You are on page 1of 2

OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA ESCOLA ATUAL 1 - Ao participar da disciplinarizao da sociedade, a escola acaba se transformando em um espao onde os sujeitos no tm autonomia;

Observando-se a escola constituda pelos homens ao longo destes anos, destes sculos, encontramos a marca da disciplina que conspira contra a produo da autonomia, do livre pensar, da condio de produtor crtico do conhecimento. Percebemos, ao conhecer a histria das prticas escolares e a forma como os conhecimentos so moldados, que o cotidiano escolar foi sendo marcado pela reproduo e manuteno de um s tipo de ideias. Diante deste contexto, as escolas da regio de um modo geral apresentam essa norma centralizadora do conhecimento, sendo ela a nica detentora do conhecimento pre- estabelecido sem considerar as necessidades almejadas pelo pblico frequentador a comunidade. 2 - Os alunos em nossas escolas so considerados como um corpo vazio e perdem a possibilidade de produzirem conhecimentos porque s se espera deles que sejam repetidores, competitivos e individualistas; natural no mundo escolar essa viso ainda arcaica em que o aluno algo que precise ser turbinado de informaes para que se d bem nos vestibulares ou concursos. E muitas vezes as instituies esquecem de desenvolver habilidades essenciais e culturais do cotidiano e realidade do educando. Com isso a escola no trabalha as tradies das comunidades nas quais esto inseridas. Tenho visto isso com frequncia em minha regio, muito embora tambm sei que no um problema s loca. 3 O trabalho do professor se arrasta sem que o aluno e o professor sejam reconhecidos como produtores do conhecimento. O resultado quase sempre uma escola sem vida e sem cor onde sofre o aluno e sofre o professor. Na realidade a afirmao verdadeira uma vez que a escola moldada de uma pedagogia arcaica e professores que no se habilitam a renovar ou inovar suas aulas, logo teremos um processo educacional atrasado e ultrapassado, onde os alunos so meramente reprodutores do conhecimento finalizado, isto , pronto. Isso quase que uma praxe na nossa regio, onde as escolas em sua maioria no so atreladas a pedagogias desafiadoras, no sei na realidade se um processo secular ou os professores ainda so resistentes as novas pedagogias. Portanto, interessante colocar em questo as prticas de submetimento do aluno, fazendo dele um estudante que investiga, que estranha a realidade e entende a possibilidade de construir outras perguntas diante do

mundo e o professor o intermediador do conhecimento e o aluno, pois vale salientar que os educando que devem produzir e expor o conhecimento investigativo e questionador, pois s assim no teremos uma verdade, mas sim vrias verdades a serem estudadas e reformuladas.

2 - Nessa parte de nossa aula, indicamos duas pistas para iniciar um novo caminho na construo de prticas educativas que valorizam o ato de pesquisar na escola. Liste essas pistas e faa um breve comentrio utilizando suas prprias palavras.

. Inicialmente deveremos olhar criticamente para as prticas escolares que ainda se pautam na perspectiva de ordenamento, da classificao e da hierarquizao do conhecimento a ser construdo na escola, propondo novas formas de relacionar teoria e prtica. Diante deste contexto, bvio que a escola tem por obrigao como falara outrora de promover uma interao entre o conhecimento acadmico e os saberes locais, pois sem estes a educao passa a ser uma mera informadora do conhecimento.

Outro passo a ser dado colocar em questo as prticas de submetimento do aluno, fazendo dele um estudante que investiga, que estranha a realidade e entende a possibilidade de construir outras perguntas diante do mundo. No entanto, ao professor cabe construir esse caminho de dilogo com o novo conhecimento, recusando a forma hierrquica e centralizadora em sua construo. Assumir autonomia significa assumir a responsabilidade ao invs de aceitar passivamente o que j est pronto. Diante deste contexto, podemos perceber facilmente que o conhecimento pleno no existe. Mas os alunos e professores devem estarem sempre buscando uma aprendizagem qualificada e substancial ao seu convivo social.

You might also like