dividido por fornecedores.

1.

Para

definir

grupos

para

apresentao:

1. Na

janela

"Selecionar

Grupos",

clique

no

boto

para

definir

um

grupo.

Ser apresentada a janela "Novo Grupo".

2. Clique

no

boto

Consulta

Campo.

Ser apresentada a janela com a relao dos campos da tabela principal.

3. Clique

sobre

campo

para

agrupar

os

dados

confirme.

O campo ser apresentada no campo "Expresso". 3. Para definir uma chave composta, clique, novamente, no boto selecione outro campo. - Consulta Campo e

3. No campo "Cabealho", digite um ttulo para identificar cada mudana de grupo. Exemplo: Fornecedor: <cdigo do fornecedor> 3. Marque a caixa de verificao "Quebrar Pgina", se desejar imprimir cada grupo em uma pgina. 3. Marque a caixa de verificao "Resumo", se desejar imprimir apenas a identificao de cada grupo suprimindo os dados dos registros. Este recurso til quando utilizado com campos numricos e totalizao, pois possvel imprimir para cada grupo, apenas o total dos valores (veja detalhes no prximo tpico "Selecionando os campos para o

relatrio").
3. Clique no boto "OK" para confirmar.

O grupo criado relacionado na janela de grupos. 3. Se precisar alterar a definio de um grupo, clique sobre ele e no boto 3. Se precisar excluir algum grupo, clique sobre ele e no boto 3. Clique no boto "Finalizar". - Remover. - Editar.

Selecionando os campos para o relatrio


Uma vez definidos os grupos, ser apresentada a janela "Selecionar Campos", onde so escolhidos os campos que iro compor o relatrio. Cada campo selecionado ser uma coluna do relatrio. A janela "Selecionar Campos" dividida em duas reas: esquerda, so apresentadas as tabelas do relacionamento e todos os seus campos; direita, sero apresentados os campos para o relatrio, medida que forem escolhidos.

1.

Para selecionar os campos do relatrio:

1. Na rea esquerda, clique no boto apresentado ao lado do nome da tabela que ter seus campos escolhidos. Sero listados os campos da tabela. 2. Clique sobre o nome do campo que deve ser apresentado no relatrio e, em seguida, no boto "Adicionar".

O nome do campo adicionado na rea direita. 3. Para adicionar todos os campos em uma nica operao, clique no boto Todos". O sistema adiciona todos os campos da tabela na rea direita. 4. Se necessrio remover algum campo da lista, utilize os botes - "Remover" e "Remover Todos" para remover um ou todos os campos, respectivamente. 5. Para definir uma frmula/expresso em sintaxe AdvPl, clique no boto em seguida, no boto - "Adicionar

- "Formula" e, "Adicionar".

O sistema apresenta a tela "Nova Frmula".

6. No campo "Expresso", digite uma expresso em sintaxe AdvPl. 6. Para consultar os campos das tabelas, clique no boto tabela principal e, na seqncia, os das tabelas relacionadas. 8. No campo "Cabealho", informe o cabealho para o campo. . So listados os campos da

8. No campo "Formato", informe a mscara (picture) para formatar a apresentao dos dados no relatrio. 8. No campo "Tamanho", informe a quantidade de colunas que sero reservadas para apresentao do campo. 8. No campo "Decimais", informe quantas casas decimais devem ser apresentadas.

8. Marque a caixa de verificao "Totaliza" se quiser apresentar o total de um campo numrico no final de cada grupo. Exemplo: Para criar uma coluna com o preo sugerido para venda com base no preo de compra, pode-se definir:

Expresso

SC7->C7_TOTAL*1.30

Cabealho Formato Tamanho Decimal Totaliza

Sugesto para Venda 9999999.99 10 2 Sim

13.

Confira os dados e confirme. O sistema retorna tela "Selecionar Campos", apresentando a frmula criada no lado esquerdo da tela.

13.

Se precisar alterar as propriedades de apresentao de um campo, clique sobre ele e no boto - Editar. Ser apresentada a janela "Propriedades".

15.

Nesta janela, possvel alterar o cabealho do campo, seu formato, e habilitar a sua totalizao.

Se estiver utilizando um campo do tipo "Memo" importante definir o "Formato" com a mscara "@S<nmero de posies" para delimitar a apresentao do contedo (ex.: @S20). 15. Confira os dados e confirme. O sistema retorna tela "Selecionar Campo". 15. Clique no boto "Finalizar".

Definindo um ttulo para o relatrio


Na janela "Configurar Cabealho", deve-se digitar um ttulo para apresentao no topo do relatrio.

15. Para alterar o ttulo do relatrio:


1. Clique esquerda da expresso "Protheus Report Utility" e pressione a tecla [DEL] at apagar todo o texto. 2. Digite o novo ttulo para o relatrio. 3. Clique no boto "Finalizar".

Definindo parmetros para configurao do relatrio


Na janela "Configurar Parmetros", possvel inserir perguntas/parmetros para selecionar os dados do relatrio. Estes parmetros sero configurados pelo usurio na emisso do relatrio atravs do boto "Parmetros" da janela de configurao de relatrios, como acontece nos relatrio padres do Protheus. Caso no sejam criadas perguntas, sero impressos todos os dados das tabelas relacionadas. Para que as perguntas sejam tratadas corretamente, aps a sua definio, necessrio associ-las a filtros (consulte o tpico "Definindo Filtros").

Para criar perguntas para o relatrio:


1. D um duplo clique sobre o campo "Pergunta", para habilitar sua edio, e digite a pergunta. Para finalizar a edio do campo, pressione [ENTER] novamente. 2. Proceda da mesma forma para editar os demais campos. Veja a seguir como configurlos: 3. Tipo Selecione o tipo da resposta pergunta, se: 1 = Caracter, 2 = Numrico ou 3 = Data 4. Tamanho Informe o tamanho do campo para a resposta pergunta. 5. Decimal Informe o nmero de casas decimais para a resposta nmerica, se necessrio. 6. Formato Informe a mscara para preenchimento deste parmetro. 7. Help Digite um texto explicativo sobre a funo da pergunta. 8. Objeto Selecione como a pergunta ser apresentada na tela, se:

1 = Edit

Formato que permite editar o contedo.

2 = Text

Permite apresentar, como contedo, um texto padro; apenas para visualizao, no poder ser alterado.

3 = Combo

Formato que apresenta uma lista de opes para seleo dos dados.

1.

Consulta Padro (Edit)

Para habilitar uma consulta (F3) ao campo, selecione a tabela para pesquisa. 2. Contedo (Text)

Permite informar o contedo padro para o campo, se o objeto for "1=Edit" ou "2 = Text". 3. Pr-seleo (Combo)

Se o objeto for "3 = Combo" (lista de opes), pode-se definir qual a opo ser posicionada automaticamente para seleo. Informe de "1" a "5" para identificar as opes, respectivamente. 4. Item 1 a 5 (Combo)

Informe, nestes campos, as opes que sero apresentadas para seleo, quando o objeto for "3 = Combo". Pode-se definir at 5 opes para seleo, que devem ser definidas em seqncia (no pode existir lacuna entre as opes). 3. Clique no boto "Finalizar".

Lembre-se que para cada pergunta criada, deve ser associado um filtro que executar a seleo dos dados; caso contrrio, as perguntas no sero tratadas pelo sistema. Consulte o tpico "Definindo Filtros".

Configurando o formato das pginas e a impresso


Na janela "Configurar Pgina e Impresso", so definidas as margens do relatrio, orientao, largura da pgina e impresso.

1.

Para configurar o formato de impresso:


1. Configure a impresso conforme a seguinte orientao:

Margens 1. Esquerda

Digite a quantidade de caracteres para margem esquerda. 2. Direita

Digite a quantidade de caracteres para margem direita. Orientao 1. Retrato

Clique neste boto de opo para imprimir o relatrio no formato vertical. 2. Paisagem

Clique neste boto de opo para imprimir o relatrio no formato horizontal. Indicado quando existem muitos campos para apresentao no relatrio. 3. Largura da pgina

Informe a quantidade de caracteres que define a largura da pgina. Impresso 1. Linhas por pginas

Informe a quantidade de linhas que deve ser impressa por pgina. 2. Duplo Espaamento

Marque esta caixa de verificao aplicar o espao duplo entre linhas. 3. Avana pgina antes da impresso

Marque esta caixa de verificao para avanar uma pgina em branco antes de iniciar a impresso. 4. Avana pgina depois da impresso

Marque esta caixa de verificao para avanar uma pgina em branco depois da impresso. 5. Filtrar filial

Marque esta caixa de verificao para imprimir os dados somente da filial selecionada no acesso ao Gerador de Relatrios. 2. Clique no boto "Finalizar".

Definindo filtros
A janela "Filtro" permite definir critrios de seleo das informaes do relatrio, restringindo os dados que devem ser impressos. Quando existirem perguntas/parmetros definidos, obrigatoriamente, devem ser associados filtros. Observe que a parte superior da janela dividida em trs reas:

rea esquerda

apresenta as tabelas relacionadas e seus campos.

rea central

apresenta os operadores disponveis para construo do filtro.

rea direita

apresenta as possveis chaves para pesquisa: valor constante; parmetros (caso tenha, sido criadas perguntas); campos das tabelas. A partir destas reas, o usurio pode compor o filtro para restringir as informaes a serem consultadas. Exemplo: Para apresentar somente os registros do produto 0010, deve-se definir a seguinte operao: Campo (rea esquerda) Cdigo do Produto Operador (rea central) igual a Operando (rea direita) 0010

A parte inferior da janela apresenta: botes para edio e organizao dos critrios do filtro;

rea para exibio do filtro criado.

1.

Para criar filtros:

1. Na rea superior esquerda, clique no boto ser utilizado na composio do filtro. Os campos da tabela so exibidos. 2. Clique sobre o campo e no boto "Adicionar".

apresentado ao lado da tabela cujo campo

O campo exibido na parte inferior da janela. Na rea central, os operadores sero habilitados. 3. Na rea superior central, clique no boto Os operadores disponveis so relacionados. 4. Clique no operador desejado e no boto "Adicionar". O operador selecionado apresentado na parte inferior da janela. Na rea direita, as chaves de comparao sero habilitadas: 5. Valor Constante apresentado ao lado de "Operador".

Se selecionada a opo "Valor Constante", ser apresentada uma janela para digitao do valor que deve ser comparado. No nosso exemplo, produto "0010".

1.

Parmetros

Se foram criados parmetros para emisso do relatrio, deve-se utilizar esta chave para estabelecer o filtro referente pergunta. Clique no boto "Parmetros" para selecionar uma pergunta para comparao. ao lado da palavra

Exemplo: Para as perguntas "Fornecedor de" e "Fornecedor at", deve-se criar um filtro com duas condies concatenadas pelo operador "E":

Campo (rea esquerda) Cdigo do Fornecedor (Tabela Pedidos de Compra) Cdigo do Fornecedor (Tabela Pedidos de Compra)

Operador (rea central) maior ou igual a

Operando (Parmetros) "Fornecedor de"

menor ou igual a

"Fornecedor at"

1.

Tabelas

Se quiser elaborar um filtro comparando, por exemplo, os dados das tabelas relacionadas, clique no boto ao lado do nome da tabela e selecione o campo cujo contedo deve ser comparado. 5. Aps selecionar o operando, clique no boto "Adicionar".

O operando apresentado na parte inferior da janela. A condio de filtro est criada.

Para composio de mais condies de filtro, utilize os botes:

Botes

Descrio utilizado para agrupar as operaes, estabelecendo a ordem em que devem ser executadas, como uma expresso matemtica. o sistema permite a informao de mais uma expresso para composio do filtro. Quando se utiliza o operador E, somente so exibidos os registros que atendam a duas ou mais condies especificadas.

o sistema permite a informao de mais uma expresso para composio do filtro. Quando se utiliza o operador OU, so exibidos os registros que atendem a qualquer uma das condies especificadas.

Exemplos: Pedidos de Compra com valor menor ou igual a 3000,00 e que possuem Condio de Pagamento igual a 001. (Valor Total menor ou igual a 3000) (Condio de Pagamento igual a "001")

Se ocorrerem erros na montagem do filtro, possvel reiniciar a sua definio clicando no boto "Limpar Filtro".

6.

Clique no boto "Expresso" se precisar utilizar uma expresso em linguagem AdvPl. Exemplo: SUBSTR(A2_COD,3,3)=001

6.

O sistema apresenta a tela para digitao da expresso.

8. Quando finalizada a digitao, clique no boto "OK" para que a expresso seja transportada para a rea de Filtro. 8. Para verificar o filtro criado em AdvPl, clique no boto da barra de ferramentas.

10.

Clique no boto Ok para finalizar a consulta.

10.

Clique no boto "Ok" para finalizar o filtro. Aps a configurao de todas as janelas para gerao do relatrio, o modelo ser apresentado.

Observe que, na parte superior da janela, apresentada uma barra de ferramentas. Os botes permitem efetuar as mesmas operaes descritas neste roteiro. Consulte o tpico "Botes da barra

de

ferramentas" para mais detalhes.

Gravando o relatrio
muito importante, ao final da configurao do relatrio, efetuar a sua gravao.

Para gravar o relatrio:


1. Na barra de ferramentas, clique no boto - "Salvar".

Ser apresentada a janela para informao de uma senha de segurana para o relatrio. Esta senha sempre ser solicitada na abertura, gravao e impresso do relatrio.

2. Digite a senha e confirme. Se no desejar atribuir uma senha ao relatrio, mantenha os campos em branco. Ser apresentada uma janela para informao dos dados da gravao. 2. Indique o diretrio para gravao e o nome do relatrio. O nome do arquivo recebe a extenso ".RPM".

Gerando o relatrio
Para visualizar os dados do relatrio, necessrio executar a sua gerao.

1.

Para gerar o relatrio:


1. Para gerar o relatrio com os dados, clique no boto A tela para configurao da impresso apresentada. 2. Configure as opes, conforme orientao do help "Padro de Operao", e confirme a emisso do relatrio. - "Gerar relatrio".

Incluindo o relatrio como uma opo de menu


O relatrio criado tambm pode ser inserido no menu do usurio, atravs do ambiente Configurador. Desta forma, no necessrio acessar o SIGARPM para impresso do relatrio, pois o usurio pode emiti-lo a partir do seu prprio ambiente de trabalho.

COLOCANDO O RELATRIO NO MENU


Atravs do SigaCFG na rotina Ambiente>Cadastros>Menus, na tela que abrir, desmarque todos os itens e s marque o menu em que vc quer colocar este relatrio, por exemplo Compras e clique "OK", na prxima tela clique em "ADICIONAR", isso far com que o novo menu que est do lado direito fique igual ao menu Compras que est do lado esquerdo, no novo menu marque em qual pasta que est dentro da pasta Relatrios vc quer colocar o novo relatrio, por exemplo Cadastros e clique em "Novo Item", na janela que abrir na opo "Mdulo" escolha Compras, na opo "Tipo" escolha Relatrio RPM, coloque o nome do relatrio na opo "Descrio" e na opo "Programa" localize onde vc salvou o relatrio RPM que vc criou, clique "OK" e depois clique em "Gerar", vai ser solicitado um nome sem extenso, coloque por exemplo SIGACOM2 e cique "Gerar", no coloque um nome de menu padro do Protheus como SIGACOM, SIGAFAT, etc., porque durante uma atualizao vc pode perder todas as suas modificaes, clique "Fechar" e seu novo Menu est criado, clique em "Cancelar". Na rotina Usuario>Senhas>Usuarios, escolha para qual usurio vc quer colocar este novo menu e na guia "Ambientes" que est dentro da guia "Restries de Acesso" localize para o exemplo dado acima o arquivo \system\SIGACOM.XNU e substitua por \system\SIGACOM2.XNU. Pronto, este usurio j pode acessar o novo relatrio.

You might also like